Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Graça e Obras de Obediência

Você está aqui

Graça e Obras de Obediência

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.71 MB)

Download (Baixar)

Graça e Obras de Obediência

MP3 Audio (7.71 MB)
×

Há quem fique confuso quando medita na esperança de Jesus em nós darmos fruto. Tais pessoas supõem que qualquer exigência para obedecermos a Deus, quer dizer que estamos a ganhar a nossa salvação. Certamente, é impossível ganharmos a nossa salvação. A salvação é um dom gratuito, imerecido, vindo de Deus. Nós não poderíamos ganhar a salvação numa centena de vidas que tivéssemos, fazendo boas obras.

Nós não somos salvos pelas nossas obras. Unicamente o sacrifício do sangue derramado de Cristo pode limpar-nos dos nossos pecados. Os nossos pensamentos não podem salvar-nos, nem qualquer outra acção que possamos tomar. Porque Cristo está vivo e activamente envolvido em converter-nos, é que nós seremos salvos pela Sua vida. O apóstolo Paulo torna  isto claro:

“Mas Deus prova o seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5:8-10 Romanos 5:8-10 [8] Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. [9] Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. [10] Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Almeida Atualizada×
). Cristo vivendo em nós dá-nos poder para fazermos boas obras (ver Gálatas 2:22 Gálatas 2:22
Almeida Atualizada×
). O perdão de Deus dos nossos pecados passados e a Sua ajuda em obedecermos à Sua lei são dois aspectos da Sua graça para connosco.

Graça e obras obedientes são termos complementares em vez de contraditórios. A palavra graça vem de uma palavra Grega que significa “dom” ou “favor.” A salvação, ou vida eterna, é um dom que recebemos pela graça (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
; Efésios 2:8-9 Efésios 2:8-9 [8] Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; [9] não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Almeida Atualizada×
). Nenhum trabalho ou esforço nossos, para obedecermos a Deus poderiam ganhar-nos a vida eterna. Isto não quer dizer que em última análise a vida eterna é livre de custos. Cristo pagou com a Sua vida de modo a que nós pudéssemos receber o dom da salvação (Actos 20:28).

Contudo, não obstante a salvação nos seja dada como uma prenda, há condições que lhe dizem respeito. A primeira é a de nos arrependermos. O arrependimento não nos ganha nada: Nós não merecemos favores por nos arrependermos. Mas o arrependimento é exigido! Porquê? Porque o arrependimento é uma condição do perdão (Actos 2:38). Claramente, Deus não perdoará a quem persista deliberadamente em pecado como estilo de vida. Paulo escreveu: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1-2 Romanos 6:1-2 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Almeida Atualizada×
).

A rota da nossa vida tem de mudar como requisito para recebermos o dom da salvação de Deus. É isto o que Cristo e os apóstolos ensinaram. Paulo disse: “anunciei … que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento” (Actos 26:20). As obras demonstram o nosso arrependimento a Deus, mas nunca nos ganharão o direito para exigirmos o que quer que seja de Deus ou nos permita vangloriar-nos de que merecemos a vida eterna.

Em verdade, é Deus quem nos conduz a obedecer-Lhe (Romanos 2:4 Romanos 2:4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Almeida Atualizada×
; Actos 11:18; 2 Timóteo 2:25 2 Timóteo 2:25corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
Almeida Atualizada×
) e, então, dá-nos poder para sermos bem sucedidos (Efésios 3:20 Efésios 3:20Ora, �quele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Almeida Atualizada×
; 6:10; Colossenses 1:11 Colossenses 1:11corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo;
Almeida Atualizada×
). Estas duas acções de Deus são aspectos da Sua graça para connosco. A nossa função é de cooperarmos com Ele (versículo 29).

Deus espera boas obras na nossa vida para demonstrar o nosso arrependimento, o Seu amor e a fé activos em nós. O apóstolo Tiago declara explicitamente que “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:20 Tiago 2:20Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?
Almeida Atualizada×
, 26), e Paulo esclarece que Deus salva-nos pela graça através da fé pelo absoluto propósito de produzir boas obras, embora essas boas obras não possam alcançar a nossa salvação.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10 Efésios 2:8-10 [8] Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; [9] não vem das obras, para que ninguém se glorie. [10] Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.
Almeida Atualizada×
).

Porque é tão difícil entender e aceitar este conceito? É simplesmente seguir as pegadas de  Cristo, imitando o Seu exemplo  (1 João 2:6 1 João 2:6aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.
Almeida Atualizada×
)

Jesus disse aos seus discípulos: “Resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16 Mateus 5:16Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
). Conquanto as obras não nos ganhem a vida eterna, elas glorificam, ou honram, Deus, e Ele requer que nós O honremos pelo modo como vivemos. Quem se recusa a incluir obras na sua vida, quer se aperceba disso ou não, desonra a Deus. “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra” (Tito 1:16 Tito 1:16Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra.
Almeida Atualizada×
).

Podem as obras fazer-nos merecedores de algo? Apocalipse 20:12 Apocalipse 20:12E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Almeida Atualizada×
diz que os mortos vão ser julgados “segundo as suas obras.” Em João 14:2-3 João 14:2-3 [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Almeida Atualizada×
, nós vemos Jesus a explicar que irá “preparar um lugar” para os Seus seguidores. No futuro Reino de Deus, Ele concederá várias posições de autoridade aos que sejam vencedores (Apocalipse 2:26 Apocalipse 2:26Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
Almeida Atualizada×
; 3:21). Os santos ressuscitados governarão com Cristo no Seu Reino (Apocalipse 20:4 Apocalipse 20:4Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Almeida Atualizada×
, 6). Pela submissão a Deus, permitindo o Seu espírito guiar-nos e vivermos uma vida de boas obras, nós formamos carácter recto e santo que nos capacitará para governar com Jesus Cristo.

Conquanto as nossas obras não nos ganhe a salvação, elas determinarão a nossa recompensa no Seu Reino. Jesus explicou isto na Sua parábola dos talentos (Mateus 25:20-29 Mateus 25:20-29 [20] Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. [21] Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. [22] Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. [23] Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. [24] Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; [25] e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. [26] Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? [27] Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. [28] Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. [29] Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.
Almeida Atualizada×
). O Nosso Senhor também tornou isto claro em Apocalipse 22:12 Apocalipse 22:12Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.
Almeida Atualizada×
, quando disse: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12 Apocalipse 22:12Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.
Almeida Atualizada×
).

No versículo 14 João diz mais: “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (ACF).

Pela graça de Deus, o dom da vida eterna é dado aos que demonstrarem a sua fé em Deus pela sua obediência.