Jesus e os Apóstolos Confirmam a Necessidade de Obedecer aos Mandamentos de Deus

Você está aqui

Jesus e os Apóstolos Confirmam a Necessidade de Obedecer aos Mandamentos de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.33 MB)

Download (Baixar)

Jesus e os Apóstolos Confirmam a Necessidade de Obedecer aos Mandamentos de Deus

MP3 Audio (5.33 MB)
×

Em Mateus 19:16, perguntaram a Jesus o que era preciso fazer para alcançar a vida eterna. Ele respondeu: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (versículo 17). Então, Jesus elencou alguns dos Dez Mandamentos, o suficiente para deixar claro ao que Ele se referia: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo” (versículos 18-19).

Hoje em dia, algumas pessoas dizem que Jesus cumpriu os mandamentos, por isso, não é mais necessário obedecer à lei de Deus. Mas observe o que o próprio Jesus tem a dizer sobre essa ideia: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mateus 5:17, ARA).

Alguns tentam negar a Sua clara e simples declaração, interpretando o versículo no sentido de significar que a lei não foi abolida até que Jesus veio e a cumpriu. Eles então interpretam “cumprir” como “dar por encerrada”, “substituída” ou outro sinônimo para “abolir”. Em essência, eles estão afirmando que Jesus “eu não vim revogar a lei, mas revogá-la”.

Por outro lado, Jesus disse que o céu e a terra desapareceriam se a menor parte da lei fosse omitida (versículo 18). Ele disse que a lei continuaria válida até tudo ser cumprido. Como o cumprimento de muitas profecias bíblicas sobre a segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu (as profecias ainda não foram cumpridas), então sabemos que a lei não deixou de existir.

A verdade dessa questão é que Jesus estava falando para pessoas que acreditavam na observância de todos os Dez Mandamentos. Ele reafirmava a necessidade de todos que viessem a Ele agissem desse mesmo jeito. Nos capítulos 5–7 de Mateus, Jesus explicou como Deus pretendia que os Dez Mandamentos fossem observados. Ele deu essa explicação e a exemplificou em Sua vida, Ele estava cumprindo uma profecia sobre Si mesmo, de Isaías 42:21: “Foi do agrado do SENHOR, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa” (ARA).

A palavra cumprir em Mateus 5:17 quer dizer “preencher”, “tornar cheio”, “encher por completo” ou “completar”. Jesus veio para magnificar, ou para completar a intenção da lei de Deus. O ensinamento de Jesus de que um homem que deseja uma mulher já cometeu adultério em sua mente representava uma ampliação de todos os Dez Mandamentos por parte de Jesus. Ele explicou o significado completo — a intenção espiritual — dos mandamentos. Ele mostrou que espera mais do que apenas uma abordagem legalista e da letra da lei; Ele também espera uma mente submissa e concentrada no amor a Deus e ao próximo.

Jesus esclarece mais o assunto: “Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus” (versículo 19).

Evidentemente, cumprir não significa “abolir”!

Outro equívoco comum é dizer que a Igreja do Novo Testamento passou a acreditar que não é mais necessário seguir o exemplo de Cristo de obediência à lei. Mas Seus apóstolos, que foram pessoalmente ensinados por Jesus, certamente não concordavam com essa ideia.

O apóstolo João disse: “Nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nEle. Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou” (1 João 2:3-6).

Até o apóstolo Paulo, frequentemente citado pelos que tentam abolir a lei de Deus, refuta essa ideia errônea, dizendo: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Longe de condenar a lei, Paulo disse: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12) e, “tenho prazer na lei de Deus” (Romanos 7:22). De fato, ele disse que “o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus” (1 Coríntios 7:19, NVI).

Precisamos evitar ler as nossas próprias ideias na Bíblia. Citando o profeta Isaías, o nosso Salvador preveniu sobre confiar em nossas próprias ideias em lugar da lei de Deus: “Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Em vão, porém, Me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens...Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição” (Marcos 7:6-9).

Nós também devemos ter certeza de que seguimos o exemplo de Cristo em vez de nossas próprias ideias!