Como Somos ‘Transportados Para o Reino’?

Você está aqui

Como Somos ‘Transportados Para o Reino’?

Sendo assim, esta passagem parece indicar que os cristãos estão agora no Reino de Deus. Contudo, está claro que esse não é o caso, pois 1 Coríntios 15:50 diz que “carne e sangue [corpos físicos] não podem herdar o Reino de Deus”.

Parte dessa confusão se deve ao significado da palavra reino. Além de significar um reino literal, a palavra grega basileia, traduzida como “reino”, também denota soberania e poder real (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, “Reino”).

Esta passagem de Colossenses mostra que a soberania e o poder de Deus começam na vida do cristão a partir de sua conversão. A Bíblia de Estudo da Nova Versão Internacional explica que neste versículo a palavra reino “não se refere a um território, mas a autoridade, governo ou poder soberano de um rei. Isto quer dizer que o cristão já não está sob o domínio do mal (da escuridão), mas sob o benevolente governo do Filho de Deus”.

Praticamente todas as outras ocorrências da palavra basileia, quando se refere ao Reino de Deus, apontam para um governo literal de Cristo, que será estabelecido quando Ele regressar (Mateus 6:33; Apocalipse 11:15). Mas, como “herdeiros de Deus” em treinamento para herdar esse futuro Reino (Romanos 8:15-17; Mateus 25:34; Apocalipse 20:4, 6), os cristãos já estão sujeitos à soberania e autoridade desse Reino, embora ainda não residam nele.

Jesus Cristo, o futuro rei desse Reino, atualmente é o Senhor e Mestre dos cristãos (Filipenses 2:9-11). Deus governa as vidas dos cristãos convertidos e que, voluntariamente, obedecem a Ele e às Suas leis. Estes se submetem à basileia de Deus — à Sua soberania e poder real. Individualmente, eles são parte da Igreja, do Corpo de Cristo, o qual Deus também governa. Porém, toda a Igreja olha para a vinda do futuro governo mundial de Deus a Sua soberania (basileia) será totalmente estabelecida.

O contexto que conduz a Colossenses 1:13 também ajuda a esclarecer seu significado. O versículo 9 começa uma descrição de pontos que Paulo e Timóteo incluíam regularmente em suas orações. Uma das bênçãos pelas quais eles agradeciam era a de que Deus os tinha qualificado, e também aos outros membros, para receberem a herança dos santos (versículo 12).

Essa herança, a vida eterna, somente será entregue quando Cristo regressar (1 Coríntios 15:50-52; Romanos 8:17). E é por isso que a Bíblia se refere aos santos como herdeiros do Reino (Tiago 2:5).

O versículo 13 de Colossenses 1 continua esse tema, acrescentando que os que se qualificaram como herdeiros, cuja situação havia mudado de não herdeiros para herdeiros, também foram “transportados”, ou transferidos, do poder das trevas para o Reino de Deus.

Nós, sendo os santos de hoje, também trocamos de sistema de governo quando nos convertemos. Atualmente, entregamos nossa lealdade e obediência ao Reino de Deus, apesar de que esse Reino ainda não tenha sido completamente estabelecido.

Em 2 Coríntios 5:20, Paulo usa diferentes comparações, chamando-nos de “embaixadores,” para nos ajudar a compreender isso. Um embaixador é aquele que representa um reino ou outro governo, mas que reside noutro país. Assim os cristãos são embaixadores do Reino de Deus, representando o Seu estilo de vida na nesta era em que vivemos. Ainda não estamos no Reino de Deus.