O Reino de Deus Já Foi Estabelecido Na Terra?

7 minutos tempo de leitura

Muitos que creem em Jesus Cristo pensam que o Reino de Deus já foi estabelecido na Terra desde Sua primeira vinda. Mas o que a Bíblia realmente revela?

Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...

O evangelista Marcos escreveu: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15). Mas o que Jesus Cristo quis dizer ao afirmar que o Reino estava próximo? Será que Ele estava estabelecendo o Reino naquele momento para que os fiéis arrependidos pudessem entrar nele imediatamente? Ou será que Ele estava falando do estabelecimento de Sua Igreja, a organização espiritual dos fiéis, como sendo o Reino?

A expressão "está próximo" é traduzida de uma palavra grega que significa "aproximando-se" e de uma raiz que significa "alcançar", implicando que o Reino estava ao alcance. Então, o Reino chegou naquele momento? Os verdadeiros cristãos entraram no Reino de Deus?

Os seguidores fiéis são herdeiros que ainda não herdaram

Atente para as palavras do apóstolo Tiago: "Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que O amam?" (Tiago 2:5, grifo nosso). Um "herdeiro" é alguém que ainda não recebeu sua herança, mas a receberá no futuro. Quanto aos membros da Igreja de Deus, eles agora são herdeiros que, se permanecerem fiéis, herdarão a gloriosa recompensa da salvação e da vida eterna no Reino de Deus na segunda vinda de Jesus Cristo.

Ao ressaltar esse ponto importante, o apóstolo Paulo escreveu: “E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção” (1 Coríntios 15:50). Portanto, ninguém pode herdar o Reino enquanto for um ser humano físico. Essa herança poderá ser recebida após uma grande transformação — quando Deus conceder aos Seus seguidores novos corpos espirituais no retorno de Cristo. Paulo continua: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:51-53; ver Filipenses 3:20-21).

O apóstolo Paulo reiterou isso ao afirmar que os membros da Igreja de Deus são atualmente "herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo" (Romanos 8:17). Contudo, no momento da ressurreição, eles "herdarão a vida eterna" no Reino de Deus (Mateus 19:29; 1 Coríntios 15:42). Além disso, Paulo sabia que ele próprio ainda não possuía a sua “coroa da justiça”, mas que ela estava “guardada” para ele e para “todos os que amarem” a vinda de Cristo (2 Timóteo 4:8). Paulo também escreveu: "E o Senhor... guardar-me-á para o seu Reino celestial" (versículo 18), significando que sua recompensa está garantida e lhe será dada quando ressuscitar (ver João 5:28-29; 1 Tessalonicenses 4:13-17).

Essas passagens ajudam a compreender que o Reino de Deus — Seu governo perfeito e autoridade sobre as nações, no qual Seus seguidores desta época desempenharão um papel importante — ainda não foi instaurado na Terra. Esse fato é evidente para qualquer pessoa que observe o atual estado de anarquia da sociedade humana. Em Sua "oração modelo", Cristo ensinou que Seus discípulos deveriam orar pedindo que "venha o Teu Reino" (Mateus 6:10). Esse Reino ainda não havia chegado (comparar Lucas 22:16, 18).

Além disso, Ele afirmou que, quando voltar à Terra, vai dizer “aos que estiverem à Sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34). Esse momento glorioso aguarda todos os santos fiéis de Deus (Romanos 2:7; Colossenses 3:24).

Ademais, Jesus disse aos Seus discípulos que estava concedendo a eles o Seu Reino "para que comais e bebais à Minha mesa no Meu Reino e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel" (Lucas 22:29-30). Será que os doze apóstolos julgaram as tribos de Israel durante sua vida? Não. Em vez disso, enfrentaram perseguições e, exceto João, possivelmente todos foram martirizados.

Essa passagem se refere claramente a um tempo futuro em que o Reino de Deus será estabelecido na Terra, um reino de perfeita paz e prosperidade para todos os povos. Além disso, se o Reino já estivesse na Terra e se a Igreja fosse o Reino, como muitos cristãos tradicionais acreditam, por que Paulo disse aos discípulos que “por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus”? (Atos 14:22). E por que o apóstolo Pedro também disse que a nossa entrada no Reino ainda vai acontecer? (1 Pedro 1:10-11).

Falsas ideias sobre o tempo do estabelecimento do Reino

Assim como hoje há engano sobre o início do Reino de Deus, na época de Cristo não era diferente. Por isso, Jesus contou uma parábola para corrigir esse erro. Ele começou dizendo: "Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois" (Lucas 19:12). O homem nobre representava Jesus, que, depois de ressuscitar, subiu ao céu para junto do Pai.

Jesus prosseguiu dizendo que, antes de partir, o nobre reuniu dez dos seus servos e deu-lhes dez moedas, dizendo: "Negociai até que eu venha". Esses servos representam os seguidores de Cristo, que devem usar e aprimorar os recursos espirituais recebidos enquanto Ele estiver no céu. E quando retornar, Ele recompensará todos os Seus discípulos dedicados com poder e autoridade, conforme suas obras. Esse será o momento em que o Reino será estabelecido sobre as nações.

Agora, o que dizer de algumas passagens que parecem indicar que o Reino foi estabelecido na Terra nesta era atual? Por exemplo, alguns fariseus perguntaram a Jesus quando o Reino viria. Ele respondeu, segundo a tradução mais comum: “O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós” (Lucas 17:20-21).

Alguns dizem que isso prova que o Reino já está aqui na Terra. Contudo, Jesus dificilmente teria dito aos fariseus, a maioria deles incrédulos, que o Reino já havia sido estabelecido. Cristo, como o futuro Rei do Reino, estava no meio dos fariseus quando proferiu essas palavras! E Ele estava ensinando e realizando milagres, exatamente como estava profetizado para a era vindoura. Ademais, Ele estava chamando as pessoas para se submeterem ao Seu governo naquele momento. Hoje podemos viver sob a autoridade desse Reino e do Seu Rei, mas, como vimos, ainda não podemos herdá-lo ou entrar nele.

Mas o que dizer da declaração de Paulo em Colossenses 1:13 de que Deus "nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor"? Isso se trata de uma transferência de autoridade: do domínio tenebroso de Satanás para (ou "para dentro de", como também a palavra grega eis pode ser traduzida) o reino ou governo de Cristo, como a palavra "reino" pode ser interpretada neste contexto. Isso não significa que os fiéis já tenham entrado no Reino. Os membros da Igreja de Deus, o povo de Deus, têm se submetido à autoridade de Cristo como Rei do Reino e agora experimentam Seu poder por meio do Espírito Santo operando neles e por meio deles. Mas, como dissemos, eles ainda não entraram no Reino nem o herdaram.

Não protele sua entrega

Outras passagens, como Mateus 12:28 ("é chegado a vós o Reino de Deus") e Marcos 12:34 ("Não estás longe do Reino de Deus"), também parecem indicar que o estabelecimento do Reino era iminente. Mas quando examinadas com cuidado, essas passagens também não significam isso. Na verdade, a primeira tratava da presença de Jesus como Rei e a segunda se referia à compreensão espiritual e às prioridades adequadas sob o governo do Reino.

Quando Jesus enviou Seus discípulos a diversas cidades para pregar o Evangelho, eles disseram aos seus ouvintes: "É chegado a vós o Reino de Deus" (Lucas 10:9). Com isso, eles se referiam ao que Jesus quis dizer quando falou que o Reino estava chegando. Esse Reino futuro estava se manifestando na pessoa e na obra do Rei naquela época. O poder dele se manifestava por meio dos milagres e ensinamentos de Cristo. E a oportunidade de se submeter ao governo desse Reino estava diante deles, assim como está diante de nós hoje como uma realidade concreta (ver "Vivendo Hoje Sob o Governo de Jesus").

O Reino de Deus, o governo que trará verdadeira paz e prosperidade para todos, será estabelecido em toda a Terra no retorno de Cristo. Mas podemos viver sob a autoridade desse Reino hoje. Na verdade, precisamos fazer isso se quisermos herdá-lo e entrar nele quando Cristo voltar!

Course Content