O Reino de Deus: Os Ensinamentos Chocantes de Jesus Cristo

Você está aqui

O Reino de Deus: Os Ensinamentos Chocantes de Jesus Cristo

O que você diria que foi a principal mensagem ensinada por Jesus? Você já considerou esse tema fundamental? Cristo centrou seu ensino em algum assunto específico?

Você pode se surpreender ao descobrir que a mensagem de Seu evangelho não era apenas esta: "Aceite Jesus e seja salvo". Também será surpreendente entender que Ele não disse que ao morrer você vai viver com Ele no céu.

Para você entender o cerne do ensinamento de Jesus, Sua mensagem e Sua missão, é preciso entender qual o evangelho — as boas novas — que o próprio Jesus realmente proclamou. É muito importante saber o que Ele pregou!

Então, qual é exatamente o evangelho trazido e ensinado por Jesus? Parece uma pergunta bastante simples, mas a maioria das pessoas não presta muita atenção nela. Será que Jesus simplesmente pregou sobre Si mesmo? Sua principal mensagem centralizava-se somente em Si mesmo como o Salvador profetizado?

A maioria das pessoas entende que Jesus pregou um evangelho. Essa palavra evangelho, assim como a palavra grega da qual foi traduzida, significa “boas novas” ou “boa mensagem” — mas o que é precisamente essa boa mensagem? Você saberia explicar isso?

Se você não conseguir entender a mensagem central de Jesus, você também não conseguirá compreender todos Seus ensinamentos, a razão da Sua vinda e por que Ele promete voltar. Você também não conseguirá compreender dezenas de profecias vitais em toda a Bíblia. A verdadeira mensagem de Jesus liga todas essas coisas a um tema que é realmente uma boa notícia e que tem grandes implicações para você, para o seu futuro e para o mundo inteiro!

O evangelho do Reino de Deus

O próprio Jesus descreveu Seu propósito e a mensagem que Ele trouxe: “É necessário que Eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado” (Lucas 4:43, NVI).

Sua mensagem era as boas novas do Reino de Deus. Você sabe do que Ele estava falando? Este Reino é o foco da mensagem de Jesus, que muitas vezes foi mal interpretada ou até mesmo ignorada.

Aqui está outro conceito chocante que pode surpreendê-lo: O assunto principal da pregação de Jesus não era ir para o céu após a morte. Imagine isso! Ele não ensinou que você vai viver no céu quando morrer, mas sim que você será ressuscitado no futuro e que o céu virá para a Terra. A essência e o núcleo de Seu ensinamento era o Reino de Deus, e as boas novas — o evangelho — de que o Reino de Deus seria estabelecido aqui mesmo na Terra.

O Reino não era apenas uma pequena parte do Seu ensinamento. Jesus destacou esse tema desde o início de Seu ministério: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15).

O ensinamento de Jesus era enfocado no evangelho, a mensagem de boas novas, de Seu Reino vindouro. Pode ser visto aqui que desde o começo Ele não estava falando de uma existência celestial após a morte. Em vez disso, Ele ensinou que as pessoas deviam crer que Ele viria novamente e estabeleceria o governo de Deus. Ele também disse que há um requisito para entrar no Reino de Deus — arrependimento.

Você sabia que Jesus realizou algo poderoso, depois da crucificação e ressurreição, que enfatizou a importância de Seu ensinamento sobre o Reino de Deus? Ele apareceu aos Seus discípulos, “sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus” (Atos 1:3). Jesus queria enfatizar a Seus seguidores que o Reino está vindo para essa Terra. Ele estava assegurando-lhes que o plano de Deus estava em andamento!

Um chamado pessoal ao Reino

Alguns pensam desde que vamos ter Jesus no coração, então o Reino de Deus também existe apenas no coração deles. Um confronto que Jesus teve com alguns dos fariseus tem sido usado para promover essa ideia equivocada.

Mas vamos ler isso com atenção: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:20-21, ARA).

Agora vamos pensar nisso por um instante. Quem eram os fariseus? Eles eram mestres religiosos daquela época que, geralmente, se opunham a Jesus e eram frequentemente retratados como Seus inimigos. Então, o que podemos concluir disso? Obviamente, Cristo não estava dizendo que o Reino de Deus estava neles!

Então, o que Ele estava dizendo? A frase grega entos humon, traduzida “dentro de vós”, seria traduzida com mais precisão “em seu meio” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, “Dentro de”). Sem dúvida, o Reino de Deus não estava no coração dos fariseus, que resistiram a Cristo e até queriam matá-Lo!

O que Jesus estava dizendo-lhes era que, como Rei do Reino de Deus, Ele estava bem ali, no meio deles, expondo Sua mensagem e fazendo a obra deste Reino. Então, o que eles fizeram? Eles O rejeitaram e desprezaram Seu evangelho do Reino. Eles O rejeitaram como Seu atual e vindouro Rei!

No futuro, o mundo inteiro ficará completamente chocado quando Jesus Cristo retornar à Terra. Isso é o que prediz a Bíblia. Será o tempo em que o Reino estará verdadeiramente no meio de toda a humanidade!

Agora, a melhor parte disso tudo é que você pode ser beneficiado agora. Jesus pode ser seu Rei hoje mesmo. Como Rei do Reino de Deus, Cristo pode entrar em sua vida hoje, se você aprender, crer e obedecer a Seu verdadeiro ensinamento e arrepender-se de seus pecados!

O Reino e o nosso lugar nele eram o núcleo da mensagem de Jesus: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Todos precisam buscar o Reino de Deus agora. Este deve ser o principal objetivo de todos nós e também o foco central de nossas vidas. O maravilhoso Reino de Deus é a solução de seus desafios pessoais e de todos os problemas e dilemas da humanidade. Por isso, não é de admirar que Cristo ensinasse constantemente sobre esse Reino!

Quando você começa a entender, então vai perceber que ele aparece em toda a Bíblia. Observe Lucas 8, onde Jesus “passou pelas cidades e aldeias da Galileia para anunciar a vinda do Reino de Deus” (versículo 1, Bíblia Viva).

Tenho certeza que agora você praticamente não tem dúvida de que Jesus ensinava com uma perspectiva orientada para o futuro. Ele queria que todos olhassem para um tempo de esperança, além de nossos problemas pessoais, além da condição estressante deste mundo. E, como Deus governa sobre toda a criação, em parte o Reino já existe, mas Cristo olhou para além do presente, para um tempo quando o mundo inteiro estará sob o governo de Deus!

Um reino na Terra

Alguns ficam abismados ao descobrir que o ensinamento de Cristo sobre o Reino de Deus era baseado na mensagem que Deus havia revelado séculos antes, através dos profetas bíblicos. Deus inspirou esses homens da antiguidade a escrever sobre um futuro governo mundial. E esse é um Reino literal em que o Messias administraria com a lei de Deus e Seu caminho de vida — um caminho que trará paz e prosperidade para a humanidade.

Aqui está um exemplo do profeta Daniel: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até Ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o Seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino, o único que não será destruído” (Daniel 7:13-14, grifo nosso).

Então, vemos que isso não é algo apenas no coração das pessoas. Não é sobre ir para o céu após a morte. É um reino literal, um império, um governo sob a direção e a autoridade de Jesus Cristo, que governará todos os povos da Terra. Os governos corruptos da humanidade serão todos destruídos (ver Daniel 2:44). Não haverá mais governos desonestos, nem mais sistemas humanos fraudulentos. Jesus retornará e mudará tudo isso!

O profeta Isaías também foi inspirado a escrever muitas profecias sobre o Reino de Deus. Você provavelmente está familiarizado com esta: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no Seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre” (Isaías 9:6-7).

Isaías retratou um poderoso Salvador e Governante que salvará e liderará todas as nações de Jerusalém em Seu retorno. Depois que o Reino de Deus for estabelecido na Terra, Jesus trará um tempo de verdadeira paz mundial. Será também um tempo de grande despertar espiritual à verdade de Deus para todas as nações — quando, como diz Isaías 11:9, “a Terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”!

Quando Jesus trará esse Reino?

Depois da ressurreição de Jesus, Seus discípulos fizeram uma importante pergunta para Ele: “Senhor, restaurarás Tu neste tempo o reino a Israel?” (Atos 1:6). Eles sabiam que grande parte da missão de Jesus envolvia a restauração de um Reino literal na Terra, e isso os levou a essa pergunta. Ele prometeu ser o Governante desse reino divino e que os discípulos O auxiliariam nesse governo.

Talvez surja uma pergunta semelhante em sua mente. Quando Cristo retornará e estabelecerá o Reino de Deus? Em Apocalipse 11:15, lemos que esse Reino será estabelecido na sétima e última trombeta profetizada: “O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre”(NVI).

Estamos nos aproximando cada vez mais do tempo em que Jesus retornará e estabelecerá esse governo!

Este mundo necessita desesperadamente do governo de Deus. Ademais, Cristo ensinou que retornará no momento mais crucial da história, quando a humanidade estará à beira da extinção. Em Sua chocante profecia no evangelho de Mateus, Ele nos diz que intervirá numa época em que este mundo estará em crise, “pois haverá mais angústia que em qualquer outra ocasião desde o começo do mundo, e nunca mais haverá angústia tão grande”, pois a situação será tão terrível que, “se esse tempo de calamidade não tivesse sido limitado, ninguém sobreviveria” (Mateus 24:21-22, Nova Versão Transformadora).

O restante de Sua profecia aqui, e também nos relatos paralelos de Marcos 13 e Lucas 21, se assemelha à leitura das manchetes atuais. Terrorismo, terremotos, assassinatos, perseguições, guerras, fome e desastres. Deus deseja que você esteja ciente da gravidade do tempo em que vivemos. Jesus disse que os eventos finais, que levarão ao Seu retorno, virão “como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a Terra” (Lucas 21:35).

Jesus deixa claro que esse será o período mais horripilante e mortal da história da humanidade em que haverá poucos sobreviventes. Depois dessas dolorosas lições, finalmente, a humanidade vai se humilhar e, voluntariamente, se submeter ao governo do Rei Jesus.

Um futuro mundo transformado

Precisamos desesperadamente de boas novas. A melhor notícia é a mensagem do evangelho do reino vindouro de Cristo, que governará o mundo! Enfim, a humanidade verá um mundo de paz, um mundo com felicidade e propósito definido. Finalmente, Jesus acabará com as guerras, a violência, a fome, as doenças e com qualquer outra forma de sofrimento.

Nosso Salvador virá. Ele retornará do céu para salvar e dominar o mundo. Isso não é apenas uma boa nova, é uma ótima notícia — a única esperança de um mundo que caminha para a destruição!

Você está cansado e afligido por este mundo maligno em que vivemos? Então, Deus é a solução! Ele quer que entremos em Seu Reino duradouro como Seus filhos ressuscitados para viver uma vida eterna em Sua família. Deus diz: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Coríntios 6:18). E como essa época será maravilhosa!

Se quisermos entrar nesse Reino, Deus precisa nos transformar da existência física e mortal para uma vida espiritual e imortal. Paulo escreveu que “carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15: 50-53).

Você consegue imaginar isso? E o processo em direção a esse futuro começa hoje. Deus quer que aprendamos Suas leis e vivamos Seus caminhos agora, nesta vida. Você pode ter uma vida diferente e melhor, agora mesmo — vivendo da maneira que o Seu Criador o criou para viver!

Então, quando, finalmente, transformados no futuro, “os justos resplandecerão como o sol, no Reino de Seu Pai” (Mateus 13:43). Se você estiver disposto a se arrepender, crer e viver sob o governo de Deus hoje em dia, como Ele ordena, então Ele vai estender a você a oportunidade de viver para sempre e compartilhar Sua glória imortal!

Você consegue visualizar o que Deus tem reservado para sua vida? Apenas imagine isso! Deus vai dar a vida eterna àqueles que viverão e reinarão com Cristo no Reino vindouro. Eles serão "reis e sacerdotes...e reinarão sobre a terra" para ajudar a ensinar e trazer outros para esse Reino eterno (Apocalipse 5:10). Isso é uma promessa! E é Jesus quem garante isso.

Como escreveu o profeta Daniel: “E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será um reino eterno, e todos os domínios O servirão e Lhe obedecerão” (Daniel 7:27). Vimos que o Rei Jesus retornará e estabelecerá o governo de Deus aqui na Terra, e nós, como Seu povo, faremos parte desse maravilhoso governo!

Chamados para viver atualmente de acordo com esse reino

Não basta apenas saber essas coisas. É preciso mais que isso. E tudo isso nos leva a esta pergunta: O que devemos fazer? Cristo ensinou que “aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24:13). Então, como você pode fazer isso?

Primeiro, sua vida deve ser guiada por um objetivo, uma piedosa visão do futuro. Você deve receber o Reino e aceitá-lo agora mesmo para, mais tarde, entrar nele. Agora é a hora de se preparar. Se você quiser suportar os problemas que estão por vir, isso exigirá força espiritual. Agora mesmo você pode ter as leis do Reino de Deus escritas em seu coração e em sua mente, e pode ter o Rei daquele Reino vivendo em você para ajudá-lo a obedecer as Suas leis. Se você realmente quer o futuro proclamado por Jesus, então deve começar a viver segundo seus termos hoje mesmo!

Por isso, não espere mais. Agora é a hora de desenvolver um relacionamento muito mais profundo com Deus. Lembre-se: A força espiritual vem do nosso Salvador, que é a fonte dessa força. Torne Jesus Cristo o Rei de sua vida agora mesmo!

Constantemente, Jesus ensinava sobre o Reino de Deus. O evangelho desse reino é a chave para entender os problemas de nosso mundo e a única solução deles.

Não se esqueça, Jesus disse: "Arrependa-se, o Reino de Deus está próximo". Agora é a hora de mudar. Busque a orientação e a ajuda de Deus. Afaste o pecado de sua vida. Esteja espiritualmente pronto. Escolha o governo de Cristo em sua vida agora, enquanto espera Seu futuro governo literal sobre a Terra.

Deixe Sua mensagem entrar em seu coração e “creia no evangelho”. Escolha dedicar-se e comprometer-se totalmente a Ele. Siga Seus ensinamentos. Siga Seus mandamentos. Siga Seus passos para que você possa fazer parte desse grandioso Reino!