O Governante de um Reino de Escuridão Espiritual

Você está aqui

O Governante de um Reino de Escuridão Espiritual

O apóstolo Paulo descreveu a cegueira espiritual que envolve o mundo e apontou sua origem. “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:3-4).

Quem é o deus desta era? Ninguém menos do que Satanás, o grande arcanjo caído (Ezequiel 28:14-17). Ele é o verdadeiro soberano deste mundo moderno. Jesus Cristo reconheceu isso, dizendo que no julgamento “será expulso o príncipe deste mundo” (João 12:31).

Embora não possamos ver Satanás, a sua influência está presente em tudo neste mundo. Paulo compreendeu isso, dizendo aos membros em Éfeso: “E [Deus] vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:1-2).

O resultado da influência do diabo é que, antes da conversão, todos nós “andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (versículo 3).

Satanás influencia espiritualmente a humanidade a rejeitar a Deus e a Sua lei. Sob a influência de Satanás, “a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Romanos 8:7).

Separado de Deus, o ser humano escolhe o seu próprio caminho, com resultados devastadores e trágicos “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12; 16:25).

A influência de Satanás é tão grande que ele “engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9). “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno” (1 João 5:19). Sob a influência de Satanás, a humanidade rejeitou a revelação e a orientação de Deus, edificando sociedades e civilizações sobre um fundamento errôneo.

Quando Jesus Cristo regressar, “os reinos do mundo vieram [virão] a ser de Nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15). O mundo de Satanás, edificado sobre a base de mentiras e enganos, será destruído e substituído pelo Reino da verdade e da luz. Para saber mais, solicite sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico Existe Realmente Um Diabo?