Colossenses 2:16: Mostra os Cristãos Gentios Observando os Dias Santos

Você está aqui

Colossenses 2:16

Mostra os Cristãos Gentios Observando os Dias Santos

Paulo estava combatendo uma heresia local. Falsos mestres tinham introduzido na congregação sua própria filosofia religiosa, que era uma mistura de conceitos judaicos e gentios. As suas ideias distorcidas eram fundamentadas na “tradição” humana e nos “rudimentos do mundo”, e não na Palavra de Deus. Paulo avisou aos colossenses, dizendo-lhes: “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (versículo 8).

Esses falsos mestres introduziram as suas próprias normas e regulamentos como ideia de conduta adequada (versículos 20-22). O conteúdo da advertência de Paulo à igreja colossense indica fortemente que esses hereges foram percursores de uma grande heresia que se transformou em gnosticismo — um sistema de crenças que sustenta esse conhecimento secreto (gnosis é termo grego para “conhecimento”, donde se deriva a palavra gnosticismo) para melhorar a religião de uma pessoa. Os gnósticos declaravam-se tão espirituais que desdenhavam virtualmente qualquer coisa física, considerando-a como inferior a eles.

Em Colossos, os falsos mestres rejeitavam tudo que era físico — as coisas perecíveis que podiam ser tocadas, provadas ou manuseadas (versículos 21-22) — particularmente, quando se relacionava com a adoração. Essa filosofia encorajava a negligenciar as necessidades físicas do corpo para se alcançar elevada ‘espiritualidade’. Na realidade, essa religião autoimposta, em nada ajudava a combater a natureza humana. Como Paulo escreveu, não foi “de valor algum, senão para a satisfação da carne” (versículo 23).

Os cristãos de Colossos obedeciam a Deus. Eles guardavam o Seu Sábado e Dias Santos, e regozijavam-se neles, seguindo as instruções bíblicas (Deuteronômio 16:10-11, 13-14). Os hereges condenavam a igreja de Colossos pela maneira como os colossenses celebravam os Dias Santos. Veja que eles não contestavam esses dias. Mas era a alegria física deles — alegrando-se e participando das festas — que provocava a oposição desses falsos mestres.

Observe novamente as palavras de Paulo: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa [do grego meros significando ‘parte’ ou ‘relativo a qualquer porção’] dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados” (Colossenses 2:16). Paulo estava dizendo aos cristãos para ignorarem os julgamentos e críticas dos hereges sobre o prazer de comer e beber nas festas de Deus.

Em vez de mostrar indiferença pelos dias que Deus estabeleceu como sagrados, os comentários de Paulo nesta passagem confirmam que os cristãos colossenses — a maioria gentios (Colossenses 2:13) — estavam observando o Sábado semanal e os Dias Santos de Deus mais de trinta anos depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Se eles não estivessem observando esses dias, os hereges não teriam base para suas objeções quanto à atitude de comer e beber — a porção festiva — no sábado e nos dias santos. (Para saber mais, solicite ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito A Nova Aliança: Será que a Lei de Deus foi Abolida?).