Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Aqueles Que Deus Perdoou Podem Rejeitar Sua Graça?

Você está aqui

Aqueles Que Deus Perdoou Podem Rejeitar Sua Graça?

Alguns acreditam que quando uma pessoa entrega sua vida a Jesus Cristo e O aceita como seu Salvador pessoal, sua salvação eterna está totalmente garantida a partir desse momento, sem haver absolutamente nenhuma possibilidade de perdê-la. Isso costuma ser chamado de "segurança eterna" ou "uma vez salvo, sempre salvo". Mas a Bíblia realmente ensina isso? Vamos examinar as Escrituras para entender a verdade.

Aqueles que ensinam ou se aferram a essa crença usam diversas escrituras para tentar prová-la. Vejamos uma passagem que muitas vezes é mal interpretada nesse sentido e, em seguida, veremos muitos versículos que mostram que essa conclusão é errônea.

Uma passagem fundamental usada para esse ensinamento é João 10:27-29 João 10:27-29 [27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; [28] eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. [29] Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Almeida Atualizada×
: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das Minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de Meu Pai".

Jesus fez essa declaração em resposta a alguns que duvidaram que Ele fosse o Messias prometido (João 10:23-24 João 10:23-24 [23] Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão. [24] Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
Almeida Atualizada×
). Aqui o foco não era a "segurança eterna", mas o reconhecimento da identidade de Cristo.

Jesus declarou que Seus verdadeiros seguidores, atraídos até Ele pelo Pai, O seguiam porque sabiam que Ele poderia dar-lhes a vida eterna. Assim, eles O reconheceram como o Messias, e ninguém poderia demovê-los dessa convicção que vinha de Deus. Então, Sua resposta era que as pessoas não conseguiam entender corretamente Sua identidade e segui-Lo sem que o Pai as guiasse até Ele (comparar João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
, 65).

Os verbos “ouvir” e “seguir” estão no tempo presente no grego, então Jesus estava falando do presente e não especificamente do futuro. Ao afirmar que “ninguém pode arrebatá-las [as ovelhas] das mãos de Meu Pai”, Ele quis dizer que nenhum poder externo (seja Satanás, falsos líderes religiosos ou qualquer outra pessoa) poderia levá-las embora. Jesus definitivamente não disse que Seus seguidores não poderiam falhar por culpa própria. Outras passagens mostram claramente que é possível, após ser iluminado, deixar o caminho da justiça.

Outras escrituras usadas para estabelecer a doutrina “uma vez salva, sempre salvo” seguem o mesmo padrão de interpretação e aplicação errôneas. Apenas uma escritura que contradiga claramente esse ensinamento é suficiente para mostrar que ele não é bíblico. Na verdade, podemos encontrar muitas passagens que ensinam exatamente o oposto dessa doutrina, mostrando que é preciso cumprir — e continuar cumprindo — certas condições para receber o dom da salvação de Deus.

Temos a certeza de que Deus nunca nos deixará ou nos abandonará como cristãos (Hebreus 13:5 Hebreus 13:5Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Almeida Atualizada×
). Mas a Bíblia nunca diz que é impossível deixar ou abandonar a Deus e perder o dom da salvação!

Vamos observar algumas dentre muitas escrituras que provam que isso é possível:

• “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24:13 Mateus 24:13Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
Almeida Atualizada×
).

• “Pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão” (1 Coríntios 15:2 1 Coríntios 15:2pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão.
Almeida Atualizada×
).

• “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hebreus 2:1-3 Hebreus 2:1-3 [1] Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. [2] Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, [3] como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi- nos depois confirmada pelos que a ouviram:
Almeida Atualizada×
, ARA).

• "Mas Cristo, como Filho, sobre a Sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” (Hebreus 3:6 Hebreus 3:6mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.
Almeida Atualizada×
).

• “Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim” (Hebreus 3:14 Hebreus 3:14porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;
Almeida Atualizada×
).

• “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10:36 Hebreus 10:36Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Almeida Atualizada×
).

• “E ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2:26 Apocalipse 2:26Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
Almeida Atualizada×
).

• “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11 Apocalipse 3:11Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Almeida Atualizada×
).

• “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e O expõem ao vitupério” (Hebreus 6:4-6 Hebreus 6:4-6 [4] Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, [5] e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, [6] e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério.
Almeida Atualizada×
).

• “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27 Hebreus 10:26-27 [26] Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, [27] mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.
Almeida Atualizada×
).

• “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? ” (Hebreus 10:29 Hebreus 10:29de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?
Almeida Atualizada×
).

Estes são apenas alguns exemplos de passagens que dizem que devemos continuar na fé até o fim para sermos salvos. Observe que algumas passagens dizem: “se conservarmos firme”. A salvação está condicionada à nossa continuidade até o fim. Nem mesmo o fiel apóstolo Paulo disse que sua salvação estava garantida. Ele escreveu em 1 Coríntios 9:27 1 Coríntios 9:27Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo � submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.
Almeida Atualizada×
: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado".

A doutrina da "segurança eterna" não se encontra nas páginas da Bíblia. Todos nós devemos perseverar até o fim para sermos salvos.

Por outro lado, existem muitas passagens demostrando que somente estaremos seguros da salvação se, por negligência ou amargura, não rejeitarmos a Deus. Não precisamos viver preocupados, mas podemos ter certeza de que Deus vai nos ajudar. E foi isso que Paulo quis dizer em Filipenses 1:6 Filipenses 1:6tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
: “Tendo por certo isto mesmo: que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo”. Precisamos apenas permanecer no processo com Deus — continuar nos arrependendo, crescendo e vencendo com a ajuda dEle.

Os leitores interessados também podem pesquisar em nosso site sobre o tema da salvação para obter informações mais detalhadas.