Aqueles Que Deus Perdoou Podem Rejeitar Sua Graça?

Você está aqui

Aqueles Que Deus Perdoou Podem Rejeitar Sua Graça?

Alguns acreditam que quando uma pessoa entrega sua vida a Jesus Cristo e O aceita como seu Salvador pessoal, sua salvação eterna está totalmente garantida a partir desse momento, sem haver absolutamente nenhuma possibilidade de perdê-la. Isso costuma ser chamado de "segurança eterna" ou "uma vez salvo, sempre salvo". Mas a Bíblia realmente ensina isso? Vamos examinar as Escrituras para entender a verdade.

Aqueles que ensinam ou se aferram a essa crença usam diversas escrituras para tentar prová-la. Vejamos uma passagem que muitas vezes é mal interpretada nesse sentido e, em seguida, veremos muitos versículos que mostram que essa conclusão é errônea.

Uma passagem fundamental usada para esse ensinamento é João 10:27-29: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das Minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de Meu Pai".

Jesus fez essa declaração em resposta a alguns que duvidaram que Ele fosse o Messias prometido (João 10:23-24). Aqui o foco não era a "segurança eterna", mas o reconhecimento da identidade de Cristo.

Jesus declarou que Seus verdadeiros seguidores, atraídos até Ele pelo Pai, O seguiam porque sabiam que Ele poderia dar-lhes a vida eterna. Assim, eles O reconheceram como o Messias, e ninguém poderia demovê-los dessa convicção que vinha de Deus. Então, Sua resposta era que as pessoas não conseguiam entender corretamente Sua identidade e segui-Lo sem que o Pai as guiasse até Ele (comparar João 6:44, 65).

Os verbos “ouvir” e “seguir” estão no tempo presente no grego, então Jesus estava falando do presente e não especificamente do futuro. Ao afirmar que “ninguém pode arrebatá-las [as ovelhas] das mãos de Meu Pai”, Ele quis dizer que nenhum poder externo (seja Satanás, falsos líderes religiosos ou qualquer outra pessoa) poderia levá-las embora. Jesus definitivamente não disse que Seus seguidores não poderiam falhar por culpa própria. Outras passagens mostram claramente que é possível, após ser iluminado, deixar o caminho da justiça.

Outras escrituras usadas para estabelecer a doutrina “uma vez salva, sempre salvo” seguem o mesmo padrão de interpretação e aplicação errôneas. Apenas uma escritura que contradiga claramente esse ensinamento é suficiente para mostrar que ele não é bíblico. Na verdade, podemos encontrar muitas passagens que ensinam exatamente o oposto dessa doutrina, mostrando que é preciso cumprir — e continuar cumprindo — certas condições para receber o dom da salvação de Deus.

Temos a certeza de que Deus nunca nos deixará ou nos abandonará como cristãos (Hebreus 13:5). Mas a Bíblia nunca diz que é impossível deixar ou abandonar a Deus e perder o dom da salvação!

Vamos observar algumas dentre muitas escrituras que provam que isso é possível:

• “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24:13).

• “Pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão” (1 Coríntios 15:2).

• “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hebreus 2:1-3, ARA).

• "Mas Cristo, como Filho, sobre a Sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” (Hebreus 3:6).

• “Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim” (Hebreus 3:14).

• “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10:36).

• “E ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2:26).

• “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11).

• “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e O expõem ao vitupério” (Hebreus 6:4-6).

• “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:26-27).

• “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? ” (Hebreus 10:29).

Estes são apenas alguns exemplos de passagens que dizem que devemos continuar na fé até o fim para sermos salvos. Observe que algumas passagens dizem: “se conservarmos firme”. A salvação está condicionada à nossa continuidade até o fim. Nem mesmo o fiel apóstolo Paulo disse que sua salvação estava garantida. Ele escreveu em 1 Coríntios 9:27: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado".

A doutrina da "segurança eterna" não se encontra nas páginas da Bíblia. Todos nós devemos perseverar até o fim para sermos salvos.

Por outro lado, existem muitas passagens demostrando que somente estaremos seguros da salvação se, por negligência ou amargura, não rejeitarmos a Deus. Não precisamos viver preocupados, mas podemos ter certeza de que Deus vai nos ajudar. E foi isso que Paulo quis dizer em Filipenses 1:6: “Tendo por certo isto mesmo: que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo”. Precisamos apenas permanecer no processo com Deus — continuar nos arrependendo, crescendo e vencendo com a ajuda dEle.

Os leitores interessados também podem pesquisar em nosso site sobre o tema da salvação para obter informações mais detalhadas.