Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”

Você está aqui

“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”

A passagem de João 1:17 João 1:17Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
confunde algumas pessoas devido ao modo como é traduzido em algumas versões da Bíblia: “Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a fidelidade vieram através de Jesus Cristo” (CNBB). Nas versões Bíblia na Linguagem de Hoje e Bíblia CNBB, a palavra "mas" foi incluso no texto. Porém, essa palavra não aparece nos manuscritos bíblicos originais, ela foi adicionada pelos tradutores.

Muitas vezes, essas adições ajudam os leitores a entender melhor o significado, mas não neste caso. Aqui, a inclusão da conjunção "mas" cria um contraste que nunca existiu no texto original de João.

Os tradutores de várias outras versões da Bíblia entenderam que o "mas" não pertence ao texto, e interpretaram esse versículo de maneira diferente. Felizmente, na maioria das principais versões da Bíblia em língua portuguesa esse texto foi traduzido corretamente.

O apóstolo João, sendo um cristão judeu devoto, certamente entendeu que a graça já existia antes de Jesus Cristo vir ao mundo. Ele sabia que o Deus de Israel era cheio de graça e misericórdia (Êxodo 34:6 Êxodo 34:6Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
Almeida Atualizada×
; 2 Crônicas 30:9 2 Crônicas 30:9Pois, se voltardes para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e tornarão para esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele.
Almeida Atualizada×
; Neemias 9:17 Neemias 9:17recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão. Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste.
Almeida Atualizada×
, 31; Salmos 103:8 Salmos 103:8Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade.
Almeida Atualizada×
; 116: 5; Joel 2:13 Joel 2:13E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Almeida Atualizada×
; Jonas 4:2 Jonas 4:2E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Almeida Atualizada×
). Ele também sabia que a lei que Deus entregou a Moisés era uma grande bênção — um dom da graça de Deus (Salmos 19:7-11 Salmos 19:7-11 [7] A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. [8] Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. [9] O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. [10] Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. [11] Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa.
Almeida Atualizada×
; 119:86, 127, 140, 172; Romanos 7:14 Romanos 7:14Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Almeida Atualizada×
).

Por essa razão, o próprio João escreveria sobre a necessidade de os cristãos guardarem os mandamentos de Deus em passagens como estas:

• “E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos” (1 João 2:3 1 João 2:3E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos.
Almeida Atualizada×
).

• “Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4 1 João 2:4Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;
Almeida Atualizada×
).

• “E qualquer coisa que Lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista” (1 João 3:22 1 João 3:22e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável � sua vista.
Almeida Atualizada×
).

• “E aquele que guarda os Seus mandamentos nele está, e Ele nele” (1 João 3:24 1 João 3:24Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
Almeida Atualizada×
).

• “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos” (1 João 5:2 1 João 5:2Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Almeida Atualizada×
).

• “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:3 1 João 5:3Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
Almeida Atualizada×
, ACF).

• “E o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos” (2 João 6, ACF).

• “Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14 Apocalipse 22:14Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito � arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Almeida Atualizada×
, ACF).

João nunca declarou ou deu a entender que através de Moisés não veio nenhuma forma de graça. Ele entendeu que tudo que é bom veio da graça de Deus — inclusive a lei revelada através de Moisés. Na verdade, João explicou que Jesus era o Verbo que agia como Deus em nome do Pai durante o período do Antigo Testamento (João 1:1-3 João 1:1-3 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
, 14, ver também “A Identidade de Jesus: Quem Entregou a Lei?”). Isso significa que a lei que Deus deu por meio de Moisés foi dada por Aquele que se tornou Jesus Cristo! Contudo, ao vir à Terra, Jesus revelou muito mais coisas sobre essa lei — demonstrando a plenitude da graça e da verdade (ver versículo 14).

A lei de Deus foi entregue à humanidade para o bem e benefício de todos os seres humanos (Salmos 94:12 Salmos 94:12Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei,
Almeida Atualizada×
; 112:1). Por si só, isso já foi uma grande bênção, uma maravilhosa dádiva de graça à humanidade, realizada por meio de Jesus Cristo. (Para saber mais, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito: A Nova Aliança: Será que a Lei de Deus Foi Abolida?).