“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”

Você está aqui

“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”

A passagem de João 1:17 confunde algumas pessoas devido ao modo como é traduzido em algumas versões da Bíblia: “Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a fidelidade vieram através de Jesus Cristo” (CNBB). Nas versões Bíblia na Linguagem de Hoje e Bíblia CNBB, a palavra "mas" foi incluso no texto. Porém, essa palavra não aparece nos manuscritos bíblicos originais, ela foi adicionada pelos tradutores.

Muitas vezes, essas adições ajudam os leitores a entender melhor o significado, mas não neste caso. Aqui, a inclusão da conjunção "mas" cria um contraste que nunca existiu no texto original de João.

Os tradutores de várias outras versões da Bíblia entenderam que o "mas" não pertence ao texto, e interpretaram esse versículo de maneira diferente. Felizmente, na maioria das principais versões da Bíblia em língua portuguesa esse texto foi traduzido corretamente.

O apóstolo João, sendo um cristão judeu devoto, certamente entendeu que a graça já existia antes de Jesus Cristo vir ao mundo. Ele sabia que o Deus de Israel era cheio de graça e misericórdia (Êxodo 34:6; 2 Crônicas 30:9; Neemias 9:17, 31; Salmos 103:8; 116: 5; Joel 2:13; Jonas 4:2). Ele também sabia que a lei que Deus entregou a Moisés era uma grande bênção — um dom da graça de Deus (Salmos 19:7-11; 119:86, 127, 140, 172; Romanos 7:14).

Por essa razão, o próprio João escreveria sobre a necessidade de os cristãos guardarem os mandamentos de Deus em passagens como estas:

• “E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos” (1 João 2:3).

• “Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4).

• “E qualquer coisa que Lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista” (1 João 3:22).

• “E aquele que guarda os Seus mandamentos nele está, e Ele nele” (1 João 3:24).

• “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos” (1 João 5:2).

• “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:3, ACF).

• “E o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos” (2 João 6, ACF).

• “Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:14, ACF).

João nunca declarou ou deu a entender que através de Moisés não veio nenhuma forma de graça. Ele entendeu que tudo que é bom veio da graça de Deus — inclusive a lei revelada através de Moisés. Na verdade, João explicou que Jesus era o Verbo que agia como Deus em nome do Pai durante o período do Antigo Testamento (João 1:1-3, 14, ver também “A Identidade de Jesus: Quem Entregou a Lei?”). Isso significa que a lei que Deus deu por meio de Moisés foi dada por Aquele que se tornou Jesus Cristo! Contudo, ao vir à Terra, Jesus revelou muito mais coisas sobre essa lei — demonstrando a plenitude da graça e da verdade (ver versículo 14).

A lei de Deus foi entregue à humanidade para o bem e benefício de todos os seres humanos (Salmos 94:12; 112:1). Por si só, isso já foi uma grande bênção, uma maravilhosa dádiva de graça à humanidade, realizada por meio de Jesus Cristo. (Para saber mais, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito: A Nova Aliança: Será que a Lei de Deus Foi Abolida?).