A Família Deus

A Família Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.25 MB)

Download (Baixar)

A Família Deus

MP3 Audio (3.25 MB)
×

A palavra hebraica traduzida como "Deus" em todo o Antigo Testamento é Elohim, um substantivo coletivo que indica mais de um Ser Todo-Poderoso — essencialmente "Deuses". Contudo, ela aparece normalmente na forma singular quando se refere ao verdadeiro Deus de Israel, sendo acompanhado, em tais casos, dos verbos e dos adjetivos também no singular. Onde tais passagens são citadas no Novo Testamento, a palavra grega usada para traduzir o termo é o substantivo singular Theos, que significa Deus.

Podemos tomar como exemplo o nome dos Estados Unidos da América, que é plural na forma mas singular no uso. Enquanto a forma plural representa uma verdadeira pluralidade de estados, o singular apresenta todos os estados formando uma unidade. Ou seja, podemos dizer: "O Estados Unidos vai intervir," mas dizemos: "Os Estados Unidos vão intervir…". Assim, há um Estados Unidos formado por uma pluralidade de estados, que estão unidos. De igual modo, há um Deus constituído por mais de um Ser divino. De fato, em duas passagens reveladoras do livro de Gênesis, ao invés de usar os pronomes individuais "Eu" ou "Meu", Deus usa os pronomes plurais "Nós" ou "Nosso" (1:26; 3:22). O Novo Testamento revela dois Seres como Deus — Deus, o Pai, e o Verbo, Aquele que se tornou Jesus Cristo (João 1:1-3, 14).

O título de Cristo, o Verbo, refere-se à Sua posição como Aquele que fala e age em nome do Pai (comparar João 8:26-28; 12:49-50; 14:10). São numerosas as passagens que se referem a Jesus Cristo como Deus (Isaías 9:6; João 20:27-28; 1 Timóteo 3:16 [versão Almeida Corrigida e Fiel]; Tito 2:13; Hebreus 1:8-9).

O aspecto pluralista de Deus, muitas vezes, é usado como evidência para apoiar a doutrina da trindade, a qual afirma que Deus consiste de três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) em um único ser. Porém, esta ideia vai contra a razão e a própria lógica.

Ainda mais importante é que esta doutrina não encontra apoio na Bíblia. Novamente, Deus — isto é, a família Deus —consiste, atualmemte, de Deus Pai e Deus Filho, Jesus Cristo. O Espírito Santo nunca é mencionado nas Escrituras como uma terceira pessoa da divindade. Por exemplo, o apóstolo Paulo diz que devemos buscar o “conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:2-3, ACF). Neste exemplo, como em outros, Paulo não menciona o Espírito Santo.

O Espírito Santo não é uma pessoa, mas é o poder, a mentalidade, a vida e a essência compartilhada de Deus (comparar Lucas 24:49; Atos 1:8; Romanos 15:13; Romanos 8:27; 1 Coríntios 2:16; João 4:24; 5:26; 6:63).

Além disso, ao contrário do ponto de vista da trindade, que diz que o Pai e o Filho são iguais em autoridade (juntamente com o Espírito Santo), Jesus Cristo não disse somente “Meu Pai…é maior do que todos” (João 10:29), Ele também disse "O Meu Pai é maior do que Eu" (João 14:28; ver também 1 Coríntios 11:3; 15:27-28).

A doutrina da trindade tem contribuído muito para obscurecer a plena verdade bíblica de que Deus é uma família. Deus é o nome do Pai e também do Filho — bem como de Ambos juntos. Além disso, Deus pretende que esse nome de família também seja o nome de outros filhos, que Ele está buscando trazer à glória, como explica o restante deste guia de estudo Bíblico.

Irineu, um bispo do segundo século, estava certo quando observou: "Não há nenhum outro que as Escrituras chamem de Deus , além do Pai de Todos e o Filho, e aqueles que possuem a adoção [i.e. a filiação, como filhos de Deus]" (Contra Heresias, Livro 4, prefácio; comparar Livro 3, capítulo 6). Note que não há nenhum sinal da ideia da trindade nesta era inicial do cristianismo. Essa doutrina só foi formulada muito mais tarde.

Outra vez, Deus é uma família — atualmente, formada por dois Seres divinos, o Pai e Cristo, mas outros virão, e, de igual modo, usarão esse mesmo nome de família. Na verdade, a família humana foi concebida como um modelo ou protótipo menor que essa grandiosa realidade espiritual. O casamento é outro aspecto disso, pois é intenção de Deus, para aqueles que se juntarem à Sua família, que todos entrem numa relação de matrimônio divino com Jesus Cristo, sendo a aliança matrimonial uma semelhança da sublime relação divina (comparar Efésios 5:22-23; Apocalipse 19:7-9).)

Para aprender mais acerca do que a Bíblia diz sobre estes assuntos, por favor, baixe ou solicite de nosso site os nossos guias de estudo bíblico gratuitos: A Verdadeira História de Jesus Cristo; Quem É Deus?; e Casamento e Família - A Dimensão Perdida.