A Maior Incógnita do Homem

A Maior Incógnita do Homem

Download (Baixar)
MP3 Audio (13.66 MB)

Download (Baixar)

A Maior Incógnita do Homem

MP3 Audio (13.66 MB)
×

Ponderamos sobre o significado da vida. Uma criança, naturalmente, pergunta: "De onde vim?" Como adultos perguntamos, especialmente no crepúsculo de nossa vida: "Esta vida física é tudo que há? A minha vida tem algum propósito?"

Pense sobre a sua própria existência. Você consegue ver algum propósito para a sua própria vida com seus altos e baixos, com suas alegrias e tristezas? Você acha que toda essa labuta, desafios e incertezas da vida têm algum valor duradouro?

Então, por que nasceu? Nas páginas seguintes vamos explorar esse grande mistério.

O lugar do homem na criação

Há três mil anos o rei Davi ponderou sobre a aparente insignificância dos seres humanos, quando comparados com a vastidão do céu da noite. Como pastor, ele passou muitas noites ao ar livre, observando a imensidão das estrelas. Vejamos seus pensamentos registrados em Salmos 8:3-4: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?”.

Considerando a magnificência e a vastidão do universo, Davi admirou-se por Deus se preocupar tanto com os seres humanos e seu futuro. Ele entendeu que, diante da grandeza dos céus e do espaço, somos insignificantes, todavia, ele viu que, no plano do grande Deus Criador, nenhuma parte da criação física de Deus pode ser comparada ao propósito que Ele tem para os seres humanos. 

Compreendendo que só Deus pode revelar o Seu propósito de nos criar, Davi continuou a sua reflexão sobre o destino do homem: “Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares” (versículos 5-8, grifo do autor).

Davi estava refletindo sobre o domínio que Deus deu à humanidade ao criá-la, usando alguma da mesma linguagem de Gênesis 1:26, onde Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.” Assim o homem foi feito à semelhança de Deus para governar sobre toda a Sua criação.

Davi percebeu que Deus já tinha dado às pessoas a capacidade de gerir uma parte significativa da Sua criação — o nosso planeta e as suas maravilhas. Mas ele sabia que muito mais estava por vir.

As palavras de Davi em Salmos 8 são citadas em Hebreus 2:6-8, com um comentário explicativo no fim: “mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: ‘Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos. Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.’ Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.”

Aqui a expressão “Todas as coisas” é traduzida do termo grego ta panta, significando “o tudo” ─ essencialmente “o universo”. Isto é o que Deus determinou ficar sob o controle do homem─mas como está claro aqui, isso ainda não é assim.

Com efeito, enquanto observava a grandeza celestial, Davi pode ter-se lembrado da maravilhosa proclamação de Deus, dada através de Moisés, em que fala que “o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus…que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.” (Deuteronômio 4:19).

É impressionante contemplar isto! Estes versículos revelam que o homem foi criado para compartilhar com Deus o domínio de todo o universo. Todavia, isto é somente um aspecto de uma realidade ainda maior.

Muito além de nossos mais incríveis sonhos

O que significa dizer que Deus fez o homem “um pouco menor que os anjos”? Enquanto Davi olhava para o vasto céus sobre si, será que ele estava dizendo realmente que o homem era somente um pouco menor que os seres espirituais imortais? Como criaturas mortais, físicas, nós somos muitíssimo inferiores àquilo que as Escrituras revelam como o poder e a glória dos seres do reino celestial. 

Talvez em lugar de “um pouco menor”, uma melhor tradução de Hebreus 2:7 seria a da Bíblia na Linguagem de Hoje: “Tu o colocaste por pouco tempo [temporariamente] em posição inferior à dos anjos…” Isto parece provável, tomando em conta a enorme diferença entre nós e domínio celestial e as implicações são impressionantes. Assim, se nós só estamos temporariamente a um nível de existência inferior à dos anjos, então que dizer do futuro?

Observe novamente o que Deus disse em Gênesis 1:26: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine…”. Deus, em toda a Sua criação física, só criou o homem à Sua Própria imagem e semelhança. Apenas ao homem Ele deu domínio ou poder sobre a criação. A humanidade é única [especial] na criação de Deus. E Deus tem planejado um destino incomensurável para nós.

Sobre o maravilhoso plano de Deus o apóstolo Paulo disse: “Essa mensagem é o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados, porém que agora ele revelou ao seu povo” (Colossenses 1:26, BLH; comparar 1 Coríntios 2:7; Efésios 3:9).

Ao longo dos tempos, a grande maioria das pessoas não tem entendido o extraordinário futuro que Deus tem reservado para as pessoas que entram em uma relação justa com Ele. Como diz o apóstolo Paulo: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9).

As Escrituras dizem-nos que o nosso destino pode exceder o nosso mais mirabolante sonho! Por isso, não seria a hora de deixarmos Deus nos explicar ─ em Sua Palavra ─ o que Ele tem em mente para nós?

Uma passagem profética dá-nos a primeira chave para o nosso fantástico futuro. Ela diz respeito à ressurreição dos mortos e que virá tempo em que “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.” E junta: “Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:2-3).

Isto é simplesmente uma indicação do maravilhoso futuro que Deus tem planejado para nós ─ viver eterna e gloriosamente como estrelas refulgentes!

O que é o homem hoje

Todavia, antes de compreender o destino eterno do homem, precisamos entender, claramente, o que é o homem agora. Nós somos seres físicos, compostos de substâncias químicas da terra. Assim Deus nos criou: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).

Mas quase todas as antigas religiões propagaram o erro de que o homem é uma entidade espiritual e imaterial confinada, por algum tempo, na carne material. Ensinaram que o homem tem dupla composição, ou seja, que tem um corpo físico e uma alma imortal. 

Mesmo hoje, a maior parte das pessoas crê que, depois da morte do nosso corpo físico, a nossa “alma”, supostamente imortal, continuará existindo como uma entidade vivente e consciente, separada do corpo. Esta ideia de que temos uma alma imortal nunca foi ensinada nas Sagradas Escrituras. Ela veio de superstições das antigas religiões ─ possivelmente desde os tempos do Éden, quando Satanás convenceu a Eva de que ela não morreria se desobedecesse a Deus (Gênesis 3:2-4).

Por outro lado, a Bíblia diz-nos claramente que a nossa “alma” é mortal, que não vive para sempre, porque a alma morre. “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4, 20). “...Temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28). Com efeito, as palavras geralmente traduzidas nas Escrituras por “alma” ─ no Velho Testamento, do aramaico nephesh, e no Novo Testamento do grego psuche ─ referem-se simplesmente às criaturas viventes, físicas e mortais. Elas são usadas não só para se referir aos seres humanos, mas também a muitas espécies de animais, incluindo aves, répteis e peixes.

A Bíblia é muito clara quando revela que a imortalidade é algo que nós não possuímos ainda. Paulo diz-nos, sem margem a dúvidas, que só Deus tem imortalidade (Timóteo 6:13-16). Ele diz que somos “corruptíveis” e “mortais” e que “isto que é mortal se revista de imortalidade,” isto é, seremos transformados de uma existência corruptível a uma incorruptível quando Jesus Cristo regressar, ao soar da última trombeta (1 Coríntios 15:51-53; comparar 1 Tessalonicenses 4:16; Apocalipse 11:15).

Atualmente, os servos de Deus são os que “buscam glória, honra e imortalidade” (Romanos 2:7, NVI) ─ mostrando que ainda não são imortais. Estes também sabem que Jesus Cristo, quando sacrificou a Sua vida por nós, “não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida [eterna] e a imortalidade, mediante o evangelho” (2 Timóteo 1:10, ARA). A imortalidade está disponível somente através do Salvador da humanidade, Jesus Cristo (Atos 4:12).

Novamente, o homem é mortal! A vida humana é temporária! Nós somos seres físicos e podemos morrer—podemos deixar de existir! A nossa vida não reside em alguma alma supostamente imortal. Em nenhum trecho bíblico se encontra tal ensinamento. Quando morremos a nossa consciência cessa (Salmos 6:5; Eclesiastes 9:5, 10) e não continua existindo de alguma outra forma.

Existe um elemento espiritual no homem, mas não tem nada a ver com o conceito de imortalidade da alma (ver “O Espírito no Homem”).

O futuro dom divino da vida

Há muitas passagens que revelam que a nossa única esperança para a vida eterna está na ressurreição dos mortos, em ter um corpo transformado, tal como Jesus Cristo foi ressuscitado em um corpo transformado. (Para uma explicação mais detalhada do que ocorre antes e depois da morte e sobre as inúmeras ideias erradas acerca do além, voce pode solicitar gratuitamente nosso guia de estudo bíblico Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia? e O Que Acontece Depois da Morte? Esses livros podem ser baixados ou encomendados através do nosso portal. Veja os endereços no final deste guia de estudo bíblico).

Ademais, a Bíblia também esclarece amplamente que a ressurreição para a imortalidade só é possível através da graça e da misericórdia de Deus: “Porque o salário do pecado é a morte [e não a vida imortal em qualquer outra forma ou local], mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

A vida eterna é o dom que Deus reserva para aquele abandona o caminho do pecado e começa a obedecer-Lhe de coração. Uma vez mais, não há nada nos seres humanos que pode manter sua vida eternamente. Mas sim algo que Deus nos oferece ─ se sairmos dos caminhos pecaminosos e, por intermédio de Cristo, aceitarmos o Seu perdão e direção em nossa vida.

E isto é o que Ele deseja para todos nós: “Deus, nosso Salvador,…que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:3-4). Ele “é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9). Deus deseja dar-nos o precioso dom da vida eterna. Deus fará de tudo para garantir que recebamos o destino eterno que Ele planejou para nós!

Mas qual é esse destino? Vejamos o que mais a Bíblia revela.