Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Vida na Família de Deus

A Vida na Família de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (22.84 MB)

Download (Baixar)

A Vida na Família de Deus

MP3 Audio (22.84 MB)
×

E observe que esse destino não é apenas para a humanidade, em um sentido geral ─ mas é para cada um de nós,  individualmente. Deus quer exaltá-lo para que você possa compartilhar eternamente a vida divina com Ele e com todos os Seus filhos. 

Se Deus está abrindo sua mente para o impressionante potencial para o qual o criou, então Ele está convidando-o para fazer parte desse grupo de precursores de Seu plano para a humanidade ─ para ser Seu filho ou filha espiritual agora, em antecipação da glória plena a ser concedida na ressurreição dos mortos, quando Jesus Cristo regressar. 

Então, hoje, quem são os filhos de Deus? Quem fará parte da família imortal e espiritual de Deus? Como você ou qualquer um de nós pode alcançar esse maravilhoso destino? E como será a vida quando, finalmente, tivermos ascendido à existência glorificada? 

Acesso à família

A Bíblia explica que os chamados à família imortal de Deus têm primeiro de se arrepender sinceramente dos seus pecados, ser batizados e receber o dom do Espírito de Deus (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
). Ao receber o Espírito Santo, eles tornam-se membros conversos do corpo espiritual de Deus (1 Coríntios 12:12-13 1 Coríntios 12:12-13 [12] Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. [13] Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
Almeida Atualizada×
), que é a Sua Igreja (Colossenses 1:24 Colossenses 1:24Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;
Almeida Atualizada×
). Por conseguinte, eles ficam esperando pela ressurreição no regresso de Cristo, quando receberão a imortalidade (1 Coríntios 15:51-54 1 Coríntios 15:51-54 [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [53] Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. [54] Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
Almeida Atualizada×
).

Receber o Espírito de Deus é fundamental para a conversão. O apóstolo Paulo esclarece que é preciso receber o Espírito Santo para fazer parte da família e da Igreja de Deus: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9 Romanos 8:9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Almeida Atualizada×
).

Por que aqueles que não têm o Espírito de Deus não são o povo de Deus? Paulo explica: “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (versículo 14). Paulo esclarece a relação entre o Espírito de Deus e a salvação: “E, se o Espírito Daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo Seu Espírito” (Romanos 8:11 Romanos 8:11E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Almeida Atualizada×
). Somente os que têm o Espírito de Deus herdarão a vida eterna. Na verdade, através do Espírito é que somos gerados para a vida espiritual, como vimos anteriormente.

Então, como se recebe o Espírito de Deus? O apóstolo Pedro explica: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
). (O verdadeiro arrependimento e o batismo, que abrem a porta para a família de Deus, são explicados, em detalhes, em nossos guias de estudo bíblico gratuitos Transformando a Sua Vida: Um Processo de Conversão e O Caminho para a Vida Eterna. Você pode baixar ou solicitar seus exemplares hoje mesmo).

Portanto, os filhos de Deus são pessoas guiadas por Deus, através de Seu Espírito. O Espírito Santo é o poder e a presença de Deus operando nelas (ver 2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
; Salmos 51:11 Salmos 51:11Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.
Almeida Atualizada×
; Filipenses 2:13 Filipenses 2:13porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Almeida Atualizada×
). Aquele que recebe o Espírito de Deus é considerado como filho de Deus mesmo nesta vida. “Amados, agora somos filhos de Deus…E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro” (1 João 3:2-3 1 João 3:2-3 [2] Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. [3] E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
Almeida Atualizada×
).

Contudo, o que somos agora não é nada comparado ao que seremos quando Jesus Cristo regressar. Nessa altura, os fiéis de Deus serão ressuscitados de um estado físico, carne e sangue, para um estado imortal para que possam compartilhar com Ele a eternidade em Seu plano de existência.

Um futuro incomparável

Paulo descreve essa maravilhosa transformação, que ocorrerá quando os mortos forem ressuscitados: “ corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

“Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual” (1 Coríntios 15:40-44 1 Coríntios 15:40-44 [40] Também há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. [41] Uma é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. [42] Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. [43] Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. [44] Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
Almeida Atualizada×
).

Sem dúvida, estes versículos retratam uma mudança fantástica ─ a um esplendor e majestade que dificilmente podemos compreender (ver “A Semelhança de Deus”). Por isso, Paulo diz: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há-de ser revelada” (Romanos 8:18 Romanos 8:18Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Almeida Atualizada×
; ver também 2 Coríntios 4:16-18 2 Coríntios 4:16-18 [16] Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. [17] Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; [18] não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.
Almeida Atualizada×
).

Consegue ver o quadro completo agora? Ser ressuscitado na família de Deus, como um legítimo filho de Deus, como parte da família de Deus, é algo tão magnífico que é impossível tentar comparar isso com qualquer coisa que conhecemos. Nenhuma dificuldade, problema e sofrimento nesta vida jamais pode se comparar ao inestimável dom da vida eterna, como filhos de Deus glorificados completamente semelhantes ao Pai e a Jesus Cristo. Esse incrível futuro é todo o propósito desta vida. E é esta a razão porque nascemos.  

Não é de admirar que Paulo tenha exclamado: “O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os Seus filhos realmente são” (Romanos 8:19 Romanos 8:19Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
, BLH).

A nossa função no Reino de Deus

O maravilhoso mundo de amanhã será inaugurado no regresso de Jesus Cristo, que reinará como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16 Apocalipse 19:16No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Almeida Atualizada×
). Toda nação, poder e governo estarão sob o Seu divino governo (Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
). Ele estabelecerá o Reino de Deus na Terra. Este foi o núcleo de Sua mensagem ─ o evangelho, ou boa nova, que Ele pregou (Marcos 1:14-15 Marcos 1:14-15 [14] Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus [15] e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
). (Você pode solicitar ou baixar o nosso guia de estudo bíblico O Evangelho do Reino, para compreender melhor esse tema central da mensagem de Cristo e de toda a Bíblia).

Os filhos e filhas de Deus, que permaneceram fiéis, vão participar do governo de Cristo. Veja esta promessa de Cristo: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono” (Apocalipse 3:21 Apocalipse 3:21Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Almeida Atualizada×
). Aqueles que vencerem terão a responsabilidade de serem reis e sacerdotes de Deus nesse Reino (Apocalipse 1:5-6 Apocalipse 1:5-6 [5] e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, [6] e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Almeida Atualizada×
).

Esse admirável futuro fora predito no Antigo Testamento. Por exemplo, o profeta Daniel teve a visão de Cristo recebendo o Seu Reino de Deus Pai:

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do Homem [Jesus Cristo]; e dirigiu-se ao Ancião de Dias [Deus Pai], e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído…

“E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão” (Daniel 7:13-14 Daniel 7:13-14 [13] Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. [14] E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Almeida Atualizada×
, 27). Outra vez, os “santos do Altíssimo” ─ isto é, quem está santificado ou separado como santo, ou seja, todos os verdadeiros seguidores de Deus ─ serão reis e governantes com Jesus Cristo.

Esse governo divino compartilhado sobre todas as nações da Terra terá uma estrutura administrativa hierárquica. Por exemplo, sabemos que Davi será novamente rei sobre toda a Israel e que os doze apóstolos de Cristo vão governar as doze tribos de Israel (Jeremias 30:9 Jeremias 30:9mas ele servirá ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.
Almeida Atualizada×
; Ezequiel 37:24-25 Ezequiel 37:24-25 [24] Também meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor só; andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão. [25] Ainda habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; nela habitarão, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.
Almeida Atualizada×
; Mateus 19:28 Mateus 19:28Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Almeida Atualizada×
). E, abaixo destes, haverão outros cargos, assim também será no governo estabelecido nas outras nações.

Uma das parábolas de Cristo revela que quanto mais os servos de Deus progredirem a Seu serviço nesta vida, segundo suas capacidades, maior será a sua autoridade no Reino vindouro ─ aqui representada pela quantidade diferente de cidades atribuída a cada um (Lucas 19:11-27 Lucas 19:11-27 [11] Ouvindo eles isso, prosseguiu Jesus, e contou uma parábola, visto estar ele perto de Jerusalém, e pensarem eles que o reino de Deus se havia de manifestar imediatamente. [12] Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar. [13] E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. [14] Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós. [15] E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado. [16] Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. [17] Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. [18] Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. [19] A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades. [20] E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço; [21] pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste. [22] Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei; [23] por que, pois, não puseste o meu dinheiro no banco? então vindo eu, o teria retirado com os juros. [24] E disse aos que estavam ali: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas. [25] Responderam-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas. [26] Pois eu vos digo que a todo o que tem, dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. [27] Quanto, porém, �queles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.
Almeida Atualizada×
). Assim, enquanto os membros da família de Deus compartilharem a posse e o governo da terra juntos, é evidente que terão cada vez mais responsabilidades administrativas sob Jesus Cristo. Ademais, toda a posição será exercida com majestade e glória inimagináveis.

E mais incrível do que governar as nações é o fato de que até os anjos estarão sujeitos aos filhos glorificados de Deus. Como escreveu Paulo: “Não sabeis vós que os santos hão-de julgar o mundo?… Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?” (1 Coríntios 6:2-3 1 Coríntios 6:2-3 [2] Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? [3] Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Almeida Atualizada×
). De fato, como diz Hebreus 2:5 Hebreus 2:5Porque não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, de que falamos.
Almeida Atualizada×
: “Não foi aos anjos que [Deus] sujeitou o mundo futuro, de que falamos” — mas, como esclarecem os versículos seguintes, aos seres humanos elevados à família de Deus, tendo Jesus Cristo como precursor desta herança (versículos 6-13; e comparar Hebreus 1:13-14 Hebreus 1:13-14 [13] Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te � minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? [14] Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Almeida Atualizada×
).

Como nós, meros seres humanos, poderíamos jamais esperar que Deus Pai e Jesus Cristo compartilhassem conosco essa grandiosa responsabilidade? Certamente nunca poderá acontecer enquanto formos seres humanos frágeis e imperfeitos. Sem dúvida, como demonstram muitas escrituras, nós temos que ser transformados

Paulo exlicou: “Agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:50-52 1 Coríntios 15:50-52 [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Almeida Atualizada×
).

Na verdade, devemos reconhecer que o Reino de Deus não é apenas o governo de Deus, no qual os seres humanos participarão um dia. Ele também tem a ver, especialmente, com um plano existencial ─ ou seja, ser transformado para experimentar, no mesmo nível, a vida com o Pai e com Cristo.

Vale a pena notar que o termo reino às vezes é usado para classificar certos níveis de existência. Existe o reino mineral, o reino vegetal, o reino animal e, no topo da criação física, o reino humano.

Acima destes, no âmbito espiritual, está o reino angelical. E acima de todos está o Reino de Deus. Deus pretende elevar o homem bem acima do reino angelical, do reino humano ao Reino de Deus. Na verdade, de certa maneira, o Reino de Deus é sinônimo do governo da família de Deus, onde todos os membros vão compartilhar toda a natureza de Deus.

Um caráter aperfeiçoado em amor

O governo de Cristo e Seus seguidores glorificados será muito diferente do governo que existe neste mundo. Eles vão atuar como verdadeiros servidores públicos em vez de explorar a humanidade.

Jesus descreveu o tipo de liderança servidora e amorosa que caracterizará os que vão governar com Ele: “Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve” (Lucas 22:25-26 Lucas 22:25-26 [25] Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores. [26] Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve.
Almeida Atualizada×
).

Deus não está formando somente uma família de reis, mas de reis servidores, reis que vão trazer bênçãos a quem eles servem. Como vemos em Provérbios 29:2 Provérbios 29:2Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
Almeida Atualizada×
: “Quando os honestos governam, o povo se alegra” (BLH). Todo o mundo se regozijará sob o governo justo da família de Deus!

O caráter de Deus é baseado no amor ─ uma verdadeira preocupação para com os outros ─ tanto que a Bíblia diz que “Deus é amor” (1 João 4:8-16 1 João 4:8-16 [8] Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. [9] Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. [10] Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. [11] Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. [12] Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. [13] Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito. [14] E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. [15] Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. [16] E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.
Almeida Atualizada×
). O caráter amoroso de Deus também é evidente em todos os Seus filhos. Esse caráter amoroso é o que distingue os verdadeiros filhos de Deus ─ o que revela quem realmente faz parte de Sua família. Como escreveu o apóstolo João: “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus” (1 João 3:10 1 João 3:10Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.
Almeida Atualizada×
).

Jesus ensinou o mesmo: “Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.’ Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus…Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:43-45 Mateus 5:43-45 [43] Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. [44] Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; [45] para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Almeida Atualizada×
, 48).

A prática do amor divino pelos filhos de Deus, ressuscitados e imortais, via tornar maravilhoso o mundo do futuro. Deus está aperfeiçoando a atitude de amor e misericórdia em Seus filhos e filhas, que são os primeiros frutos de Sua colheita espiritual da humanidade (Tiago 1:18 Tiago 1:18Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.
Almeida Atualizada×
). Eles serão filhos dignos de Sua família, filhos que vão mostrar ao resto da humanidade que a obediência à lei de Deus é o caminho certo para a vida.

Deus está criando em Seus filhos o Seu caráter santo e justo ─ uma maneira de viver, formada pelo hábito de sempre escolher o caminho certo e o caminho do amor, mesmo havendo fortes desejos e tentações contrários. A nossa vida presente nestes corpos humanos, físicos e temporários é o nosso campo de treinamento para esse objetivo ─ é um período em que os filhos de Deus desenvolvem um caráter justo ─ para virmos a ser, em nossas mentes e estilo de vida, tal como o Pai e Cristo.

Sem dúvida  não há como Deus nos imbuir de Seu poder omnipotente e de imortalidade sem que estejamos totalmente entregues a Ele, caminhando humildemente em Seu caminho de amor e de serviço aos outros. Felizmente, Deus nos ajuda a crescer dessa maneira, ao longo de nossas vidas, quando nos submetemos a Ele. E, finalmente, na ressurreição, quando formos completamente transformados à Sua semelhança, o Seu perfeito caráter de amor fará parte de nós.

Não haverá mais vestígios da natureza humana egoísta ─ apenas um amor  abnegado e pleno e um cuidado desinteressado para com os demais, agindo da mesma maneira que Deus age. Assim, haverá uma harmonia perfeita entre todos na família de Deus. E uma grande preocupação pelo bem dos governados. A família de Deus reinará sobre os anjos e todos os seres humanos que ainda não foram transformados.

O que ainda está por vir

Conforme dito acima, as pessoas que Deus tem convertido nesta era, os Seus santos, são os primeiros frutos da Sua colheita espiritual da humanidade. Elas são chamadas primícias, em reconhecimento ao fato de que virão muito mais. Esta analogia diz respeito ao ano agrícola da antiga Israel [no hemisfério do norte], onde a colheita da primavera era seguida por outra no fim do verão e princípio do outono [conhecida por “estação das frutas", no Brasil].

Esse ciclo agrícola e os eventos relacionados são comemorados nas festas anuais que Deus entregou a Israel ─ como um esquema de passos sucessivos em Seu grande plano de salvação. (Para saber mais acerca disso, você pode solicitar ou baixar gratuitamente nosso guia de estudo Bíblico O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança para Toda a Humanidade).

Durante o reinado de mil anos de Jesus Cristo e Seus santos sobre todas as nações (Apocalipse 20:6 Apocalipse 20:6Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Almeida Atualizada×
), representado pela festa da grande colheita de outono [no hemisfério do norte], a Festa dos Tabernáculos ou Festa da Colheita, será ensinado ao povo da Terra o caminho da salvação e, enfim, quase todos vão aceitá-lo ─ de modo que, mais tarde, se juntarão aos santos e serão glorificados e entrarão na família de Deus.

Depois desse período vem o tempo do último julgamento, um tempo em que todos que viveram sem o conhecimento apropriado da verdade de Deus receberão a única e verdadeira oportunidade de salvação e glorificação (comparar Apocalipse 20:5 Apocalipse 20:5Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
Almeida Atualizada×
, 11-12; Mateus 11:21-24 Mateus 11:21-24 [21] Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. [22] Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. [23] E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. [24] Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.
Almeida Atualizada×
; Ezequiel 37:1-14 Ezequiel 37:1-14 [1] Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; [2] e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. [3] Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. [4] Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. [5] Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. [6] E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. [7] Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. [8] E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego. [9] Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. [10] Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. [11] Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados. [12] Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei � terra de Israel. [13] E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. [14] E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

O plano de Deus é abrangente. Durante esse tempo a grande maioria dos seres humanos receberá a oportunidade de vida eterna. Lembre-se que Deus “quer que todos os homens se salvem” (1 Timóteo 2:4 1 Timóteo 2:4o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Almeida Atualizada×
) e “não quer que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
). Toda a humanidade terá a oportunidade de conhecer a verdade de Deus, de arrepender-se e de receber a salvação, através do Seu maravilhoso plano. (Esta admirável verdade é explicada em detalhes em nosso guia de estudo bíblico gratuito O que Acontece Depois da Morte? e Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia?).

Depois, como revela Apocalipse 21, haverá um novo céu e uma nova terra ─ e a cidade da Nova Jerusalém descerá para a Terra, vinda do céu, e será a capital do universo e da morada eterna de Deus. Finalmente, Deus Pai e Jesus Cristo viverão com a humanidade, que, na ocasião, estará glorificada como filhos divinos de Deus. O versículo 7 nos encoraja com estas impressionantes palavras: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho”.

Como vimos no início, “todas as coisas” quer dizer o universo inteiro e o reino espiritual. Teremos uma morada permanente com Deus na Nova Jerusalém, mas não ficaremos confinados lá ou na Terra ─ nem mesmo nesta galáxia. Em vez disso, vamos ter a liberdade de desfrutar de todo o cosmo, pois o possuiremos juntamente com Deus Pai, Jesus Cristo e o restante da família divina. 

Levando em conta que haverá diferentes níveis de responsabilidade administrativa sobre as nações durante os mil anos de governo de Cristo e de Seus santos, é possível que os membros glorificados da família de Deus também receberão diferentes áreas para supervisionar no universo. Como existem mais de cem bilhões de galáxias com cem bilhões de estrelas, certamente, haverá muitíssimo trabalho a fazer!

Em todo caso, nós seremos capazes de viajar a qualquer lugar no universo instantaneamente ─ à velocidade do pensamento ─ assim como Deus é capaz, e embelezá-lo e expandi-lo sob a direção do Pai e de Cristo. Pois, compartilharemos de Seu infinito poder e mente. Novamente citamos as palavras do apóstolo Paulo: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2:9 1 Coríntios 2:9Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Almeida Atualizada×
).

Alegria e prazer eternos

Esse futuro é tão transcendente em sua magnitude e significado que é realmente impossível às nossas mentes captá-lo completamente! A verdade é que não sabemos tudo o que experimentaremos quando finalmente vivermos em glória resplandecente com Deus e toda a humanidade arrependida nessa era futura, pois Deus não nos revelou isso e, provavelmente, não seríamos capazes de compreender com as nossas mentes limitadas.

Mas podemos ter a certeza de que a vida nunca será enfadonha e desinteressante. Estaremos sempre ocupados com novas oportunidades e com alegria de viver. O rei Davi, em Salmos 16:11 Salmos 16:11Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; � tua mão direita há delícias perpetuamente.
Almeida Atualizada×
, rogou a Deus: “Far-me-ás ver a vereda da vida; na Tua presença abundância de alegrias; à Tua mão direita delícias perpetuamente”.

Mais uma vez, a menção às reflexões de Davi nos remete ao ponto de onde começamos, em Salmos 8:3-4 Salmos 8:3-4 [3] Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, [4] que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Almeida Atualizada×
, com as suas reflexões: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?”.

A Bíblia mostrou-nos porque Deus ‘lembra-se do homem’: Ele tem planejado para nós um futuro espantoso. Vimos que o nosso destino final, o propósito de nossa existência, é sermos filhos divinos de Deus, que é nosso Pai. Ele quer compartilhar a Sua vida conosco ─ enfim, desejando que herdemos não somente tudo o que Ele tem, mas até aquilo que Ele é. Será que pode existir algo maior do que isso? O que mais alguém poderia desejar?

Nunca subestime o valor de sua vida. Você nasceu para se tornar um dos sublimes filhos de Deus. Você nasceu para receber a verdadeira natureza e caráter dEle e, eventualmente, a vida eterna em Seu nível de existência. Você nasceu para ser um membro glorificado e imortal da família Deus ─ para viver e reinar com o Pai e com Cristo numa alegria infinita e para resplandecer como as estrelas eternamente.

Este é o seu fantástico destino! Que Deus lhe conceda um coração disposto a entregar sua vida à Ele para poder receber o Seu incomparável dom!