This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O dia da ação de graças Bom dia ao bota de cris irmãos aqui em Jorge Campos. O dia da ação de graças, que em inglês se chama o Thanksgiving Day, é um friado nos Estados Unidos e no Canadá, e que tem sido observado como um dia de gratidão a Deus, pelos bons acontecimentos que as pessoas receberam durante o ano passado. O primeiro dia de Thanksgiving ou da ação de graças foi celebrada no ano de 1621, numa área de Plymouth, em Massachusetts. Este foi porque os pregrinos, no ano anterior, não tinham tido muita comida e muitos deles morreram durante o inverno, quase 50% da população de pregrinos nessa área, nessa vila de Plymouth. E por isso, eles, então, no ano seguinte, tiveram um excelente verão com umas boas plantações e então resolveram, ao fim desse ano, isto é, ao autônomo, que no hemisfério do Norte, a cerca do fim do ano, de novembro, dezembro, ao autônomo, decidiram, então, fazer esta ação.
E isso foi, como disse, a cerca de 400 anos atrás. Cerca de 150 anos atrás, no ano 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou para que a quarta quinta-feira do mês de novembro, seria um dia nacional de ação de graças. E isso ainda é o hoje que mora no Estados Unidos. Talvez você não sabe, não sabe, mas no Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu um dia nacional de ação de graças no Brasil, através da Lei 787, no dia 27 de agosto de 47, a cerca de uns 65 anos atrás, e que foi feito por sugestão do embaixador Joaquim Nabucu. E há cerca de 50 anos, em 1966, a lei 5.110 no Brasil estabeleceu que a comoração do dia de ação de graças no Brasil se daria na quarta quinta-feira de novembro.
Isso tu é, na quarta semana, em que há da quinta-feira, na quarta-semana de novembro. Ora, queridos irmãos, dar graças a Deus não é simplesmente só uma lei num país.
Dar graças a Deus é uma coisa que nós, como cristãos, devemos de fazer de livre vontade.
E deve ser uma prática diária na nossa vida. E há muitas coisas que devemos ou podemos estar gratos.
Você pensa o que é que você pode estar grato a Deus pelo que ele faz por você.
Por exemplo, damos graças a Deus pelas refeições que comemos.
Mas há tantas coisas que podemos estar gratos a Deus que ele faz por nós.
E você sabe o que é que você pode ou deve estar grato a Deus.
E gratitude, ao fim de contas, é uma coisa que é bem agradável a Deus.
É um, digamos assim, um sacrifício de uma Roma agradável a Deus.
E por isso, hoje, queridos irmãos, eu quero olhar ou visitar quatro coisas que devemos estar gratos a Deus.
E está claro, há muitas mais. Estou simplesmente a dar um exemplo de quatro coisas que devemos estar gratas a Deus.
E, ao longo dessas quatro coisas, vamos ver quatro maneiras de como podemos demonstrar essa gratitude a Deus.
Ora, para começar, devemos nos lembrar que nós, todos nós, fomos chamados, como verdadeiros cristãos, fomos chamados deste mundo. Fomos chamados por Deus para sairmos deste mundo e para vivermos de uma maneira diferente.
Nós fomos chamados, digamos assim, da escravidão do pecado deste mundo.
Porque tínhamos a pena da morte sobre nós. Tínhamos a pena da morte. E fomos convidados e chamados por Deus através do sacrifício de Jesus Cristo para sairmos deste mundo e vivermos uma vida nova sem termos a pena da morte.
A nossa volta.
E, por isso, o primeiro ponto que eu quero sublinhar hoje, pelo qual devemos estar gratos e demonstrar gratitude, é que devemos estar gratos por estarmos livres da escravidão do pecado.
E esta escravidão do pecado é simbolicamente na Bíblia como sairmos do Egito.
Porque o Egito é simbolicamente nesta analogia representado como o pecado.
E esta libertação do pecado é feita a nós pela Graça de Deus, que é através do sacrifício de Jesus Cristo. Então olhem comigo, se faz favor em Romanos capítulo 6, versículo 12. Romanos capítulo 6, versículo 12, diz assim, não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal. Por quê? Porque já não somos escravos ao pecado e, por isso, não vamos praticar o pecado.
Não reino o pecado, portanto, em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçam as suas paixões, as paixões da carne, as fraquezas da carne. Não obedecemos estas, porque não estamos de bastas escravidão do pecado. E continuando um bocadinho mais adiante, no versículo 14, diz assim, porque o pecado não terá domínio sobre vós. O pecado não tem domínio sobre vós, porque não estáis debaixo da lei. Isto é, vocês não estão debaixo da pena da lei, não vocês não estão debaixo da condonação à morte, porque a lei, a lei de Deus disse, se vocês pecam, vocês estão condonados à morte. E nós não estamos debaixo dessa condonação à morte, não estamos debaixo dessa pena da lei, não estamos debaixo da lei, pois, porque, mas sim, estamos debaixo da graça. Isto é da graça de Jesus Cristo, de Deus, através de Jesus Cristo, porque Deus, Deus, seu único filho, Jesus Cristo, deu a sua vida por nós, para nos libertar desta escravidão do pecado. E por isso que agora estamos libertados desta escravidão do pecado, de graça pela graça de Deus, não vamos agora permitir que o pecado reine no nosso corpo, como lemos no versículo 12. Estamos libertados da pena da morte. Isto é da pena que a lei diz que existe a quem pecar, a quem quebrar as leis de Deus. E quando demora, então, no versículo 15, do Romano 6, e daí, avemos de pecar porque nós estamos debaixo da lei? Não! Avemos de pecar porque nós estamos debaixo da pena de morte da lei? Não! De modo nenhum! Não sabéis que, daquele, a quem vos ofereceis como servos para a obdiência, desse mesmo, a quem obteceis, só os servos. Nós não somos escravos do pecado. Nós somos agora escravos de obtecer as leis de Deus, aos caminhos de Deus. Estamos libertados do pecado, estamos libertados da pena de morte. Seja do pecado para a morte, porque o pecado nos dá a pena de morte, ou da obdiência para a justiça. Estamos debaixo da obdiência, de graça, pela graça de Deus. Estamos debaixo da graça de Cristo e esta graça nos tirou da pena de morte e depois debaixo da obdiência, a caminho do que é justo, da justiça. Mas graças a Deus, porque, outra hora, escravos do pecado, contudo e vestos, obtecer de coração a forma de doutrina a que fostes em três. E uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos de justiça. Vocês são servos de obtecer a Deus agora. Não somos escravos. Fomos libertados pela graça de Jesus Cristo por dar a sua vida por nós e os acenos por nós. Fomos libertados da escravidade do pecado.
Posto de outra maneira. Deus nos libertou da escravidade do pecado, ou digamos assim, Deus nos tirou da escravidade do Egito. Deus nos tirou da escravidade do Egito. E vejam comis, se faz favor, em Deuteronómio capítulo 5, versículo 6 e 7. Deuteronómio capítulo 5, versículo 6 e 7. Diz assim, Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. Não traje outros deuses diante de mim. Este é o primeiro mandamento da lei de Deus, dos dez mandamentos. O primeiro mandamento, que diz assim, Eu sou o Senhor, que teu Deus, que te tirei do Egito, queridos irmãos, Jesus Cristo é o nosso Salvador, que nos tirou da escravidade do pecado, desta casa da servidão, servidão do pecado. Foi Jesus Cristo que nos tirou, tal como foi Jesus Cristo, o Deus do antigo testamento, que tirou os Israelitas do Egito. É o mesmo Deus. Não traz outros deuses diante de mim. Não traz outros deuses, Jesus Cristo é o nosso Deus. E Ele é quem nos salva. E por isso é Deus que nós glorificamos, que nós adoramos, que nós respeitamos, que nós louvamos.
A primeira lei dos dez mandamentos, reconhece quem é o nosso Salvador. Quem é que nos salvou da escravidão? E diz, não tenham outros deuses. E, Cris Irmãos, nós temos um estudo muito detalhado acerca da verdadeira história de Jesus Cristo. Um estudo com muitas escrituras e provas para você estudar a Bíblia com este guia de estudo em excesso de 110 páginas de estudo detalhado. É uma verdadeira história de Jesus Cristo que eu recomendo que você peça do nosso site e que leia e estuda para ver se as coisas são de facto assim, como os brianos estudaram para ver se as coisas são de facto assim. E, por isso, Cris Irmãos, temos que estar gratos e devemos demonstrar uma gratitude a esta ação de Deus através do seu filho Jesus Cristo, nosso Salvador. E, por isso, vemos que a gratitude está muito ligada ao reconhecimento de quem é o Deus, o Deus que nos salvou e dando esta glória e louvor a Ele. Por isso é que o primeiro mandamento diz eu sou o Deus que te tirei da escravidão do pecado, por isso não tenhas outros deuses. Este é o primeiro mandamento. E Cris Irmãos, mantenham a marca em Dr. Nómeo 5, porque vamos voltar a Dr. Nómeo 5, de dimas a diante, mas agora queria que virassem para Germias 9. Germias 9, versículo 23 e a 26. Diz assim, assim diz o Senhor, Germias 9, 23. Não se gloria o sábio na sua saboria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar gloria e se nisto, em me conhecer. Nós sabemos que é o nosso Deus, o nosso Salvador, que é Jesus Cristo, e saber que eu sou o Senhor, e façamos ricórdia, e juízo, e justiça na terra. Jesus Cristo vai vir para a terra como rei dos reis e Senhor dos Senhores para fazer-nos ricórdia, e juízo, e justiça na terra durante o mundo da manhã, durante o milenio. Porque destas coisas me agradam, diz o Senhor. O Senhor se agrada quando nós reconhecemos que o conhecemos, nós reconhecemos quem Ele é e sabemos que Ele é o Senhor. E essa, ao fim de contas, é o primeiro mandamento da lei de Deus. Por isso, a nossa, digamos assim, a maneira de demonstrar esta gratitude, a nossa resposta, digamos assim, em gratidão.
Será de pôr Deus primeiro em tudo na nossa vida. Pôr Deus primeiro em tudo na nossa vida. Vejam, por exemplo, em Marcos 10, a perdão Marcos 12. Marcos 12, versículo 28 a 34.
Chegando dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhe houver respondido bem, perguntou qual é o principal de todos os 10 mandamentos. Respondeu-lhe, Jesus, o principal é, Úvoa ouija ao Senhor, nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois o Senhor Teu Deus, de todo o Teu coração, de toda a Tua alma, de todo o Teu enlirimento e de toda a Tua força. O segundo é, amarás o Teu próximo como a Ti mesmo, não há outro mandamento maior que este. Disseuscriba muito bem, mestre, e com verdade, disseste que Ele é o único, que a ação é um Deus, ou como diz na Almeida Revista e Corrigida, e não há outro, senão Ele, que amar à Deus, de todo o coração, de todo o enlirimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo, acede todos os holocaustos e sacrifícios.
Vemos Jesus, que Ele tinha respondido sabemente, daquele olho, não está as longe do rei do Deus. Queris-me, irmãos, por Deus primeiro na nossa vida, há uma maneira de demonstrar a gratitude ao que Ele nos fez. Isto é de nos tirar da escravidão, de nos tirar do pecado, e por isso, reconhecer que Ele é o nosso Salvador, e o adorar, e o glorificar, e o louvar, e o por primeiro, Ele, na nossa vida, para o nosso bem.
É Ele com quem nós devemos que desenvolver um bom relacionamento. E por que? Por que? Porque, queris-me, irmãos, quando nós estamos libertados da escravidão, da escravidão é um trabalho pesado sempre, sempre, todos os dias, quando estamos libertados da escravidão. Então, temos descanso. Temos descanso. E, por isso, devemos estar gratos ao descanso que Deus nos quer dar. Devemos estar gratos ao descanso que Deus nos quer dar. E, como eu disse há pouco, para manter em uma marcasinha, em um Deut. Nômio 5, vejemos, então, de volta, Deut. Nômio 5, versículo 12 a 15. Deut. Nômio 5, versículo 12 a 15. Diz assim, guarda o dia de sábado para o santificar como o Teu ordem, o Senhor Teu Deus, o Deut. Sábado e o dia de descanso. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é um feriado, é um dia de descanso, um dia de folga pago por Deus. De graça. Não farás nenhum trabalho, nem Teu, nem Teu filho, nem Teu filho, nem Teu servo, nem Teu servo, nem Teu boi, nem Teu gemendo, nem o animal, algum Teu, nem o estrangeiro, nem os Susportas para dentro, para que Teu servo e a Tu serva, descansem como Tu. Por que?
Porque Te lembrarás que foste servo na terra do Egito, porque Te lembrarás que foste um escravo do pecado neste mundo pecaminoso, e que o Senhor, que é Jesus Cristo, o Teu Deus, Te tirou dali, sim, Jesus Cristo, Jesus Cristo, através de Seu sofrimento, de Sua morte, de dar Sua vida por nós, através do Seu sangue, nos tirou com mão poderosa e braço estendido. Queres Irmãos? Não podia ser uma mão mais poderosa e um braço mais estendido do que Ele dar Sua própria vida por nós.
Velo que o Senhor Teu Deus Te ordenou que guardasses o dia do sábado. Por causa disso, Deus Te ordenou, guarda o sábado. Queres Irmãos, o que está a dizer aqui? Porque Jesus Cristo morreu por vocês. Porque Jesus Cristo agora morreu por vocês. Vocês precisam de guardar o sábado.
Não é como pessoas dizem, porque Jesus Cristo nos libertou agora não, porque não precisamos guardar o sábado. É exatamente o oposto que diz aqui nos 10 mandamentos.
Porque o Senhor Teu Deus Te ordenou para que guardasse o dia do sábado. Não te esqueças que Deus, o Teu Salvador, Jesus Cristo com uma mão poderosa e para entendido, dando a vida própria de Ele, te tirou do pecado. E por isso é que Ele Te ordenou para guardares o sábado para descansares. Te tirou desta escravidão de trabalhar sempre e te deu a oportunidade de descansares.
O sábado, o descanso do sábado é uma benção. É uma benção e é uma oportunidade para de construir, edificarmos, desenvolvermos um relacionamento melhor com Deus e com cada um. Há um tempo de congregá-nos com Deus e com seu povo.
Queres irmãos, leiam em Exodus 29. Exodus 29.
42 e 43. Exodus 29, 42 e 43 diz assim, este será o holocósto contínuo por vossas gerações, a porta da tenda da congregação. Isto é onde a igreja se reune. Perante o Senhor, onde vos encontrei para falar contigo ali, ali virei aos filhos de Israel para que por mim a glória seja santificados. Vocês, quando vão ao culto no sábado aí Deus virá para estar conosco porque pela glória de Ele nós somos santificados.
A glória de Deus nos santifica. Queres irmãos, irmãos irmãos? Nós acreditamos no dia do sábado do pôr do sol ao pôr do sol. Da sexta-feira ao pôr do sol até ao sábado ao pôr do sol que é o que a Bíblia indica. Temos um dia de estudo, em grande detalhe, uma vez mais com umas quase 80 páginas estudando da Bíblia e, por isso, usam este estudo para verificar de facto as coisas são assim. Nós guardamos o sábado. E, através do sábado, a presença de Deus neste dia nos santifica. Tal como santificou o dia, a presença de Deus neste dia nos santifica.
Queres irmãos, é uma benção. Para nós temos este tempo dedicado a Deus e dedicado a estarmos perante a presença de Deus neste dia. E, por isso, é que palo em Hebreus 4. Hebreus 4 diz assim, no versículo 9, portanto, resta um repouso sabático, um sabatismo aguarda um dia de sábado, para o povo de Deus. Resta a guarda do sábado para o povo de Deus. Mas, queridos irmãos, mas queridos irmãos, lembrem-se que a guarda do sábado é um encontro, é uma reunião com Deus. E Deus vai a este encontro e vai estar lá presente. E você, vira as costas e não vai lá?
Queridos irmãos, você afronta ou despreza a Deus quando Ele vai a um encontro marcado, fez uma marcação de se encontrar com o Vesigo nesse dia e você não aparece? Esse é respeito a Deus, ou não?
E, queridos irmãos, o descanso do sábado é simbólico para mais coisas do que simplesmente o sábado. É simbólico para mais coisas do que simplesmente o sábado. Mas vejam, em Hebreus 10, versículo 25. Não deixemos de congregar-nos como é o costume de alguns? Infelizmente é o costume de alguns que sabem que é o sábado, que se devem de congregar com irmãos da mesma fé.
E, então, não se congrega, não se riure. Perdão.
E, então, não se congregam.
Querias irmãos, não deixemos de congregar-nos como é o costume de alguns no dia de sábado.
E façamos administrações, e isto é, encorajemos uns aos outros tanto mais quanto vez que o dia se aproxima. O dia em que Deus vai fazer contas, o dia de juízo.
Se aproxima. É por isso ainda mais importante agora, de nos fazermos. Querias irmãos, Deus nos dá o sábado. E Ele diz que se vai estar com nós, que se vai reunir com nós com esse dia. O ponto interessante é que o sábado representa ainda mais, como Lenho e Hebreus, capítulo 4, representa ainda mais, que representa que Ele vai estar com nosco no milênio. Vai viver conosco na terra, no milênio.
E por isso, o sábado aponta para o descanso milenial da terra, em que a terra vai ter um descanso nesse milênio. E as pessoas e o mundo inteiro, vai ter um descanso destas guerras, destes problemas que tivemos durante este 6 dias mileniais. Vamos ter um descanso no sétimo dia milenial.
E por isso, queres irmãos, o sábado aponta para o milênio mas também aponta para além do milênio, para o maravilhoso reino de Deus, em que nós vamos ter um descanso eterno. Por isso, o sábado existe para nós e tem um grande significado e devemos estar gratos por este descanso que Deus nos deu e por isso devemos guardar o sábado porque aponta que há uma sombra para coisas vindo-ras. E por isso, a nossa demonstração de gratitude por este descanso que Deus nos dá.
É através de honrarmos e observarmos o sábado da maneira que Deus nos manda guardá-lo e estando presente a sua assembleia que é comandada por ele para estarmos com ele e com o povo dele.
E, querido irmãos, quando estamos com o povo dele, é que recondicemos que somos uma família espiritual. E o terceiro ponto que devemos estar gratos como pontos de gratitude a Deus por que Ele faz a nós é devemos estar gratos pelo significado de família. Porque temos uma família física mas isso também é uma sombra da família espiritual da qual nós viremos a ser um dia. E por isso, devemos estar gratos pela família espiritual. Vejam como isso faz favor em 1 João 3.
Versículo 1 a 3 Diz assim, vê que grande amor nos está inconsidido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus. E, de facto, somos filhos de Deus. Isto é filhos e filhas. Por esta razão, o mundo não nos conhece. Por quando não o conheceu a ele mesmo. Amados agora somos filhos de Deus. E ainda não se manifestou o que a veremos de ser.
Sabemos que quando Ele se manifestar, quando Jesus Cristo vier, seremos semelhantes a Elas, Jesus Cristo. Porque a veremos de vê-lo como Ele é. Qual Sua glória é toda?
Cris irmãos, irmãos. É uma benção este conhecimento de que vamos ser parte da família de Deus. Vamos ser filhos Dele. Da família Dele. E, por isso, diz no versículo 3. E, assim mesmo, se purifica todo o que Nele tem esta esperança, assim como Ele, é puro. Esta é a maneira de demonstrar a nossa gratitude por sermos filhos e filhas Dele, é purificá-nos para ser como Ele é puro. Cris irmãos, estamos gratos pelas nossas famílias físicas? Por isso, vejam comigo, se faz favor, em proverbios capítulo 18. Proverbios capítulo 18. Versículo 22 Diz assim, o que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor. E, sim, o que acha o marido acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor igualmente. Cris irmãos, vejam que Cris irmãos, o nosso esposo ou a nossa esposa é uma coisa boa, é uma benevolência do Senhor, é uma benção. Eu estou grata a Deus pela esposa que Deus me deu.
Ela me ajuda, ela me mantém e eu me mantém humilde. Ela sabe corrigir-me quando eu preciso de correção. E Cris irmãos, é bom. Todos nós temos um esposo, ou esposa, se você é um homem ou mulher, está claro, e por isso é só uma benção. Principalmente, se esse esposo ou esposa é um crente.
Cris irmãos, também temos filhos e netos, e filhas e netinhas, e várias pessoas nas nossas famílias, primos, etc. E devemos estar a curar estas divisões nas famílias. Porque a família, ao fim de contas, é o centro, é o centro de uma maneira física, é o centro de onde existe um amor para com outros. Uma imanação de amor para com os outros. Ou, pelo menos, deve-se ser. E por isso, cris irmãos, estamos gratos pelo significado da família. Nós estamos gratos pelo significado espiritual da família, porque a família física é só uma sombra da família espiritual. Vejam comigo, se faz favor, a Hebreus capítulo 2, Hebreus capítulo 2 Hebreus capítulo 2 e no versículo 10. Diz assim, por convinha que aquele Jesus Cristo percuse a causa e por quem todas as coisas existem? Sim, tudo existe, por causa de Jesus Cristo e por ele? Conozindo muitos filhos à glória, Jesus Cristo conduziu conduz muitos filhos à glória, é por Jesus Cristo.
A profeçoasse, por meio de sofrimentos, o autor da salvação nossa, o autor da salvação, o pioneiro, o autor, o líder da nossa salvação, que é Jesus Cristo. Para quê? Para nos trazer à glória. Como diz assim, conduzindo muitos filhos à glória.
Cris irmãos, devemos estar gratos por sermos parte da família de Deus e por termos um irmão mais velho como Jesus Cristo, que é o autor da salvação. É o Deus da salvação. Por quem, como diz, o cuja causa e por quem todas as coisas existem, é o Acreador. Ele é o nosso Salvador. E Ele nos traz à glória. Nos vai trazer à glória. Cris irmãos, quando olhamos ao mundo e vemos pessoas que se tornam líderes de nações e pessoas que olham em eles como líderes, nações ou de organizações ou coisa assim, é muito triste ver quando esses líderes fazem certos erros enormes. Porque quando fazem esses erros enormes depois não são respeitados e perdem essas posições da liderança. Pelo menos, quando não há corrupção no governo ou no país ou na nação. Por isso, essas pessoas perdem essa posição, perdem essa autoridade. Por que? Porque não se mantiveram puros. Por isso é que a nossa resposta de sermos liais Jesus Cristo, que Ele é o ator da nossa salvação. Ele é o que é o irmão mais velho desta família. Que nos abriu o caminho para sermos filhos e filhas Dele. Por isso, para o respeitar, para demonstrar a nossa gratitude pelo que Ele fez, devemos de nos manter puros para podermos ser os líderes como Ele quer. Porque se formos impuros, não podemos ter essa posição de liderança. Por isso, devemos nos purificar como Ele é puro. Por isso é que lemos em 1 João 3, versículo 3, há pouco, mas deixe-me ler de novo. 1 João 3, versículo 3, diz assim, e assim mesmo se purifica todo o que Nel tem esta esperança, devermos a ser filhos e filhas Dele. Assim como Ele é puro. Porque quando nos purificamos, temos a gratitude pelo que Ele fez por nós, para sermos filhos e filhas de Deus. E por isso, podemos ser esses líderes. Porque somos bons exemplos. Somos bons exemplos. Cris irmãos, para estar com Ele, para sermos membros da sua família, para estarmos no rei de Deus, é uma chamada tão grande, tão alta, é uma chamada muito, muito alta. É uma, como diz, uma honra tão grande, é uma honra tão grande de sermos chamados. E por isso, devemos estar gratos de estarmos com Deus. Gratos por esta grande chamada. Nós somos chamados por Ele, para nos ajuntarmos a Ele, e por isso precisamos de estar puros. Vejam comigo que se faz sabor em 1 Coríntios capítulo 6. 1 Coríntios capítulo 6.
Diz assim, 1 Coríntios capítulo 17 a 20.
Mas, aquele que se une ao Senhor é um Espírito com Ele. Estamos unidos com Ele na família de Ele, e esta é uma grande chamada que temos. Fugir da impureza. Não sejam puros, principalmente da impureza sexual.
Fugir dessa impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer fora do corpo. Mas aquele que pratica a imoralidade, isto é, que tem uma impureza sexual, peca contra o próprio corpo. Porque a imoralidade sexual afeta o nosso corpo. Afeta a maneira como somos.
Acaso não sabéis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo. Nós somos o santuário onde o Espírito de Deus vai viver dentro de nós. A mente de Deus, o poder de Deus vai viver dentro de nós. A maneira de Deus pensar. Viver dentro de nós. E por isso, queridos irmãos, isso é uma grande chamada para o próprio Deus, a própria mentalidade de Deus estar em nós. Viver em nós, através do Cristo. Queridos irmãos, Deus vive em nós. Isso é uma grande chamada para sermos o santuário de Deus. Essa é uma grande chamada que recebemos que temos. Vejam, por exemplo, também, em primeiro Pedro Capítulo 2. Primeiro Pedro Capítulo 2 Versículo 9 a 10 Vos porém sois raça e leita. Sacerdócio real. Nação santa. Povo de propriedade exclusiva de Deus. Mas que grande chamada isto é, queridos irmãos? É uma chamada enorme do que nós somos. A fim de proclamar a vida de Deus. É a fim de proclamar as virtudes. Isto é a fim de proclamar as grandes ações. A honra. O louvor. Daquilo que vos chamou das trevas. Isto é da escravidão do pecado. Para a sua maravilhosa luz. Para estarmos na luz. E conquistamos na luz. Agora somos exemplos na luz. Exemplares para outros olharem. E por isso precisamos de ser um bom exemplo.
Queridos irmãos, nós estamos aqui como chamados de Deus. Simplesmente, pela graça de Deus. Pela bondade de Deus. E isso não é nada que nós possamos aceitar como coisa casual. E isso é uma coisa muito importante. É uma grande benção. Porque nós temos acesso à árvore da vida para vivermos internamente. Temos acesso ao livro da vida. E por isso é uma benção de podermos a vir a ser um exemplo à luz de Deus.
Porque fomos chamados para estarmos nesta luz de uma luz maravilhosa. E isso é uma grande razão. De dar glória a Deus e de lhe agradecer. E por isso a nossa resposta, a nossa maneira de demonstrar esta gratitude, por esta grande chamada, é de começarmos a pôr mais e mais de dia em dia a mente de Deus na nossa cabeça. E temos mais a mentalidade o sentimento de Deus o sentimento de Cristo. Passemos mais e mais como Cristo é. Leia um comíxio faz favor em Colossenses Capítulo 3 Colossenses Capítulo 3, versículo 1 e 2, que diz assim, portanto, se fosse necessitado o juntamento com Cristo buscar as coisas lá do alto buscar as coisas lá do alto onde Cristo vive assentado à direita de Deus pensar nas coisas lá do alto não nas que são aqui da Terra.
Cristo e irmãos precisamos de pôr na nossa mente precisamos de pôr mentalmente pensar de dia a dia meditar de dia a dia nas coisas de Deus na lei de Deus. E isto é o que nos ajuda a vencer isto é o que nos ajuda a vencer pôr estes pensamentos positivos e limpos na nossa mente por isso é que diz um, que dêem mais adiante no versículo 5 fazer pôs morrer a vossa natureza terreno e pôs diz as coisas que devemos pôr de fora pôr de fora na nossa vida mas que devemos pôr o novo homem como diz no versículo 10 e os revestistos do novo homem que se refaz isto é que é feito de novo para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou nós devemos pôr a imagem de Jesus Cristo a imagem de Deus Ele foi o que nos criou, devemos ter a mente de sentimento de Cristo em nós devemos ter a imagem daquele que nos criou a imagem de Cristo, devemos ser uma imagem da Deus de Cristo Cristo irmãos e por isso depois descreve no versículo 12, adiante revestimos pois com eleitos de Deus santos e amados de termos afetos de misericórdia, de bondade de humildade, de mansidão de longa namenidade que dizem-me, irmãos, estas coisas que devemos ter e pôr na nossa vida e depois diz no versículo 14 diz assim acima de tudo isto porém esteja o amor que é o vínculo da perfeição acima de tudo por o amor o amor Deus é amor Deus é bondade Deus é bondade Deus nos ama e isto por causa disso devemos estar gratos gratos, diz assim acima de tudo por esteja o amor que é o vínculo da perfeição seja a paz de Cristo, a árbitro em vosso coração a qual também fostes chamados em um só corpo e seda é graticidos seja gratos demonstrem gratitude seja graticidos e tudo que fizeres seja em palavra, seja a ação fazeio em nome de Senhor Jesus Cristo dando por ele graças a Deus dando graças a Deus sempre Cristo irmãos uma atitude uma atitude de gratitude demonstra uma atitude do coração e da mente que é de Deus uma atitude de amor uma atitude de gratitude uma atitude de bondade que é de Deus ao fim de contas demonstra o coração e a mente de Deus que é a mesma mentalidade a mesma mente.
Por isso é que diz buscar as coisas lá do alto que é basicamente o amor e ação de graças dando graças a Deus Pai que nos deu o Seu Filho e tudo vem por ele. Cristo irmãos quando nós dizemos obrigado Deus dizemos obrigado quando demonstramos gratitude nós estamos a copiar a Deus nós estamos a ser como Deus é por outro lado quando não dizemos obrigado quando as pessoas nos dão as coisas e não sabemos dizer obrigado ou esquecemos de dizer obrigado demonstra gratitude de desprezo uma atitude de rejeitar a Deus Cristo irmãos nós devemos ser como Ele nós devemos ter a mente nas coisas lá do alto por isso o oposto de gratitude é desprezo é demonstrar um desprezo para que os outros pessoas nos dão ou fazem por nós não é ver a graça do que eles fizeram por nós não é reconhecer essa graça leiam comigo se faz favor em Hebreus 12 Hebreus 12 Hebreus 12 versículo 15 e 16 diz assim Hebreus 12 versículo 15 e 16 entretanto atentando diligentemente para que ninguém seja faltoso se perante-se da graça de Deus se perante-se da graça da bondade de Deus para conosco nem haja alguma raiz da margura margura se a pessoa está grata não tem a margura que brotando-vos por turbo por meio dela muitos sejam contaminados nem haja algum impuro ou profano como foi Isaú o qual por um repasto vendeu o seu direito de prima-genitura o Isaú desprezou a sua prima-genitura desprezou não demonstrou gratitude por ser o primeiro filho desprezou esse direito de prima-genitura e por isso foi profano ou impuro vem que uma atitude de gratitude é diretamente ligada a ser puro a ser puro queridos irmãos nós devemos reconhecer o que Deus fez por nós e não termos vergonha dele vejam comigo se faz favor em Romanos 1 Romanos 1 vejam no versículo 18 a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e preversão dos homens que datem a verdade pela injustiça datem a verdade escondem a verdade, não amam a verdade por causa da injustiça por quanto diz assim por que?
ora, se olharem um bocadinho antes diz assim pois não amam a vergonha do Evangelho no versículo 16 porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro de judeu e também do grego e ele não tinha vergonha do Evangelho vocês têm vergonha do Evangelho e por isso é que ele diz a ira de Deus se revela contra toda a impiedade e preversão dos homens que datem a verdade por que?
porque não querem saber a verdade e depois continua no versículo 19 portanto o que Deus se pode conhecer é manifesto entre eles porque Deus lhes manifestou Cris irmãos, em saúl, desprezou a verdade desprezou a prima genitura nós, Cris irmãos não devemos desprezar a verdade a vergonha da verdade porque diz assim o versículo 20 os atributos invisíveis de Deus assim como os eterno poder, como também o seu próprio divindade claramente se reconhecem desde o princípio do mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas tais homens são por isso indesculpáveis não tem desculpas Cris irmãos nós não queremos ser entre esses não queremos ser entre esses portanto ou por quanto, versículo 21 tendo conhecimento de Deus não o glorificaram não lhe deram glória não o reconeceram não deram o reconecimento a Ele o que Ele fez não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças nem deram graças a Deus não demonstraram gratitude Cris irmãos, nós sabemos que Deus ter essas coisas, não devemos ter vergonha, mas reconhecer que Ele é e dar graças, dar o louvor como lemos no primeiro mandamento da lei Deus é porque Ele nos libertou da escravidão, do pecado devemos de reconhecer que Ele é o Senhor não devemos ter outros Deuses e dar graças a Ele e dar louvor a Ele e dar orra a Ele mas eles não glorificaram como Deus como diz aqui no versículo 21 de Romanos 1, nem lhe deram graças antes de tornaram nulos em seus próprios raciocínios obscurocendo-lhes o coração insensato Deus revelou a eles próprios e eles não aceitaram isso Deus revela a nós e por isso devemos ter grato, ser gratos por causa disso.
Quando nós somos gratos desprezamos a Deus e quando desprezamos a Deus não glorificamos e não damos graças a Ele e essas pessoas porque não amaram a verdade foram enganadas foram enganadas, como diz assim tornaram-se nulos em seus próprios raciocínios obscurocendo-lhes o coração insensato ficaram enganadas quando não amamos a verdade estamos enganar a nós próprios por isso, queris irmãos nunca se esqueçam do que devemos estar gratos Olhem como a gratitude é importante a Deus vejam comigo aqui três salmos brevemente.
Primeiro, salmo 50 salmo 50 salmo 50 salmo 50 versículo 7 salmo 50 versículo 7, diz assim escuta ao povo meu e ao israel ao israel eu te estimularei contra ti eu sou Deus, o teu Deus e depois diz assim no versículo 12 se eu tivesse fome, não te diria pois o mundo é meu e quando nele se contém a casa como eu, o carne de toros ou bebo o sangue de cabritos versículo 14 de salmo 50 oferece a Deus sacrifício de ações de graças e compre os teus votos para com o altíssimo oferece a Deus sacrifício de ações de graças e de obedecer a Deus e por isso, queridos irmãos dizem obrigado é como se fosse um sacrifício que estejamos a fazer a Deus que é um sacrifício de bom aroma agradável a Deus e devemos de oferecer a Deus graças e cumprir as nossas promessas nossa promessa é ao batismo que fizemos uma promessa que vamos obedecer a Deus e por isso queridos irmãos essas são as promessas que fizemos é muito importante que nós nos mantenhamos no caminho certo e dar a Deus sacrifício de ações de graças vejam também no salmo sem vamos ler, em segundo lugar, um outro salmo um segundo salmo que quero ler para vocês que é o salmo sem diz assim pelo Reg Wy ao Senhor todos as terras servi ao Senhor com alegria apresentá-vos diante Ele com cântico porque?
Porque estamos gratos e que vamos agradecer e que contamos e alegres porque estamos gratos a dar graças a Ele Saber que o Senhor é Deus?
Foi Ele quem nos fez e Dê-lo Somos Somos o Seu povo e Rebanho do Seu pastoreio enterar pelas portas Entra pelas portas, onde está dando graças, como atitude, coração e mental de gratitude. E nos seus atores, com ínos de louvor, vê-se uma vez mais, louvor, honra, glorificação é ligado a dar ação de graças. Rende-lhes graças e ben-disei o nome, porque o Senhor é bom, assumes recorde dura para sempre e geração em geração a Sua fililidade. E o terceiro salmo que eu quero que vocês vejam aqui é salmo 107, salmo 107, versículo 21 e 22, que diz assim, rendam graças ao Senhor, por Sua bondade e por Suas maravilhas. Para com os filhos dos homens, ofereçam sacrifícios de ações de graça e procuram-em com júbilo as Suas obras. Cris irmãos, vemos que é extremamente importante a Deus nos darmos ações de graça. Não é só um dia, não é só um dia de guardarmos um dia? Não, mas é de lembrarmos constantemente diariamente de que precisamos ter esta atitude, gratitude de dia a dia, pois é um aroma agradável a Deus. Vejam comigo que se faz favor em Levíticos 22, 29. Quando oferecer sacrifícios de lavores ao Senhor, sacrificareis da Vossa vontade. Como diz na Almeida Revista e Corrigida, e na Almeida Corrigida e Fial. Quando oferecer sacrifícios de lavores ao Senhor, sacrificareis da Vossa vontade. Quando vocês oferecem sacrifícios ao Senhor, sacrifícios de lavores, sacrifícios da ação de graça façam isso de livre vontade. Não é que uma pessoa diz que você tem que fazer? Você quer fazer. Façam isso de livre vontade. Porque demonstra, demonstra uma atitude mental e do coração, que é agradável a Deus. Cristo irmãos, nós hoje vimos quatro áreas para estarmos gratos e demonstrar essa gratitude de quatro maneiras nessas quatro áreas. Primeiro, dissemos que estamos gratos da escravidão do pecado, pelo dom gratis do sangue de Jesus Cristo, da vida de Cristo. E por isso falámos acerca de que vocês precisam de estudar, acerca de Jesus Cristo, quem Ele é, a verdadeira história e por Deus primeiro na Vossa vida. Depois vimos como uma segunda área para estarmos gratos, é para apreciarmos o descanso desta escravidão que temos, o descanso do sábado, prepararmos de trabalhar e podermos descansar. E vimos também que temos um estudo bíblico neste assunto, aprovar a vocês como sábado é o dia de Deus. Para nós descansarmos e vimos também o sábado, a ponta como uma sombra para o sábado milenial, que é a Vindoro, e para o sábado eterno, que é o reino de Deus Vindoro também. E, queridos irmãos, depois vimos que, por causa disso, para demonstrar respeito a isso, precisamos de guardar o sábado, demonstrando esse respeito e essa gratitude, a esse descanso que recebemos. Em terceiro lugar, vimos a importância da família, e por isso que é importante a nós purificarmos e vivermos uma vida limpa. Nós também temos um estudo acerca do casamento e da família, que recomenda que vocês baixam o leão e estudam. Também um estudo muito compreensivo, há cerca de vários assuntos, de como viver do namoro e o casamento e da família, e como ter um casamento feliz. Recomendamos a vocês estudar isso e comparar isso da Bíblia.
E para demonstrar a nossa gratitude a isso, nós vimos que é importante demonstrar na nossa vida que somos puros. E em quarto lugar demonstramos que precisemos de ter uma gratitude pela grande chamada de Deus. A grande chamada. Por quê? Porque somos chamados para sermos filhos e filhas de Deus. E isso é o nosso destino. E nós, uma vez mais, temos um estudo bíblico que acerca de qual é o seu destino para vermos esta grande chamada de Deus e de sermos filhas e filhas de Deus no reino de Deus. É uma grande chamada que temos para nós e que devemos estar gratos. E para demonstrar essa gratitude, pôndo em prática a mente de Cristo na nossa vida. Vimos esses quatro pontos. Ora, queridos irmãos, há muitas outras áreas em que você precisa de mediditar na sua própria vida e considerar e dar graças a Deus de dia a dia. Vejam comigo como Paulo descreve esta importante, ou este ponto importante, em Hebreus capítulo 13, versículo 15. Hebreus 13, versículo 15, ele diz assim, Por meio de Jesus, pois, oferçamos a Deus sempre sacrifício de louvores. Por meio de Jesus, pois, oferçamos a Deus a Pai sempre sacrifício de louvores. Sacrifício de gratitude, que é o fruto de lábios que confessam o Seu nome. Isto é que demonstram a nossa gratitude pelo que Ele faz por nós e fez por nós. Queris irmãos, precisamos de ter sempre uma atitude de gratitude, pois isto é uma atitude de Deus, de amor e de bondade.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).