This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O que é que está acontecendo? O que é que está acontecendo? O que é que está acontecendo? Bom, debo tardes, meus irmãos. Aqui é Jorge Campos. A marca da besta é uma chip que você possa ser posto na vossa mão. Ou a marca da besta é um sistema de biométrica do governo? Ou o que é a marca da besta? Quer dizer, irmãos, hoje queremos falar acerca do que é a imagem, a marca e o número da besta. Ao mesmo tempo, queremos falar, então, o que é o Celo de Deus. Para começar, então, vamos ver em Daniel 7. Daniel 7, que é para-relo, no seu significado, a Daniel 2. Mas vamos ver em Daniel 7. Fala, inicialmente, acerca destas 4 bestas de Daniel 7, que, quando contamos as 4 bestas, vemos que, ao fim de contas, são 7 cabeças. Vejam aqui, por exemplo. No primeiro ano da Belsazar, capítulo 7, versículo 1, rei da Babilônia teve Daniel um sonho e visões antes seus olhos, quando estava no seu leito. Escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas. Faleu Daniel e disse, eu estava olhando durante a minha visão da noite, e é isso que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande.
Quatro animais grandes, diferentes, uns dos outros, subiam do mar. Veja aqui, o mar é esta espesta a sair do mar.
Versículo 4.
O primeiro animal era como um leão e tinha asas da águia. O primeiro animal tem uma cabeça e vocês podem estudar isto, várias pessoas confirmam, comparando isto com o Daniel 2, que representa nada mais que a Babilônia. Depois, um bocadinho mais adiante, no versículo 5, diz, continuei olhando e és aqui o segundo animal. Então, aqui temos uma segunda cabeça e és aqui o segundo animal semelhante a um urso, o qual se levantou sobre um dos seus lados. E vocês podem ler, historicamente, isto representa o sistema de médio-médopérsia. Depois, continuando a ler, no versículo 6, depois disto, continuei olhando e és aqui outro semelhante a um leopardo.
E, nas costas quatro asas da ave, tinha também este animal quatro cabeças. Isto representa as quatro cabeças do reino grego-macedónio e, por isso, estas quatro cabeças, mas as outras duas que foram do leão e do urso, fazem um total de seis cabeças.
Depois, um bocadinho mais adiante, diz assim, no versículo 7, depois disto, eu continuava olhando nas divisões da noite e és aqui o quarto animal terrível, espantoso, sobre o modo forte. E este, então, era a sétima cabeça. Por isso, veis aqui, simbólico, das sete cabeças e, depois, diz que este tinha dez chifres. E aqui, ve-se, por exemplo, que, a vez sabemos que este é o representante, esta sétima cabeça, este quarto animal, que diz assim, terrível, espantoso e sobre o modo forte, que representa o Império Romano. E, por isso, ve-se aqui uma sequência de acontecimentos. Uma sequência de acontecimentos que é importante entendermos que são o governo dos reios gentios, começando com a Babilônia e depois na Pérsia, Madopérsia, depois vem o Grego, o Grego-Macedónio e, finalmente, o Império Romano, que teve várias ressurreições. Mas vejam agora, então, a falar aqui desta pesta na Apocalipse capítulo 13. Apocalipse capítulo 13, vamos ler e começar a ler no versículo 1. Apocalipse capítulo 13, versículo 1. Vimos ir do mar, uma vez mais aqui do mar, esta besta, que tinha 10 chifres e 7 cabeças, que é representante aqui de Daniel, estas 7 cabeças e com seus 10 chifres.
E ver sobre os chifres 10 de Ademas e sobre os cabeças nomes de blasfémia. Por isso, ve-se aqui esta que sai do mar, representando o mar, que representa as nações, e olharem brevemente a apocalipse 7, versículo 5.
Apocalipse 7, versículo 15, disse, falou-me ainda, as águas que visto, onde a maratriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas. E por isso, esta besta saindo das águas, sai dos povos, sai das nações, de um tumulto de zangas e de demonstrações e desatisfações do povo, aparece estes líderes nas nações. E ve-se também aqui que, na apocalipse 13, versículo 3, então vi uma de suas cabeças como golpeada de morte. Mas essa ferida mortal foi curada. E não sabemos que desses cabeças, representando aqui, que foi o brilho que aconteceu que o Império Romano caiu, foi a queda do Império Romano em um ano de cerca de 476 da Era Corrente, e depois foi o sessitado, através da restoração imperial, pelo Justínio em 554, depois de passar ao período de transição, em que três governos foram conquistados, que se vê no ponto de história. E há mais detalhes, há cerca da besta, tem outro sermão que cobra esse assunto, em maiores detalhes. Mas, depois, ve-se aqui, continuando, diz assim, foi-lhe dado uma boca que preferia arrogâncias, híbulas fêmeas e autoridade para agir 42 anos. E, por isso, depois desta ferida mortal, depois de ter sido curada, que foi pelo Justínio em 554, essa cura durou 42 meses, que representa 1.260 dias e um dia por ano, que representa 1.260 anos e, por isso, de 554, do ano 554, mais 1.260 anos, chega a 1.814, quando foi a queda de Napoleão, foi durante esse período da restauração do Império Romano, que teve esta influência e autoridade. Isso também está claro, Cris Irmãos, também pode e certamente terá um certificado duplo, porque ao tempo do fim será também por um período de 42 meses, ou diz-me assim, 3 anos e meio, em que vai haver esta grande crise do tempo do fim. Mas continuando, então, um bocadinho mais adiante aqui, vi-se, no versículo 6, e abriu a boca em blasfémias contra Deus para difamar o nome e difamar o tabranáculo e saber, a saber, os que habitam no céu. Está difamar a Deus e Jesus Cristo, estava difamar o poder daqueles que estão no céu. E continuando, então, a ler no versículo 7, foi-lhe dado também que plejasse contra os santos e os venceves. Por isso, houve dificuldades com os santos e sim, se vocês forem estudar durante o período de justiniano até ao fim do Napoleão, durante esse período de 1.260 anos, houve grandes ataques contra os verdadeiros cristãos.
E depois, continuando, então, a ler no versículo 7, Deus se lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação. E este governo teve autoridade sobre várias nações do mundo. No versículo 8, e a Duraloaão, todos os que habitam sobre a terra, e o mundo seguiu este Império Romano, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo. E se alguém tem ouvido zoisa, se alguém leva para que ativeiro vá, se alguém matar a espada, necessário é que seja morto a espada, aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.
Por isso vemos aqui que precisamos de perseverar até o fim e que houve uma perceição do cristianismo durante esse período da idade, entre 500 das eras, de 554 até 1814, mas também vai haver um paralelo a acontecer por 3 anos e meio, durante o período futuro, que vai ser um período muito mau. Continuando a ler depois, no versículo 11, está aqui agora a falar de outra besta, uma besta que vai emergir da terra. Esta é uma besta de uma organização religiosa que já existe, que suía dois xifres, que tem assim, um templo e uma ordem eclosistial, aparecendo cordeiro, isto é, imitando como se fosse cristã, como se fosse Cristo, mas falava como um dragão. Isto é, com o poder satanás. E continuando assim, exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Tem a autoridade da primeira besta, do governo, do esse império romano. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta. Adoravam os empredores, e esses cujo frio amortal foram a curada.
Também, agora, opera grandes sinais. De maneira que até fogo do céu faz-se ser a terra de ando dos homens. E vê-se que, ao tempo do fim, isto vai acontecer. Grandes sinais e milagres vão acontecer, como leem, por exemplo, em segundo Trilú de San Lúnii Censos, capítulo 2, versículo 9 e 10. Vejemos aí brevemente, enquanto estamos aqui, vamos ler aí brevemente. Mantenha o dedo aí em Apocalipse, porque vamos voltar a Apocalipse. Mas, segundo San Lúnii Censos capítulo 2, versículo 9 e 10. Ora, o pareceramento do inícuo, isto é este mistério da iniquidade, este o inícuo, este falso profeta, que é considerar ao tempo do fim. É segundo a eficácia de Satanás, contou do poder e sinais e prodígios da mentira, e contou-lo em grande injustiça, aos que parecem, porque não acolheram o amor da verdade.
Para serem salvos, precisamos irmãos de acolher o amor da verdade. Estamos aqui a falar da verdade, estamos a falar do ensino, e a pergunta é, vamos acolher o amor da verdade? E hoje vamos ver uma verdade acerca desta marca da besta, e vamos identificá-la muito claramente. E, por isso, vamos amar a verdade ou vamos o rejeitalar?
Continuando, então, na Apocalypse, capítulo 13. Acabamos de ler o reciclo 13. 13, 13. Agora continuamos no reciclo 14. Seduz-os que habitam sobre a terra, por causa dos sinais que lhe foi dado a discutar durante a Besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à Besta, aquela que ferir a espada sobreviveu.
Então, qual é esta imagem à Besta? É o sistema papal que é mudulado à cerca do Império Romano.
Num livro escrito pelo Sr. Will Durant, que se chama, intitulado, História da Salvação. Ele tem cerca de 11 volumes nesse compêndio, História da Civilização. Ele diz que este sistema religioso tornou-se uma igreja triunfante, porque herdou os padrões de organização e de maneira de fazer as coisas romanas. Principalmente a organização romana, uma maneira de organizar o governo com os vários bispos, controlando o povo nas várias nações, seguindo o exemplo do governo romano. Então, essa era a imagem da Besta, continuando depois e foi-lhe dado comunicar fólogo à imagem da Besta. Para que não só a imagem falasse, como também como ainda fizesse morrer tantos quanto não adorassem a imagem da Besta, tinham que adorar este sistema religioso, ou não seriam matados.
Versículo 16. A todos os pequenos e os grandes e os ricos e os pobres, os livres e os cravos, faz-lhe-se a dado certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender. Senão aquele que tenha marca o nome da Besta ou o número do seu nome.
Aqui está a sabedoria. Aquilo que tem entendimento, calcula o número da Besta, pois é o número do homem. Mas esse número é 666. Então vamos começar primeiro acerca da marca e depois vamos falar acerca do número. Mas isto é um ponto importante. Vejam aqui alguns versículos onde isto é mencionado, brevemente, rapidamente, Apocalypse XIV, versículo 9. Desde aqui, desde assim, se alguém adora a Besta e a sua mágia e receba sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse bebrado vindo da cólera de Deus. Uma coisa que é muito perigosa, que não devemos ter. E depois diz aqui no versículo 12, capítulo 14 da Apocalypse, aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Que dizem irmãos, aqui é um ponto que vamos ver daqui a pouco, que é relacionado com a marca, que é esta a perseverança dos santos, aqueles que guardam os mandamentos de Deus. Vamos ver mais isso daqui a pouco. Capítulo 15, versículo 2, via como com o mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número de seu nome, se achavam em pé, no mar de vidro, tendo harpas de Deus. Aqui vê-se um outro ponto importante, termos, não termos, esta marca da besta, para nos podermos estar em pé. Vejam no capítulo 16, versículo 2, diz assim, saiu pois o primeiro anjo, e deramou sua taça pela terra, e aos homens, portadores da marca da besta e adoradores da sua imagem, sobrevivieram ússas, malignas e premonciosas. Esse aqui, que não é uma coisa que queremos ter, esta marca, e vejo também aqui, na Apocalipse 19, versículo 20 a 21, diz assim, 19. Mas a besta foi presinada, e com ela a falsa profeta, que, com os sinais feitos diandela, se deduziu aqueles que receberam a marca da besta, e eram os adoradores da sua imagem. Esse aqui, que vai haver uma completa destruição deste sistema. Vejam também Apocalipse 20, versículo 4, diz assim, vitaminos tronos, e neles sentados, aqueles quais foi dada a autoridade a julgar, e este eram as pessoas, as almas dos decapitados, por causa dos tumores us, bem como por causa da palavra Deus, tantos quantos não adoraram a besta. Nem tão pouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão, e viveram a renar a um concristo durante mil anos, esses que vão renar no milênio, aqui na terra, por mil anos. E sim, depois disso, depois do juízo, a eternamento também. Mas, esses são os que não adoraram a besta, nem tão pouco a sua imagem, e não receberam a marca. E por isso é um ponto importante acerca desta marca. Veis, vigemos agora outro ponto aqui, que é em Apocalipse, capítulo 18, versículo 4. Veis aqui, Apocalipse 18, versículo 4.
Houve outra voz do céu dizendo, Retirá-vos dela, povo meu, para não ser cúmplices em seus pecados e para não participar-os dos seus flagelos. Retirá-vos dela. Isto quer dizer que alguns nós éramos deste sistema, estávamos neste sistema, entendíamos, fazíamos as coisas de acordo com este sistema. Mas diz, retirá-vos dela, arrependem-se, mudem. Tem que haver um arrependimento, temos que deixar essa maneira.
E por isso vemos esta instrução, este aviso, muitas vezes, várias vezes. E vigemos também, na Apocalipse 13, que acabamos de ler há pouco, no versículo 18, que diz assim.
13 versículos 18, que diz assim, aqui está a sabedoria. Aqui está a sabedoria, um ponto de sabedoria. De saber quem é a marca e de saber identificar o número que é da besta, pois um número de homem. Por isso é importante entendermos isso. Então, é simplesmente uma sociedade em que não há dinheiro. É tudo a funcionar com moedas e eletrônicas, sejam elas o bitcoin ou seja o que for. É isso a marca da besta?
Sim, uma sociedade de sangueiro dá um controle maior a outras pessoas. Porque podem, se tiverem os códigos de acesse, e muitas pessoas hoje, têm capacidade de fazer códigos de acesso, espionagem e etc. Podem identificar e controlar pessoas. Sim. E por isso então torna-se um sistema de vigilância eletrônica.
E sim, isso pode ser um perigo. Porque como pessoas, quando fazem esta vigilância eletrônica, podem identificar, podem marcar. Olha, isto é uma pessoa de observar, ou uma pessoa problemática. E podem então marcar estas pessoas. Mas é esse o que a Biblioteca está a referir aqui acerca da marca da besta? É a marca da besta um chip, uma microchip? Não, Cris Irmãos. Não. Sim, a microchip pode ser uma parte da maneira que vão controlar as pessoas. Pode ser parte da maneira de fazer esta vigilância eletrônica. Mas, Cris Irmãos, hoje em dia podem fazer vigilância eletrônica com seu telé móvel. Podem fazer vigilância eletrônica, porque com o telé móvel podem ver onde você está, podem ver exatamente onde você foi, onde você não foi, e muitas outras coisas desse género. Hoje em dia, com seu cartão de crédito, podem saber onde você está a mover dinheiro, a mover dinheiro. Cris Irmãos, então, o que é a marca da besta? Então, vamos ler aqui alguns pontos na Bíblia acerca do Sinal de Deus. Vigemos primeiro, em Exodus 13. Começar no versículo 7. Diz assim, sete dias se comorão pães asmos. Está aqui a falar dos dias santos de Deus, dos dias de pães asmos, especificamente por sete dias que devemos comer pães asmos. E o levadado não se encontrará contigo, nem ainda a feramento será encontrado em todo o teu território. Naquele mesmo dia, contarás o teu filho, contarás a teu filho dizendo, é isto pelo que o Senhor me fez quando saí do Egito, e será como sinal. O onde? Na tua mão e por memorial entre os teus olhos.
Então, a ver aqui, é um sinal, o pão sem fermento, durante este período dos pães asmos. É um sinal na sua mão e entre os teus olhos. Agora, está claro, não está a dizer que vou pôr aqui uma coisa, é pôr um bocadinho de pão sem fermento aqui na minha mão, na mão direita, ou pôr aqui, no meio dos olhos, não, mas esta ação é um sinal. Vigemos um pouquinho mais adiante. No versículo 12, apartarás para o Senhor, vou começar a ler no versículo 11, quando o Senhor Teu ver introduzido na terra dos cananeus, como Teu dirou a Tia, Teus pais, quando Teu ver dado, apartarás para o Senhor todo o que abrir a madre e todo o primogênito. Assim como sabem depois, os levíticos foram redimidos como primogênitos. Vocês podiam redimir o primogênito, era parte de redimir pelos levítas, mas todo o que abrir a mar e todo o primogênito dos animais que tivésse, os machos serão do Senhor. Então, vamos pôr assim na nossa mão o primogênito. Depois diz aqui, no versículo 14, e quando Teu filho amanhã, Te perguntar que é isto, respondrás-te, o Senhor com a mão forte nos tirou da casa da servidão, pois se se deu que endurecê-nos, fará ópera não nos deixar sair, o Senhor matou a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito homem até o primogênitos animais. Por isso, eu sacrifico ao Senhor todos os machos que abrem a Madra. Eu ofereço ao Senhor, porém a todo primogênito dos meus filhos, eu resgato, for resgatado pelos levitas. E isto, versículo 16, será como sinal na tua mão, e por frontais entre os teus olhos. Então, ve-se que isto é um sinal. Então, o que é que vemos aqui as mãos? As mãos que representam o quê? O que fazemos? Os paisazmos? O que fazemos? Dar este primogênito? Entre os olhos, que é a fonte das ações, que é os pensamentos, que é a fonte das ações. E por isso, este sinal na tua mão e entre os teus olhos, não é nada mais do que a maneira que você vive de acordo com as leis de Deus.
E por isso, observar os festivais de Deus. Observar as leis de Deus. Era parte deste sinal. Vejam aqui um deutronómio capítulo 6. Deutronómio capítulo 6, versículo 6 a 8. Deutronómio 6, versículo 6 a 8.
Diz assim, estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. E tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho e a odeitar-te e a levantar-te. Aqui dá o ponto importante, queres irmãos, a responsabilidade de educar os filhos e dos pais.
Sim, a igreja tem uma responsabilidade de ajudar a vocês, a educar os filhos, mas a responsabilidade educar os filhos é dos pais. Não é da igreja.
E por isso, estas palavras que eu ordeno estarão no teu coração e vais praticá-las. E por isso, quando vocês praticas, como explicámos em Exodus 13, isto se torna como um sinal na tua mão, e que serão como frontal entre os olhos. Porque vocês estão a fazer isto, porque vocês estão a pensar nisto. É como se fosse que tenha isto atado às mãos como sinal e frontal. Sim, é verdade que, vários séculos depois, os judeus tomaram isto literalmente e começaram, por exemplo, até no tempo na era de Cristo, ter estas... atar estas coisas nas mãos e ter estas coisas na cabeça. Mas, queridos irmãos, a intenção de Deus era para praticarem as leis e os princípios de Deus e viverem, dessa maneira, como lemos em Exodus, porque não podiam pôr os pães asmos nas mãos, não podiam pôr os primos gênitos nas mãos. Era simplesmente um ponto de prática, da maneira de como vivem, guardando e observando e obtecendo a Deus. Vejam também o Deutronómio capítulo 11. Deutronómio capítulo 11, versículo 13 a 16.
Diz assim, se, se, de ligavelmente, obtecer as meus mandamentos, de hoje vos ordeno, de amar o Senhor vos Deus e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Isso aqui é um importante! Obtecer a Deus do coração e da alma. Darei as chuvas da vossa terra, as seus tempas primeiras e as últimas para acregulhar-se o vosso real, o vosso vinho, o vossa azeite. Darei erva no vosso campo, aos vossos gados e comurei-se e vos ferteis. Guarda-vos, não suceda que o vossa coração se engane e vos desviais e serveis a outros Deuses e vos prostreis, prostreis para antes, eles.
Esse aqui é o ponto importante. E continuando no versículo 18. Ponte depois essas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma. Ataias por sinal na vossa mão para que estejam por frontal entre os olhos. Isto é, façam isto parte da vossa vida, das vossas ações, da vossa maneira de pensar. Ponham isto no que vocês fazem, a obtecer a Deus, na maneira que pensam. Tenham a obtecer a Deus. Ensinai aos vossos filhos, flandelas assentados em vossa casa, andando pelo caminho, deitando-vos e levantando-vos.
Escrevei isto na vossa casa e nos vossos portas. Ponham isto na vossa vida completamente. Isto é o ponto importante. Pra praticar isto, vejam aqui, continuando a ler aqui. Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na Terra, que o Senhor sobre o juramento prometeu dar a vossa paz, e sejam tão numerosos os dias do céu acima da Terra. Porque se diligentemente guardares todos estes mandamentos que vos ordenam para os guardares, amando o Senhor vosso Deus, andando em todos os caminhos, e a Ele vos achegares.
O Senhor, então, fará todas estas coisas. O ponto importante, que dizem irmãos, como vemos, é que precisamos de ter um coração para obedecer às leis de Deus. E ao fim de contes, esta é a nova aliança. Vejam comigo em Jeremias, capítulo 31. Jeremias, capítulo 31. Versículo 33. E, queres irmãos, Jeremias 31, versículo 33, diz assim. Porque esta é a aliança que filmarei com a Casa de Jorreal, depois daqueles dias, diz o Senhor, na mente, les imprimarei as minhas leis. Na mente! E também no coração, les inscriverei.
Eu serei-se a Deus, e os serão meu povo. Isto é que é importante, queres irmãos, esta é repetida em Hebreus, capítulo 8, versículo 10, e capítulo 10, versículo 16. Esta é a nova aliança, a lei nas nossas mentes, nas nossas corações. Obdiência a Deus, ou desobdiência? A isto é o sinal. Ou somos de Deus, ou não? Por isso, obdiência a Deus nos identifica como o povo de Deus. Isto é o sinal de Deus. Vejam, por exemplo, que em Tiago, capítulo 4, Tiago, capítulo 4, versículo 8, chegava-vos a Deus, e Ele se chegarava aos outros, purificar as mãos, ver-se aqui a mão, purificar as mãos, porque os dores e vós deções de ânimos dobre, limpa o coração.
O coração, a maneira de pensar, a maneira de ver as coisas, limpar isto. Vocês que são dobres da ânimo, que têm uma mente dupla, que dizem, olha, faço, não faço, faço, não faço, faço, não faço. Queres irmãos, o sinal do povo de Deus, é obtecer às leis de Deus, ao sábado, aos dias santos, como leemos, por exemplo, a sério dos dias dispensásmios, isto é uma obdiência de uma maneira geral a Deus.
Então, é errado ter um cartão de crédito, é errado ter um documento do governo biométrico de identificação? Não. No entanto, se isso, se fosse uma coisa que você vai voluntariamente submeter o seu completo controle a outra pessoa, então isso seria errado, sim, porque você não. Não, não é isso que deve fazer. E por isso que, os irmãos, vejemos que vamos ver que o sinal de Deus são, é um caso de obdiência, a Deus. Vejam, por exemplo, outros exemplos, em Apocalipse capítulo 7. Apocalipse capítulo 7. Versículo 2 e 3 diz assim, e viu outro anjo que subia do nascendo sol, tendo o céu do Deus vivo, e clamou, em grande voz, aos quatro anjos, aqueles os quais foram dados fazer dano à Terra e ao mar, dizendo, não danifiqueis nem a Terra, nem o mar, nem as árvores, até que selarmos na fronte os servos do nosso Deus.
Selar na fronte. Vejam, por exemplo, em Apocalipse capítulo 9, versículo 4, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da Terra, nem qualquer coisa verde, nem à árvore alguma, então somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte. Então, vê-se que há um selo de Deus sobre a fronte, e, por outro lado, há uma marca da besta sobre a fronte.
Qual delas é que é? Ora, vimos que o selo de Deus, o sinal de Deus, é a obdiência às leis de Deus, aos mandamentos de Deus. Vejam, por exemplo, Apocalipse 14, versículo 1. Olhar e eix o cordeiro em pé sobre a mão de Siam, e com ele, 144.000, tendo na fronte escrito o seu nome, o nome do cordeiro e o nome da seu pai.
Temos na fronte o nome do cordeiro e do pai. E, então, dizem sim.
Mas, tem este sobre ele, tendo na fronte escrito o seu nome, e o nome do seu pai. E, vejam-se aqui, por exemplo, então, são selados e têm o nome. Vimos, em Apocalipse 7, Apocalipse 9, que são selados, e vemos aqui, na Apocalipse 14, que tem o nome na cabeça.
Então, o que você não quer ser identificado? Com o que você não quer ser identificado? Apocalipse 13, veja, versículo 1, diz assim. Vimos vir a uma besta, que tinha 10 chifres e 7 cabeças sobre os chifres, 10 dedemas e sobre as cabeças, nomes de blasfémia. Tinha estes nomes na cabeça. Ora, o que nós queremos ter na cabeça é o nome do cordeiro, o nome do pai.
E, pois, veja aqui esta grande matriz, em capítulo 7. Apocalipse 7 está a falar aqui da grande matriz, que se acha sentada sobre muitas águas. E já falamos o que é as águas, da grande matriz. No versículo 5, diz assim, na sua fronte, na sua fronte, na sua fronte, na sua cabeça, na sua fronte, acha escrito o nome, o mistério, Babilônia, a grande amém das geometrizes e das abuminações da Terra. Este mistério. Babilônia, o mistério da Babilônia. Quer dizer, irmãos, esta grande matriz, tem isso escrito na sua cabeça. Vejam Apocalipse 20, versículo 4. Vi também tronos e nestes sentados, aqueles quais foi dado autoridade a julgar. E vindo às almas dos capitais por causa dos tumores usos, bem como por causa da palavra Deus, tantos quantos não adoraram a besta nem tão pouco a sua imagem e não receberam a mar de Deus. Isto é o que nós não queremos ter. Não queremos ter. Por que? Porque esta marca identifica o que você é, tal como o célulo de Deus, ou o sinal de Deus, identifica o que você é. O sinal de Deus identifica o ensinal de Deus, o sinal de Deus, o sinal de Deus. O sinal de Deus identifica o que você é. O sinal de Deus identifica o ensinal de Deus, identifica que você é obdiente a Deus. Ao sábado, aos dias santos, aos mandamentos de Deus, aos leis de Deus.
Por outro lado, a marca da besta identifica que você não é obdiente a Deus. Vejam também aqui o que nós precisamos de receber. Vejamos aqui, em Apocalipse 22,4. Apocalipse 22,4. Diz assim, Contaplarão a sua face e na sua front está o nome dele. Está aqui a falar. Aqueles com que estão a servir no mundo, no novo céu e na nova terra. Diz, Comparão a sua face e na sua front está o nome dele. Vê-se, é este, este nome que precisamos ter na cabeça, entre os nossos olhos. Vejam, por exemplo, outro exemplo aqui, de recebermos este sinal, este selo. Vejam aqui em Romanos 4. Romanos 4. Romanos 4. Este talvez seja um ponto que tenham lido e nunca tenham reparado. Mas Romanos 4, versículo 11 a 12, diz assim, E recebeu o sinal da circuncisão, como selo da justiça, da fé, que teve, afeteve, quando ainda em circunciso. Tinta aqui a falar acerca da braão, que recebeu o sinal da circuncisão, como selo da justiça, da fé que tinha, que teve quando ainda era em circunciso, para vir a ser o pai de todos creen, a ser os circuncindados, a vir naqueles que fossem imputadas a justiça. E o pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé, que teve a braão, o nosso pai, antes de ser circuncidado. A ver aqui, a circuncisão é um sinal, a fé! Um selo da justiça e da fé. Vejam que também o Romanos capítulo 2, versículo 25 a 29, o Romanos 2, versículo 25 a 29, porque a circuncisão tem valor se praticar da lei. Sepurem, é estrangeirador da lei. A circuncisão já se tornou incircuncisão. Se você quebra a lei de Deus, é como se não fosse circunciso. Sepões a circunciso observam os perceitos da lei, isto é, os gentios, que são incircuncisos, que não estão circuncisos, estão a observar a lei, não será ela a preventura considerada como circuncisão? Claro! Por estão a guardar os mandamentos de Deus. E se aquele que é incircunciso, por natureza, compra a lei, certamente, ele te jogará a ti, que, não obstante, a letra e a circuncisão, é a transgressor da lei. Se os gentios, não é o que está a dizer, aqueles que são incircuncisos por natureza, estão a obter a lei de Deus, vão te julgar, porque tu, os judeus que são circuncisos, não estão a obter as leis de Deus.
Porque não é judeu, quem o é apenas exteriormente, nem a circuncisão, a que açãomente na carne. Porém, judeu é aquele, que o é interiormente. E a circuncisão é a que é do coração, no espírito, não só na letra, e cujo lavour não procede do homem-es-mas-de-Deus.
Esta obdiência determina se você tem este selo da fé, esta identificação da fé. Vejam, também vocês veem que, atos 5, 32, diz que Deus dá ao espírito aqueles que lhe obedecem.
E, por isso, então, quer ser selado entre os olhos. Vejam aqui, apocalipse capítulo 7, versículo 3. Apocalipse capítulo 7, versículo 3. Dizendo, não danifiqueis nem a terra nem o mar nem as aves, até acelarmos na fronte os servos do nosso Deus.
Este selo, aqui especificamente apocalipse 7, é receber o Espírito Santo de Deus. Sim, o Espírito Santo de Deus é um selo. Vejam aqui, por exemplo, em 2º Corinthians 1. 2º Corinthians 1. 2º Corinthians 1. Perciclo 22. Diz assim, em 2º Corinthians 1, Diz assim, em Cristo e nos ungiu é Deus, confirma com nós quem é Cristo, mas aquele que nos confirma com vos quem é Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos celou e nos deu o Pinhor do Espírito em nosso coração. Nos celou e nos deu o Espírito. Somos celados pelo Espírito. Vejam em Efezes 1, Efezes 1, versículo 13 e 14. Em quem também vos, depois que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também, querido, foste celados com o Santo Espírito da promessa, o qual é o Pinhor da vossa herança até o rosgata de sua propriedade em novor da sua glória. Sim, receber o Espírito Santo é ser celado. Vejam, por exemplo, em Efezes 4, versículo 30. Efezes 4, versículo 30, diz assim. E não entre os seis o Espírito Deus, no qual fostes celados para o dia da redenção. Sim, no qual fostes celados. Mas a pergunta que eu tenho é a seguinte. Apocalipse 7, versículo 3, está a falar do mesmo celo. Vamos ler de novo, apocalipse 7, versículo 3, diz assim. Nãoądarifiqueis nem a terra nem o mar, nem as árvores até celarmos na fronte os servos de Deus. Até selarmos na fronte os servos de nosso Deus. Então, a ver, diz aqui, até que sejam selados, ora se somos servos, temos o Espírito de Santo Deus, já estamos selados. Então, o que é que isso significa? Ora, isto é um paralelo semelhante a Ezekiel capítulo 9. Ezekiel capítulo 9. Ezekiel capítulo 9. Então, eu vi que gritava em alta voz, no versículo 1, dizendo, chegá-vos, vozes que toram da cidade, cada um com sua arma destruída na mão. E acho que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para a norte, e sua arma esmagadora na mão, e entre eles certo homem estidilhinho, com um estoujo de escrevedor à cintura, entraram e se fizeram junto ao altar da bronza. Este aqui, vê-se aqui os seres angélicos, que vão castigar o povo judaico em Jerusalem. E diz sim, a glória de Deus de Israel se levantou do Kerubim sobre o qual estava, indo até a entrada da casa. A glória de Deus que estava no templo, está agora a sair do templo, vai para casa e depois vê-se aí que sai, acaba de sair de Jerusalem, e depois vai montar as oliveres e depois sai do templo e deixa o estado no templo. Mas continuando aqui, ele disse, no versículo 4, passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalem, e marca com um sinal atesta dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. E há outros dias, ao vindo eu, passava pela cidade após ele, e sem que os vossos olhos popem, e sem que vos compadeceis matai, matai a velhos, a moços e as vírgis, as crianças e as mulheres, até exterminá-los, mas todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis. Começai pelo meu santuário. Começa pela Igreja deus, significando hoje em dia, santuário. Querias irmãos, aqui está a falar de um selo daqueles que suspiram e gemem por causa das abominações.
Como é que você se senta acerca das situações que estão a acontecer hoje em dia no mundo? Você está a suspirar e a gemer? Qual é a sua atitude de coração? Você tem amor e compaixão para o que está acontecendo no mundo? Aí ve-se, pessoas que têm amor, uma compaixão, as coisas estão a acontecer.
Ve-se um ponto muito importante aqui também. Mas continuando aqui a ver, que vimos que obter às leis de Deus é um sinal. Mas notem que a religião falsa impõe leis diferentes às pessoas e, por isso, afeta o cristianismo. Vejam aqui em Daniel 7, versículo 8.
Estando a observar os chifres, eis que entre eles saíam outro pequeno, dizendo diante o qual três dos primeiros chifres foram arrancados. E eis que neste chifre havia olhos como os do homem e uma boca que falava com insolência, uma boca que falava com insolência.
Os irmãos, aqui está uma situação deste pequeno chifre que subiu, que este homem, que esta igreja falsa, que este homem do pecado falso profeta, que fala com insolência.
Isto é o cabesta no tempo do fim. Vai fazer. Vejam, por exemplo, também, no versículo 25 do mesmo capítulo. Daniel 7, versículo 25. Proferirá palavras contra o Altíssimo, maguará os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei.
E os santos lhe serão entregues nas mãos por um tempo, dois tempos e metade de tempo, três anos e meio.
Cuidará em mudar os tempos e a lei.
Aqui vê-se um sistema falso, desta mulher que vai montar a besta, que vai cavalgar na besta, e vai, diz aqui, cuidar de mudar os tempos e a lei.
Aqui está a falar de leis que afetam o tempo.
E, por isso, este sistema falso, implementa, vai implementar, ou implementou, mudanças grandes. Nos dias, nos tempos, nos períodos de tempo, que Deus mandou nós observarmos.
Isto é, vai causar e causou grandes mudanças, no que Deus disse ao seu povo para fazer, para fazer com as mãos, marca na mão.
E, por isso, o cristianismo, de uma maneira geral, tem uma observância, uma guarda muito diferente dos tempos, que Deus diz para nós observarmos. Por exemplo, não guardam sábado, guardam domingo, não guardam os Deus-santos de Deus, guardam dias friados pagãos.
E, por isso, a fundação deste sistema de pagão é a duração do sol, e, de baixo, do comando deste estado romano.
Não foi permitido observar ou guardar o sábado.
E vejam como um sábado é um sinal de Deus.
Exodus 31, versículo 13. Exodus 31, versículo 13.
Exodus 31, versículo 13. E depois falará aos filhos de Israel, e lhes dirá certamente, guardarei os meus sábados, pois é sinal entre mim e vos nas nossas generações para que sabéis que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardarei os sábados.
E depois continua a dizer que é dia de repouso, que é dia santo, que é uma aliança. E diga, por exemplo, aqui no versículo 17, entre mim e os filhos de Israel, é sinal para sempre.
Que dizem irmãos, o sábado é o sinal do povo de Deus.
Jesus Cristo nunca mudou o sábado? Jesus Cristo disse que o Senhor, que ele é o Senhor do sábado, diz que o sábado foi feito para o homem. O que aconteceu, como vocês estudarem a história, nos anos de 500 e século de 5... entre século dos anos 529 a 34, houve que foi publicado o Código de Justiniano, o qual reviveu o Império Romano no Ocidente. Em português, foi estabelecido o Império Romano, o que se tornou o Império Romano, o que se tornou o Império Romano, o que se tornou o Império Romano, o que se tornou o Império Romano, o que porque foi estabelecido o que era conhecido como corpus juriscivílis, ou em português, o corpo de direito civil, que é uma obra jurídica fundamental publicada entre os anos 529 a 534. E era corrente. Por ordens do Emperador Byzantino-Justiniano, primeiro, que dentro do seu projeto de unificar e expandir o Império Byzantino, viu que era indispensável Acompanhe que estava a criar uma legislação congruente e que tivesse capacidade de atender às demandas iletírios vivenciados à época. E hoje em dia esse direito civil ainda existe em nações. Justiniano tinha grande interesse pelos questões teológicas. Faltava apenas, na mente dele, unificar a crença e transformar a igreja em um instrumento homogéneo do domínio. E foi o que ele fez. É que eu falei hoje que vai acontecer pela restauração do Império Sagrado Romano. O seu objetivo era unir o oriente coincidente por meio da religião.
E o seu programa político foi sintetizado numa breve fórmula que diz um estado, uma lei, uma igreja. E sim, forçaram. Isto é, promulgaram o cristianismo ortodoxo na lei. Começou com a introdução por a declaração da Trindade.
E depois foi reconhecida à autoridade e cristiástica da igreja romana. E depois solicitou a todos os grupos de questões que se submetessem à sua autoridade. Os que não se submetessem, os herégues deveriam ser mortos. E deveriam ser considerados como incompetentes para comprar e vender.
E eram proibidos se reunir. Queris irmãos, isto aconteceu. E vai acontecer de novo. E quando isto aconteceu, nos anos de 554, a sério desse período, foi muito antes da CHUP. Foi muito antes da CHUP. Queris irmãos, essa é a marca da besta. A marca da besta é a desobediência às leis de Deus. Começando pelo sábado e pelos dias santos, mas é uma desobediência a Deus.
O Celo de Deus, o sinal que somos de Deus, obtecemos a Deus. Esta é a paciência dos santos. Continuando a ler em Apocalipse Capítulo 13. Apocalipse Capítulo 13 versículo 18. Apocalipse Capítulo 13 versículo 18. Diz aqui está a sabedoria. Aquilo tem dinimente. Calcula o número da besta. Já falámos a séria da marca. O número da besta, que é o número de homem, que é 6666. Irmãos, algumas pessoas dizem que é uma contagem do nome, e algumas pessoas dizem que é o nome que está na coroa do Papa, mas isso dizem que não é verdade.
Mas já nos dias de Policarpo, um dos pais da igreja, dizia que a palavra leitênus, que é a palavra grega, que representava os romanos, identifica os romanos como esse sistema, e que dizem irmãos, nós temos um guia de estudo bíblico, intitulado o Livro da Apocalipse Relado, que fala acerca deste assunto. Que dizem irmãos, então vimos hoje a cerca da imagem, a cerca da marca e a cerca do número. A imagem, que é a imagem do governo romano, da organização romana. Esta tipo de forma de governo, de controlar, de autoridade, de chufão e controle de cima para baixo.
Uma cópia da imagem do governo romano. Falámos acerca da marca da besta. E você fazer busca, vai haver que há muitas nações ainda hoje em dia, particularmente há muitas nações europeias, que ainda têm na constituição deles, leis para guardarem o domingo. Querido irmãos, domingo é a marca da unificação das igrejas entre aspas cristãs.
Querido irmãos, mas a verdadeiro cristão, guarda o sábado do Porto Sol. O que é que vai reactivar essa lei a ficar mais forte, quem sabe? Talvez seja esta ação de puxarem com estas tradições musulmanas e dificuldades. Talvez isso vai causar a estes governos europeus, a esta besta aparecer e a reimplementar e a revivar essas leis. Sim, querido irmãos, a marca da besta é uma desobediência às leis de Deus, todos seus mandamentos, começando com o sábado. E está claro, incluindo os seus dias santos. Vejam aqui, então, em Apocalipse capítulo 22, em conclusão.
Apocalipse 22 está a falar, nunca haverá mais qualquer malição, não estará o trono de Deus e do Cordeiro, os seus servos o servirão, contemplarão a sua face e na sua fronte está o nome dele. E depois vejam no versículo 12. E é isto que venho sem demora, diz Cristo, e comigo está o galardão, que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
Eu sou alfa e o ómega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. Agora está a minha nota no versículo 14. Mas está a minha nota na almeida corrigida e fiel, porque o texto foi adulterado nas outras traduções ou versões. Mas vejam na almeida corrigida e fiel, que diz, bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficam fora os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos e idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Os que estão lá dentro são os que obedecem a Deus, os que estão lá fora são os que desobedecem a Deus, os que estão lá dentro são os que têm o Celo de Deus, os que estão lá fora são os que têm a marca da besta. Vê-se que é tão claro e o número, como vimos, 666, identifica este sistema como sistema romano. Cris Irmãos, a Babilônia é uma mentira Satanás.
Satanás é o pai das mentiras. Obedessa, Cris Irmãos, os mandamentos de Deus e tenha escrito na sua fronte o nome do cordeiro e do pai.
O que é a marca da Besta? O que é o selo de Deus? O sinal do povo de Deus.
Exemplos de obediência - selados na fronte.
A falsa religião impôs leis e tempos diferentes. Pessoas foram condenadas à morte.
Apocalipse 22:14 - versão Almeida Corrida e Fiel: "Bem aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."
Apocalipse 14:9-12 - "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).