A marca da Besta, 666 e você

O número 666 e a marca da besta têm causado muitas conjeturas no mundo religioso. *** É uma chip electrónica? É uma identificação que será impressa nas mãos? Pode evitar ter essa marca? O que é a marca? E quem é a besta? *** Este tema é importante porque afetará a si e a todos nós. Ouça este sermão para vir a conhecer a verdadeira marca da besta, provada da Bíblia.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Revisthest anyway Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos, falando-vos da S.N.T. O número 666 tem causado muita especulação, muitas conjeturas no mundo religioso. Alguns, por exemplo, dizem que é uma chip eletrônica, uma microplaqueta eletrônica que vão inserir nas pessoas. Outros dizem que é um cartão, ou seja o que for, têm várias teorias do que pode ser a marca da besta. Mas o que é a marca da besta? O meu tema hoje, queridos irmãos, é para falar acerca de que o que é a marca da besta e como o afetará. Isso é importante para poder entender melhor as implicações e também é importante entender quem é a besta. Por isso é importante ter o conhecimento que é a marca da besta e quem é a besta para estarmos bem focados em exatamente o que é a marca da besta. O que é que isso tem a ver com você e que é que isso tem a ver conosco? Comigo, consigo. E daí, o que tem a ver conosco? Tem muito a ver, porque esta marca vai afetar TODOS, TODOS no mundo. Vejam, por exemplo, em Apocalypse Capítulo 13. Vercículos 16 a 18. Diz assim, a todos, a TODOS, sejam pequenos e grandes. Isto sejam pessoas que, pela maneira do mundo ver, não são lá muito importantes, ou pessoas que sejam muito importantes. Os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz-se que seja dada certa marca sobre a mão, direita ou sobre a frente. E por isso é que as pessoas pensam que é alguma tipo, ou qualquer coisa, que vão pôr uma marca, ou qualquer coisa, ou um cartão, como as pessoas tenham. Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria, aquele que tem entendimento, calcula o número da besta, pois este é o número do homem, ou este número é 660 e 6. Cris e irmãos, afetará a todos, como lemos a todos, pequenos, grandes, ricos, pobres, quer dizer que você não vai poder ir ao mercado e comprar vestais. Não vai poder ir comprar uma loja e comprar roupa, ou comprar sapatos, ou ir comprar um refrigerante. A não ser que você esteja debaixo das condições da besta. Da autoridade deste governo mundial, que afetará a todos. Então, como é possível afetar o mundo todo? Imaginem, o mundo todo! Praticamente 7 bilhões de pessoas vão ter que ter uma chip implantada na mão?

Cris e irmãos, como é possível afetar o mundo todo, mesmo que estejam em áreas no interior, ou em áreas distantes?

Vejam, então, um cadinho mais acerca desta besta, que começa a ser descrita na Apocalypse, Capítulo 13, versículo 1. Diz assim, vi emergir do mar uma besta, que tinha 10 chifres e 7 cabeças, e sobre os chifres 10 diademas, e sobre as cabeças nomes de palestrfémia. A besta que vi era semelhante a Lyopardo, com pés de urso e boca de lião, e deu-lhe o dragão, o seu poder, o seu trono e grande autoridade. E, então, vi uma das suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada.

E toda a terra, toda a terra, se meraviliou seguindo a besta. Seja se forem em Portugal, se forem na China, se forem no Brasil, se forem na América, se forem ao onde seja que forem. Toda a terra se meraviliou seguindo a besta. E adoraram o dragão, porque deu-lhe a sua autoridade a besta. Também adoraram a besta, dizendo quem é semelhante à besta, quem pode belejar contra ela. Cris irmãos, vai ser um governo mundial, vai ser um monstro, uma besta, debaixo do controle do dragão. Então, quem é o dragão e quem é a besta?

Ora, se verem uma página um bocadinho antes, no capítulo antes da Apocalypse, capítulo 12, versículo 9, diz assim, E foi expulso o grande dragão, antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, que engana todo o mundo, como diz na almeida revista e corrigida. Que engana o sedutor, que engana, engana o mundo todo. Sim, foi atirado para a terra e com ele os seus anjos, que são os demônios. Querias irmãos, o dragão é o Satanás, é o enganador. E ele até vai enganar as pessoas acerca do que é a marca da besta, para as pessoas começarem a pensar bem, não vou ter esta coisa ou esta cartão, esta chip, pensando que isso é a marca da besta, enquanto que tem a marca da besta. Porque estão enganados, pensando que estão a lutar contra a marca da besta, mas entretanto tem a marca da besta. Querias irmãos, Satanás é o enganador. Isto vai ser uma coisa acerca de engano. Vejam continuando a ler no apocalipse capítulo 13, versículo 5. Diz assim, foi-lhe dada uma boca que preferia arrogâncias e blasfémias, e autoridade para agir 40 e 2 meses. Isto é 3 anos e meio.

3 anos e meio. Isto é um significado em dualidade, porque 3 anos e meio, a 1260 dias, e de acordo com números 14-34, a profecia de um dia por um ano, representa 1260 anos, que foi na idade média, como vamos ver, mas também em dualidade representa no tempo do fim, por 3 anos e meio.

Mas continuando, e abriu a boca em blasfémias contra Deus para-lhe difamar o nome e difamar o tabronáculo, a saber os que habitam no céu.

Isto está difamar Deus e os anjos justos que habitam no céu. Foi-lhe dado também que plejasse contra os santos e os vencesse.

Deus se diz ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação. Querias irmãos, não podem pensar que, ah, eu vivo no interior e vivo neste quinto aqui e não vou ser afetado.

Versículo 8. Adorá-la, laão, todos que habitam sobre a terra. Aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida, do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Se alguém tem ouvido isso, oiça. Se alguém vai levar uma pessoa para o cativeiro, porque não querem ter a marca de abeste, para o cativeiro vai. Se alguém matar a espada, porque uma pessoa não tem a marca de abeste e vão forçar essa pessoa para ser amartada à espada, necessário é que essa pessoa seja morto à espada. Não vai haver mais recorde quando vão ter que ter a marca de abeste e não vai haver mais recorde. Aqui está a perseverança e a fertilidade dos santos. A perseverança e a fertilidade dos santos.

O que é a perseverança e a fertilidade dos santos? Vejam na Apocalipse capítulo 14, versículo 9 a 12. Diz assim. Apocalipse, começando no versículo 14, no capítulo 14, versículo 9. Seguiu-se a este outro anjo, o terceiro dizendo em grande voz. Se alguém adora a abesta e a sua imagem receba sua marca, na fronte ou sobre a mão, a marca da besta. Também este bebrado vinho da cólera de Deus preparado sem mistura do cálista sua ira e será atormentado com fogo e enxofro diante dos santos anjos e na presença de cordeiro. Se as pessoas vão ter a marca da besta, vai ver um castigo. Então o que é a marca da besta? A fumaça do seu tormento, o seu castigo, sobe por secos e secos, não tem descanso algum. Nem da dia nem da noite, os adoradores da besta e da sua imagem, quem quer que receba a marca de seu nome, vão ser castigados para sempre. Vai ser um castigo que vai ser eterno. Isto é? A segunda morte é um castigo eterno. Aqui está a perseverança. A pergunta era o que é a perseverança e a fidelidade dos santos. Aqui está a perseverança dos santos.

Aqui está a chave. Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Cristo. Cris irmãos como cristãos. Precisamos ter fé de Cristo. Precisamos ter a fé a acreditar nela, a acreditar em Cristo e a fé que vem dele.

Precisamos ser cristãos a acreditar na fé de Cristo. Mas não é só a fé.

É os que guardam os mandamentos de Deus. É que está a chave. Cristãos hoje em dia dizem que só preciso de fé. Guardar os mandamentos de Deus e ser legalismo. Não precisamos disso. Cris irmãos, é importante entendermos que guardar os mandamentos de Deus é importante. Porque aqui é a perseverança dos santos. Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Por isso, ve-se, depois de falar aqui, na Apocalipse 13 e na Apocalipse 14, acerca da marca da besta.

Depois fala, é preciso ter perseverança? A perseverança dos santos é que são cristãos, têm a fé de Cristo e guardam os mandamentos de Deus. Mas antes de começar, nesta secção do capítulo 13 e 14, acerca da marca da besta, conclui o capítulo 12 a dizendo, no versículo 17. Viroce o dragão contra a mulher e foi plejar contra os restantes da sua descendência. Isto é da mulher, isto é da Igreja de Deus. Os que guardam os mandamentos de Deus e têm o Testimunho de Jesus Cristo.

Como veem no grego e como veem na Almeida revista e corrigida e na Almeida Corrigida e Fiel. Têm o Testimunho de Jesus Cristo e que guardam os mandamentos de Deus. Por isso vemos, aqui no meio, no capítulo 13 e 14, fala acerca da besta e da marca da besta. Antes de falar disso, fala acerca daqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm o Testimunho de Jesus. E depois de falar disso, fala aquelas que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Cristo. Por isso, é como se esta secção da marca da besta tivesse entre parênteses, antes e depois, a dizer que são aquelas. Que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Cristo. Têm o Testimunho de Cristo. Crizes-mãos guardar os mandamentos de Deus é importante. E como vê a marca da besta, tem a ver com desobediência a Deus. Vejam brevemente em Mateus 24. Mateus 24. Mateus 24, quando foi Jesus Cristo, dar um sermão no monte das Oliveiras e falou acerca dos problemas que haveriam no futuro, antes da vinda dele. No monte das Oliveiras, no versículo 4, Mateus 24, versículo 4, diz, e ele respondeu, VED QUE NINGUÉM VUS ENGAN.

Satanás é o enganador. Jesus Cristo disse, VED QUE NINGUÉM VUS ENGAN, porque virão muitos dizendo que sou Cristo. E enganarão a muitos. Muitos dizerem que somos cristãos, que precisamos acreditar em Cristo, mas quem enganarão? Muitos. Em muitas coisas. E uma das coisas que vão enganar é o que é a marca da besta. Porque se vocês tiverem enganado acerca do que é a marca da besta, sim, pode vir a ser que haja uma tchip eletrônica ou micropliqueta que põe-o na pele ou na mão direita, ou pode ser que haja. E as pessoas vão lutar contra isso pensando que isso é a marca da besta, enquanto que a verdadeira marca da besta, eles vão aceitar. E por isso vão estar enganados a lutar contra a tchip ouso cartão, ou seja, o que for, que as pessoas dizem que vai ser a marca da besta, enquanto que a verdadeira marca da besta vão aceitar. Por que? Porque estão enganados. Enganados em muitas coisas, até enganados no que é a marca da besta. Pois a marca da besta tem a ver com guardar os mandamentos de Deus. Queridos irmãos, parte deste grande engano, instigado por Satanás, é que este Governo Mundial vai ser visto como um Governo benigno, pelo menos inicialmente. E um Governo que, embora seja benigno inicialmente, enforcerá uma desobediência à lei de Deus e basta só uma lei. Não é a desoptecer a todas, basta só desoptecer a uma lei. Como vende água, o homem desoptecerá uma, como desoptecerá todas. E então o mundo aceitará este Governo. Por que? Porque o mundo vai estar numa crise terrível. Esta crise que temos presente não é nada com a crise que está para vir.

O mundo vai estar numa crise terrível. Mais guerras, mais fomes, mais desastros, mais imoralidade, maior crises financeiras. E este Governo, esta solução desta ordem mundial do novo Governo será visto como um Governo que traz paz, que resolverá problemas mundiais. Sim, haverá palestradores muito convincentes, com muita capacidade de falar e de convencer milhões de pessoas.

E este Governo trará emprego, trará paz, fictícia temporária, trará um tipo de segurança. Cuidado, porque quando há segurança, então, destruição repentina. E então resolverá esta crise, digamos assim, financeira.

Vejam, por exemplo, em Daniel, capítulo 8. Daniel capítulo 8, versículo 23 a 25. Diz assim, Daniel 8, 23 a 25. Mas no fim do seu reinado, isto é, ao fim da era, do fim deste reinado, desta besta, que vai ser a última resurreição deste reinado, desta besta, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se a um rei de feroz catadura, especialista em intrigas. Vai haver um rei. Nesta pesta, vai ser feroz especialista em intrigas. Grande vai ser o seu poder, mas não por sua própria força. Causará estupendas destruições. Prosperará, vai haver uma prosperidade. E fará o que lhes aprover. Destruirá os poderosos. Vai destruir as nações poderosas deste mundo, como, por exemplo, a América e outras, como a Inglaterra e outras. Destruirá os poderosos e o povo santo. Isto é a nação judaica. Por sua astúcia, os seus empreendimentos fará prosperar o engano. Vai haver um grande engano. Desta pássara artificial, e lhes criar estes empregos e estas coisas. No seu coração, se engrande será.

E destruirá muitos que vivem despreocupadamente.

Se lerem isso, na almaira corrigida e fiel, lhes se viverem em segurança. Ou que vivem em segurança. E na almaira corrigida e fiel, lhes que vivem em tranquilidade. E na Bíblia Inglésia, do novo rei James, diz, naqueles que vivem em prosperidade. Por isso, seja despreocupados, ou em tranquilidade, ou em segurança, ou em prosperidade, que vivem em condições que fazem com que parece tudo estar a andar bem. Vivem nessas condições em que tudo está a andar bem. E por isso estão despreocupados. Não tem preocupações, está tudo a correr bem. E por isso vão gostar deste governo. E por isso vão se sujeitarem a este governo que inicialmente parecerá benigno para o mundo. Mas que trará grandes destruições e que destruirá os poderosos, as nações poderosas e o povo santo. Queridos irmãos, precisamos de entender estas profecias de uma maneira clara. Precisamos de entender o que a Bíblia diz no livro da Apocalipse. Nós temos um guia de estudo bíblico acerca do livro da Apocalipse. E eu já dei um sermão recentemente que descreveu a certas profecias antes que a viriam a acontecer antes da vinda de Cristo. E por isso podem ver esse sermão que está na internet, podem achar e podem ouvir para dar uma lembrança do que vai acontecer. Mas estudem a Bíblia acerca dos acontecimentos e do futuro para não serem enganados. Ora, o importante da profecia, queridos irmãos, não é simplesmente para o sermão. É para ter uma grande cabeça dizer que eu sei isto tudo. O importante da profecia, queridos irmãos, é para terem cuidado. Terem cuidado que precisamos nos arrepender e viver uma vida da maneira que seja agradável a Deus, de acordo com os princípios de Deus que são para o nosso bem. E, por outro lado, a profecia é um aviso, por isso, para nos arrependermos. E para quando vemos estas coisas a acontecer, para sabermos que tal como estas coisas terrivas têm que acontecer, vão acontecer no futuro coisas alegres, que é a vinda de Cristo e pás mundial. E, por isso, nos dá uma certa esperança.

Sim, quando estas coisas terrivas acontecem, que nós choramos, quando vemos estas coisas terríveis, vão ser tão tristes, queridos irmãos. Mas temos a esperança da vinda de Cristo para trazer paz ao mundo. Entretanto, nós temos que nos mudar e viver de uma maneira que seja agradável a Deus agora. Por isso, queridos irmãos, é importante entender isto. E para entendermos quem é a besta, é preciso fazer um estudo muito cuidadoso de três secções, quatro secções da Bíblia, duas em Daniel, que é Daniel 2 e Daniel 7, assim como duas no livro da Apocalypse, que é Apocalypse 13 e Apocalypse 17.

Eu fiz um handout para vocês verem que descreve que vocês podem baixar, não conseguem ver aqui, nesta imagem, nesta fotografia, mas tenho um handout para vocês verem que descreve estas secções de Daniel 2, Daniel 7, Apocalypse 13 e Apocalypse 17, com as várias sequências e com a explicação que vocês podem usar, como digamos assim, um guia para estudar em a Bíblia. O importante é o estudo da Bíblia e entender o que a Bíblia diz.

Temos esse handout para vocês, esse folheto anexo que podem baixar. Mas, como disse, é preciso entender estas quatro secções da Bíblia. Por isso, vamos ver a elas brevemente, brevemente, começando primeiro em Daniel 2. Ora, Daniel 2 é muito importante, porque Daniel 2, que é o sonho do Nábuco do Nósar, fala a seca desses quatro reinos. E, neste sonho, que começa em Daniel 2, versículo 31 a 35, descreve o sonho.

E, depois, do versículo 36, adiante, até praticamente quase ao fim do capítulo, mas pelo menos até ao capítulo 45, dá a interpretação bíblica do que é esta pesta. Por isso, não é a interpretação de algum homem, não é uma interpretação que uma pessoa fabrica, como muitas pessoas fabricam estas interpretações, a interpretação está na Bíblia. E, por isso, Daniel 2 tem a chave, porque dá a interpretação, porque fala a seca desta imagem, desta grande estátua, que, do versículo 31 a 35, que tem a cabeça do ouro, tem o peito e os braços de prata, tem o vento e os quadris de bronze, como lém no versículo 32, no versículo 33 tem as pernas de ferro, os pés em parte ferro, em parte barro, e ve-se aí que é uma estátua que vejo o rei Nabucodonosa ficar assim muito deslumbrado e preocupado.

E, por isso, quis saber a interpretação disto, que Deus deu, como lemos em Daniel 2, começando versículo 36, onde diz, este é o sonho e também em sua interpretação diremos ao rei. E depois diz-te-o-o-rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória, tu és a cabeçador. Depois, no versículo 39, diz, depois ti se levantará outro reino inferior a teu e um terceiro reino de bronze, e o quarto reino será forte como ferro. E depois, ao fim, no tempo destes reis que se representa os dedos dos pés, então, vê-se aí no versículo 44, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino, que é o reino de Deus, na terra, que não será jamais destruído.

Esse reino não passará a outras nações, a outro povo, vai ser eterno. Deus estabelecerá o reino de Deus na terra. Isso é a nossa esperança. O ponto final, disto de tudo, é o reino de Deus na terra, que vai estabelecer. Mas, entretanto, vai ver estas crises. E aqui, dá uma explicação à interpretação deste sonho. E, por isso, através desta interpretação, e podemos ver o que aconteceu na história, e comprando o que está na história, e o meu handout, que eu vos dei, que vocês não conseguem ver, mas que descreve aqui o Daniel 2, e que tem interpretação do que é o Daniel 2.

E, por isso, podem ler aí, e estudar, e ver pela Bíblia, e várias pessoas concordam que, que esta quarta besta é o Império Romano. É bem claro, pela esta interpretação, que a quarta besta é o Império Romano. Isso é explicado em Daniel 2. Depois, quando vão a Daniel 7, Daniel recebe um sonho em que Deus revelou a Daniel mais detalhes acerca destas bestas. Vejam, então, em Daniel 7, que isto foi dado a Daniel, quando ele tinha agora cerca de 70 anos de idade, e, então, vence que, começando a ler no versículo 4, de Daniel 7, diz, o primeiro era como um leão, e tinha asas da águia, e este é a cabeça de Daniel 2, a que era representada como um leão.

Dá uma liação entre Daniel 2 e Daniel 7. A cabeça é o leão, que era a parte do ouro. Depois, diz assim, outra cabeça, que é o segundo animal, que representa um urso, e depois, diz o terceiro, que é um leopardo, que acabou por ter quatro cabeças. Por isso, vemos aqui uma cabeça que era o leão, outra que era o urso, e o leopardo tinha quatro cabeças.

Por isso, já vemos aqui um total de seis. E depois, vemos no que versículo 7, a última cabeça, que é a sétima cabeça. Depois disso, continuava olhando nas visões de noite, e é aqui o quarto animal terrível, espantoso. Então, essa é a sétima cabeça, e essa representa, então, o governo, o império romano, como podem estudar por vários princípios, mas venha no meu handout, que eu vos dei, neste anexo, que vem que é provado isto historicamente, que já aconteceu, e pode-se provar isso facilmente.

E que tem dez chifres. Esses chifres também são explicados, o que são, e então, e então, veste aqui no versículo 8, que diz assim, estando-o a observar os chifres, eis que entre eles sobria um outro chifre pequeno, um chifre pequeno, dizendo de qual, diante de qual, três dos primeiros chifres foram arrancados, arrancados os primeiros três chifres, e eis que neste chifre havia olhos, como os do homem, e uma boca que falava com insolência.

E então, veste aqui que esta última cabeça, esta última cabeça, a quarta besta, digamos assim, representa o Império Romano, e que este pequeno chifre que apareceu a parte do Império Romano, que é o que hoje é conhecido como a Igreja Católica Romana e o Papado.

Depois, com isto entendido, vamos então agora continuar na Apocalypse Capítulo 13. Apocalypse Capítulo 13, continuando assim, continuamos assim, diz assim, a surgir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças.

Sim, tinha dez chifres e sete cabeças, como vimos em Daniel 7. Sete cabeças e dez chifres são comparadas. A besta que vi era semelhante a Leopardo, como vimos, tinha o Império Grego, que representava, como podem ler e estudar isto no meu handout e comparar o que aconteceu na história.

Uma outra cabeça que, com os pés como do urso e uma boca como de leão, principais esta besta com estas semelhanças de Leopardo, urso e leão, que é comparável à besta de Daniel 7, como vem. E dele o dragão, o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Teve o dragão, este Satanás, deu esta.

Então vi uma de suas cabeças como golpeada de morte. E como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada. E toda a terra se maravilhou seguindo a besta. Os primeiros três xifres, historicamente, podem verificar, esses que foram arrancados, esses primeiros três xifres, esses primeiros três xifres foram os vândalos, os érulos e os ostrogodos. E foi nessa altura, então, que a Igreja Católica já estava bem formada e estabelecida e tornou uma posição de liderança no Sacro Império Romano, porque houve a queda do Império Romano e depois da queda do Império Romano, foi, digamos assim, restabelecido através do que se chamava o Sacro Império Romano, por vários anos, muitos anos.

E assim, na Apocalipse, treze vezes duas bestas. Vê-se duas bestas, porque uma besta que emergiu do mar, isto é do povo, que é o governo, o Império Romano, que é descrito na Apocalipse 13, versículo 1 a 10. Vejam, por exemplo, versículo 3 e 4. Então, via uma das suas cabeças, como golpeadas mortes, mas esta ferida mortal foi curada e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, e adoraram o dragão, porque deu a sua atoridade à besta, também adoraram a besta dizendo que é assim, que é importante lhe já contrai-la.

Vê-se aqui que esta besta, então, foi, digamos assim, dada uma vida nova, porque a ferida de morte foi curada, esta ferida mortal foi curada. E, como veem, no meu handout aqui, ve-se aqui esta ferida mortal, ve-se aqui a ferida mortal, ve-se os três xifres, então, ve-se este xifre pequenino, que, então, se impõe e, daí, para diante, ve-se o governo controlado por este xifre pequenino, que é descrito na Apocalipse de Trelis como outra besta.

Na Apocalipse 13, começando no versículo 11, fala acerca desta segunda besta, que emergiu da terra. Não emergiu dentro o povo, que é representado como o mar, que é o povo, mas emergiu da terra. Isto é, não emergiu do céu, emergiu da terra. Quando o reino de Deus vier, virá do céu. Jesus Cristo vem no céu, mas isto vem da terra.

E o rei que está na terra agora, que o Deus que está na terra, que foi tirado para a terra de Satanás, por isso emergiu da terra. E, parecendo um cordeiro, mas fala como um dragão. Parece um cordeiro, mas fala como um dragão. Vejam aqui, no versículo 11. Apocalipse 13, versículo 11 diz assim, vinha indo outra vez de emergir da terra, possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Isto é, esta besta, exerce a autoridade da primeira besta.

Ora, a primeira besta, como expliquei, é o Império Romano, que depois se tornou o império, o sacro, o Império Romano. E, por isso, esta segunda besta que emerge da terra, que representa o Império, a Igreja Católica, esta segunda besta, vai controlar o Império Sacro Romano, diz assim. E, por isso, exerce toda a autoridade da primeira besta, e, por isso, faz coisas com a autoridade do governo. Faz com que a terra, os seus habitantes, adorem a primeira besta, cuja ferida mortal for a curada.

Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz de ser a terra diante dos homens. Até fogo do céu faz aparecer a terra. Querias irmãos, a Bíblia revela e podemos ver que a história, que esta segunda besta, estamos a falar, então, de duas bestas.

Uma é o Império Romano, que tem as sete cabeças e isso tudo. E outra é a Igreja Católica. A Igreja Católica só tomou controle da besta, depois dos três primeiros chifres terem sido arrancados e depois de ter a ferida mortal. Isto é, depois da queda do Império de Roma e depois dos três primeiros chifres, que são os vândalos, os hérulos e os ostrogados. Então, daí adiante, é que a Igreja Católica teve um controle sobre o Sacro Império Romano.

Nesta semana, que passou, na segunda-feira, no dia 11 de fevereiro, a 2 de 2013, o Papa anunciou a sua demissão. Foi uma coincidência, talvez, interessante, que uma faísca caiu sobre a Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesse mesmo dia, depois de ele falar. E, por isso, pessoas dizem, ah, talvez isso seja mais de uma coincidência, porque dizem que, em versículo 13, também opera grandes sinais de maneira que até fogo do céu faz-se ser a terra diante dos homens. Satanás vai operar grandes sinais sobre esta besta que é representada como a Igreja Católica.

Então, continuamos esta descrição, que é muito importante entendermos. É um ponto muito importante. Em Apocalipse 13 temos duas bestas. A primeira besta, que emergiu do mar, que começa no versículo 1, que é representada como o Império Romano. A segunda besta, que emergiu da terra, é representada como a Igreja Católica, que vai governar, controlar o Império Romano, mas só depois da queda do Império Romano e só depois dos primeiros três xifres, terem sido arrancados.

Por isso, querisem irmãos, é que a besta da Apocalipse 17, que é montada por uma mulher, a grande-meretriz, essa grande-meretriz, a mulher, que representa também essa Igreja Católica, só monta os últimos sete xifres dos dez da besta da Apocalipse 13. Como lemos, Apocalipse 13, a besta, que começa no versículo 1, vai ter um golpe mortal, três xifres vão ser arrancados e depois ficam só sete xifres. A besta que fica então, só tem agora, sete xifres. Essa besta, então, é montada pela mulher da Apocalipse 7, a grande-meretriz, mas agora só tem sete xifres, isto é, sete governos.

Por isso, vai reinar sobre esse período, inicialmente, por um período de 42 meses, como lemos, ou seja, 1.260 dias, de acordo com números 14, 34, um ano por um dia na profecia, e isso vence no meu handout, que eu descrevia aqui, que é este período de 1.260 anos aqui, um período de 1.260 anos, em que vence que houve várias governos da restauração imperial, primeiro de Justiniano, que se sumeteu ao sobremessia do Papa, depois o reino Frankish, com Carlos Romágnolo, que foi cruado pelo Papa, depois o Sacro Império Romano, de Otão O Grande, cruado pelo Papa, depois a dinastia de Opsburg, de Carlos da Áustria, que também veio ser Carlos de Espanha, cruado pelo Papa, e depois Renado do Napoleão, Napoleão Bonaparte, também foi cruado pela Papa. E esse período durou 1.260 anos, em que foi o período da Idade Média, em que houve uma grande perseguição na Igreja, à Igreja Verdadeira, à Igreja de Deus, àqueles que observavam os mandamentos de Deus, particularmente ao sábado. E por isso aqui vemos, queridos irmãos, que a Apocalipse, a Treze, este aqui, vê-se que, a partir do 4x, houve um período de 1.260 anos, que é um período de que a Igreja foi atacada, a Idade Média, em que houve uma Idade Descuro, uma Idade, um período escuro na história mundial, de grande desastre. Mas isso é dualidade, como disse, porque vai haver, esses 42 meses, que são 3 anos e meio, que vai representar um período no futuro, em que vai haver uma renovação deste Império Romano, que vai ser, através, digamos assim, de uma revitalização da União Europeia, numa Europa Unida, com 10 nações, que vão ser controladas por um rei, um governante, e esse governante vai ter poder, vai ter influência, do outro governante, que vai ser o falso profeta, que vai dar, através de Satanás, vai dar uma certa poder a este governante da União Europeia, que vai ser renovada, vai ser mudada bastante, vai ser 10 nações, e vai ser, como disse, vai haver, então, uma influência católica, que vai afetar muito com o falso profeta, que vai afetar, então, este Império Romano. Queres irmãos, agora que sabemos quem é a besta, que é o Império Romano, e sabemos que a mulher que monta a besta, essa mulher é da Apocalipse 17, que é a Grande-Miratriz, que é a Igreja Católica, podemos entender melhor o que é a marca da besta. Que lei dos 10 mandamentos de Deus é que a Igreja Católica alterou. Queres irmãos, a Igreja Católica alterou o sábado para o domingo. Isto é um fato. Foi isso, foi realizado, ou legalizado, digamos assim, pelo concílio de Niseia, convocado por Constantino, um imperador romano, no ano 325. E por isso, queres irmãos, precisamos de entender o que é o sábado. O sábado é um sinal muito importante de Deus. É parte dos mandamentos de lei de Deus. E se vamos guardar os mandamentos de Deus, vamos observar o sábado. E lembrem-se, aqui está a perseverança e a paciência dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e que têm a fé em Cristo e a fé de Cristo. Então, a marca da besta é observar o domingo. A marca da besta é a guarda do domingo. Isto tem estado em existência há muitos anos. É até pré-cristão, como antes dos tempos de Cristo, era um dia dedicado ao culto do sol. Mas foi legislado no ano 325, no Concilio de Miceia, como disse, que foi convocado pelo empredor Constantino. Foi legislado nesse dia como um dia de descanso, como um dia para ser guardado. E depois, veio a ser forçado pelo Sacro Império Romano durante a Idade Nédia.

Essa marca da besta existe ainda hoje.

E será forçada pela vindora irreformada União Europeia. Ou seja, o que venha a ser ser chamada. E esse governo europeu vai ser, digamos, uma renovação, uma ressurreição do Império Romano.

Será montada, será encorejada pela Igreja Católica. E parte da Igreja Católica haverá, então, um Papa, ou possivelmente, que seja um Papa, que será o falso profeta, o anticristo.

Que vai ser uma pessoa muito crismática, possivelmente, e que vai ser inspirada diretamente por Satanás, e vai ter poderes de fazer grandes sinais e grandes milagres.

Ora, voltando à marca da besta. Como é que a marca da besta pode ser a guarda do domingo?

Vejam, por exemplo, como é possível criar dificuldades a uma pessoa, a uma família, para terem emprego, se não trabalharem no sábado.

Principalmente, vão ser muito afetados se a guarda do domingo vai ser forçada pelo governo, seja isso o governo nacional ou o governo federal. Imaginem que o governo federal passa uma lei, porque é influenciada pela Igreja Católica e por este governo mundial da besta, a dizer que têm que trabalhar ao sábado e descansar no domingo.

Ora, a capacidade de trabalhar, queridos irmãos, é um sinal ou uma marca de usar as mãos, principalmente a mão direita. A mão direita é representante da habilidade de trabalhar.

E se não temos emprego, não temos dinheiro. E se não temos dinheiro, não temos possibilidade de comprar nada. Principalmente, se o mundo todo diz, não quero que tu estejas aí, aguardar o sábado. E se não temos dinheiro, não podemos comprar nada. Então, vai ser uma grande crise pessoal e da família, maior que ainda é hoje. Porque vai ser forçado. Forçado, como lemos anteriormente, diz aquele que quiser pôr o sonho que ativeiro, vai pôr o que ativeiro, aquele que quiser matar com a espada, vai ser assassinado, por causa disso, vai ser assassinado, vai ser matado, vai acontecer.

E, por outro lado, aguarda o domingo, é uma coisa mental, uma coisa da cabeça. Porque as pessoas pensam que é correto guardar o domingo.

Porque é o dia do Senhor, que as pessoas pensam. E pensam o sábado é legalismo. E por isso estamos libertados disso, por Cristo. E, por isso, o importante é guardar o dia do Senhor.

Porque dizem, foi o dia em que Cristo os suscitou, embora não tenha sido. Mas dizem que sim. Sim, encontraram-no no primeiro dia já resucitado. Mas não dizem que necessariamente resucitou no primeiro dia da semana.

Ora, por isso, vemos aguarda o domingo, afeta o nosso trabalho, a mão direita, e afeta a nossa maneira de densar, porque é uma religião, uma coisa mental. Uma marca, um sinal, entre os olhos, uma coisa mental. Leiam, então, de novo, Apocalipse 13, versículo 16 a 18. Que diz assim, a todos os pequenos e os grandes, ricos e os pobres, livros e escravos, faz que seja dada certa marca sobre a mão direita, afeta o trabalho. E sobre a fronte, desta maneira de pensar, uma coisa religiosa, uma coisa mental, o sentimento que as pessoas têm, para que ninguém possa comprar ou vender. Se não aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número de seu nome. Porque? Porque tem a marca, observam, observam domingo. O nome da besta, respeitam esta besta, que é o governo que dá o emprego, e tem o número de seu nome. Qual é o número de seu nome? O número de seu nome é 666. E há muitas, muitas, várias maneiras que várias pessoas dizem e explicam. Que o número 666 aponta diretamente para Roma, para a Igreja Católica e para o governo romano. Por isso, ve-se que é este governo romano europeu que vai ser a besta e que é influenciado por uma igreja, que a Igreja é a Igreja Católica, que vai ter esse controle, assim tão grande, e a marca da besta é a guarda do domingo.

Por isso, se as pessoas dizem, ah, eu não quero este tipo, porque não quero a marca da besta, estão a ser enganadas, enquanto, por outro lado, guardam o domingo. Vem como podem ser enganadas? E vejam outro ponto. Como a lei de Deus é um sinal. Vejam comigo, se faz favor, em Deut. N. 6. Deut. N. 6. Vamos começar a ler primeiro no versículo 1 e depois no versículo 6 a 8. Deut. N. 6. Este, pois, são os mandamentos, os estatutos, os juízes que mandou o Senhor, Teu Deus, que tenha ensinado-se, para que compre isso na terra e que passas para persuí-lo. Então, continuado no versículo 6. Estas palavras que hoje Te ordeno, isto é, acerca dos mandamentos de lei de Deus, estarão no Teu coração. E Tu as engocarás a Teus filhos, e Deus falarás a sentar em Teu acaso, andando pelo caminho, a odeitar-te e levantar. Precisas-te por as leis de Deus no coração. Não é só uma coisa num papel, mas é no coração, que é uma intenção, uma motivação. É a nossa motivação, o desejo de fazer o que Deus diz, porque é para o nosso bem.

Versículo 8. Também as atarás como sinal na Tua mão, e Te serão por frontal entre os olhos. As leis de Deus são sinal na Tua mão direita, e entre os olhos, na frente, aqui, na frontal. Então temos aqui um sinal, que afeta a De Sua forma de comportamento, que são as leis de Deus. Ora, um sinal é voluntário. Uma marca é forçada. Queris irmãos, vejam como Daniel 7 fala deste pequeno chifre. Daniel 7 fala deste pequeno chifre. Vamos ler-me no versículo 25. Daniel 7, versículo 25, diz assim. Proferirá palavras contra o Altíssimo. Este pequeno chifre que ficou a grande meretriz, a mulher que monta a besta, ou esta outra segunda besta, como expliquei. Diz assim, este pequeno chifre, no versículo 25, proferirá palavras. Isto é este falso profeta. Maguará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei.

Queris irmãos, vejam como a Igreja Católica, que é representada por este pequeno chifre, tentou ou cuidou em mudar os tempos e a lei, mudando do sábado para o domingo. Mudou a lei, mudar o tempo, o tempo, o ciclo semanal. Em vez de descansarem ao sábado, descansar o domingo. Mudaram o tempo e mudou a lei. Queris irmãos, a evidência é bem clara, que a marca da besta já existe. Não é uma coisa que virá a existir, já existe e tem existido há muitos anos, há muitos séculos. A marca da besta não é uma chip, ou um cartão, ou qualquer coisa que as pessoas pensam que vai aparecer e por isso vão lutar contra isso para não ter essa marca. Enquanto fazem isso, estão enganados, porque entretanto tem a marca da besta. Isto é, guardam o domingo. Por causa disso, queris irmãos, afetará a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres. Todos, pequenos e grandes, não vão poder comprar vestais, roupa, sapatos, refrigerantes, seja o que for, a não ser que guardam o domingo. A não ser que estejam debaixo das condições de trabalhar ao sábado. Esse será forçado por este governo mundial, por vai ser uma lei no país, nas nações, que é encorajado pela igreja. Assim é possível afetar o mundo todo, até em áreas no interior e áreas distantes. E afetará a você e afetará a mim. Vamos afetar a todos.

A não ser que. Lucas 21.36. Lucas 21.36. Lucas 21.36.

Vigiar pois todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas essas coisas que têm de se serem e de estar em pé na presença do filho do homem. Alguns, na igreja de Deus, vão escapar. Outros não vão escapar. Mas precisamos, por isso, orar para que possam escapar, vigiar. Querias irmãos, eu não estou a falar de um arrebatamento secreto, porque isso não é bíblico. Estou a falar de que parte da igreja será protegida na terra e não no céu, na terra. Vejam Apocalypse 12. Apocalypse 12, conversando no versículo 13 até o versículo 17, que diz assim. Quando depois o dragão se viu atirado para a terra, porque vê que o tempo do fim agora fica muito irado, perseguiu a mulher, isto é a igreja. A mulher é sempre representando uma igreja. Agora, neste caso aqui, é a igreja de Deus. Perseguiu a mulher, que era a luz do filho verão, e foram dadas a mulher, isto a igreja de Deus, as duas asas da grande águia para voar-se até o deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentado, durante um tempo, tempos e metade de tempo. Isto é um ano, anos e metade de um ano. São três anos e meio. Que é exatamente este período de 42 meses, este período da grande tribulação. Ora, queridos irmãos, eu deia a vocês num sermão prévio, e também está ligado a este sermão, este gráfico de explicação, que vai haver-os quatro cavaleiros, e entretanto, vai aparecer o falso profeta, um homem do pecado. E depois, vai haver um período em que a abuminação de deslação vai ser vista. E nesse período, então, a igreja vai ter que fugir. Parte da igreja vai fugir. Não é toda a igreja de Deus, só parte da igreja vai fugir. Outra parte ficarão e serão afetados pela grande tribulação. A grande tribulação é o período em que vai esta falso profeta reinar e forçar a marca da besta. E ninguém vai poder evitar isso.

Mas certas pessoas ainda vão sobreviver disso e vão surpreender. E depois, essas pessoas vão ser seladas. Como lemos aqui, esses serventes vão ser selados ou protegidos, porque este período é o período da ira de Satanás. E depois, então, vêm as sete trombetas, vêm os sinais celestes, e depois as sete trombetas que representam a ira de Deus, o começo da intervenção de Deus, até o último trombeta ser ou representar a vinda de Cristo. Isto eu já descrevi e podem baixar para ver isso com baixar esse documento e estudarem por si próprios. Mas como estava a ler aqui, no versículo 14, apocalipse 12, diz assim, e foram andadas as mulheres, duas asas da grande, águia, para que voasse até o deserto no seu lugar, não é o arrepetamento pós-celo. Vão voar, vão fugir para um lugar na terra, no deserto, protegidos da boca de Satanás, aí onde será sustentado, durante o tempo, tempo e metade do tempo, fora da vista da sarpente. Satanás não vai poder influenciar essas pessoas aí com a guarda do domingo e outras coisas. Então, a sarpente, isto é, Satanás, arrejou da sua boca, atrás da mulher, a água como o rio. Isto é um exército, uma força militar, para tentar atacar, estes que estão a fugir, a fim de fazer com que ela fosse arratada pelo rio, isto é, pela força militar. A terra, porém, se correu a mulher e a terra abriu a boca e engoliu o rio, engoliu esta força militar, e o dragão tinha arrojado de sua boca. E irou-se o dragão. O dragão, então, ficou muito zangado, Satanás ficou muito zangado, e, então, contra a mulher, isto contra a Igreja de Deus, e foi pelejar com o resto da sua discendência, com o resto da Igreja de Deus, que não fugiu, que foram aqueles que, como lemos em Lucas 21-36, que foram considerados por Deus como aqueles que seriam protegidos, por isso que dizem, vigiaia. E irão com o dragão, então, vai pelejar com o resto destes, que são os que guardam os mandamentos de Deus, sim, guardam os mandamentos de Deus, e tenham-os destumido Jesus, mas não guardaram de uma maneira tal que foi aprovada por Deus.

Cris irmãos, se você está agora voluntariamente a obter a lei de Deus, talvez Deus, então, acho que não precisa de o provar pelo fogo da grande tribulação, mas se você está a observar, assim, morno, meio quente, meio frio, talvez Deus decida que vai precisar de o porno no teste do fogo da grande tribulação. Simplesmente agora, cris irmãos, temos uma escolha. Temos uma escolha agora. Ou seguimos o sinal de Deus, que é observar as leis de Deus, incluindo os seus mandamentos, incluindo o sábado e os sábados anuais também. Ou seguimos a marca de Satanás, a marca da besta, que aguarta do domingo. Horem, cris irmãos, porque precisamos de vinda do reino de Deus, para trazer a Paz à Terra, para que seja feita a vontade de Deus, tanto na Terra, como no céu.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).