This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
«Bom dia, components rel shortagees, por que existe asexistему lim로 Os irmãos. Um chefe de uma nação, por exemplo, é sempre uma pessoa que chama atenção a todas as outras pessoas e que o exemplo dele é público e todas as pessoas veem. Por exemplo, na África do Sul, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, tornou-se, digamos assim, um ponto ou um foco de atenção. E ele fez muitos dados bons à nação, um deles, por exemplo, fez com que a nação viesse a estar uma mudança em paz de situações na nação. Os irmãos, quando você toma atenção aos exemplos de uma pessoa ou de um líder, podem ser bons exemplos ou maus exemplos. Eu acabei de referir ao exemplo do Senhor Nelson Mandela, que foi um bom exemplo. Mas, por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, o exemplo do Adolfo Hitler foi um mau exemplo. E esse mau exemplo conduziu muitas outras pessoas também a te fazerem coisas mais. Por isso, um exemplo pode ser um exemplo bom, que faça com que outras pessoas sigam esse exemplo bom, ou pode ser um exemplo mau, que faça com que outras pessoas sigam esse exemplo mau. Vejam comigo se faz favor aqui em Mateus capítulo 6 versículos 22 a 23. Porque aqui vê-se que nós somos como uma lâmpada e a nossa vida torna-se um exemplar para outras pessoas. Mas aqui fala acerca dos olhos. Os olhos são a lâmpada do corpo. E, com vê-no versículo anterior, está a falar onde uma pessoa tem o seu tesouro, onde está o seu coração. E, por isso, onde uma pessoa põe os olhos, vê-se, e isso é uma lâmpada do corpo, de onde está esse corpo, esse coração. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será iluminoso. Se porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há, sejam trevas, que grandes trevas serão. E, por isso, o nosso corpo, nós somos exemplos e os nossos exemplos afetam outras pessoas e, como aqui, no caso do olho sendo um membro do corpo, o olho, o que faz, afeta o corpo inteiro.
A mesma princípio é com nações e, por exemplo, falando acerca de nações exemplares, que se tornam exemplos para outras nações, devemos de tomar atenção à nação de Israel, porque a nação de Israel foi feita por Deus como uma nação exemplar para todas as outras nações do mundo. Ora, se o seu exemplo é bom, então seria um bom exemplo. Se esse exemplo da nação de Israel é mau, então seria um mau exemplo.
Mas, seja bom ou seja mau, ainda é um exemplo. E, por isso, a nação de Israel tornou-se um exemplo para Deus. E vejam como é que isso começou. Começou primeiro com a seleção de Abraham, da Abraham e da sua fidelidade a Deus. Vejam como isso faz favor em Génesis capítulo 22, Génesis 22. Vê-se aí que Deus prova Abraham e Ele demonstrou a sua fidelidade a Deus, a sua fé a Deus. E, então, através dessa fé, Ele obteceu e, por causa dessa audiência, então Deus disse assim, no versículo 15. Então, do céu, bradou pela segunda vez o anjo do Senhor Abraham e disse, jurei por mim mesmo, diz o Senhor, porque fizeste isto e não me gasto teu único filho, que deveras ter abençoei e certamente podeplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como areia na praia do mar.
A tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações. Por quanto obteiste a minha voz? A nação, ou as nações que sairiam de Abraham, seriam as nações exemplares para o mundo e, se fossem obdientes, seriam benções para todo o mundo, porque nela seriam benditas todas as nações da terra. Essa foi a intenção de Deus, através da nação de Israel descendente de Abraham, todas as nações seriam abençoadas. No entanto, se Israel não obtecesse, fosse desobdiente, Israel seria punida, seria castigada. E isso seria um exemplo também para todas as nações, como um exemplo do que acontece quando são desobdientes. Por isso, lese em Romanos capítulo 11, no capítulo 11 de Romanos, em que Paulo fez menção deste ponto.
Romanos 11, vejam, por exemplo, no versículo 1, que diz assim, pergunte-pôs, terá a Deus por ventura rejeitado seu povo. Isto é Israel, rejeitou seu povo, de modo nenhum. E vejam então um bocadinho mais atiante no versículo 11. Pergunte-pôs, por ventura. Tropessaram para que caíssem? Israel tropessou para que fossem castigados para que caíssem? De modo nenhum. Mas pela sua transgressão, veio a salvação aos gentilos, para polos em ciúmes.
Porque através de que eles caíram, o plano de salvação foi posto para salvar os israelitas, mas igualmente foi aberto esse plano ao resto do mundo. E através de tropessarem dessa transgressão, esse plano foi aberto aos gentilos. E os gentilos não estão no plano de salvação abaixo dos israelitas, mas estão em igual ou ainda maior.
Porque o plano de salvação foi posto ou dado aos gentilos para pôr os israelitas em ciúmes, como diz aqui, para polos em ciúmes. Ora, se a transgressão deles redundou, enriqueza para o mundo. Espiritualmente, está a falar aqui, está claro, mas vamos falar hoje acerca de fisicamente, porque o princípio aplica fisicamente. E o seu abatimento enriqueza para os gentilos quanto mais a sua plenitude, quanto mais a sua plenitude, quando forem mensuados como essa benção, será uma benção para o mundo inteiro.
Deus decidiu usar Israel, digamos assim, como uma lâmpada para o mundo, como um exemplo para o mundo. Uma lâmpada põe-se em cima do mundo, em cima de um lugar para dar luz a tudo. A lâmpada para dar uma benção, dar uma luz. Igualmente, Deus usou Israel como uma lâmpada para o mundo, para ser um exemplo para as nações.
Um exemplo bom ou um exemplo mal? Por isso hoje, queres irmãos, eu quero falar acerca da nação de Israel. Um exemplo para as nações. E por isso, Israel tem uma certa responsabilidade e tem que dar contas por essa responsabilidade a um preço a pagar para ter essa posição de responsabilidade. Se Israel obtece, será abençoado. E essa benção prova a fidelidade de Deus e essa benção será propagada, digamos assim, às outras nações todas do mundo. No entanto, se Israel desobedecer, isso demonstra a fidelidade de Deus uma vez mais.
E o castigo severo por causa da infidelidade de Israel, da desobediência de Israel. Mas o ponto é que as promessas de Deus serão cumpridas. E por isso, o que aqui isto tem a ver com o princípio que eu quero dar a vocês hoje? Quero demonstrar a vocês que conforme vocês veem o castigo de Israel, considerem o exemplo, considerem a lição para nós todos. E por isso, pergunte-me, o que é que você e eu precisamos de fazer? Queria dizer-me, mas isto não é um sermão fácil de dar? Não? Porque é com grande tristeza.
É com grande tristeza no meu coração. Que vamos ver o castigo à frente que virá a Israel. E por isso, é com grande tristeza que tomamos nota de que Israel é um exemplo para as outras nações todas, para o mundo inteiro. E por isso, considerem que, como Deus é fiel às suas promessas, Ele será fiel ao fim das contas e nos dará uma salvação. Mas há condições, porque há um juízo. E por isso há algo que devemos fazer.
Mas infelizmente, antes disso, por causa de desobediência de Israel e desobediência do mundo, vai ser doloroso primeiro. Vai ser muito doloroso. E essa é a parte difícil deste sermão, queres irmãos. Os dias à frente vão ser muito difíceis. Ora, então, em primeiro lugar, vamos ver a responsabilidade de Israel. E para vermos isso, vamos ver qual foi a promessa que foi passada de Abrão através do seu filho Isaac a Israel. Quem era o Israel?
Vamos ver isso. Em Génacias capítulo 28. Génacias capítulo 28. Génacias capítulo 28. Diz assim, Isaac chamou a Jacob. Isaac, o filho da Abrão, Isaac chamou a Jacob e dando-lhe a sua benção e ordenou, continuando a demonstrar aqui a benção. Deus Todo-Poderoso também so no versículo 3. E te faça fecundo e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos. Então, entender, Israel, pela promessa de Deus, era para vir a ser uma multidão de povos. Por isso, queris irmãos, quando nós vemos hoje em dia a nação de Israel à volta da Palestina, isso é só uma pequena parte da nação de Israel que Deus formou, como diz aqui, através de Jacob.
Por diz assim, que Deus Todo-Poderoso também so e te faça fecundo e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de nações de povos. Queris irmãos, a nação de Israel à Palestina não é uma multidão de povos, é só uma nação.
Por isso, há outros povos que são partes de Israel, que são partes de Jacob. Porque lembrem-se, Jacob teve o nome dele mudado para Israel. Vamos ler aqui no versículo 4. Te dei a benção de Abraham a ti e à tua descendência contigo, a ti, a Jacob, que teve o nome mudado para Israel. A benção de Abraham foi para Jacob, que teve o nome mudado para Israel. Para que pessoas a terra de tuas progrenações construídas por Deus, Abraham.
Vijamos, então, também um bocadinho mais adiante no versículo 14 e 15. A tua descendência será como o pó da terra. Será como o pó da terra. Os teus descendentes, os povos que virão a avançar muito. O pó da terra é vasto. A nação judaica, hoje em dia, se chama Israel. Sim, há muitos israelitas judeus, não são como o pó da terra.
Estender teus para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o sul. E na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. A responsabilidade de Israel, sim, Jacob, que teve o nome mudado para Israel. A responsabilidade de Israel seria que, através dele, todas as famílias da terra, todas as nações da terra, serem abençoadas através de Israel.
Eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que fos e te farei voltar a esta terra, porque te não desembararei até cumprir eu aquilo que te hei referido. O Deus é Deus e cumpre a sua promessa ou não. Diz aí, vimos que seria uma multidão de povos, que seria como o pó da terra e, por isso, não é só a nação de judeus. É uma multidão de povos, não é só o povo judaico. Depois continuemos então a ler em Génacias capítulo 35, Génacias capítulo 35, versículos 10 e 11. Diz assim, e disse-lhe Deus, o teu nome é Jacó.
Não te chamará Jacó, porém Israel será o teu nome. Por isso as promessas que foram dadas a Jacó foram dadas em Israel, porque não é mais chamado Jacó, mas Israel, e lhe chamou Israel. E disse-lhe mais, eu sou o Deus todo poderoso. Sefcundo e multiplícate. Agora reparem. Uma nação e multidão de nações sairão de ti. Uma nação e multidão de nações sairão de ti.
De Israel. E reis procederão de ti. De Israel vai haver uma nação grande e uma multidão de nações. E reis procederão de ti. Vejam depois a promessa aqui em Génesis capítulo 48. Génesis capítulo 48. Diz assim em versículo 14. Mas Israel, isto então era o Israel, o Jacó, estendeu a mão direita e pôs sobre a cabeça de Ephraim, que era o filho de José, o filho mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassez cruzando-se as mãos, não obstante ser Manassez o primogénito. Ele cruzou as mãos, e o Manassez era o mais velho, era o primogénito.
Ele disse que o mais novo, o Ephraim, pôs por isso a mão direita sobre o mais novo, o Ephraim, pois a mão direita assim cruzou as mãos. E então, o Vessa aqui, continuando a ler no versículo 19, mas seu pai, o José, disse, não, não faças isso, tensas mãos cruzadas, está contrário, mas o seu pai o recusou e disse, eu sei, meu filho, eu sei.
Ele também será um povo. Manassez também será um povo. E também ele será grande. Manassez será um povo e será grande. Com tudo, o teu irmão menor, o Ephraim, será maior do que ele e a sua descendência será uma multidão de nações. Será uma multidão de nações.
Assim, os abençoam naquele dia, declarando, por vós, Israel abençoará. Israel, esteja cal, a nação do Israel, que é para abençoar os povos todos, vai ser abençoados pelos filhos de José, Ephraim e Manassez. Por vós, Israel abençoará as outras nações. E por isso, as pessoas diriam, dizendo, Deus te faça como Ephraim e como Manassez, e pôs o nome de Ephraim adiante do Manassez.
Queris irmãos, estas nações seriam abençoadas. E estas benções foram parcialmente cumpridas durante os dias do rei David e do rei Solomon. Solomon. Essas profecias foram cumpridas.
Depois, vejam-nos quando o que aconteceu quando Solomon morreu. Vejam aqui também, em primeiro reis, primeiro reis, capítulo 12, versículo 1 a 6. Isto foi quando o Solomon morreu. Então, vê-se aqui o que aconteceu que foi o filho de Solomon, Roboão, a Sikém, que era uma cidade na parte do norte, na parte das nações de Israel, porque lá todo Israel se reuniu lá para o fazer rei. Tendo Jeroboão, filho de Nabat, e depois de isso, depois tinha ido para o Egito, versículo 3, veio com toda a congregação de Israel a Roboão e então falaram com o filho do Roboão e disseram, olha, o Solomon deu-nos grandes dificuldades aqui na vida, pois Deus nos muitos impostos, alivia isto.
E então, ela vê-se aqui que o Roboão tomou conselho com os homens idosos, mas não seguiu esse conselho. E então, o que aconteceu é que seguiu o conselho dos mais jovens e daí adiante o reino se dividiu em dois grupos. O grupo do norte, que se veio a chamar a ser o reino do norte, ou Israel, e o reino do sul, que veio ser chamado a Casa de Judá, ou Judá, o reino do sul. Vejam, perdão, no versículo 19.
Assim, Israel se tem rebelado contra a Casa de David. A nação de Israel, que era no Nord, se rebelou contra a Casa de David até o dia 2. Tendo ouvido todo o Israel, que o Roboão tinha voltado, mandaram-o chamá-lo para a congregação e fizeram um rei sobre todo o Israel. Ninguém seguiu a Casa de David, se não a tribo de Judá. Veis aqui uma divisão. Uma divisão, cerca de 930 a.C.
Veis assim, no versículo 21, 20 depois, Roboão a Jerusalem reuniu toda a Casa de Judá e a tribo de Benjamin. Então, a tribo de Benjamin e Judá ficou o reino do sul, o reino da Casa de David, de Judá, o reino do sul, e as outras 10 tribos, o reino do norte. Isso foi cerca de 930 a.C.
E assim, as 10 tribos do norte viveram e reinaram por quase 200 anos, até serem deportados ou serem feitos cativos para a Síria. Vejam com isso, em 2 Reis, 2 Reis capítulo 15, versículo 29, dizem assim, nos dias de Paca, rei de Israel, veio Tiglat, pelser rei da Síria, e tomou a Ijom, a Abel, Bette, Macca, a Janoa, a Cades, a Azor, a Giliad e a Galileia, e a toda a terra da Naftali e levou os seus habitantes para a Síria. Isso foi a cerca do ano 733 a.C. Praticamente 200 anos depois de se terem rebelado, se terem separado do Reino do Sul, do Reino de David, perdão, do Reino de Juda. Por isso, houve então 2 Reinos, o Reino do Norte, Israel e o Reino do Sul, Juda. O Reino do Norte, no ano 733, veja aqui, foi deportado, foi a primeira deportação para a Síria. Houve uma segunda deportação, que vamos ver aí no momento, mas vejam aqui no capítulo 16, do mesmo segundo rei, capítulo 16, versículo 5 e 6, dizesse assim, porque o rei da Síria passou por toda a terra, subiu a Samária, 16 versículo 5 e 6.
16 versículo 5 e 6, dizesse assim, subiu o Rezim Rei da Síria, com Peca, filho de Ramalias, rei de Israel, a Jerusalem, para prelejarem contra ela. Cercaram a caixa, porém não poderam prevecer contra ele. Naquele tempo, Rezim Rei da Síria restituiu e lá está a Síria e lançou fora dela os judeus. Vê-se aqui, então, que o rei da Síria, com o rei de Israel, lute fizeram uma guerra contra o reino dos judeus, de Judah. Vê-se aqui, os judeus numa guerra contra os israelitas.
Por isso, os judeus, sim, são israelitas, mas não são todos israelitas, porque os que vieram a ser conhecidos como os israelitas ou os 10 tribos do norte, essas foram levadas para a Síria. Na primeira depurtação, em 700 e 33, 732 a.C., mas a segunda depurtação foi um pouco depois disto, no capítulo 17, no capítulo 17, versículo 5 e 6. O rei da Síria passou por toda a terra, subiu a Samária e a situou por três anos. E no ano novo de Auseias, o rei da Síria tomou a Samária e transportou a Israel para a Síria e os feijos habitarem Hala, Juta a Abor e a Rio de Colzá e nas cidades dos Medos. Este foi no ano de 722 a.C., aproximadamente. Quer dizer que estas depurtações duram um período de 10 anos, mas durante estes 10 anos, houve uma primeira depurtação e uma segunda depurtação, o resto dos Israelitas foram para a Síria. E vê-se, então, no versículo 18, desse assim, pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel. Isto é contra o reino do Norte. E o afastou da sua presença e nada mais ficou senão a tribo de Judá, o reino do Sul, que vimos, como vimos a pouco, era Judá e Benjamin, que era uma tribo mais pequena, que estavam ali e está claro que também eram os Levitas, que estavam ali. Por isso, vê-se que as 10 tribos do Norte, que inclui o Ifreym e o Manassez, foram levados para a Síria entre 733 e 722, durante esse período de 10 ou 11 anos antes, 700 e tal anos antes de Cristo. Por isso vimos, queridos irmãos, que as benções para o Israel foram parcialmente cumpridas durante o tempo de David e de Solomon. Mas Deus tinha prometido que as cumpriria.
Vejemos, como estávamos a ler há pouco, em Genesis 48, versículo 20. 48 versículo 20. Que disse assim? Assim, o Jacob, que foi Israel, usabensuou naquele dia e, por favor, o Israel abensuará, através de Ifreym e Manassez. E então lendo um bocadinho, mas adiando, no capítulo 49, versículo 1. Depois chamou Jacob aos seus filhos e disse, juntá-nos, eu vos farei saber o que vos vá de acontecer nos dias vindo-ouros, nos dias derradeiros, como está escrito em outras versões bíblicas. Isto é, nos últimos dias, nos dias do fim, o que vos há de acontecer nos dias do fim. E depois descreve várias tribos, tribos, por exemplo, o Ruban e outros que falam Simão e Livy. E depois fala de Judah.
Vejam, por exemplo, no versículo 10. O cetro não se arredará de Judah, nem o bastão dentro seus pés, até que venha Siló. Isto é Jesus Cristo. Ele amarrará o seu jumentinho à vida e o filho da sua jumenta. Isto é na sua primeira vinda, vinda de Cristo à videira, mas excelente. E lavará-se os vestes no vinho.
Representando, então, a ira de Deus, representando a ira de Deus, o vinho, que é a segunda vinda, em sangue de Uvas. Mas vejam, em um ponto aqui, no versículo 22, a 25, que fala de José, os filhos de José, que eram os filhos de José, e Efrem e Manassés. José é um ramo frutíforo. Ramo frutíforo junto à fonte. Seus galhos se estendem sobre o muro. Quer dizer, tem um muro e vai para lá do muro, muito frutíforo. Os flecheiros de lidão amargâura atiram contra ele e aburrecem. Quer dizer, os inimigos estão a tentar aburrecer-lo, mas o seu arco, o arco de José, porém permanece firmo. Isto é, o exército militar de José permanece firmo. Isto é no tempo de fim. E os seus braços são feitos ativos pelas mãos do poderoso de Jacó. Não é, pela sua própria capacidade. Não é, porque são muito espertos. Não são, porque são pessoas melhores. É por causa das mãos do poderoso de Jacó, que é Deus. Sim, pelo pastor e pela pedra de Israel. Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará. E pelo teu todo poderoso, o qual te abençoará. Combenções dos altos céus. Boa chuva, boa coletivação, das bençãos, das profundezas, boas capacidades minerais. Combenções dos seios e da madre, com muitos filhos e crianças e população grande.
Veste aqui que, nos últimos dias, através delas, as nações seriam abençoadas. Através de quem são eles. Nos últimos dias, quem foram estas nações? Uma nação grande e uma multidão de nações. Queridos irmãos, esta nação grande e multidão de nações são os Estados Unidos e a Inglaterra. Através delas, houve muitas benções para a Terra, nos últimos 300 anos, digamos assim. Mas, através delas, vai haver grandes castigos também. Nós estamos a completar um livro, os Estados Unidos e a Inglaterra, que espero estar completo dentro do... Antes do fim deste ano, ou perto do fim deste ano, para vocês possam ver com mais detalhe a prova de que, de facto, isto é assim. Mas, basta dizer que Deus prometeu que estas, a grande nação e grupo de nações, seriam uma benção para o mundo inteiro. E que seriam grande poder no mundo inteiro. Que, dizem irmãos, nos últimos 100 anos, digamos assim, em Inglaterra e, mais recentemente, os Estados Unidos têm sido grandes nações mundiais poderosas. Não por causa delos, mas porque Deus fez uma promessa e Deus é fiel e cumpriu essa promessa. Aqui vê-se a fidelidade de Deus, de Ele abençoar. E assim, e frame, têm sido em Inglaterra e o grupo de nações, através da comunidade britânica, incluindo nações como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outras nações que estavam unidas nessa comunidade, que eram nações de fala inglesa. E Manassez, que foi prometido que seria uma grande nação que é os Estados Unidos. Cris irmãos, estas nações foram abençoadas. Não é porque elas fossem melhor que outras, mas foram abençoadas porque para ir através delas, serem, agora, abençoarem o mundo inteiro. Para essas benções, se irem através delas, para o mundo inteiro. Deveiam ter sido uma luz. Deveiam ter sido um exemplo. E, parcialmente, o mundo recebeu algumas benções através destas nações. As grandes invenções, por exemplo, foram feitas que nós recebemos e temos benções através dessas invenções que foram feitas que Deus deu a estas nações. Várias benções físicas, por exemplo, comparem como o mundo era, digamos, há 300 ou 400 anos atrás, em que, durante o período da idade escura do tempo médio, que havia grandes dificuldades no mundo, mas houve grande progresso mundial, durante os últimos 200 e 100 anos, grande progresso mundial, que foi, digamos assim, liderado pela Inglaterra inicialmente e depois pelos Estados Unidos. Mas isso dá uma certa responsabilidade a estas nações. Por que isso foi parte, digamos assim, dessa promessa, dessa antiga aliança, da promessa que Deus fez a estas nações, uma promessa física, a estas nações? Vejam, comigo se faz favor em Levíticos capítulo 20. Levíticos capítulo 20, versículo 26, que diz assim, sermiéis santos, porque eu o Senhor sou santo e separei-vos dos povos parceiros meus. Isto é, vocês não cometam idolatria, não cometam os pecados dos povos, sejam diferentes, sejam puros, sejam limpos, sejam um exemplo, sejam um líder para o mundo, um exemplo para liderar o mundo.
Para que, então, outras nações vissem esse exemplo e seguissem esse exemplo para outras nações, então, também serem abesoadas.
Infelizmente, o exemplo destas nações nos últimos anos tem sido um exemplo muito mau e muito terrível.
E, por causa disso, vai ver castigos, como vamos ver daqui a pouco.
Mas os exemplos foram físicos, que fizeram, houve benções físicas, houve, por exemplo, também, benções espirituais. Por exemplo, a Bíblia, há cerca de 400 anos atrás, o rei na Terra deu outra ação para um grande projeto de fazerem a tradução da Bíblia do rei Jime, ou, como algumas pessoas chamam, o rei James, ou o rei Tiago.
Mas o rei James foi, essa produção foi feita no ano de 1611, que, através disso, se propagou para outras Bíblias e outras Nações e outras povos e outras línguas, e, por isso, a Palavra de Deus foi espalhada à volta do mundo, através dessa liderança, digamos assim, a reforma religiosa que abriu a religião do mundo.
E, através das benções de Manassej, isto é, que estão recebidas em Manassej, isto é, nos Estados Unidos, o evangelho do rei de Deus está a ser pregado à volta do mundo como um destamunho para todas as Nações.
É uma benção que vem através de Deus.
Mas vejam também o que diz, em um outro nome, o capítulo 4, versículo 23 a 27.
Diz assim, 4, 23 a 27. Diz assim, guarda-vos, isto é, obedece a as leis, aos humanos mandamentos, não vos esqueceis da aliança do Senhor vosso Deus, feita com vosco, e vos façais alguma imagem esculpida, semelhante a alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu.
Quer dizer, não sejam desobedientes, não sigam coisas ídolos falsas.
E o que é que o mundo inglês e americano tem liderado hoje o mundo?
Tem liderado com práticas pagães. Por exemplo, o dia das bruxas, os dias natais, que são dias pagães, que não são cristãos, dias, muitos outros dias, muitas festas, que não são verdadeiramente cristães.
Isso é conhecimento público. Vocês podem fazer buscas em bibliotecas, que esses dias não são os dias de Deus.
São dias pagães, que foram incluídos para o mundo cristão. É isso que o mundo cristão tem. Por isso, vê-se que estas nações que deviam ser um exemplo para o mundo inteiro, isto é, as nações que falem em inglesa, basicamente, deviam ter sido um exemplo para o mundo inteiro, não foram esse exemplo.
E por isso diz assim, versículo 24, do Deutronómio 4, porque o Senhor Teu Deus é fogo que consome, é Deus eloso.
Quando pois gerar os filhos, e filhos de filhos, e vos enviver seres na Terra, quer dizer, tivesse fôres prósporos, mas nessa prosperidade, que está a acontecer a Inglaterra e a América, aos Estados Unidos da América, e vos corromper-os, e fizeres alguma imagem esculpida, semelhante a alguma coisa, e fizeres mal aos olhos de Deus.
Hoje, tomo por testemunhas contra vós, outro do céu e a Terra, e com efeito precereis, imediatamente da Terra a qual passar do Jordão e despreceuir.
Não prolongareis os vossos dias nela, antes de serem-se de todo destruídos. Esta é a parte triste deste sermão, queridos irmãos.
Os países de fala em inglês há, em Inglaterra e os Estados Unidos da América, deviam ter sido um bom exemplo, seguindo a Deus, para que, através deles, Deus pudesse abençoar o mundo todo. Mas o que eles fizeram, foram um mau exemplo.
E agora Deus vos vai castigar imediatamente.
Versículo 27.
O Senhor vos espalhará entre os povos, e restareis poucos em números entre as gentes, aonde o Senhor os conduzirá.
Vão ser escravizados de novo, as nações da fala inglesa.
Mas lembrem-se, queridos irmãos, cuidado, porque são um exemplo para o mundo, um exemplo bom e um exemplo mal.
O exemplo mal é que, se vocês e suas nações também estão a desopter ser, vão sofrer castigos também igualmente. Aí está a lição.
Aí está a lição.
Vejam, por exemplo, no versículo 36. Exíquial 20.
Exíquial 20 é uma profecia aqui.
Exíquial capítulo 20.
Exíquial 20.
O versículo 12 e 13.
Também lhes dei os meus sábados para servir-lhe de sinal entre mim e eles para que se obessem que eu sou o Senhor que o científica.
Mas a Casa de Israel se rebelou contra mim.
Lembrem-se, nos dias últimos, a Casa de Israel representa as nações da fala inglesa.
Se rebelaram, não estão a guardar os sábados deus e profanaram o grande-membro dos meus sábados, como diz no versículo 13.
E vejam no versículo 21 e 23 diz assim, Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos nem guardaram os meus juízes, os quais cumprindo-os o homem viverá por eles, antes profanaram os meus sábos.
Então ele disse que derramaria sobre eles o meu furor para cumprir contra eles a minha ira no deserto.
Mas detive a mão e o fio por amor do meu nome, para que não fosse profunado diante as nações, para antes quase os fios sair.
Também levantei-lhes no deserto a mão e jurei espalhá-los entre as nações e derramá-los pelas terras.
Que lhes irmãos vão ser castigados. Essa é a parte triste deste sermão. Vão ser castigados.
Vejam também no versículo 36 a 38 de Ezekiel 20.
Como entrei em juízo com os vossos pais no deserto da terra de Egito, assim entrei em juízo com vós, que diz o Senhor Deus.
Farv-vos, ei, passar debaixo do meu cajado e vos sujetarei à disciplina da aliança.
Separarei, dentro de vós-os rebeldes e os que se transgredirem contra mim, da terra a seus moradas, eu os farei sair.
Mas não entrarão na terra de Israel. Não entrarão no mundo da manhã. No mundo da manhã. Não entrarão no mundo da manhã a viver como seres humanos. Vão ser castigados.
Querias irmãos, Deus vai separar os rebeldes, como nos dias do Egito.
O castigo virá, o castigo virá, as nações de fala inglesa. Vejam comigo, se faz favor, em Levíticos 26.
Levíticos 26.
Vamos ler primeiro, no versículo 1. Diz assim.
Levíticos 26. Não vos fareis para vós outros ídolos. Nem vos levantareis imagens de escultura, nem coluna, nem por ex-pedra, configuras na vossa terra, para vos inclinar para ela, porque eu sou o Senhor vós Deus.
Vocês perguntam, mas as pessoas hoje não fazem isso? A fazem. Porque fazem ídolos. Fazem ídolos. O ídolo pode ser um computador, um ídolo pode ser jogos, pode ser envertimento, pode ser coisas que apõem à frente de Deus. Pois continuem no versículo 2. Guardareis os meus sábados. Sábados. Não é só o sábado semanal, mas é o sábado plural semanais e anuais. E reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor. Se andares no meu estatuto, guardares os meus mandamentos e os cumprires, então vos darei as vossas chuvas a seu tempo e várias benções. Vejam no versículo 6. Establecerei paz na terra. Deitar-vos-ei não haverá quem vos espanta. Vejam, por exemplo, no versículo 9. Para vós, outros olherei e vos farei fecundos e vos multiplicarei.
Mas o que está a acontecer agora? Querisso e irmãos, não é isso? Porque vejam no versículo 14. Porque se não obtecerem. Se não obtecerem. Diz-se, mas se não ouvir-vos e não cumprir-vos e não obtecer-vos e não fizeres. E os países da fala inglesa não estão a obtecer.
Versículo 15. Se rejeitar-vos dos meus estatutos e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, apontam-se de não cumprir todos os meus amenamentos e violares à minha aliança. Então, eu vos farei isto.
Purei sobre vós terror, terrorismo. Querisso e irmãos, isto aconteceu num momento incremental, mas como grande, digamos assim, demonstração de terrorismo, no ano de 2001, no 11 de setembro.
Depois vejam no versículo 18. Se ainda assim, com isto, não ouvir-vos, te morei a castigar-vos sete vezes mais. E vocês sabem, exatamente, sete anos depois, no ano 2008, o que que aconteceu? Foi a grande crise financeira. Vejam aqui, versículo 19, quebrantarei a soberba da vossa força. Qual é a soberba da força americana?
É o dólar americano.
E Deus está a quebrar a soberba deste dinheiro.
Através de criar dificuldades financeiras, que afetam o mundo inteiro, queres irmãos, e que vai afetar, em grande maneira, os Estados Unidos.
Isto aconteceu em 2008, exatamente sete anos depois, da primeira, digamos assim, da primeiro castigo de desobediência. Este foi o segundo castigo, no versículo 18. 19. E depois vejam no versículo 21.
Diz assim, se isse andares contrariamente para comigo e não me ouvires, trarei sobre vós pragas sete vezes mais. Se isso não for suficiente e não se arrependerem, vos castigarei ainda mais.
Com pragas.
Enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfiliarão e acabarão com o vosso gado, e vos reduzirão a poucos e os vossos caminhos se tornarão desertos. Isto é grandes doenças, grandes doenças. De feras, chama feras do campo, por exemplo, doenças de animaisinhos, que antibióticos não podem curar, infeções ou doenças que nos contaminam.
Mas se ainda depois, ainda, não vos corrigirem e não voltarem, vejam então a outra crise que há de haver, que era no versículo 23. Se ainda com isto não vos corrigires para volver-vos para mim, e se ainda andares contrariamente comigo, eu também serei contrário a vós e outros e vos ferirei sete vezes mais, e terei sobre vós a espada vinhedora da minha aliança.
Isto é, vai haver guerra que vai avetar os países internamente dos Estados Unidos da América e da Inglaterra, uma guerra provavelmente interna, podia ser uma guerra civil, coisa terrível, coisa terrível, que é uma guerra civil, se for isso. Mas se isso ainda não causar, vejam no versículo 27, se ainda com isto não vos ouvires e andares contrariamente comigo, eu também confuro-se, serei contrário a vós e vos que estiguei sete vezes mais, comorei-se a carne de vós os filhos. Vai haver grande fome.
Destruirei-se vós os altos, versículo 30, 31, reduziré-se vós as cidades, 32, acelerei a terra e 33, espalhar-vos-ei por entre as nações.
Queris irmãos, isto não é nada mais, nem nada menos, que a grande tribulação. Que a grande tribulação. Vemos, queris irmãos, que já estamos neste caminho. O tempo é pouco. O tempo está breve.
Deus vai separar os rebeldes. E, por isso, lese em Lucas 21. Lucas 21, versículo 36.
Vigiai, pois eu estou temporando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder. E estar em pé na presença do filho do homem.
As coisas têm de suceder. Por que? Porque a nação de Israel está a desobtencer. E Deus vai cumprir a sua promessa. Como cumpriu a promessa de dar as benções, as nações de fala em inglesa, também vai cumprir a sua promessa de os castigar. E este castigo já começou. Vimos aqui, digamos assim, cinco fases de castigo. Primeiro foi terrorismo. Segundo foi a crise financeira.
Depois a terceira será pragas. A quarta, digamos, seria talvez uma guerra interna. E a quinta, a grande tribulação. A primeira e a segunda já aconteceu. Cris irmãos, estamos perto, muito perto, desta crise, que vai afetar a nação de fala em inglesa. As nações de fala em inglesa. Esta grande nação e esta grupo, ou companhia de nações. Vejam o que Jeramías profetizou acerca disso em capítulo 30. Jeramías capítulo 30, versículo 4 a 7. Diz assim, são estas as palavras que disse o Senhor acerca de Israel e Judá.
Israel, que são as nações do norte e Judá, que são as nações do sul. Israel, que são várias nações, mas as duas principais são as nações de fala em inglesa, em Inglaterra e os Estados Unidos. E Judá, que são o que hoje em dia se chama a nação de Israel na Palestina, a nação dos judeus.
Estas são as palavras que o Senhor disse acerca de Israel e de Judá. Assim diz o Senhor, ouvimos uma voz de tremor e de temor e não de paz.
Perguntar depois e ver se acaso, um homem tem dores de parto. Tem um homem dores de parto?
Porque vejo, pois, a cada homem com as mãos na cintura. Como que está dando à luz?
Estão homens a dar à luz? E porque se tornaram pálidos todos os rostos.
Por que?
Ah, que grande é aquele dia.
E não há outro semelhante.
É o tempo de angústia para Jacó.
É o tempo de angústia para Jacó.
E lembra-se que Jacó teve um nome mudado para Israel. É o tempo de angústia para Israel. A tribo do Norte e a tribo do Sul. Jacó. Por isso é que diz, a cerca de Israel e Juda.
Que é angústia de Jacó. Porque Jacó é os dois.
É o tempo de angústia de Jacó. Ele, porém, será a livre dela. Seria, sim. Não vão todos morrer. Vão se arrepender. Vão ser castigados. E será a livre dela. Mas, vai haver um período.
Que vai haver grande angústia. Na terra. As nações de fala inglesa. Vejam também em Isaías 10. Isaías 10. Isaías 10. No versículo 3. Mas que fareis vós outros no dia do castigo. Na camalidade que vem de longe. Sim, vem de longe. Da nações de longe. A quem recorreres para obter socorro. E onde deixareis a vossa glória. Ninguém vai te secorrer. Todos os teus amigos, todas as nações, amigas, aliadas a ti. Vão te virar contra ti. Por exemplo, nações como a Alemanha. Nações europeias se virarão contra as nações de fala inglesa.
Aqueles irmãos abram os olhos. Que estão coisas a acontecer hoje em dia. Que estão a pôr as coisas a encaminhar nessa direção.
Um dia em que vai aparecer. Será a angústia de Jacó. Ninguém os ajudará. Nenhuma nação os vicos ajudará. Vejam também em Ezekiel 7. Ezekiel 7. Versículo 2 a 7. Diz assim. Ó teu filho do homem, assim diz o Senhor Deus acerca da terra do Israel. Há verá fim. Isto é, vai haver um juízo. Não pensem que as coisas estão aqui, estão mal e que podem continuar a pecar. Vai haver um fim deste pecado. Vai haver um julgamento. Vai haver um dia de juízo. O fim vem sobre os quatro cantos da terra. E não é, vai ser só sobre Israel. Aqui está o ponto, queris irmãos. Israel é um exemplo das nações. O castigo afetará as outras nações também. Por isso, não se riam quando isto acontecer às nações de fala inglesa. Por que vai afetar o mundo inteiro? O mundo inteiro. Continuam assim. Agora vem o fim sobre ti. Envierei sobre ti a minha ira. Isto é o dia da ira do Senhor, a ira do Senhor, que sabemos que depois da grande tribulação é a ira do Senhor, quando é a sete prombetas. E te julgarei, segundo os teus caminhos, e farei cair sobre ti todas as tuas abominações. Continuando. Os meus olhos não te pouparão. Nem terei pedado, mas por aí sobre ti os teus caminhos e as tuas abominações estarão no meio ti. Saberás que sou o Senhor. Vai saber que eu sou juiz, e não vou permitir isto. Assim diz o Senhor, mal após mal, eis que vem. Mal após mal. Há coisas mal, e depois é como dizer, azar, como mais azar, é mal após mal. As coisas vão piorar, e às vezes vai ser pior. A verá a fim. Vem o fim. Despertou-se contra sim. Vem o fim desta era, e o fim desta sociedade, de maldade, porque vai haver um julgamento. Vem a tua sentença, óbitante da terra. Óbitante da terra, não é só o país real, é para todo mundo. Todo mundo está apecado. Vai haver sentença. Lembrem-se, cuidado, vai haver sentença. Vem o tempo. É chegado o dia da turbação, da grande tribulação, e da ira do Senhor. Não dá alegria sobre os mundos. O dia da ira do Senhor. Estevem, queres irmãos. Estevem. Vejam, por exemplo, no versículo 19. Dizem, a sua prata lançarão pelas ruas. E o seu ouro lhes será como sujeira. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da inginação do Senhor. A insinança se irão a sua fome. Nem lhes encherão o estoma, porque isso lhes foi o tropeço para cair em iniquidade. Queres irmãos, vocês podem ter dinheiro no banco? Podem ter ouro no banco? Podem ter prata? Vão lheitar isso como sujeira na rua. Não vai ter valor nenhum.
Vejam também, no versículo 26 e 27. Virá miséria sobre miséria. E se levantará rumor sobre rumor. Buscarão visões de profetas, mas do sacerdote, presará a lei e dos anciões e o conselho. Não haverá os verdadeiros profetas de Deus, porque a verdade de Deus não poderá ser pregada nesse período, por haver uma fome da verdade, da palavra de Deus, nesse período.
O rei se lamentará e o príncipe se vestirá da horror e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Segundo seu caminho lhes farei com os seus próprios juízos. O julgarei e saberão que eu sou o Senhor. Quando Jesus Cristo vier e corrigir este mundo, vão reconhecer que Ele é o Senhor, é a ira do Senhor e Ele vai jogar este mundo. Querias irmãos, a nação é nações inglesas, a fala é inglesa.
São exemplo para todas as nações, exemplo de benções, mas exemplo de punição e castigo também. Essa punição virá rapidamente de várias nações. Porém, reversalmos 83, versículo 5 a 8, e useias 5, 5 e 7, que essa grande tribulação, que acontecerá durante o período, digamos assim, de um mês. O rei do Sul e a Síria, farão esse grande ataque. Não regurgisem quando isso acontecer. Não estejam alegres quando isso acontecer por favor. Vejam com isso, faça favor, em Obadias. Obadias, a Moshe, Obadias, Jonas.
Obadias, capítulo 12, a 15. Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia do teu irmão, o dia da sua calamilidade. Não devias ter telegrado sobre os filhos de Judas, no dia da sua ruína, nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia. Não devias fazer, ahá! Marecem, eles merecem isto. Cuidado! Cuidado! Não te alegres neste dia de tristeza dos países da fala inglesa e dos judeus. Angústia de Jacó, que inclui Israel e Judá. Verso 14. Não deverias ter parado nas encruzilhadas para exterminar-se os que escapassem.
Sim, porque quando esses que vão tentar escapar, vão estar aí a tentar matar os que estão a escapar. E vão matar esses que se escaparam. Não devias ter feito isso. Nem ter entrado, entregado, os que lhe restassem no dia de angústia. Não devias ter feito isso. Cuidado! Porque o dia do Senhor está prestes a vir sobre todas as nações. Não é só Israel, não só Jacó, os países de fala inglesa e os judaicos. Está prestes a vir sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo. Se tu viveste a alegre, quando foi o castigo, as nações diz Israel.
O mesmo se fará contigo. O teu mal feito tornará sobre tua cabeça. Por isso, tem cuidado. Tem cuidado. Não rebogizes quando isto acontecer. Porque averemos que vai haver um período de grande tribolação.
Vai haver um período de grande tribolação, como vem, por exemplo, em Mateus 24, versículos 21 a 22. Por exemplo, aqui, nesse tempo, haverá grande tribolação. Como desde o princípio do mundo, até agora, não tenha vido e nem haverá jamais. Não tivessem aqui os dias sido breviados. Ninguém seria salvo. Isto seria o fim do mundo. Não é só o fim do mundo. Isto seria o fim do mundo. Não é só contra os países de fala em inglesa, os outros países todos vão ser afetados.
Mas por causa dos escolhidos, os filhos de Abraham, Isaac e Jacob, tais dias serão abreviados, porque Deus fez uma promessa, e eles nunca falhariam, que viveriam, ouviam uma família que continuariam. E por isso essa promessa será cumprida. Essa promessa será cumprida. O que se passa é que Jesus Cristo há de vir. Vejam que o Mínguez se faz favor em Apocalipse capítulo 19. Apocalipse 19, versículo 11, que diz assim. Vi o céu aberto e eija um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama fiel e verdadeiro, e julga e peleja com justiça. Ele vai julgar o mundo inteiro.
Jesus Cristo vem para a Terra para julgar o mundo inteiro. Vejam também, no versículo 15 e 16, que diz assim. Sai da sua boca uma espada afiada para com ela ferir as nações. Não vai ser só os povos de Israel. Vai ferir as nações, vai castigar as nações. E ele mesmo a regerar com o centro de ferro. E pessoalmente pisa o lagar do vinho, do furor, da ira, do Deus Todo-Poderoso. Como demonstrei há pouco, numa profecia do antigo estamento, que eu descrevi que era o vinho, que era este lagar do vinho, o furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
Tenho o seu manto e o seu coxo, o nome escrito, rei dos reis e Senhor de Senhores, que é Jesus Cristo, que virá para a Terra para reinar. E depois, no capítulo 20, no versículo 4, diz, vi também tronos e nestes sentados, aqueles quais foi dado autoridade a julgar. Isto é, será o período da primeira receureção, os verdadeiros cristãos serão santos e os verdadeiros cristãos viveram e reinaram com Cristo durante o primeiro fase desse reino, que é o milenio.
Então, as pessoas humanas, que terão sobrevivido, estarão arrependidas e estarão a viver na Terra, debaixo dos seres espirituais, que estão a governar por mil anos reinar, por mil anos, debaixo Jesus Cristo. Vejam então comigo, se faz favor, isso em Jeremias capítulo 23, Jeremias capítulo 23, versículo 5 a 8, diz assim, Eis que vem em dias, diz o Senhor, em que levantarei a David um renove justo, este é Jesus Cristo, e rei que é, reinará.
Jesus Cristo vai reinar e agirá sábiamente, executará o juízo e a justiça na Terra. Nos seus dias, Judá será a salvo, e Israel habitará seguro. Judá, o reino do Sul, o judeus, e Israel, os países de fala em inglesa e outros países, que são parte das essas dez tribos.
Israel habitará seguro. Será este o seu nome com que ele será chamado? Senhor, justiça nossa, este renove justo, que é Jesus Cristo, que vai ser chamado Senhor e Aoé, YHWH, justiça nossa.
Portanto, eis que veem dias diz o Senhor, em que nunca mais dirão quão certo como vive o Senhor que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Não vão dizer isso, que libertou os Israelitas do Egito, porque a libertação dos Israelitas desta grande tribulação para virem para o mundo da manhã, vai ser muito maior. Mas, versículo 8, tão certo como vive o Senhor, que fez subir e que trouxe a dissonância da casa de Israel da terra do Norte e todas as terras para o mundo que tinha arrojado e habitarão na sua terra.
As vão sobreviver, quer dizer, mãos, vão sobreviver. E vejam, então, em Isaías 10, Isaías 10, versículo 20 a 23. Acontecerá, naquele dia, que os rostantes de Israel, os rostantes, o romanoscente, aqueles que se tornaram humildes e que são obdientes agora.
Seres físicos e os da casa de Jacob, que se tiverem salvado, nunca mais se estribarão naqueles que os feriam. Nunca mais vão ter confiança naqueles países que os atacaram. Mas, com efeito, terão confiança. Terão confiança, se estribarão no Senhor, o Santo de Israel. Vão ter confiança em Jesus Cristo, que vai reinar e governar a terra. Os rostantes se converterão a Deus, ao Deus Forte. Sim, os rostantes de Jacob. Vão haver uns rostantes que se sobreviverá e eles se virão para Deus. Porque, ainda que o teu povo hoje real seja como areia do mar, o rostante se converterá. Destruição será determinada, transbordando de justiça. Porque uma destruição e essa já é determinada, o Senhor, o Senhor dos exércitos, executará no meio de toda a terra. O Senhor dos exércitos, Jesus Cristo, que vai ser o Senhor dos exércitos, a reinar na terra aqui. Ele executará no meio de toda esta terra. Queridos irmãos, então, nesse período, vai haver o período em que todos os povos irão à Jerusalã para ouvir a voz de Senhor, como podem lerem Zacarias 14, 16. E se não forem a ouvir a voz de Senhor e se não forem a observar a festa de tabrenáculos, serão castigados. Considerem, então, Israel é um exemplo para o mundo. Israel é mais do que simplesmente o judeus. É um exemplo para o mundo, um exemplo de obdência e um exemplo de desobdência. Como um exemplo, são responsáveis, têm que dar contas pelo exemplo que deviam ter sido. São líderes, são uma lação de líderes, de liderança e, por isso, estará à vista. Se obedeceram, receberão benções e, por isso, é um exemplo a todas as outras nações. Se obedecem, também serão abençoadas através de eles. Se desobedecem, sofrerão as consequências. Mas as promessas de Deus serão cumpridas. E a promessa de Deus é que haverá paz na terra, que o reino de Deus vai governar na terra e que vai haver esta paz, que vai haver esta esperança, esta esperança verdadeira. Então, o que isso tem a ver com nós? E tem a ver com nós, queridos irmãos, que vais ver daqui uns anos de diante, brevemente, vais ver um grande castigo e sofrimento nos países de fala inglesa, que vai afetar o mundo inteiro. Coisas muito piores que o que vemos hoje vão acontecer. Coisas muito piores. Porque Israel, os países de fala inglesa e os países judaicos e os outros países israelitas não obteceram. Por isso, não te alegres quando Israel se ofere. Não estejas contente quando vies o sofrimento da Inglaterra e dos Estados Unidos da América e dos judeus e de outras nações. Porque lembra-te que as outras nações, como a tua nação, como o Brasil, por exemplo, não têm sido obdientes a Deus. E por isso, o que acontece a Israel primeiro, depois aos gentios. Esse castigo vai também não ser só aos países israelitas, isto é, de fala inglesa e judaica, mas aos gentios também. Queris irmãos, se você está a ter dificuldade agora a correr com os que estão a andar a pé, tenha que aprender porque vai ter que correr com os que vêm a cavalo. Queris irmãos, coisas piores estão a caminho. E então, o que nós temos que fazer? O que nós temos que fazer? Virem comigo, se faz favor, a Atos capítulo 17 versículo 30 e 31. Atos 17 versículo 30 e 31.
Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância? Agora porém notifica aos homens que todos, em toda a parte, se arrependem.
Porquanto estabeleceu um dia em que há de jogar o mundo com justiça? Este dia está à esquina. Mais uns anos e todos queris irmãos estará aqui.
E fará isso por meio de um varão que destinou, isto é, por meio de Jesus Cristo. E acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentro os mortos. Ele fará isso através de Jesus Cristo. Queris irmãos, por isso, a tá aqui uma chamada. Notifica aos homens que todos, em toda a parte, se arrependem.
Isto é nossa responsabilidade, queris irmãos. São horas agora de nos arrependermos. Porque vai haver um dia de juízo com justiça através de Jesus Cristo.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).