This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
A CERTA DE 30 ANOS A TORCIDA Bom, deobotarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos. Há cerca 30 anos atrás, a Igreja de Deus, à volta do mundo, tinha mais de 150 mil pessoas observarem as festas de Deus, como disse, à volta do mundo. Mas hoje em dia, na Igreja de Deus Unida, à volta do mundo, são um pouco mais de 13 mil, dos quais 7 mil são nos Estados Unidos, e depois uns outros 6 mil são, ou de roda, desse gênero, internacionalmente. O que dá a esse total, é 6 mil, 13 mil, além de que há irmãos, por exemplo, em Angola, vários milhares de irmãos na Angola, por exemplo, que, está claro, os números adicionam a isso. Mas o ponto que eu quero referir ao seguinte, queridos irmãos, é que a Igreja de Deus foi dizimada nos últimos 20 ou 30 anos. E, por isso, o meu tema hoje, queridos irmãos, é de mostrar a vocês algumas das razões. Por que a Igreja de Deus tem sido atacada? Sim, tem sido atacada por Satanás, e por isso, tem sido, digamos assim, dividida e dizimada. E não é nada novo, foi o mesmo que aconteceu durante o período dos apóstolos. Mas vamos começar, então, olhando aqui e lendo, em Mateus 9. Em Mateus 9, começando no versículo 35, Jesus Cristo procuria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades. Vendo-o as multidões, compadeceu-se-l-de-alas, porque estavam aflitas e exaustas, como ovelhas que não têm em pastor. E então se dirigiu a seus discípulos. A siara, na verdade, é grande. Querias irmãos, há milhões de pessoas que querem ser ou ter uma vida melhor, querem viver felizes, querem, de uma maneira geral, diz-e-sem, querem seguir-a-deus. Por isso, a siara, na verdade, é grande. Mas os trabalhadores são poucos. Rougai pois o Senhor da siara, que é o Senhor da siara. É Suos Cristo, Ele é o Senhor da siara, que mande trabalhadores para a Sua siara. E, crísis irmãos, isso vai acontecer no mundo da manhã, quando Jesus Cristo voltar para a Terra de novo, para estabelecer o reino de Deus na Terra. Porque essa vai ser a sua missão da sua segunda vinda à Terra, para estabelecer o reino de Deus na Terra. Mas o ponto aqui, crísis irmãos, é que Jesus Cristo é o Senhor da siara. Entendem o que isso quer dizer? O Senhor da siara é o Senhor que sabe quando e onde é que deve plantar. Ele é que sabe o que plantar. Quando pôr água, quando deitar água, quanto a água dar. E quando fazer acolher, então. Quando fazer acolheita, é ele que sabe. Ele é o Senhor da siara, o quem faz essas decisões da siara. Ele sabe o que ele está fazendo. E certamente, ele quer ter uma boa acolheita.
Cris irmãos, lém com mim que se faz de boa em João capítulo 10. João capítulo 10. Vamos ler no versículo 11, João 10, versículo 11.
Eu sou o bom pastor. Jesus Cristo é o Senhor da siara. E Ele é o bom pastor. E o bom pastor dá a vida pelas alveias. Vejam, por exemplo, no versículo 14. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas alveias. E elas me conhecem a mim.
Cris irmãos, nós, como as alveias, de Deus, temos que estar ligadas através de Jesus Cristo. Jesus Cristo é a única conexão para podermos ter acesso ao Pai.
E Ele, Jesus Cristo, como Senhor da siara, envia trabalhadores. É Ele que envia trabalhadores ao campo. A roça, a fazenda, a quinta, para o ajudar na siara. Para ajudar o rebanho de Cristo. E está claro, não é para o confundir. O Senhor da siara quer ajudar o rebanho, não quer confundir. Mas, o que acontece? Há o maligno. O maligno que engana o mundo todo. E esse maligno tem os seus próprios, digamos assim, seguidores. Pregadores. Pastores. Que estão a enganar as alveias. Que são lobos. Mas, com carne de alveias. Vejam o caminho que se faz de agora em segundo Pedro, capítulo 2. Segundo Pedro, capítulo 2.
Segundo Pedro, capítulo 2. No verículo 1.
Assim, como no meio do povo surgiram falsos profetas. Como no meio do povo israelita surgiram falsos profetas. Tal como aconteceu no antigo testamento. Assim, também haverá entre vós, no novo testamento, falsos mestres, falsos pastores, falsos ministros. Os quais introduzirão dissimuladamente erzias destruidoras. Introduzirão dissimuladamente. Isto é secretamente as escondidas. Assim, de uma maneira que as pessoas, como se não, não pudessem ver. De uma maneira secreta, dissimuladamente.
É como lobos, a trabalharem às sombras.
Escondidos para não serem vistos e depois aparecem aqui e depois aparecem lá. Porque têm uma intenção de enganar.
Porque estão a desviar do caminho direito, do caminho desus Cristo, do caminho que é direto. Por isso é que diz. Estão a introduzir dissimuladamente erzias destruidoras. Erzias. Então quais são as erzias que têm afetado a Igreja de Deus? E nota que são destruidoras. Por que? Porque aqueles que seguem essas erzias são destruídos.
Aqueles que seguem essas erzias são destruídos. Até ao ponto de renegarem o Soburrano Senhor que os resgatou. Até ao ponto de renegarem isto é que são anticristo. O Senhor que os resgatou. Ora, se os resgatou é porque foram batizados, foram comprados de volta. São membros da Igreja de Deus. E como é que eles podem estar a negar a Cristo? A negar em um Soburrano Senhor.
Porque estes mestres, estes falsos mestres estão dissimuladamente introduzindo ensinamentos que são erzias, que são desvios da verdade.
E depois, nos versículos 12 até ao fim deste capítulo, descreva algumas dessas métodos, dessas pessoas. Que, como dizem, estão bem queteando, como dizem ao fim do versículo 13, estão bem queteando com vosco durante as festas. Como se fossem parte da Igreja. Vejam como é que se faz favor em 3ª João, 3ª João, capítulo 1. Versículo 9 e 10. Escrevi alguma coisa à Igreja, mas diótrafos que gostam de exercer a primazia entre eles não nos dá a colhida. Cris irmãos, estes falsos mestres estão a fazer coisas como diótrafos feis, proibindo pessoas a irem à Igreja. Por isso, se eu for aí, fariai lembradas as obras que ele pratica, perforindo contra nós palavras miliciosas e não satisfeito com essas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como em pé de os que querem recebê-los e os expulsa da Igreja. Houve um período há uns anos atrás, não desejo ser muito específico, porque não quero que vocês comecem a pensar em nomes, mas menos anos que 10 anos, em que o presidente da Igreja deus unida não foi permitido entrar numa congregação, que era uma congregação da Igreja deus unida, e fecharam as portas e que esses líderes o expulsaram. Parece mentira! Tava a acontecer a mesma coisa que se vê aqui que o apóstolo João descreveu. Estavam a preibir a ele e a irmãos a irem à Igreja. Como é que isso pode acontecer? Criis de irmãos pode acontecer porque há um maligno. Um maligno odeia a Igreja deus e está a introduzir esses falsos mestres.
Criis de irmãos, tal como aqui vemos em 3 João 1, versículo 9 e 10 de Ótrafas, não respeitou os ensinos de Jesus Cristo. Essas pessoas deixam de ter a atitude que Jesus Cristo disse que precisamos ter, por exemplo, nas bem-aventuranças. Uma atitude de humildade, uma atitude de mansidão, uma atitude de ter uma fome cede pela justiça de Deus, uma atitude de ser misericordiosos. Mas, entretanto, essas pessoas observam sábado e parecem observar as mesmas coisas, mas mudaram direção em aspectos espirituais. E, por isso, parecem-se como pessoas superiores a outras. Está claro, não dizem isso, mas fazem-se esse tipo de apresentação. Queridos irmãos, é importante entendermos que isto aconteceu no passado, que o maligno enganou a Igreja do novo justamento primitiva causando estes problemas, e causou de novo, há alguns anos atrás, como apostasia e heresia na Igreja, e estas divisões é o maligno que faz isso à Igreja de Deus, por isso a Igreja de Deus foi dizimada.
Mas continuamos a fazer a obra dele. E a Igreja de Deus já de crescer. Temos uns materiais fiéis até o fim. Continuando a ler, em segundo Pedro, onde estávamos a ler há pouco, capítulo 2, no versículo 1, diz assim, aqueles que trazem falsos mestres, que trazem heresias destruidoras, de uma maneira dissimulada, até o ponto de renegar em soberano o Senhor, que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. É a segunda vez aqui que no mesmo versículo fala acerca de destruição. Heresias destruidoras, e depois diz aqui, que sobre si mesmos trazem repentina destruição.
Repentina destruição.
Não é que as coisas vêm repentinamente, é que a destruição é repentina. Sim, essas coisas demoram tempo, demoram tempo a desenvolver-se, demoram tempo a crescer, como uma bolha no corpo, assim, na pele, na perna, demora tempo e depois repentinamente aquilo... é uma destruição.
Demora tempo a acontecer, mas quando acontece, é uma coisa mesmo dramática e repentina. Olhem para o mundo, por exemplo, a nossa volta, as coisas estão a ficar pior e pior e pior e pior. Até chega um momento, repentinamente, as coisas acontecem. Por exemplo, as coisas estavam a ser pior, pior, antes da Segunda Guerra Mundial. E depois, repentinamente, no dia 7 de dezembro de 1941, foi o ataque ao porto do Pearl em Hawaii e pôs os Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial. Por exemplo, no ano 2001, em 11 de setembro, repentinamente, a situação em Nova Iorque mudou-se. Um dia, existe um grande acontecimento e, repentinamente, as coisas explodem. Mudam-se, estão a explodir. Vejam, por exemplo, o primeiro de Salunicensas, capítulo 5.
Começando do versículo 1. Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade que eu vos escreva, pois vós mesmos tais enterados, com precisão, de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite. Isso quer dizer que vai andando de veguirim, de veguirim, de veguirim, de veguirim, de veguirim, de veguirim, de veguirim, de veguirim, de veguirim. Mas, repentinamente, é como um ladrão de noite. Quando andarem dizendo paz e segurança, quando andarem dizendo a economia está a ficar melhor, as nações estão a ficar mais fortes. Há mais empregos, há um bocadinho mais dinheiro. Quando as coisas começam a se mudar, as que lhe sobrevirá, repentina destruição. Demora tempo a vir, mas a destruição é repentina. Como veem, as dores departo, a que está para dar à luz e de nenhum modo escaparão.
Continuando, então, a ler, que dizem os irmãos, em segundo Pedro capítulo 2, como estávamos a ler, que vamos ler o versículo 1, é dizer que trazendo, assim mesmo, repentina destruição. Estes falsos mestres que estão a trazer erzias destruidoras, vão trazer repentina destruição. Versículo 2. E muitos seguirão as suas práticas libertinas. Muitos. Quando diz muitos, quer dizer que é a maioria. É grande maioria, não é só muitos, é muito, mesmo muito, proposicionalmente, é a maioria. Sigurão as suas práticas libertinas. Libertinas. A sociedade hoje em dia está nesta atitude libertina. E por causa delas, será inflamado o caminho da verdade. Por causa desses falsos mestres que estão a causar estas divisões, está a causar para que a igreja de Deus seja inflamada. Estão a causar o mal-nome ao corpo de Cristo.
Infelizmente, é o que diz aqui. Toda a igreja de Deus, por causa disso, recebe o mal-nome.
Queres irmãos, como é que tomamos o nome de Deus? Estamos a tomar o nome de Deus de uma maneira que faz com que o nome de Deus seja blasfamiado? Ou não? É um dos dez mandamentos, não é? Cuidado, esses falsos mestres estão a causar isso. Estão a causar isso. Continuando então no versículo 3. Também movidos por avareza, qual é a motivação, a intenção dessas pessoas? Que a Bíblia diz? É avareza, é uma cubiça.
Fazendo comércio de vós. Fazendo comércio de vós.
Ah, ó, precisamos estar a pregazos Cristo e fazer essas coisas todas, mas estão a fazer comércio de vós. Dos verdadeiros cristãos, com palavras fictícias. Com palavras fictícias, palavras que são de deceção, que são enganadoras.
Para eles, o juízo, leverado há longo tempo, não tarda. E a sua destruição não dorma.
A sua destruição não dorma.
Querias irmãos, aqui mais uma vez dá a falar destruição. Estas pessoas, com palavras, dizem aqui, libertinas movidos por a vareza.
Querias irmãos, estas pessoas dizem, olha, nós não estamos na Igreja de Alzumida, mas nós acreditamos na mesma coisa. Ora, se acreditam na mesma coisa, porque não ficaram na unida. Vejam comigo, se faça a favor, 1ª João, capítulo 2, versículo 19. 1ª João, capítulo 2, versículo 19. Eles saíram de nosso meio, entretanto, não eram dos nossos. Eles saíram da Igreja de Alzumida, eles seguiram da Igreja de Deus e formaram os seus grupos, sendo eles os chefões. E depois fazem outro grupo, essa pessoa vai ser o chefão. Faz em outro grupo, quer ser o chefão.
Eles saíram do nosso meio, entretanto, não eram dos nossos, porque se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Teriam permanecido conosco. Toda vez, eles se foram para ficar-se manifesto que nenhum deles é dos nossos. Tão nossos grupinhos. E assim é bem manifesto que não são de nós. Queres irmãos, essas palavras enganadoras causam problemas e divisões. E como lemos, tem uma motivação, tem um motivo. Como lemos em 2 Pedro 2, versículo 3, movidos por a vareza. Faz em comércio de vals e de nós. Estes são aqueles que se vestem em roupas de lobos. A perdão em roupas da oveia, mas são lobos que se vestem em roupas da oveia. Vejam como é que se faz de agora. É Mateus 7. Vejam como é que se faz de agora. Mateus 7, versículo 15 a 20.
Mateus 7, versículo 15 a 20. Acorte-lá, e vos dos falsos profetas, que se vos apresentam esfarçados em oveias. Mas por dentro são lobos roubadores. Porque motivação é a vareza, como lemos há pouco. Pelos seus frutos os conhecereis, colhem-se por ventura ouvas dos espinheiros ou figos dos abrólios. Assim, toda a arv boa produz bons frutos, porém, a arv má produz frutos maus. Não pode a arv boa produzir frutos maus, nem arv má produzir frutos bons. Toda a arv que não produz bons frutos, é cortada e lançada ao fogo. E aqui está a falar ao fogo Guihena, que é a segunda morte. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Pelos seus frutos os conhecereis. Estas são pessoas que estão disfarçadas, como se fossem oveias. Mas por dentro são lobos roubadores.
E, por isso, leva tempo. Os frutos levam tempo a aparecer na árvore. Mas, quando aparecem, podemos reconhecer. Podemos reconhecer. Torna-se bem claro a diferença. Cris e irmãos, por esta razão, Jesus Cristo deu à igreja. Ministros e apóstolos, para pregar e para ensinar à igreja. Vigemos, por exemplo, e Fezes 4. Fezes 4.
Fezes 4.
Fezes 5. Ele mesmo, Jesus Cristo, concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, perdão, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Isto é, os pastores devem ser, ao mesmo tempo que são pastores, devem ser mestres, devem ser ensinadores. Os pastores devem ser aqueles que ensinam. São pastores que ensinam. Por exemplo, que dão sermões acerca da palavra de Deus, para explicar a palavra de Deus claramente, para que não sejam os enganados. São os pastores.
Continua a ler. Com vistas, versículo 12. Com vistas, com o propósito, com a meta. Há o perfeiçoamento dos santos. Isto é para equipar os santos, para os preparar, para os treinar. Isto é para o perfeiçoamento dos santos, para os preparar. Por que? Para o desempenho do seu serviço.
Serviço de servir uns aos outros. Por os preparar, para os servir uns aos outros. Para que? Para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja de Deus.
Por isso, os pastores têm uma responsabilidade, como diz no versículo 13, até que todos chegamos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus. Tem a responsabilidade de ensinar as palavras de Cristo fielmente, até que todos chegamos à unidade da fé. Até que todos chegamos à unidade da fé, como lê no versículo 5, há um só Senhor e uma só fé. Até que chegamos à unidade desta fé. E por isso, diz assim, que chegamos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus. Quando chegamos ao ponto, temos a mesma fé, esta unidade da fé, porque só há uma fé e temos o conhecimento do Filho de Deus. Quando todos nós conhecemos e servimos e confiamos no Senhor Jesus Cristo, nós, então, teremos completa unidade.
Sem divisões. Quando conhecemos o Filho de Deus. Por isso é que, quando lemos há pouco, estão a negar Jesus Cristo. Porque Jesus Cristo, essa um nos aponta para uma única fé. Ele é o caminho, ele é a porta. E por isso, essa um caminho. E estão divididos, estão a negar a Jesus Cristo.
Por isso, quando diz que chegamos ao pleno conhecimento do Filho de Deus, quando chegamos ao conhecimento de Jesus Cristo, nós temos a chegar ao ponto que sabemos que queremos aprender, e precisamos aprender, e precisamos entender, e precisamos seguir o que Jesus Cristo ensinou. E por isso temos estar todos ligados, conectados ao Pai através de Jesus Cristo. Porque Ele é a porta. Só uma porta. Como na Arca do Noé, só havia uma porta. Para a salvação. Nós também temos que entrar por uma única porta, que é Cristo. Queres irmãos, quando nós vamos para além dessa porta, para além da doutrina de Cristo, então nós temos um problema. Vejam como é que se faz agora em 2 João 1, 2 João 1, 9. Toda aquela que ultrapassa, que vai para além, que ultrapassa a doutrina de Cristo, por toda aquela que põe uma coisa diferente na doutrina de Cristo, que adiciona a doutrina de Cristo. E nela não permanece na doutrina de Cristo, mas ultrapassa. Vai para além. Não tem Deus. Não tem Deus. Ora, o que permanece na doutrina de Cristo, este tem tanto pai como filho. Este tem tanto pai como filho. Se você transgresso, vai para além. Você ultrapassa a doutrina de Cristo. Se você não se mantém na pura, direta doutrina de Cristo, você não é um cristão. E você está a negar a Cristo. E, por isso, continua a lerem em Fésios 4, onde estávamos há pouco. E Fésios 4, versículo 13. Diz assim até todos, chegamos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Fio de Deus. Chegamos a conhecer, a ter fé, a entender o Senhor Jesus Cristo e a doutrina dele. E, por isso, estamos unidos em fé. E não passamos para lá com as nossas próprias ideias e teorias e seja o que for. Então, diz assim, até que chegamos à perfeita varunilidade. Isto é, ao perfeito homem, à medida da estrutura da plenitude de Cristo.
Até chegarmos àquele padrão de perfeição que é Jesus Cristo. Até chegarmos a ser um homem perfeito que é a Estatura de Cristo. Este é o nosso gol, esta é a nossa meta. Isto é quem devemos imitar. Isto é quem devemos seguir. Isto é quem, de quem precisamos de ser discípulos de Cristo. E lembrem-se que ninguém pode enganar a Cristo. E, por isso, quando estamos a seguir a esta perfeita conhecimento do Filho de Deus, ao perfeito homem, não seremos enganados. Lembrem-se, em Mateus 24, 24. Mateus 24, 24. Sabem o que diz aí? Fizemos, então, Mateus 24, 24.
Mateus 24, 24.
Porque sugirão falsos cristos e falsos profetas, falsos ministros, operando grandes sinais, vão aparecer falsos messias, operando e fazendo grandes sinais e prodígios. Para quê? Para quê? Para enganar, para iludir, para enganar, para desviar as pessoas da verdade. Perdão. É-se possível, os próprios eleitos. Mas não é possível enganar os eleitos.
Se você, por isso, está a ser enganado, não é eleito. Interessante, não é? E, por isso, aqueles que são maduros espiritualmente, estão baseados na verdade, estão baseados no conhecimento de Jesus Cristo e têm este golo do homem perfeito, que é Jesus Cristo, e, por isso, vão ser maduros espiritualmente e não vão ser enganados pelo maligno e para seus falsos profetas.
Continuando, então, a lierem, Efésio capítulo 4. Efésio capítulo 4.
No versículo 3, isto é para... Cheguemos à unidade, a fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, Jesus Cristo, à perfeita verunidade. Isto é do homem perfeito, que é Cristo, à medida da estatura, da plenitude de Cristo. Versículo 14. Para que não mais sejam-nos como meninos, para não sermos crianças na daltrina, para não sermos levados por as suas ideias, agitados de um lado para o outro, elevados ao redor por todo o vento de daltrina, levados ao redor por todo o vento de daltrina. Pela artimanha, dos homens, pela astúcia que induzem ao erro.
Precisamos não ser crianças, precisamos ser adultos, precisamos ser maduros espiritualmente, para não sermos levados pelas daltrinas, e estes vendos daltrina que andam para ir pela internet, mas precisamos ser maduros cristãos, que não sejam varridos, digamos assim, ou levados por estas ideias, que estes vendos não nos levem, e por isso precisamos ser maduros, em vez de sermos crianças, que sejam facilmente enganados e lutidos. Precisamos de ser bem disciplinados na daltrina sã, na daltrina sã, porque estas pessoas trazem estas daltrinas falsas pelas suas artimanhas, pelos seus truques, planeando estas coisas para enganar, pelas tucias que induzem ao erro. São astutos, são espertos, são muitos espertos para enganar. E como dizem segundo Timóteo, segundo Timóteo, segundo Timóteo, capítulo 3, versículo 13, nos homens perversos e impostores, os homens perversos e os homens impostores, duas categorias de homens perversos e impostores, irão de mala pior, enganando e sendo enganados. Os homens perversos estão descrito neste mesmo capítulo segundo Timóteo, versículo 3, versículo 2 a 5, está a falar de homens perversos. E no capítulo 6 a 9 está a falar de impostores.
Esses homens enganam e eles próprios estão sendo enganados, porque conforme mais enganam e abraçam estas ideias enganadoras, conforme eles abraçam e agarram-se estas ideias enganadoras, mais eles se desviam e se tornam eles próprios enganados.
E por isso que, irmãos, precisamos ter cuidado de dois pontos importantes, que geralmente, se olharmos, são estas duas áreas que causam divisão. Primeira área. Esta atitude que as pessoas têm, olha, eu fui mal tratado. Ou, em outras palavras, começam a dizer mal e começam a acusar outras pessoas.
Olha, para esta pessoa fulano e cicrano tal, fez isto e aquilo.
Querias, irmãos, precisamos ter cuidado de não ser enganados, porque, ao fim de contas, nenhum líder humano é perfeito. Nenhum líder humano é perfeito. Se você quer tirar uma lupa e começar a analisar uma pessoa, vai encontrar em prefeições. Você vai encontrar em prefeições no Rei David, vai encontrar em prefeições no Apóstolo Paulo, vai encontrar em prefeições no Apóstolo Pedro. E assim, entende. Vai encontrar em prefeições, já não é. Querias, ele é o rimbobedelço. Vai encontrar em prefeições em muitas pessoas. E se você, por isso, for com uma lupa, vai encontrar em prefeições e dizer, olha, começa a pessoa, pode ser um servido de Deus. Como é que o Rei David pode ser um homem seguindo o coração de Deus, quando ele fez estas coisas? Matou e orias e cometeu anultério e se tudo.
E, pois, por isso estou a dizer, estas pessoas começam a falar mal de outras pessoas e começam a acusar. Começam a se apoiar, digamos assim, em um... em um coisa que diz, olha, por que não escolheram a mim, porque eu sou a melhor pessoa? Começam estas acusações. E, pois, quando começam estas acusações, as nossas mentes começam a ficar, ter dúvidas daquela pessoa. Estão a ser acusadas. E, por isso, há uma mudança na maneira de pensar e na atitude para com essas pessoas, por causa dessas acusações. E, por isso, o relacionamento com essa pessoa muda, porque começaram a ver, olha, de facto, tem certos problemas. Foi o que aconteceu com o maligno. Quando quis tomar conta do universo, você para ler as isaias, por exemplo, e zikil. E ele causou... Um engano entre os anjos, que depois vieram seus demônios. Os enganou. E começou a demonstrar uma certa deslialdade, que depois se tornou em rebelião. E que se tornou numa oposição contra o Governo de Deus. Sim, porque existia um Governo, o Governo de Deus.
E houve uma rebelião contra o Governo de Deus. Antes do homem existir, no período em que Satanás fez essa rebelião.
E, por isso, começou com esta atitude deslialdade. Olha, imagine que esta pessoa fez, ou isto, aquilo ou outro. E, por isso, começou a causar esta falta de confiança, criar esta falta de confiança. E que criou um certo ressentimento contra algumas pessoas. E como se criou um certo... Olha, que foi tato de mim, que foi maltratado. Fui maltratado.
E, por causa disso, começa a fazer as coisas, a pirarem, a pirarem, a pirarem, até que chega um ponto, que até tudo parece que é tudo tapodre. Vejam como II Pedro descreve esta atitude. Quer dizer, irmãos, II Pedro. II Pedro capítulo 2, versículo 4. Ora, se Deus não popou esses anjos, quando pecaram, antes precipitando-os, no Tartarô, neste local de prisão, até o julgamento. Que chante foi traduzida aqui para Inferno. Os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo. Vai ver o dia de juízo.
Sim, esses anjos que se desviaram, são hoje em dia conhecidos como demônios, vão ser julgados. Mas continuando um querido em mais adiante, no versículo 9, diz assim, É porque o Senhor sabe liberar da provoção os piedosos e reservar sobre castigo os injustos para o dia de juízo. Os injustos também vão ser julgados no dia de juízo. Especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em mundas paixões e menosprezam qualquer governo. Isto é que se estão a fazer acusações contra as autoridades de governo, qualquer governo, quanto mais a governo do Deus, quanto mais aqueles que foram apontados por Jesus Cristo a serem lindas na Igreja de Deus.
Cuidado! Atravidos! Arrogantes! Arrogantes! Não temem de famar autoridades superiores! Não temem de famar autoridades superiores! A paz que anjos, embora maiores, em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.
E esses contadia como brutos e irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, uma vez mais, destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes. Falar mal, acusações. Olha, como por que começam? Olha, porque fui mal tratado. Falando mal daquilo em que são ignorantes. Na sua destruição também há de ser destruídos. Isto é a segunda morte do dia do juízo, do fogo do inferno, o fogo da Guiana, que vai ser uma morte, que vai ser uma destruição, não é?
Sofrer para sempre. Mas é uma destruição. Destruição! Acho que é bem claro. Vejam, por exemplo, em Tiago 4, Tiago 4, versículo 11 a 12. Tiago 4, versículo 11 a 12. Irmãos, não faleis mal uns aos outros. É o que fala mal do irmão. Falar mal, acusações. Não falem mal de uns dos outros. Porque aquele que fala mal do irmão, ou julga a seu irmão, fala mal da lei. E julga a lei. Porque quando você está a falar mal do outros, está a julgar. Quando você está a falar mal do outros, está a julgar.
E por que já julga a lei? Porque a lei diz, ama o teu, o seu próximo. Não diz para dizer mal deles? E por isso quando estão a falar mal, não gostam a amar. E por que? Porque dizem, olha, não preciso amar a ele. Porque ele é tão mal, por isso estou a falar mal dele, porque não deu, não preciso amar a ele. Estão a dar uma desculpa. Porque ele é tão mal, porque ele é mal. Eu posso dizer o que eu quero dizer. Isso pode ser mal dele. E por isso essa pessoa torna-se a dizer que a lei não está correta.
Porque fez uma lei nova. E por isso está a julgar que a lei não está boa. Não é boa. E se julgas a lei, não é observador da lei mas juiz. E só um é legislador e juiz que é Cristo. Aquele que pode salvar e fazer parecer. Tu purem quem é-se, que julgas o próximo. Estás a dizer mal do próximo. Isso é que diz, não falo-lhes mal uns dos outros. Quando vocês dizem, olha, o que fulano e cicrano está a fazer, cuidado! Porque está a acusar. Cuidado! Porque está a acusar. Tito capítulo 1, versículo 10. Porque existem muitos insubordinados. Existem muitos insubordinados. O que é um insubordinado? É uma pessoa que não está pronta a se subordinar, a se submeter, a ser submisso, a ser humilde, a submeter às autoridades, ou seja, elas e autoridades na igreja ou onde for.
Existem muitos insubordinados, palredores, frivolos. Falam muito. Frivolos, frios, acusadores, enganadores, especialmente os da circuncisão. Existem muitos que têm uma falta de respeito pela autoridade. Palredores. Falam, falam, falam, falam, falam, falam, falam em círculos. E não chegam a conclusão nenhum. Palredores.
Enganadores. Porque enganam a mente com as suas palavras. Com as suas palavras enganam. Por que? Porque eles têm seus próprios, seus próprios regras. Porque eles pensam, não querem ser parte da congregação. Eles querem fazer o que lhe apetecem. E por isso diz, é preciso fazê-los calar. Porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando que não devem. Por torpe ganância. Aqui está a motivação. Ou eu não quero dinheiro. Talvez não quero dinheiro. Mas que a fama quer ser importante. Qual seja a motivação, não sei. Mas o que a Bíblia diz é torpe ganância.
Primeiro Pedro. Capítulo 2. Primeiro Pedro. Capítulo 2. Versículo 13 a 14.
Sujeitá-vos a toda instituição humana. Por causa do Senhor. Quer seja o rei, como seborano. Quer as autoridades, como enviadas por Ele, tanto para castigo, para mal-feitores, como para lavouros que praticam o bem. Sujeitá-vos a todos. A toda instituição humana. Os insubordinados não se sujeitam.
Diz aqui, sujeitá-vos a toda instituição humana, quantos mais as instituições que foram instituídas por Deus, como a Igreja de Deus.
Quer as autoridades, como enviadas por Ele, tanto para castigo, para lavouros que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que pela prática do bem façais e medruceira a ignorância dos insensátios, e por isso sejam oblientes, como livros que sois, não usando toda a vila e liberdade por proteisos da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Respeitando as autoridades, especialmente aquelas autoridades estabelecidas por Jesus Cristo. E por isso tenham cuidado, quando as pessoas dizem, olhem, olhem o que este fulano está a fazer, ou o que ele diz, cuidado, por se tornar ser acusadores.
E essa é uma das causas de haver divisões na Igreja. Como eu disse, há duas causas principais. Uma delas é estas falsas acusações. E outras coisas são perguntas acerca de pontos otorinais extremamente técnicos. Isto é, tornam-se doutores de ramos, em vez de serem doutores do tronco da árvore. Doutores acerca de datas e de outros detalhes técnicos. Sejam-lhes, por exemplo, qual é a data da Páscoa, e começam as tramos e a dizer que a Páscoa deve ser observada no outro dia, em vez de ser, o que a Bíblia diz, que é no dia 14 do mês, ou começam com as suas ideias acerca do seu próprio calendário, querem ter o seu próprio calendário.
Mas o Cristo sempre seguiu a instrução do Sinédrio. E o Sinédrio declarou quando era o calendário. E se alguma pessoa não quer alguns assuntos difíceis, veem, em Doutorónimo, Doutoronomi 17, temos que nos submeter à autoridade. E não sejam presunciosos a fazer as suas próprias ideias. Vejam, por exemplo, Doutoronomi 17. Doutoronomi 17. Por século 8-11.
Quando há uma coisa de fórdio difícil, de mais em juízo entre caso e caso do homicídio, ou de demanda e demanda, e de violência e violência, e outras questões do litíguio, então, leverás e subirás ao lugar que o Senhor Teodão escolher, virás aos levitas, sacerdotes e aos juízes. Quando há coisas que vocês não estão certos, vêm ao levita aos sacerdotes e aos juízes. Que houver naqueles dias e inquirirás, e que não serão sentença no juízo. Quando há certas dificuldades, a sérgio do canendário, vai aos sacerdotes, porque ao fim de contas, quando lemos levíticos 23, dizem que os sacerdotes devem de proclamar quando são os dias santos. Sim, Deus diz que vai ser neste dia isto, naquele dia outro, mas é o sacerdote que tem de proclamar essas datas do ano.
Por isso diz assim, versículo 10, e farás segundo o mandato da palavra que te anunciar é no lugar que o Senhor escolher e traz cuidado de fazer, consuando tudo o que te ensinarem. Segundo o mandato da lei que te ensinarem, dê acordo com o juízo que te disserem, farás da sentença que te anunciar e não te desvirás, nem para a direita nem para a esquerda. O homem pois que se houver suburbamente, não dando ao vidro o sacerdote, aquele que for o presunçoso que tiver subérbo, pensa que é mais importante, não dando ao vidro o sacerdote, que está ali para servir ao Senhor teu Deus, nem aos juízes, esse morrerá e assim eliminará-se o mal do Israel, para que todo o povo oissa, tema e jamais se ensuperpeça.
O próprio Jesus Cristo suportou esse ensinamento. Vejam, por exemplo, em Mateus 23, Mateus 23, versículo 1. Então falou-se-se-os às multidões e aos seus discípulos, na cadeira e de uma zessa sentaram as cribas e esfariseus. Fazer e guardar, é pois tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras, por dizem, não fazem. Jesus Cristo disse para seguir as instruções daquelas autoridades e a Igreja do Novo Testamento sempre seguiu as instruções que o Judeus deu acerca do Calenário, e o que a Igreja do Novo Testamento hoje em dia, é o que a Igreja de Deus Unida segue, o Calendário, como nos é dado pelos Deus, e aqueles que pensam que devem fazer-se de uma maneira diferente, têm que uma atitude, que dizemos aqui em Deutrônio 17, uma atitude de soberba.
Crius Irmãos, continuando a ler em Infezius 14, onde estava a ler há pouco. Em Sumário, quer dizer que há dois pontos que causam divisões na Igreja. Primeiro, é esta atitude da acusação de, olha, fui mal tratado e começa a tratar, dizer, mal dos outros. E a segunda, é estramos técnicos doutrinais, em vez de se agarrarem ao tronco da árvore. E, por isso, continuando a ler em Infezius 4, versículo 14 a 16, diz assim, para que não sejam os como meninos, agitados de um lado para o outro, elevados ao redor por todo o vento de doutrina.
Este vento doutrina que vem pela artimanha dos homens, pela astúcia dos que induzem ao erro. Mas seguindo a verdade em amor. Crescemos em tudo naquilo que é a cabeça Cristo. Por isso, e que diz cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor, é Salvador Jesus Cristo. De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda a junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetuosa e o próprio aumento. Por que? Para a edificação de si mesmo, para a adivinação de si mesmo, para a edificação de si mesmo, em amor, para a edificação do corpo de Cristo, que é a Igreja de Deus, para a edificação, para a construção da Igreja de Deus, para construir, para crescer e não para dividir.
Por isso, agarrem-se a Cristo, porque Cristo não pode ser enganado. Agarrem-se às doutrinas de Cristo. Vejam comigo se faz favor em Judas. Em Judas. Capítulo 1, só há um capítulo, comece a ler no versículo 4, diz assim. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação. Isto é secretamente. Uns quais, desde muito, foram, antecipadamente, pronunciados para esta condenação. Estou a introduzir-se na Igreja com estas secretamente homens ímpios que transformam em libertinagem, a graça de nosso Deus e negam o nosso único sobrano, isto é Cristo e Senhor Jesus Cristo.
Nosso único Deus e Senhor Jesus Cristo. Continuando a ler um carinho mais adiante, no versículo 16. Os tais são murmuradores. Então, é mal. São dos contentos, não tão satisfeitos, porque, olha, fui mal tratado. Andando segundo as suas paixões, porque têm libertinagem, querem quebrar as leis de Deus, a sua boca vive propalando grandes arrogantes, que são arrogantes, a vez serem humildes, estão a propagarem com a boca. São aduladores dos outros, por motivos interseiros, vos purei amados lembravos das palavras anteriormente preferidas pelos apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam, no último tempo, haverás carneçadoras andando segundo as suas paixões impias.
São estes, os que promovem divisões na Igreja de Deus, são sensuais, os quais não têm o Espírito Santo de Deus, vos purei amados e de ficando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo de Deus, guarda-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para a vida eterna.
Dan 12:7
Mateus 9:35-38
2 Pedro 2:1-4, 9-12
1 João 2:19
2 João 1:9
3 João 1:9-10
1 Pedro 2:13-16
2 Timóteo 3:13
Tiago 4:11-12
Tito 1:10
Deuteronômio 17:8-12
Efésios 4:11-16
Judas 1:4, 16-21
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).