This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Música Bom, debo estar de crise, irmãos. Mas que mundo é o que vivemos agora em dia? Vemos ataques que estão visando diretamente, civis completamente inocentes. Vemos execuções e assassinatos. Vemos raptos. Vemos violações e outras formas de abuso sexual e de mulheres e de crianças. Vemos escravidão. Vemos tráfico de mulheres e de crianças. Vemos uma destruição arbitrária e uma pilhagem de propriedade. Vemos centenas de milhares de pessoas fugindo em migratórias. Pessoas chamam isto de um tipo de guerra sagrada, que, irmãos, não tem nada sagrado acerca do que estamos a ver hoje em dia na Terra.
Nações estão virando-se contra as nações. Estão a perigos de completa destruição mundial. Corrupção nos governos e nas nações, nos estados e nos nossos países. As economias dos países estão em grande problema. Como estão as nossas economias privativas? Porque os preços continuam a subir loucamente. Depois há problemas de saúde. Várias doenças cada vez piores. E há padrões climáticos que estão a ser interrompidos.
Vês fogos, secas, inundações, termotos, tsunamis. Queridos irmãos, não há dúvida que Satanás está zangado. E não há dúvida que ele ainda vai estar mais no futuro breve. Leia um comíxio faixa-vôr na Apocalipse capítulo 12 versículo 12. Apocalipse 12-12. Diz assim, por isso festejais ao céus e vosso que neles habitais. Mas há-i da terra e do mar, pois o diabo desceu até vos. Cheio de grande calda, sabendo que pouco tempo lhe resta. Queridos irmãos, estamos a chegar a este momento na nossa história.
Estamos perto em que Satanás vai-te ser completamente sobre nós. E que vai-te estar cheio de grande calda contra todos nós. Queridos irmãos, esse é o perigo que vemos à frente de nós. E por isso nós oramos e dizemos, venha o teu reino, venha o seu reino. Jesus Cristo venha para reinar como rei dos reis e Senhor dos senhores. Sim, notem bem isto. Rei dos reis e Senhor dos senhores. Vê-se aqui duas responsabilidades, como rei e como Senhor.
E queridos irmãos, hoje quero olhar brevemente a essas duas responsabilidades de Jesus Cristo. Quando ele voltar para a terra, quando ele retornar. E vejamos então, na Apocalipse, capítulo 11, capítulo 11, versículo 15. Que diz assim, o sétimo anjo tocou a trombeta e ove no céu o grande válice dizendo, o reino do mundo destronou de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Jesus Cristo reinará pelos séculos dos séculos. Queridos irmãos, precisamos da vinda da Cristo.
Mas veja o que ele faz quando ele vier. Vê-se aqui, no versículo 18, diz assim, na verdade, as noções se enforceram. Por quê? Porque o diabo está a influenciar os governos destas nações. E por isso as nações se enforceram, debaixo da influência e da cólera de Satanás. Mas porém chegou, diz assim, a Teua Ira, a Ira do Senhor, e o tempo determinado, para serem julgados os mortos, para estar o galardão aos Teus servos, e para destruí-os, os que destruem a terra.
Destruir os que destruem a terra, quando os Cristo vier, os santos serão necessitados, serão galarduadados, receberão sua recompensa. E então, Jesus Cristo vem para destruir aqueles que têm capacidade e que querem destruir a terra. Vem destruir-os. Toda a rebelião organizada pela humanidade, sobre a influência de Satanás, vai ser destruída.
Vejam comigo se faz favor em Apocalipse capítulo 19. Apocalipse capítulo 19, começamos a ler no versículo 11. Diz assim, viu o céu aberto e eija um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama fiel e verdadeiro e julga e peleja com justiça. O Deus dos Cristo. Os seus olhos são chama de fogo. Na sua cabeça há muitos dias de hemas.
Tem um toque escrito que ninguém conhece, se não ele mesmo. Está vestido com manto tinto de sangue e o seu nome se chama o verbo de Deus. Isto é Jesus Cristo, o verbo de Deus. Seguiam-no os êxitos que há no céu, montando cavalos brancos com vestiduras de línio e finíssimo, branco e puro. Saia da sua boca uma espada afiada para com ela ferir as nações. Ele mesmo arregerá com setor de ferro. Personalmente pisa o lagar do vinho, da furor, da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa o nome escrito, rei dos reis e senhor dos senhores.
Tem dois rolos, tem duas responsabilidades de executar, de fazer. Então vi um anjo, posta em pé no sol e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu. Reunivos para a grande seia de Deus, para que comeis carnes de reis, carnes de comadantes, carnes de poderosos, carnes de cavaleiros, carnes de todos, que é de livros, que é de escravos, tantos pequenos como grandes. Isto era aqueles que se reuniram para lutar em contra Cristo. E via besta e os reis da terra, com seus exércitos congregados para plejarem com aquele que estava montado no cavalo.
Estavam congregados para lutar em contra Cristo. Aqueles que estavam montados no cavalo e contra seu exército. Mas a besta, isto, eles perderam esta guerra, porque esta é a verdadeira Guerra Santa, a verdadeira Guerra Sagrada. A besta foi aprisionada, e como ela false profeta, e com os sinais feitos de andela, se dosiu aqueles que receberam a marca de besta, e eram os adredores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo, que arde com enxofre.
Os rostantes foram mortos com a espada, que saía da boca daqueles que estavam montados no cavalo, que estavam ali a lutar com eles. Foram mortos, e todos os desafios se fataram das suas carmes. Isto é uma guerra de precisão. É um fogo de precisão que Jesus Cristo vai dar, porque não vai haver dano colateral nesta guerra.
Não vai haver um estrago incidental de magoar outros que não são partes desta tropa. Vejam como Jesus Cristo vai executar este fogo de precisão. Vejam como este fogo de precisão vai ser são preciso e exato. Isto vai ser uma guerra santa que não vai haver destruição ou dano colateral nesta guerra.
Vejam como este vai se fazer agora em Zacarias 14, versículo 12 e 13. Zacarias 14, versículo 12 e 13. Zacarias 14, versículo 12 e 13. Esta será a praga. Vai ser uma praga. Vai ser um fogo preciso, exato, com precisão. Esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que agriarem contra o Jerusalém. A sua carne se apodercerá estando eus de pé. A poderser se lião os olhos nas suas órbitas e lhes apodercerá a língua na boca.
Vai ser um fogo de tal precisão que vai ir diretamente aos olhos daquelas pessoas e às línguas daquelas pessoas e vão apodercer aí mesmo. Naquele dia, também haverá da parte do Senhor grande pânico ou confusão. Entre eles, cada um agarrará a mão do Seu próximo, cada um levantará a mão contra o Seu próximo.
Esses queridos vão lutar uns com os outros e vão destruir-mos os outros. Não vai ser preciso de outras tropas militares, de outras noções. Ele, Deus, através deste poder, com este fogo de precisão, vai resolver este problema. E vai ser de facto uma guerra sagrada.
Querias irmãos, o mundo tem estado sem paz. O mundo tem estado com pessoas que estão a sofrer, com massa-bur, com tanto sofrimento, com tanto sofrimento. Pessoas com doenças, com cancro, com demência, seja o que for, coisas terríveis. E as pessoas dizem, Deus não existe. Como é que Deus pode existir? Porque há tanta maldade e tanto sofrimento.
As pessoas dizem, como é que Deus permite este sofrimento? Por que? Porque que Ele não para? Porque que Ele não para o sofrimento? Parte da causa do problema, querias irmãos, são os desejos humanos. São a ganância, o desejo do lucro próprio, que é parte do arbítrio livre que as pessoas têm.
Mas os agnósticos dizem, arbítrio livre, isso não é uma desculpa. Porque mesmo com arbítrio livre, Deus podia intervenir. E por isso, porque Deus não está a intervenir, esses agnósticos dizem, não há Deus. Querias irmãos, na verdade, em adição, isto é, acima dos desejos humanos, da ganância humano, da luxúria, dos desejos sexuais dos homens, para se desfazerem as suas tentações e prazeres físicos. Além disso, além disso, em adição a isso, existe um Deus falso, na Terra, que governa na Terra hoje em dia.
Sim, Deus não está a governar na Terra hoje em dia. Vejam comigo, em 2 Coríntios capítulo 4. Verículo 4 diz assim, a falar das sociedades, problemas hoje em dia, diz-nos quais, o Deus deste século, o Deus desta era, que é o diabo, segou em tidimentos incrédulos para que não os explandessem à luz do Evangelho da Glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. O Deus deste século, Cris Irmãos, existe um Deus falso, que governa na Terra nesta era. É um Deus de deceção, de engano. E por isso não é óbvio. Por isso se esconde, que é parte da sua politiquice de deceção e de enganar, de parecer que Ele não existe, porque está escondido.
Com as suas teias de mentiras, com a sua politiquice, versus debates políticos, que são, tipicamente, a maneira satanás, de bater assuntos. É mesmo diabólico. Cris Irmãos, o governo mundial deste mundo hoje em dia, que é invisível e por isso engana.
Também podem andar a você. E engana a você. Este governo mundial que existe hoje em dia, você não vê? Que é o governo que governa as nações hoje em dia? Que governa a liderança dos países hoje em dia? Esse governo vai ser posto do lado, vai ser tirado.
Em vez dele, vai ser posto um bom governo mundial. Um governo para o bem do povo, da população, dos civis, dos homens na terra.
Esse vai ser o governo de Deus, que vai governar na terra, neste planeta. Mas que será governado por uma família real, uma família dessa rei. Vai ser a família de Deus. E esse governo vai ser o reino de Deus. Essa família é bem treinada, é bem equipada para toda a boa obra. Esse reino vai ser top de linha em qualidade. Top, top de linha, da melhor qualidade possível. Esses governantes são treinados a liderar uma liderança de servidão, de serventes, de servitude. Uma liderança, segunda liderança de Cristo. Vão ser treinados para demonstrar perdão e reconciliação. São treinados para demonstrar verdadeiro amor para com o próximo. Eles serão, digamos assim, uma extensão do próprio Cristo, do próprio corpo de Cristo. Porque eles serão como Cristo, porque Cristo vive nelas. Vejam comigo, Ephesios 4, 11 a 13. Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Jesus Cristo pôs na igreja, pessoas para nos ensinar, liderança para nos treinar. Com vistas ao profeçoamento dos santos, com o golo, com a meta, com o objetivo, dos santos virem a ser aperfeiçoados. Pois santos virem a ser perfeitos como Cristo é. Com licença.
Para serem aperfeiçoados. Continuando a ler. Para o desempenho do seu serviço, isto é para poderem fazer a sua responsabilidade. Que vão ser os governantes do mundo da manhã. E para eles poderem ser isso. Precisam de ser treinados agora. Isto a serem aperfeiçoados. Para serem um top de linha de governantes. Para a edificação do corpo de Cristo. Estão a ser treinados. Para construírem este corpo espiritual de Cristo, que é a Igreja de Deus, mas que vai ser a noiva de Cristo para se casar com Cristo. Para serem parte desta família de Deus. Para governarem com Ele, como os filhos e filhas de Deus. Governando o mundo. Sendo governado pela família real.
E estamos a ser treinados, versículo 13, até que todos chegamos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus. Para chegarmos a ter um conhecimento completo de Cristo. Crescermos no conhecimento de Cristo. Para termos esse conhecimento, porque ele vive em nós. E aprendemos, estamos a aprender como ele é. Para chegarmos não só à unidade da fé e do pleno conhecimento, mas à perfeita varunilidade, a ser um perfeito homem. Um homem perfeito. Um homem que é a medida, que é do tamanho da medida exata, da estatura, da plenitude de Cristo. Para sermos pessoas que, digamos assim, é como se fossem fotocópias. Xeroxes, mas com sua própria personalidade e vontade voluntária e herbítrio livre, mas serem da estatura à medida da estatura completa, da plenitude, da completa. Da divindade de Cristo. Cris irmãos, vocês entendem como é que esta família, que vai governar o mundo, vai ser top de linha, de qualidade de governantes. Top de linha. Vai ser o time A. O time especial da Deus. A equipe especial da Deus. Que vem com Jesus Cristo. Pela ressurreição, vem com Jesus Cristo para governarem na Terra. E a beleza, irmãos, é que você e eu podemos ser parte desse time, dessa equipe. Você e eu estamos agora a ser preparados, porque estamos agora no campo de treino. Estamos a ser treinados agora para essa responsabilidade. A pergunta é, vamos ser fiéis e mantermos no treinamento até ao fim para estarmos perfeitamente treinados? Vejam comigo, Zacarias 14. Zacarias 14. Zacarias 14. A parte final do versículo 5, Zacarias 14, que diz assim.
Diz assim, virá o Senhor. Meu Deus! Quem vai retornar à Terra? É Jesus Cristo. É Jesus Cristo que virá à Terra para governar como rei dos reis. Não é? Diz assim, virá o Senhor meu Deus! Jesus Cristo, voltando à Terra, é o Senhor meu Deus! E todos os santos com Ele, nós os santos ressuscitados ou transformados, se estivermos aí na viver quando Ele voltara, com Ele! Com Jesus Cristo, com o rei dos reis e Senhor dos Senhor. Fecha também no versículo 9. O Senhor, o Senhor, o Yahweh, o Jehovah. O Senhor será rei sobre toda a Terra. Naquele dia, um será o Senhor, que é Jesus Cristo. E um só será o Seu nome, o Governante Jesus Cristo. Ele, como diz aqui, é o Senhor, o meu Deus! É o próprio estrada baixo do Altíssimo, mas Jesus Cristo é que virá para a Terra para governar.
Então os agnósticos não poderão mais dizer. Mesmo com o arbítrio livre, Deus podia ter intervenido. Porque Deus vai intervenir no mundo da manhã e vai trazer paz à Terra. Mas antes de haver paz na Terra, o chefe desse Tima A, que é Jesus Cristo, o rei dos reis e Senhor dos Senhores, vai remover, vai tirar, entre nós, o Governante deste mundo, que é Satanás. Vejam comigo na Apocalipse Capítulo 20, versículo 1 a 3. Apocalipse Capítulo 20, versículo 1 a 3. Então, vindo ser do céu, um anjo, tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Jesus Cristo manda um anjo, um homem forte, digamos assim, um anjo forte. Tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo Satanás, o Governante deste mundo, o enganador. E o prendeu por mil anos. Satanás, o destruidor da Terra, é tirado entre nós. E então, o reino do time A, do time de Deus, com seu próprio Capitão, que é Jesus Cristo, vai proceder a trazer paz à Terra e acabar com o sofrimento na Terra. Por isso, ou dessa maneira, assim, Jesus Cristo vai reinar, ensinando o caminho certo, e vai fazer um paraíso na Terra. A Terra vai ser um lindo paraíso. E aprenderão vocês mais acerca disso, durante a festa dos tabernáculos. Esse é o papel, essa é a responsabilidade do rei dos reis. Mas o que podemos dizer acerca do papel do Senhor dos Senhores? Porque o mundo, além do governante e do governante, governantes que são bem treinados e que sabem governar para o bem do povo, para servir o povo. Não é para servir os seus próprios bolsos e pôr o dinheiro no bolso, mas é para servir o povo. E se só virá com governantes que são bem treinados e qualificados e fiéis até ao fim.
Mas além disso, o mundo precisa de reconciliação com Deus e uns com os outros. E reconciliação dos uns com os outros só começa com Deus primeiro. Por isso, o mundo precisa de perdão. O mundo precisa que os seus pecados sejam pacos. O mundo precisa de estar em união, estar como um com Deus. Isto é, precisa de uma expiação com Deus. O mundo precisa de salvação. Isto é, o mundo precisa de uma vida eterna para o povo do mundo. E como? E como é que isso vai ser possível? Pelo papel do Senhor dos Senhores. Vejamos, então, o segundo papel de Jesus Cristo. E vamos, então, para ver isso melhor. Vamos, então, olhar a uma oferta muito significante, a qual simboliza estas, ou estas, ações de Jesus Cristo como Senhor dos Senhores. E, por isso, vamos ler acerca do simbolismo em Levíticos 16. E aí, só vou dar atenção ao papel dos dois potes, porque, esse, digamos assim, são as figuras centrais deste simbolismo aqui, de Levíticos 16, o papel destes dois potes. Portemos aqui, vejam no versículo 5 do capítulo 16, e sim, versículo 16, versículo 5. Eu estou aqui em Deutronómio, por isso estava a ler, não conseguia ver o que queria ler, porque é Levíticos. Eu tinha aberto o meu livro em Deutronómio, e, por isso, deixa não o livro aqui, a Bíblia, virar para Levíticos 16, versículo 16, versículo 5. Vejamos aqui a parte final, diz assim, da congregação dos filhos Israel, tomará as dois potes para a ferta pelo bocado e um carneiro para o holocósto. Como disse, vou prestar atenção aos dois potes, porque são as figuras centrais do significado deste simbolismo de Levíticos 16. É importante entendermos que são para a ferta pelo bocado, a ferta pelo bocado. A ferta pelo bocado é descrita em Levíticos 4, não preciso não ouvir aí, e, por exemplo, no versículo 2, Levíticos 4, fala que é a ferta para uma pessoa que tenha bocado sem intenção, que não tenha feito isso intencionadamente. E aponta, por isso, à nossa natureza pecaminosa. Aponta para o que nós somos. Este é ponto importante. O que nós somos. Não é a sério que nós fizemos. É do que nós somos. Aquelas de vocês que ouviram os meus sermões a sério que do batismo estão no site, vão entender bem o que estou a falar. Porque temos que nos arrepender do que fizemos dos pecados que fizemos. E temos que nos arrepender do que somos com a natureza humana que é pecaminosa. Temos que nos arrepender de ambos. E por isso, o pecado aqui, esta oferta pelo pecado, que um pecado sem intenção, que é uma oferta pelo pecado da natureza humana. Que nós fazemos isso muitas vezes sem intenção. Por isso, isso é um bom e importante. É uma oferta de pecado. E em segundo lugar, é um bode. Não é o cordeiro sacrificial. Porque o cordeiro sacrificial, o símbolo da páscoa, é Jesus Cristo. Estes bodas, estas ofertas, apontam para o cordeiro sacrificial. Então, vejemos continuado, então, a ler no versículo 8. E diz assim, lançará sorte sobre os dois bodas. Por que lançar sorte sobre os dois bodas? Porque aqui estão dois bodas e não consigo distinguir um do outro. Porque um bode vai ser pelo Senhor e o outro bode vai ser por Azazel. Azazel, que é o nome de um domónio, digamos assim, representa o diabo. Por isso temos dois bodas. Um que representa simbólico de Jesus Cristo, outro que representa simbólico de Satanás. E por isso estamos aqui, no versículo 8, diz assim, lançará sorte sobre os dois bodas. Uma para o Senhor e outra para o Azazel. Ou, como algumas traduções dizem, bode imiscinar, mas isso não é uma boa tradução. A palavra e braica aí, vocês podem estudar, é Azazel, que é um domónio. Representando aqui Satanás.
Um é para, representa Jesus Cristo, o Senhor, e outro representa Azazel, o diabo. E por que não se consegue distinguir? É porque o diabo, como um anjo de luz, quem gana? E como um anjo de luz, as pessoas humanas não conseguem distinguir a verdade da mentira. E precisa a sorte, a guia, através do Espírito Santo, para nos abrir a mente, para nós vermos a verdade da mentira. Precisamos desse véu ser retirado da cabeça, para podermos ver a verdade da mentira.
Então, continuando a ler no versículo 9. Arão fará chegar o bod sobre qual que era a sorte para o Senhor? E o oferecerá por oferta pelo pecado. O bod que representa Jesus Cristo, será ofrecido como oferta pelo pecado. Lembre-se que é o bod no acordeiro, representando, apontando para o acordeiro, o verdadeiro acordeiro sacrificial. O bod que representa Jesus Cristo, é o acordeiro da mentira. O verdadeiro acordeiro sacrificial. Versículo 10. Mas o bod sobre que cair a sorte para asasel, como deve ser escrito aí, que é o hebraico, que é simbólico de Satanás, será apresentado vivo por ante o Senhor. Para fazer expiação para o meio dele, enviá-lo ao deserto como bod em missionário, como bod das asel. Vocês acabaram de ler comigo, apóco, em Apocalipse capítulo 20, que veio este anjo e que tirou o Satanás, à frente de Jesus Cristo. Jesus Cristo mandou para a prisão, por mil anos, que é o que diz aqui, enviá-lo ao deserto. Porque ele, é Satanás, é um enganador. Apocalipse 20, disse muito claramente, está a falar do diabo aí. Então o diabo, será tirado, e o diabo que é o destruidor da terra, será tirado de entre nós. Tó como este asel, este bode da asel vai ser tirado de entre nós, por meio deste anjo, como lemos na Apocalipse 20.
Querisimãos, isso também já vimos, mas isso não explica o papel do outro bode. O bode que morreu, que representa Jesus Cristo, que depois ressuscitou, e que se tornou o sumo sacerdote da ordem de Melchizedec. Vejamos aqui, vejamos aqui, no versículo 15, diz assim, depois, e melhorar o bode da oferta, que é Jesus Cristo, que representa Jesus Cristo, e por isso é morto, que será para o povo. E terá o seu sangue, e vai trazer o sangue de Jesus Cristo, simbolicamente, está claro, mas nesse exemplo físico, levava o sangue para dentro do véu, e fará com o seu sangue, como fez com o sangue do novilho, e fará com esse sangue, será a esporgilo no propiciatório que representa o trono de Deus. Então, o sangue do bode, deste bode físico, era levado para dentro do véu, que é parado lá, para o trono de Deus, para o propiciatório, e era então asporgido no trono de Deus, o sangue de Jesus Cristo. Vejam aqui o simbolismo, que é Jesus Cristo como reu, ele leva o seu sangue simbolicamente, tal como, por exemplo, o cálice de vinho, e diz, este é o meu sangue da minha aliança, está claro, não era o sangue dele, era o vinho, mas ele disse que este é o meu sangue, simbolicamente, leva o seu sangue para o trono de Deus, e com o seu sangue simbolicamente, vai asporgir para nós, para nos perdoar.
Vejam no versículo 29, quando é que faz isto? Diz aqui no versículo 19, isto será, por estatuto, o perpeto, no sétimo mês, aos dez dias do mês.
É parte dos dias santos de Deus. Nós temos um dia de estudo que descreve, e nesse período de estudo, temos aqui, dizendo exatamente quando são esses vários dias, e o dia de expiação de ano. Dia em setembro, 2015, é na quarta-feira, dia 23 de setembro.
E diz assim, no sétimo mês aos dias, dez dias do mês. Baseado no calendário, dos Ibracos, vamos ver o que é passado hoje em dia, o qual nós seguimos. Por aquele dia, se fará expiação por vós, para multiplicar-vos, e serem exporificados todos os vós pecados para o Senhor. É sábado de descanso solene para vós, e fligireis a vossa alma. Estatuto, perpeto. Estatuto, perpeto. Quer dizer, irmãos, é o que nós fazemos. Essa atividade era feita no dia de expiação.
Quer dizer, irmãos, isso é para o povo, como diz assim, será para o povo. Era feito por vós. Aqui vemos este período da atividade, do sumo sacerdote, que é extremamente importante, que é representado pelo sacerdote da Ordem de Melchizedek, que é Jesus Cristo. E veja no versículo 19, diz assim, do sangue as perdirá com o dedo, sete vezes sobre o ovo, e o sangue as perdirá com o dedo, e as perdirá com o ovo, e as perdirá com o ovo, sete vezes sobre o altar, o sangue deste bod, e o purificará, e santificará as impurezas dos filhos israel. Este sangue deste bod, que representa, da oferta do pecado, que representa Jesus Cristo, era aspergido no propiciatório, e era aspergido com o dedo, sete vezes, que representa completamente, para completamente nos perdoar, sobre o altar, e purificar para santificar as impurezas dos filhos de Israel, para nos limpar. É o que Jesus Cristo faz hoje em dia, como suma de sacerdote, como Senhor dos Senhores, para nós, no trono de Deus. No versículo 20, havendo acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda convenção, pelo mar, então fará chegar o bode vivo. E depois, então, é que toma o bode vivo, e então, é quando Jesus Cristo volta, faz a expiação por nós, como membros da igreja, estamos reconciliados com Deus, como os primeiros frutos, as primícias, somos os suscitados, essa obra foi completada, uma vez que essa obra tenha sido completada, Jesus Cristo vem para a Terra, nós somos os suscitados, porque a obra foi completada, e ela, então, toma o bode vivo, e como lemos o bode vivo, que é o bode de Azazel, que representa Satanás, esse bode vivo é tirado e posto preso por mil anos. Então, claro, isso tem um significado duplo, que também, ao fim dos mil anos, reconciliar o povo todo da Terra, de novo Satanás será trazido de volta, e depois será imprisionado de novo, como lemos também no Apocalipse 20. O ponto aqui é que o Cristo, o suscitado, que é o nosso sumo sacerdote, está a fazer a sua obra de aspiação, purificando-nos porque ele é o nosso advogado de defesa, e ele está a nos defender do acusador, que é o Satanás. Vejam esta obra, como Paulo descreve no livro aos Ibreus capítulo 9. Ibreus capítulo 9. Ibreus capítulo 9. Ibreus capítulo 9.
Versículo 11 a 15. Quando porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados. Mediante o maior e mais perfeito tabronáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação. Através do tabronáculo não, neste tabronáculo físico, que era representado pelo simbolismo que lemos no Levítico 16, mas agora ele veio, foi recitado e foi por o tabronáculo no céu, que não era esta criação, não foi feito por mãos humanas.
Continuando, então, a ler no versículo 12. E ele, Jesus Cristo, não foi, não veio, não foi por meio de sangue de bodes ou de bezerros, mas pelo seu próprio sangue. Entrou no santo dos santos, isto é, no céu, no santo dos santos, no trono de Deus, uma vez por todas, tendo obtido interna retenção, tendo obtido um pagamento pelos nossos pecados e pelas nossas vidas, de uma vez para sempre, eterno, completo, perfeito. Portanto, se o sangue de bodas e de toros e a cinza de uma novilha, as perdidas sobre os contaminados, os santificam quanto à purificação da carne, quanto mais, muito mais, o sangue de Cristo, que pelo Espírito Eterno, assim mesmo, se ofereceu sem macula a Deus, quando mais o seu sangue purificará a nossa consciência de obras mortas. Quanto mais o sangue de Jesus Cristo nos limpa a nossa consciência de obras mortas, isto é, obras que não fazemos mais, porque mudámos a nossa maneira de viver da maneira antiga para a maneira nova.
Isto é para servirmos ao Deus vivo. Por isso mesmo, ele, este é Jesus Cristo, é o mediador da nova aliança. A fim de que, intervindo a morte de Jesus Cristo, está claro, para a remissão das transversões que havia sobre a primeira aliança, das transversões que eles faziam, porque não obteciam a primeira aliança, recebam a promessa de herança eterna a aqueles que têm sido chamados. Se vocês são chamados e que eles se arrependem, recebem esta promessa da eterna herança, isto é, da vida eterna. Queridos irmãos, este é o papel, é o rolo, é a responsabilidade que Jesus Cristo faz como nosso sumo sacerdote, que nos limpa, que nos limpa completamente, sete vezes completamente, de todos os nossos pecados. Uma coisa perfeita. Veja também no versículo 24-26, diz assim, Por Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém, no mesmo céu, para comecei agora por nós diante de Deus. Nem ainda para se oferecer assim mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote, cada ano entre o santo e os santos, com sangue alheio, ora neste caso seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo. Agora porém, ao se cumprirem os tempos, se manifistou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. Queridos irmãos, foi oferecido uma vez, e chega, durante a páscoa, no ano 32 da Era Corrente. Continuando então a ler no Ibreuja, em capítulo 10, vamos começar a ler do versículo 10. Nessa vontade, é que temos sido santificados perante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
Temos sido santificados, temos sido postos separados do mundo. Somos diferentes do mundo. Sim, está claro, ser diferente do mundo, requer fazer coisas diferentes, requer certos sacrifícios, mas é uma questão de fé. É uma questão de fé em Cristo. É uma questão de que Deus é que nos vai recompensar. É preciso ter fé.
Continuando então a ler no versículo 14, porque com uma única oferta, a perfeitua para sempre. Essa oferta, para sempre, essa oferta é perfeita. Essa oferta fez tudo que fosse necessário numa oferta para nos aperfeiçoar. Não precisa de segunda oferta ou terceira oferta, é perfeita. A perfeiçoa para sempre. Quantos estão sendo santificados? Cris irmãos, estamos sendo santificados. Sim, somos separados, somos separados do mundo, mas ainda estamos a ser santificados. Isto é, ainda estamos a aprender, ainda estamos a desenvolver caráter, estamos a saber, a ter conhecimento que precisamos de fazer, o que é correto, o que não é correto. Estamos a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, ainda não somos perfeitos, ainda não somos completamente santificados. Estamos, somos separados do mundo, mas ainda estamos espiritualmente a ser santificados. É um processo de santificação, pelo Espírito de Santo Deus, que é o poder que nos ajuda a limpar as nossas mentes e os nossos corações. Continuando então no versículo 19, tendo, pois irmãos, intrepidez para entrar nos santos de santo, nós temos intrepidez para entrar nos santos, como é que temos? Somos pessoas físicas, como é que podemos? E as nossas orações somos apresentados, por ante o trono de Deus, pelo sangue de Sua Cristo. Quer dizer irmãos? É o que o santo de Cristo faz por nós. Está claro que não temos sangue aqui mesmo, mas é parte dessa função. Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu. Isto é pela Sua carne. O véu, que estava fechado, porque os jorrelitas não podiam ir através do véu para o propiciatório, para o santo dos santos, só se um sacerdote podia ir uma vez por ano. Agora este véu foi rasgado e nós temos acesso ao trono de Deus, porque o véu foi rasgado pelo corpo de Cristo, pelo Sua carne, por não morrer o por nós e rasgou isto por nós. E tendo grandes sacerdotes sobre a casa de Deus, aproximémonos com sincero coração, precisamos de nos aproximar, com sincero coração, a empleira a certeza de fé, queridos irmãos, precisamos ter fé. Sim, sermos verdadeiros cristãos, apesar às leis de Deus, pode trazer certas dificuldades à nossa vida, mas temos de ter fé que Ele nos vai ajudar. Uma questão de fé! Tendo o coração purificado, de má consciência e lavado corpo, com água pura. Queridos irmãos, o coração é purificado com o que? Pelo sangue de Cristo, que é aspergido nos nossos corações. O sangue de Cristo é aspergido nos nossos corações, é o que nos purifica.
Guardemos firme, versículo 23, a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Por isso, tenham fé! Tenham fé! Consideremos também uns aos outros, para estimularmos o amor e as boas obras, uns aos outros. Precisamos reconciliar uns com os outros. E como é que podemos estar reconciliados estando juntos com eles, tendo uma assembleia encontrando com eles, comendo com eles. E por isso dizem assim, no versículo 25, não deixemos de congregar-nos. Como é o costume de alguns? Sim, muitos de nós vivemos muito longe dos outros, mas pelo menos, durante as festas, as festas de pregrinação, as festas de viajantes, que são parte do plano de Deus em que nós devemos congregar, para as quais poupamos o segundo dízimo, em fé. Então, nos congregamos. Diz assim, não deixemos de congregar. Façamos admostações, a tanto mais quanto vedos que o dia essa próxima. Por isso, nós precisamos de fazer esta reconciliação dos outros, encorajando-nos aos outros, porque se vivermos deliberadamente, é impecado. Porque se não, nós tivermos a reconciliar com as outras pessoas, e por isso, nós estamos sentados a passar tempo com elas, a congregar-nos com elas, está claro nos dias, principalmente nos dias em que Deus nos diz para nos congregarmos. E por isso, estamos a viver deliberadamente, é impecado. Depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício para os pecados. Acho que é muito claro. Acho que é muito claro. Esse é o segundo rol, o segundo papel do retorno do Jesus Cristo, do Senhor dos Senhores, que retorna à Terra. Porque o dia de despiação aponta. Isto é uma sombra em antecedência, é uma previsão.
Que toda a rebelião vai ser eliminada, acabando com Satanás sendo imprisionado, e como Jesus Cristo reinar como rei, mas particularmente aqui, como Senhor dos Senhores, como Suma o sacerdote, para intervenir por nós, para nos fazer unidos com Deus, para nos reconciliar, para nos espiar com Deus, e restaurar esta convivência para que possamos estimular uns aos outros ao amor, porque estamos primeiros reconceliados com Deus, e por isso estamos a fazer as coisas que são agradáveis a Deus. E dessa maneira, estamos a ser feitos, homem perfeitos, varunilidade perfeita, à medida da estatura da plenitude de Jesus Cristo. Crisis e irmãos, o mundo precisa desta reconciliação. O destruidor da Terra vai ser tirado dentro nós, que é Satanás. Então, depois, neste dia de expiação, como podem lerem Levíticos 25, 9 e 10, a trombeta do Jubileu pode ser tocada representando liberdade na Terra. Liberdade na Terra! O dia do Jubileu, no ano em que Jesus Cristo voltara, no dia de expiação, que está representado. No dia de expiação, que o dia representa, em que Satanás é expulso e é tirado dentro nós, essa é o dia em que podemos tocar a trombeta do Jubileu. Para estarmos um com ele, para afligirmos as nossas almas, como dizem Levíticos 23, 27, 32. De Porto de Sol a Porto de Sol, como dizem o versículo 32, de Levíticos 23, de Porto de Sol a Porto de Sol. E por isso que dizem irmãos, por isso é que se joamos. Leiam, por exemplo, Isaías 58, versículo 6 a 9, para verem a razão do nosso jejum, a razão de afligirmos as nossas almas, é para tirar essas coisas pecaminosas da nossa vida, para pararmos de magoar as outras e para nos reconciliarmos com uns com os outros. Cris irmãos, lembrem-se que isto, do que estamos a falar, a vinda de Cristo, vai acontecer. Alguns vão ser fiéis para estarem com Cristo. São chamados, são escolhidos e são fiéis até o fim, para estarem com Cristo, porque foram treinados para reinar com Cristo. Deixe-me dizer a vocês, de certeza, com certeza, que o mundo vai ter paz. A única pergunta que tenho é a seguinte, você e eu, vamos nos manter fiéis até o fim?
Jesus destruirá toda a rebelião organizada deste mundo. Ele destruirá a Besta, o Falso Profeta, e removerá o deus deste mundo, Satanás, do seu trono na Terra.
Depois Ele iniciará o Seu governo na Terra estabelecendo o Reino da Família de Deus.
Este Reino trazerá paz e felicidade à Terra. Também reconciliará o mundo com Deus e uns com os outros.
Este sermão descreve como Jesus fará isto - começando por tirar o destruidor da Terra de entre nós.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).