This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui a Josh Campos, falando-vos da Sansaneti. Todos nós oramos pela vinda do Reino de Deus, para que o Reino de Deus venha reinar neste mundo, e que nós, então, vejam-nos um mundo em paz, um mundo de alegria, em que o desejo de Deus é feito na Terra, como hoje em dia está ser feito no céu. Nesta série de estudos do mundo do futuro, eu tenho falado acerca de como o Reino de Deus virá, e descreví, em primeiro lugar, revendo os livros, vários capítulos, digamos assim, do livro da Apocalipse, e depois vi também a descrição do mundo do futuro, através dos dias santos de Deus.
O Reino de Deus virá, de facto, para a Terra, com a segunda vinda de Jesus Cristo, que será ao ressoar da última trombeta. Então, nessa altura, os mortos serão ressocitados incorruptíveis, como expliquei claramente, num sermão prévio, e nós que estejamos vivos seremos transformados em seres espirituais, tal como é descrito, no primeiro livro de Coríntios, capítulo 15, versículo 52. Então, os seres que tenham sido ressocitados, os cristãos que tenham sido ressocitados, e aqueles que estão a viver e que foram transformados em seres espirituais, então serão os reis e sacerdotes que reinarão sobre a Terra, debaixo de Jesus Cristo, como é claramente descrito, na Apocalypse, capítulo 5, versículo 10.
Mas a pergunta que eu quero fazer hoje é, aceitará o mundo, então, o reino de Jesus Cristo e o reino dos filhos e filhas de Deus, que nessa altura terão sido ressocitados, isto é, terão uma vida nova, serão nascidos de novo, através de ressocitação? Aceitará o mundo, este governo? Aceitará o governo de Portugal, a ser engovernado por outro governo? Aceitará o governo da Espanha? E o governo no Brasil, e da Argentina, e do Chile, Chile, e da Alemanha, e da África do Sul?
Aceitarão, então, um governo a governar por eles? Aceitará o Iraque, o Irão, a Turquia, e a Saúde, a Arábia, e o Afghanistan? Então, esse governo? Aceitará a Rússia, a Coreia do Norte, a China, etc. Aceitarão, então, o Reino do Governo de Jesus Cristo? Um Governo novo a reinar sobre estas todas nações? E, sim, além disso, aceitará o Deus deste mundo? O Deus desta Era, que é Satanás, como veem, no segundo livro de Coríndios, capítulo 4, versículo 4, aceitará o Deus desta Era, o Deus deste mundo, que é Satanás, aceitará-lhe a ser removido sem alguma luta?
Não, não aceitará nem os povos aceitarão. Então, este é o dia do significado do dia de expiação. E, por isso, vamos ver hoje, por que que o mundo precisa da expiação? O mundo tem estado sem paz, queridos irmãos. Não há paz, há muitas falta de saúde, há muito sofrimento no mundo e é basicamente por causa do pecado. É um resultado do pecado. Pessoas fazem coisas erradas, por exemplo, certas pessoas guiam debaixo de influência, e, então, causam acidentes e, por causa desses acidentes, causarem acidentes por causa de cabrarem a lei, não terem carinho para outras pessoas quando guiam nessas condições, certas pessoas sofrem por causa desses acidentes.
Outras pessoas, por causa do desejo de ganharem mais dinheiro, de fazerem mais lucros, de terem lucros mais rápidos, fazem a maneira de cultivar o terreno, ou de criar e ter animais para comer de uma maneira que não é saudável, e, então, injetam esses animais ou essas plantações, produtos químicos, que, ao fim de contas, não vão ser saudáveis às pessoas, e, então, temos o resultado hoje em dia de vários tipos de doenças, várias cancrus e coisas assim, as pessoas nem sabem exatamente as causas, mas que é uma combinação de várias causas, de coisas que fizemos erradas na maneira, na produção da comida, e disso tudo, e estamos a sofrer por causa disso.
E, por isso, vamos precisar do mundo novo, do mundo do futuro, como eu tenho chamado nesta série de sermões, que é o mundo que vai ser renado por Deus, por Jesus Cristo, e que vai trazer à Terra uma verdadeira utópia, um verdadeiro preíso. Mas, antes disso, Deus vai ter que remover a causa do pecado. Esta causa, esta remoção ou removimento ou tirar esta causa é bem demonstrada no simbolismo do dia da expiação, num dos significados do dia da expiação. E o dia da expiação é um dos dias de festa do plano de Deus, e também é um dia santo no plano de Deus, porque o plano de Deus revela o plano de salvação que ele tem para nós, e, através do dia de expiação, compreendemos melhor o plano do futuro, como Deus vai desenrolar, ou abrir, ou trazer, e formar, ou dar paz à Terra.
Vejam comigo, se faz favor, em Levíticos capítulo 23, o vigésimo terceiro capítulo de Levítico, e vamos então ver no capítulo 23, vamos começar no versículo 24 a 27. Diz assim, por ciclo 24, fala aos filhos de Israel dizendo, no sétimo mês, ao primeiro do mês, terá este descanso sulhénimo memorial, com sonidos de trombetas, santo a convocação. Esse, então, é o último, representando o dia das trombetas, e, aparento, a última trombeta, então, Jesus Cristo voltará à Terra, como vimos no sermão passado. Nenhuma obra servil, fareis, mas terei-se oferta queimada ao Senhor.
E no versículo 26, diz mais o Senhor a Moisés, mas, aos dez deste mês sétimo, este é umos dez dias depois, será o dia da expiação. Terei santa convocação, e afligireis a vossa alma, terei-se oferta queimada ao Senhor. Isto é, no décimo dia deste mês, então, temos o dia da expiação.
Vegemos, então, o significado deste dia de expiação, e, em primeiro lugar, quero demonstrar a voz que Satanás é a causa principal do pecado. O pecado da humanidade, ou na humanidade, foi, originalmente, inspirado por Satanás. Vejam comigo, se faz favor, em Genesis, em Genesis capítulo 3, primeiro livro da Bíblia, no terceiro capítulo, em que diz, começando no versículo 1, ao versículo 4, diz assim, mas a serpente, que representa Satanás aqui, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor tinha feito, disse a mulher. É assim que Deus disse, não comoreis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher, sim, do fruto as árvores de jardim podemos comer, mas do fruto a árvore que está no meio de jardim, disse Deus, dela não comoreis nem do que areis nele para que não morrais, para que não morram.
Então, a serpente, isto é, Satanás disse à mulher, é certo que não morreréis. Querias irmãos, aqui está a primeira mentira, a origem do pecado, uma mentira de Satanás e depois continua com a história. Mas, como vem, Satanás começou com uma mentira. Ele é o pai da mentira. Vejam comigo, se faça a favor. No João 8, versículo 44, João 8, 44, quando Jesus Cristo estava a falar, aqui ele disse assim, estava a dizer aos fariseus e aos judaicos que estavam a falar com ele, e então ele disse assim, versículo 44, vós sois do diabo, que é o vosso pai, e queres fazer-lhe os desejos, vocês querem fazer os desejos ao diabo. Ele foi homicida desde o princípio, ele foi um assassino desde o princípio, e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade, em Satanás, no diabo não há verdade, porque quando ele profere mentira, perdão, quando ele profere mentira, fala do que é próprio, que é mentiroso e pai da mentira.
E vimos, já pouco, no Genesis 3, versículo 4, como ele mentiu a dizer, que vocês não vão morrer. Isso foi uma mentira, em completa, com tradição a que Deus tinha dito. E, por isso, como vem, há uma inimisada entre a Igreja de Deus, e o que Deus representa, e Satanás. E isto, esta inimisada entre a Igreja de Deus e Satanás, foi profetizada, nessa altura, quando houve-se pecado, quando Satanás encorajou a Eva e o Adão a pecarem. Voltemos, então, novamente, ao Genesis 3, Genesis 3, o terceiro livro de Genesis.
Então, vejemos, então, no versículo 15, Genesis 3, versículo 15. Isto é, quando Deus estava a falar ao homem, à mulher, e disse ao homem, porque que fizeste isto, e ao homem, porque que fizeste aquilo, então, a mulher diz bem, foi culpa da serpente, então Deus falou à serpente, e diz assim, no versículo 15, porém, inimimizado entre ti, entre ti, às repete, mas neste caso, representava Satanás, entre ti, e a mulher, a mulher espiritualmente representa a Igreja, a Igreja de Deus, por isso, porém inimimizado entre ti, Satanás, e a Igreja de Deus, entre tua descendência, e o seu descendente.
A descendência da Satanás, do que ele comanda, e do seu descendente, que é Jesus Cristo. Este, o descendente que é Jesus Cristo, lhe ferirá a cabeça. Jesus Cristo esmagará a tua cabeça, a cabeça de Satanás, e tu, Satanás, lhe ferirás o calqueñar. Sim, a serpente, vá dar uma mordida no calqueñar da Igreja, mas, ao fim de contas, Jesus Cristo ferirá e esmagará a cabeça de Satanás.
Por isso, vemos aqui mesmo que foi profetizado desde o princípio, que havia esta inimimizada entre a Igreja e Satanás, e vejam o caminho que se faz favor aqui, em Romanos capítulo 16, versículo 20. Romanos capítulo 16, versículo 20, onde faz referência a esta mesma situação. Vemos aqui, entre Romanos capítulo 16, versículo 20, que diz assim, e o Deus da Paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. Exatamente o que lemos em Genesis 3, versículo 15. O Deus da Paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. Isso é, ferirá a cabeça de Satanás, como foi descrito em Genesis 3, versículo 15. Mas, entretanto, antes disso acontecer, entretanto, Satanás tem sido um mestre de engano. Vejam comigo se faz favor no segundo livro de Coríntios, capítulo 11. 2 Coríntios, capítulo 11, vamos ler no versículo 3. Diz assim, mas eu sei o que, assim como a serpente enganou a Eva, com a sua astúcia, a também assim também seja corrompida a vossa mente, e-se a parte da simplicidade e pureza de vidas a Cristo. Satanás tem sido um mestre de engano, enganou a Eva, e com a sua astúcia, também podem anar as nossas mentes, para nos afastarmos da simplicidade do Evangelho de Deus, do Evangelho do Reino de Deus. Querido irmãos, é importante que nós saibamos que Satanás tem uma força de influência no mundo, e essa força de influência mundial tem que ser destruída antes de poder haver paz na Terra. E, por isso, quando Jesus Cristo voltar, ve-se aqui, no décimo dia, décimês, alguns dias depois, Jesus Cristo voltar, temos, então, dias de expiação, que simbolicamente representa quando Satanás vai ser removido. E isto, então, é profetizado pelo simbolismo dos dias da festa, especificamente pela cerimônia do dia de expiação. Vijamos, então, em Levíticos capítulo 16, a cerimônia do dia de expiação.
Levíticos capítulo 16.
Levíticos 16. E vamos, então, começar a ler primeiro, inicialmente, Levíticos 16, na primeira parte do versículo 29, porque aqui ve-se que o que está aqui a falar é para este mesmo dia, porque diz assim, isto vos será, referindo ao que está escrito nos versículos, antes do versículo 29, diz assim, isto vos será, por estatuto prepeto, no sétimo mês, aos dias 10 do mês. Por isso, ve-se que é referente ao dia de expiação, ao sétimo mês, ao dia 10. E, por isso, vamos ver, então, o que ele está a dizer aqui, que vai acontecer, qual é a cerimônia, aqui em Levíticos 16, qual é a cerimônia do dia de expiação, aqui. E vamos tomar só uns pontos breves, aqui, primeiro, em versículo 5, diz assim, da congregação dos filhos de Israel, tumorá dois bodes para a oferta pelo pecado e um carneiro para o locausto. Note aqui que há dois bodes para a oferta. São dois bodes. Então, o versículo 9, vejemos, irão fará chegar o bode sobre qual caer a sorte para o Senhor e o oferecerá por oferta pelo pecado. Aqui temos dois bodes. Então, farão uma sorte, uns lotes, digamos assim, um sorteiro, um sorteiro, um sorteiro, depois Deus escolher qual dos bodes será ofercido pelo pecado. Então, chegar o bode que caira a sorte para o Senhor, esse ofercerá como uma oferta pelo pecado. Isto é, o bode que, por essa maneira de escolha, que era usado no Antigo Justamento, seria então escolhido para o Senhor. Isto é, para representar Jesus Cristo. Então, seria ofercido pelo pecado. Isto é, seria sacrificado pelo pecado, tal como Jesus Cristo foi sacrificado pelo pecado, depurante o simbolismo da Páscoa. Vejam agora no versículo 10. Mas o bode que, sobre que cair a sorte para o bode imissário, será apresentado vivo, perante o Senhor. Mas o outro bode que, tiver a sorte como o bode imissário, isto é, o bode que vai representar simbolicamente, Satanás, será apresentado vivo, não será morto, não será sacrificado. Sim? Satanás não é morto, ou ofercido como sacrifício para os nossos pecados. Não é o que acontece com Satanás. Vejamos, então, continuando no versículo 15. Por isso temos aqui dois bodes. Vou repetir aqui. Um é pelo Senhor, representando Jesus Cristo, e este é ofercido pelos pecados. E o outro é o bode imissário, que representa Satanás, que será apresentado vivo. Vejamos, outra vez, novamente, aqui no versículo 15. Depois, e molará o bode da oferta pelo pecado. Isto é o bode que foi escolhido pela sorte, representando Jesus Cristo. Este bode da oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu, e fará com o seu sangue, como fez com o sangue do novilho, as pergui-lo a no propiciatório, e também diante-o. Por isso, o sangue deste bode, que foi morto, que foi sacrificado, que representa Jesus Cristo, esse sangue é para nos perdoar os nossos pecados. Uma vez mais, é o sangue de Jesus Cristo, oferecido por nós, uma vez para sempre, durante a páscoa. Então, nos versículos a seguir, vê-se uma descrição de várias atividades do sumo sacerdote, para fazer expiação sobre o povo, e se é descrito entre os versículos 16 e 20, várias atividades de fazerem propiação no santuário. Isto é o rolo de Jesus Cristo, após ter sido resucitado a fazer expiação por nós como o novo sumo sacerdote, porque estamos aqui a descrever, descreva aqui, no versículo 16, 20, as atividades do sumo sacerdote, a fazer expiação. Mas agora Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote no céu, e ele então está a fazer defender-nos, para ante Deus, e a fazer expiação por nós como nosso advogado de defesa. Vejam esse rolo descrito em Ibreus, vamos então ver no 9 capítulo de Ibreus, Ibreus capítulo 9. Vamos então ler versículos 11 e 12. Ibreus 9, 11 e 12.
Diz assim, quando porém, veio o Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabronáculo. Isto é Jesus Cristo, está agora a representar-nos, não nesse tabronáculo físico, como o sumo sacerdote na Terra estava a fazer, mas o Cristo agora está no céu, um tabronáculo maior e mais perfeito, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação física. Versículo 12. Não promei de sangue de bodas e de bezerros, mas, pelo seu próprio sangue, entrou no santo dos santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Jesus Cristo é agora o nosso sumo sacerdote no céu, no templo eterno de Deus, que é o no tabronáculo maior e mais perfeito que há no céu. Isto é perante o trono de Deus. Isto está a defender-nos quando somos acusados. Vejam o que me se faz de favor. Em Apocalipse, capítulo 12. O décimo segundo capítulo da Apocalipse. Apocalipse.
E vemos aqui, no versículo 10. Diz assim, Então vi grande voz do céu proclamando. Agora vei a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do Senhor Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite diante de Deus. Satanás é o acusador dos nossos irmãos, ou nosso acusador, e que nos acusa de dia e de noite diante de Deus.
E, por isso, quando nós oramos, Cristo Cristo, como nós assumo, sua serdota, intervém por nós, aplica o Seu sangue e perdou-nos. E quando arrependemos e quando oramos, em grande ansiedade, pedindo e suplicando por Ele, pedindo ajuda, Jesus Cristo vai novamente a nossa ajuda. Sendo o nosso devagado defesa, o nosso salvador, o nosso irmão que tem compaixão por nós e compreende as nossas dificuldades e fraqueças. Vigemos agora, se faz favor, em Hebreus 4, 4 capítulo de Hebreus, versículo 14. Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como o grande sumo sacerdote que penetrou os céus.
Por isso, nós temos Jesus, que é o Filho de Deus, como um grande sacerdote que entrou nos céus. Conservemos firmes a nossa confissão. Temos que confessar as nossas fraqueças, os nossos pecados, perante Jesus Cristo e perante Deus. Então, Jesus Cristo, como o nosso sacerdote, compadece-se por nós, versículo 15. Porque não temos sumo sacerdote que não possa combati-se das nossas fraqueças. Antes, foi Ele tentado em todas as coisas a nossa semelhança, mas sem pecado.
Acheguemos-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da Graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro, em ocasião, oportuna. Assim, precisemos descegar a Ele, aproximar-nos de Ele. Confiadamente, fazer confissão a Deus-Pai. Não é outro homem, mas é Deus-Pai. Confissão sincera e dizer perdão-me, então Deus, através de Jesus Cristo, através do nosso sumo sacerdote, dizendo e defendendo-nos, perante as acusações de Satanás, então Ele defende-nos e em nós somos perdoados pelo sangue de Cristo. Por isso, cris irmãos, temos que viver uma vida com carne sólida. Isto é, uma vida a discernir e a praticar o correto, uma vida sólida de boa fundação. Vejam comigo, se faz favor, em Hebreus capítulo 5, versículo 11 a 14. A este respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, disse Paulo, porque quando vos tendes tornado tarde-os em ouvir, pois com efeito, quando devias ser mestres, sim, vocês já estão na igreja há muitos anos, por exemplo, estava Paulo a descrever estes hebreus, os chudáculos, que estavam na igreja há muitos anos, e dizem que, com efeito, quando devias ser mestres, atendendo ao tempo corrido, porque, visto que está em tanto tempo na igreja, tendes novamente necessidade de que alguém vos ensine de novo quais são os princípios alimentares dos horas com os de Deus. Assim, vos tornaste como necessitados de leite e não de alimento sólido. E nós, queres irmãos, precisamos de alimento sólido, não precisamos de voltar ao leite, precisamos de alimento sólido. Ora, todo aquilo que se alimenta de leite é inexpreente na palavra de justiça, porque é criança. Todo aquilo que está a beber leite continuamente, mesmo como adulto, ainda é inexpreente a praticar a justiça, a praticar a justiça de Deus. Nós estamos a falar a justiça do homem. Estamos a falar a justiça de Deus. Muitas pessoas ficam desviadas, tentando fazer a justiça de Deus e ficam, digamos assim, desenvolvem a sua própria justiça, em vez de ser a justiça de Deus. E não estamos aqui a desenvolver a nossa própria justiça, mas precisamos desenvolver a justiça de Deus. Quando praticamos a justiça de Deus, então já não somos crianças. Mas o alimento sólido é para adultos. Precisamos de ter e praticar um alimento sólido para aqueles que, pela prática, o que é o alimento sólido é a prática, tem as suas faculdades e necessitadas para discernir, não só o mento, o bem, mas também o mal. Por isso, seremos capaz de discernir, de julgar, de decidir o que é bom e mal e ter a lei no nosso coração para fazermos estas decisões e termos estas capacidades. Isto é, não somos inexperientes na palavra da justiça, mas somos experientes na palavra da justiça, porque discernimos entre o bem e o mal. Isto é o alimento sólido. Isto é o alimento sólido.
Por isso, queridos irmãos, precisamos estar perto de Deus e de discernir o bem e o mal. Isto, então, é o alimento sólido. Por isso, por outra maneira, digamos assim, precisamos de pôr a lei de Deus na nossa mente. A lei de Deus tem de ser engravada em nós, porque temos um compromisso maior que os de velhos também, precisamos de ter a lei de Deus engravada em nós, porque temos promessas grandes, promessas muito grandes, promessas de vida eterna na nova aliança. E esta vida eterna será uma vida eterna no reino de Deus, através da aliança, através do contrato, digamos assim, na nova aliança.
Vejamos, então, comigo, se faz favor, em Hebreus 8, Hebreus 8, versículo 6, diz assim, 8, versículo 6, diz assim agora, com efeito, obteve Jesus, Ministério, tanto mais excelente quanto é Ele também, mediador de superior aliança, instituída com base em superiores promessas. A aliança do Novo Destimento, a nova aliança, o novo contrato entre Deus e nós, a nova promessa de Deus nos dar coisas, isto é, a vida eterna, é uma promessa superior, porque a nova aliança representa uma vida eterna.
A aliança antiga não era vida eterna, era simplesmente uma boa vida física. E por isso temos promessas muito superiores, e continuando então no versículo 10, porque esta aliança que firmarei, firmarei com a casa de Deus, pois naqueles dias, diz o Senhor, na sua mente, imprimirei as minhas leis. Também sobre o seu coração, as inscreverei. e inscreverei. Eu serei o seu Deus, e ele será o meu povo. Esta é a nova aliança que firmarei com a casa de Israel, porque ele escreve as suas leis da nossa mente.
Por isso é que Paulo disse em Romanos capítulo 7, Romanos capítulo 7, diz assim, diz aqui, em versículo 7, diz assim, tenho, no versículo 22, porque no decanto ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus. A cerca do homem interno, que está gravado na minha mente, na nova aliança, tenho prazer na lei de Deus. Na minha mente, diz eu, mas vejo-me os meus membros outra lei, que é guerriante contra a lei da minha mente.
Na minha mente, isto é, Paulo já escreveu na sua lei, a lei de Deus, na mente dele. E ele diz bem, há esta guerra, entre a lei da minha mente, que é a lei de Deus, que está gravada na nossa mente, através do Espírito de Deus, é nós, e ele tinha esta luta, porque a lei de Deus está gravada na mente.
E, por isso, ele queria e forçava-se a obtecer, a Deus não precisava de ter uma lei escrita, alguns de Cinti-Nyum, porque a lei estava na consciência dele, e estava assim agora gravada internamente dele.
Então, ele, Paulo ficou uma lei para ele próprio, porque a lei de Deus estava escrita dentro dele, e, por isso, era a lei de Deus escrita na mente de Paulo, e, por isso, Paulo ficou uma lei para si próprio. Por que? Porque a lei de Deus estava escrita na cabeça, no coração dele, na mente dele. E, por isso, é que lemos aqui em Romanos capítulo 2, Romanos capítulo 2, que diz assim, quando pôs os gentios, sim, os gentios que estavam convertidos, que está aqui a falar dos gentios que estavam convertidos, e, pois, os gentios não tinham a lei para a sua própria natureza, para a sua maneira que foram crescidos, na maneira que foram educados, não tinham sido educados com a lei de Deus, porque os gentios que não têm lei para a natureza, como devia estar escrito, como têm lei para a natureza, para a maneira que foram criados, de maneira que foram educados, de maneira que cresceram, não têm lei.
Procedem de conformidade com a lei, sim, os gentios convertidos, que eram cristãos, os gentios que eram cristãos verdadeiros, que não tinham sido educados pela lei, porque não eram judeus, não tinham sido educados pela lei, pela natureza, da maneira que cresceram, que foram educados, que cresceram. Mas, se esses gentios que foram convertidos, que não nasceram com a lei de Deus, mas agora, procedem de conformidade com a lei de Deus, procedem de conformidade com a lei, não tendo lei, sim, porque não tinham a lei, por natureza, da maneira que foram educados, mas têm agora a lei, por quê?
Servem, porque têm a lei escrita na cabeça deles, porque é a nova aliança que a lei é escrita na cabeça deles. Não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos, tal como Paulo, têm a lei na sua mente, eles, os gentios, têm a lei na sua mente, por isso agora servem de lei para si mesmos.
Estes mostram, estes gentios, que estão convertidos, que têm a lei agora escrita no coração e na mente deles, porque agora são a lei para si mesmos, estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, mostram que a lei na nova aliança está agora gravada no coração deles, desmonhando também a consciência e os seus pensamentos, porque agora, desmonhando-nos, porque a consciência dela, agora está a ser limpa, está a ser mudada, está a ser treinada a viver e a praticar as leis de Deus, e por isso a consciência torna-se agora um destumunho, um destumunho de que eles estão a praticar e a viver a lei de Deus.
E por isso, porque têm a lei de Deus, muito a mente acusando-se ou defendendo-se, isto é, estão a discernir o bem e do mal, isto é, o alimento sólido, que Paulo falou em Hebreus, e por isso tem este alimento, esta comida sólida.
Queridos irmãos, conforme nós aprendemos a obter ser mais frequentemente, conforme praticamos mais e escrevemos a lei de Deus na nossa mente, e conforme então praticamos, procedemos, conforme a lei de acordo com a lei de Deus, então nos tornamos uma lei para nós mesmos. Quando nos tornamos uma lei para nós mesmos, então temos menos acusações por Satanás, e então estamos a desenvolver o caráter de Deus na nossa vida, e então assim falhamos menos frequentemente, e então Jesus Cristo está, começa a viver mais e mais em nós, porque estamos a viver como Jesus Cristo viveu. Mas, mesmo assim, porque somos em Dománus, às vezes falhamos, às vezes caímos, e quando caímos, temos sempre o Sangre Cristo a defender, a perdoar, a limpar as nossas consciências, a lavar-nos, a fazernos limpos novamente. Então vejam com o Míngs, se faz favor, em Hebreus 9, Hebreus 9, versículo 14.
Hebreus 9, versículo 14. Muito mais, o Sangre Cristo, que, pelo Espírito interno, assim mesmo, se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de que? De obras mortas. Por que são obras mortas? Porque não estamos a fazê-las mais, porque não as queremos fazer mais. São obras mortas. Estamos agora a ter umas obras vivas, mas que são obras vivas de acordo com Jesus Cristo viveu. E estamos a purificar, limpar a nossa consciência, o passado dessas obras mortas, porque não as praticamos mais. Isso é muito importante. Por isso, hoje em dia, o rolo de Jesus Cristo, como Sucessa Sardote, hoje em dia, é um de estar a purificar a nossa consciência no trono de Deus, quando somos acusados por Satanás, e continuamente, ele está a nos limpar, a nos santificar. Continuando, então, em Levíticos capítulo 16, Levíticos capítulo 16, vemos, então, o simbolismo do dia da expiação.
Levíticos capítulo 16, e vamos, então, ler no versículo 19.
Do sangue, aspergirá com o dedo sete vezes sobre o altar. Está completamente sobre o altar, nos perdoará completamente Jesus Cristo, o sangue dele, aqui é o Sucessa Sardote, a espregar o sangue de Jesus Cristo, sobre o altar para completamente, sete vezes, está completamente, e o purificará, nos purificará, e o santificará das impurezas dos filhos de Israel. Isto é que está nos a santificar, está nos a fazer santos, está nos a purificar, está nos a limpar a nossa consciência. Então, quando Jesus Cristo acaba de fazer isso, vejemos, havendo depois acabado de fazer a expiação pelo santuário, pelos santos, que somos nós, os cristãos que Jesus Cristo chamou, e que respondemos à chamada de Deus, havendo depois acabado de fazer a expiação pelo santuário, pela tenda da congregação e pelo altar, então fará chegar o bode vivo. Quando, então, é que Jesus Cristo acaba de fazer a expiação do santuário? Jesus Cristo acaba de fazer a santificação do santuário, quando os santos são ressuscitados. Então, quando são ressuscitados, a segunda-vinda de Jesus Cristo, ela acabou de fazer essa limpeza. Então, esses santos serão limpos, e então serão as primícias ressuscitadas, como filhos e filhas de Deus, já limpas, completamente limpas. Então, quando isso acontecer, é a hora de trazer o bode vivo. Isto é quando acabar, então, fará chegar o bode vivo. Então, é o que se faz após Jesus Cristo vir à Terra pela segunda vez, uns dias depois, no décimo dia do sétimo mês, traz o bode vivo. Vejam, então, versículos 21. Arão, isto é o sumo sacerdote, porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele, confessará todas as aniquidades dos filhos israel, todas as suas transgressões e todos os seus pedaços, e os porá sobre a cabeça do bode. Vai, então, levar estes pecados todos e polos sobre a cabeça do bode vivo. Isto é, os pecados todos da humanidade, dos santos que foram perdoados, estes pecados são postos na cabeça de Satanás. Se foram, e são uma responsabilidade, que Satanás vai carregar aos ombros dele, vai ter que ter essa responsabilidade, e, então, vai enviá-lo ao deserto. Vai enviar Satanás ao deserto, vai ser aprendido. Vai ser aprendido. Pela mão de um homem à disposição para isso, por a mão de um anjo que tenha essa capacidade de o fazer. Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles para a terra solitária, e o homem soltará o bode no deserto. Vejam comigo, se faça a favor, como vem aqui Jesus Cristo, vem destruir Satanás, como lembros em Genesis 3, e esmagará com a cabeça de Satanás, e vai, então, dar-lhes responsabilidade desde os pecados todos, e vai esmagar assim, a cabeça de Satanás. Vigemos, então, como isto acontece, na Apocalipse Capítulo 19. Apocalipse Capítulo 19. Apocalipse Capítulo 19.
Vercículo 11. Devemos, assim, vir o céu aberto, e és um cavalo branco, o seu cavaleiro se chama Fiel e verdadeiro, isto és Jesus Cristo, e julga, Jesus Cristo vem julgar, e peleja, vem fazer guerra, com justiça. Com justiça. Vai fazer guerra às nações, mas com justiça. Porque as nações e Satanás vão rejeitar o reino de Deus, vão lutar contra Cristo, contra o Cristo Vindo, pela segunda-vinda, e, então, diz assim, Jesus Cristo vai pelejar contra eles.
Vejam assim, então, se faz favor, no versículo 16. Tem no seu manto e na sua coxa, coxa um nome inscrito, rei dos reis e Senhor dos Senhores. Jesus Cristo, então, acabou de fazer isto, os santos estão ressuscitados, os santos agora são reis e são Senhores debaixo de Jesus Cristo, por isso, então, Jesus Cristo é o rei dos reis, porque os reis estão com ele, e o Senhor dos Senhores, porque os senhores estão com eles, e os reis e os senhores que estão com ele, são os santos ressuscitados.
Então, vi um anjo posto em pé no sol e clamou com uma grande voz, falando de todas as árvores que voam pelo meio do céu, vindo, reuni-vos para a grande seia de Deus, para que comeis carnes de reis e carnes de comandantes, isto é, dos reis humanos, da humanidade, dos governos, que estão a lutar contra a segunda vinda de Jesus Cristo, carnes de poderosos, carnes de cavalos, os seus cavaleiros, carnes de todos quer livros, quer escravos, tanto pequenos como grandes, e via besta e as reis da terra, com seus exércitos congregados para plejarem contra aquele, isto é, contra Jesus Cristo, aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.
Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso se profeta, que, com os sinais feitos de Ana Dela, o desio aqueles que receberam a marca da besta, e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do Lago de Fogo, que arde com enxofre.
Os obstantes foram mortos, com a espada que saía da boca daquele que estava montado ao cavalo, isto é, Jesus Cristo, e Jesus Cristo, como vemos, faz guerra com justiça, peleja com justiça, e todas as árvores se afartam de suas carnes. E no versículo 1 do capítulo 20, vence que as nações são conquistadas, que vimos aqui, e agora, então, Satanás e os seus demônios são postos no deserto, prendidos por milenars, vejam então.
Então, vi do ser do céu um anjo, tinha na mão a chave do abismo, e uma grande corrente, e segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo Satanás, e o prendeu por mim de mil anos. E lançou no abismo, fechou e o posto-sele sobre ele, para que não mais enganasse as nações. É o grande mentiroso, o grande enganador, até que se completarem os mil anos. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco tempo.
Então, vemos que as nações são conquistadas, as razões que estão a notar contra Jesus Cristo são conquistadas, e são derretadas, e então são postas debaixo do reino de Deus, e Satanás e o seu demônio são postos na prisão, prendidos por mil anos. E, por isso, então, pode haver o reino de Deus, pode começar. O paraíso do reino de Deus pode começar na Terra.
Vejam, então, no versículo 4. Vi também tronos, e nestes sentados aqueles aos quais fui dado autoridades a jogar. Isto é aos santos, convertidos, feitos filhos e filhos de Deus, seres espirituais a jogar. Vi ambas as almas dos decapitados por causa dos de muito Jesus, bem como por causa da palavra de Deus. Tantes quantos não adoraram a besta, nem tão pouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão, e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Isto é o milenio, o milenio, o reino de Deus a governar na Terra, inicialmente na primeira fase, por mil anos.
O que temos que fazer agora, queridos irmãos? Quando Jesus Cristo vier, Ele vai destruir Satanás e vai subjugar as nações. Esta implicação está claro do dia Santo, mas... o que é que se passa, entretanto, o que é que precisamos de fazer agora? Entretanto, Jesus Cristo ainda não veio e qual é a nossa responsabilidade hoje em dia?
Vixemos, então, em Levíticos 23, Levíticos 23, Levítico 23, versículo 27. 23, 27. Mas aos 10, deste mês sétimo, será o dia da expiação. Três santa convocação. E afligireis a vossa alma. Temos que afligir a nossa vida. Isto é, temos que joar com o Espírito arrependimento, um Espírito de mudarmos a nossa maneira de viver, um Espírito de vermos como não somos perfeitos, mas como temos muitos erros, como temos muitas coisas erradas, que nos temos de mudar. E, então, com essa atitude, então, Jesus vamos.
Vejam comigo se faz favor em Isaías 58. Isaías 58, aqui está o caso das pessoas a joarem. Isaías 58 diz assim, calma, clama, perdão, clama a plenos plomões. Isto é, fala bem alto, não te detenhas, erga a voz como a trombeta, erga a tua voz como se fosse uma trombeta. Anuncia ao meu povo a sua transcrição e a casa de Jacó os seus pecados. Anuncia às nações os pecados ao meu povo. E que é o meu povo? O povo é a igreja, mas também é o povo de Deus, porque nós temos pecados.
Anuncia ao povo o pecado. Mesmo neste estado ainda me procuram dia de dia. Isto é o meu povo, porque diz assim, tem a prazer em saber os meus caminhos. É, é o meu povo, sim, quer saber os meus caminhos, quer, quer, quer, quer em saber a verdade de Deus. Com o povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus.
Perguntam pelos direitos de justiça, têm prazer em se chegar a Deus. Sim, queremos saber Deus. Sim, queremos ser pessoas santas. Sim, queremos ser cristãos. E, entretanto, jejum. Estamos aqui, mas porque se joamos nós e tu, Deus, não tomas atenção ao nosso jejum? Porque afligimos a nossa vida, o nosso corpo, a nossa alma e tu não tomas em consideração, não tomas em conta.
Eis que no dia em que se joamos, então, arquita aqui a resposta de Deus, diz assim, Eis que no dia em que se joais, codais dos vossos próprios interesses e exigias que se faça todo o vosso trabalho. Vocês estão a joar, a pedir, a dizer, quero que estas coisas, os meus interesses, sejam cumpridos. Estão a joar, Deus, para tu a fazermos isto a mim e aquilo a mim e aquilo eu e o cloutro.
Querias irmãos, não estamos a joar para forçar a Deus, para exigir de Deus certas coisas. Diz assim, Eis de Deus está a dizer, versículo 4, Eis que se joais, para contendas e riches e para ferir-nos, componho e nico, Joando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. Se vocês estão a joar dessa maneira, Deus não vos ofa. Temos que joar de outra maneira. Por que? Qual é a maneira que temos a joar? Temos a joar para analisarmos a nós próprios, para vermos onde estamos errados, Para vermos onde estamos a fazer bem e para mudarmos, para sermos melhores, para sermos melhores pessoas, Para termos o mais compaixão para o outro, para termos mais carinho para outras pessoas, para ficarmos melhores pessoas, Para nos mudarmos a nós próprios, para estarmos mais perto de Deus.
Por isso é que estamos a joar, a joar, estamos a joar para estamos-nos a afligir a nossa alma, para estarmos mais perto de Deus. Vejam aqui, versículo 6 e 7. Por vuntura não é o estúgio junto que escolhi, que solte as ligaduras da empiadata? Sim, não tens falta de empiadado para outras pessoas. Tenhas cuidado e carinho para outras pessoas. Desfaça as ataduras de servidão? Quer dizer, não sejas duro em outras pessoas, não sejas mal para outras pessoas.
Deixe-os livros oprimidos e hospedar-se todo o julgo. Sim, perdoa. Às vezes não perdoamos outras pessoas. Andamos com coisas na nossa cabeça sem perdoar as outras pessoas. Porque nos fizeram isto e fizeram aquilo e não perdoamos. Dizemos assim ou perdoou, mas não me esqueço. Queres irmãos, precisamos de perdoar.
Sinceramente, perdoar e deixar livre e despedaçar esse julgo.
Por vantura não é também que repartas o teu pão com o faminto. Queres irmãos, não é só o faminto fisicamente, a pessoa que tenha fome, mas as pessoas têm fome de querinho, têm fome de amor, têm fome de serem cuidados, de serem respeitados ou respeitadas. E recolhas em casa os pobres desabrigados e se vires-o no cubras. E não te escondas de teus semelhantes a uma pessoa, está desencorajada, precisa de ajuda. Não, não, não, não, não, não te esqueças de ter cuidado com essas pessoas e de vestir, de desencorajar e de ajudar o que elas precisam. Queres irmãos, estamos a joar porque precisamos de Deus e precisamos de Deus como é o que é o nosso dador e sustentador da nossa vida e por isso estamos a joar porque a luta continua. A luta contra Satanás continua. Satanás está à nossa volta, está a tentar-nos enganar, está a tentar-nos a fazer com que nós não perdoemos outras pessoas, que não tenhamos carinho, que não sejam espiadosos. Queres irmãos, temos que pôr a armadura completa para lutar a Satanás, lutar estas dificuldades que temos na vida de hoje em dia. Vejam comigo, se faz favor, em Ifésios capítulo 6. Ifésios capítulo 6.
Versículo 10. Quanto há mais ser fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder? Revestivos da toda armadura de Deus para poderes ficar firmes contra as siladas do diabo, contra os ataques do diabo, por isso estamos a joar para pôr-nos mais esta armadura de Deus, para podermos lutar melhor contra estas siladas do diabo. Porque a nossa luta não é contra sangue e carne, a nossa luta não é contra as pessoas, mas sim contra os principais e podes estar contra os poderes espirituais, a nossa volta na nossa mente, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas rejeiões celestes que nos afeta, aumenta-lmente, que nos encaro coragem a fazer mal, a não perdoar, a mal tratar pessoas e coisas assim. Portanto, tomar toda a armadura de Deus para que possas resistir ao dia mal. E depois de ter vencido tudo, permanecereis e inabaláveis, isto é, sereis capazes de se reunir o bem do mal, porque a lei de Deus tem a lei de Deus bem escrita na vossa mente, ficando assim uma lei para vós próprios, então a discernir e assim a vencer, permanecendo inabaláveis. Por isso é que se joamos. Estais pois filhos, sejindo-vos com a verdade. Porque se atrás é o Pai da Mentira, por exemplo, de sejir com a verdade. Vestindo-vos da coraça da justiça. Qual é a justiça? Da justiça de Deus. Não é a nossa justiça própria, mas a justiça de Deus. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz. Precisamos de fazer paz. Não é ter vingança e coisa assim, mas preparação do evangelho da paz. É de perdoar, de dar perdão e fazer... não é só perdoar, mas é fazer reconciliar com as pessoas. Embraçando sempre o escudo da fé. Tendo fé em Deus, que Deus vai, ao fim de contas, corrigir os males. E não é para nós, para estarmos a corrigir os males. Com o qual podréis apagar todos os dardos inflamados do maligno de Satanás. E assim, quando temos estes ataques de Satanás, confeta a esperança que Deus, então, está em controle e que ele apagará isso tudo. Tomar também o capacete da salvação. Isto é, na nossa mente, sabendo bem o plano de salvação, que é a esperança de salvação e a espada do Espírito. O Espírito Santo de Deus em nós, na nossa cabeça, que é uma espada, uma espada na nossa língua, na nossa cabeça, para lutar contra os ataques de Satanás. E é o Espírito que vem a nós pela palavra de Deus, por lendo e estudando a palavra de Deus, que é, ao fim de conta, suscristo. Com toda a oração e súplica orando, em todo tempo, no Espírito, e, por isto, vigiando, em toda a perseverança e súplica por todos os santos. E também por mim, para que seja dado no abrir a minha boca a palavra, etc. Temos que pôr a armadura. Esta armadura, por isso é que estamos a joar. Por isso é que a joamos. Para estarmos mais perto de Deus, para analisarmos a nós próprios, para, entretanto, termos a capacidade de ter alimento sólido, de discernir o bom do mal. E, assim, então, poderemos aproximar com confiança, parando o trono de Deus, para pedir ajuda quando necessitamos. Que Deus vos abençoe, queris irmãos, neste dia de expiação. Que Deus vos dê a força e energia de compreender o significado deste dia, que é um grande dia de esperança para todos nós, queris irmãos. E, então, quero desejar a vós todos uma boa festa de tabernáculos.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).