This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
... Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui a Jorge Campos falando-vos de Cincinnati. Você já vira uma grande fogueira no campo, nas montanhas, em que está tudo a queimar e aquelas chamas estão por todo lugar e é quase impossível de parar essa fogueira. Então, pensem numa situação dessa, isso geralmente acontece muito no Verão, em Portugal, tem acontecido isso recentemente. E é uma coisa terrível quando se vê estas grandes fogueiras, estes grandes incêndios. Principalmente quando está muito calor e o chão está seco, então tudo o que é preciso é uma faísca pequenina, um cigarro deixado assim descuidadamente no chão.
Então, aquilo explote como uma explosão e faz uma queimada florestal enorme. Há várias causas de incêndios. Muitas coisas podem causar o incêndio, até pode ser acidentalmente, mas também às vezes há certas pessoas que estão deliberadamente a começar incêndios, às vezes vê-se que isso acontece muito e, infelizmente, acontece muito. Aqui, se esse incêndio não é controlado, as perdas, os desastres, o sufrimento torna-se enorme para várias pessoas. Então, toda a área à volta desse incêndio fica destabilizada, causando grandes mudanças. Cris irmãos, podemos usar o caso do incêndio como anologia a um caso com o povo.
Quando um governo não tem sido efetivo, ou quando há, tem havido, por muito tempo, fraquezas neste governo, o campo é como se estivesse seco, é como se o capim estivesse seco, e tudo o que é preciso é uma faísca pequena para incendiar o campo inteiro. E, como disse, na anologia do incêndio no campo, podem ver incendiados individuais, ou organizações, ou grupos organizados, que estão a explorar a situação. E nós sabemos, principalmente, no caso da humanidade, que há um grande explorador, que é Satanás. E quando estas coisas acontecem, quando estas demonstrações que se tornam em grandes problemas de desastre, e de queimadas, e de destruição, há muitas perdas, muitas pessoas que perdem dinheiro, muitas pessoas que perdem a saúde, perdem braços, aleijam-se e, ao fim de contas, são os pobres que sofrem.
Sim, pode conduzir grandes mudanças, mas, às vezes, estas mudanças não são o que era a intenção original. Leiam, por exemplo, em proverbios 14, versículo 12. Proverbios 14, versículo 12 diz assim, há caminho que o homem parece direito. Mas, ao cabo, dão em caminhos de morte. Sim, uma pessoa parece que estão a fazer estas demonstrações, parece ser a coisa correta para fazerem.
Mas, ao cabo, ao cabo, há morte, ao cabo, há desastres, ao cabo, há tristezas, e, ao cabo, a solução final não é a intenção original. Muitas vezes. Há um proverbo em inglês que diz assim, introduzindo para o português, diz assim, o caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções. E as pessoas podem ter muito boas intenções. Mas, a fim de distudo, os resultados às vezes são muito sérios e os inocentes sofrem. Sim, há um percebido mal, há um descontentamento que abunda entre o povo, é como este campo que está seco e está pronto para explodir através de uma faísca.
E vimos isto nos últimos 30 ou 40 anos, em muitas situações. Eu vivi em África, vivi em Moçambique e vi os problemas que houve em Angola e Moçambique durante a arrecolonial. Sim, havia muitas causas de descontentamento. Mas o resultado, por muitos anos depois, não foi o que as pessoas desejaram.
Foi grande tristeza com a Guerra de Angola e os problemas de Moçambique. Também vivi na África do Sul e vi a situação que estava má e depois houve um descontentamento muito grande entre o povo. Então, uma faísca pequena por causa da educação ser em certas escolas, em certas línguas, causou grandes destruições e variações e desastos. Muitas tristezas que vieram acontecer. Se houve mudanças, às vezes mudanças, podem cair bem, às vezes mudanças não caem bem. Veste, por exemplo, o problema que houve no Egito, alguns anos atrás.
Eu bevei a vir a ser a primavera árabe. Houve uma faísca aí, uma faísca aí, como sabem, aquele vendedor, que estava a vender e que as coisas não correram bem e aquilo arrepentou. As coisas que estão a desenvolver agora no Egito não são como eles esperavam. Há grandes mudanças. Mas esses agitadores, esses incendiários, esses grupos que uma pessoa nem sabe, estão atrás de algumas dessas coisas, puxam as coisas na direção errada e, ao fim de contas, lembrem-se que há um Satanás.
Ver seus problemas financeiros na Grécia e na Espanha e de desemprego, a trazer grandes desatisfações, descontentamento nesses países, também há problemas agora em Portugal, com a situação financeira, com a crise, que há muito descontentamento, que há muita tristeza, sim, há muito. Não estou a dizer que haja, mas a maneira que as pessoas fazem as coisas, dizem-se, há caminho que o homem parece direito, mas, ao cabo, está em caminhos de morte. Mesmo se está a acontecer agora, por exemplo, no Brasil, que houve problemas, uma faísca pequenina, um aumento nos preços dos ónibus, fez as coisas, porque havia muito descontentamento, fez as coisas explodirem.
Queres irmãos, nós precisamos ter cuidado. Precisamos, como cristãos, precisamos ter cuidado, que nós não vamos mudar as coisas. Como verdadeiros cristãos, precisamos terem a mente as seguintes palavras de Cristo, que estão em João capítulo 18, João 18, versículo 36. Na sua altura, foi pouco antes de Jesus Cristo morrer, algumas horas antes, eu estava a ser acusado e é uma situação, digamos assim, muito difícil para ele, visto por um ponto humano. E então Pilatos começou a perguntar certas as coisas e ele disse, não respondeu. E o Pilatos achou um bocado estranho, porque Jesus Cristo não se estava a defender nessa situação. E por isso, no versículo 36, de João 18, respondeu Jesus dizendo, o meu reino não é deste mundo. O reino de Deus não é deste mundo.
Se o meu reino fosse deste mundo, se o governo, se a nossa nação, se a nação de Jesus Cristo fosse deste mundo, os meus ministros sempre iriam para mim, para que não fosse eu entregar aos Deus. Mas agora o meu reino, a minha nação, o meu governo, não é daqui. E que, as irmãos nós, como cristãos, estamos neste mundo, precisamos de entender que o reino de Deus não é desta era. Precisamos de ter muito cuidado, porque a maioria dos cristãos não entende nem o que é o reino de Deus. E então, metem-se em questões políticas deste mundo, entre as quais os verdadeiros cristãos não se deviam de meter. Pensando que vão mudar o mundo, mas lembrem-se, só podemos mudar uma coisa, só temos poder para mudar uma coisa, nós próprios. Só temos poder para mudar a nós próprios. E por isso, certas pessoas têm certos idealismos, principalmente a juventude, é mais fácil de ser levada por estes idealismos. As pessoas têm estes idealismos e vão, digamos assim, levados. Porque, ao fim de contas, há certos movimentos, que as pessoas nem sabem, mas há certos movimentos atrás disto tudo, que querem causar problemas e que querem mudar a situação mundial. Porque certas pessoas querem governar baseadas no desejo de estima própria e de cobiça própria. E por isso, essas pessoas são incendiários pelos quais a juventude são levadas, levados, nem sabem o que está a acontecer. Estão sendo manipulados por estes incendiários, por estes pessoas que causam problemas, e o grande incendiário, o grande causador dos problemas, o grande ganador é Satanás. E por isso, há grandes perdas, as pessoas sofrem, o povo sofre. E dá resultado a grandes mudanças drásticas, que muitas vezes não são na direção que nós tínhamos intenção. Não são numa boa direção. E por isso, o desejo do homem para ter poder, o desejo do homem de não ter carinho para com os outros, de só ter poder para mim, seja pelos governantes, ou seja para aqueles que querem governar, mas que não estão a governar. Causa vários problemas à humanidade e vai causar problemas enormes à humanidade até à vinda de Cristo. Mas, queris irmãos, há esperança. Há uma esperança. Vai haver uma guerra justa. Vai haver uma luta, uma guerra de justiça.
Vai haver uma guerra que vai por estas nações todas direitinhas.
Mas essa guerra não é estas que estamos a ver agora. Essa guerra ainda está para vir. E Deus vai lutar para você. Você não vai precisar de lutar. Deus vai lutar para você. Porque essa guerra vai ser a guerra da ira do Senhor, antes da vinda de Cristo, que vai lutar contra as nações. E que vai estabelecer paz na terra. Essa guerra sobre as nações deste mundo, vai ser lutada pelo rei dos reis e pelo Senhor dos Senhores quando ele vier. E, antes de ouvir, vai haver aquela ira do Senhor que será a parte do início dessa guerra.
Cris irmãos, muitas pessoas hoje em dia têm, digamos assim, prognisticam ou profetizam quando vai ser o dia da vinda de Cristo. E eles declaram certas datas que vai ser a vinda de Cristo. Essas datas vêm e essas datas vão. E Cristo ainda não veio. Já vi na minha vida uma quantidade enorme de datas que pessoas deram, declararam, que seria a vinda de Cristo. E essas datas vieram e essas datas foram. Leiam comigo, se faz favor, em Mateus 24. Mateus 24, por Jesus Cristo, nos avisou acerca deste próprio ponto. Mateus 24. Leiam primeiro, em versículo 32 e 33, e depois em 36. 32 e 33 diz assim, 24. Mateus 24, 32 e 33. Aprendei, depois, a parábola da Figueira. Quando já os seus ramos surrenovem, os folhos protam. Sabes que está próximo o vorão. Deus nos diz, vocês têm informação suficiente para se conhecerem a estação. Conhecerem quando o tempo está perto. Assim, também vos, quando vives todas as coisas, sabei que está próximo às portas. Sim, perdão, nós vemos as coisas estão a acontecer e vemos que as coisas estão perto, estão à porta. Mas o problema é que as pessoas começam a tirar certas deduções e induzir certas deduções de certas escrituras. E depois chegam certas conclusões induzidas por eles próprios e chegam certas datas. Valei aqui no versículo 36 que diz assim, mas respeita que ao dia e hora, ninguém sabe. Nem os anjos dos céus, nem o filho, nem Jesus Cristo, senão o Pai.
Senão o Pai. Por que? Porque Deus não nos dá todos os detalhes. Deus não nos dá todos os detalhes. Ele profetizou muitas coisas, certas coisas, não entendemos na profecia exatamente esses detalhes. Até quando começam a acontecer, então vemos, ahá, encalha perfeitamente. Mas certas coisas não sabemos. Nós sabemos a estação, por exemplo, o furão, mas não sabemos o dia ou a hora. Deus nos dá uma grande perspectiva, uma vista panorâmica, digamos assim, uma boa ideia do que se vá passar. Mas não nos dá os detalhes específicos. Sim, às vezes, dá certos detalhes específicos, se, ao vez, dá certos detalhes suficientemente para nós vermos as direções principais.
Mas o importante aqui, irmãos, é que precisamos de ter sempre, à nossa vista, bem focado, a grande perspectiva, precisamos ter ou entender bem esta vista panorâmica, porque se não entendemos bem esta vista panorâmica, se não entendemos bem estas causas principais, vamos serem anados. Vamos serem anados, porque pessoas começam a dizer ah, é este país ou aquele país, é esta conclusão, esta conclusão é porque isto não aconteceu e aquele aconteceu, por isso tem que ser isto, assim, a requisito frito e aglilhado.
Esses pessoas são anadas, porque não olham para as grandes perspectivas. Precisamos de olhar para as grandes perspectivas e entender que vai ser o rei, que vai lutar por nós, o grande libertador, e precisamos de ter cuidado de não estarmos envolvidos na guerra irrada.
Cuidado, não se envolvam na guerra irrada, porque uma vez se envolvem na guerra irrada, já não são vigens de Deus. E Deus quer que você e eu sejamos vigens. E por isso não nos precisamos de envolver na guerra irrada, não porque não devemos nos ajuntar à mulher irrada, à igreja irrada, aos governos irrados. Não devemos de cometer este adultério espiritual, não devemos de envolver-nos nas guerras irradas, para não estar desengenados. Por isso, queres irmãos, precisamos de olhar bem e entender os pontos principais da profecia.
O começo do entendimento da profecia é entender o plano de Deus. Entender o plano de Deus. O plano de Deus, que é um plano da criação de filhos e filhas dele, que é feito em duas fases. A primeira fase foi a fase física, que fez o mundo físico e criou o primeiro homem, o Adão, e do homem criou a mulher, a Eva. E essa criação física é simbolizada pelo dia Santo semanal, que é o sábado. Depois, Deus levanta isto a uma, digamos assim, uma perspectiva maior que a criação espiritual de filhos e filhas de Deus. Verdadeiramente, filhos e filhas de Deus. Esse plano, essa projeção que nós precisamos de entender, é descrita pela gravura dos dias Santos de Deus e dos dias dos feriados anuais, dias sagrados de Deus, que nos descrevem o plano de Deus, o plano de salvação de Deus. O plano da criação espiritual, que Deus está a fazer. E, por isso, nesse plano vemos, em Levíticos 23, uma fase muito importante desse plano. Levíticos 23, Levíticos 23. Em Levíticos 23 se vê esses sábados anuais, mas no versículo 24, de Levíticos 23, diz fala aos filhos de Israel dizendo, no mês sétimo, ao primeiro do mês, três descansos soleno, memorial, consenidos de trombetas, santa convocação. O plano de Deus foca num dia de trombetas. No sétimo mês, eles tocavam trombetas ao início do mês, todos os meses. Este era o sétimo do mês, por isso era a sétima trombeta. Então certas coisas vão acontecer com a sétima trombeta.
Porque é um dia de santa convocação. É um dia de festa. Vejam também em Salmos 81. Salmos 81, versículo 3. Salmos 81, versículo 3.
Diz assim, cantar de júbilo de Deus, a Deus. Força nossa, celebrai o Deus de Jacob. Salmo diai e e fazei soar o tamborilo. E soava-a-rpa com o saltério. Tu cai a trombeta na lua nova. A palavra festa não está no original. Tu cai a trombeta na lua nova.
No tempo apontado. A tradução correta seria no tempo apontado. Não é na lua cheia, é no tempo apontado. No tempo apontado. O tempo apontado. Dia da nossa festa. Qual é o tempo apontado? Dia da nossa festa, que é na lua nova.
Soa uma festa no plano de Deus.
Que é no dia de lua nova. Essa é a festa do dia das trombetas. Que é o sétimo mês do ano. E assim temos trombetas que são tocadas para dar avisos. Trombetas que são tocadas para as várias razões. Mas vejam também em números capítulo 10. Aqui uma das razões da trombeta. Números capítulo 10. Números capítulo 10 diz assim. Diz-se mais, o Senhor Amor Zéz faz duas trombetas de prata da obra batida de as farais servir-te-ão para convocar-os à congregação e para a partida dos arreais.
Quando tocarem toda a congregação, se juntará a ti à porta da tenda da congregação.
E depois no versículo 9. Quando na vossa terra saíres, apalejar contra os opressores. Isto é que não haverá uma guerra, uma luta contra os opressores que vos apertam. Também tu queres as trombetas. Arrabate isto é com sinal de alarme. Isto é um caso grave, um sinal de alarme. E perante o Senhor, vos Deus haverá a lembrança de vós e serei salvos de vossos inimigos. A trombeta de alarme.
Um alarme de trombeta é um som muito forte, um som que chama atenção. Um som a que você não pode dizer, ai eu não ouvi. Porque é um som de rebate, um som de alarme. É um alarme de guerra. Jermias 4, Jermias 4, versículo 5. Jermias 4, versículo 5.
4, versículo 5.
Diz-se, anunciar em Judá, fazer ouvir em Jerusalém, dissei, Tu caia trombeta na terra, gritaia a vós alta, alta vós, dizendo, Ajuntá-vos, entremos nas cidades fortificadas, porque é um alarme de guerra. Arvorai, a bandeira rumacião fugir e não vos detinhais, porque eu faço ouvir do Norte, O mal, uma grande destruição. E vejam, por exemplo, no versículo 19. No versículo 19. Ah, meu coração, meu coração, eu me contorço com dois. Oh, as paredes do meu coração, meu coração se agita, não posso calmar-me, Porque ouve, Jó, minha alma, o som da trombeta, o alerido de guerra. O dia das trombetas é um dia que representa um alarme de guerra a vir. E o dia das trombetas é representado como o dia em que Jesus Cristo vai vir para a terra. E tocar a trombeta, a última trombeta, para trazer paz a esta terra. Por isso, o primeiro ponto desta grande, digamos assim, vista panorâmica, por exemplo, de entender, compreender, praticar, para entendermos completamente os dias santos de Deus. Dos quais o dia das trombetas tem um grande significado. Uma segunda parte desta visão panorâmica, desta cosmovisão, desta visão grande, desta grande gravura, de entendermos a profecia, é entendermos quem é Israel. Entendermos quem é o povo de Deus, porque Deus vai lutar, vai demonstrar profecias à volta do povo Dele, do povo de Israel. Ora, Deus fez promessas a Abrão. Essas promessas, Fe disse, que seria, Dele viria uma grande nação. E essa nação, que vai ser conhecida com o nome de Israel, seria, devia ser, um exemplo para o mundo inteiro. No entanto, Israel, falhou e pecou. E, por isso, Deus prometeu um castigo a Israel. E esse castigo a Israel foi por deixar com que os gentios governassem sobre eles. E, por isso, precisamos também de entender quais são as nações gentias que afetaram Israel e que afetam Israel.
Porque isso tem relevância profética. Entender quem é Israel e entender quais são as nações gentias que afetam Israel conforme os tempos andam. Por conforme se vá mais para o futuro, haverá outras nações também, que afetarão Israel. E, então, nessa altura, essas outras nações têm um valor profético significante. Quais foram as primeiras nações que afetaram Israel como forma de castigo? Foram a Síria e a Babilónia. Então, viemos brevemente um bocadinho da história bíblica.
Abraão teve um filho, Isaac, e Isaac teve um filho, Jacob. Jacob, o nome dele foi mudado para Israel e teve os 12 filhos e dele veio a nação de Israel, que teve, digamos assim, 12 tribos. Esses 12 tribos, essa nação, desopteceu. Seram do Egito, foram para a terra prometida, tiveram reis, reis como o Saúl, o David e o Salomão e desopteceram. Então, viemos o que acontece quando desoptecem. Isso está em Levíticos 26. Levíticos 26, vejemos as profecias aqui, do que aconteceria se eles desoptecessem. Levíticos 26, começamos a ler no versículo 3 e 4, diz assim, Sandoar-se no meu estatuto, segurar-se os meus mandamentos e os cumprir-os. Então eu vos darei as chuvas a seu tempo, a terra dará a sua messe, isso é a sua produção, a sua colheita terão na terra e a ar do campo o seu fruto.
Uma das primeiras pensões, se vocês não obtiserem, é chuva na sua estação. Boa chuva no seu tempo correto. Mas um bocadinho mais tarde, no mesmo capítulo, no versículo 14, diz assim, Mas se não movires e não cumprir-os todos estes mandamentos, Se rejeitar os meus estatutos e a vossa alma se aborcer dos meus juízos, Aponto de não cumprir todos os meus mandamentos e vilares a minha aliança, tal como Israel o fez. Então os farei isto, porém sobre vos o terror, terrorismo, terrorismo.
E depois continua, no versículo 18 dizim, e se ainda com isto não movires, Tornarei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados, Que brancarei a soberba da vossa força. O poder destas nações, que vão ser nações de poder e no universal, mundial, Vão perder esse poder. Foi o que aconteceu durante Israel, durante o tempo de Salomão, Perderam esse tempo, e está a acontecer hoje em dia também. Perderam, então, a perder o poder mundial e criar um vácuo no mundo. Estas nações de superpoderes estão a perder este poder. E depois continua com isto tudo.
Até que chega no versículo 33, dizia-se, E depois dizer-se, e continuar, por exemplo, no versículo 28, Também confuro-se-rei contrair a vós todos, castigar-se sete vezes mais, E espalhar-vos-ei, por entre, as nações. Diz no versículo 33. Há, vai haver uma dispersão do povo. E foi isso que aconteceu. Houve uma dispersão do povo. As nações de Israel, depois de Salomão, Foram divididas entre duas nações grandes, uma nação no norte, Que foi a nação de Israel, e uma nação no sul, que foi conhecida, Aqui, como lê, na Bíblia, que é conhecida como a Nação de Judá.
O Israel e Judá. O Israel foi levado, imprisionado pela Síria, Em cerca dos anos, à volta dos anos de 720 a.C. E depois, foram castigados sete vezes mais. Muitas vezes, na profecia bíblica, às vezes representam um ano, Um ano tem 360 dias, e sete vezes 360 dá a uma total de cerca de 2.520.
E por isso, um período aí, adiante, por mais de 2.500 anos, A Nação Israelita, que foi dispersa, à volta do ano de 720 a.C., foi dispersa. E foi espalhada pelo mundo inteiro. Castigada por cerca de 2.500 anos, acima disso, E a partir dos anos, 2.500 anos depois, começaram a aparecer como nações fortes, Como se vê, como as nações de fala inglesa, como a Inglaterra e como os Estados Unidos da América. Nós temos um livro que estamos agora a traduzir para o português, Por isso, espero ter esse livro disponível para vocês em português, lá para o fim deste ano.
Mas é um livro que vai ser entrulado os Estados Unidos e a Britânia na profecia bíblica. E demonstra com isso, com vários recordes históricos e digamos assim, uma pista das tribos de Israel, Por onde elas foram pelo mundo inteiro, ver-se que essas nações vieram a ser as 10 nações perdidas de Israel, que são hoje conhecidas na Europa Ocidental e principalmente entre na parte mais ocidental da Europa, e também são conhecidas pelas linhas, o povo de fala inglesa. E por isso, essas nações vieram a ter grande poder, ou também está prometido, ou foi prometido na profecia de Génensas 49, para os dias do fim, foi prometido que essas nações teriam uma certa as bênções.
Lembrem-se que as profecias são doais, têm significado em dualidade, e por isso é no tempo do fim, antes de Cristo, mas vai ser no tempo de fim também, depois de Cristo, vai completar essas profecias também. Profecias de certa prosperidade. Tiveram a prosperidade, agora neste último século, e não têm optecia de Deus. Então, este mesmo castigo, como lém aqui, em Levíticos 26, vai ser uma vez mais aplicado a eles, estas nações.
Por isso é importante entender quem são as nações israelitas, que este reino de Israel foi levado ao Cativeiro pela Síria, e depois 130 anos depois, ou cerca de 130 anos depois, foi o reino da Nação de Judá, que também foi levado ao Cativeiro para a Babilônia, a cerca de 600 anos de Cristo, ou 500 e tal anos de Cristo. O que nos leva a esse Cativeiro, esse período foi expulso em três, digamos assim, em três ondas, que demorou um período de cerca de quase 20 anos, e 2.500 anos depois chega-se aproximadamente ao período em que a Nação judaica recebeu independência.
Na Palestina, isto é a nação que hoje em dia se chama Israel, que a Nação judaica se tornou independente em 1948. E por isso foi também cerca desse período de 2.500 anos e tal, que isso vai acontecer. E por isso é importante entender-nos para termos a visão da profecia, digamos, de saber quais são as Nações Israelitas, e temos que saber também quais são as Nações Gentias que afetaram essas Nações Israelitas. Ora, em Daniel 2, Daniel 2 fala acerca desta imagem, como vocês sabem, desta estátua grande, que foi o este sonho que o Rater e que Daniel explicou qual foi o significado.
Deste sonho. E depois, no versículo 31, e 33, de Daniel 2 diz, Tu, o rei, estavas vendo, e és aqui uma grande estátua. Esta aqui era imensa e de extraordinário esplendor. Estava em pé diante de ti, e a sua aparência era terrível. A cabeça era do ouro fino, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze, as pernas de ferro, os pés em parte ferro e em parte barro.
E depois explica quem são estas nações. É explicado aqui, em Daniel 2, e nós também temos um gráfico no nosso site. Digamos assim, um gráfico, mostra as profecias bíblicas. Vocês não conseguem ver este gráfico, aqui que estou a mostrar desta maneira, que tem uma descrição de Daniel 2, Daniel 7, Daniel 8, apocalipse 13, apocalipse 17, a explicação dos símbolos e vários acontecimentos e as datas que são relacionadas com isto. Isto é importante entender isto do ponto de vista, como é explicado aqui na Bíblia, e como é explicado pelas nações que afetaram o povo israelíta.
Temos este gráfico no nosso site, revistabuonova.org, imagens, traço gráfico de reinos gentios.pdf. Vocês podem fazer uma busca no Google, no Google a dizer revista buonova e mais, a gráfico de reinos gentios e imediatamente, vocês o verão aí. Basta entrar isso no Google, ou no Bing, ou qualquer outro motor de busca, mas sei que no Google aparece logo assim, à frente. Aí temos uma descrição dessas nações que afetaram o Israel. É importante entender isso, entender isso porque, entendendo isso, sabemos quais são as nações.
Assim não temos deduções irrôneas, dizer não, pode ser esta outra nação, pode ser outro país, aquele outro país, por causa deste, aquilo e aquilo que aconteceu. Não precisamos de ver, em perspectiva do que já aconteceu, do que foi profetizado ainda, Nel, que vai acontecer, quem é a explicação da primeira cabeça, na segunda cabeça, da cabeça e do peito, e do resto das pernas e tudo, explicar muito bem quem é isso e sabe-se hoje em dia quem são.
E, então, por isso, ao lado das outras, da explicação da Pesta, com as várias cabeças que são representadas exatamente na mesma sequência, neste gráfico que disse que está no site, que vocês podem ver e podem buscar para ver quem são essas nações. Também, quando estudarem em Daniel 11, comparando com esse gráfico, então, comparando também, estudando a Bíblia, acerca de Daniel 11, temos um guia de estudo muito detalhado, com cerca de 100 páginas, com muito detalhado acerca dos reinos do Oriente Médio, e com gráficos, com provas, e que vocês podem estudar a Bíblia com isso e conferir com a Bíblia a ver se, de facto, as coisas são assim, para ver em que são o Rei do Norte e o Rei do Sul.
Basicamente, o Rei do Norte vem a ser o Império Romano, e o Reino do Sul seria o que chamaríamos hoje em dia um califate. E esse Reino do Norte e o Reino do Sul veio da divisão dos quatro generais da Grécia, em que os dois ficaram os mais importantes, o do Norte do Sul, o do Oeste e do Ocidente, o Ocidente e o Ocidente diminuíram, mas ficou o Norte e o Sul.
E, por isso é importante entender isto para sabermos quais são as nações que estão a falar. Entendemos assim uma perspectiva geral, uma boa perspectiva. Depois estudar com Apocalipse XIII e Apocalipse XII. Então temos dois guiços de estudo muito detalhados acerca disso. Um é como você pode entender a Bíblia, o outro é o livro de Apocalipse revelado.
Então estudem isso, estudem as versões bíblicas, verifique tudo da Bíblia, comparem o que a Bíblia diz com cuidadinho para ver se as coisas de facto são assim. Assim começam a entender um bocadinho melhor as coisas que aconteceram. Vem então que houve o Império Romano, vão ver que o Império Romano teve uma ferida mortal, pelos vândalos, os hérolos e os ostrogodos, mas essa ferida mortal foi curada. Foi curada porque veio a ser restaurada através de uma restauração imperial por Justiniano no ano 554.
Isso é tudo histórico, vocês podem ver e estudar. Isso está bem inscrito neste Enfato Histórico, nestes dois guias de estudo, que vocês podem estudar com a Bíblia. E também está bem descrito e dado no somário muito simples de ler neste gráfico dos reinos, das profecias dos reinos endiúrs. Esses reinos afetaram Israel e, como disse, podem ver isso no nosso site na web. Então, essa restauração foi feita porque houve uma imagem do governo imperial romano. Historicamente podem ver qual foi essa imagem.
Essa foi estabelecida como um poder e teve um poder forte na cura dessa ferida mortal. E essa foi uma religião que atacou com grande força a Igreja de Deus. E esse poder veio a ser estabelecido com grande força por 1260 anos, a partir do ano 554 até o ano 1800 e pouco. Não me lembro agora exatamente a data. Mas isso veio a acontecer e aconteceu isso cerca de 1814, me lembro corretamente. Vê-se então os reinos de Justiniano, depois de Carlos Magno, de Otão, o grande, a dinastia de Habsburg e Napoleão, até ele ter caído em 1814.
Foi um período total, durante esse período da Idade Média, de 1260 anos, em que o sacro império romano foi dissolvido depois, quando o Napoleão foi dissolvido o governo dele. Assim, entendem melhor as escritores que terem em tiverem esta perspectiva geral.
Primeiro, entender o plano de Deus, o que que ele tem. Segundo, entender quem são as nações israelitas. Para, pormos, entendermos quando a Bíblia fala da profecias de Israel, sabemos de quem está a falar. Porque se não as pessoas pensam que simplesmente está a falar dos judeus. Se os judeus são parte de Israel, mas não são Israel inteiro, é como dizer, as pessoas, digamos assim, das minas gerais são brasileiros, mas nem todos brasileiros são das minas gerais. Por exemplo, por isso há mais pessoas que são brasileiros, mas que não são das minas gerais. É a mesma coisa dizer, há mais israelitas que são israelitas, mas que não são judeus.
Porque os israelitas são mais, digamos assim, mais estados, mais grupos de pessoas, do que simplesmente os judeus. E por isso é entender bem quem são estas nações. Depois, também saber quais são as nações que afetaram Israel. Principalmente a besta que saiu do mar, que tem a Pocalipstrelse versiculou a 10, que podem ler isso aqui nos nossos guias de estudo, comparando isso com a Bíblia, e ver quem é essa besta, que de uma maneira geral aponta para o Reino do Norte, que é o que veio a ser o grande Império Romano.
Comparando isto com a história, porque é uma continuação da história que se vê e estas ressoleições que virão, são parte dessa história, que vai ser parte desses grupos. Que seria hoje em dia, digamos assim, uma restoração de um, digamos assim, um governo unido na Europa, ditador, não é democrático, ditador. Por isso tem que haver certas revoluções, certas, digamos assim, descontentamentos sociais, que vão causar revoluções e o resultado dessas revoluções vai ser uma ditatoria, um governo de ditadores, mas tem uma moeda central, tem um controle central já estabelecido debaixo da democracia, mas então esses ditadores tomam o controle disso tudo e vê-se, então, o poder disso tudo.
Depois também é preciso entender quais são, ou qual foi a igreja, a igreja, que martirizou os cristãos durante esses 1260 anos, porque isso vai ser repetido de novo no futuro por três anos e meio. E isso é outra besta, a besta que saiu da Terra, da Apocalipse 13, que é amontada por uma mulher escarlata, como podem ler, na Apocalipse 17. Por isso, cris irmãos, o que vemos, o que vemos no livro da Apocalipse, a sério dos quatro cavaleiros, na Apocalipse 6, versículo 1, 7, vemos que há quatro cavaleiros, que representam um cavalo branco, um cavalo negro, um cavalo esbranquiçado e cavalo vermelho, que representa, basicamente, profetas falsas, falsas religiões, guerra, fome, peste, termores de terra, condições terribas e que vai conduzir, finalmente, a uma situação em que o poder da besta, a besta que saiu do mar, vai ser restabelecida de novo, que essa será, então, como se lente os profecias, o Rei do Norte.
Então, Israel vai ser posto cativo, mas uma vez mais, portanto, entender quem é Israel, que não são só os judeus, são outras nações, incluindo, como eu expliquei, as nações de fala inglesa, tais como os Estados Unidos da América, Inglaterra e outros países de fala inglesa. Então, vai-se ver isso, essa grande tribulação, que vai afetar estas nações.
Essa grande tribulação é o quinto selo da Apocalipse. Esse, então, é, digamos assim, a ida de Satanás, a grande tribulação. Nesse período, muitos cristãos vão ser assassinados, como podem lerem Apocalipse capítulo 6, versículo 9, a 11. Muitos cristãos vão ser assassinados. Então vejam isso descrito em Mateus 24. Mateus 24. Mateus 24 descreve desse período, no versículo 21 a 22, que diz assim. Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora. Não tenha vido, nem haverá jamais. Não tivessem que os dias serem abreviados, ninguém seria salvo. Havria uma completa destruição do mundo. Seria, como as pessoas pensam, o fim do mundo. Mas não vai ser o fim do mundo por causa dos escolhidos.
Tais dias serão abreviados e não vai ser o fim do mundo porque Jesus Cristo vai reinar e vai governar por nós e vai fazer a batalha por nós, a batalha neste dia das trombetas.
Como descrevemos há pouco. Vai haver dias terríveis, vai haver situações terríveis em que uma pessoa pode ver alguns desses acontecimentos e eu dei um sermão, digamos assim, quase um ano atrás, não bem um ano, é um sermão que podem ver no nosso site de sermões um sermão intitulado, profecias antes da vinda de Cristo. E descreve em grande detalhe algumas destas profecias. E por isso, que os irmãos, isso é algumas das coisas que vão acontecer, vai haver uma grande tributação e depois, ao fim dessa grande tributação, vai haver então os sinais celestes. Que os irmãos, a grande tributação ainda não aconteceu, porque a grande tributação acontece quando as nações israelitas vão ser, digamos assim, dispersas outra vez. Vão ser escravas outra vez. E isto ainda não aconteceu. Porque se conhecemos bem quem são as nações israelitas, então vemos, é que nações é que se refere e vemos que ainda não aconteceu. Ao fim dessa grande tributação, vai haver então os sinais celestes. Esses sinais celestes ainda não aconteceram. Esses sinais celestes estão em Apocalipse capítulo 6, Apocalipse capítulo 6, Apocalipse capítulo 6 tem os primeiros celos descritos, do que eu falei, e então no versículo 12 diz assim, e quando vi quando o cordeiro abriu o Seix do Celo e sobrevei o grande remoto, o sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra como uma figueira, quando a balada provem de forte, deixa caíram os seus figos verdes. Vai haver sinais celestes milagrosos e normas. Vai ser um milagre. Não vai ser simplesmente alguns meteoritas a cair. Vai ser sinais milagrosos. Isto vai ser o sinal a dizer que Deus vai começar a intervenir agora nas coisas do mundo. Como lém aí ao fim do versículo 16 diz assim, que é o dia da ira do cordeiro. Isto é o dia da ira de Deus. É quando Deus vai intervenir no mundo e vai trazer paz mundial ao mundo, mas vai começar a intervenção dele. E no versículo 17 diz assim, que por chegou o grande dia da ira de Deus. Isto é do Deus Pai e de Jesus Cristo. E quem é que pode suster-se?
É a ira de Deus, a ira do cordeiro. E então, nesse momento, daí adiante, Deus vai intervenir na situação mundial. Mas antes dele intervenir, lê-se no capítulo 7, que Deus vai proteger os seus serventes.
Vai proteger aqueles que, durante o período da grande retribulação, estiveram ou chegaram a certo arrependimento. Vai proteger-los. Por quê? Porque não vai castigar essas pessoas no castigo dele. Vai castigar-os os ímpios, mas não vai castigar os justos. E por isso ele vai proteger essas pessoas e vai por um certo selo. E então descreve aí, no capítulo 7, que vai ser 144 mil pessoas dos Israelitas e uma grande multidão das pessoas de outras nações.
Esses são os que saíram da grande retribulação, como vem no apocalipse 7, versículo 14. Esses são os que vêm da grande retribulação. Saíram da grande retribulação e se arrependeram durante esse período. E por isso são pessoas que vêm a conhecer a verdade. Não estamos a falar aqui da Igreja de Deus, que foi protegida muito antes, antes do início da grande retribulação. Não estou a falar de um arrepentimento para o céu secreto, não estou a falar de uma proteção.
E se podem ler na apocalipse 12, quando Satanás é tirado para a Terra e depois persegue a Igreja, parte da Igreja protegida e outra parte fica e tem que ir através da grande retribulação. Essa é a parte da Igreja que é protegida, que é protegida na área para o deserto, não é para o céu, para o deserto. Essa parte da Igreja é protegida e isso será antes da grande retribulação. Mas aqui, na apocalipse 7, estamos a falar depois da grande retribulação, quando as pessoas que viveram durante a grande retribulação ensarrependeram, essas pessoas então vão receber proteção quando Deus vai implementar a sua ira sobre a Terra.
A ira de Deus vai ser implementada através de 7 trombetas e, por isso, vê-se aqui no capítulo 8 as várias trombetas de Deus que é a implementação dessa ira de Deus. E a última trombeta, então, é descrita, por exemplo, no capítulo 9, versículo 13, diz assim, o 6º anjo, não, isso é 6º trombeta, então, vê-se aqui um bocadinho mais adiante, que vai ver a sétima trombeta, que é no capítulo 11, versículo 15, diz assim, o 7º anjo tocou a trombeta e houve no céu grandes vozes dizendo, o reino do mundo se tornou de nosso Senhor.
Está do Pai, é o reino do Pai, o reino de Deus e do Seu Cristo, e do Jesus Cristo. Por isso, o reino do mundo, os reinos do mundo, as nações do mundo, agora tornam-se as nações do reino de Deus e vão ser governadas pelo reino de Deus e do Seu Cristo. Ele o reinará pelos séculos dos séculos, para sempre, eternamente. E se vai ser o governo mundial, que vai existir na Terra, daí, para sempre. Você vai ter uma possibilidade de reinar com Cristo, se você for uma das vírgis. E se há uma das vírgis, quer dizer que você não se deve meter nos assuntos deste mundo.
Porque, como por exemplo, uma pessoa, por exemplo, que é fiel a uma certa nação, não vai ser fiel a outra nação. Uma pessoa que é fiel a uma nação, é fiel a essa nação, não é fiel a outras. Nós temos que ser fiéis à nação de Deus, ao reino de Deus. E por isso nós nos podemos meter nas situações, nas lutas, nas grinhas e nas coisas deste mundo. Queres irmãos, precisamos de haver a grande gravura.
Precisamos de ter, em perspectiva, a grande gravura. A grande gravura primeiro é o plano de Deus. Ele tem seu grande plano, que é descrito para nós através do Dias Santos dele. Precisamos de entender, entender quais são os Dias Santos. Entendemos melhor quando praticamos. Se não os praticamos, não vamos entender o plano de salvação de Deus. Simples como isso. Pratica e entende. Não praticas, não entende. É simples. Se vocês querem obtecer a Deus, então tem que seguir os mandamentos dele. O seguido dos mandamentos dele quer dizer que vão ter que praticar.
Obtecer ao sábado. Isto é observar o sábado semanal. Isto é sexta-feira à noite, ao pôr-do-sol, até sábado ao pôr-do-sol. Isto é o sábado de Deus, que é o sábado. Não é o domingo, é o sábado. E também observar os sábados anuais, que são os dias santos, a Deus, que são descritos em Levíticos 23, por exemplo, nessa secção, são todos descritos muito claramente. Isto é parte de grande gravura. A primeira parte.
A segunda parte é entender quem é Israel. Porque quando entendemos quem é Israel, então começamos a ver a profecia de baixo, digamos assim, da perspectiva correta. Começamos a ver este jogo de cedrez da maneira correta. E sabendo também que são as nações que afetaram Israel no passado.
Começamos a entender quais são as nações que vão afetar no futuro. Propomos, enquadramos isto dentro da caixa correta, da perspectiva correta. Porque as coisas são em dualidade. E o que aconteceu é o que vai acontecer. Aprendemos da história o futuro.
E depois, o outro quarto ponto final é entender qual foi a igreja que perseguiu os cristãos, durante, digamos assim, a Idade Média, em que muitos cristãos foram perseguidos, foram assassinados, foram mortos, porque observaram um sábado em vez de observarem o domingo. Porque, ao fim de contas, isso é a marca da besta. A marca da besta tem sido a existência. Sim, há certas pessoas dizem, ah, mas hoje em dia os domingos já são observados por muitas pessoas, por isso não é a marca da besta. É a marca da besta, porque vai ser forçada de novo.
E se uma pessoa quiser observar o sábado, não vai poder observar o sábado. Porque não vai poder comprar ou fazer coisas quando observam o sábado. Vai ser muito difícil para as pessoas nesse período, nessa altura. Já hoje em dia é difícil para os cristãos quando observem o sábado. Muitos cristãos têm dificuldades em arranjar empregos quando observam o sábado. O sábado é o sinal de Deus. O domingo é o sinal, digamos assim, a marca satanás da besta. Queridos irmãos, precisamos ter esta perspectiva grande. Primeiro, dos planos de salvação de Deus, que é através dos sábados anuais. Segundo, quem é o Israel? Terceiro, quem são as dimensões gentias que afetaram o Israel no passado para sabermos e entendermos melhor a proposta de futuro.
E, em quarto, quem foi a Grande Igreja? A Grande Igreja, que causou tanto o sofrimento aos cristãos por 1260 anos, durante o período da Idade Média. Entendendo isto, então temos uma perspectiva mais ou menos do que se vê acontecer no futuro. Temos uma visão, digamos assim, da estação. Não temos os detalhes todos. Temos muitos detalhes, sim, mas não temos todos.
As certas coisas às vezes não entendemos. Mas, conforme as coisas acontecem, esse cenário torna-se mais claro. A profecia está aí, queridos irmãos, para uma razão. Para as pessoas se arrependerem. É um aviso para as pessoas se arrependerem. Se as pessoas se arrependerem, então, serão abençoadas.
E haverá uma grande pensão. Quando isto tudo da acontecer, vai haver um período de grande alegria. Um período de grande alegria. E como em Romanos 8 é escrito em Romanos 8? Romanos 8. Vejam comigo se faz sabor. Versículo 19. Romanos 8. Versículo 19 a 23. Diz assim. A ardente espetativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Isto é toda a humanidade, até os animais.
Mas toda a humanidade aguarda a revelação dos filhos de Deus. Isto é, quando formos os suscitados, como filhos e filhos de Deus, para reinar com Cristo durante o milenio. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquilo que a sujeitou. Na esperança de que a própria criação será redimida do que tiver da corrupção. Esta corrupção que existe no mundo vai ser redimida, vai ser, vai ser posta de fora e este mundo vai ser feito um paraíso. Um paraíso na terra. Para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Para a liberdade da glória do poder que os filhos de Deus vão estabelecer na terra. Os filhos de Deus vão trazer à terra esta liberdade. O reino de Deus vai ser o governo que nós vamos lutar debaixo de Cristo. Cristo vai lutar para nós. Nós vamos atrás dela. Simulamente estabelecer e estabelecer a paz. Guiar as pessoas da maneira de como viverem.
Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, que a gente está vivendo e suportando a angústias até agora. Queres irmãos? Os povos, as pessoas estão descontentos. Vê-se nas demonstrações que existem hoje em dia à volta do mundo. As pessoas estão descontentos. Mas não sabem qual é a verdadeira solução. A única solução que vai resolver os problemas deste mundo é a vinda de Cristo e o estabelecimento do reino de Deus na terra, a governar as nações na terra. E então, e não somente ela, mas também nós, não somente o povo, as pessoas, a humanidade, mas nós, que somos as primícias do Espírito, somos os primeiros que recebemos o Espírito Santo de Deus.
Igualmente, gememos, em nosso ítimo, aguardando a filiação de filhos, de sermos verdadeiramente filhos, de sermos de novo como seres espirituais como filhos e filhos de Deus. Isto é a redenção do nosso corpo. Querias irmãos, peço que Deus vos ajude a entender e que oroem com fervor, e entendendo o significado, oroem com fervor, que o reino de Deus venha para a terra para trazer paz em este mundo, a sua nação, a todos os nossos filhos.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).