O grande tema da Bíblia

A Bíblia não é uma composição de livros que não têm nada a ver um com o outro. A Bíblia é uma composição de livros que contêm uma unidade desde o início até ao fim. Qual é esse cordão dourado, que abrange a Bíblia inteira?

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

[♪ medium-heavy sonny Cornell type e ElStephen E蔾 third Bom dia ao botao de queridos irmãos, ques aos campos. Ou à liberdade. Liberdade. Como tantas pessoas desejam. Liberdade. Vaz. Há várias ideias, várias superstições, várias doutrinas de homens, com ideias de liberdade. Mas infelizmente, muitas dessas ideologias só trazem mais prisioneiros, morte e sofrimento. Em uma faculdade americana, a Faculdade do Estado Delta State, chama-se o nome dessa universidade, tem uma placa à entrada que diz assim, o Estado decretou que apenas os homens livres devem ser educados. Mas Deus decretou que só os homens educados é que serão livres. Mas que dizer interessante, Deus decretou que só os homens educados é que serão livres. E é verdade. E é verdade, e é de acordo com o que está escrito aqui na Bíblia. Vejam comigo em João 8, versículo 32, que diz... A verdade é a educação. A educação para conhecermos a Deus. A verdade é a educação. A educação para conhecermos a Deus. A verdade é a educação. A educação para conhecermos a Deus. A educação correta, baseada no conhecimento que Deus nos dá do que é bom e o que é mau. Que é basicamente a árvore da vida. Essa é a verdadeira educação. A verdadeira educação. A verdadeira verdade que nos libertará. Queridos irmãos, Deus nos deu a Bíblia. A Bíblia nos dá a verdade. É a palavra de Deus. É a verdade. E usamos a palavra Deus para obtermos a verdadeira sabedoria, conhecimento, a verdadeira educação. Para quê? Para nos libertar. Libertar de quê? Libertar dos desastres deste mundo, das tristezas deste mundo, dos sofrimentos deste mundo, da morte. Queridos irmãos, a Bíblia tem, digamos assim, uma linha dourada que anda através da Bíblia inteira do começo ao fim. Esta linha dourada é o seu tema. Se você for te escrever o tema, digamos assim, o grande tema da Bíblia, numa palavra, o que é que você diria?

Se você for te escrever o grande tema da Bíblia que corre pela Bíblia desde o início até o fim, qual é este tema numa palavra? O que é que você diria? Você poderia dizer que o tema central da Bíblia é a figura central da Bíblia que é Jesus Cristo. Está claro, você estaria correto. Você poderia dizer que a meta da Bíblia é para nós entrarmos no reino de Deus. E você estaria correto. Você poderia dizer que esta linha dourada que entra na Bíblia desde o início até o fim é o amor de Deus. Está claro, você estaria correto, porque Deus é amor. Você poderia dizer que esta linha dourada que corre pela Bíblia é a misericórdia de Deus, a bondade de Deus, que nos conduza ao arrependimento. E, perdão, você estaria correto também. Você poderia dizer que esta linha dourada que corre pela Bíblia é a justiça de Deus, como Ele é justo, como Ele é misericordioso e como Ele tem amor. As partes mais importantes da lei. E você estaria correto. Você, trepo, podia dizer que a nossa responsabilidade é de amar aos irmãos, amar uns aos outros, amar uns aos outros, como Deus nos ama a nós.

E esta é a linha dourada da Bíblia. Isto é para sermos o tutor do nosso irmão, isto é para sermos o guardador do nosso irmão, que é o tema da Bíblia. E você estaria correto em esses todos. Mas eu quero encapsular esses todos num tema, numa palavra, numa linha dourada que corre pela Bíblia, do princípio, ao fim. E esta palavra, eu quero sugerir, está clara entre outras, é a salvação. A salvação. Noutras palavras, o que você poderia dizer também, é a árvore da vida. Você poderia dizer também, que a meta é trazer muitos filhos à glória.

E nós lemos, em Génacias capítulo 1, versículo 26 a 27, no princípio, mesmo no princípio, diz assim, também disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E depois diz-me, versículo 27, criou Deus, o homem à sua imagem, à imagem de Deus, o criou homem e mulher, os criou.

Deus disse, façamos no plural. E o golo é de que o homem e a mulher sejam como Deus, nesta unidade com Ele, para sermos filhas e filhos DELA. Vejam, por exemplo, ao fim, lá para o fim da Bíblia, esse mesmo tema, que vimos como são em Génacias, mas continua, por exemplo, em Hebreus capítulo 2, versículo 10. Hebreus capítulo 2, versículo 10, que diz assim, por convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, a profeçoasse, por meio de sofrimento, o autor da sovação DELOS. O golo de Deus é conduzir muitos filhos à glória. E, por isso, a salvação é o ato de conduzir muitos filhos à glória, através da figura central, que é Jesus Cristo, o não Salvador e o nosso Criador, através do ensinamento, do que precisamos de ser guardadores do nosso irmãos, através do entendimento que a nossa meta é o rei de Deus, que a nossa meta será obtida através da justiça e misericórdia de Deus, pois Ele nos ama e o amor de Deus, porque Deus é amor. E, por isso, é que Ele nos quer salvar para sermos filhos e filhas DELOS, no rei de Deus. Ele, no início da Bíblia, fala acerca da árvore da vida. Ao fim da Bíblia, fala acerca da árvore da vida. Ao início da Bíblia, o Adão não aceitou a árvore da vida. Ao fim da Bíblia, vemos o homem atumar a árvore da vida. Vejam comigo que se faz favor aqui no meio do Novo Testamento, em segundo Coríntios, capítulo 6. Segundo Coríntios, capítulo 6.

Paulo aqui diz assim, em segundo Coríntios, capítulo 6, versículo 14, a 16, diz assim, não vos punhais em julgo desigual com os incrédulos. Porque, porquanto que sociedade pode haver entre justiça e injustiça, ou que comunhão com vivência da luz constrevas, que aromania entre Cristo e o maligno, ou que união do crente com o incrédulo, que ligação há entre o santuário de Deus e os íblos, porque nós somos o santuário de Deus vivente, como ele próprio disse, habitarei e andarei entre vós, sereis o ser Deus e ele serão meu povo. Nós somos o santuário de Deus. E por isso que convivência há entre nós e os íblos, que convivência há entre nós e os demônios. Nenhuma. Por isso, diz assim, no versículo 17, retirae-vos do meio-Deus, separae-vos, diz o Senhor, não te queijem coisas imundas e eu vos receberei. Sereis vós, Pai, e vós sereis para mim, filhos e filhas. Esta é a meta, esta é o objetivo que Deus quer, que nós sejamos Seus filhos e filhas no rei de Deus, através do Seu plano de salvação.

Que, nos irmãos, nós sabemos que Satanás é o adversário. Satanás é o adversário que nos quer destruir. Ele é o inimigo contra este objetivo, contra esta meta.

Mas qual é o último inimigo? Qual é o último inimigo? Vejam comigo, em 1 Coríntios 15, 1 Coríntios 15, versículo 26. O último inimigo a ser destruído é a morte. Por que? Porque a morte, quando estamos mortos, estamos presineiros da morte. E não há liberdade. Temos mortos. Não há liberdade. Não há salvação. Não há esperança. Estamos mortos. E por que é que a morte é um inimigo? Por que é que a morte é um inimigo?

Porque uma vez que você está morto, está morto. E por isso não há esperança, não há salvação, não há nada. É um inimigo. E qual é a causa da morte? Qual é a causa da morte? Romanos 6, versículo 23. Vejam o Comiço, faz favor. Romanos 6, versículo 23.

Porque o salário do pecado é a morte. A morte é o salário do pecado.

Mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna.

Vemos que o pecado nos conduz à morte. O salário do pecado nos conduz à morte. Mas para termos a vida eterna, que é o Dom do Deus, que é o que ele nos quer dar, precisamos ter, ser salvos da morte.

Para podermos ser filhos de Deus, em glória, no reino dela, a morte tem que ser destruída. E para isso, nós temos que ser feitos, digamos assim, justos ou direitos ou aceitáveis, para ante Deus primeiro. E por isso precisamos ser, digamos assim, justificados primeiro. Mas para sermos justificados, temos que pagar a pena da infração da lei, que é o pecado. E a pena da infração da lei é a morte. E por isso temos que pagar a morte, com uma vida, pagar. Mas como é que você pode pagar? Com a sua vida, porque uma vez que você está morto, está morto. E por isso você não se pode libertar e não há liberdade.

Por que? Porque você está em cércio, em casa, em casa, em casa, em casa, em casa, em casa, Por que? Porque você está encarcerado pela morte.

Você está encarcerado pela morte. E por isso precisamos de um redentor. O que é um redentor?

O que é um redentor? Deixe-me dar a você um exemplo. Por exemplo, você, como tem um crime, por exemplo, está na prisão, está encarcerado, está na cadeia.

E depois de uma pessoa vai lá, abre a porta e diz, pode sair. Você vem assim um bocado, surpreso, surpreendido. O que é que aconteceu? Pode sair? Por que pode sair? Porque aquele homem que está ali, voluntariamente, de sua livre-vontade, vai tomar a sua posição na cadeia, vai ser encarcerado para você, pagou em vez de você. Foi resgatado, pagou por você. Isso é querredimir.

E por isso nós precisamos de um redentor, um que nos come pre-de-valta da morte. Sim, porque morremos, uma vez que estamos mortos, pecámos, morremos. Temos que um que nos come pre-de-valta da morte. Um redentor que, porque nós morremos, que nos come pre-de-valta da morte para podermos viver de novo. Isso é a resolução. E temos esse redentor. Esse redentor é Jesus Cristo. Esse redentor nos justifica, nos faz justos, aceitas, direitos, perante Deus. E, além de justificar, faz uma propriação, propriação por nós. O que é uma propriação por nós? É cobre os nossos pecados, paga pelos nossos pecados através do seu sangue. Isto é, faz, digamos assim, uma paz entre nós e Deus.

Porque cobre os nossos pecados, nos faz justos, nos faz, nos expia, faz-nos uma expiação para com Deus. E agora, que estamos justos por ante-Ela, que estamos expiados ou propiciados, que estamos sem pecado por ante-Ela, porque nos lavou, nos limpou. Agora, temos que nos reconciliar com Ele, desenvolver esse relacionamento. E, por isso, para realizarmos liberdade, liberdade, desta prisão que é a morte, precisamos de um redentor. Um redentor que nos compre de volta, que nos justifique, que nos reconcili, reconcili com o Pai. E este é Jesus Cristo. Este é Jesus Cristo. É um resgatador, Ele nos resgata da morte. E, por isso, a profecia deste plano do redentor, é algo que está escrito na Bíblia desde o princípio até o fim. O plano de salvação. Vigemos, por exemplo, em Génacos 3, versículo 15. Em Génacos 3, versículo 15, aí se vê a primeira profética messiânica. A primeira profética, ou profecia messiana, que diz assim, porém minimizar, entre ti, está a falar aqui de Satanás, e a mulher, que é a Igreja, entre a tua descendência, que é de Satanás, e o seu descendente, que é Jesus Cristo. Este descendente, este é Jesus Cristo, te ferirá a cabeça de Satanás, vai destruir Satanás, e tu, Satanás, vais ferir o calcanhar da Igreja. Mas aí se vê que Jesus Cristo, Jesus Cristo, vai ferir a cabeça de Satanás, vai ferir, vai destruir este inimigo, que é Satanás, e o que ele causou através do pecado, que é a morte. Vê-se aqui, por exemplo, desde o início, que há uma profecia messiânica, de um messias, que esta história é recorre, do início da Bíblia, até ao fim. Vejam, por exemplo, em Atos 3, versículo 18. Atos 3, versículo 18.

Em Atos 3, versículo 18.

Veja aqui. Mas Deus assim cumpriu o que dades anunciara, por boca de todos os profetas, de que o seu Cristo, que o seu messias, havia de padecer.

Cumpriu esta promessa, que haveria um redentor, que pagaria por nós, que morreria por nós, para pagar pelos nossos pecados, para nos resgatar da morte.

E por isso é que Moisés disse, em Deutronómio 18, Deutronómio 18, capítulo 15 a 19. Perdão, Deutronómio 18, versículo 15 a 19. Diz assim, o Senhor Deus te suscitará um profeta do meio de ti, quem esse profeta é o Mocias, que virá à terra, e que veio à terra como Jesus Cristo, entre nós, como filho do homem. De teus irmãos, semelhante a mim, a Ele o virás. Semelhante a mim, representado semelhante a Moisés. Segundo tudo o que pediste ao Senhor, Teu Deus, em Orebro. Está no deserto do Sinai, quando reunindo o povo.

Não ouvirei mais a voz do Senhor. Meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o Senhor me disse, falaram bem aquilo que me disseram. Se eles não queriam ouvir a voz de Deus, e ele disse, está bem, pronto. Vão ouvir a voz deste profeta, que era Deus, que veio à terra como o homem, e se tornou igual a um de nós, que é Jesus Cristo.

Um profeta do meio dos teus irmãos, semelhante a Ti, em cujo boca purei as minhas palavras. E ele falará tudo o que eu lhe ordenar. De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, e que ele falar. Em meu nome, disso lhe pedirei contas.

Na uma da revista e corurgida, diz assim, eu o requerei dele. O requerei dele. Crizes e irmãos, o que diz aqui é que, se você não ouvir a palavra deste profeta, deste redentor, que vai a ser Jesus Cristo, nós vamos ter que responder a isso.

Crizes e irmãos, por isso vemos a Bíblia. A Bíblia não é um livro aqui, outro livro lá e outro livro lá. É um livro inteiro, é um todo, é um todo. Não é parte só pequeninas, é um todo. Embora tenha autores diferentes, pessoas que escreveram secções da Bíblia, pessoas diferentes, essas pessoas foram inspiradas por Deus, através dos séculos. E, por isso, tem um pensamento inspirado, uma palavra, a palavra de Deus. Tem um tema, um tema que é o tema da salvação. E para a salvação precisamos do Redentor. E o Redentor teve que ter fé. O que é que estou a referir aqui? Que o Redentor teve que ter fé.

Porque o Redentor não podia ter sido um homem, simplesmente um homem. O que que estou a dizer aqui? Vejam aqui, como isso faz favor, em Exodus capítulo 21. Exodus capítulo 21.

Começamos a ler, do versículo 20.

Exodus 21, versículo 20. Diz assim. Se alguém ferir com bordão o seu escravo ou sua escrava, e o ferido morrer debaixo da sua mão será punido.

Porém, se ele sobreviver por um ou dois dias, não será punido, porque é dinheiro seu.

É escravo dele. Se os homens brigarem e ferirem uma mulher grávida. Agora, também note aqui, deste ponto. Está aqui a falar uma mulher que está à espera de bebê, que é grávida. E foram causa de que aborto.

Porém sem meia ordano. O que quis dizer? É um nascimento prematureo, que tenha nascido prematuremente. Aquele que feriu será obrigado a indenizar, segundo o que lhes exigir o marido, a mulher, e pagará, como juízes, lhe determinarem. Por não houve dano. Não houve dano? Quer dizer, que não morreu. Mas se houver dano, se houver dano grave, isto é, se o bebê morrer.

A mulher está à grávida. O bebê ainda não nasceu, mas o bebê morre. Então darás vida por vida. Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, camadura por camadura, frimento por frimento, golpe por golpe. Mas, irmãos, aqui o que está a dizer é que o castigo deve ser de acordo com o crime. Não é mais, não é menos. Mas olha aqui o ponto importante. Está a falar de uma mulher grávida. O bebê ainda não nasceu.

E houve dano. Dano grave. Isto é. O bebê que ainda não nasceu, morreu. Aqui está a falar simplesmente que o ato de aborto é um crime. E por isso diz, vida por vida. Queres irmãos, o aborto é um crime. É o que diz aqui, o aborto é um crime. Seja a mulher grávida, um mês, dois meses, cinco meses, sete meses. O aborto é um crime. O que a Bíblia diz? Vida por vida.

Quer dizer que o bebê ainda não nasceu, é recondecido com uma vida. Mas uma vida só paga uma vida.

Vida por vida. Por isso, Jesus Cristo, filho do homem, foi simplesmente só um homem. A vida dele. Vida por vida. Só pagava uma vida. Por isso, o redentor da humanidade não podia ser simplesmente um homem. Por ser só, meramente, simplesmente, um homem, não podia pagar pela vida do mundo inteiro, da humanidade inteira. Mas o Messias, o Cristo, foi o Criador Deus. Todas as coisas foram criadas por Ele.

E por isso a Sua vida é muito mais valiosa, tem muito mais valor do que qualquer outra vida.

Isto tem importante entendermos. Porque se fosse simplesmente um ser criado, vida por vida. Uma vida paga só uma vida. Tinha que ser muito mais de que um ser criado. Tinha que ser o Criador, aquele que criou as vidas todas, porque a vida dele tem o valor maior que as vidas todas, porque a vida dele foi a que criou todas as outras vidas. Vejam em Quim e Fésios 3, versículo 8 e 9. Uma escritura muito importante, que infelizmente tem sido um pouco mal traduzida na maioria das professões. Mas eu vou ler e Fésios 3, versículo 8 e 9 da Almeida corrigida e fiel. Da Almeida corrigida e fiel.

E lhes assim. A mim, o mínimo de todos os santos. Está aqui Paulo, dizerem. Eu, o mínimo de todos os santos. Eu não sou nada, sou um importante. Paulo, não sou nada importante. Foi o que Paulo disse, o mínimo de todos os santos. Me foi dada esta graça. A minha Paulo foi dada este favor, este, digamos assim, este favor de Deus. Esta graça. Esta oportunidade de ser eu.

Porque não sou ninguém, sou menor de todos os santos, o mínimo de todos os santos. Me foi dada esta graça. De anunciar entre os gentios. De anunciar entre os gentios. De ser a pessoa que mandar, dar a mensagem aos gentios. Como? Por meio do evangelho. Por meio do evangelho.

Da boa nova.

Principal de fazer eu, não sempre sou importante. Me foi dada esta graça. De anunciar, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.

As riquezas, incompreensíveis de Cristo. As pessoas não compreendem as riquezas. O poder, a riqueza, quem o messias é.

E demonstrar a todos, qual seja a dispensação do mistério. Isto é, e explicar a vocês todos, esta riqueza de Cristo, explicar a vocês a dispensação do mistério. Isto é, a administração deste mistério. Isto é, explicar a vocês este plano secreto, que desde os séculos, esteve oculto em Deus.

Isto é, o mundo não sabia até Jesus Cristo vir nos explicar e nos dar a conhecimento disto, pois não conseguiam compreender. Esteve oculto em Deus, que todo criou por meio de Jesus Cristo. Esta é a frase que foi omitida a algumas versões da Bíblia, mas ao meio da corrigida infiel, tem isto porque está na maioria dos manuscritos grecos. Infelizmente, muitas bíblias omitem esta frase, mas eu estou aqui. Assim, vou dizer isto nas outras palavras, Paulo está a dizer que ele não sendo ninguém importante, foi dar-lhe esta oportunidade, esta graça de anunciar o que estava acontecendo. Foi dar-lhe esta oportunidade, esta graça de anunciar este grande mistério segredo que estava escondido desde o século da riqueza, da grandeza do Messias, porque tudo foi criado por ele. Esta é a riqueza do Messias, de Jesus Cristo, tudo foi criado por ele. Ele era o verbo que estava com Deus, que era Deus, que era o Deus do Antigestamento, que era o Iaúa do Antigestamento.

E por isso a vida dele paga por todas as nossas vidas. Isto é absolutamente crítico para entendermos. O Messias, o Deus do Antigestamento, veio para a terra na carne.

Isto é que lemos em 1 João 2. 1 João 2, versículo 22.

Quem é o mentiroso? Quem é o mentiroso? Se não aquele que nega que Jesus Cristo é o Messias, que nega que ele é o Messias, é o verbo que estava com o Pai, e que era Deus, que é o Criador, que tudo foi criado por meio dele, quem é o mentiroso, se não aquele que nega que Jesus Cristo é o Messias. Esse que nega isso é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Estão a negar que existe estes dois seres, o Pai, que é agora o Pai, e ele, que é agora o Filho.

Antigamente, era Deus, um era o Altíssimo e o outro era o Verbo.

Vejam, por exemplo, como João diz no capítulo 4, versículo 3, todo o Espírito que não confessa que Jesus veio em carne.

Como está? Na Almeida revista e corrigida, na Almeida Corrigida e Fiel. E todo o Espírito que não confessa que Jesus veio em carne.

Estão Messias, veio em carne.

Não procede a Deus. Pelo contrário, esse é o Espírito do Anticristo. A respeito do qual temos ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. Pessoas negam do sacrifício que Jesus Cristo fez, que o Verbo fez, que se esvaziou, como dizem, e penso-se dois, versículos 6 e 7, a volta disso, se esvaziou porque era igual a Deus, que não era robo se chamar igual a Deus, se esvaziou desse poder de Deus para ser um homem e se humilhou ainda mais para morrer por nós. Deu a sua vida eterna e deu a sua vida física. Morreu. Vejemos também em segundo João, capítulo 1, só há um capítulo, versículo 7, porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne. Não confessam que Jesus Cristo, o messias, aquele por quem tudo foi criado por ele através dele. Como podem lerem João, capítulo 1, os primeiros versículos 1 a 3, como podem lerem Hebreus, capítulo 1, nos primeiros versículos também.

Não confessam que Jesus Cristo vê em carne. Assim, Jesus Cristo vê em carne. Não confessam que Jesus Cristo vê em carne. Não confessam que Jesus Cristo vê em carne. Não confessam que Jesus Cristo vê em carne. Assim, é o enganador e o anticristo.

Cris irmãos, Jesus Cristo deu a sua vida. Morreu.

Por que é que ele morreu? Porque tem fé que o Pai ressuscitaria.

Sim. Se ele não tivesse essa fé, eu não fazia isso. Se ele não tivesse essa confiança que deu a sua vida eterna, que deu a sua vida física, deu tudo e morreu por nós.

A vida dele primeiro vale mais que todas as nossas vidas.

Mas não fazia isso. Se não tivesse fé, se não tivesse completa, garantida, confiança que o Pai fizesse isso, que o ressuscitasse. E por isso é que dizem Galatas, capítulo 2, versículo 16.

Galatas, capítulo 2, versículo 16.

Galatas, capítulo 2, versículo 16. Eu vou ler agora como devia ser traduzido corretamente.

Quer dizer, irmãos, você não é justificado por obras de lei. Se você quebra uma lei porque teve a guiar de basta a influência alcoólica e foi para a prisão, você agora estar a guiar sem estar com influência alcoólica não vai pagar a multa. Obras de lei não pagam a multa.

Diz assim, não é justificado, você não é declarado justo por obras de lei e sim, mediante a fé de Cristo Jesus. Foi a fé dele que morreu por nós, pagou por nós e que nos resgatou e que nos justifica. A fé dele é que faz isso.

Também temos querido, em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé de Cristo. É a fé dele, a fé de Cristo e não por obras de lei. Pois, por obras de lei, ninguém será justificado.

E por isso, queridos irmãos, Jesus Cristo defaia no Pai e o Pai o ressuscitou.

Esta fé de Cristo é um don que Deus nos dá.

Vejam em Efezios 2, versículo 8. Efezios 2, versículo 8.

Porque pela graça, a graça é esta favor, este favor, este sermos termos favor para anteus. Por esta graça somos salvos mediante a fé de quem Jesus Cristo. E isto não é de nós, não é nossa fé. É um don de Deus que Ele nos dá.

Jesus Cristo defaia no Pai.

E por isso nós também precisamos ter fé no Pai.

Por isso é que diz, é de fé a fé.

Deus é fiel.

Fidelidade tem a ver com a fé. Porque Deus não mente.

E por isso nós precisamos ter fé na palavra Dele, que é fiel. E por isso é em que Ibreus capítulo 11, Ibreus capítulo 11 diz o que é fé.

Ora, fé, versículo 1, é certeza, é garantia.

É substância. É garantia. É substância. De coisas que se esperam, a convicção, a evidência, a prova. De factos que não se veem.

E depois diz, no versículo 6, de facto, sem fé, é impossível agradar a Deus. Por quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus, este e que se torna galarroador dos que o buscam.

Queridos irmãos, a fé é o começo do plano de salvação.

E por isso nós temos fé, porque Deus quer que nós sejam os salvos.

Vejam, por exemplo, em 1º Itimódio, capítulo 2, versículo 4. 1º Itimódio, capítulo 2, versículo 4.

O qual deseja que todos os homens sejam salvos.

Este tema da salvação corre do início até o fim e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Deus deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. A verdade de Deus nos libertará.

Queridos irmãos, vejamos a salvação. É o grande tema da Bíblia que corre desde o princípio até o fim.

Vejam, por exemplo, em Romanos, capítulo 8. Romanos, capítulo 8.

Vejam versículo 16 a 17.

O próprio Espírito testifica com o nosso Espírito, o Espírito homem que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos somos também herdeiros. Herdeiros de que? Herdeiros de Deus.

Herdeiros de Deus. E com herdeiros com Cristo para herdarmos o que? Deus. Passemos Deus, da família de Deus. Está claro, muito menores que o Pai, que o Altíssimo, muito menores que Jesus Cristo, muito menores. Mas somos dessa família. Somos filhos e filhas dele. Estamos a herdar esse nome. Deus. Se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Receberemos a glória de Deus. Receberemos a glória de Deus.

Que lhes irmãos a fé é a substância de coisas que não vemos. É garantia que isto é verdade. Sem dúvidas.

Tal como Jesus Cristo tem fé que o Pai o recicitaria. Deve ser fé que isto é verdade. Que Deus nos quer nos dar glória. Que nos quer glorificar com muitos filhos em glória.

Vejam aqui, em Efezius 4. Efezius 4.

Efezius 4 versiculo 11 a 16 diz assim E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastoros e mestres. Deus deu à igreja apóstolos, temos apóstolos aqui no antigo justamento que nos servem com os escritos que eles nos deram e outros professores, outros em cima de outros pastoros e mestros com vistas versiculo 12 e outros aqui.

Isto é com a meta de que? Ao perfeiçoamento dos santos para nos aperfeiçoarmos para o desempenho do seu serviço para a edificação do corpo de Cristo para edificar o corpo de Cristo que é a igreja de Deus até que todos nós chegamos à unidade da fé e do pleno conhecimento do que é o sabedoria da sabedoria deste conhecimento do filho de Deus para entendermos quem é o verdadeiro filho de Deus, o Criador que nos criou o nosso Salvador a perfeita varunilidade isto é o homem perfeito à medida da estatura da plenitude de Cristo isto é o nosso padrão para virmos a ser iguais a Jesus Cristo em caráter a maneira de ser a maneira de viver para que não sejam os meninos agitados no lar para os outros elevados ao redor de todo o vento de doutrina pela artimanha dos homens pela astúcia dos que induzem ao erro mas seguindo a verdade em amor em amor, Deus é amor crescemos em tudo aquele que é a cabeça de Cristo de quem todo o corpo é a igreja bem ajustado e consolidado pelo auxílio e de toda a junta esteve a todos os membros e irmãos deste corpo segundo a justa cooperação de cada parte, cada membro da igreja faz parte deste corpo e ajudam a uns outros e fetuam-se o próprio aumento estamos a crescer nesta graça e no conhecimento de Jesus Cristo para o aumento, para a edificação de si mesmo isto é a edificação do corpo de Cristo em amor, em edificação da igreja de Deus, em amor Deus é amor este é o grande tema da Bíblia Deus é o Salvador este é o outro grande tema da Bíblia este é o ordenador este é o grande tema da Bíblia Ele é o Salvador Crisis e irmãos, vejam comigo em 1 João, capítulo 4 1 João, capítulo 4 versículo 8 ao 11 naquilo que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor nisto se não existou o amor da Deus é nós em haver Deus enviado o filho unigérico ao mundo para vivermos por meio dele nisto consiste o amor não é que nós tenhamos amado a Deus mas é que Ele nos amou e enviou o Seu filho como propiação pelos nossos pecados Ele veio primeiro para pagar para espiar os nossos pecados amados se de tal maneira nos amou devemos nós também amar os outros guardar o nosso irmão ser um tutor do nosso irmão guardar uns aos outros Vijemos também no versículo 14 e nós temos visto e disseminamos que o pai enviou o Seu filho como Salvador do mundo o plano de salvação do mundo Vijemos, por exemplo, no versículo 18 diz assim no amor não existe medo antes o perfeito amor lança fora o medo e vejam, por exemplo, no capítulo 5 ler o versículo 3 porque este é o amor de Deus que guardemos os Seus mandamentos ora os Seus mandamentos não são pernosos os Seus mandamentos incluem todos este é o amor de Deus guardar os mandamentos da lei de Deus queridos irmãos nós somos justificados pela fé nós somos planejados Deus planejou para nós sermos filhos e filhas dele glorificados por isso é que fala que nós precisamos de pôr o capacete da verdade que é parte da esperança da salvação e este tema corre pela Bíblia inteira a salvação é a nossa meta queridos irmãos conforme nós estudamos a palavra de Deus a palavra de Deus nos transforma você é, tem que fazer isso em fé em fé que Deus existe e que Ele é o galorador isso é o artigo da fé que é a base do que seu crescimento começa com fé conforme você cresce você desenvolve conforme você se mantém fiel e está a perseverar e está a vencer está a ganhar experiência você está a desenvolver o caráter de Deus na esperança da salvação esse é o grande tema da Bíblia esse é o grande tema da Bíblia vejamos em Apocalipse 21 ao fim da Apocalipse 21 ao fim do livro diz assim no versículo 4 diz assim quando há o novo céu e a nova terra diz assim, ilhos enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá já não haverá luto nem pranto nem dor pois as primeiras coisas passaram estamos libertados há uma liberdade a verdade de Deus baseada na Bíblia nos liberta desde que nós pratiquemos o que devemos fazer pratiquemos o amor de Deus e o amor de Deus é guardar os seus mandamentos vejam aqui no versículo 7 da Apocalipse 21, diz assim o vencedor herdará estas coisas e eu lhe serei Deus e Ele me será Filho seremos Filhos e Filhas de Deus Fiz irmãos, ao início da Bíblia sabemos que há arro da vida ao fim da Bíblia quando chegamos a este ponto depois de novo fala acerca da árvore da vida.

Vejam, por exemplo, na Apocalipse 22 versículo 14 Eu estou a ler da versão Almeida Corrigida e Fiel que não foi adulturada neste versículo que é baseada no que está na maioria dos manuscritos gregos e Apocalipse 22, 14, diz como deve dizer quando é traduzido corretamente diz assim, bem-aventurados, aqueles que guardam os seus mandamentos para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Este é o grande tema da Bíblia, a liberdade a liberdade através do nosso Redentor que é Jesus Cristo a liberdade que a vida eterna no rei de Deus como filhos e filhas de Deus.

Este grande linha dourada que anda pela Bíblia é com a meta de trazer muitos filhos e filhas à glória e isto é representado pela árvore da vida que começa e acaba a Bíblia com a árvore da vida que foi rejeitada pelo Adão mas a árvore da vida que nós vamos aceitar ao fim que a árvore da vida é ter fé no que Deus nos diz no que Ele nos diz no conhecimento na verdade, no que Ele nos diz no que Ele nos dá a educação na verdade, que é do que é certo que é bom e que é mal de acordo com o que Deus nos diz Diz esta árvore da vida Noutras palavras, o grande tema da Bíblia do início ao fim É a salvação!

Qual é a linha dourada que corre pela Bíblia do início ao fim?

Na verdade é um belo cordão com várias linhas entrelaçadas.

Você pode dizer que é a pessoa de Jesus Cristo, o Messias, que é a linha que corre pela Bíblia do início ao fim. E você estaria certo.

Mas também poderia dizer que o Amor de Deus é essa inha dourada que percorre a Bíblia do início ao fim. E você também estaria certo.

Depois está claro que podia dizer que o Reino de Deus é essa linha. Ou que é a misericórdia de Deus. E esses todos estariam certos.

Mas qual seria uma 'palavra' que inclui essas todas e é um cordão dourado na Bíblia do início ao fim?

Este sermão mostra como esse tema corre pela Bíblia inteira.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).