This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia ou boa tarde, Cris Irmãos, aqui é Jorge Campos. As pessoas estão preocupadas em estarem na verdadeira Igreja de Deus. E esta preocupação é válida. Mas a questão deve ser ainda mais profunda e pessoal. A pergunta seria, como é que você pode distinguir ou identificar se você é um autêntico ou verdadeiro cristão? Sim, é mais do que estar na verdadeira Igreja, é se eu ou nós somos verdadeiros cristãos. E, na verdade, aprofundando o assunto um bocadinho mais, a pergunta talvez seja melhor ainda perguntando. Estou realmente convertido? Estou, na verdade, convertido? Ou talvez a pergunta seja, mas o que é a verdadeira conversão? Hoje, queridos irmãos, queremos identificar o que é a verdadeira conversão.
O que precisamos de reconhecer e fazer para nos motivar sempre, não só neste momento. A verdadeira vida, mas sempre, eternamente, para sermos verdadeiros discípulos de Cristo, verdadeiramente convertidos e para permanecermos assim por toda a eternidade. Queridos irmãos, queremos identificar o que é a verdadeira conversão, para Deus ter a certeza que nos manteremos convertidos para sempre e eternamente. Quando olhamos para o mundo religioso de uma maneira geral, a matéria torna-se um pouco confusa. Sim, e por isso, muitas pessoas ficam suspiciosas de religião.
E por isso, como é que podemos distinguir, separar, identificar a verdade? É possível? Sim, é possível. Vejam como isso faz chavoura em 2 Coríntios capítulo 11, 2 Coríntios capítulo 11, versículos 3 a 4. Vigemos então em 2 Coríntios capítulo 11 versículos 3 a 4. Mas receio, disse aqui Paulo aos Coríntios, que assim como a serpente enganou a Eva, a serpente enganou a Eva e por isso Paulo estava zé-tinha que restinha receio, que da mesma maneira, com a sua astúcia, a astúcia de Satanás.
Assim também seja corrompida a vossamente e se a parte da simplicidade e pureza de vidas, de Cristo. Se continua Paulo aqui, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus, que não temos pregado, ou se aceitas espírito diferente, que não tenhas recebido, ou evangelho diferente, que não tenhas abraçado. E, é esse, de boa mente, vocês tenham receio, vocês o toleram, que aceitam essa pessoa. Cris irmãos, Paulo estava preocupado, tinha receio, que as pessoas aceitassem e tolerassem pessoas que estivessem a pregar um outro Cristo, um outro evangelho e um outro espírito, que recebessem outro espírito e que aceitassem isso. Porque o que Paulo está aqui a dizer, que os irmãos, tal como a Eva foi enganada, nós podemos ser enganados.
Enganados a aceitar um falso Cristo, um espírito diferente e o falso, um falso evangelho. Por que? Um pouco mais adiante, no mesmo parágrafo, a começar o versículo 13, um 3, 13, diz assim, porque os tais são falsos apóstolos, diz Paulo aqui, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma num anjo de luz, não é muito pois que os seus próprios ministros, ministros de Satanás, se transformem em ministros de justiça, e o fim deles será conforme as suas obras. Paulo está aqui a dizer que as pessoas se transformam, que as pessoas são mascaradas, como se fossem ministros de justiça. Mas não são, porque estão a prear a injustiça, estão a dar licença para as pessoas pecarem. Vejam, por isso, em Mateus 7, Mateus 7, Mateus 7, isto é parte do sermão do monte de Jesus Cristo, Jesus ensinou e disse, o seguinte a começar do versículo 15, diz assim, calta-láivos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados mascarados, em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores, pelos seus frutos os conhecereis.
E depois um pouco mais adiante, diz no versículo 21, de Mateus 7, nem todo o que me diz Senhor, Senhor, nem todos que me chamam a mim Jesus, Jesus, nem todo esse entrará no reino de Deus, no reino dos céus. Mas é aquele que faz a vontade de meu Pai, isto é obedece aos mandamentos de Deus, está nos céus. Por isso, naquele dia, muitos naquele dia, há um de dizer Senhor, Senhor Jesus, Jesus, Proventora, não temos nós profetizado, pregado, em teu nome, em teu nome não explimos demônios, em teu nome não fizemos muitos milagres, então, Jesus diz, eu lhes direi explicitamente, nunca vos conheci, apartaivos de mim, os que praticais a iniquidade.
Está aqui a falar de pessoas que desobedecem as leis de Deus, que praticam iniquidade, esses apartaivos de mim. Por isso, uma pessoa pode estar, na verdadeira organização, digamos assim, da Igreja de Deus, mas pode estar desfarçado, mascarado, transformando-se como se fosse uma aveia, mas por dentro é um lobo. Ou simplesmente, pode ser que a pessoa esteja enedada, num falso senso de segurança, numa salvação falsa. Ou, por outro lado, a pessoa pensa que está na organização correta, mas está na organização incorreta, mas ao mesmo tempo, essa pessoa está enganada, nesse mesmo falso senso de segurança, nessa falsa salvação.
Por isso, cris irmãos, é necessário de discernirmos a verdade. É necessário de entendermos e vermos e compreendermos e fazermos, diga-nos, digamos assim, um julgamento para nós próprios do que é verdade e que não é verdade. Na nossa duração espiritual. Porque podemos ser sinceros, podemos estar sinceramente irrados. Por isso, temos que investigar, discernir, determinar a verdade. Jesus disse em João 4, vejam comigo, se faz favor, João 4, reciclo 23 e 24. Diz assim, Deus, versículo 23, mas vem a hora e já chegou. Diz-se ele é esta mulher, em que os verdadeiros, adoradores, adorarão o Pai em espírito e em verdade. A nossa duração espiritual tem que ser baseada na verdade. Porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. O Pai procura aqueles que o adoram, de uma maneira espiritual, baseada na verdade. A verdade é importante. Deus é Espírito e importa que os seus adoradores o adoram em espírito e em verdade. Não é com coisas só, coisas físicas, mas em espírito e em verdade.
Cris irmãos, Deus quere que todas as pessoas sejam salvas. Vejam comigo em 1º Timótipo 2. 1º Timótipo 2, versículo 1 a 4. Antes de tudo, pois exhorte-o que se use a prática de súplicas, orações, interseções, ações de graças, em favor de todos os homens. Em favor de todos. Em favor dos reis e todos os que se acham investidos da autoridade para que vivemos de vida tranquila, imansa, com toda apiedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus o nosso Salvador. Simples, é-mos dourar pelas autoridades, pelos nossos governantes, das nossas nações, para podermos viver uma vida tranquila. Imansa. Isto é bom e aceitável diante de Deus o nosso Salvador. O qual deseja que todos os homens sejam salvos.
E cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Deus quer que todas as pessoas, um dia, venham a ser salvas. Isto é parte do seu plano e que tenham o conhecimento da verdade.
Mas há um enganador que está a enganar ao mundo. Como Paulo disse, ele tem receio que sejam enganados por Satanás e por seus ministros. Com mentiras a dizerem que podem desobtecer as leis de Deus. Vejam aqui, em segundo de Salunicenses, algumas páginas atrás, em sua Bíblia, onde estão agora. Segundo de Salunicenses, capítulo 2, versículo 9-11. Ora, o aparecimento do Inico. A segunda, a ficácia de Satanás. Desta pessoa Inico, mas neste ensinamento Inico, esta aparecimento, com todo o poder e sinais prodigios da mentira. Da mentira, não é verdade. Deus quer a verdade. Satanás puxa a mentira. E com todo engano de injustiça. Não tem isto. Engano de injustiça.
Entendem isso? Engano de injustiça. Há um engano que este mundo tem hoje em dia, que diz, oh, não preciso fazer nada. Só simplesmente é preciso de acreditar em Jesus. Isso é um engano de injustiça, porque estão a dizer às pessoas, a dar às pessoas uma licença para pecarem. É um engano, como diz aqui, de injustiça. Aos que parecem. Porque não acolheram amor da verdade. E qual é a verdade? Jesus disse. Tem que fazer a vontade do Pai, como acabamos de ler. Isso é a verdade. Isto é obter às leis de Deus.
Não acolheram amor a verdade para poderem ser salvos, para serem salvos. Se a salvação é de graça.
Mas precisamos de acolher ou ter o amor da verdade. A verdade é importante.
Continuar no versículo 11. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro.
Para que darem crédito à mentira. E qual é a mentira? A mentira é que não precisam de obter às leis de Deus. É a mentira deste mundo, destas religiões, hoje em dia.
Querias irmãos, pessoas sinceras estão a ser enganadas? São sinceras, mas estão sinceramente enganados. Por que? Porque estão secos. Com que? Pelas mentiras do diabo. Vejam em 2 Coríntios 4. 2 Coríntios 4. Versículo 4. Nos quais o Deus deste século, que é o diabo, sego está a cegar o entendimento, o entendimento dos incrédulos, daqueles que não estão a acreditar.
É verdade, queris irmãos. É o que se passa hoje em dia, no mundo.
Para que eles não resplandeça a luz do Evangelho, da glória de Cristo.
O qual é a imagem de Deus.
As pessoas estão secas. O entendimento deles está a cegado. Para que não entendem a boa nova da glória e do poder que vamos herdar através de Cristo, aquilo está a dizer.
Para não recebermos a glória de Cristo, a boa nova desta glória, que é Cristo a viver em nós, e nós sermos com Cristo. Para Cristo poder viver em nós, temos que ter uma vida limpa.
Uma vida sem pecado.
E isto não é entendido, porque o Deus deste século cegou o entendimento das pessoas. Este entendimento tem sido cegado.
E se estão cegas disto, então não veem a necessidade de mudarem-se.
Porque pensam, somos salvos de graça tudo o que precisamos ser, é acreditar em Cristo. E por isso não veem a necessidade de mudarem-se, de arrepender.
E por isso estão cegos disto. E está claro, estão cegos de que precisam de mudar, estão cegos também de que precisam ter uma motivação para vencer até o fim. Por que? Se não tem que vencer nada, então porque vencer até o fim? E perdem esta motivação.
Cris e mãos, Satanás, como lembramos, aqui o Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos. Como é que cegou o entendimento dos incrédulos?
Pela suas falsas doutrinas. Há três doutrinas básicas.
Há muitas doutrinas, mas há três muito básicas, que Ele usa, como dizemos assim, pedras angularas para o seu engano. A primeira é a doutrina da alma imortal. Isto é a doutrina de quando fazer morre vai para o céu ou põe inverno. Vocês podem lerem em Zikiel 18, versículo 4 e versículo 20, que diz que a alma que pecar morre.
Não é uma alma imortal. Jesus até disse em Mateus 10, 28, diz que precisam ter medo de Deus, que é capaz de destruir a alma e o corpo. A alma, este poder de viver a vida do homem, pode ser destruída e parada.
Como é que Satanás começou esse engano? Começou esse engano com a eva. Quando disse a eva, ''Oh, tu não morrerás'' e assim começou esta pedra angular, digamos assim, do engano. Esta uma das pedras principais do engano dele, que o mundo todo está enganado com isso, é uma deceção enorme da humanidade, que está em todas as pessoas, em todas as coisas. E por isso as pessoas dizem, como se eu moro, ''Oh, ele está em um melhor lugar.'' Se ele está em um melhor lugar, por aí vocês estão tristes. Vocês estão contentes por ele? As pessoas dizem, ''Oh, ele está a olhar a nós, está a vermos, está a olhar a nós.'' ''Cris irmãos, se ele está a ver e a olhar a nós, como é que ele pode estar feliz, vendo os pecados e as miséries e o sufrimento que estamos a viver?'' A verdade, cris irmãos, é que dormimos, quando morremos, esperando pela ressurreição, que é uma dos de doutrinas básicas, que Jesus Cristo e os apóstolos nos ensinaram, e nos ensinam, através de um obtestamento.
E por isso, cris irmãos, não temos a vida eterna, temos uma vida temporária que pode morrer.
Mas, no engano de Satanás, ''Oh, já temos vida eterna, temos uma alma eterna, já?'' E se já temos vida eterna, então não temos necessidade do dom de vida eterna, que é o sacrifício de Jesus Cristo.
E por isso, não temos necessidade de vencer nesta vida, até o fim, para herdarmos a vida eterna, que sim é um dom, sim é um dom, mas é um dom de pastes certas condições.
Por isso, o primeiro engano de Satanás, com o qual cego o entendimento dos incrédulos, é este ensinamento da alma imortal. Isto é tão espalhado pelo mundo inteiro, que fecha, que se cega as pessoas para não verem a luz do Evangelho da glória de Cristo. O segundo grande engano de Satanás é que dizem tudo o que precisas é ter graça, tudo o que precisas é só graça, é só simplesmente acreditar em Cristo. Cris irmãos, sim, precisamos, precisamos da graça, precisamos de acreditar em Cristo. Mas não é só isso, não é só isso. Precisamos também de nos arrepender, por isso é que Pedro disse arrependei-vos, e depois sejam batizados. Em nome de Jesus Cristo, precisamos de nos arrepender.
Mas quando as pessoas dizem, oh, tudo o que precisas é acreditar em Cristo e será salvo, estão a esconder de basta carpeto, a necessidade do arrependimento. E por isso o que estão a fazer, é que estão a dar às pessoas uma licença para desoptecerem as leis de Deus.
Vejam, em Judas, o penúltimo livro da Bíblia ou do Novo Testamento, antes da Apocalipse, Judas, capítulo 1, só tem um capítulo, capítulo 1, versículo 4, diz assim, pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação. Isto é secretamente na igreja, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios que transformam em libertinagem, transformam em libertinagem, transformam em autorização de quebrar a lei.
O que? É graça de nosso Deus.
A misericórdia, a capacidade de perdoar de Deus, de perdoar de graça, transformam esta graça de Deus numa licença para a libertinagem, numa licença para os obtiserem. E assim, também diz, enagam o nosso único sobrano, no grego diz, Tios, quer dizer, Deus, o nosso único Deus e Senhor Jesus Cristo.
Enagam o nosso único Deus e Senhor que é Jesus Cristo.
Quer dizer, irmãos, e se liga já ao terceiro grande engano de Satanás neste mundo para cegar o entendimento dos incrédulos. E esse terceiro grande engano é a doutrina da trindade. Por que é que é tão má? Por que? Porque esconde a verdade acerca da família de Deus. Que, ao fim de contas, é o nosso golo final de sermos filhos e filhas de Deus na família de Deus. Fecha a família de Deus, esta doutrina da trindade, a este chamado assim de Deus triuno, e ninguém mais pode ser parte disso, enquanto que Deus está a dizer que é uma família que vocês podem ser parte dessa família. A doutrina de trindade esconde a verdade da família de Deus. E isso combinado com o ensinamento que tem a olha o reino de Deus está no teu coração, completamente confunda as pessoas acerca o que é o reino de Deus. Porque o reino de Deus é o reino da família de Deus, dos governantes. Por exemplo, o reino unido que é o reino dos reis da família britânica, digamos assim. São eles, a família real.
Em nós, queridos irmãos, no reino de Deus vamos ser reis de baixo do rei, que é Jesus Cristo. O nosso irmão que é o filho primogênito de Deus-Pai.
E nós seremos filhos segundo o gênito, digamos assim, e terceiro o gênito e depois dele. Queridos irmãos, por causa disso, a doutrina da Trindade nega o nosso único sobrano e Senhor Jesus Cristo, como lemos aqui em Judas 1, versículo 4, estamos a negar a identificação de quem é o Jesus Cristo. Estamos a confundir a simplicidade de Cristo como um mistério da Trindade que ninguém entende.
As pessoas pensam então, ó Deus, o que é Deus é um mistério. Não podemos entender o que é Deus e que é Jesus Cristo é um mistério, são três em um e depois sai, mas entrou e não é, é a parte... É uma confusão. Quantas mais Jesus Cristo diz? E Paulo disse a simplicidade de Cristo. E Pisto lá aqui de Judas está a dizer que estão a negar quem é Cristo.
E há outros versículos que dizem a mesma coisa. João também diz isso. Primeiro João capítulo 2. Primeiro João capítulo 2. Algumas páginas atrás de Judas. Primeiro João capítulo 2. Versículo 22 diz assim, quem é o mentiroso? Senão aquele que nega... Estão a negar a Cristo. Que nega que Jesus é o Cristo. Jesus é o Nessias. Jesus é aquele que estava com o Pai ao verbo. Estão a negar isso.
Estão a negar quem é Jesus Cristo. A simplicidade de Cristo. Que era um outro ser ao lado do Pai. Da mesma forma que o Pai. Mas inferior ao Pai. Mas era um outro ser. Dois pessoas. Um é maior que o outro. Mas eram dois pessoas. Da mesma forma. Do mesmo, digamos assim, espécie. Do mesmo género. Da mesma forma, do mesmo tipo. Isto era a família de Deus. Em que o Pai tem o nome. A família toda segue o nome do Pai, que é Deus. Sim, Deus é o nome. E sim, Deus é um título. São ambos. Mas também o nome. O nome dele, que é Deus. É um título também. Cri-se irmãos. Continuando aqui. No versículo 22 assim. Esse é o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Porque quando negamos o Filho, estamos a negar o Pai. Porque o Filho é a imagem do Pai. Como lemos, é segundo Coríntios 4.4, a dizer que estamos cegados de não entendermos a verdade para que a luz do invagélio da glória de Cristo não brilhe nos nossos corações. Cristo que é a imagem de Deus do Pai. E por isso quando negamos a Cristo, não vemos o Pai. E por isso estamos a negar o Pai também.
Esta é o problema, é o que é mal, o que é errado na doutrina de Trindade. Vejam também, em 1 João 4. Uma, duas páginas à frente. No 1 João 4 versículos 2 e 3. Nisto reconhecês, o Espírito de Deus. Todo o Espírito que confessa que Jesus Cristo vem em carne é de Deus. Que Jesus Cristo. Este é o verbo. Estava lá do Pai. O verbo se esvaziou do que era e veio em carne como um ser humano, completamente como um ser humano. Esse Espírito é de Deus. Todo o Espírito que não confessa que Jesus não veio, que não confessa que Jesus veio em carne, não procede a Deus. Como devia estar escrito, como se vê na Almeida revista e corrigida, e na Almeida corrigida e fiel. Até esse Espírito faz com que algumas dessas palavras desapareçam aqui da tradução, como devia estar e como estar na original, nos meus Critos-Cregos. Pelo contrário, esse é o Espírito Anticristo, a respeito os quais temos ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. O Espírito Anticristo está a negar quem é Jesus Cristo, está a negar a identificação de quem é Jesus Cristo, quem era, quem é o verbo, que se esvaziou e veio para a carne, e veio completamente na carne. Esse é o Espírito Anticristo, e, por isso, também está a negar o Pai. E isso é a doutrina da Trindade, que está a negar esta identificação, que é muito simples. Quero um ser que se esvaziou e que veio na carne, completamente, ser humano. Se esvaziou do seu poder à autoridade que tinha como Deus, porque Ele criou tudo, sim, quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo revelou na Bíblia quem Ele é.
Vejam em Colossenses 1, capítulo 1, que é o Espírito Anticristo, que é o Espírito Anticristo. Jesus Cristo revelou na Bíblia quem Ele é.
Vejam em Colossenses 1, capítulo 1, Colossenses 1, versículo 15 a 17. Esta é a imagem do Deus Invisível, o primogênico de toda a criação, isto é Jesus Cristo. Pois, nele, foram criadas todas as coisas. Foi Jesus Cristo que criou todas as coisas. No céu, sobre a terra, as visíveis e invisíveis sejam trontos, sejam soberanias, quer principais, quer prestados. Tudo foi criado por meio de Jesus Cristo e para Jesus Cristo. Ele é antes de todas as coisas. Ele existia e existe antes de todas as coisas. Por que? Porque Ele as criou. Criou os anjos, criou o universo, criou o homem, criou o adão, criou a Eva. E Ele é a imagem do Pai. Jesus Cristo é a imagem do Pai. Em caráter, em amor, em carinho, em misericórdia, em compaixão. Cristo, então, vai para a terra. Para nós, entendermos o Pai, para nos mostrar o Pai. Porque Ele está a dizer que Deus é uma família. Tem o Pai e agora tem o Filho, que era o verbo, agora é o Filho. E depois Jesus Cristo até disse em João 17. Vem comigo, em João 17, versículo 5. Diz assim, na sua oração, antes de sofrer. Diz assim, agora glorifica-me, opai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse o mundo. Esses dois seres estavam juntos, um ao lado e o outro, antes que houvesse o mundo. Depois Jesus Cristo foi o verbo, criou o mundo. Ele se esvaziou, vai para a terra como o homem. E como homem e taura, diz, agora, Pai, glorifica-me com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse o mundo. Para ele voltou, para essa glória, agora está sentado ao lado direito, com o Pai, com a mesma glória que tinha. Mas que simplicidade é isto? É simples. Simples. A simplicidade de Cristo.
Cristo irmãos, é preciso entendermos. Vejam aqui, em Philippe, capítulo 2. Philippe, capítulo 2, versículo 5 a 11, diz assim, tendo em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Pois ele, substindo em forma de Deus, ao lado do Pai, em forma de Deus, da mesma forma, do mesmo gênero, da mesma espécie, era o que ele substia em forma de Deus. Não jogou como os urpação, o ser igual a Deus. Não, não era a urpação, porque era da mesma forma. O Pai é superior, mas era a mesma forma, como eu não. E você, não era a urpação, você ia chamar-se um ser humano, porque somos seres humanos. Não era a urpação dizer que sou um ser humano, também ele dizer que não era a urpação de Jesus Cristo, que era igual a Deus. Em forma, em gênero, em espécie. Antes, assim mesmo, se esvaziou assumindo a forma de servo.
Ficou um homem. Se humilhou até a morte. E depois Deus o exaltou, devolta a posição agora que tinha. E por isso é que diz, no versículo 10, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho. Nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a linha, eu confesso que Jesus Cristo é o Senhor. É o YHWH. É o Senhor. É o Yahweh. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Yahweh. Ou jovem, como certos pessoas dizem, Ele é o Senhor. Isto foi tirado da Isaías 45. Isto é uma acutação da Isaías 45. Vejam como é que se faz favor a Isaías 45. Isaías 45. Versículo 21 a 23.
Olhar para mim é ser de salvos. Vos todos os limites da terra. Porque eu sou Deus. E não há outro. Por mim mesmo tenho jurado da minha boca saiu que é justa, e minha palavra não se tornará atrás. Diante mim se dobrará todo o joelho. Eu que capazes de ler, todo o joelho se dobrará de frente Cristo.
E jurará toda a língua. Vejam, isso vem do versículo 21, que diz, pois não há outro Deus se não eu. Está aqui a falar, preventura não fiz eu o Senhor, o Iaue. Está a falar do Iaue, dizer que eu sou Deus. E diante mim tenho jurado, diante mim se dobrará todo o joelho. Eu que acabamos de ler, em Filipenses 2 capítulo 11, que todo o joelho se dobrará para Jesus Cristo, e que dirá que Jesus Cristo é o Senhor, é o Iaue, é o Deus. Por que é que isto é tão importante, entendermos? Por que é que Satanás quer esconder isto? Porque isto dá uma motivação muito forte na nossa mente, para termos completa confiança nele, porque ele, sendo o que era o Criador, o Deus, está claro debaixo do Pai, ele que criou a nós, veio para a Terra, morreu para nós, porque nos ama. Se só você existisse no mundo, ele faria a mesma coisa, por si. E por isso, então, isso dá uma motivação a você muito forte, para absolutamente ter confiança nele. Porque nunca haverá, então, um período no futuro, quando você não terá confiança nele, quando você não vai ter a confiança de pôr tudo nas mãos dele, completamente, para estar completamente abaixo de sua autoridade, para o seu joelhar completamente, perante ele, pelo que ele fez por você, para dobrar o joelho por ele. Mesmo daqui a um milhão de anos, você esteja como um ser espiritual, a viver há um milhão de anos. Você ainda se joelhará perante Jesus, e dará graças a Deus, pelo que ele fez por você, porque, então, você entenderá melhor a glória que você terá, como filho e filha de Deus, nessa eternidade. E você se baixará e a joelhará perante Jesus, e dará graças e sempre terá confiança nele, e nunca será um rebelde contra ele.
Deus-Pai e o verbo planejaram isto no início, planejaram o sacrifício de Jesus Cristo no início, para que nunca houvesse uma altura em que você e eu nos virássemos contra ele. Porque nunca viesse uma altura em que você e eu tivessem-nos algumas ideias estúpidas, digamos assim, algo que, como o diabo, teve estas ideias de lutar contra Deus, e de ser o inimigo adversário de Deus. Cris e irmãos, este sacrifício, este entendimento do que Jesus Cristo fez por nós e que o Pai fez por nós, a dar ao seu único filho, que podiam ter morrido, se pecar-se, mas não pecou, porque sabia que não ia pecar porque estava cheio do Espírito Santo.
Isto é muito forte, isto é muito poderoso, porque eles consideraram exatamente o que seria necessário para que você e eu tivéssemos eternamente uma devoção a eles, uma lealdade a eles, uma obdiência a eles, e uma duração a eles, eterna e para sempre.
Para cada um de nós, somos chamados e que entendemos isso, porque quando fomos glorificados, vamos ter poder muito mais forte, qualquer líder de nação mais poderosa deste mundo. E Deus não quer esse poder nas mãos de mini-diabos, de mais diabozinhos. Não. Por isso, a trindade nega esta verdade, que vamos ser parte da família de Deus e vamos ter esta glória, e por isso, segue o entendimento das pessoas. Por isso, é que o entendimento de quem é Jesus Cristo é crítico. É crítico para entendermos o que Ele fez, e por isso, é que Satanás segue-nos com entendimento da imortalidade à alma, segue-nos com entendimento de que somos salvos de graça, só por graça não precisamos mais nada, e segue-nos com entendimento da trindade, e assim negando quem é Cristo, e por isso formando uma doutrina contra Cristo e contra Deus, a doutrina de anticristo. E por isso, é que Paulo disse, não há conversão a não ser por qualquer outro nome, que é o nome de Jesus Cristo. Querias irmãos, entendendo este pano histórico, digamos assim, da decepção de Satanás, é muito importante, porque então entendemos que a conversão não é simplesmente uma mudança de religião, a conversão é muito mais de mudar a religião, é uma mudança de nós próprios, de quem nós somos, é uma mudança por Deus do que nós somos individualmente, não é simplesmente uma mudança externa de crenças. Isto é vital para nós entendermos, não há salvação do pecado e da morte a não ser que seja por Jesus Cristo. As pessoas querem ser boas, sim, pessoas querem ser boas, querem estar corretas, querem estar certas, querem fazer o que é certo, querem ser justificadas. Por que? Porque não querem estar deprimidas, não querem estar tristes, por isso querem fazer coisas certas. Mas como Paulo disse em Romanos, vejam que o Mico se faz favor aqui em Romanos, capítulo 3. Romanos capítulo 3. Versículo 10 a 12. 3, 10 a 12. Como está escrito, não há justo nenhum sequer. Não há quem entenda, não há quem busca Deus. Todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, não há nenhum sequer. Nenhum, nem você, nem eu.
Nenhum, é certo, Jesus Cristo.
Não há nada bom em nós. Não há nada de valor que esteja em nós.
Não está a falar de coisas boas que possamos fazer, de bons valores que tenhamos. Não está a dizer que em nós não há nada que seja de valor para a vida eterna.
Vejamos, por exemplo, o mesmo livro Romano 5, uma página à frente ou duas, no versículo 5 e 6 diz assim, Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus, a bondade de Deus, a graça de Deus, que é a capacidade de ele dar coisas boas, o amor de Ele é derramado na nossa corção pelo Espírito Santo, que nos foi otorgado, que nos foi dado, porque Cristo, quando nós aindamos, éramos fracos.
Morreu a seu tempo, pelos ímpios, quando nós não tínhamos força.
Cris irmãos, não tínhamos habilidade.
Não tínhamos habilidade. Tem satanagem, não é Eva, dizer, olha, pode ser boa, pode ser boa a pessoa.
Vou estar à árvore, toma a árvore de conhecimento bom e mal, pode ser boa a pessoa. Isso é outro engano. Sem Deus, sem Jesus Cristo, sem o Espírito Santo de Ele, viver em nós. Para nós podemos viver como Cristo, para que Cristo puder viver em nós.
Não somos ninguém. Sim, a humanidade pode tentar ser melhores pessoas. Os governos podem tentar fazer quando você seja uma boa pessoa, por exemplo, com programas sociais, segurança social e coisa assim, tentar forçar leis para você ser uma boa pessoa. Até vocês veem livros de dizer como ser uma melhor pessoa. Ao fim de contas, o que está a dizer é que não precisamos de um cias, que é outro engano de Satanás, o mesmo engano que ele deu à Eva, que eles irmãos, pelos nossos próprios esforços, é impossível. Por isso é que dizem Romanos capítulo 1, Romanos capítulo 1, versículo 18. Diz assim, a ira de Deus se revela do céu, contra toda a empilharia e preversão dos homens que têm a verdade pela injustiça. De tem a verdade pela injustiça. E isto é injustiça, é cabrar as leis de Deus. A ira de Deus se revela. Cris irmãos, hoje estamos a ver a ira de Deus em várias coisas. Mal tempos, chuvas terríveis em uns sítios, noutros sítios secas e normos, falta d'água. A ira de Deus está a tentar, digamos assim, nos acordar. Mas as pessoas estão tão enganadas por Satanás, continuam a dormir, continuam a dormir. Vemos coisas terríveis, guerras e lutas e... e... Cris irmãos, coisas tão terríveis hoje em dia. A ira de Deus se revela. Versículo 19. Porquanto que de Deus se pode conhecer e manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou, por os atributos invisíveis de Deus, as cataristas e a sensibilidade de Deus, assim o seu eterno poder, como também o seu própria divindade, claramente se reconhece desde o princípio de um mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis. Deus nos dá analogias nas coisas físicas, como a família, gerar filhos e tudo, para nos apontar, para nos dar uma ideia do que Ele é, que Deus é uma família.
Cris irmãos, todas as pessoas pecaram. Todas as pessoas pecaram. Mas o amor de Deus é dado a nós, para nós nos arrependermos. Vejam aqui em Romanos capítulo 5. Romanos capítulo 5 diz assim, versículo 8 a 10, mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós. Precisamos entender quem era Cristo, o que Ele sofreu, o que Ele deu, o que Ele sacrificou por nós. Porque era o Deus o que nos criou, que se esvaziou para o Mim e para você.
Isso é muito.
Para você entender, para dizer, tenho que ser agora completamente liá-la a Ele. Isso, então, dá passos à verdadeira conversão. Uma mudança do que somos. Porque logo, pois, muito mais agora sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. Desta ira de Deus que há de vir, vamos ser salvos. Por quê? Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados por Deus, por isso é que Deus diz, amosteus inimigos, até nós éramos inimigos, Ele nos amou quando éramos inimigos. Por isso, ele não está a dizer nada que ele não faz. Por nós, fomos reconciados com Deus através do sangue de Jesus Cristo, mas por isso é que Pedro disse, arrependei-vos para poder ser batizados e então poderam receber o Espírito Santo, porque, atos 5, 3 e 2, Deus dá ao Espírito, aqueles que obedecem às leis de Deus. E, pois, continuando aqui, muito mais, estando já reconciliados, seremos futuro salvos pela vida de Cristo. Duas fases importantes aqui da conversão. Primeiro, reconciliados a Deus através dos Jesus Cristo e do sacrifício que Ele fez por nós, e nós temos que aceitar esse e arrepender-nos, e, número 2, seremos salvos, deixando que Jesus Cristo viva em nós através do Espírito Santo dele, para Jesus Cristo viver em nós, permitindo, assim, Jesus Cristo viver em nós, para nos mudar, para nos transformar, para sermos pessoas novas e diferentes, verdadeiramente convertidos. E nós, por nós próprios, não podemos fazer isso. Nós, por nós próprios, não podemos fazer isso, queris irmãos. Nós, por nós próprios, não podemos chegar à bondade de Deus. Nós somos fracos, como lemos no versículo 6, diz assim, nós ainda éramos fracos, e nós ainda somos fracos, precisamos dos peri-deus, que é o poder de Deus para nos ajudar, porque por nós próprios não podemos fazer. Nós, por nós próprios, não podemos fazer. Sim, nós podemos tentar ser uma pessoa melhor, isso é bom, e devemos fazer, mas ser uma pessoa melhor não é a bondade, não é a profeção de Deus, não é o caráter de Deus.
Por isso, o Suos Cristo teve que morrer por nós, para pagar, para nos reconciliar. E esse sacrifício é tão grande, quando nós começamos a entender a grande desidada e enormidade disto deste sacrifício. Então nós vamos dizer, o que Jesus Cristo fez por mim, nunca o quero desapontar. Nunca o quero zapontar.
Nunca me quero virar contra ele.
Entendendo o sacrifício que ele fez.
Eu nunca vou deixar ter confiança nela. Entendendo o sacrifício que ele fez. Eu nunca me vou voltar contra ele.
Vou rebelar contra a sua autoridade. Nunca, nunca. Por isso, é a intenção do sacrifício de Jesus Cristo, que ele fez, que o Pai e Jesus Cristo fizeram para você e para mim. É a intenção para fazer com que você se volte, você se arrependa, você mude, para nunca vir a ter uma ideia que pode ser tão boa ou tão importante como Deus, como Satanás, tivesse essa ideia. Isto é muito forte, queris e irmãos. Isto é muito forte. Não sei se vocês estão a entender. É muito importante, muito poderoso este entendimento. Porque quando nós consideramos este entendimento, isso nos moverá, isso nos garantirá a Deus, que nós vamos ter uma devoção por Ele interna, que nós vamos ter uma realidade a Ele interna, que vamos ser obdientes a Ele internamente e vamos adorá-lo internamente. Queris e irmãos, vocês sabem que o julgamento começa agora na Igreja de Deus. Nós estamos a ser julgados agora, primeiro Pedro 4, 17. E vocês sabem que precisamos de obtecer a Deus. Quando o homem perguntou a Jesus Cristo o que é que eu preciso fazer para ter a vida eterna, Jesus Cristo disse a ele, obtece a Deus, obtece aos mandamentos de Deus. Queris e irmãos, o que é que você vai fazer agora? Vai meditar e pensar nisto e vai pedir a Deus mais pelo Espírito Ele para dar ajuda a você para vencer até o fim? E vai dar a você esta motivação de dizer não quero voltar para trás. Não quero. Nunca quero fazer isso. Isso tem que ser uma coisa tão forte nas nossas mentes que nunca queramos voltar para trás nesta vida, nem quando formos seres espirituais com grande glória e grande poder. Porque Deus não quer mais diabosinhos, mais diabos, nas suas mãos. Ele quer pessoas liais para termos uma família feliz e alegre. Temos que chegar a um ponto que Deus de facto vê que nós nunca nos tornaremos contra Ele. E por isso, às vezes, é preciso ter certo sofrimento, certas expressões, certas dificuldades, para Ele ver de facto os nossos corações que nunca voltaremos atrás. Que estarámos sempre gratos, eternamente, por o que Ele fez e é um arrependimento do que somos eterno, um arrependimento eterno. Por isso, a parábola do semiador, que pôs semente no campo e alguns não entenderam e não deu fruto, porque não entenderam, mas aqueles que entenderam, foi no bom campo, foi fértil. E multiplicou-se, multiplicou-se, 100 vezes, 50 vezes, sei lá quantas vezes. Por que? Porque mantiveram-se fiéis e vês-se sim pelo fruto.
Cris irmãos, a verdadeira conversão é permanente. É uma mudança permanente para sermos como Jesus Cristo.
Vai haver um tempo em que vai haver horas terríveis e dias terríveis na Terra. Vai haver um período em que a besta e os 10 reis vão governar aqui na Terra e que vão criar grandes dificuldades. E depois diz, em Apocalipse 7, 14, que Jesus Cristo virá com os seus santos. Aqueles são chamados, eleitos e fiéis. Fiéis, até ao fim, e fiéis e carnamento. Ae, ele! Porque o caráter dele e de nós foi provado, porque entendemos o que Jesus Cristo fez por nós e fizemos um compromisso ao nosso batismo de sermos liais.
Mas, entretanto, vai haver uns dias aqui em dia adiante, em que vai haver uma fome. Não é de pão, mas é uma fome de ouvirem as palavras de Deus, de ouvirem esta verdade. Por que? Porque nós vamos ser parados de pregar a verdade por este governo mundial. Entretanto, esta fome ainda não está aqui. Essa fome está profetizada em Amos 8,11. Mas o que estou a dizer a vocês, para vocês saberem, porque um dia isto vai acontecer? Então lembrem-se que se tem que se manter fiéis, sozinhos, até o dia de Vinda de Cristo. Lembrem-se que se tem que se manter fiéis até o fim, para saberem a herança. Cris irmãos, Deus nos dá tudo que é bom. Deus nos dá o sacrifício de Cristo, que é um dom, para podermos ser perdulados. Deus nos dá e nos dará a vida eterna. Deus nos dá o reino de Deus, que é a família de Deus, para sermos parte dessa família. Isto é a graça de Deus, que é dar-nos coisas boas. É o que Ele quer fazer. Nós não trabalhámos para isso, porque é um dom. Recebemos isso de graça. Recebemos isso tudo de graça. E recebemos de graça porque Deus quer filhos. Filhos como Ele, para viverem com Ele. Filhos que não sejam rebeldes. Filhos que vivem sem violência.
Por isso entendam que o Pai, Jesus Cristo, quer ser os filhos e filhas de Deus, na família de Deus, que nunca sejam rebeldes eternamente. E por isso, é que Ele fez este grande plano. Por isso, é que Ele planejou isto. Para nos enviar, Jesus Cristo, entre nós, como um ser humano, para nos dar este entenimento do sacrifício Dele, para nós nos arrependermos e comprometermos através do batismo, para que através disso, a família Dele aumente. Querias Irmãos, querias Irmãos, todos os seres humanos estamos nas mesmas condições. Nenhum de nós somos bons demais para nada disto. Podemos tentar ser boas pessoas, e sim devemos tentar ser boas pessoas, mas isso não tem nada a ver com a justificação que é de graça. Temos que ter um arrependimento para com Deus, e temos que ter fé em Cristo. São ambos. Precisamos de ambos.
Cris Irmãos, precisamos de entender quem é Jesus Cristo, o que Ele fez por nós. E temos que ver a nós próprios que não somos nada, comparado com o que Ele fez por nós, não somos nada. Então, isso é verdadeira conversão. Quando você entende, você não é nada, porque eu não sou nada. Precisamos de Cristo, precisamos do Espírito dela, precisamos da força dela, e precisamos de comprometer o eternamento, porque o sacrifício dele é tão grande, tão grande. O amor dela é tão grande.
E, por isso, quando eu me mudar, só o posso fazer com a ajuda do Espírito de sãe Deus. Isso é o verdadeiro arrependimento. Sim, eu posso ter muita pena de coisas que eu tenha feito, mas isso não é arrependimento. Arrependimento é uma mudança permanente. Tenho que nos mudar permanentemente.
Isso é verdadeira conversão.
Por isso, a pergunta real é a seguinte. Eu estou realmente convertido? Essa é a pergunta importante. E, por isso, devemos de questionar a nós próprios, sou eu, de facto, ou somos nós, de facto, verdadeiros autênticos cristãos, autênticos discípulos de Jesus Cristo. Se você é um discípulo autêntico de Jesus Cristo, você buscará a verdade. Você discernirá outros discípulos pelos frutos. Você tentará, apoi em prática, o amor de Deus. Por Jesus Cristo disse, nisto conhecerão aqueles que são de mim, aqueles que tiverem amor uns para os outros. E, depois, como Jesus Cristo disse, as minhas ovelhas, ouvem a minha voz e elas me seguem. Você então reconhecerá a voz de Jesus Cristo. Você reconhecerá a verdadeira Igreja de Deus. Você reconhecerá os seus ministros, aqueles nos quais Deus está a fazer a obra de Deus, nesta terra, hoje em dia.
Seus ministros estão a fazer a obra de Deus. Seus ministros estão a fazer a obra de Deus.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).