Cataratas espirituais

Cataratas: É como uma nuvem na lente dos olhos. Gradualmente fica pior sem notarmos. Afeta a visão normal. Temos cataratas espirituais?

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

A VISA DE VIRMUS Bom dia, boa tarde, queridos irmãos. Aqui é Jorge Campos. A visão, a possibilidade de vermos, é uma coisa linda, é uma coisa maravilhosa, é uma benção.

Admirar uma bela vista, seja por exemplo, uns montes e montanhas e um campo verdinho com animais a comerem no campo. Um porto sol lindo, às vezes entre as nuvens, dando cores e luzes lindas, é uma coisa maravilhosa. Ver animais, a beleza de animais, principalmente em safares, ver elefantes e ver girafas e outros, são animais lindos no seu habitato natural, é uma coisa bela a ver. Dá uma beleza, uma calma espiritual, que é algo muito especial. Admirar a criação de Deus, seja o que for, é uma beleza. E isso é através de uma benção, que Deus nos dá, que é a visão, a capacidade de podermos ver.

No entanto, conforme as pessoas se tornam mais idosas, há, para certas pessoas, mais cedo ou mais tarde, certas, digamos assim, de gradações ou de generações da visão, e começam a não ver assim tão bem, e precisam dóculos ou de uma ajuda para verem um bocadinho melhor.

E conforme os anos andam, às vezes as coisas ficam pior. Os problemas podem ser vários. Os problemas podem ser um defeito, uma lente dos olhos, por exemplo, com o estigmatismo, que vê as coisas um bocado fora que não estão focadas. Pode ser, por exemplo, uma outra doença, como uma glaucoma, ou uma degeneração macular.

Ou, mesmo assim, pode ser por causa de diabetes, que umas certas veias atrás do olho, que ficam grandes, que arrebentam e depois uma pessoa perto da visão.

E os problemas podem ser vagas, podem ser até cataratas, um que é muito comum hoje em dia, é o problema de cataratas, que é, digamos assim, uma lente do olho, começa a ficar assim um cado suja, digamos assim. É como se ficasse suja, como se tivesse umas nuvens à frente. É um dos problemas que eu tenho com este olho, praticamente, não consigo ver quase nada, ou não vejo nada. E provavelmente vou ter que tirar a catarata um destes dias, fazer uma opressão. Hoje em dia fazem essas coisas, de uma maneira muito única, que não faziam há muitos anos atrás. Deus deu aos homens capacidade a pensar e trabalhar. E precisamos estar claro que Deus depois cure, faça a sua parte, mas nós devemos fazer a parte que nós podemos fazer.

Mas a catarata, por exemplo, é um problema que começa a ficar pior e pior e pior com os anos. Jesus Cristo deu várias parábolas à seca da visão. Uma delas, interessante, está em Mateus capítulo 13. Mateus capítulo 13. Por isso, vejam o caminho que se faz favor em Mateus capítulo 13, versículo 10 a 17.

E diz assim aqui, Deus aproximaram os discípulos e lhe perguntaram por que falas por parábolas. Por que falas às pessoas por parábolas? Aquela respondeu, porque a voz ou outros é dada de conhecer os mistérios do reino dos céus, mas aquelas não lhes é isso, concedido. Isto é, Deus decidem certas pessoas terem esta visão espiritual de poderem ver as coisas espiritualmente. Mas outras pessoas, Deus, pôs um véu, como se fossem as cataratas, afrentas de pessoas, para não poderem ver. Pois o que tem se lhe dará e traem em mudança, mas o que não tem, até o que tem lhes será tirado. Por isso lhes falam em parábolas. Por isso, eu estou a falar às pessoas do mundo em parábolas. Porque vendo não vem. Tão a ver, mas não vem, porque têm este véu e não conseguem ver as coisas direitinhas.

Ouvindo não houve, não entendem. De sorte, que nele se compra profecia dizias. Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entenderéis. Vireis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido.

Porque um problema espiritual não é da vista que não estão a ver, é o coração que não está a ver, não estão a entender. De mau grado ouviram com os ouvidos. Ou viram com mau grado, como não tinham uma boa atitude, digamos assim. E fecharam os olhos. Não quiseram entender, não quiseram abrir a mente para entender. Para não se suceder que vejam com os olhos, ou são com os ouvidos, entendo a concretação. Se convertam e sejam por mim curados. Porque se de facto tivessem visto e entendido, tinha uma oportunidade de de facto entender e tinham que se arrepender. E se não tivessem arrependido, teriam tido a sua única oportunidade. Mas assim, porque estavam, digamos assim, cegos espiritualmente, não conseguiram entender. E não tiveram a primeira oportunidade, a primeira chance. Não tiveram uma chance. Por isso diz assim, versículo 16. Bem-aventurados porém os vossos olhos, porque veem, veem. E os vossos ouvidos, porque ouvem. Bem-aventurados são vocês porque estão a ver. Mas agora, por questão a ver, temos uma responsabilidade. Temos uma responsabilidade, porque então esta é a nossa chance e a nossa única chance. Pois, em verdade, vos digo, que muitos profetas e justes já não veram o que vocês veem e não viram. E ouviram o que ouvis e não ouviram.

E por isso, Cristo falou em parábolas. E aqui ele está a dizer que as pessoas tinham um problema espiritual de visão. Digamos assim. Tínham uma segueira espiritual, em parte. É como se tivessem cataratas espirituais.

Vistemos, então, esta profecia de Isaías, que Jesus aqui se refere, em Isaías capítulo 6. E vamos ler um cadinho mais detalhe dessa profecia. Isaías capítulo 6, versículo 1 a 13.

Isaías 6, versículo 1 a 13. Diz-se, no ano da morte do rei Isaías, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. E as abas de suas vestes enchiam o tremplo. Seraphim estava por cima dele, cada um tinha seis asas, com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os seus pés e com duas voava. E clamavam uns aos outros dizendo, santo, santo, santo, é o Senhor dos exécitos. Toda a terra está cheia da Sua glória. As bases do limiar se moveram, a voz do clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse-eu, I do meem. Disso profeta aqui, disso Isaías, I do meem. Estou perdido, porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios.

Se você tivesse visto esta visão, você diria a mesma coisa. Eu sou uma pessoa, sou um povo de impureza, não sou perfeito, tenho estas impurezas todas. E depois, continuando, diz assim.

Habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exécitos. Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com um matenaz, com uma brasa de tuquona minha boca, e disse, eis que ela tocou os teus lábios, a tua iniquidade foi tirada e perdoado o teu pecado. Depois disso, eu vi a voz do Senhor, que dizia, a quem envierei e quem a a dir por nós, disse-o, eis-me aqui, envia-me em mim, disse-os eis, eu vou, eu vou, eu vou.

Então diz, vai, e diz este povo, sim, vai, diz o Senhor dos exércitos, aquele que veio a ser Jesus Cristo, disse-o, e ele vai, e diz-o, eis-me este povo, ouvi, ouvi e não entendais, ved, ved, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e feixe-lhe os olhos, isto é, faz-lhe secos para não verem, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos, a entender com o coração, a ouvir com os olhos, a ouvir com os olhos, a ouvir com os olhos, a ouvir com os ouvidos, a entender com o coração, e se converter e seja salvo. Foi o que Jesus citou, versículo 11, então disse-o, até quando, até quando este povo vai estar cego? Perdão, ele respondeu, até que sejam desuladas as cidades e fiquem-se habitantes, as casas fiquem-se em moradores, e a terra seja de todo a solada. Que, dizermãos, vivemos numa era hoje em dia que basta abrir a televisão e vemos desastros em alguns países que está tudo a ficar a solado, destruído. E o Senhor disse dela aos homens, a faixa dela aos homens, e no meio da terra seja grande o desamparo. Perdão, vivemos num período em que há um grande desamparo neste mundo, grandes desastros, e ainda mais estão por vir brevemente. E por isso diz até quando? Até quando este período está breve, era aqui a pouco. Mas, versículo 13, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Se ficar um décimo, se sobreviver um décimo da população da terra, mesmo assim, será destruída. Como o trebrinho e como o carvalho, dos quais, depois de ribados, fica ainda o toco, esta parte do toco no chão. Assim, a santa semente é o seu toco. Queridos irmãos, nós precisamos ter estar bem afundados na rocha para sermos este toco, esta santa semente, que vamos ficar, bem nos ficarmos derrobados, ribados. Queridos irmãos, esta mensagem da Boa Nova tem que ser dada, como lemos aqui no versículo 8. Diz assim, depois disso, ouvia a voz da senhora que dizia a quem avirei e quem ia ir, disse-o, eijma-quiem, vime. Então disse-o, vai e diz este povo, prega o evangelho da Boa Nova, mas não praticam, não entendem, porque está a ir este evangelho da Boa Nova como um testemunho a todos os mundos, a todas as nações, e então virá o fim. Ele diz aqui, até quando, até quando isto tudo ficar derribado. Então, como é que as pessoas se tornam cegas? Como é que as pessoas se tornam cegas? O que que se passa? Vejam comigo aqui, em 2 Coríntios, se faz favor. 2 Coríntios.

2 Coríntios, capítulo 3, versículo 12 a 14. Tendo pois, tal esperança servímos-nos de muita ousadia no falar.

E nós não somos como o iséus, que punha véu sobre a face. Um véu sobre a face, para não se ver bem.

Para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desfanecia.

Mas os sentidos deles, a mente deles estava fechada.

Se embutaram. Pois até o dia do hoje, quando fazem leitura da antia aliança, quando fazem leitura das partes da Bíblia, que se referem à antia aliança do antigo estamento. O mesmo véu permanece, o mesmo véu permanece nos judeus e nos gentios também.

Não lhes sendo revelado que em Cristo é removido este véu. Não consegue entender a verdade, o significado das palavras do antigo estamento, porque estão secos. Tenham um véu à frente. Não conseguem ver, não conseguem entender. Mas até hoje, versículo 15, quando é lido o boisés, o véu está aposto sobre o coração deles. E eles não entendem, não entendem, não vai para o coração. As leis de Deus não estão escritas no coração deles. E por isso precisam coisas para apontar para as leis, coisas físicas, porque não está no coração, não entrou.

Quando versículo 16 porém algum deus se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Isso de facto, haverá um ou outro, que se converte ao Senhor Jesus Cristo. E começam a ser verdadeiros cristãos. Esse véu é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito. E onde está o Espírito, o Senhor? Aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, ou isto é refletindo, como por espelho, a glória do Senhor. Somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. Cariça e irmãos, nós, com o rosto desvendado, isto é, não estamos segos. Por isso, contemplamos e refletimos, como por um espelho. Cristo, Cristo vive em nós e nós refletimos a glória dela. Refletimos, como por um espelho, a glória do Senhor, porque Ele vive em nós, estamos a refletir, estamos a contemplar a Ele, a pôr em prática e estamos a refletir como um espelho. Somos transformados. Internamente, nos tornamos uma pessoa melhor, em vez da natureza humana, que é a corruta. Nos tornamos e conduzimos e vestimos a natureza divina, de acordo com Jesus Cristo. Como pelo Senhor, o Espírito, como pelo Senhor, como pelo Espírito de Deus, o Senhor, a mentalidade de Jesus Cristo, que, perdão, está em nós, perdão, através do Espírito Santo de Deus. Cristo, irmãos, nós temos que refletir a imagem de Jesus Cristo como um espelho. Aqueles dias, os espelhos não eram assim tão efetivos como hoje. Os espelhos tinham uma visão mais opaca, assim, um bocado mais nublada. Hoje em dia, os espelhos são muito melhores. Vemos mesmo a nossa cara, mas precisamos não só de refletir, precisamos de ser, de ser. E, pois, ele continua a ler aqui no capítulo 4. Pelo que, tendo este Ministério, segundo uma suricórica que nos foi feita, não desfalecemos. Nós temos este Ministério de Jesus Cristo, esta Esperança de Jesus Cristo. Nós não devemos de desfalecer, não devemos de deixar andar para trás, deixar de generar como uma visão de cataratas que, com os anos, fica pior e pior e pior. Com os anos, começamos a ver menos e menos.

No versículo 2, pelo contrário, rejeitamos as coisas que, pervogunhosas se ocultam, não andando com a Estúcia. Nós rejeitamos as coisas deste mundo. Nós não andamos com a Estúcia, como as pessoas deste mundo.

Não ando luturando a Palavra de Deus. As pessoas são muito espertas e adulteram, mudam, mudificam a Palavra de Deus. E por isso é que ficam cegas, porque o coração de Deus não está certo e mudificam a Palavra de Deus. Adulteram a Palavra de Deus.

Antes, nos recomendamos à consciência de todo o homem, de todo o homem na presença de Deus pela administração da verdade. Nós temos que ver a verdade, ter uma visão vinte e vinte perfeita, ver o que é perfeito, sem estar distorcido, sem estar adulterada.

Mas se o nosso evangelho, se esta boa nova, esta mensagem que temos da boa nova, ainda está encoberto.

Sim, se não conseguimos ver esta boa nova, é para os que se perdem que está encoberto. Não é para nós. Para nós devemos ter a visão vinte e vinte, visão perfeita.

Mas está encoberto para as pessoas deste mundo, nos quais o Deus deste século, que é o diálogo, cegou o entendimento ao fim de quando é que está a cegar, é o diálogo. E Deus permite.

Ele tem um propósito. Ele permite.

O Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, dos que não acreditam, para que eles não resplandeça a luz, para que não brilhe neles, para que quando uma pessoa tem candaratas, não conseguimos ver a luz bem. É como se houvesse uma falta de luz. Serem pessoas que fizeram a opressão, as carteratas dizem depois, oh, coisa linda, mas tanta luz, pois esta luz toda bem e não tem este filtro à frente dos olhos, esta nuvem a tapar a luz.

Quase o Deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que eles não resplandeça a luz. Satanás põem à frente das pessoas, é como se fosse umas cataratas, nos olhos das pessoas, para não verem a luz da beleza da boa nova do Reino de Deus, que diz aqui da boa nova do Evangelho, da Glória de Cristo. O que é a Glória de Cristo? A Glória de Cristo é que Ele veio, Ele é o nosso Macias, Ele virá, como rei dos reis, cheio de glória, para que? Para reinar, para trazer paz a este mundo, para trazer a este mundo o Reino de Deus.

O Reino de Deus.

A Glória de Cristo, como rei dos reis, Senhor dos Senhores deste Reino, é o que nós precisamos entender.

Precisamos entender, precisamos entender o Evangelho do Reino de Deus e particularmente, em detalhe, o Evangelho da Glória de Cristo. Quem Ele é? Ele é o rei, Ele é a base, sem Ele, não somos nada, nada.

E qual é a imagem de Deus? Ele é a imagem de Deus, Ele é Deus.

Cris Irmãos, porque nós não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vosso servos por amor de Jesus. Nós estamos a pregar que nós que somos importantes, não mas Cristo que é importante, e nós simplesmente somos servos de Cristo. Estamos a servir para esse propósito. Cris Irmãos, essa é uma grande responsabilidade que temos, temos que usar a palavra Deus sem adunturá-la. Perfeita!

E é assim que as pessoas começam a ficar com falta de visão. Quando começam a adunturar a palavra Deus com astúcia. Com astúcia. Vejam também Primeiro Timótipo, capítulo 1. Primeiro Timótipo, capítulo 1.

Versículo 3 a 8. Dizem, quando eu estava de viagem rumo da Macedónia, te roguei, permanecer-se ainda em Efésio, para admoestar-as a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina. Hava Paulo a dizer a Timótipo, quando eu estava a viajar, eu disse, para ficares em Efésio. Para pregar-se, para dar desinstrução a certas pessoas, a fim de não ensinarem outra doutrina. Que, dizem-me, é um problema, certas pessoas começaram a ensinar uma doutrina diferente do que a doutrina de Jesus Cristo.

Nem se ocupem com fábulos, e as genealogias sem fim começam a cober coisas de datas, e esta data, e esta data desta reia, a data daquele rei, este nasceu, e aquele morreu, e tantos, tantos anos, e... e... ficam confuses com estas datas, pensam continuamente nestas datas, genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões, promovem orgulho intelectual em vez de promover, em, o serviço de Deus, na fé.

Ora, o intuito desta instrução, o intuito da presente, a demoestação, desta instrução, o intuito da lei, e das instruções de Deus, é o amor, é o amor que procede de um coração puro, e de consciência boa, e de fé, sem hipocrisia. Mas, desviando-se, algumas pessoas destas coisas, perderam-se em lucro, a cidade frívela, isto é, entregaram-se a contendas, argumentos, a questões, questões de palavras, pretendendo passar para o mestre da lei, pretendendo passar com doutores que sabem muito, muito inteligentes acerca da lei, não compreendendo, isto é, não sabem o que estão a dizer, não compreendendo todavia, sim, passam-se como grandes professores, como grandes mestres, mas não entendem os pontos básicos do amor e do querinho, de Deus e de um para com o outro.

Não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações. Dizem, ah sim, tenho certeza e falo com muita certeza.

Queridos irmãos, precisamos ter cuidado com essas pessoas que fazem essas ousadas asseverações. Precisamos ter cuidado, queridos irmãos.

Precisamos de usar a palavra de Deus corretamente. Sabemos porém que a lei, as instruções de Deus, os mandamentos de lei de Deus, a lei é boa se alguém dela se utiliza de modo legítimo. Queridos irmãos, precisamos ter cuidado que não tenhamos cataratas espirituais a se desenvolverem nos nossos olhos, na nossa vista, pois essas se desenvolvem de vagarinho, por um período de vários anos, e vão ficando piores e piores e uma pessoa nem reconhece como está a ficar pior.

Até que chega um ponto que uma pessoa está completamente cega.

Queridos irmãos, Satanás tem feito isso ao cristianismo e também fez isso ao judizmo. Vegemos três pontos a outros, como Satanás, digamos assim, sequestrou cegou o cristianismo e vejamos três pontos como Satanás cegou o judizmo.

Muito brevemente, primeiro ponto que eu quero me ensinar que Satanás cegou, usou para cegar os cristãos e, na verdade, o mundo inteiro é esta ideologia ou ideia de que a alma é imortal e, por isso, quando pessoas morrem, vão para o céu.

Em Ezequiel 18, Ezequiel 18 diz claramente que a alma que peca morrerá. Vejam comigo em Ezequiel 18, versículo 4. Diz assim as todas as almas são minhas, como a alma do pai, também a alma do filho, a minha, a alma que pecar. Essa morrerá.

Cristianmãos, não temos uma alma imortal. Se a alma morre, não é imortal. Simples. Depois, repete isso um bocadinho mais adiante. No versículo 20 a alma que pecar essa morrerá.

A pessoa vivente que pecar vai morrer. E isso é o que é a alma. A alma é uma pessoa que tem vida. Quando uma pessoa está morta, está morta. Não é uma alma. Deixou de ser uma alma. A alma é uma pessoa com vida.

Vejam também, em João 3 versículo 13. Outro exemplo, João 3, versículo 13.

E diz assim, Ora, ninguém subiu ao céu. Ninguém foi para o céu. Ninguém foi para o céu.

Senão, aquele que de lá desceu aquele que desceu do céu a saber o filho do homem que vai ser Jesus Cristo que agora está no céu. Ninguém está no céu.

Ninguém é Jesus Cristo.

Nenhum homem ressuscitou estar no céu. Ninguém estão todos mortos. A alma não é imortal. As pessoas dizem, olha, olha, ele morreu, está a olhar para mim, está a ver o que eu estou... Não está a ver nada, está morto!

Está a dormir! E isso é um ponto que o mundo inteiro foi sequestrado por Satanás nesta ideia para não entenderem a pureza a verdade, para não terem uma visão isto é um véu que faz as pessoas não verem a verdade.

Um outro segundo véu importante é a doutrina de Trindade. A doutrina de Trindade que não é bíblica. Não é bíblica. E as pessoas talvez o versículo mais forte que usem para provar a Trindade é o primeiro João, capítulo 5. Vigemos então, primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Mas este versículo foi adulterado. Primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Primeiro João, capítulo 5. Vamos ler versículo 6 a 8. A. Este é aquele que veio o promém da água e sangue. Jesus Cristo. Ele vem com a água, mas também com a água e sangue. Falar aqui da água e sangue. O contexto está a falar da água e sangue. E o espírito é que dá distoemunho, porque o espírito é verdade. Jesus Cristo veio com a água e sangue. Vem com a água através do batismo, vem com sangue, e afilo o homem e tem o espírito Deus. Vem. Os três são as distoemunhas. Pois há três que dão distoemunho.

Em certas bíblias, depois tem um parentes aqui, que diz assim no céu, o pai, a palavra e o espírito santo, e todos estes são um, e os três são, se identificam na terra e, pois, fecha os parentes. Essa secção foi adicionada, foi adulturada, porque não está na original. Devia ler esses três que dão distoemunho.

No versículo 7 e no versículo 8, devia ler o espírito, a água e o sangue. E os três são unânias, num só propósito. Pois há três que dão distoemunho.

A água, o sangue e o espírito.

E os três são unânias num só propósito. Por isso é que, no versículo antes, no versículo 6, estava a falar da água, do sangue e do espírito. E, pois, diz, pois há três que dão distoemunho o espírito, a água e o sangue. E os três são unânias, num só propósito.

Adicionaram essa frase.

Queres irmãos, como é que sabemos? Sabemos porque primeiro a trindade só foi desenvolvida como o ensinamento na Igreja Cristã em cerca do ano 451 depois de Cristo.

Durante o período de Cristo, durante o período dos apóstolos não havia a doutrina da trindade. Até quase mais de 400 anos depois não houve trindade.

A trina não existia. Só veio existir depois do ano de 451.

Depois este versículo foi adicionado às cópias em Latim no 8º século. Isto é nos anos 800 e tal.

No 8º século. E em grego foi adicionado no século 14.

Quer dizer, manuscritos gregos originais nenhum deles que sejam antes do século 14. O século 13, do século 12, do século 11 não têm esta frase. Só foi incluído em certos manuscritos gregos a partir do século 14.

E outro ponto importante é que os os padres católicos, gregos e latinos que acreditavam na doutrina da trindade. Nunca usaram este versículo durante esses anos durante a Idade Média e nos primeiros séculos até a partir do quarto século até o oitavo até o rendiante. Nunca usaram este este versículo. Por que? Porque não estava lá! Não estava lá! Mas a doutrina da trindade, queres irmãos e nós temos um guia de estudo que descreve isto em grande detalhe.

Podem baixar do nosso site. Deus é uma trindade a doutrina da trindade tal como a doutrina de que a alma é imortal, de que vamos para o céu depois da morte e temos guias de estudo que falam acerca destes temas o que acontece depois da morte e o céu e o inferno, o que é isso? Guias de estudo com provações bíblicas queres irmãos e são veus que fazem com que as pessoas não entendam a verdade.

Porque uma vez que temos a trindade que temos a trindade não entendemos que Deus é uma família e porque nós vamos ser filhos e filhas de Deus. Por isso é que nós chamamos aí a Lá o Pai e chamamos os Cristo nosso irmão por sermos membros da sua família queres irmãos a trindade faz com que as pessoas não entendam a verdade e por isso vocês leem a Mateus 1 onde diz que a Maria gerou teve um bebé que foi gerado no ventre que veio a ser Jesus Cristo e diz que foi gerado pelo Espírito Santo se foi gerado pelo Espírito Santo seria o Espírito Santo mas não, o Pai é o Pai não é o Espírito Santo porque o Espírito Santo não é uma pessoa é o poder de Deus é o poder pelo qual o Pai gerou Jesus Cristo no ventre da Maria e Jesus Cristo é o ser que se esvaziou e veio através dessa semente do Espírito Santo para o ventre da Maria e depois também vemos em várias outras secções da Bíblia vemos o Pai e os Cristo sentará a sua direita nunca vemos o Espírito Santo sentado lá nunca e depois vejam também em João capítulo 3 estamos aqui em capítulo 5 vejam uma ou duas partes atrás João capítulo 3 versículo 1 a 3 diz assim veja que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus para sermos da família de Ele filhos de Ele e de facto somos filhos de Deus que os irmãos a trindade fecha isto em 3 e nós não podemos ser parte dessa divindade mas vamos ser parte dessa divindade, vamos ser filhos de Ele por essa razão o mundo não nos conhece porque não o aconteceu Ele mesmo Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que a vemos de ser sabemos que quando Ele se manifestar seremos semelhantes a Ele porque veremos de vê-Lo como Ele é vamos ser filhos e filhas de Deus esse é o nosso destino essa é a razão porque é que você e eu nascemos qual é o seu destino nós temos um guia de estudo que descreve isto em grande detalhe para vos explicar qual é o seu destino para sermos filhas filhos e filhas de Deus e assim mesmo aquele que entende isto se purifica nós quando entendemos isto nos purificamos realizamos que devemos nos purificar isso não nos justifica mas precisamos nos purificar precisamos de refletir Cristo, a glória de Cristo a pureza de Cristo como Ele é puro por isso a alma é mortal e a trindade são duas coisas que enganam as pessoas uma outra coisa que engana as pessoas no cristianismo é que somos salvos de graça e não precisamos de fazer nada e por isso fazem com que esta graça de Deus se torne, digamos assim, uma desculpa para continuarem a viver uma vida imoral a graça de Deus não é uma desculpa para continuarmos a viver uma vida imoral a graça de Deus nos perdoa mas agora precisamos de fazer a nossa parte para ficarmos puros e por isso é que em Judas por último livro da Bíblia em Judas capítulo 1 ou digamos assim um único capítulo que tem Judas 1 versículo 3 a 4 diz assim, amados quando empregava toda a legência em escrever-vos acerca da nossa comun salvação foi que me senti obrigado a corresponder com vos que exhortando-vos a batalhar-as diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

Isto é, não fiquem cegos. Não permitem que de vagrinho fiquem mais e mais cegos com estas doutrinas falsas. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, este secretamente mas começaram a introduzir este véu para vos desviar da verdade com a Constúcia mas adulturando a Palavra de Deus.

Os quais se introduziram com dissimulação isto é, secretamente e com a Constúcia. Os quais desde muito foram antecipadamente pronunciados para esta connação homens ímpios que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único soberano ou o nosso único Deus e Senhor Jesus Cristo. Em grego diz aí Deus, fios, o nosso único soberano Deus e Senhor Jesus Cristo. Negam o nosso único Deus e Senhor Jesus Cristo.

Porque fazem, introduzem libertinagem introduzem desculpas para uma vida e moral. E, queris irmãos, através destes três pontos principais, mas há outros, Satanás sequestrou o cristianismo com a ideia de uma alma imortal que vão para o céu, com a ideia de a triindade que não vemos e entendemos a família de Deus, com a ideia de que somos salvos de graça e podemos por isso fazer o que quisermos fazer. Podemos manter o que são, porque Deus aceita você tal como está. Sim, somos salvos de graça. Sim, Deus aceita você como está. Mas você não pode ficar como está, tem que se mudar, tem que tirar o velho homem e pôr o novo homem.

E por isso, destas maneiras Satanás sequestrou o cristianismo. Igualmente, Satanás também sequestrou o judaísmo. Como?

Negando o verdadeiro messias, que é Jesus Cristo. Negando o verdadeiro messias, que é Jesus Cristo. Negando Usando, por exemplo, escrituras como Isaías 53, que fala acerca do sacrifício de Cristo. Vejam comigo, se faz favor, Isaías 53. Isaías 53.

Que é uma profecia deste servente, deste servo. Diz assim, e quem creou em nossa pregação e a quem foi revelado o braço do Senhor? Foi subindo como renove, perante ele, e como o raiz de uma terra seca, não tinha aparência, nem formosura, olhá-melo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Isto é Jesus Cristo, o veio, as pessoas não acharam que fosse uma pessoa assim tão bela para o seguir. Era desprezado e mais rejetado entre os homens. Sim, se foi Jesus Cristo. O homem de doras e que sabe o que é para dizer, que sabe o que é sofrer, Jesus Cristo, viveu por isso. E como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso, dele não fizeram um caso, Jesus Cristo. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas doros, levou sobre si e nós reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Este é Jesus Cristo. Mas, ele foi traspassado, isto é, furado de lado a lado, com a lança, pelas nossas transgressões e moído, pelas nossas iniquidades. O que estive que nos traja paz, estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. Que escritura tão clara e tão tão bem visível que é a cerca de Cristo. Do que Ele sofreu na sua primeira vinda. Então, os judeus que dizem ah não, isto é a cerca da nação de Israel. Isto é a cerca da nação de Israel. Os realitas da nação de Israel sofreu assim tanto. Cristo irmãos isto representa Jesus Cristo.

E o judeísmo foi sequestrado por Satanás por não ver. Isto tinha muitas outras escrituras.

Por exemplo, a escritura da Daniel 9 24-27, que fala acerca do Mesias, dizia ah não, é simplesmente uma pessoa ungida. E depois dizia ah não, isto foi a cerca de Siro. Siro foi esse ungido. Que dizir irmãos, a profecias de Daniel 9, 24-27 o que ele vai fazer não é um homem que vai fazer isso. É um messias. É um ungido. E esse ungido só pode ser Cristo. E até declara exatamente a data em que Jesus Cristo viria.

A data em que ele começaria a pregar a ponto de que está aprovado.

Que ele começou a governar a administrar o seu ministério na sua primeira vinda no ano 27 depois de Cristo. E o seu ministério foi por três anos e meio e morreu no ano 31 depois de Cristo. Os judeus esperavam um messias até o ponto que vencei que vieram os sábios vieram de longe para ver por que todos estavam à espera do messias durante essa altura. Mas rejeitaram-no. Rejeitaram um messias. Porque esperavam um messias que viesse libertar a nação como um rei para trazer paz ao mundo através de Israel. Crescirmãos, isso é a segunda vinda de Cristo. Não é a primeira. A primeira era a responsabilidade do messias de ser um servente e sofrer para nos e morrer para nós.

Os judeus não entendem isso. Outra segunda parte que foram sequestrados pelo Satanás é que não entendem a divindade de Cristo.

Crescirmãos, os judeus que viveram durante esse período, alguns deles, não todos, mas muitos viram o batismo de Jesus Cristo. Alguns estavam presentes, viram. E quando o batismo de Cristo ocorreu, em Mateus 3, vejam comigo, em Mateus 3, Mateus 3, versículo 17, Mateus 3, versículo 17, diz assim, eis uma voz dos céus que dizia este é o meu filho amado, em quem me comprásam. Ouviram uma voz que veio de Deus, dizer este é o meu filho amado, em quem me comprásam. Ouviram essa voz? Crescirmãos, se houvesse uma voz hoje em dia, começasse a dizer uma coisa e todas as pessoas que tivessem avala ouviam isso, acreditavam. Mas, não acreditaram aqui, porque? Porque não acreditaram no Pai. Consideraram o Pai como mentiroso.

Não acreditam os judeus na divindade de Cristo. Isso foi escondido. E Satanás pôs este véu para não verem. E há muitas outras escrituras que não vou agora escrever acerca disso, mas temos um guia de estudo por exemplo, Deus é uma atrienda átima, temos outro que quem é Deus que descreve em grande detalhe. Quem é Deus e quem é Jesus Cristo? Outro guia de estudo, Jesus Cristo a verdadeira história, que descreve claramente estes princípios. E por isso, é o Cristo de Cristo. É algo que os judeus não entendem. E depois, os judeus fazem muitos argumentos e questões e contendas de palavras. Vejam, por exemplo, em Timótico 1. Timótico 1 Perdão, primeiro Timótico 6. Primeiro Timótico 6 Diz assim, versículo 3 a 5, diz assim, E se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e como ensino, segunda piedade, é enfatuado. Nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras. E veste isto muito, em particularmente, entre pessoas que têm estes atributos, tipo judeico, que têm esta mania de questões e contendas de palavras.

Não estou a dizer que são simplesmente os judeus, há muitas pessoas, de vários outros grupos que têm mesmo ideias, mas cuidado, irmãos, cuidado, porque esta mania de questões e contendas de palavras, distorcendo e desviando as palavras e o significado de palavras, isto de faz tem, diz assim, de que nasce a inveja, provocação, difamações, suspeitos malíquinas, altercações sem fim, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a pedade é a fonte de lucro. Que os irmãos tenham cuidado. Questões e contendas de palavras afetaram judeus e afetam muitas pessoas. São estes truques de Satanás. Cris irmãos, nós precisamos de ter a verdade. Nós precisamos de ter uma visão 20-20, uma visão perfeita. A visão é uma benção. Ver as coisas bem é uma benção. É uma beleza. Ver montes e montanhas e porres de sol e animais é uma beleza.

Ver a verdade espiritual ainda é uma beleza maior.

Precisamos ter cuidado. Precisamos ter cuidado. Que não deixamos estas cataratas espirituais se desenvolverem. Vejam em Hebreus capítulo 2. Vejam no segundo capítulo de Hebreus. Hebreus capítulo 2 ver. 1 diz assim, por esta razão importa que nos apaguemos com mais firmeza as verdades ouvidas para que delas jamais nos viemos. Suposso se tornou firma a palavra falada por meio de anjos e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo. Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?

A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que ouviram, dando Deus testemunho juntamente com eles por sinais, prodígios e vários milagros e por distribuições do Espírito Santo segundo a sua vontade. Queres irmãos, temos que nos apegar com firmeza. As verdades que ouvimos para não nos deviarmos destes verdades, para não deixarmos estes veus e estas coisas que começarem a destruir a visão.

Porque a palavra foi firme através de anjos, quanto mais quando a palavra vem pelo Senhor, os Cristo Póprio. E isso, por isso, falou Deus por Jesus Cristo aqui na Terra com sinais e prodígios e vários milagros. Por isso, irmãos, precisamos ter cuidado, não nos desviarmos. Precisamos nos manter firmes com mais firmeza não permitir estas falta de visão e de sermos mais fortes. Falta de visão como o exemplo dos cristãos deste mundo que permitiram certos ensinamentos permitiram certos ensinamentos como o céu e o inferno e a trindade e ensinamentos desse gênero. Por outro lado, os judeus também permitiram certos ensinamentos como fugir ou não entenderem de quem é o verdadeiro Messias de divindade Cristo e entraram em disputas ou questões e contendas de palavras. Todos nós podemos estar sujeitos a essas digamos assim, siladas de Satanás.

Embora certos grupos tenham caído mais nessas siladas, todos nós precisamos ter cuidado a essas siladas de Satanás. Precisamos ter esta visão perfeita, vinte de vinte, sem autorizar ou permitir que estas cataratas começem a ficar, a crescer na nossa visão espiritual. Vejam aqui em Hebreus 10, versículo 23.

Diz assim, guardemos firme, precisamos guardar firme ação da esperança sem vacilar pois quem fez a promessa é fiel. Os irmãos não deixem isso sair da mão. Mantenham firme. E por isso consideremos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Precisamos de ter atenção aos irmãos, uns aos outros. Defendente agora que vamos para a festa e vamos conviver com irmãos na igreja durante o período da festa. Ao ano de vocês vão na festa da igreja de Deus. Vamos observar a festa no Brasil. E, queris irmãos, espero que vocês tenham juntado o dízimo para poderem ir à festa como é instruído, como é mandado pela lei de Deus. E por isso, quando vamos à festa temos a oportunidade de considerarmos uns aos outros e nos estimularmos o amor, uns aos outros e às boas obras. Mas infelizmente muitos deixam de se congregar como diz aqui no versículo 25 como é o costume de alguns. Não fazem o esforço para se estarem junto quanto a oportunidade que Deus abre estas oportunidades principalmente do período das festas de pregrinação durante os dias santos de Deus. Não deixemos de congregarmos como eu costumo de alguns antes façamos a dimunstações encorajemos uns aos outros e tanto quanto mais vedos que o dia se aproxima.

Porque se vivermos deliberadamente tem pecado porque se deixarmos esta cega esta cegueira, este velo, este pecado nos desviar da verdade, da visão perfeita depois de termos recebido pleno acontecimento da verdade depois termos tido a visão mas depois vamos e permitimos que sejamos enganados já não resta sacrifício pelos pecados.

Não há segunda chance. Só temos uma chance. Não há duas chances.

Pelo contrário, certa expectação, horrível, juízo e fogo. Vinhador prestes a consumir os adversários.

Queridos irmãos, não permitam as cataratas espirituais afetarem a sua visão 20-20, a sua visão perfeita que Deus vos deu através da Igreja de Deus. Não permitam que estes cataratas espirituais afetem a você. Mantenham-se firmes na verdade que nós aqui na Igreja de Deus Unidas estamos a dar a você. Não permitem cataratas espirituais que façam com que você se desviam da verdade. Mantenham-se firmes até ao fim, irmãos. Falta pouco tempo. Mantenham-se firmes. Obrigado pela fremeza e realidade em nome de Jesus Cristo. Amém.

Jesus disse que a verdade de Deus estava a ser revelada em parábolas para uns entenderem e para outros não entenderem.

Esta núvem na visão espiritual da verdade é como que se tenhamos cataratas espirituais.

Este sermão descreve três áreas de engano que são predominantes de entre os Cristãos e outras três áreas de engano que são predominantes de entre os Judaicos que não creem que Jesus é o Messias. 

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).