Verdadeira ou falsa conversão

O que é a verdadeira conversão? Este sermão explora alguns pontos importantes acerca da verdadeira conversão.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

PONDEU A BOTARTE, CRIOS Irmãos, aqui em George Campos com a BOM NOVA do REINO DE DEUS. CRIOS Irmãos, por que que não ouvimos o Evangelho de Jesus Cristo? Muitos proclamam o Evangelho. Sim, proclamam um Evangelho. O Evangelho de uma pessoa espertinha, de uma pessoa que sabia mais que o Pai, de uma pessoa que diz que tudo que precisamos fazer é simplesmente acreditar nele e que não precisamos obtecer às leis de Deus.

Mas, CRIOS Irmãos, o Evangelho de Jesus Cristo é o Evangelho que Ele pregou e Jesus obteceu ao Pai. E por isso Ele pregou, como podem lerem Mateus 5, 17, não pensem que vim destruir a lei ou os profetas. Não vim abrugar, mas vim para cumprir. E Ele cumpriu e diz para nós seguirmos o Seu exemplo, também a cumprirmos.

Então, por que que pessoas pregam um Jesus diferente? Lembrem-se, como Paulo disse, em 2 Coríntios, capítulo 11, diz assim, porque estou-se loso de vós, conselo de Deus, porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber a Cristo. Felicidades irmãos, estas ideias de que Jesus era um espertinho que sabia mais que o Pai, são ideias que põem manchas nesta virgindade. Paulo depois continuou, em 2 Coríntios 11, 13, 14, 15, mas temo que, assim como a serpente, enganou a Eva com a Sua estúcia.

Assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém vos pregar outro Jesus, que nós não temos pregado, ou se recebês outro Espírito, que não recebesse, ou outro Evangelho, que não abraçaste, dizem-lhe, mas eu temo que vossês, com razão, os sofrerei. Isto é, eu temo que vossês tolerem ou aceitem tais ensinos.

E que, lhes irmãos, muitos no mundo, aceitam outro Jesus do que foi pregado pelos apóstolos, aceitam outro Espírito, que o Espírito de Deus, e aceitam outro Evangelho, que o Evangelho, que Jesus Cristo, pregou. E por isso, vegemos brevemente quem é o verdadeiro Jesus. Pessoas não entendem que Jesus é e era e era o próprio Deus que veio na carne. O próprio Deus do antigo Testamento. Vejam comigo se faz favor em João capítulo 1, versículo 1 a 3.

Diz assim, no princípio era o verbo, no princípio, antes da criação. E o verbo estava com Deus, estava com o Pai. E o verbo era Deus. O verbo era Deus, como o Pai é Deus. Ele, o verbo, estava no princípio com Deus, com o Pai. E todas as coisas foram feitas por intermédio dele, por intermédio do verbo. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, isto é, do verbo. E sem ele nada do que foi feito se fez.

Nada do que foi feito se fez. E depois, no versículo 14, diz assim, e o verbo se fez carne. O verbo veio a ser Jesus Cristo. E habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. O verbo se fez carne. O verbo era Deus, é o que lemos aqui em João 1, capítulo 1, versículo 1. Ele estava no princípio com o Pai. E todas as coisas foram feitas pelo verbo que veio a ser Jesus Cristo. Jesus Cristo era e é o Deus do antigo estamento. Estamento. Pois vocês bastam olhar a 1º coríntios, capítulo 10, 1º coríntios, capítulo 10, versículo 4.

Que diz assim? 1º coríntios, capítulo 10, versículo 4. Diz assim, falando acerca daqueles que estavam no deserto. E beberam da mesma fonte espiritual, porque bebiam de uma pedra espiritual que o seguia, e a pedra era Cristo. Esta pedra espiritual que a seguia. Isto é de dia como uma coluna de nuvem, e de noite como uma coluna de fogo. E esta pedra era Cristo. Foi Cristo que o guiou os israelitas do Egito. Foi o Deus que estava na coluna de nuvem e na coluna de fogo. Diz assim, essa pedra era Cristo.

E, por isso, quando as pessoas dizem ao Deus do Antigo Testamento, era um Deus duro, mas Jesus não, é mais misericordioso. Precisamos de entender que é a mesma pessoa, que é o mesmo ser. E depois, as muitas organizações têm outros Espíritos, que não são os Espíritos de Deus, e outro evangelham. O que Jesus ensinou? O que Ele pregou? Ensinou-Ele os costumes que hoje as pessoas chamam de costumes cristãos? Ensinou-Ele? Ensinou-Eles Jesus Cristo para as pessoas observarem o Dio de Natal?

Aonde é que se vê isso? Ensinou-Eles Jesus Cristo para observarem dias como os Dios Namorados ou o Carnaval? Não. Jesus Cristo não os observou e os discípulos não os observaram. E a Bíblia condena ídolos e até condena a árvore de Natal. Cris irmãos, a humanidade poluiu tudo. Tudo está poluído. Por isso é que Paulo disse, como lemos, Eu temo como a serpente em anoeva com a sua astúcia que também algum de vós seja enganado, da simbilidade que, de simblicidade de Cristo, para seguirem outros Jesus, outro Espírito e outro Evangelho que não foi pregado.

Eu temo que vocês sigam isso. Por que? Porque a humanidade não quer aceitar que Jesus Cristo disse, Vocês precisam de cumprir a lei porque eu não vim para abrugar, mas vim para cumprir. Porque as pessoas dizem, ah não, não, não, é só preciso aceitar Jesus Cristo e dar o teu coração e Ele te aceita tal como estás. Queres irmãos, Jesus Cristo não te aceita como estás, tens de te arrepender.

Mas por que que tem esta inimimizada contra a lei de Deus? Porque tal como Paulo disse em Romanos capítulo 8, versículo 7, Romanos 8, versículo 7, disse assim, Por isso, por isso, a inclinação da carne é inimimizada contra Deus. A inclinação da carne é inimimizada contra Deus. Porque diz, o pendor da carne é inimimizado contra Deus. Pois não está sujeita a lei de Deus, nem pode estar. Queres irmãos, a inclinação da carne não está sujeita à lei de Deus, nem a verdade o pode ser. E por isso a humanidade perlui tudo do que Deus nos deu. Não queremos os caminhos de Deus, porque altos pessoas de uma maneira natural odeiam a lei de Deus. A inclinação da carne é inimimizada contra Deus. Não é sujeita à lei de Deus. As pessoas, por isso, não querem obter as leis de Deus. E por isso, criam um Jesus a dizer, oh, Deus Jesus, Deus deceita tal como estás. Não te precisas de arrepender dos teus pecados. Mas temos que nos arrepender, queres irmãos. Por isso pregam outros Jesus. Um Jesus, como dizem que não é necessário obter as leis de Deus, um Jesus que dizem que só precisamos ter fé em Jesus. Um Jesus que, ao fim disso tudo, é uma falta, falsa conversão. É um falso caminho para a salvação. Isto é o caminho da morte. Queres irmãos, vocês estão iludidos no que é a conversão?

Vocês sabem o que é a verdadeira conversão? Sim, muitas pessoas dizem, bem, tudo que precisamos ser é ser boas pessoas. São boas pessoas, não é? Queres irmãos, há um padrão para ser boas pessoas. Esse padrão são as leis de Deus. Sim, precisamos ser boas pessoas, queres irmãos. Mas, quando dizem, precisamos ser boas pessoas, mas não precisamos obter as leis de Deus. Isso é uma mistura do bem com o mal. Isso é um ensinamento da árvore do conhecimento, do bem e do mal. Como está, foi descrito em Génerses capítulo 2, versículo 7. A árvore do conhecimento, do bem e do mal. Que é o caminho da morte, que é a árvore da morte. Queres irmãos, é muito importante entendermos o que é a verdadeira conversão. Um nos enganos, é que só precisamos de nos esforçar de ser boas pessoas. Sim, precisamos ser boas pessoas, que é o que dizem, mas queres irmãos lembrem-se. Simplesmente ser boas pessoas não vos dá a salvação. Não nos dá a vida eterna. Não há nada, nada, que você possa fazer, que você se possa modificar, que você possa mudar na sua vida, que liderá a vida eterna. A vida eterna só é possível através de Jesus Cristo. Então, o que é a verdadeira conversão? É uma mudança de crenças? É a verdadeira conversão mudar para uma organização diferente, ser membro de uma igreja diferente? É a verdadeira conversão simplesmente tentar ser uma melhor pessoa? Simplesmente tenho que tentar com mais força, mais força. Preciso ser uma boa pessoa? Preciso ser mais justo? É isso a verdadeira conversão? Muitas pessoas querem ser boas pessoas. Sim, a humanidade sempre tenta ser uma boa pessoa, entre aspas, digamos assim. Até os governos e os impostos são guiados para sermos uma boa pessoa para a sociedade, digamos assim. Há muitos livros, muitos livros que ajudam as pessoas a serem melhores pessoas. Pois isto é porque o homem, por si próprio, quer ser uma melhor pessoa. Quer ser visto como uma boa pessoa? E sim, podemos fazer coisas boas e isso é comendável. Sim, isso é louvável.

Mas... Mas só ser uma boa pessoa, quer isso dizer que o Senhor está convertido e que é um verdadeiro cristão? Sim, há até muitos pessoas que dizem, era uma tão boa pessoa que certamente Deus está com Ele ou com Ela. É tão boa pessoa que certamente dizem as pessoas, vai para o céu. Crisis e irmãos, isso é o mau entendimento da promessa que nos é feita e é o mau entendimento do que é a verdadeira conversão. Vejam comigo se faz favor em Génacias 3, versículo 5 a 6.

Vê-se aí, no Jardim do Adam, no Jardim do Adam e vê-se que acerpente. Vê-se a mulher que a árvore era boa para se comer, depois de serpente ter convencido a mulher. A mulher viu que a árvore era boa para se comer, agredava os olhos e desejava-o para dar em dinimento. Sim, para ser uma melhor pessoa. Tomou-o do fruto e comeu e também deu-o-me a ir e ele comeu. E abriram-se os olhos, digamos, e percebendo que estavam nos, cozeram as árvores. Eu queria ter lido para dar-o no versículo 5, porque Deus sabe que no dia em que deu-o comer-os, vos abrirão os olhos e como Deus, sereis conhecedores do bem e no mal. Foi o que Satanás disse. Sereis conhecedores do bem e no mal. E a mulher, então, vendo isso, tomou da árvore porque era desejável para dar em dinimento. Vemos aqui, irmãos, que a serpente convenceu que podiam ser boas pessoas, sem Deus. A serpente convenceu a elas que podiam ser boas pessoas, podiam ser, digamos assim, como Deus.

Sem Deus. Convenceu a elas que podiam ser, como Deus, boas pessoas, porque só Deus é bom. E podiam fazer isso, sem Deus.

Crisse irmãos, eles pensaram que podiam ser bons, ou boas, por eles próprios. E a humanidade, hoje em dia, pensa a mesma coisa. Podemos ser boas pessoas, por nós próprios. Ao fim de contas, Deus oftenha oferecida a eles a ajuda, perante a fraqueza deles, que era a árvore da vida.

A possibilidade de poderem viver sem pecado. Mas eles rejeitaram essa ajuda. A serpente isso, e eles, vocês não precisam disso. E assim, eles pecaram, e toda a humanidade peca. Crisse irmãos, o apóstolo Paulo esteve a trabalhar com pessoas que queriam ser boas pessoas. E hoje, então, vamos estudar um pouco acerca deste exemplo de Paulo, de lenda aqui, alguns trechos do livro de Romanos. Do livro de Romanos. Por isso, podem virar para o livro de Romanos, entretanto. Mas vamos ver que as pessoas, os Romanos, por exemplo, mas Paulo teve essa situação com outras congregações também. Mas, especialmente, escreveu aqui aos Romanos, uns pontos que eu quero abrir a Bíblia e mostrar a vocês como Paulo. Explicou isso.

Paulo explicou que as pessoas queriam ser justas. Queriam ser boas pessoas. Queriam ser justas. Para anteus. Mas, os Romanos, o povo em geral, nessa tentativa de quererem ser boas pessoas, de quererem ser justos, rejeitaram a Jesus Cristo. Que é a única maneira pela qual podemos ser justos. Aquelas pessoas, durante a idade, durante a era, digamos assim, de Paulo, cheiam a um ponto que pensavam que não precisavam de um cias. Porque podiam fazer tudo pelos seus próprios esforços. Mas queriam ser irmãos e sem possível. E as pessoas que pensam que tudo que precisa ser é uma boa pessoa, simplesmente, anda assim dessa maneira e continua da maneira que estás, mas simplesmente, queriam ser uma boa pessoa.

Isso não é a verdadeira conversão. E isso, ao fim de contas, é o mau entendimento do Evangelho Jesus Cristo. Vijamos, então, em Romão, Romanos capítulo 1, versículo 15 a 17. Romanos 1, capítulo 15 a 17. Diz assim. Por isso, quando está em mim, estou pronto a anunciar o Evangelho a vosotros, em Roma. Eu, tanto que eu posso, estou a tentar pregar o Evangelho Jesus Cristo a vocês. E a mesma coisa que eu estou a fazer a vocês, os portugueses, à volta do mundo. Estou a tentar, quando está em mim, estou pronto a anunciar o Evangelho Jesus Cristo a vosotros, da língua portuguesa. E ele, pois, continua dizendo, versículo 16. Pois, não o envergone do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação, o Evangelho de Jesus Cristo, a mensagem de Jesus Cristo nos mandou. É o poder de Deus para a vida eterna.

É a justiça de Deus. Primeiro, do judeu e também do grego, para todos, para todas as pessoas. Portugueses, espanhóles, italianos e ingleses, para todos. Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho. O Evangelho é a justiça de Deus. O Evangelho revela a justiça de Deus.

De fé em fé. De fé, a justiça de fé em fé. Como está escrito, o justo viverá por fé.

Cris irmãos, o Evangelho revela que não há nenhum valor que seja duradeiro em nós, que seja bom. Não há nada que nós possamos fazer para receber a vida eterna. Só Deus é bom. Por isso, é que Deus disse, eu sou quem sou.

Deus é justo, é bom. Só um que é bom, que é Deus. Nós todos estamos sujeitos à corrupção. Estamos sujeitos, pelo menos a ficar velhos, mas além disso, à corrupção, a fazer erros, a fazer, a cometer pecados. E por isso, particularmente, Paulo começa a demonstrar como o mundo e eu, e o mundo e de uma maneira geral, o Gentius, diz aqui no versículo 18, diz assim, a ira de Deus se revela do céu contra toda a empiadada e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça. A ira de Deus, a ira de Deus, vai se revelar contra a humanidade, porque estão a deter a verdade pela injustiça. Por que? Porque querem desopter, querem pecar, querem fazer as paixões da carne e por isso dão a desculpa que Jesus Cristo e Deus te aceitam tal como estás, para se justificarem eles próprios.

E por isso, de tem a verdade com essa injustiça. Por quanto que de Deus se pode conhecer e manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou, porque os atributos invisíveis de Deus assim como o Incerno do Poder, o Interno do Poder, como do bem o Suo próprio Divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebido, por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso, indesculpáveis.

As pessoas que dizem, ah, é a evolução, são indesculpáveis, porque a Divindade de Deus, o Interno do Poder de Deus, é demonstrado pelas coisas que são criadas. Você abaixa olhar para um pássaro como voa. Milagre, milagres após milagres, e milagres em cima de milagres, parece mentira.

Queria irmãos, o homem não tem desculpa. Toda a humanidade se desviou do caminho. Toda a humanidade se desviou do caminho, toda a humanidade é pecadora. E por isso, Paulo está aqui, dá uma convicção aos romanos, aos gentios, ao mundo, a toda raça humana, de que o homem, por si próprio, não pode ser boa pessoa. Veja, por exemplo, no ciclo 32. Diz assim, ora, acontecendo-os a sentença de Deus, de que são passíveis de morte, os que tais praticam, as coisas, as coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam, os que assim procedem.

Querias irmãos, isso vê-se hoje em dia. Os pessoas não só fazem coisas pecaminosas, mas aprovam essas coisas. Que quais as é que ele está a fazer? Que coisas que ele está a mencionar? Vocês pensem, pensem bem, que coisas estão a acontecer no mundo à sua volta, que as pessoas aceitam, que as pessoas aprovam, mas que são coisas que são passíveis à morte, que são pecados de morte.

Pense, o que está a acontecer à sua volta? Que seja esse caso, que o mundo à sua volta está a fazer, podem fazer? Vem na televisão, vem esses assuntos? Ou deixe-me mostrar o que Paulo estava a referir, por exemplo, aqui neste mesmo capítulo.

E vejam então no versículo 26 e 27, dizem assim, por causa disso, os entregou-o-dê-los a paixões infames. Porque até as mulheres mudaram o modo natural das suas versões íntimas por outro, contrário à natureza. Até as mulheres, em vez de terem uma paixão natural, de corpo com natureza, que isto seria uma mulher como homem, têm agora paixões infames que é mulher como mulher. É o que Paulo está a dizer aqui no versículo 26, olha, por exemplo, a 27. Similhentemente, os homens também deixando o contato natural da mulher.

Sim, homem como mulher, é o contato natural da natureza. Se inflamaram-o mutuamente em sua sensualidade, cometendo turpeza, homens com homens. E recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro. E por isso, é que Paulo disse no versículo 32, diz assim, conhecendo-os a sentença de Deus, de que são passivas de morte. Os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam, os que assim procedem. E, queres irmãos, isto é o que se vê no mundo, à nossa volta.

Não se pode dizer que essas ações são pecaminosas e vocês nem se trevam a falar contra esses malos. Porque se não, se disseres alguma coisa contra esses malos, vai ser chamado uma pessoa que não tolera, que não perdou as outras pessoas, que uma pessoa que está, que vai ser ser chamado como uma pessoa que é, estás a julgar as outras pessoas, estás a condenar as outras pessoas, dizem que estás fora de contato com a realidade. No entretanto, quem está a julgar são esses. Esses que estão a julgar, estão a julgar aqueles que estão simplesmente a apontar para a lei de Deus. Esses pecaminosos estão a julgar, os que simplesmente querem viver de acordo e falar de acordo com as leis de Deus.

E por isso é que diz no capítulo 2, versículo 1, que diz assim, portanto, é as indesculpável, ou a homem, quando julgas, porque essas pessoas que fazem esses pecados é que estão a julgar. Quem quer que sejas, porque no que julgas ao outro, é que tem mesmo de condenas. Pois praticas as próprias coisas que condenas.

Queridos irmãos, por que as pessoas estão a julgar? Estão a julgar porque querem ser boas. E quando querem ser boas pessoas, estão a julgar aos outros, porque estão a dizer que nós somos melhor que os outros. Porque as pessoas querem ser boas pessoas, querem estar corretas. E por se você estiver correto, então você pode julgar ou condenar os outros. E por isso é que diz assim, no versículo 2, bem sabemos que os juízes de Deus é a segunda verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, homem que condena os que praticam tais coisas e faz as mesmas, pensas se te livrarás de juízes de Deus? Quer dizer, essas pessoas são hipócritas. Estão a condenar pessoas por dizer que estão a julgar, mas estão a julgar aos próprios. São hipócritas. E por isso diz o juízo de Deus. O juízo de Deus está contra os que estão a julgar, os outros, mas que praticam estas coisas pecaminosas.

E depois esquecem o seguinte, versículo 4, ou desprezas a riqueza de sua bondade e tolerância e longa namoridade. Inhorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento. Aqui está a palavra chave, a bondade de Deus, porque Deus está com paciência, com longa comunidade, está a dar tempo. Por que? Porque é a bondade a Deus para que as pessoas se arrependam, está a conduzir as pessoas ao arrependimento. Queris irmãos, o que Deus quer é o arrependimento. E depois Ele diz tanto os gentios como os judeus, ambos fazem coisas mal. Dizendo assim, para os cristãos hoje em dia, seria tantas pessoas que estão no mundo como os que são cristãos fazem coisas mal. Veja como Ele diz isso em versículo 23 e 24 do Romanos 2. Diz assim, tu que te glorias na lei desorras a Deus pela transversão da lei, tu que glorias na lei estás a desobtecer. Pois como estás escrito, o nome de Deus é blasfamiado entre os gentios, entre as pessoas do mundo, por vossa causa. Por isso tanto as pessoas do mundo como os verdadeiros cristãos não são melhores uns que os outros. Nenhum é perfeito. Somos todos pecaminosos. Por isso é que diz, no capítulo 3, versículo 9, a 12, diz assim, que se conclui. Temos nós alguma vantagem? Temos nós como cristãos alguma vantagem? Não, de forma mal nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tantos judeus como grego, tantos cristãos, verdadeiros cristãos, como as pessoas do mundo, estão debaixo do pecado. Como está escrito, não há justo nenhum sequer. Nem um sequer. Não há quem entenda, não há quem busca Deus. Todos se extraviaram a uma, se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem. Não há nenhum sequer. Não há nenhum sequer.

Queridos irmãos, vejam como Paulo descreveu isto. Quando ele disse a Deus aos ministros da congregação, ou da área, de Ifésios. Ele disse a Deus a eles em Atos capítulo 20. Vamos voltar a romanos daqui a pouco. Por isso não tenham aí uma marca, ou coisa assim, em romanos. Mas vejam aqui em Atos capítulo 20, versículo 20 e 21. Diz assim, quando Paulo estava a dizer adeus aos brosbítros da congregação de Ifésio, jamais deixando-os anunciar coisa alguma proveitosa e devolvendo ensinar publicamente, também de casa a casa, ele teve continuamente a proclamar o evangelho, ensinar as coisas de proveito, teve a ensinar a eles e disse assim, continuando no versículo 21, testificando tanto a judeus como a gregos. O quê? O arrependimento para com Deus. O arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Vem, não é só a fé, é o arrependimento também. Por isso, quando dizem a tudo que precisa ter fé em Cristo e Cristo aceita de como estás, isso é uma mistura do bem com o mal. Porque sim, precisamos ter fé em Cristo, mas precisamos nos arrepender de como estamos e de como somos. O arrependimento para com Deus.

Cris irmãos, tanto os judeus como isto é os verdadeiros cristãos falando espiritualmente, como os gentios, ninguém tinha uma vantagem. Todos estavam debaixo do pecado e todos têm que se arrepender para com Deus.

Algumas pessoas dizem, oh, eu seria uma boa pessoa se eu não tivesse este hábito. Como eu lamento ter este hábito, esta dificuldade, tenho remorços, estou desapontado, estou triste que tenho este problema.

Essa lamentação, esses remorços não são suficientes. Porque isso não nos faz uma melhor pessoa. Porque isso não é arrependimento para com Deus.

Quando irá, então, em Romanos capítulo 3, versículo 21, diz assim, mas agora, sem lei se manifestou a justiça de Deus, testemunhada pela lei e pelos profetas.

Isto é. Agora, sem os vossos esforços, sem as vossas dificuldades, sem as vossas tentativas de observar a lei, sem esses esforços de tentarem ser melhores pessoas. Se manifestou a justiça de Deus, testemunhada pela lei e pelos profetas, que foi apontada pela lei e pelos profetas. Isto é. Além dos vossos esforços de guardar a lei, a justiça de Deus foi manifestada. Foi manifestada de acordo com os termos ou os condições de Deus. E por isso, em, no versículo 23, o versículo 24, sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo. Fomos justificados, fomos feitos justos, não porque eu estou a ser uma melhor pessoa, sim, precisamos ser melhor pessoas, mas fomos feitos justos por Deus, gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Jesus.

Jesus Cristo fez uma decisão de morrer por você.

Não é uma questão de dizer, você dizer, eu sou uma boa pessoa e por isso eu sou justo? Não. Foi Jesus Cristo que fez uma decisão de morrer por você e fez isso gratuitamente de graça, isto é pela graça de Deus. Por que? Por que?

Isto foi feito para que você ficasse tão, digamos assim, comprometido, tão convicto, tão convencido, que nunca, como a vez depois de você se derreprender, nunca voltasse para trás para uma vida pecaminosa.

Deus deu a sua vida eterna para você e para mim. Deus deu a sua vida eterna por nós. Sim, porque Jesus Cristo era o verbo, era Deus e deu a sua vida eterna.

Ele sofreu e morreu. Se esvaziou do poder de Deus, veio para a terra como o homem morreu pela cruz. Deus a sua vida eterna acabou.

E por isso, queridos irmãos, é que é tão importante você entender quem Jesus Cristo e o que Ele fez. Por isso, nós temos um guia de estudo, a século desse tema. Quem é Jesus Cristo? A verdadeira história. Você precisa entender o que Ele fez por você e por mim. Quando você começa, de facto, a entender o que Deus fez por você e por mim, então, o que Ele fez vai ter um impacto completo na sua vida. E ver se toda a humanidade está na mesma situação. E isso faz com que o ato da páscoa, o significado da páscoa cristã, tenha uma profundidade e um significado mais profundo, como um entendimento muito maior, do que talvez você tenha tido.

Queridos irmãos, você não tem nenhum perdão a não ser que você tenha arrependimento para com Deus. Você desapontou a Deus, você pecou contra Deus e por isso é que preciso ter arrependimento para com Deus. E o preço desse pecado, a multa, a pena desse pecado que é a morte, só foi paga por Jesus Cristo e não é paga por você ser uma boa pessoa. O preço, o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna.

Mas para ele poder dar isso a você e a mim, ele teve que dar a sua vida eterna por si e por mim. Jesus Cristo que era o logos, que era o verbo, morreu por você e por mim. Ele teve que desistir da sua vida eterna. Que dizem irmãos, você está a entender isto? Você está a entender isto de dia a dia, talvez melhor, mas um dia quando você tiver a vida eterna, então ele não entenderá melhor o sacrifício que Jesus Cristo fez.

E então você nunca vai querer voltar para trás e pecar outra vez.

Jesus sabia o que ele ia fazer e o que ele fez quando era Jesus como um ser humano. Vejam em João capítulo 17, versículo 5. João 17, versículo 5. Diz assim, e agora glorifica meu pai contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti antes que houvesse o mundo. Antes da criação eu já tinha esta glória contigo com o pai e ele desistiu dessa glória, desistiu desse estudo, desistiu desse estudo, deitou esse estudo de fora, desvaziou-se desse estudo. Vai para a terra como um homem gerado pelo pai, encarnou-se de sua livre vontade e morreu a vida física e deu a sua vida eterna e a sua vida física por você e por mim. Por isso é que eu lhes diz, aqui no 17, 5. Glorifica meu pai contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti antes que o mundo existisse. Eu tinha esta glória, agora não tenho, agora sei que vou morrer, mas eu fiz a minha parte e agora tenho fé que vais fazer o que disseste que vais fazer. Eu tenho completa fé em ti, o pai. E por isso é que ele profetizou em João 526, João 526, porque assim como o pai tem vida em si mesmo, quando Jesus Cristo se tornou um homem, quando ele já era um homem, depois ter sido logo, já se tinhas vasiado da vida interna. Tinha só uma vida física agora. E por isso é que disse assim, porque assim como o pai tem vida interna em si mesmo, também concedeu ao filho ter vida em si mesmo, ao filho, porque vou morrer, mas vou ser suscitado e depois vou ter a vida interna de novo. Ele profetizou, porque tinha absoluta fé no pai que o pai ia fazer isso. É muito importante você entender quem Jesus Cristo era e é. É muito bem entender o que ele fez por você e por mim. É muito importante entendermos isso, porque isso nos dá uma profundidade de entendimento e um desejo de compromisso, um desejo mais profundo de nos comprometermos, a viver uma vida nova, como o novo eu, o novo homem. Querias irmãos, isto é o que se lê em Filipe, capítulo 2. Uma das minhas escrituras que entendo melhor de dia a dia, que é uma escritura admirável, em crujadora, que diz assim, tendo em voz o mesmo sentimento, no versículo 5 de Filipe II, que houve também em Cristo Jesus, porque ele, subsistindo em forma de Deus, sim, ele existia como logos, como era Deus, estava lá de Deus, estava com o Pai, não julgou como surpresa, um ser igual a Deus, não era nenhum insulto dizer que era igual a Deus, não, mas assim mesmo se esvaziou de ser Deus para vir a ser um homem, para vir a ser um homem. Assumindo a forma de ser, tornando-se em similhança a homens e reconhecida em fígara humana, e além disso, o melhor, tornando-se obediante até a morte e morte na cruz, para depois poder ser resuscitado, para poder perdoar e jogar a você e a mim, para nós podermos receber a vida eterna.

Quando você começa a entender isto, você então vê o que que o seu compromisso precisa de ser, a sua lealdade para Deus precisa de ser. Precisamos de entender uma coisa, precisamos de entender uma coisa, que você ou nenhum de nós somos melhor que os outros. Vejam como Pedro pensava que era melhor que os outros. Vejam em Mateus 26, Mateus 26, Mateus 26, versículo 31. Então Jesus lhe disse, esta noite todos vocês os escanalizarão comigo, porque está escrito, ferirei o pastor e as alveias do rebanho serão dispersas. Eu vou ferir o pastor e as alveias do rebanho serão dispersas. Ferirei o pastor e as alveias do rebanho serão dispersas. Vai haver uma dispersão do rebanho, uma dispersão na igreja. Não fiquem escandalizados, não fiquem surpreendidos, que isso vai acontecer. Mas depois da minha resurreção, irei adiante de vós para a Galileia e vos trarei de volta. Então Pedro disse assim, ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Eu sou melhor pessoa que os outros, eu nunca faço isso, eu sou melhor. Jesus Cristo, então, disse assim, Pedro, não me penses que é as melhores que os outros. Porque Jesus Cristo disse, eu não posso contar com você Pedro. Eu que ele disse, no versículo 24, replicou Jesus, em verdade, te digo, que nesta mesma noite, antes que o gáulo cante, tu negarás três vezes. Então, como vais negar três vezes, ainda hoje?

E depois, no versículo 35, disse-lhe, Pedro, Pedro, ainda que me seja necessário morrer contigo. De nenhum modo, tu negarei, eu sou melhor que isso. E todos os outros disseram, nós também.

Todos querem parecer boas pessoas. Todos querem parecer, ó, eu sou melhor. Eu que se ver nas políticas, ainda, televisão, entre os governos, políticos, isse. Querem ser melhor, eu sou melhor, como é que os outros podem fazer isso, eu não fazia isso. Entretanto, fazem a mesma coisa. Como é que eles poderiam ter feito isso? Eu nunca faria isso. Quer dizer, irmãos, se você está numa situação, ou pensa, eu nunca farei isso. Como é que essas pessoas podem ter feito isso? Eu nunca faria isso. Cuidado. Cuidado. Porque talvez, não estejas a ver quem tu és.

Talvez, você ainda não se tenha arrependido para com Deus.

Vejam, então, em Lucas 22. Lucas 22. Lucas 24. Lucas 22. Lucas 24. Lucas 22. Lucas 24. Então, prendendo, levaram... produziram na casa do sumo seredote Pedro seguia de longe. E quando acenderam fogo, no meio do pátio, juntos se acentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Intremendos, uma criada. Pimentos, uma criada, vendo assentado perto de fogo, fitando, disse-lhe, oh, este também estava com ele. Mas Pedro mentiu, disse, não, não, não o conheço. Negou a Cristo. Pouco depois, vendo o outro, disse-lhe também, tu és dos tais, Pedro, por em, por testava, homem, não sou! Mentiu, segunda vez, negou a Cristo segunda vez, por cícola 59. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo também, também este. Verdadeiramente, estava com ele, porque também é Galileu. E Pedro dizia, não, homem, não compreende o que estás a dizer. Terceira vez, negou a Cristo. Mentiu. E logo, estando Pedro ainda a falar, cantou o galo. Então voltando-se o Senhor Jesus Cristo, olhou para os olhos de Pedro. Então Pedro se lembrou o que Jesus Cristo lhe tinha dito, hoje três vezes me negará-as, antes de cantar o galo. Então Pedro, saindo dali, chorou amargamente. Pedro viu o que Ele era. Viu o que Ele era. Que lesse irmãos, reconhecemos o que somos, reconhecemos o que somos, porque então Pedro teve um verdadeiro arrependimento para com Deus. Nós precisamos, igualmente, de chorar amargamente pelo que somos. Então quando começamos a entender o que Deus fez por nós, porque deu a vida eterna por nós, e começamos a entender como nós deixamos Deus por lado, por fora. Depois de Ele ter feito tanto por nós, então começamos a entender que nós matamos o Criador. Nós matamos Deus. O nosso Criador, tudo foi criado por meio através de Ele, Jesus Cristo. Então isso é o verdadeiro arrependimento para com Deus. E, Cris Irmãos, foi isso que Jesus Cristo fez, continuando a estudar em Romanos capítulo 5. Romanos 5, versículo 5 é 6. Diz assim, Nós, estando nós ainda em fraqueza, Ele morreu por nós. Ele morreu por nós. Cris Irmãos, nós estamos sem força. É tudo feito através de Jesus Cristo. Tudo feito através de Jesus Cristo. Não pode ser a nossa decisão, devermos a ser uma pessoa melhor.

Jesus Cristo, quando nós éramos fracos, Morreu a seu tempo por nós. Vejam, por exemplo, em 1 Coríntios capítulo 15, versículo 54. E quanto? 45. Diz assim, pois assim está escrito, O primeiro homem, o Adão, foi feito alma vivente.

Era simplesmente o que o Adão foi, um ser vivente. Um ser vivente que morreu. É simplesmente o que nós somos. Mas depois diz, o segundo Adão, o último Adão, porém, é espírito vivicante.

Jesus Cristo é um espírito que nos dá vida eterna. Não é simplesmente o que nós somos, que nos dá vida eterna. Não é simplesmente um ser vivente, mas nos dá vida eterna. É uma grande diferença. Nós somos seres humanos, nós procriamos, porque somos parte da raça humana, mas nós temos necessidade da vida eterna. Em João 14, versículo 6, João 14, versículo 6, diz, Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. A vida eterna. Jesus Cristo é o caminho, é a verdade e é a vida eterna. Não é eu ser uma melhor pessoa, se precisamos ser melhor pessoas, se precisamos de obter as leis de Deus. Mas o caminho é suscrito, isto é a verdade, e ele é a vida eterna, é ele que é aquele que nos dá a vida. Por isso, cris irmãos, não há nada que você pode fazer por você próprio. Precisemos reconhecer o que ele fez por nós, e por isso, Jesus Cristo para nós, é um dom. É um dom. Ele Deus nos dá a nossa vida, a sua vida, para nós. A vida eterna é um dom. Não é nada que possamos fazer para amecer e para ganhar. O reino de Deus é um dom. Você não pode ganhar a vida. É um dom. Está pronto para você o receber, pois está disponível para você. E não, na verdade, estava disponível para você antes de você nerecer. Está disponível para toda a humanidade antes do primeiro ser humano ter sido criado. Antes do primeiro adão ter sido criado, este plano já estava planejado. Deus cria filhos, cria mais seres na família Dele. Na família Dele, família de Deus.

Mais seres como Ele. Como os seus filhos são seres como você é. Ele cria mais seres como Ele. Seres que vivem sem amor, seres que vivem sem harmonia, sem rebeldade. E sempre entendendo que o Pai será sempre o Pai. Jesus Cristo, que é o nosso Salvador. Como é que Ele podia garantir que estas crianças e os filhos nunca voltassem para trás para virem ser pecaminosos outra vez? Como é que Ele poderia fazer com que esse compromisso, esse compromisso, das filhos e filhos de Deus fosse eterno? Para isso, eles viram que foi necessário. Um deles ter que dar a vida dele. Viver entre nós, como um de nós e morrer para nos dar a vida. Quando você entende isto completamente, você então vai estar eternamente cheio de gratidão. E isso é o que nós precisamos de entender, de considerar e que Ele fez isso antes do primeiro homem ter nascido. Ele tinha decidido isso antes do primeiro homem ter nascido. Vejam em Apocalipse 13. Apocalipse 13, versículo 8. Ao fim, diz assim, o Cordeiro que foi morto desde a Fundação do Mundo. O Cordeiro Jesus Cristo foi morto, foi destinado a ser morto, antes de criarem o mundo. Esse foi o plano de Deus. Tinha decidido isso ao início, ao princípio. E por isso, quando você diz, oh, eu vou tentar ser uma melhor pessoa para poder ser batizado, quando você diz, eu vou fazer melhor, eu vou tentar melhor, eu vou trabalhar melhor, eu vou mudar mais, eu vou ter mais intelecto, eu tenho mais habilidade, eu sou um jovem, tenho a possibilidade, tenho anos à frente, sou capaz de fazer isso. Isso não é arrependimento para com Deus. Você pode ter lamentações, tristezas, mas isso não é arrependimento. Lembram-se quando Jesus Cristo convertiu o Paulo em Atas 9, versículos 3 a 5, Paulo ficou seco, então Paulo disse a Jesus Cristo, quem é você? Vejam como isso, faz favor em Atas 9, Atas 9, versículo 3 a 5, Atas 9, 3 a 5.

Seu noel estrada fora, ao precisar de Damasco, subitamente, uma luz do céu abrilhou a seu redor e, caindo-me por terra, ouviu uma voz que lhe dizia, Salo, Salo, por que me persegueis? Jesus Cristo não perguntou ao Paulo, que era previamente Salo, mas o nome foi mudado para Paulo, não tinha dito ao Paulo, por que estás a matar cristãos? Por que que estás a amaguar outras pessoas? Por que que estás a perseguir outras pessoas? Não, Jesus Cristo disse, por que que tu me persegues a Cristo?

Precisemos de arrepender para com Deus.

Ele perguntou, quem é a Jesus tu, Senhor? A resposta foi, eu sou Jesus a quem tu persegueis.

E, duro é para ti, recalcintrar contra os agilhões. E é difícil para ti, Paulo, estar a bater contra isto, por que não pode sair desta, e é como dizem este aderejo, checkmate. Não tens desculpa.

Quando encontras perante Jesus Cristo, não tens nenhum sítio para desconder. Não há desculpas. Por isso, uma mudança, um arrependimento, é permanente e isso é a verdadeira conversão, o arrependimento de que você fez e do que você é. Por isso, cris irmãos, não siguem outro evangelho que diga outra coisa diferente. Cadê-a que tudo que você precisa é fé para Jesus Cristo? Sim, precisa fé para com Jesus Cristo, mas precisa arrependimento para com Deus, que é seguir as leis de Deus. Não siga outros Jesus, que dê a impressão que o Deus do antigo testamento é duro enquanto Jesus Cristo é uma muito melhor pessoa. Por que ao fim de contas, Jesus Cristo foi o Deus do antigo testamento? Foi aquela rocha que os tirou do deserto, como vimos. Não sigam um espírito que diga que tudo que você precisa é dar o coração a Jesus, pois Ele o aceitará tal como você está. Porque isso é um espírito irrato, não é o espírito de Deus.

Cris irmãos, Deus não aceita você como está. Precisa de haver um arrependimento para com Deus. Tal como Paulo disse, mas temo que assim como a serpente enganou a Eva, com sua astúcia, para seguirem outros Jesus, ou outro espírito, ou evangelho, temo que vocês tolerem tais ensinos. Infelizmente, alguns de vocês, na verdade neste mundo, muitos do mundo, seguiram esse caminho. É tempo, é boa hora, é altura, de nos acordarmos e de nos arrependermos para com Deus e para ouvirmos o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, o evangelho de Deus, da boa nova do rei de Deus, que é da vinda de Cristo para reinar na terra, estabelecer o rei de Deus e trazer paz à terra, que é apregado pela Igreja de Deus e pelos verdadeiros ministros de Deus. Você agora ouviu a verdade. Você recebeu o testemunho. Agora a decisão é sua.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).