Gnosticismo e seu impacto no cristianismo

Sete ensinamentos falsos que sobreviveram da filosofia gnóstica e que são partes criticas do Cristianismo tradicional.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom, deobotarde, queres irmãos, aqui, aos campos. Em dois sermões prévios em que abordei o tema do Nostecismo, como essa filosofia afetou o mundo religioso, eu descrevi como é que ele desenvolveu ou como é que foi desenvolvido durante o primeiro século, como se iniciou inicialmente da religião babilónica Pagan, e depois foi reformada cerca do sexto e do sétimo século, antes de Cristo, através de pensamento e ideias elenistas, como depois se espalhou pela Europa ou da Europa até a Índia, e como afetou a área da Palestina, onde estavam os israelitas, e como essa liderança judaica também foi cruída com esse tipo de pensamento, um tipo de pensamento que é um tipo assim como parasita.

E então essas desenvolveram certas filosofias e ideias, as quais facilmente perverteram o cristianismo no primeiro século. Pondo de outra maneira, o Nostecismo é um parasita que afeta o raci-cíneo humano, a maneira de pensar humana à parte ou separada de Deus, e então esse desejo de intelectualismo, de sabedoria, essa maneira de pensar e racicionar e ter essas ideias e pensamentos e lógica à parte de Deus ou separada de Deus, é digamos assim simbólica da árvore do conhecimento do bem e do mal, a qual este intelectualismo, o qual perverte ou muda a verdade para uma maneira que parece bem para o raci-cíneo, raci-cíneo humano.

Hoje em dia, o Nostecismo tem uma definição muito restrita, digamos assim, e técnica que diz ou que quer dizer que o Nostecismo eram seitas, Nósticas, no segundo e no terceiro século. Ora, sim, isso é certo, mas de acordo com essa definição que é limitada, o Cristianismo moderno não é Nostecismo. Mas o importante para nós entendermos é que o Nostecismo foi como um passo para andar para a frente, um passo para o qual Satanás usou para introduzir um engano, uma subversão à verdade, isto é, ao Cristianismo verdadeiro.

E por isso, o que sobreviveu para o mundo de hoje em dia para a era moderna do Cristianismo, o que sobreviveu do Nostecismo foi ensinamentos e filosofias que estão o que existem na Era Cristã. Essas, esses ensinamentos ou essas filosofias vieram inicialmente da religião Pagã Babilónica, foram alteradas, reformadas pelo pensamento elenista, foi adaptada pelo Cristianismo mais tarde através de ensinamentos judaicos também. E por isso, hoje, queridos irmãos, eu quero identificar sete, simplesmente sete, dos maiores ensinos falsos.

Sete das maiores filosofias que vieram deste pensamento nóstico e algumas das quais estão profetizadas, que sobreviveriam até o tempo do fim. Noutras palavras, hoje, vamos cobrir sete faços ensinamentos básicos que foram adoptados pelo Cristianismo tradicional que vieram deste raciocínio humano separado de Deus, que é conhecido como Nostisismo. O primeiro ensino falso é esta a ideia de que a lei não existe. Vigemos, por exemplo, em segundo Salunicenses, capítulo 2, versículo 3. Segundo, de Salunicenses, capítulo 2, versículo 3.

Diz assim, irmãos, capítulo 2, versículo 3. Está a falar aqui aos irmãos, no que diz o espéio que está a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, e tenham cuidado, que não sejam desviados facilmente, porque primeiro virá uma apostesia e depois vai ser revelado o mistério da iniquidade.

Isto é o mistério de que a lei não existe. Este espírito, que vai ser este mistério da iniquidade, vai ser este inico, que vai ser revelado este homem da iniquidade, mas esta atitude já existe. Diz assim, que este mistério da iniquidade, este homem da iniquidade é o filho da peticão, que se opõe contra tudo o que se chama Deus. E, por isso, este mistério da iniquidade, este homem da iniquidade, vai usar esta atitude que existe aí e que já existe.

Vejam, por exemplo, no versículo 7, com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém. Este mistério da iniquidade já está entre nós. Já estava durante o período de Paulo, quando ele pregou, já existia e vai continuar e continua hoje em dia. Isto é uma crença anóstica que já existia e já existe ainda hoje, que sobreviveu estes anos todos.

Vejam no versículo 8, que diz assim, ainda será, de facto, revelado o inico, o inico a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca e o destruirá pela manifestação da sua vida. Este ser homem da iniquidade, este falso profeta, que vai promulgar ainda mais esta filosofia, esta ideia de que a lei não existe, mistério da iniquidade. E veja o que Deus pensa disso. Por tis, ora, o parecimento inico é segundo e ficasse satanás, com todo o poder e sinal de prodígio da mentira, com todo o engano de injustiça, engano de injustiça.

Acho que parecem, por não acolheram amor da verdade para serem salvos. Queres irmãos, hoje em dia quando ouvimos as notícias, continua a maneira de pensar que é de pernas para o ar, é de pernas para o ar, em que dizem coisas que são mentiras, mas dizem como que se fossem verdade.

Quer dizer, esta iniquidade existe em todas os ângulos da nossa vida diária.

E ver-se aqui, é por este motivo, pois, diz no versículo 11, que Deus lhes manda a operação do erro para dar em crédito a mentira.

Deus deixa estas pessoas irem neste caminho, mas quem está detrás disso tudo é Satanás. Através de poder e sinais e prodígios, vai haver milagres tão grandes que vai enganar o mundo inteiro. Querias irmãos, este pensamento nóstico, este pensamento que vem do Nosticismo, fala acerca do pecado, fala acerca de... oh, isto é certo e que ele é errado!

Mas tem um senso incorreto ou falso do que é verdadeiromente justo, do que é justiça. Sim, falam acerca da dorar a Deus, sim falam acerca de Jesus Cristo, sim falam acerca da lei de Cristo.

Sim, dizem que tudo que você precisa é amor, é amar o seu vizinho, o seu próximo e amar a Deus.

Dizem estudo. Estudo é certo, estudo é correto, mas é sutil, é sutil.

Porque estão basicamente rejeitando a lei de Deus. Estão a chamar a isso a lei de Cristo.

É um ensinamento muito sutil, mas é uma abuminação a Deus. É uma mentira.

Porque estão basicamente a dizer que o Deus escreveu, que liderou, que atuou com o povo do antigo distamento. Era um Deus duro, mas que Cristo é amoroso. Fazem esta contradição.

Ao fim de contas, esquecem-se que Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã.

E por isso usam as desculpas para dizer ou usam isso como uma oportunidade para dizer que o sábado como um dia para ser guardado, já não é necessário para ser guardado.

Porque depois dizem, olha, o sábado é um descanso em Cristo. E você pode guardar o sábado todos os dias.

Ou você, sim, pode guardar dias santos, mas você pode se dizer como e quando guarda esses dias santos.

E por isso dá uma desculpa para observar os dias santos que o mundo todo, os dias santos, digo isso entre aspas, porque ao fim de contas, não são dias santos de Deus, são os dias santos do mundo. Os dias santos que todo mundo aceita e por isso é fácil de aceitar e fazer o que as outras pessoas fazem porque é o comum de vagem, não há pressão ou dificuldade de fazer isso.

Porque não estamos a ser santificados, a ser separados. Vejam, por exemplo, em Mateus capítulo 7. Mateus capítulo 7, versículo 21 a 23.

Mateus 7, versículo 21 a 23 diz assim, nem todo como diz Senhor, Senhor. Entrará no rei dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que são as leis do Pai, as leis de Deus, que está nos céus.

Muitos naquele dia dizem, Senhor, Senhor, hoje, Jesus Cristo, Jesus Cristo, Proventura, não temos nós profissados em teu nome, nome de Jesus, e em teu nome de Jesus não explimos demónios, e em teu nome de Jesus não fizemos muitos milagres, se fizeram.

Então Jesus lhes disse, lhes dirá, diz assim, então lhes direi, esplicitamente. Jesus Cristo lhes dirá, esplicitamente. Nunca vos conheci. Então não disseram em nome de Jesus, profetizei, em nome de Jesus, explimos demónios, em nome de Jesus fizemos milagres, e Jesus diz, não vos conheci.

Jesus diz, apartaivos de mim, saia daqui, não quer ter nada a ver com você, saia daqui.

Vocês que praticam a iniquidade, que desobedecem as leis de Deus, ou assim dizem, somos cristãos, ou assim dizem, que amamos Jesus, ou assim dizem, falam acerca de Jesus, e falam acerca de adorar a Deus, e falam acerca da lei de Cristo. Mas desobedecem as leis de Deus.

Qual? Oh, sim! Não devemos matar, não devemos cometer adultério, não devemos fazer essas coisas todos, mas isso tudo é relativo, que isso quer zero, que não quer zero. Não, no meu caso, isso não é bem aplicável. Olha, eu tenho uma desculpa aqui e acolá, Deus compreende, e eu, é misericordioso, sim Deus é misericordioso, mas quero que se arrepende e que muda essa maneira de viver.

Mas esses falsos profetas aceitam a iniquidade, este mistério de iniquidade.

Vejam também em 1 João, capítulo 2. 1 João capítulo 2.

1 João capítulo 2.

Por siglo 3 e 4. Ora, sabemos que o temos conhecido, e por isso, se guardamos seus mandamentos, aquele que diz, eu conheço e não guardo seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

Estas crenças nósticas já existiam no tempo de João, dos apóstolos e de Paulo.

Era uma mentira, não era o amor da verdade.

E por isso essa ideia de que a lei estava posto de lado veio do nosticismo, veio do paganismo, e continuou hoje em dia.

E isso, então, encoraja ou é parte do outro ensinamento nóstico, ou de outra filosofia ou crença, que é uma graça de Deus falsa.

Este mistério da iniquidade funciona em conjunto com uma perversão do significado do que é a graça de Deus.

O livro de Judas fala acerca disso bem claramente. Vejam comigo se faz favor Judas.

Judas, e por último o livro do Novo Testamento. A Epístolo de Judas diz assim, amados, quando empregava toda a legisla em escrever-os acerca da nossa salvação comum.

A salvação, que era bem, óbvia, que é comum, que não era sabedoria, conhecimento escondido.

Foi que me senti obrigada a corresponder-me com vosco e sortando-nos a batalhares de ligeitemente pela fé que uma vez por todas que foi entrega aos santos porque já estavam a desviar da fé como a falsa graça.

Pois certos indivíduos se introduziram quando em simulação secretamente se introduziram e filtraram assim, rastejando pelo chão, e filtraram na igreja.

Os quais, desde muito, foram, antecipadamente, pronunciados pela colunação, homens ímpios, desobedientes de Deus, pecadores, que transformaram em libertinagem, transformaram em uma desculpa para desobedecerem a lei. Estamos livres libertados pela cruz de Cristo, dizem-lhes.

Uma libertinagem que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus.

A graça. Isto é uma falsa graça que tem, porque esta falsa graça é uma desculpa para desobedecerem a lei de Deus. É uma liberdade, como eles chamam, a liberdade de Cristo.

E negam o nosso único soberano e Senhor Jesus Cristo.

O nosso único, em grego diz, Tios, quer dizer Deus, e negam o nosso único Deus e Senhor Jesus Cristo. Cristo.

Cris irmãos, isto através desta falsa graça estão a negar a Cristo, estão a limitar quem Cristo era. E isto era é o que chamam-se a autrina da Anticristo, que era uma, digamos assim, uma divisão, uma subdivisão deste ensino nóstico e essa subdivisão era conhecida como um doceatismo em que faziam de Cristo simplesmente um ser humano. Ponde de fora as escrituras como João 1, Capítulo 1 a 3, que o verbo era Deus e estava com Deus. E o verbo foi tudo feito pelo verbo como lê, também, em Colossenses, Capítulo 1, 16 a 18, tudo foi feito por Jesus Cristo através dela. E esta ideia nóstica do doceatismo reduz quem Cristo era e é. Limita, reduz este ser que é o verbo que deixou o seu poder a sua autoridade livremente de vontade livre isso é o que quer dizer, se esvaziou e que deixou esse poder a autoridade. Continuou a ser o ser que era mas se esvaziou desse poder e se tornou de livre vontade subentendos à vontade do Pai voluntariamente para vir a ser da forma do homem. Isso deixou o poder e a autoridade que tinha na forma de Deus que era para se tronar voluntariamente da forma do homem da paixos, da vontade do Pai.

Isso é o Clém Enfelipenses, capítulo 2, versículo 5 a 9. Mas continuando a ler aquí em Judas, no versículo 8, diz assim Ora, antes da mesma sorte, quais sonhadores alucinados não só contaminam a carne, como também rejeitam o governo e difamam autoridades superiores? Estas pessoas com este pensamento nóstico rejeitam a autoridade e difamam autoridades superiores. Está aqui a falar da autoridades angélicas que estão a dizer mal disso.

Estão a falar de coisas que nem sabem o que estão a dizer. Vejo no versículo 10. Espurem quanto a tudo que não entendem difamam e quanto a tudo que compreendem por instinto natural, com brutos, sem razão, até nessas coisas se corrompem.

Não sabem o que estão a falar. Não são palavras fracas aqui que Judas está a dizer. Vejo, por exemplo, no versículo 14. Diz assim, quanto a estes foi que também profetizou Inocus sétimo depois de Dão dizendo, é isso que veio o Senhor entre as suas santas miriades para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que ímpiamente praticaram e acerca de todas as palavras insulênas que ímpios pecadoras preferiram contra ele, contra Jesus Cristo e contra Deus. Feliz irmãos! Aqui é a falar de pessoas ímpias, pessoas pecadoras. Usa a palavra ímpio pecador, ímpiamente várias vezes para sublinhar o que está a dizer.

E aqui está a dizer que essas pessoas usaram palavras insulênas palavras insulênas contra Jesus Cristo contra o Senhor o Deus que falou com as pessoas no antigo testamento.

Sim, dizendo que a lei do antigo testamento era dura são palavras insulênas que disseram que preferiram contra Deus. Depois, continuando no versículo 16 os tais são murmuradores então a dizer mal, a murmurar dizer mal são descontentes andando segundo as suas paixões a sua boca vive propalando grandes arrogâncias são anduladoras dos outros promotivos interseiros promotivos interseiros Vos porem amados lembravos das palavras anteriormente preferidas pelos apóstios de Nosso Senhor Jesus Cristo os quais vos diziam no último tempo, haverás cançadores andando segundo as suas ímpias paixões Vemos aqui a falta de moralidade destas pessoas que têm esta graça que dá a eles uma uma libertinagem que toleram, aceitam o pecado, os ímpios e, como diz aqui, são estes no versículo 19 os que promovem divisões sensuais que não têm o Espírito Santo de Deus Veja como Pedro diz a mesma coisa, em segundo Pedro, capítulo 2 segundo Pedro, capítulo 2 segundo segundo epístolo de Pedro, capítulo 2 como está no versículo 1 assim como no meio do povo surgiram falsos professos assim também haverá entre vós falsos mestres os quais introduzirão dissimuladamente erasias destruidoras estas erasias, estas filosofias estas ideias nósticas são destruidoras por que?

porque são súteis porque estão a converter a verdade da graça para uma graça falsa até o ponto de renegar em um soberano o Senhor que os resgatou, este Jesus Cristo trazendo sobre si mesmos repentina destruição estão a negar a Cristo são anticristos com este conceito do doceatismo como expliquei há pouco veja aqui um bocadinho mais adiante e dizem, no versículo 2, muitos seguirão as suas práticas libertinas práticas libertinas é libertinagem mudando a graça de Deus e por causa deles será inflamado o caminho da verdade versículo 12 ora, esse, todavia, com brutos irracinais naturalmente feitos para presa e destruição falando mal daquilo que são ignorantes conveta a repetir o que Judas disse na sua destruição há também ser destruídos recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam considerando como prazer a sua luxúria e carnal em pleno dia quais nóduas e deformidades eles se regalam nas suas próprias mistificações enquanto banqueteiam junto com vosco guardam as festas de Deus junto com vosco infiltraram-se na igreja de Deus com estas libertinais falsa graça tendo os olhos cheios adultério e insaciáveis no pecado engodando almas inconstantes tendo coração exercitado na vareza filhos malditos abandonando o reto caminho o caminho certo se extraviaram seguindo pelo caminho do balão filho de Biorre que amou o prémio da injustiça recebeu porém castigo da sua transgressão a saber um mundo animal de carga falando em voz humana referiu a insensatez do profesta estais são como fonte sem água fonte sem água isto não tem um Espírito santo de Deus como nevoas impelidas por temporal para ele estar reservada a negridão das trevas não tem um Espírito santo, Cris e Mãos por quanto?

versículo 18, preferindo palavras ejectanciosas de vaidade engodam com paixões carnais por suas libertinagens aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro prometendo-os liberdade ó, estamos liberdade em Cristo, dizem-lhes quando eles mesmo são escravos da corrupção pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor esta iniquidade é iniquidade uma outra ideia nóstica é a ideia da alma imortal da alma imortal em que não tem base escritural nenhuma isto vem do ensinamento bagão babilônico modificado com ensínio elenista que eu mencionei e expliquei no meu primeiro sermão desta série de três sermões e isso vai a ser este nosticismo esta ideia da alma ser libertada para ir de volta para o céu é esta crença nóstica que continua no cristianismo moderno e por outro lado em Enzichiel 18, versículo 4 a alma quepeca morrerá a alma quepeca morrerá a alma imortal Fis irmãos isso é um engano nóstico uma outra crença nóstica é esta crença de um falso Cristo um falso Cristo sim, usam seu nome falam acerca de receber a Cristo como seu Salvador pessoal dizem que precisamos de conhecer Cristo e como lemos em Mateus 7, 21, 23 há pouco dizem olha em teu nome fizemos milagros, em teu nome fizemos isto e aquilo mas praticam iniquidade e os cristios saem daqui vocês que praticam iniquidade por isso outra parte deste ensinamento nóstico é um falso Cristo um falso Cristo veja a João capítulo 14 o evangelho de João capítulo 14 versículo 15 diz assim se nem a mais isto é Cristo guardareis os meus mandamentos os mandamentos da lei de Deus foi os mesmos que ele praticou e os mesmos que ele diz a nós para praticarmos sim, acreditam em Cristo este pensamento nóstico no cristianismo tradicional acreditam em Cristo acreditam acreditam que Cristo perdoou a pena do pecado mas depois dão um passo adicional e depois dizem que Cristo aboliu a própria lei que não é certo aí é onde desviam da verdade o mistério da iniquidade este falso Cristo que não é o Cristo da Bíblia e depois tem um outro ensinamento depois dizem olha tudo que precisas fazer é aceitar a Cristo e então será salvo este ensinamento é um ensinamento de eterna salvação digamos assim, ou de uma vez salvo sempre salvo mas acusam quando estamos a esforçar-nos para vencer as fraquezas da carne acusam-nos a dizer que nós estamos a tentar ganhar a salvação a tentar receber um ordenado para sermos salvos.

Não, queris irmãos!

Não! Uma vez que somos perdoados de fazer o pecado não podemos continuar a fazer o mesmo pecado temos que parar sim, somos perdoados de graça gratuitamente pelo sacrifício de Jesus Cristo mas isso é porque nós nos comprometemos agora a obedecer a Ele a Ele e por isso temos que nos esforçar a obedecer-Lo mas isso não quer dizer que esta obedecia vai pagar a área pela nossa salvação não! Essa obedecia é o resultado da graça de Deus que fomos protoados de graça e por isso agora como uma forma de gratitude e de compromisso não queremos fazer mais esse caminho irrado para seguir esse caminho irrado esquecem-se de Hebreus capítulo 6 versículo 4 a 6 porque Hebreus capítulo 6 fala que em Hebreus diz capítulo 6 versículo 4 a 6 diz que o verdadeiro cristão pode falhar e ir para trás e por isso o que diz que devemos nos esforçar para não caímos para trás porque se caímos para trás é impossível de sermos perdoados de novo. Isto é, se nós deliberadamente decidimos vamos agora voltar para o caminho antigo e fazemos esse segundo compromisso de voltar para o caminho errado. Depois não há possibilidade de voltar para o caminho certo de novo porque Cristo não é sacrificado duas vezes. É impossível, no versículo 4 de Hebreus 6 diz assim, é impossível pois que aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o donso celestial receberam o Espírito de santa Deus e se tornaram participantes dos Espíritos tinham o Espírito e praticavam, e viver de acordo com a maneira de Deus. E provaram a boa palavra Deus e os poderes do mundo-vindouro. É impossível para esse, agora, caírem? Sim, é impossível outra vez renová-los para o arrependimento. Quer dizer, estava no caminho errado, como todos nós estávamos, agora arrependemos, estamos no caminho certo, depois decidimos deliberadamente para ir para o caminho errado é depois impossível voltar e decidir para ir para o caminho certo de novo, porque Cristo não pode ser sacrificado segunda vez.

Porque diz assim, visto que de novo estão crucificando para si mesmo o filho de Deus e expondo a ignomínia. Não podem significar Cristo duas vezes. Por isso o ponto aqui que eu estou a dizer é que uma vez que você esteja salvo não está salvo para sempre nesta vida para você pode falhar e pode ir para trás.

Ora, não estou a dizer que você deve fazer isso, não estou a dizer que você pensa e fazer isso, estou simplesmente a dizer que esta ideia que basta acreditar em Cristo e você está salvo. Não, não está salvo. Você tem que acreditar em Cristo praticar, viver o caminho certo e manter-se e vencer até ao fim. Tem que continuar nesse caminho até ao fim.

Não quer dizer que uma vez que você aceita Cristo no coração já está salvo. Não, você sim está salvo deste caminho irrado mas agora tem que continuar para chegar à salvação final. Isto é vencer até ao fim que é para depois, na resurreção você ser verdadeiramente salvo. Finalmente, salvo.

Outra crença que afeta as pessoas hoje em dia, no mundo cristão é que por causa disto, que acabei de explicar deste ensino falso desta graça falsa ensino ao mistério da iniquidade, desta graça falsa deste conhecimento da alma imortal deste conhecimento que pensam que tem uma arma imortal deste conhecimento que ensinam as pessoas a evitar num Cristo falso nesta ideia, ou ideologia, de que uma vez salvo, se está salvo sempre isso encoraja a uma pessoa a seguir um caminho de vida errado.

Isso é um pensamento nóstico porque depois estão a dizer olha, tudo que você precisa fazer é ser bondoso e positivo para os outros. Tudo que você precisa fazer é amar a Deus e viver uma boa vida.

Tudo que você precisa fazer é é fazer o melhor que pode.

Porque ao fim de contas as leis de Deus como obter ao sábado não são importantes. O que importa é que a você está a fazer as coisas assim, tanto que pode. Vem como isto é sutil, é enganoso está a encorajar um caminho de vida errado.

Querias irmãos, estão a dizer que tudo o que importa é simplesmente estar certo e ter um bom coração. E correto, irmãos, ter um bom coração é necessário. É importante ter um bom coração, mas estão a dizer que é só o homem por dentro e coisas assim, o que acontece por fora, não te preocupes. Não te preocupes como te vestes, não te preocupes como te apresentas. Porque tudo o que importa é cá por dentro. Isso é verdade, tudo o que importa é cá por dentro, mas isso, o que está por dentro é refletido pelo que está por fora.

Isso é refletido no novo caminho de viver, que é viver de acordo com os leis de Deus. Que é um novo homem. Vejam e fez os capítulo 4.

Vem como esta ideia, esta maneira de pensar, esta maneira de ver o que é bom e o que é mal é sutil, é enganoso, porque nós temos que mudar a nossa maneira de viver. Vejam e fez os capítulo 4, versículo 17 a 24.

Diz assim, nisto porém, a maneira que vocês anam, como os gentios, na viedade de seus próprios pensamentos, nesta, ideias intelectuais, filosofias, neste Nostecismo.

E ao fim de contas, versículo 18, são os prescursos do verdadeiro entendimento, os alheios à vida de Deus.

Então, alheios a viverem como Deus quer que nós vivamos. E por isso, diz assim, um bocadinho mais adiante, no versículo 22, diz no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem ponham fora essa velha maneira de ser. Tem que haver um arrependimento, uma mudança. Sim, o que importa é o coração, sim, o que importa é a nossa intenção, isso tudo é importante, e eu, muitas vezes, falo acerca disso. Mas essa intenção do coração, esse desejo interno, tem que se transformar, tem que se renovar na maneira que nós pensamos, pensarmos como Cristo pensa, como Deus pensa, isto é, como este o Espírito Deus nos ajuda, nos guia, nos toca a nossa consciência, para pensarmos de uma maneira diferente.

E assim, é como Deus e Jesus Cristo vivem nós, porque estamos a pensar como eles pensam. É esta, digamos assim, esta vibração, esta maneira de ser, este Espírito que muda, que nos renova nós do velho homem para o novo homem. Isto é que é o Espírito Deus, é este resultado que muda nós com estes atributos do Espírito Santo, que é amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão, controle, domínio próprio. Isto é que o Espírito Santo muda nós.

E por isso, diz no versículo 24, no versículo 23, nos renoveis, no espírito do vosso entenimento, mudem a vossa mente, a vossa entendimento, a vossa maneira de ser. Como? Através da ajuda do Espírito Santo, esta nova maneira de pensar, mas que isso causa frutos no versículo 24. Porque diz assim, e vos revistais do novo homem criado, segundo Deus, vai haver frutos, vai haver ação, vamos mudar.

Revistais do novo homem criado, segundo Deus, em justiça e retidão, procedendo-os da verdade. Como diz os princípios principais da lei, em 23.23, é a justiça. Practicar a justiça e depois, mas recorde-a, e depois andar em fé nesse caminho. Mas temos que mudar internamente na nossa mente e por isso temos um novo, uma nova maneira de viver um caminho da vida. Mas o nosticismo, por causa das suas pensas, que olha, você pode fazer o que quer, e coisas assim, segue um ensinamento incorreto. Segue um caminho de viver incorreto. E depois, o sétimo e último, digamos assim, princípios, a filosofia que quero mencionar hoje, acerca dos ensinos nósticos que estão a afetar o cristianismo hoje em dia, é uma revelação progressiva. É uma ideia de que, olha, eu tenho esta sabedoria nova. Eu tenho este conhecimento novo. Eu tive esta visão. Olha, tive este sonho. Ora, tive este sonho, esta coisa, esta voz que me falou e que diz que tenho que fazer isto, aquilo que o outro, ou que tenho este entendimento. Ou eu sei quem são as duas testemunhas. Foi-me revelado a mim, porque tive esta visão. Quedas vezes nós não nos sabemos aqui, telefonemos aqui na sede da igreja. Olha, eu sou uma das duas testemunhas. Ou dizem, olha, eu sei, foi-me revelado. Tenho esta inspiração aqui. Quem é, são as duas pessoas. Dos testemunhas. Um deles é extra pessoa, e vai ser aquela outra. Ah, queres irmãos? Estas três irmãos, esta revelação progressiva não é de Deus. É parte desta sabedoria nóstica. Que estes nósticos diziam que tinham uma sabedoria nova, um conhecimento misterioso, um sabedoria sabedoria especial que outros não tinham. E por isso, os faziam mais importantes. A sabedoria em superba.

Mas toda a sabedoria desaparecerá, porque importa é o verdadeiro amor de Deus.

E por isso, essa ideia diz que, olha, Paulo sabia mais do que Jesus Cristo e por isso, seguimos os ensinamentos de Paulo.

Ou, por exemplo, usam João capítulo 16. Usam João capítulo 16.

Versículo 13 Me diz assim, por quando porém vier o Espírito da verdade, ele os guiará a toda a verdade. E por isso, ele diz, olha, eu tenho verdade nova, porque o Espírito me revelou.

Queridos irmãos, o que está a dizer é que, quando você receba o Espírito de Deus, você vai entender as palavras que estão aqui escritas. Não é uma revelação nova que você recebeu.

Você não está a receber a revelação nova para deitar fora a Escritura.

Você recebeu o Espírito de Deus um entendimento, um amento para entender o que está na Bíblia. Não acredite em mim, acredite na Bíblia. Queridos irmãos, espero que vocês vejam que eu estou a esforçar tanto quanto possível para vos explicar o que está aqui na palavra de Deus. Eu sei que sou ser humano, eu sei que às vezes as palavras que eu digo podem ser mal entendidas, mas a minha intenção e o meu desejo é sempre ver e estudar a Bíblia completa, na sua plenitude. Sim, às vezes uma palavra pode ser interpretada fora do contexto e vocês podem entender uma coisa diferente, mas queridos irmãos, não acredite em mim, acredite na Bíblia. Eu estou a me esforçar a explicar claramente o que está na palavra de Deus.

Queridos irmãos, o ensino nóstico é um daqueles em que diz que, olha, tivesse esta nova revoleção, tivesse este sonho, tivesse isto aquilo que o outro. Deus me revelou isto, não está revelado às outras pessoas. Eu sou uma pessoa tão importante que Deus me revelou. Queridos irmãos, não é isso, não é isso.

Queridos irmãos, não é isso.

Temos que nos manter fiéis à verdade. Não podemos transgredir o que a Bíblia diz. Veja aqui, em segundo João.

Segundo epístolo de João, 8 e 9. Segundo epístolo de João, 8 e 9.

Diz assim, acalto-lávios, para não perderos aquilo que temos realizado.

Com esforço, para que receberes completo, que ela está, porque aquela que ultrapassa, aquela que ultrapassa, aquela que vai além da doutrina de Cristo, da doutrina de Cristo, da doutrina de Cristo, da doutrina de Cristo. Aquela que tem as suas ideias e as suas revelações especiales, além do que está aqui, na Bíblia.

E que nela não permanece, não permanece nesta doutrina de Cristo.

O que permanece na doutrina, esse tem tanto o pai como o filho.

Acalto-lávios, acalto-lávios. Não podemos pôr mais nem tirar da Bíblia, como diz ao fim do livro da Apocalipse, capítulo 22, versículo 18 e 19.

Que, os irmãos, hoje em dia, eu identifiquei sete das grandes doutrinas, ou ensinamentos, ou filosofias unósticas que afetaram, ou afetam o cristinismo tradicional de hoje em dia. Que, basicamente, é como se fosse um parasita a destruir a verdade. De baixo da desculpa que é de conhecimento do bem e do mal.

Queris irmãos, eu descrevi como esta ideia anóstica a parte desta ideia de que a lei já não é necessária.

Isto é este mistério da iniquidade.

Descrevendo por causa disso uma graça falsa. Olha, salvos de graça, é por isso podem continuar a fazer o que querem.

Tem esta ideia de que a alma vai para o céu, a alma é mortal. Tem esta ideia de um Cristo falso. Tem esta ideia de que uma vez salvos serão sempre salvos.

E tem esta ideia de um caminho falso de vida.

Tem uma ideia de uma revelação progressiva. Queris irmãos, cuidado, acalte laivos, porque Satanás tem muitas ferramentas e siladas para enganar a você, enganar a mim, para nos enganar. E ele está à espera pela mais pequenina oportunidade, a mais pequenina brecha que você deixa a porta aberta. E ele vai entrar nessa brecha e puxar e abrir e abrir e abrir e esviar você do caminho. Queris irmãos, mantenha-se fiel até o fim. Ame a verdade. A verdade, a palavra de Deus, é a verdade. Cuidado com as siladas de Satanás com estas ideias nósticas. Mantenha-se fiel até ao fim.

Este terceiro e final sermão na série de sermões acerca do gnosticismo analisamos sete ensinamentos pagãos que se infiltraram na Igreja Cristã, como parasitas, e que provêm da mescla da religião Babilónica, com a reforma helenista e com o ensino gnóstico do primeiro século.

Esses sete ensinos falsos que analisamos (entre outros ensinos falsos que existem) são:

1. O mistério da iniquidade.

2. Uma graça falsa. 

3. A alma imortal.

4. O ensino de um falso Cristo.

5. Uma vez salvo, sempre salvo.

6. Um caminho de vida falso.

7. Revelação progressiva.

Nós temos vários avisos na Bíblia contra estes ensinos falsos: 

2 Timóteo 6:15-18

2 Timóteo 4:2-4

Tito 2:13-14

2 Tessalonicenses 2:9-10

Acautelai-vos! Satanás tem muitas ciladas e ferramentas para nos enganar.

O mais pequeno desvio seu, ele usará para criar uma grande brecha para você se desviar completamente da Verdade. Vença até ao fim.

Ame a Verdade! A Sua Palavra é Verdade! 

 

 

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).