This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
INTRO Bom dia ao botares e irmãos, aqui é Jorge Campos.
Conforme olhamos a nossa volta, vemos ações de terroristas e de terrorismo Continuamente atacando pessoas, andando aí com bandeiras e fazendo declarações e ataques e ameaças, bombistas suicidas.
E não é só terrorismo, mas é terrorismo debaixo de uma bandeira religiosa. Em crise e irmãos, às vezes, pessoas, nós pensamos, olha, atacar a destruir a pessoa que está, que é o chefe dessa organização, mas muitas vezes essa pessoa pode ser destruída e depois só aparecem mais outros grupos, talvez ainda piores que aquele em que o líder foi destruído.
E ao fim de contas, existe uma pergunta. Quem é o verdadeiro líder deste terrorismo?
Este terrorismo usa armas, algumas delas, muito avançadas, de grande tecnologia, são motivados por ter uma motivação de ódio contra, principalmente, contra as nações de Israel, dignações em plural especificamente e contra os cristãos. Estes questões. Este terrorismo é ilusivo, esconde-se, nunca se sabe quando vai atacar da próxima vez, muda frequentemente o local de onde vem e está a atuar como se fosse algo desconhecido. Usa várias estratégicas e esconde-se debaixo de vários nomes.
Nós, queridos irmãos, estamos debaixo de uma ameaça, digamos assim, constante.
E este chiffão deste terrorismo está a tentar avilar a sua e a minha segurança.
E muitas vezes estamos debaixo de ataque e nós nem o reconhecemos.
E por isso se perguntam, qual é o seu nome? Qual é o verdadeiro nome deste maior terrorista de todos? O nome dele é Satanás.
E por isso, hoje, vamos ver como é que Deus o vai retirar da cena e o seu grupo de terroristas que ele tem control, vai tirá-los da cena e qual vai ser a nossa responsabilidade individuais na nossa luta contra este grande terrorista.
Vijamos, então, como é que Ele a terroriza a humanidade. E vejam comigo em Ephesios 6, versículo 12.
Diz assim, porque a nossa luta não é contra o sangue a carne. Não é uma luta contra estes terroristas físicos que vemos. Mas sim, o terrorista que nos está a atacar de áreas e ângulos e posições que nós muitas vezes nem reparamos, é um terrorismo de potência além deste mundo. Isto é, a nossa luta é contra os principados e potestados, contra os debiladores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.
Isto é, a nossa luta contra esta força, digamos assim, terrorista, é contra um domínio maldoso, maligno, forças espirituais do mal inspiradas, lideradas por Satanás. Queres irmãos, esta é a nossa luta. Esta é a luta que temos contra Satanás e contra os seus comparsas, e eles nos atacam, geralmente, quando esperámos o menos, para de ser de surpresa, como um ataque de terrorismo. E ao fim de contas, o que acontece, muitas das pessoas deste mundo que estão a ser atacadas, são tão enganadas por causa deste terrorista, que começam a adorar esse chef terrorista, sem o realizarem, porque as pessoas deste mundo não sabem quem é o verdadeiro Deus, e então estão a adorar o Deus irrato, isto é, Satanás.
E Satanás os ensina e diz às pessoas que a lei é má, que a lei é má. Satanás convence às pessoas que o que é verdadeiro, o bom e o que é verdadeiramente mal, está de para explorar, e põe as coisas de para explorar. Confunde tudo, confunde tudo, e assim é infiltras pela sociedade, infiltras na religião, infiltras no governo dos nossos países, infiltras na educação, infiltras nas famílias, infiltras no entretenimento.
Como é que isto tudo vai acontecer? Como é que isto tudo é possível? Então, perdão.
É possível, vigemos, então, a história onde isto tudo começou. A história começou em que existia e existe o altíssimo e o verbo, e os dois eram Deus, como leemos em João 1.1, e o verbo estava com Deus. E estes dois seres, independentes, estes dois seres tinham um caminho de viver, um caminho de vida, que era o caminho de dar um para com o outro, o caminho de amor. E então, no seu processo de tempo, desenvolveram um plano. Deviam ter filhos e filhas deles. E parte desse plano inicialmente envolveu a criação de anjos.
Mas, ao fim, num certo tempo, alguns desses anjos se tornaram rebeldes. E, então, acabou existindo bons anjos e maus anjos. Bons anjos, que chamamos anjos, e maus anjos, que chamamos de mónias.
E esses maus anjos introduziram um sistema diferente, um caminho diferente de viver. O caminho que podemos chamar, o caminho da competição. O caminho de obter para o próprio, para os nossos desejos egoístas.
E, então, passou a existir, digamos assim, dois caminhos. O caminho do amor, o caminho de Deus, o caminho de dar para os outros. E, depois, o caminho do adversário, das terroristas, que é um caminho diferente, um caminho de competição. Um caminho de ter coisas para o si mesmo. O mesmo, a pessoa, o próprio, torna-se mais importante. Durante o curso de tempo, o homem, então, foi criado há cerca de quase seis mil anos atrás. E, então, durante essa criação, o homem foi dado uma oportunidade de escolher esses dois caminhos. Através do simbolismo, que foi refletido pelas duas árvores. A árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal, que, ao fim de contas, o resultado disso seria a morte. E, por isso, era duas árvores, a árvore da vida e a árvore da morte, representando o caminho do amor, o caminho de dar, e a árvore da morte, que representava o caminho de obter ganância para o próprio. Competição.
E esse caminho é conhecido como o caminho do sabedimento ou do conhecimento do bom e do mal. Por que? Porque é o caminho que as pessoas decidem por si próprio o que é bom e o que é mal. E por isso é que, hoje no mundo, o que é bom e o mal está tudo perto do ar. Porque é esse caminho distorcido, desviado. Por outro lado, a árvore da vida, é o caminho em que Deus nos dá o ensinamento do que é certo, do que é errado, através das suas leis e dos seus princípios, que são eternos.
E esse caminho é o caminho da vida. É a árvore da vida. E assim, o Adão e a Eva tinham uma escolha. Ou escolhiam o caminho da vida, ou escolhiam o caminho da morte.
Tiveram uma escolha e vejam o que aconteceu. Eles escolheram o caminho da morte. Escolheram a árvore do conhecimento do bem e do mal. E isto é, daqui a eles decidiriam para eles próprios o que é o bem e o mal, em vez de terem confiança e confiar no que Deus nos dizia, ou nos diz o que é o bem e o mal. E por isso pecaram. Vejam, então, em Romanos 5, 12 a 14. Romanos 5, versículo 12 a 14.
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e, pelo pecado, a morte. Por um só homem, pelo adão, e, pois, pela sua esposa, e o resto do mundo o seguiu, entrou o pecado no mundo. E, por isso, a morte, porque seguiram a árvore da morte. Assim, também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Toda a humanidade tem seguido esse caminho. Toda a humanidade está a seguir o caminho da morte. Parece impossível, mas é verdade. Santanás enganou o mundo inteiro, e que, irmãos, você e eu, éramos partes desse engano, até que Deus começou a revelar a sua verdade, porque nós começámos a entender, mas todos nós pecámos.
Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando há lei.
Sim, o pecado tem existido desde o Adão em Eva.
O regime codificado por Moisés, antes desse existir, já existia o pecado. Mas agora, porque Deus nos deu a lei, nós temos que prestar contas. Versículo 14. Entretanto, reino a morte.
A morte tem reinado, porque o pecado é a morte. Dá o resultado. O salário do pecado é a morte.
Por isso, tem avido pecado, pessoas têm quebrado a lei, e assim reino a morte, desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram a semelhança da transversão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Que dizem-me, irmãos, todos pecaram, todos pecaram. Vejam em 1 João 3,4. 1 João 3,4.
Todo aquele que pratica o pecado, também transgrida lei, porque o pecado é a transgressão da lei. O pecado é a transgressão da lei, e por isso, todos que pratiquam o pecado estão a transgradir a lei. É simples, é muito simples, é muito claro. É como que as pessoas estão a ser afetadas por estes terroristas, por esta atitude terrorista que tem infiltrado na mente das pessoas, que nem reconhecem ou reconhecem o que está a acontecer a eles. E eles, por engano, estão a seguir o caminho irrado para a morte, completamente enganados, estão a dar passos por esta decepção, por este engano, deste grande terrorista, estão a ir no caminho da morte. Este terrorista está a enganar, está a enganar o mundo.
É como está a acontecer num ponto físico. Pessoas deixam seus países, são, digamos assim, radicalizados, a mente deles nem está enganada, já nem vem o bom do mal, e depois juntam-se a uma organização terrorista e fazem atos abumináveis, matando pessoas, pensando que estão a fazer um favor a Deus.
Queris irmãos, isto é a maneira do mundo, isto é o engano de Satanás, o mundo, e nós, embora a humanidade, a humanidade geral, embora não se esteja radicalizada dessa maneira, está nesse caminho da morte, porque estão a quebrar as leis de Deus.
E uma vez que estejamos nesse caminho da morte, é como essa pessoa que tenha saído do país e se tornou radicalizado, como é que essa pessoa pode voltar ao país? Como é que podemos aceitar essa pessoa de novo? Porque só vai vir para o país e causar problemas no país.
Mesmo que venha, a mente está destruída, está na direção errada. E essa mentalidade, digamos assim, está numa prisão de destruição que leva à morte.
E por isso, embora certas pessoas possam esconder que, ah não, não estou a fazer isso, estão a pecar, estamos pecando e temos que nos arrepender, temos que mudar. Porque ao fim de contas, Deus vê o nosso coração. Não podemos enganar a Deus. E foi exatamente, pensam nisso, o que aconteceu a Dão e Eva. Quando eles se desviaram do caminho e foram por caminho enredado, foram expulsos do Jordim, do Adam. E então, se submeteram para estar debaixo do poder desse grande terrorista.
É a mesma coisa que acontece a nós. Vejam, a Isaia 59, versículo 1 e 2. Isaia 59, versículo 1 e 2. É isso que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar. Nem surdo seu ouvido, que não pode ouvir.
Mas as nossas, as vossas iniquidades, fazem separação entre vós e vós de Deus. Tal como que aconteceu o Adam em Eva. Foi o pecado dele que fez, ele ter que ser separado de Deus. As nossas iniquidades fazem separação entre vós e vós de Deus. E os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos oissa.
É os nossos pecados que fazem com que Deus não nos oissa. Porque criou esta separação.
Porque nós estamos mais, uma vez mais, já não estamos unidos, não estamos um com Deus. Não estamos na mesma mentalidade. Estamos numa mentalidade diferente. Não estamos no caminho de dar, mas estamos no caminho de obter para as nossas próprias pontos egoístas.
Então, o resultado dessa separação é o sofrimento, é a dor, e o resultado final é a morte. Porque que Deus permite o sofrimento?
É porque nós escolhemos, nós escolhemos o caminho errado que causa sofrimento a nós e a outros. Porque fomos enganados por esse grande terrorista. Não é culpa de Deus, é culpa de nós, nós que fomos enganados.
E por isso nós, agora, digamos assim, somos agentes, somos representantes. Descoverne errado, deslíder errado, somos representantes dessa organização maldosa, porque temos a seguir esse caminho e estamos a representar esse caminho. E por isso, se queremos voltar de volta, como é que vamos reparar esta separação? Como é que podemos reparar esta separação? Como é que podemos reparar esta ponte para poder voltar atrás? Como é que podemos convencer a outros que, de facto, queremos ser bons e ser pessoas de confiança?
Como é que podemos fazer paz, verdadeira paz, estarmos reconciliados com Deus, com o Pai e estar reconciliados com o homem? Com os irmãos, esta é a situação em que a humanidade se encontra. Está separada de Deus, não está reconciliada com Deus e é como a maioria das pessoas estão. Assim, as pessoas tornam-se prisioneiras das suas ações, do que fizeram, da sua reputação, da história e tem um mau nome. E, por isso, quem é que nos vai dar uma chance de entrar no caminho? Esta é a primeira chance, porque fomos enganados desde quando nascemos. Temos de estar decididos enganados. Como é que nós podemos mudar esta natureza diferente?
Em vez da natureza do mundo, a natureza, a atitude, este caminho egoísta de obter para o próprio, como é que podemos mudar dessa natureza? Para ter uma natureza diferente, que é a natureza divina de Deus, a natureza de amor, a natureza de dar. Sim, porque vemos que existe esta natureza de Satanás, que é conhecido como o enganador, é conhecido como o tentador, é conhecido como aquele que põe pessoas em prisão, nos faz prisioneiros, porque estamos a quebrar a lei.
É o caminho das mentiras, é o caminho de planejar intrigas, é o caminho do acusador, é o caminho do adversário, é o caminho do destruidor, é o caminho das cubissas. É o caminho em que não há verdade nesse caminho, é o caminho corroído. Como é que podemos sair desse caminho para estar no caminho correto? Porque ao fim de contas, nós, a humanidade, estamos a seguir este caminho de corrupção. É o que a Bíblia chama as obras da carne. Vejam comigo em Galatas, capítulo 5. Galatas, capítulo 5, versículo 19 a 21. Hor siglo XVIII Aura as obras da carne são conhecidas e são a prostituição, a impureza, a laxivia, a idolatria, As gritarias, as enimizadas, as perfias, os ciúmes, as iras, as discordas, as dissensões, as facções, as invejas, ou como na uma revista e corrigida, põe os homicídios, as bebidices, as glútonarias e coisas semelhantes a estas.
A respeito às quais, eu vos declaro, como já, outra hora vos prevenir, que não herdarão o reino de Deus. Os que tais coisas praticam. Não vão herdar o reino de Deus se conseguir este caminho. E por isso, queres irmãos, estamos afetados por estes poderes malignos, espirituais, que são domónios. Vejam como o livro de Judas os descreve. Judas capítulo 6, ou versículo 6, digamos assim. E a Anjos, os que não guardaram o seu estado original. Estes são os domónios. Que não guardaram, não se mediveram onde haviam de estar, na posição que haviam de estar, mudaram para o outro caminho, em vez do caminho de amor, para o caminho de obter ganância para si próprio.
Mas abandonaram o seu próprio domicílio, onde haviam de estar. Ele tem guardado sobre trevas, em algemas internas para o juízo do grande dia. Vão ver um juízo. E eles sabem disso. E por isso, o que se passa, é que nós estamos afetados por este Espírito do mundo. Vejam em 1 João capítulo 2, 1 João capítulo 2, versículo 16. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. A natureza humana. Esta vontade, este desejo humano, da carne, dos olhos e a soberba, este orgulho da vida. Não procede do Pai, mas procede do mundo.
Do mundo que está a ser governado por Satanás. E este mundo está contra Deus. Vejam em Tiago capítulo 4, versículo 4. Tiago capítulo 4, versículo 4. De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde se não dos prazeres que militam na vossa carne? Comissais e anar-atendidos, metais e envijais, e nada podais obter viveis a lutar e fazer guerras, nada atendidos porque não pedís. Quer dizer, são desejos egoístas e estão a pedir, pedís em respeito por pedismo, mal, para esbanjar-as em vossos prazeres, para satisfazer os vossos próprios egoísmo.
A sociedade está contra Deus. Enfieis, versículo 4. Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus. Aquel pós que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Quer dizer, irmãos, a sociedade está contra Deus. A sociedade é uma sociedade cheia de caminhos e ações e atitudes impuras. Peça em acerca do exemplo das caras limpas e das carmas impuras.
Deus nos diz para comermos carnos limpas, para não comermos carnas imundas. E por isso, quando seguimos esse princípio, estamos continuamente dia a dia de hora a hora quando comemos, quando vamos ao supermercado, quando vamos fazer compras, escolher coisas que sejam limpas e não imundas. Estamos a fazer esta seleção, este discernimento, esta decisão de escolha do bem e do mal continuamente. E espiritualmente é o que precisamos estar a fazer na nossa vida de dia a dia. Precisamos continuamente, na nossa vida, estar sempre a escolher o bom do mal.
Isto é nos nossos pensamentos, nas nossas palavras que saem da boca, nas nossas motivações do coração. Temos que lavar o nosso coração, temos que lavar a nossa mente com o sangue de Cristo para estarmos a seguir o caminho certo.
E temos de estar sempre dia a dia de hora a hora fazendo esta seleção, esta escolha. Mas o mundo hoje em dia nos dispara, digamos assim, nos está continuamente a tirar coisas que afetam a nossa mente para pensarmos da maneira errada. O crenaz que controla, tem control da mídia, tem control das notícias, tem control do entretenimento, tem control do que vemos quando vamos ao cinema. E por isso, quando vemos ao cinema, por exemplo, os filmes hoje em dia são quase todos, praticamente baseados em mentiras, em maldades, em assassinos, em matanças, em guerras, em lutas e isto vai de vagrinho, mas continuamente afetando a nossa mente.
E depois vamos ver filmes, que são um bom entretenimento. Sim, não, todos é que não sejam bom entretenimento, mas estão cheios de matança e guerras e injetando ideias de mónicas. Oh, pessoas dizem, ah não, mas tem boas lições, sim, tem boas lições. Mas essas ideias de mónicas são continuamente infiltradas na nossa mente através destes cinemas e filmes e televisão e coisas que não é segundo Deus, ou que não são segundo Deus. E por isso tudo está contra Deus neste mundo, até a própria economia está nos afetar de uma maneira negativa, que os preços comer que vai só aumentar e que é difícil para nós mantermos a vida de uma maneira normal, mas temos que perseverar até ao fim.
Vejam como se faz favor em João 8, versículo 43 a 44. Qual a razão porque não compreendeis a minha linguagem? Por que vocês não entendem que eu estou a dizer? Está aqui a dizer a Cristo. Por que vocês não entendem que eu estou a dizer? É porque os sois incapazes deviam vir a minha palavra.
Vocês não conseguem entender. Por que? Porque vocês sois do Diabo, deste terrorista que já infiltrou a vossa mente e a vossa maneira de pensar, que é o Vosso Pai, infiltrou os Vosso Pensamentos de tal maneira que agora é como se vocês fossem filhos dele. E vocês, por isso, querem se fazer os seus desejos. Diabo foi homicídia desde o princípio, matou desde o princípio e jamais se filmou na verdade.
Jamais se filmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele prefere a mentira, fala do que lhe é próprio porque é mentiroso e o Pai da mentira. Querias irmãos, nós somos filhos da humanidade. As pessoas de uma maneira geral neste mundo são filhos do diabo. Estamos a seguir este caminho errado. Esta atitude, seja ela infiltrada através de cinemas ou de televisão ou de livros que lemos, seja que for, ou por outras pessoas ou por políticos, seja como. Esta atitude está nos afetar e nós temos que separar este dia a dia nos pensamentos continuamente como temos que fazer com os carnos limpas e imundas.
Temos que usar o mesmo princípio continuamente. Ele está a bombardear estas atitudes continuamente na nossa mente. Vejam, Efésios capítulo 2, Efésios capítulo 2, versículo 1 a 3. Ele nos deu vida estando nós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andaste-se outra hora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe que o te está a doar, do Espírito que agora atua nos filhos da desobediência. E nos quais também nós andámos outra hora. Nós seguimos este caminho no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e dos pensamentos, da carne e dos pensamentos. Temos que evitar a inclinação natural da carne e temos que evitar a inclinação natural dos nossos pensamentos.
E éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Éramos filhos da ira. E nós seguimos aqui, queridos irmãos, como ele descreveu esta atitude, no versículo 2, diz assim, nos quais andará esta outra hora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestada, do ar, do Espírito que agora atua nos filhos da desobediência.
É uma onda de transmissão no ar que a nossa cabeça tem esta antena espiritual e está a ouvir estas veribações espirituais e estamos a afetar. E por isso nós seguimos este caminho. E se somos imprisionados, pecamos e o salário do pecado é a morte, a não ser que tenhamos um redentor que nos compre de volta. Vocês sabem a história de Ruth e de Boés, no livro de Ruth, que teve que haver um redentor para comprar de volta a Ruth.
Vejam Ruth 4. Ruth 4. Começando versiclão. Juízo Ruth Samuel. Capítulo 4. Boés subiu à porta da cidade e assentou-se ali. A ex-corresgador de que Boés havia falado e a passando, então disse ao fulano, cheia-te para aqui, assentou-te, e ele se virou e se assentou. Então Boés tornou dez homens dos anciãos da cidade e disse-lhe, senta-vos aqui e assentá-nos. E disse ao resgatador, aquela parte da terra que foi da Elima Leque, nosso irmão, no Emmy, que tornou da terra dos Moabitas, a tem para a venda.
Resolvi, pois, informar-te disso. E, pois, mais adiante, diz-lhe assim, vocês querem comprar, não? Não sei como resgatador, quero comprar isso, porque no Emmy trouxe, está a venda. E eles disseram, não, pois disseram, não, porque têm que, então, comprar também a ruta, resgatar a ruta. Então eles disseram, no recílio 9 e 10. Então, Boés diz aos irmãos e ao todo o povo, só os hostes, de munhas, de comprei da mão, de no Emmy, tudo o que pretencia, a Limalac, a Kilian e a Malon.
Eu comprei de volta, eu resgatei, vocês não quiseram, então, eu sou o segundo nessa direita e tomo, então, direito. E também tomo, por mulher, ruta. Ela vai ser minha esposa. A moabita, que foi esposa de Malon.
Vê-se aqui uma história que foi resgatada, esta moabita, a ruta. E isto é simplesmente simbólico de uma lição para nós, que nós temos que ser resgatados. Temos que ser comprados de volta, por Cristo.
Vejam em Gálatas 4. Gálatas 4.
Gálatas 4, por ciclo 1 a 7. Diz-me, pois que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, posto que é ele, Senhor de tudo. Mas está sobre tutores e coradores até o tempo determinado pelo Pai. Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servidamente, sujeitos aos julimentos do mundo, aos tutores físicos. Vindo porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, sob a lei, a fim de que recebessemos a filiação de filhos.
E porque vós, seus filhos, enviou Deus ao nosso coração, os espíritos e filhos, que aclama a papai, de sorte já não é escravo, porém filho e sendo filho, também herdeiro, por Deus. Queridos irmãos, nós somos resgatados deste mundo, porque quebrámos a lei, e por isso estamos debaixo da pena da lei, a pena da morte. É Jesus Cristo que nos comprou de volta, que nos deu a vida, nos comprou de volta, que nos resgatou.
Aqui diz aqui, enviou seu filho, nascido da lei, para resgatar os que estavam sob a pena da lei. E ele nos resgatou. E por isso somos comprados de volta, porque a pena da lei diz que estamos mortos. Uma vez que estamos mortos, não podemos viver de novo. Jesus Cristo nos comprou, nos deu a vida de volta, novo. Nos resgatou. Vigemos em Tito capítulo 2, versículo 11 a 14, diz assim, porque, quanto a grácia de Deus se manifestou Salvador a todos os homens, educando-nos para que renegadas a empiadadas e paixões mundanas, é o que nós temos que renegar, temos que pôr de lado, vivemos no presente século, sensata, justa e piedosamente, era a maneira que vivemos de viver. Guardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, quem é o nosso grande Deus e Salvador? Cristo Jesus. O qual assim mesmo se deu por nós a fim de rimir-nos, rimir-nos. Ele nos comprou, nos ri-di-mil, nos comprou de volta, nos resgatou, nos rimir-nos de toda a iniquidade e por ficar para si mesmo um povo exclusivamente sermo. Ele é o zeloso de boas obras.
Zeloso de boas obras.
Por isso, irmãos, precisamos de reconecer. Por nós próprios não podemos fazer nada. Estamos debaixo da influência deste grande terrorista. E nós somos comprados de volta. Somos rimidos, resgatados.
Jesus Cristo. Vejam então Romanos capítulo 5, Romanos capítulo 5, versículo 8 a 10. Romanos capítulo 5, versículo 5 a 10. Diz assim, mas Deus prova o Seu próprio amor. Este é o caminho de Deus que é amor, carinho para os outros, cuidado para os outros. Não é egoísmo, mas é cuidado para dar a outros. Prova Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Nós não fizemos nada para ganharmos esta graça. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, somos feitos justos para com Deus. Isto é o nosso pecado, somos perdoados, somos justificados pelo Seu sangue. Seremos salvos, seremos por Ele salvos da ira. Porque se nós, com inimigos, fomos reconciliados com Deus, houve esta reconciliação, agora temos um relacionamento com o Pai, mediante a morte do Seu filho. Muito mais quando já reconciliados, já temos este relacionamento com o Pai, seremos salvos pela Sua vida, por causa da Sua vida, como Seu sumo sacerdote, ajudando como nosso advogado de defesa, quando somos atacados, nos arrependemos e pedimos perdão, e quando Satanás, o inimigo, nos acusa, ele nos perdoa como o advocado de defesa, pela Sua vida, por estar aí a defender-nos continuamente, como advogado de defesa.
Por isso que aumvemos, somos reconciliados, no versículo 10, com Deus, mediante a morte do Seu filho. Isso é que nos reconciliou, isso é que pagou pela nossa morte.
Vejam também, em 2º Corinthians, capítulo 5. 2º Corinthians, capítulo 5.
2º Corinthians, capítulo 5.
Versículo 17 a 18.
E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram, as que se fizeram novas. Se você está em Cristo, se Cristo vive dentro de você, através do poder do Espírito Santo Deus, você, então, é uma pessoa nova. Não é naquele caminho do diabo, no caminho deste grande terrorista e guista, mas estamos uma pessoa nova, no caminho do amor e de carinho para os outros.
Ora, tudo prevém de Deus, tudo prevém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por meio de Cristo, a reconciliação que temos para acompanhar através de Cristo, e nos deu o Ministério da reconciliação. Isso é nossa responsabilidade de seguirmos o mesmo exemplo que Ele nos deu, e nós também praticarmos reconciliação com outras pessoas.
Nós temos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo. Não é Deus reconciliado com Nosco, porque Deus nunca fez nada mal, é nós que precisamos ser reconciliados com Deus. Nós que temos que mudar a nossa atitude, nós temos que mudar a nossa abortagem de como abortamos as coisas, nós temos que mudar a nossa maneira de ver, nós temos que mudar a nossa mente, nós temos que mudar a nossa motivação, o nosso coração. E temos que ajustar isto, recalibrar a nossa vida para um padrão novo.
Efésios 4. E por isso, queres e irmãos, Efésios 4, começando no versículo 11, por isso, ele mesmo nos concedeu a Igreja de Deus, em que alguns são professores, profetas, pastores e mestres, isto é, nos ensinam, versículo 12, com vistas a aperfeiçoamento dos santos. Na Igreja de Deus, existem estes ensinos serventes, ministros de Deus, com um propósito, com o visto, que é o aperfeiçoamento dos santos. O propósito da Igreja de Deus e do Ministério de Deus é para nós, como membros da Igreja de Deus, sermos aperfeiçoados.
Para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. Somos aperfeiçoados para servirmos, cuidar de outros, para construir, para edificar a Igreja de Deus. É por isso que Deus nos deu o Ministério para nós crescermos neste caminho, no caminho de Deus, no caminho do amor, no caminho da árvore da vida. Por que? Para a Igreja de Deus crescer. Versículo 13. Até que todos chegamos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus à perfeita varuniladidade. Ao homem perfeito isto é, à medida da estrutura da plenitude de Cristo.
Porque chegamos que venhamos a ser um verão perfeito. Venhamos a ser um homem perfeito. De acordo com o padrão que é Cristo. Não estamos a comparar com outras pessoas, estamos a comparar com Cristo. Esse é o nosso padrão. A estatura da plenitude como é completo Cristo.
Para que não mais sejam-nos convenimos, agitados num lado por outro e por todo o vento de trina, pelos truques, pela artimanha, pelos atos terroristas, digamos assim, dos homens influenciados por Satanás pela astuça dos que induzem ao erro. Mas seguindo a verdade em amor, crescemos em tudo, naquele que é a cabeça Cristo. Isto é, ao fim do versículo 16, como diz assim, para a edificação do corpo em amor. Por isso, diz assim, não andais mais, como andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, como diz no versículo 17. Não continuem a andar na vaidade das vossas ideias, os quais estão obscursidos de entendimento e que são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância, é que vivem, porque têm um coração duro. Mas depois diz, no versículo 22, tirem-se velho homem, tirem-se velho homem, tirem-se caminho errado, despojeis do velho homem, que se corrompe, segundo as copiocências, não engano, mas montem avançamento no espírito do vosso entendimento. Renovem este mente, no espírito, do vosso entendimento e correm com a ar da vida. E revistais com o novo homem. Ponham em prática na vida este novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão, por sedentos da verdade, deixando esses caminhos errados. E depois diz no capítulo 5, versículo 1, imitem a Cristo. Imitem a Deus, como Filhos amados, porque Cristo é o nosso padrão. Se nós estamos a seguir a Ele, estamos a seguir ao Pai, que Ele é a representação perfeita do Pai. E por isso temos um grande, novo padrão na nossa vida, um novo grande caminho de viver. Isto é a volta para o caminho do amor, o caminho da ar da vida. E em Romanos capítulo 2, versículo 4. Romanos capítulo 2, versículo 4. Diz assim, ou desprezas a riqueza da bondade de Deus, da sua bondade, da sua tolerância, da sua longa namilidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento. Esta bondade, este cuidado, esta graça de Deus, que nos dá isto de graça, é que nos faz ver, uh, tenho que me arrepender, tenho que mudar a minha vida. Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumula-os contra ti mesmo, ira para o dia da ira e da relação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo seu procedimento. Vai haver um julgamento, irmãos, e vamos ter que dar contas. Vamos ter que dar contas, e vai haver justiça final. Que retribuirá a vida interna, acho que perseverando em fazer o bem, procuram glória, glória, honra e incorreptabilidade. Isto é a vida imortal. Precisamos estar a buscar glória. Temos que buscar honra. Porque temos que perseverar a fazer o bem. Por outro lado, vai retribuir a cada um, versículo 8, ira e indignação aos faciosos que desobedecem a verdade e obedecem a injustiça.
Queria dizer, irmãos, isso é o... Vai haver justiça. Vai haver um julgamento. Vai haver um julgamento. Vejemos em 2 Pedro capítulo 2, versículo 4. 2 Pedro. Tivemos aí um bocadinho há pouco, há antes. 2 Pedro capítulo 2, versículo 4. Segundo Pedro capítulo 2, versículo 4. Ora, se Deus não poupou os anjos, quando pecaram, mas, percitando-os, no tártaro, vai haver um julgamento. Os entregou abismos de trevas, reservando-os para o juízo.
Os anjos vão ser julgados. Quanto mais nós? Quanto mais nós? Sim. Nós temos que mudar. Vai haver um juízo. Os anjos vão ser julgados. E o próprio grande terrorista, como vem na Apocalypse capítulo 20, vejam aqui, no versículo 1 e 3, então, vi-te ser do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e o grande corrente, e ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo satanás, este grande maior terrorista mundial, e o prendeu para mil anos. E o lançou no abismo, fechou, e depois é necessário que seja solto por um pouco tempo, vai ser solto por um pouco tempo, e depois lemos no versículo 7, diz assim que será solto, vai, de novo, enganar o mundo, mas depois lemos no versículo 10, o diabo, ou depois disso, o sedutor de Deus, foi lançado para dentro do lago, do fogo e em chofre, onde já tinham sido lançados, como devia ter se traduzido, não só a besta, como também o profaço profeta, e serão atormentados de dia e noite, pelos séculos, dos séculos. Queridos irmãos, vai haver justiça. Nós temos que mudar a área do caminho errado, deste caminho de Satanás, da árvore da morte, para a árvore da vida.
Vai haver um juízo para nós, se não fizermos isso, mas para os anjos também vão ser julgados. Satanás também vai ser julgado. Queridos irmãos, nós temos que nos arrepender, temos que mudar a nossa vida. Após arrependimento e fé, precisamos ser batizados em nomes de Cristo, para a remissão dos nossos pecados, pela unção das mãos de pós, pedir a Deus para nos dar o Seu Espírito Santo, que é o poder de Deus para nos dar a força, a energia e a mentalidade de Deus, para podermos vencer as fraquezas da carne, e depois precisamos de perseverar até o fim.
Isso é a nossa responsabilidade. Por outro lado, este grande terrorista também vai ser removido.
Enquanto que ele está aí à volta, não há paz. Não há paz. Mas o dia é vindo ouro, que a segunda grande terrorista vai ser imprisionado e vai ser isilado. E então, depois daí, a família de Deus pode viver em paz e harmonia pela vida inteira, tal como foi inicialmente planejado pelo Altíssimo e pelo Verbo.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).