This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia a boa tarde, queridos irmãos, que é aos campos de Zanzo de Flux. Um bom dia.
Os judeus estavam a antecipar a vinda do Messias. Eles sabiam que era o período profetizado para a vinda do Messias. Conheciam isso através de várias profecias, particularmente de Daniel 9, 25 a 26, e à volta desse período. Sabiam que Deus tinha dado uma boa indicação de quando o Messias viria. E por isso estavam a antecipar a sua vinda. E por isso sabiam, poderiam imaginar bem quando é que o Messias nasceria também. E por isso podem ver com isso, em Isaías 9, que eles esperavam o cumprimento desta profecia. E diz que, a pílula 9, Isaías 9, versículo 6, porque um menino nos nasceu. Quem este menino está a falar? Um filho se nos deu. Quem este menino está a falar que nasceu? Que, ele lhes foi dado, diz assim, o governo está sobre os seus hombros. Esse menino vai ser o nascimento de Jesus Cristo. E diz assim, o seu nome será maravilhoso conselheiro. O nome de Jesus Cristo será Deus Forte. O nome de Jesus Cristo será Pai da Eternidade. Por que? Porque foi ele que criou tudo. Por ele tudo foi criado até os planetas e o Sol e a Lua, que são os instrumentos que nos dão o tempo. E ele criou o tempo e por isso é o Pai da Eternidade, príncipe da paz. E ele estava à espera de Jesus Cristo para que, se aumente, o seu governo e venha a paz, sem fim, sobre o trono de David. Jesus Cristo é que vai governar sobre o trono de David. Vai ser Jesus Cristo. E sobre o seu reino, para o estabelecer e firmar mediando o juízo e a justiça, desde agora e para sempre, o Zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. E eles estavam à espera de Vinda deste Messias. O que eles não entendiam, contudo, é que o Messias se viria em duas fases, para a fase primeiro e depois viria uma segunda fase. E entre a primeira e a segunda fase havia, digamos assim, uma quebra de tempo, um espaço de tempo. E por isso eles esperavam a Vinda do Messias pensando que a Vinda do Messias seria, inmediatamente, a segunda fase, que seria a fase do Messias.
Por isso hoje, queridos irmãos, vamos ver algumas profecias que foram cumpridas pelo Messias e que serão cumpridas, digamos assim, pelo Messias. Profecias do maravilhoso mundo da manhã. Profecias para o milênio. Profecias para a grande utópia a vir. O propósito, o próprio propósito da festa de tabernáculos.
Por isso, vamos ver isso e vamos então ver aqui, quando o Nascimento de Jesus Cristo, vemos aqui em Lucas capítulo 1. Lucas capítulo 1.
Lucas capítulo 1.
Vamos começar a ler no versículo 30, que diz assim.
Mas o anjo de disse Maria, não temas, porque achaste graça diante Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Que significa salvador. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo. Deus, o Senhor te dará o trono de David, seu Pai.
Ele renaná para sempre, sobre a casa de Jacó, e o Ser Renado não terá fim.
E por isso, vê-se então que foi o profecia aqui, que Jesus viria através da Maria. E por isso, isto aconteceu, enquanto Jesus Cristo nasceu, e Ele teria paz à Terra. Vejam também, em Lucas 2, vamos começar a ler do versículo 8, que diz assim, havia naquela mesma região, pastores, que viviam nos campos, e guardaram o Ser Robânio durante as vigilas da noite. E um anjo do Senhor desceu antes a onde Ele estava, e a grora do Senhor brilhou ao redor deles, ficaram tomados de grande temor, e o anjo, por anses de lhes disse, não tem mais. Eis aqui, vos trago a boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu, na cidade da Vídeo, o Salvador, que é Jesus, o Salvador, que é Cristo, o Senhor, que é o Messias, que é Cristo. E isto vos servirá de sinal, encontrarás uma criança, em volta, em faixas, irritada, em manjadora, e subitamente apareceu com o anjo. Uma multidão da milícia celestial, levando a Deus e dizendo glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
Vemos aqui que isto é o que Jesus Cristo traria à terra, paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Ele vai ser um Messias. Mas esta parte da paz na terra aos homens não foi cumprida durante a sua primeira vinda, porque essa vinda foi interrompida no meio da semana, como leem em Daniel 9, 26 e 27.
E por isso, como vemos, como entendemos agora, compreendemos Jesus Cristo, quando Ele veio, digamos assim, duas fases na sua vinda. A primeira fase foi a primeira vinda e a segunda fase é a segunda vinda. A primeira vinda Ele veio para pagar, digamos assim, o preço dos pecados, para fazer possível a cura, a sara das pessoas e, por isso, para proclamar a boa nova do reino de Deus. Essa foi a primeira parte, ou a primeira fase da missão de Jesus, o Salvador, que o nome Jesus significa Salvador, a primeira missão, a primeira fase, foi uma de Salvador, de vir como Salvador para nos dar a salvação individual e fazer isso possível.
A segunda parte da sua missão, que também é para salvar o mundo inteiro, mas é de ser um Macias. É um Macias quer dizer Cristo, que é a segunda parte da missão, por isso o nome dele Jesus Cristo, primeira vinda, segunda vinda, Jesus Cristo. E por isso é bem como o Macias. Vigemos, então, o trabalho Jesus Cristo primeiro aqui durante a sua primeira missão, a sua primeira vinda. Vejam aqui quando ele foi batizado. Vejam aqui em Lucas 3, versículo 15, Lucas 3, versículo 15, estando o povo na expectativa.
O povo estava na expectativa. Eles sabiam que era o período que o Macias ia começar a fazer a sua obra. Por causa da profecia da Daniel 9, como mencionei, estando o povo na expectativa e discurrendo todos, no seu íntimo, a respeito de João, se não seria ele, por ventura, o próprio Macias, o próprio Cristo. Por isso estavam a pensar que o João Batista talvez, de facto, seria o Macias, porque estavam na expectativa que era o período que esperavam que o Macias aparecesse.
Mas disse, versículo 16, disse João a todos, eu na verdade vos apetali-se com água, mas o que vem é mais poderoso do que eu e por isso está a dizer que ele não era o Macias. E depois, continuando no versículo 21, diz assim, aconteceu que, então Jesus Cristo veio, ele batizou Jesus Cristo e depois dizia assim, aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus, Jesus também foi batizado. Isto ando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus Cristo em forma corpórea, como uma pomba.
E ouviu-se uma voz do céu, tu és o meu filho amado, em ti o compraso. Pesso aqui que Jesus Cristo foi batizado, depois de ele ter sido batizado, a primeira coisa que aconteceu, vemos no capítulo 4, é que Jesus Cristo foi guiado pelo Espírito para o deserto para ser tentado por Satanás. Então foi lá por 40 dias para ser tentado e depois de vencer, no versículo 13, capítulo 4 de Lucas, passados que foram as tentações de toda a sorte, a parto-se dele o diabo até o momento oportuno.
E depois o que aconteceu, versículo 16 de Lucas 4, Jesus foi panasaré, onde for é criado. Entrou no sábado no sinagógo, segundo o seu costume, levantou-se para ver. Então ele levantou-se, digamos assim, a primeira pregação, quando ele tinha a responsabilidade de ser o messias, e então lhe deram o livro de profeta Isaías, porque a tradição era que liam certas partes da Escritura em certos sábados e, nesse sábado, tinha que ler uns certos versículos.
E então achou o lugar onde estava escrito, onde ele devia ter lido, que dizia-se o seguinte, o Espírito Senhor está sobre mim porque me ungiu para evangelizar os pobres, isto é, para dar a boa nova aos pobres, curar os quebrantados de coração. Ora, isto foi uma frase que foi engolida na revisão à Almeida Revista e Autorizada, mas que está aí presente no original grego e que está também na revisão à Almeida Revista e Corrigida, assim como na Almeida Corrigida e Fial. Essa frase está lá para curar os quebrantados de coração, enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr a liberdade aos oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Então, fechou o livro, fechou o livro e foi sentar. E, como veem em Lucas 4, Lucas 4 diz assim, vamos voltar a esta área de novo, Lucas 4, tendo fechado o livro, dovelveu o livro ao assistente e sentou-se, e todos na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
Por que? Por que é que ficaram, tínhamos assim, pasmados, olhar para ele? Por que? Vejamos, então, em Isaías capítulo 61, versículos 1 e 2. Isaías 61, Isaías 61, versículo 1 e 2. E diz assim, o Espírito Senhor Deus está sobre mim. Este foi o Jesus Cristo leu, lembram-se, porque Senhor me ungiu para pregar boas novas. Este é o evangelho e evangelizar, pregar boas novas aos quebrantados. Enviou-me para curar, a curar os quebrantados do coração, e a apórem-lhe os ales-mados, e a pregoar o ano aceitável do Senhor. Foi onde Jesus Cristo fechou o livro e foi sentar.
E está claro, eles ficaram a olhar os olhos fixos nele. Por quê? Porque fechou o livro no meio da frase. Porque diz, e o dia da vingança do nosso Deus, etc., etc. Ele fechou o livro no meio da frase. Por quê?
Porque até esse ponto representava a profecia da primeira vinda de Cristo. Daí adiante, e o dia da vingança do nosso Senhor a consolar, etc., etc., representa a segunda vinda de Cristo. A primeira vinda foi interrompida no meio da semana, no meio, ao fim de três anos e meio, uma semana são sete anos, interrompida no meio da semana. Ele parou, ao fim de três anos e meio, parou a necessidade de haver mais sacrifícios, porque o sacrifício dele, o sacrifício permanente, é o um sacrifício único, já não precisamos de fazer sacrifícios, parou os sacrifícios.
Mas parou isso ao meio da semana. Físicamente, foi numa quarta-feira, mas também foi, depois de três anos e meio, pelo pregara que ele morreu, ou que foi matado, no meio da semana, no meio dessa semana de sete anos. Isso é o que diz em Daniel 9, 26 e 27, que diz assim, depois de 62 semanas, será atrado no sias e não será mais, sim, ao fim das 62 semanas, como, especificamente, quando? Porque ele firmará o conserto, esta nova aliança, com muitos, sim, a nova aliança ele fez com muitos, por uma semana, mas diz assim, na metade da semana, ao meio da semana, depois de três anos e meio, fará acessar o sacrifício e oferta de majeares.
Isto foi o que ele fez para o sacrifício e a vera majeares, já não é mais necessário, porque ele é o sacrifício perfeito uma vez para sempre. E, por isso, ele, ao fim de três anos e meio, foi morto e não haverá necessidade mais de sacrifícios. E, por isso, foi o que aconteceu, que ele morreu no ano, conforme entendemos, no ano 31 da Era Corrente, depois de Cristo, foi morto, foi matado, digamos assim, durante o período da Páscoa, o dia da Páscoa, mais especificamente, numa quarta-feira, cerca de março, o abril, o nosso calendário, três anos e meio depois de ele ter começado, de ele ter sido batizado e ter começado a sua primeira visita, a sua primeira missão de ser o nosso Salvador, a missão que ele teve de, como diz aqui, de curar os cobrantados de Coração, de pregar as boas novas para os cobrantados, para proclamar a libertação aos cativos, pôr em liberdados aos chamados e apregoar o ano aceitável do nosso Senhor, apregoar o ano em que há de vir do milênio dos anos em que vai haver paz na Terra.
Foi a missão dele, a primeira missão. Mas a segunda parte da missão dele, vejemos aqui, é a seguinte, que ele não leu, mas que é, quando ele vier pela segunda vez, diz assim, e o dia da vingança do nosso Deus, quando ele vier, vai haver a vingança de Deus, vai haver o julgamento de Deus, e as coisas vão ser postas direitas na Terra. Diz assim, a consolar todos os que choram, vai haver uma consolação de aqueles que estão tristes, que veem os problemas na Terra, e ele vai consolar, vai trazer a paz à Terra.
Versículo 3. E a pôr sobre os que a ancião estão de luto. Isto é a pôr os que a ancião, isto é, na Igreja de Deus, aqueles que na Igreja de Deus estão de luto. A pôr neles uma coroa, que vão ser coroados. Por que? Vão ser coroados para serem membros do reino Deus, para reinar com Jesus Cristo no rei Deus. Em vez de cinzas, óleo e alegria. Em vez de peranto, veste de louvor. Vão ser honrados, vão ter coroas, vão ser reis, debaixo do rei dos reis, e vão ser sacerdotes, debaixo do Senhor dos Senhores.
Vão ser senhores debaixo do Senhor do Senhor. Em vez de espírito angustiado, a fim de que se chamem Carvalhos de Justiça, vão ser, digamos assim, árvores de justiça, vão ser árvores fortes no reino da manhã, no reino de Deus a governar na terra, vão ser árvores, vão ser pessoas fortes, vão ser pilares de justiça, plantados pelo Senhor para a glória de Deus. Está aqui a ver o que vai acontecer durante a segunda vinda de Cristo. É o que Ele vai fazer durante a sua segunda vinda.
E, por isso, vemos que Ele há de vir uma segunda vez. Está claro, não sabemos quanto. Ninguém sabe quando. Só o Pai sabe quando. Podem ler isso em Mateus 24, versículo 36. Ninguém sabe. Sabemos que está perto, mas ninguém sabe o dia ou hora. Ninguém sabe. Mas, quando Ele vier, estabelecer a paz, o mundo vai estar em condições tão terríveis que as pessoas vão pensar que vai ser o fim do mundo. Mas não vai ser o fim do mundo, porque Ele vai salvar e vai julgar as nações.
Vejam comigo, por exemplo, em Mateus capítulo 25. Começar a ler no versículo 31 a 32. Quando ver o Filho do Homem na sua majestade, isto é a segunda vinda de Cristo, como o Messias, na sua majestade, como rei dos reis e Senhor dos Senhores, e todos os anjos com Ele, então se acentará no trono da sua glória, vai ser o trono de David, como lemos, e todas as nações serão reunidas em sua presença.
Todas as nações, os elitas e os gentios. E ele separá uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos, as oveias. Ele, então, vai começar a executar julgamento na terra, educar, a treinar as pessoas e vai executar justiça. E as pessoas vai haver justiça, porque ele vai governar com justiça, como se recorde, com amor. E isso, então, será o mundo da manhã, o milênio. O milênio pelo qual nós temos grande esperança, temos grande desejo de ver, porque é a única, a única, a única possibilidade de paz na terra. Vejam comigo também em Apocalipse capítulo 20, Apocalipse capítulo 20.
E vamos ler versículo 4.
Vi também tronos e nestes assentados aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. E são os santos, os santos resuscitados. Vão ter, vão ser, digamos assim, os carvalhos de justiça, como lemos há pouco, vão ser os santos resuscitados, vão ser cruados, como lemos também. E vi ainda as almas dos decapitados por causa dos demônios usbem, por causa da palavra de Deus, tanto quando não adoraram a besta, nem tão pouco a sua imagem, era receber uma marca na fronte e na mão, a marca da besta. E por isso esses vão ser os suscitados, são os santos. E diz assim, viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Reinaram com Cristo durante milênio. Está claro, como vemos em outras escrituras, essa será simplesmente a primeira fase, a primeira parte desse reino, porque será um reino eterno. Mas inicialmente reinarão por mil anos e depois acontece outras coisas. Os restos mortos não viverão, não reviveram, até que, ao fim desses mil anos, vai ser a primeira resurreição, essa é a primeira resurreição. Vivem, governam por mil anos, os outros só são suscitados depois disso, depois dos mil anos. Será, então, digamos assim, a segunda resurreição. Bem-aventurado e santa é aquele que tem parte da primeira resurreição. Sobre estes, a segunda morte não tem autoridade. Por quê? Porque esta primeira resurreição vai ser uma resurreição a ser espirituais que não podem morrer e por isso são bem-aventurados, aqueles que estão na primeira resurreição. Claramente indica que, a segunda resurreição, as pessoas vão estar sujeitas a poderem morrer a segunda morte e, por isso, vai ser uma resurreição física e não espiritual.
E, por isso, sobre estes, a primeira resurreição, a segunda morte não tem autoridade. Pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele esses mil anos. Até haver uma segunda resurreição e outras coisas a acontecer, mas o reino está claro e, ter realmente, como lemos em outras escrituras. Mas essa é a primeira, digamos assim, a primeira parte.
E, por isso, vemos aqui que o reino de Deus vai governar o mundo, vai governar a humanidade inteira durante esses mil anos, vai governar Reinar durante mil anos na Terra, vai ser o governo para o povo. Não é o governo do povo, mas é para servir o povo.
Não vai ser, está claro, só Jesus Cristo a reinar, vai ser os reis de baixo do rei dos reis. Vão ser os santos a reinar com Jesus Cristo. Vejam também em Apocalipse capítulo 5, versículo 9, a parte final do versículo 9 e versículo 10, diz assim. Está a falar aqui acerca dos santos, e assim os que procedem, que procedem de toda a tribo, língua, polvinação, e para o nosso deus, os constituíste, reino e sacerdotes, e reinarão sobre a Terra. Vão reinar na Terra. Não vai ser o fim do mundo, vai ser o reino de Deus, reinar na Terra. Não é no céu, é na Terra, reinar na Terra. Vejam também que esse governo vai ser esse seres que vão governar com Jesus Cristo. Não são pessoas com carne e sangue. Vejam também em 1 Coríntios capítulo 15.
Versículo 50 diz assim, Isto afirme, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus. Por isso, serão ressuscitados. Esta é a primeira ressurreição. É uma melhor ressurreição. Não vão estar sujeitos à segunda morte. Por que vão ser seres espirituais? E não vão ser carne e sangue. Vão ser seres espirituais. Vêm também no versículo 44 do mesmo capítulo. 1 Coríntios 15, 44 diz assim, semeia-se corpo natural. Esta é corpo físico e ressuscita corpo espiritual. Corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Vai ser um corpo espiritual. Por isso, seres espirituais vão governar o governo no mundo da manhã. Vão ser os governantes do mundo da manhã. Vão estar, digamos assim, no cabineto, no governo, governar debaixo, digamos assim, do rei dos reis, que é Jesus Cristo. E vai ser um governo por seres que foram escolhidos por Deus e por Jesus Cristo. Foram selecionados por Jesus Cristo, escolhidos por Deus, chamados por Deus, escolhidos por Cristo, aqueles que foram chamados, eleitos e fiéis até ao fim. Não vai haver eleições, não vai haver campanhas, não vai haver partidos políticos, mas vai ser um reino de Deus. Porque o homem, ao fim de contas, que lhes irmãos, demonstrou por seis mil anos, demonstrou que o homem é completamente ineficaz, é completamente incapaz, porque desperdiza, porque é injusto, porque é ganancioso, porque é egoísta, porque quer o poder para ele próprio e por isso as pessoas sofrem. A humanidade mostrou que os homens, seja que partido seja, seja que tipo de governo, se for comunismo, o socialismo, o nacionalismo ou democracia, todas elas falharam. Porque o Unicoverno vai ser o governo do reino de Deus, que vai trazer paz ao mundo inteiro. Como lemos, por exemplo, em Daniel 2, que é aquela pedra que vai destruir esta imagem, que é aquela pedra que se torna um reino que vai governar sobre o mundo inteiro, vai ser dada aos santos, isto é, aos que estão na primeira ressurreição, que se coladicaram, que se treinaram hoje em dia, que foram treinados por Deus para essa posição de governantes, e vão ser os governantes nesse reino. Vão ser, digamos assim, o começo do rei de Deus para governar e salvar o mundo inteiro. Queris irmãos, nós provamos, como seres humanos, nós provamos que nós não podemos trazer paz. Só Jesus Cristo é que vai trazer paz à terra. Quando Jesus Cristo veio na primeira vida, vinda, lemos há pouco Isaías 61. Agora o que quer fazer é ler um bocadinho antes disso. Vamos começar a ler Isaías 59. Vamos ler o que as profecias dizem um bocadinho antes da vinda de Cristo, e depois vamos ler um bocadinho depois do que Jesus Cristo leu, além de Isaías 61. Mas, como disse, começamos primeiro em Isaías 59. Isaías 59, antes da secção que Jesus Cristo leu. Liz assim. Vou começar a ler, por exemplo, algumas partes. Vou ler aqui alguns bocadinhos versículos aqui e a colar para dar uma ideia deste contexto. Liz assim. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vos de Deus, e os vossos pecados encobrem o vosso rosto de vós para que vos não oisam. São os nossos pecados que nos separam de Deus. Que, lis irmãos, temos que olhar a nós próprios, olhar a nós próprios internamente e ver que pecados é que temos, e separar e tornarmos melhores pessoas.
E depois, continuando, também no versículo 4, lis assim. Ninguém há que clama pela justiça. Lis irmãos, neste mundo não há ninguém que clama pela justiça. Sim, chamam, dizem que são justos, chamam pela justiça. Mas pela verdadeira justiça, não. Ninguém que compareça, em juízo, pela verdade. Sim, dizem que têm que ser verdadeiras, mas estão cheias de mentiras destes partidos políticos no mundo hoje em dia. Confiam no que anulo e andam falando mentiras. Concebem o mal e dão à luz a iniquidade.
Chocam ovos da áspide e tessem-teias da rainha. O que comer os ovos dela morrerá. Se um dos ovos é pisados, saia uma víbora. É o mundo hoje em dia, queris irmãos. É o mundo hoje em dia. Não há justiça, é terrível.
Vejam o versículo 7 também. Os seus pés correm para o mal. São vilosos para derramar o sangue inocente. Os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade, os seus caminhos a deslação e abatimento. Desconhecem o caminho da paz. Nem há justiça nos seus passos. Fizeram para si varedas estruturosas. Quem anda por elas não conhece a paz.
Por isso está longe de nosso juízo. E a justiça não nos alcança. Esperamos pela luz e acho que só atrevas. Pelo resplendor, mas andamos na escuridão. É o mundo hoje em dia, queris irmãos. É terrível. É terrível. Vejam também versículo 15. Sim, a verdade sumiu. E quem se desvia do mal é tratado como presa.
O Senhor Deus viu isso e desaprovou o não haver justiça. Deus não gosta do que está a ver, está acontecendo no mundo hoje em dia. Viu que não há, ou que não havia, ajudador algum?
Jesus Cristo vê. Deus vê. Traverse Jesus Cristo. Viu que não há ajudador algum. E maravilhoso que não havesse um intercessor. Não há ninguém, nenhum homem, que é um intercessor pelo mundo e pela humanidade, que é verdadeiramente justo.
Então, pelo que o Seu próprio braço lhe trouxe a saldação. Por isso, o Seu próprio braço, a próprio Deus, trouxe a saldação ao mundo. Deus decidiu trazer Ele próprio. Ele entrecedir pelo mundo.
Através do verbo, o Criador, o verbo que veio para a Terra, se tornou carne, veio a ser Jesus Cristo, reciclou, está agora à mão direita do Deus Pai, no trono de Deus Pai, e Ele há de vir como um intercessor para trazer paz à Terra. Vestiu-se de justiça, Jesus Cristo, vestiu-se de justiça, como de uma coraça, e pôs o capacete da salvação. Sim, Ele morreu por nós. Vestiu-se com essa roupa, fez esse sacrifício. Pôs o capacete da salvação na cabeça. Pôs sobre si a vestidora de vingança. Ele vai vir a segunda vez para vingar, para dar a vingança, para trazer paz ao mundo. E se cobrir o deselo, como de manto. Segundo as obras deles, assim retribuirá. Então diz assim, no versículo 19, Te marão pois o nome do Senhor desde o puente e a Seu glória desde o nocento sol. Pois virá, Jesus Cristo, a de vir uma segunda vez. Virá, como torrente, apetuosa, impelida pelo Espírito do Senhor. Virá o Redentor. Jesus Cristo vai vir, o Redentor, a cião. Isto é a Igreja de Deus. Vai estabelecer e vai fazer a Igreja de Deus. Vai nos resucitar e vai fazer membros do Governo de Deus. E diz assim, virá o Redentor a cião. Vai comprar os membros da Igreja de Deus. E aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor, Quanto a mim, esta é a minha aliança. Com eles, diz o Senhor, o meu Espírito que está sobre Ti e as minhas palavras que puse na tua boca, não se apartarão dela, nem da de Teus filhos, nem da dos filhos de Teus filhos, não se apartarão desde agora e para todos sempre, diz o Senhor. Isto é o que Deus vai fazer para nós. Ele vai intercedir, vai ser o nosso Redentor, vai vir uma segunda vez para trazer paz à Terra. Jesus Cristo vai fazê-lo para nós, porque nós não podemos fazer para nós próprios. Continuando então no capítulo 60, diz a I.V.1, diz ponte, resplandece, porque vem a tua luz. E a glória do Senhor nasce sobre ti. Jesus Cristo nasceu como filho de Deus, um Deus, um verbo. A glória do Senhor nasce sobre nós e Ele vai intervir, porque éis que as trevas cobrem a Terra e a escuridão os povos. Mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti. O Senhor Jesus Cristo a devir e a sua glória se estabelecer sobre nós, estabelecer aqui na Terra. E as nações se encaminham, isto é, aos gentios para a tua luz. Os gentios vão se submeter ao Governo de Deus na Terra, ao Reino de Deus. E os reis para o resplendor que te nasceu. Levante ao redor os olhos e ve. Abre os olhos e ve o que vai acontecer. Jesus Cristo a devir para reinar na Terra. Todos eles se juntam e vêm a ter contigo. Teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços. Então verás e serás radiante da alegria. Vais ver Jesus Cristo a vir. Como Deus, Ele vai intervir para nós, como Senhor, com a sua glória. E então verás e vais estar contento, cheio da alegria, no mundo da manhã, quando Deus vai reinar na Terra.
Porque Ele vai trazer paz à Terra. Vejam, então, saltar para o versículo 18, capítulo 60, diz aí as versículo 18, que diz assim. Nunca mais houverá de violência na tua Terra, de deslação ou ruímas nos teus limites, mas aos teus muros chamará a salvação e às tuas portas de louvor. Nunca mais te servirá o sol para a luz do dia, nem com o seu resplendor a Lua te iluminará, mas o Senhor será a tua luz perpetua.
Vai haver uma luz espiritual no mundo, vai haver paz no mundo e o teu Deus a tua glória. Porque o Senhor vai estar na Terra, como Jesus Cristo e o teu Deus a tua glória. Nunca mais se porá o teu sol nem a Lua minguará, porque o Senhor será a tua luz perpetua e os seus dias de teu luto findarão. Vai haver uma luz espiritualmente, falando espiritualmente, perpetua na Terra. Vemos assim, por exemplo, como vemos aqui, que Jesus Cristo vai voltar e vai trazer esta paz.
Então, vemos no capítulo 61, a parte em que Jesus Cristo começou a ler, que diz o Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me angiu, me deu a responsabilidade para pregar as boas novas aos cobrantados, enviar uma cura aos cobrantados de Curação, proclamar a libertação de aos cativos e pôr em liberdados aos chamados a preguar o ancetável do Senhor, e sofeja na primeira vinda. E na segunda vinda, fazer, como vimos, vai trazer a vingança e vai pôr o reino de Deus na Terra. Então, depois disso, vai haver essa cura, porque vai coroar os santos, como diz assim no versículo 3, os que de decisão de luto, vai pôr uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, veste louvor em vez de espírito angustiado.
Então, vai haver esta paz na Terra. E vão começar, dizemos assim, a curar, a trazer paz à Terra, a limpar espiritualmente esta Terra. Vejam no versículo 4. Hidificarão os lugares antigamente assolados, renoverão os estudantes destruídos e renoverão as cidades ruinadas, destruídas de geração em geração. Vai haver uma reconstrução na Terra.
Vai ser uma beleza. Vai ser coisas vão ser construídas e vai ser uma beleza no mundo da manhã. E nós vamos ter a oportunidade, queres irmãos, de reinar com Jesus Cristo, no reino de Deus. Vai haver uma educação correta, vai haver educação da própria comida, de comer corretamente, de uma maneira de viver correta, de um estilo de vida correta. Vai haver, por exemplo, médios de transporte que vão ser corretos, isto é, que não vão poluir o mundo, que vão ser saudáveis. Vai haver uma educação e uma indústria de uma maneira correta, de uma maneira que seja de acordo com as leis de Deus.
Os problemas que são feitos pelo homem no mundo vão cessar, porque o sistema egoísta vai parar. Então, vejamos, então, um pouco mais o que diz acerca deste período. Vamos começar a ler, então, em Jeramias, capítulo 31. Vejamos, então, um bocadinho mais acerca do mundo da manhã. O mundo da manhã em que vai haver paz no mundo. Vamos ver entender um bocadinho mais acerca do mundo da manhã. Em Jeramias 31. Começar a ler do versículo 3. Diz assim, De lois se me deixou ver o Senhor dizendo, Com amor eterno eu te amei, Por isso, com benignidade te atraí. Ainda te edificarei e serás edificado ao Virgínio de Israel.
Vai edificar a nação. Ainda serás adornada com os teus dufes e serás com o coro dos que dançam. Ainda plantarás vinhas nos montos de Samária. Plantarão os plantadores e gozarão dos frutos. Porque verá um dia em que gritarão os atalaias na região montanhosa de Ifren.
Levanta-vos e subamos ao Cião. Isto é ao reino de Deus, ao Senhor, ao nosso Deus. Levantamos para o rei Deus, ao Senhor Jesus Cristo, o nosso Deus. Levanta-se para ir para Ele. Então, também vejam, continuando no versículo 11, diz assim, porque o Senhor redimiu a Jacó, esteja em Israel, e livrou a mão do que era mais forte do que Ele, que era Satanás. Livrou da mão de Satanás, que é o poder deste mundo que foi liberado. Livrado. Versículo 12, ande vir e a exaltar na altura de Cião, isto é, no monte de Cião, isto é, no rei de Deus.
Ande vir e exaltar no monte de Deus, no rei de Deus. Radiantes da alegria por causa dos bens do Senhor, do Serial, do Vinho, do Aceite, dos Cordeiros, dos Bezerros. A sua alma será como um jardim regado e nunca mais desfalecerão. Vai ver alegria, as pessoas vão... a agricultura vai ser boa, vai ser a ver comida boa, comida saudável, as pessoas vão estar alegres, vai ver uma coisa especial, uma alegria, uma paz na Terra, e as pessoas vão estar contentes e alegres.
Então a virgem, versículo 13, se ligará na dança, também os jovens e os velhos, tornarei o seu pranto em júbilo e os conselorei, transformarei em regurgiso a sua tristeza. Sacirei de gordura a alma dos sacerdotes e o meu povo se vertará com minha bondade, diz o Senhor. Vai haver uma paz e uma alegria na Terra, no mundo da manhã. E por isso a festa de Tabronaclos, que é uma sombra que aponta, que demonstra este significado do mundo da manhã, é um grande período de muita alegria, porque nos dá uma ideia do que o mundo da manhã, uma ideia muito pequena, mas dá uma ideia do que o mundo da manhã há de vida-seira.
Vejam também no versículo 28, do capítulo 31 de Geramias, versículo 28, e assim. Valei sobre eles para arrancar, para derribar, para subverter, para destruir e para afligir. Assim, valerei sobre eles para edificar e para plantar, diz o Senhor. Vai haver uma paz e Deus vai ter cuidado de que a Terra seja mudada para um paraíso. A Terra vai se tornar um verdadeiro paraíso, um paraíso na Terra. Entendemos, então, o que vai ser o maravilhoso mundo da manhã, o milênio na Terra? Vemos que precisamos ter uma grande esperança por estes dias, por vai ser uns dias em que Deus vai limpar tudo, vai trazer paz à Terra e vai haver grande abundância de coisas e materiais e as pessoas darão pensões a Deus e graças a Deus, por isso tudo.
Vai ser o fim no mundo da maneira que temos hoje em dia, porque Deus vai intervenir para que nós não destruímos a nós próprios. Acompanhe também em Ezekiel 36. Ezekiel 36. Vamos começar a ler do versículo 9. Diz assim. Ezekiel 36. Diz assim. Porque eu acho que estou convosco. Voltar-me-ei para vós outros. E serei eslabrados e semeados. Multiplique-rei os homens sobre vós. Toda casa de Israel, sim, todas as cidades serão habitadas e os lugares devastados serão identificados.
Então, claro que os irmãos e os profecias são inicialmente para Israel, mas vai ser para o mundo todo, vai ser para as nações todas. Não vai ser só para Israel, vai ser para as nações todas, vai ser para Portugal, para o Brasil, para o Moçambique, para Angola, para a China, para o Japão, para todos os países. Vai ser esta beleza, começando inicialmente por Israel e se espalhará pelo mundo inteiro. Versículo 11. Multiplique-rei homens e animais sobre vós. Eles se multiplicarão e serão fecundos. Falusei, habitar-vos como dentes e vos trarei melhor do que outra. E vos tratei melhor do que outra. E sabrez que eu sou o Senhor.
Eu vos tratei melhor do que nos dias anteriores. Vai ser uma benção. Farei andar sobre vós homens, o meu povo de Israel. Eu vos possuirão e sereis a sua irança e jamais os desfigueireis. Crescim irmãos, vai ser um tempo de grande alegria. Vejam também no versículo 33. Versículo 33 diz Iquiel 36. Diz-se assim, Diz-o Senhor Deus, no dia em que eu vos purificar de todas vossas iniquidades. Então farei que sejam habitadas as cidades e sejam edificados locais desertos. Vão ver as cidades, vão ser rehabitadas, os desertos vão dar fruta, vão ser lindos. Vai ser de tudo uma beleza. Leverar-se-á a terra deserta, em vez de estar desolada aos olhos de todos que passam.
Diz-se-á esta terra desolada, este é o deserto, ficou como o jardim do Edan. Os desertos ficaram como o jardim do Edan. As cidades desertas, desoladas e em ruínas, estão fortificadas e habitadas. Então as nações, este é o Gentilus, que tiverem restado, que não tiverem morrido durante a crise final da era desta era final, antes da vinda de Cristo, os que restarem. Ao redor de vós, saberão que eu, o Senhor Deus Jesus Cristo, reidifiquei as cidades desruídas e replantei o que estava abençoado. Eu, o Senhor, o disse e o farei. O Senhor Jesus Cristo o fará.
Por isso vemos, queridos irmãos, que está profetizado um grande tempo da paz e da alegria e de abundância para o mundo inteiro. Queridos irmãos, isto é um mundo maravilhoso que nós podemos ter esperança. Vejam também em Isaías, capítulo 35. Isto é o que Jesus Cristo fará da Terra quando ele vier para a Terra. Isaías 35 diz assim, o deserto e a Terra se alegrarão. O herbo exultará e flucerá como n'erciso, como a rosa. Flucerá abordantemente, jubilará da alegria e exultará. Deus se lhes a glória do Libro, o esplendor do Carmelo e de Sarón. Eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Vai ser um esplendor da beleza a Terra. Vai ser uma coisa linda. Vejam também no versículo 5. Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Os coxios salterão como servos e a língua dos mudos cantará. Pois águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. A areia, esbrasiada, se transformará em láquus e a terra sedenta em manaciais de águas. Onde a autora viviam os chacais, que será erva, concanas e juncos. E ali haverá um bom caminho, caminho que se chamará o caminho santo. O mundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo, quem quer que por ele caminho não errará, nem mesmo o louco.
Ali não haverá alião, animal feroz nem passará por ele, nem se achará nele, mas os rumidos andarão por ele. Os regatados do Senhor voltarão e virão ancião, com cânticos de júbilo. A alegria eterna coruará a seu cabeça, gozo e alegria cantarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. Cristo irmãos, é difícil talvez visualizar isto tudo, mas estamos a ler aqui escrituras e imagens escrituras, e não estou a ler todos, estou a dar-vos simplesmente uma indicação de escrituras que apontam para o maravilhoso mundo da manhã. Jesus Cristo vai trazer paz à Terra e vai fazer uma beleza à Terra inteira.
Os irmãos vejam aqui outras escrituras, em Zacarias 8. Zacarias 8. Zacarias 8. Vou começar a ler do versículo 1. Diz assim, Veio a minha palavra do Senhor dos exércitos dizendo assim, Diz o Senhor dos exércitos, Tenho grandes elos de Siam e com grande indignação tenho zelos dela. Assim, diz o Senhor, Voltarei para Siam. Sim, a Terra física, mas vai ser também para a Igreja de Deus, para o Servente, e vai estabelecer o rei de Deus aqui na Terra.
Habitarei no meio de Jerusalem. Jerusalem chamar-se-á a cidade fial, e o monte dos Senhor dos exércitos de Montessanto. Aí vai ser onde estabelecerá o rei de Deus, e então todas as nações servirão para o rei de Deus para aprender o caminho da verdade. Diz assim, no versículo 4, Sim, diz o Senhor dos exércitos, Ainda nas praças de Jerusalem, Senter-se-siam velhos e velhas, Levando cada um na mão o seu rimo, o seu bordão, Por causa da sua muita idade.
As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, Nas praças da cidade, que nelas brincarão, Porque vai haver paz, vai haver paz. Coisa linda, queris irmãos, Assim diz o Senhor dos exércitos, Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, Será também maravilhoso aos meus olhos, diz o Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos, Eis que salverei o meu povo, Tirando da terra do oriente e da terra do acidente. Vai salvar o povo, vai salvar o povo de Deus, Vai salvar o mundo inteiro.
Eu os trarei e habitarão em Jerússela, E ele serão o meu povo e eu serei o seu Deus, Em verdade, em justiça. Assim diz o Senhor dos exércitos, Sejam fortes as mãos de todos os vós que nestes dias ao viz, As palavras da boca dos perfertas, A saber-nos dias em que foram postos e fundamentos, A casa do Senhor dos exércitos, Para que o templo fosse identificado. Vai ser identificado o templo, Vai ser, digamos assim, o torceiro do templo, Mas o templo vai ser a Igreja de Deus, Que se torna o reino de Deus, Para onde as pessoas oram e vão admirar, E querem olhar e querem vir a ser parte do reino de Deus, Por vão ser seres físicos, A olharem por seres espirituais, Que serão parte do reino de Deus.
E por isso vai haver uma grande alegria. Vejam também no versículo 11, diz assim, Mas agora não serei para com o restante este povo, Como os primeiros dias diz o Senhor dos exércitos, Porque haverá a cementeira de paz. Vai plantar paz, Cementeira de paz, O mundo vai ser paz. E a vida dará ao Seu fruto, A terra, a sunovidade, E os céus, o Seu orvalho, E farei que o resto deste povo herde tudo.
E há de acontecer ao caso de Juda, ao caso de Israel, Que assim como forste-se malição entre as nações, Assim vos salverei e serei-se uma benção Para todos os outros povos, Para todas as outras nações, Por assim uma benção para o mundo todo. Vai haver paz na terra. Não toméis e sejam fortes as vossas mãos, Porque assim diz o Senhor dos exércitos, Compensei e faze-vos mal, Quando vossas páginas me provocaram a ira, Diz o Senhor dos exércitos, Diz-me não me arrependi, Assim também pensei de novo em fazer bem a vossas, A Jerusalam, a casa de Juda nesses dias.
Não tenham medo, não tem mais. Eis as coisas que devem fazer. Isto é o que nós devemos fazer. Falar a verdade, cada um com seu próximo, E executar a juízo nas vossas portas, Segundo a verdade, De favor da paz.
Não pensem o mal no seu coração contra o próximo, Nem amam-se o juramento falso, Porque todas estas coisas é um aborrece, Diz o Senhor. Por isso isto é o que devemos fazer. Isto é o que devemos aprender, queridos irmãos, De sermos justos, Diz-me a verdade, a verdade, Mesmo a verdade, Durante Deus, a verdade, Por a verdade.
Às vezes neste mundo, as pessoas te dizem Ah, bem, eu fiz isto e isto e isto. E eles é comum. Dizer uma mentira é como dizer a verdade. Queridos irmãos, temos que nos analisar com cuidadinho, Para ver, estamos de facto, Perante Deus, a dizer 100% a verdade. Queridos irmãos, analisem-se a vós próprios, Precisam de ver, estamos a ser verdadeiros?
Falar é a verdade, cada um causa o próximo, Executais o iso, segundo a verdade.
Queridos irmãos, Jesus Cristo é o Messias, Ele é lá de vir para a Terra, E nós temos esperança. Temos esperança e temos fé em Deus, E temos uma esperança que isto vai acontecer.
Esta é a nossa esperança.
Queridos irmãos, isto foi o que Pedro concluiu, concluiu a carta dele. A segunda carta dele. Vejam como Pedro concluiu a segunda carta dele.
Segundo Pedro, capítulo 3, diz assim, vamos começar a ler do versículo 9, Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns ajugam de morada, Ele contrário a longa ânimo para convozco, não querendo que ninguém pareça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Queridos irmãos, Deus espera, Deus tem paciência, porque espera que as pessoas se arrependam, dá tempo. Precisamos nos arrepender, seja o que for que nós tenhamos. Virá, entretanto, como o ladrão o dia do Senhor, o dia que Jesus Cristo advir as pessoas não sabem quando é, porque só o Pai sabe. No qual os céus passarão como estriposos, trondos e elementos esparão, abrazados, também a terra e as obras que não exista, serão atingidas. Vai tudo ser destruído, vai haver uma paz nova no mundo.
E depois, continuando um cadinho adiante, diz assim, no versículo 14, por esta razão, pois amados, esperando estas coisas, empenhá-vos por seres achados por ele, em paz, sem mácula e irrepreensíveis. E tendo por salvação, a longa namoridade do nosso Senhor, esta é paciência, como igualmente o nosso Amado Irmão Paulo escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, a falar destes assuntos, como de facto costumo fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, nas coisas que Paulo escreveu, que os ignorantes e instáveis de turpão, como também de turpões de mais escrituras, para a sua própria destruição, se as pessoas distorsem, modificam a verdade, a palavra de Deus, é hoje que tive-vos a explicar, a demonstrar, umas partes simples da pura palavra Deus, que Jesus Cristo adivere e vai estabelecer o rei em Dela na Terra, a trazer paz ao mundo inteiro. Mas que grande alegria temos! Por século 17, vos pois amados, prevenidos como estáis de antemão, acauta-lávos, não suceda que arrastados pelo erro desses insubordinados, as pessoas que não sequerem se meter a outras pessoas, insubordinados, descaiais da vossa própria fremenza. Mas, aliás, antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. E Cristo, irmão Esparta, graça e de conhecimento de Ele, é que Ele vai trazer paz e vai trazer uma grande esperança no mundo da manhã. E isto é o significado, o simbolismo desta sombra, que é a festa de Tabronáculos. E Ele, Jesus Cristo, seja a glória, tanto agora, como no dia eterno. Amém!
Amém!
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).