This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
PONDEU A BOA TARDE, CRIOS Irmãos, que é Jorge Câmars falando-vos, de Cincinnati. Você já alguma vez observou uma formiguinha no seu lavatório e no seu lavabo e a água vai a correr da troneira e apanha a formiguinha, a formiguinha desaparece. Mas às vezes vemos umas certas formigas que são mais fortes e são mais resistentes e mantém-se e não desistem e mantém-se no caminho até à frente. Isso fez-me lembrar porque a nossa vida tem problemas, tem dificuldades.
E alguns de nós, às vezes, agarrámonos e não deixámos-nos cair. Mantém-nos sempre fiéis até ao fim para não ficarmos desencorajados, mas sim para vencermos a luta até ao fim. E, queres irmãos, o mundo hoje em dia há vários problemas, há muitas dificuldades. As nações, a vossa nação, como de você que esteja, esteja no Brasil, ou esteja em Portugal, ou esteja onde esteja, as nações estão a acelerar para uma grande crise do tempo do fim.
E nós é fácil sermos apanhados por estas correntes, como aquela corrente da torneira, apanhados por estas correntes e sermos levados. Porque, ao fim de contas, estes acontecimentos, estes eventos e as coisas que acontecem à nossa volta são muito fortes e nós somos muito pequenos, particularmente nós somos muito poucos. Nós daqueles que estamos na Igreja de Deus. E nós, como membros da Igreja de Deus, somos simplesmente uma porção da Igreja de Deus do corpo de Deus inteiro. E nós somos também uma das obras de Deus, porque Deus tem várias obras que ele está a fazer.
Nós, na Igreja de Deus, temos uma missão, temos uma obra a fazer. Nós temos um trabalho a completar. Vejam como Jesus Cristo, quando ele viveu na terra, ele também tinha uma obra a completar. E vejam, por exemplo, em João 17, versículo 4, que ele diz, eu te glorifiquei na terra, consumando a obra. Isso é, terminando ou completando a obra que me confiaste a fazer. Ele completou a obra que tinha a fazer. E nós, queres irmãos, precisamos de completar a obra que Deus nos dá. Mas, se nós ficamos desencorajados, se nós perdemos o ânimo, perdemos esta força de vontade, porque estamos desencorajados, pode ser que então desistamos nesta luta para vencer até ao fim.
Por isso, irmãos, é importante que não fiquemos desencorajados, pois podemos estar desencorajados porque somos uma equipe a fazer uma obra e certos membros da equipe não querem fazer a parte deles na equipe. E por isso não estão a ajudar e, às vezes, podemos ficar desencorajados. Ou podemos estar desencorajados porque pessoas por fora estão a desencorajar. Ou podemos estar desencorajados por causa de problemas da carne, ou problemas do mundo, ou por pressões de Satanás, ou por problemas de saúde, ou falta de saúde, ou porque estejamos a ficar um bocadinho mais idosos.
Ou, às vezes, temos problemas financeiros, dificuldades financeiras que nos desencorajam. Às vezes, algumas pessoas têm problemas no matrimónio, no casamento, e outros ficam desencorajados porque perderam um familiar, pois um familiar tenha morrido recentemente. Todos nós podemos ficar desencorajados. Eu fico, às vezes, e por isso precisamos aprender como é que podemos usar o poder espiritual de Deus, o poder de encorajamento. E por isso, hoje, quero visitar três áreas que nos podem ajudar a estar encorajados.
E por quê? Porque nós não fiquemos desencorajados, mas que nos mantenhamos firmes até ao fim. O primeiro ponto, ou a primeira área, é que as pessoas podem ficar desencorajadas. É porque pessoas não tomam a sua própria responsabilidade individual, de que o encorajamento ou desencorajamento é uma responsabilidade individual de nós próprios. Sim. Sim. Há muitas tristezas à nossa volta. Há muitas coisas que acontecem à nossa volta que nos podem afetar. Mas algumas pessoas pensam que estou desencorajado porque outros não estão a encorajar. Queres irmãos, se estamos a espera que outras pessoas nos encorajem, então talvez nunca venhamos a estar encorajados permanentemente.
Porque esse encorajamento pode ser, então, muito temporário. Se você ou se eu dependemos em outros para estarmos encorajados, esse encorajamento, como disse, será simplesmente temporário. Por isso, você e eu precisamos de tomar... Conta, tomar responsabilidade. Em vez de estar a dizer que é culpa dos outros, é a nossa própria responsabilidade. Vejam comigo se faz favor em primeiro Samuel capítulo 30. Primeiro Samuel capítulo 30. Temos aqui a situação de David em que ele se encontrou numa posição que era muito desencorajadora. Vejam-nos, por exemplo, em primeiro Samuel capítulo 30. E vamos começar a ler do versículo 1.
Diz assim. Se o seu pós-que, chegando David e os seus romens, ao terceiro dia, a Ziklac, já os amalaquitas tinham dado com ímpeto contra o sul e Ziklac, e é esta ferido e queimado. Os amalaquitas já tinham atacado esta cidade e a tinham ferido, perdão, e a tinham queimado. Tínham levado cativas às mulheres que laça chavam. Porém a ninguém mataram.
Se não mataram nenhuma mulheres, nem grandes nem pequenas. Então, somente os levaram consigo e foram seu caminho. David e os seus homens vieram à cidade e viram à cidade completamente queimada. E as suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Imagine você chegar à cidade e a sua esposa e sua filha tinham levado cativas e a cidade estava completamente queimada e destruída.
Você estaria desencoraçado? Então, David e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até que não terem mais forças para chorar. Querias irmãos, isto é normal. Choraram, porque foi uma situação muito, muito triste e desencoracedora.
Também, versículo 5, as duas mulheres de David foram levadas cativas. A Anaoá e a Jesu-Rialita e a Abigail, a viúva de Nabaal, o Carmelita. David muito se angustiou, ficou muito angustiado, ficou muito desencoraçado, ficou muito triste. Pois o povo até falava de apedrejá-lo, o povo até criava a apedrejar-lo agora o David, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de seus filhas. Vê-se aqui que David ficou muito desencoraçado e ninguém estava aí para o encorajar. David teve que tomar responsabilidade para ter força por si próprio, responsabilidade interna para se encorajar e fazer o que era certo.
E por isso diz assim, porém David se reanimou, ficou encorajado, porque tirou força e voltou-se a Deus. Encorri-se, reanimou no Senhor de Seu Deus.
David tomou a seitor responsabilidade de fazer o que era necessário de fazer, em vez de estar a acusar os outros e ficar completamente desencoraçado. Isto é importante, irmãos, porque quando todos nós temos problemas e dificuldades na nossa vida, sejam de saúde, como disse, sejam financeiras, seja do que for, seja do trabalho, seja do que for, seja por causa da infraqueza da nossa carne, precisamos de tomar conta própria da nossa responsabilidade e mantermos firmes e pôrmos em pé, como um homem ou como uma mulher cristã, e fazer o que é certo.
Foi o que David fez.
É, se disse David, a abetar o sacerdote, filho de Amalek, traz-me aqui a estola sacerdotal e a abetear a troce da vida. É como nós. Traz-me aqui a palavra de Deus, a Bíblia, e vamos estudar e ver o que Deus diz que nós devemos fazer. Então consultou da vida ao Senhor, estudando, digamos assim, no nosso caso, a Bíblia e ver o que Deus nos diz e que Deus nos ensina. Dizendo perseguirei, eu bando, alcançá-lo, eu respondeu-lhe o Senhor, persegue-o, por de fato o alcançarás e tudo libertará-se. Anda para a frente e faz o que se deve fazer. E foi o que David fez?
Foi o que David fez e é o que nós devemos fazer com a ajuda do Espírito Santo. Nós, com a ajuda do Espírito Santo, precisamos de pôr em pé e fazer o que devemos fazer. Quantemos as nossas dificuldades, as nossas crises que nos podem desencorajar. Quantemos os nossos testes, as nossas provações, as nossas dificuldades. O que acontece? Oh, coitado de mim, tenho estes problemas todos. Ou, em vez disso, encorajar-nos a nós próprios, a voltar-nos para Deus e fazermos o que devemos fazer. Vejam como se faz favor em Tiago 1.
Diz assim, meus irmãos, tendo por motivo de toda alegria o passar por várias provações.
Não, é difícil entender isto. Às vezes, como é que pode ser uma alegria quando temos estas provações, estas dificuldades, dificuldades no trabalho, dificuldades da carne, dificuldades de saúde, dificuldades que estamos a ficar mais velhotes, dificuldades que não temos as forças que tínhamos, dificuldades que, às vezes, somos os uns, mantemos em pé sozinhos, à volta do mundo todo, à nossa volta. Ninguém está a fazer o que deve fazer e nós mantemos em pé sozinhos. Torna-se difícil, mas diz assim, tendo por motivo de toda alegria.
Sabendo que esta provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança, produz paciência, perseverança, paciência, manter-se lial até ao fim, manter-se fiel até ao fim, com paciente, como aquela exemplo da formiguinha que expliquei, que se mantê-lo forte, sem perder esperança, até ao fim. Ora, a perseverança deve ter a ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Como diz em outro sítio, dizem hebreus, na fraqueza ficamos fortes. Hebreus capítulo 11 diz, na fraqueza ficamos fortes. Queridos irmãos, precisamos de olhar para o positivo. Precisamos de ter uma visão positiva em todas as situações que nós tenhamos. Vejam-nos, por exemplo, em Proverbios capítulo 15. Proverbios capítulo 15. Versículo 13. O coração alegre. A formoseia o rosto. Quantemos um coração alegre. Seja com as condições à volta de nós que parecem terríveis, mas o coração está em paz, está alegre. A nossa cara demonstra essa alegria. Mas a tristeza do coração, o espírito se abate. Quantamos tristes no coração, quando estamos desencorajados no coração. O espírito se abate. Queres irmãos? É uma matéria. É um assunto acerca do coração, do meu coração, do nosso coração. E nós precisamos de controlar esse coração através do poder do Espírito Santo. Vejam também em Proverbios capítulo 18. Proverbios 18, versículo 21. Proverbios 18, versículo 21. Diz assim, a morte e a vida estão no poder da língua. A morte e a vida estão no poder da língua. O que bem o utiliza, come de seu fruto. Queres irmãos? As nossas palavras têm um poder de morte e poder de vida.
Mas, onde é que vem as palavras? As palavras saem da abundância do nosso coração. Como leem Lucas 6, 45. As palavras saem da abundância do nosso coração. E, por isso, as palavras são simplesmente o resultado dos nossos pensamentos e do que está dentro de nós. E, por isso, os nossos pensamentos são fortes porque causam a morte ou a vida.
Palavras na mente.
E, por isso, use este poder mental para usar palavras positivas, palavras de encorajamento, para encorajar a você mesmo, com palavras internas, na sua mente, que sejam positivas, e de encorajamento a outros, através do que você diz, porque a morte e a vida estão no poder da sua língua. Quantas vezes é que eu dedico tempo para encorajar outras pessoas? Quantas vezes é que eu me esforço? Dedico? Aplico? A dizer coisas? Para encorajar outras pessoas? Para ter o poder da vida na língua, no que sai pela minha boca? No que sai pela nossa boca? No que sai pela sua boca? Você fala coisas de encorajamento? Você encoraja a sua esposa, os seus filhos, os seus amigos, os seus colegas no trabalho, ou a sua esposa, se é uma esposa, encoraja o seu marido, ou as pessoas com que você convive? Ou você passa o tempo, dedica o tempo a pensar nos meus problemas, os meus problemas, as minhas dificuldades, os meus problemas, as dificuldades que eu tenho, em vez de pensar nos problemas dos outros, as dificuldades dos outros?
Porque se nós estamos a pensar só nas minhas dificuldades, estamos neste círculo vicioso negativo, que é tóxico, que é negativo, que é julgamental, que magou a mais a você próprio do que aos outros, quando você tem uma atitude negativa. E isto até literalmente afeta o corpo físico, as células, porque o cérebro interpreta estes pensamentos negativos e começa a libertar, a dar certos produtos químicos para o corpo que sejam negativos. Por outro lado, se você tem pensamentos positivos, o cérebro interpreta estes pensamentos positivos e então dá ao corpo, às suas células, ao seu corpo físico, coisas que sejam como medicamento para o seu corpo. Vejam comigo se faz favor em Romanos 12. Está a falar aqui dos dons espirituais.
E nós todos temos dons espirituais diferentes quando recebemos o Espírito Santo de Deus após o Batismo. E diz assim, versículo 6, tendo porém diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada. Sim, cada um de nós tem dons espirituais. Mas veja, no versículo 8, o que exhorta o faça o com dedicação. Um dos dons espirituais é o don de exhortar. Ora, a palavra exhortar. Dêmos assim, não é uma palavra moderna. A palavra exhortar aqui, que estamos a falar aqui, a exhortação, que é um don espiritual, vem da palavra grega para kaleiou. E esta palavra quer dizer exhortar, consolar, confortar ou encurajar.
Também tem o significado de pleitar, implorar ou rugar. Mas estamos a falar hoje deste outro significado, que é o significado de exhortação, de consolação, de confortação. Isto é de encurajamento. A palavra moderna, hoje digamos assim, a palavra na língua 2, seria, digamos assim, encurajar. Encurajamento. E por isso o que encuraja, faça-o com dedicação. Se você tem uma oportunidade de encurajar outra pessoa, isso é um don espiritual, o Espírito Santo de Deus, para encurajar outras pessoas. Queria dizer, irmãos, nós precisamos de humilhar-nos a nós próprios, de arrependermos dos nossos pecados, para receber o dom de encurajamento.
E este encurajamento é algo que nós precisamos ter a nós próprios, primeiro para encurajar a nós, porque depois podemos encurajar a outros.
Leiam com mim, que se faz favor, em Mateus capítulo 5. Mateus capítulo 5. Em Mateus capítulo 5 temos aqui as bem-aventuranças.
Ou digamos assim, as belas atitudes cristãs. E a primeira é no versículo 3 que diz assim, bem-aventurados os humildes do Espírito. Isto é os pobres do Espírito, os que são humildes, os que são humildes, pessoas humildes.
Porque deles é o reino dos céus, é o reino de Deus. Por isso, o primeiro passo nas atitudes que nós precisamos ter as atitudes cristãs é humildade. Mas o segundo passo, imediatamente após isso, diz assim, bem-aventurados os que choram. Os que choram isto quer dizer, os que se arrependem, os que veem os problemas e que se arrependem e choram com arrependimento para mudar a vida deles, para se arrepender e para ser uma pessoa diferente.
Porque serão consulatos.
Consulação, aquela palavra grega que acabei de falar agora mesmo. Exortação, consulação, conforto, encorajamento. Palavra moderna diz assim, bem-aventurados os que choram, os que se arrependem, os que mudam a vida, porque serão encorajados.
Queridos irmãos, nós temos que tomar responsabilidade de nós próprios, da nossa própria vida. De sermos humildes, nos arrependermos e internamente termos pensamentos positivos, termos estes pensamentos que afetam as palavras que saem, que têm o controle da vida ou da morte. E por isso, precisamos de usar este dom espiritual, que é o dom de encrujamento. O segundo área, que eu queria falar acerca do poder do encrujamento, é que Deus é o grande encorajador. Ele é o nosso bom encorajador, porque Ele vai diretamente ao nosso coração, através do Espírito Santo de Deus. É como, digamos assim, quando você vai a um hospital e põe estas garrafinhas, digamos assim, plásticas de água, e depois, por esse via intravernosa, dão uma injeção e dão este alimento intravernoso, que vai diretamente ao seu sangue. Em analogia, o Espírito de Santo Deus vai diretamente ao nosso coração, para nos alimentar, para nos encorajar. Vejam aqui o exemplo em primeiro reis, primeiro reis, capítulo 18. Primeiro reis, capítulo 18. Aqui temos a situação de Ilias. Ilias, para ler aqui alguns versículos para obter o contexto da situação. Por exemplo, no versículo 19, de primeiro reis, 18. Versículos 19 diz assim, agora, pois, me dá a juntar a mim, todo Israel no Monte Carmelo, como também os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste Ilu, que comem da mesa de Jezebel.
Traz todos estes falsos profetas. Dá vez aí, as dizer. E, pois, lê-se aqui no versículo 24. Então, invocae o nome do vosso Deus, sim, do vosso Deus, de Baal, de Baling. Evocae o nome do vosso Deus, e eu invocarei o nome do Senhor. E há de ser que o Deus que responder por fogo, esse aqui é Deus. E todo o povo respondeu e disse, é boa esta palavra, boa ideia, vamos fazer isso, ótimo, boa ideia, vamos fazer isso.
E, pois, ve-se. Então, estes falsos profetas fizeram isso e nada aconteceu. E lá para o meio-dia, vê-se no versículo 27, e lhe a zombava deles, dizendo, Clamai em altas vozes, porque ele é Deus. Porque pode ser que, porque é Deus, está muito ocupado, tem muitas coisas a fazer, e, por isso, pode ser que esteja meditando, esteja a pensar, a meditar, e, por isso, você esteve a interromper e falar mais alto para ele ouvir. Segundo seu costume. Não está. Estes a meditando ou atendendo-a necessidades, ou talvez tenha ido à casa de bem, digamos assim, ao banheiro.
Está claro que Deus não precisa fazer isso, mas está a avala zombar com eles, ou esteja de viagem, ou estar numa passeata, ou está a dormir, se calhar está a ressonar, precisa de que você seja acordado. Preciso se falha mais alto.
Eles clamavam em voz altas, como veem. E depois, nada aconteceu. Começá bem essa história. Estou a ler isto assim para por isto em contexto. Depois vejo-te, então, no versículo 33. Eles não tinham feito nada, então chegou a ocasião de Ilias fazer a sua parte. Então, no versículo 33, então, Ilias, armou a lenha, dividiu no vilho em pedaços, pôs-o no vilho sobre a lenha, e disse, enchei da água quatro cantores, e derramais sobre o alocausto e sobre a lenha. Enchei-se de cheira água, e encheram-se de cheira água.
E depois disse, ainda. Fazei outra vez, segunda vez, põe mais água, derrama mais água, por isso tudo. Enchei da água, de milhado. E assim o fizeram.
E depois disse mais, fazei uma terceira vez, põe mais água, e põe água, e tensa tudo a cair da água por todos os lados. E fizeram a terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar, e ele encheu também da água o régua. Davas tudo cheio de água. E no devido tempo, para se apresentar à oferta de manjares, quer dizer, chegou à hora correta, a próximo moço profeta Elias e disse, não vejam o tamanho desta oração.
Cris irmãos, este é um ponto importante. Há muitas pessoas que vão para a igreja e fazem orações muito grandes e muito enormes, e por muitas palavras, e por muitas palavras, e por muitas palavras, e por muitas palavras, enormes e por muitas palavras.
Cris Deus, queres irmãos, Deus não precisa destas grandes orações de palavras e palavras e palavras. Vejam o que Elias disse aqui. Em menos de 70 palavras, ele disse, O Senhor Deus da Brão, disse aque e diz real. Fico hoje sabido que tu és Deus em real, e que eu sou o teu servo, e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus, e que a ti fizesse de retorceder o coração de Deus. Amém.
Horação breve, ao ponto, direta, não foi prolongada, não foi por muitas grandes palavras de o Senhor, ilogio e de uma extração que fala muito bem. Não, nada disso. Então, imediatamente, no versículo 38, caiu o fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e além, e as pedras, e a terra ainda lambeu a água que estava no rego, limpou aquilo, e tu, vufu!
O que vendo-se do povo, e o que posta em terra e disse, o Senhor é Deus, o Senhor é Deus!
Disse-lhes, Elias, lançar a mão dos profetas de Bal, que nem um deles escape, lançaram a mão neles, e Elias os fez de ser ao ribeiro de Quisão, e Elius matou.
Nos oponde triste, é que não houve arrependimento da nação. A nação não se arrependeu!
E por isso, o Isaías, a ver, para, Elias, ficou desanimado, ficou desencorajado. Fez-te milagre todo! E o povo não se arrepende. Estou aqui sozinho.
E às vezes desencorajador. Nós ficamos cristãos. Somos o único! Os únicos!
E as outras pessoas não há não para a frente.
Parece desencorajador, às vezes.
E vejam, então, no capítulo 19. Acabe fechar a Jéssabel tudo quanto Elias havia feito e comatar a todos os profetas à espada. Então, Jéssabel mandou um mensageiro a Elias dizer façamos-lhes como lhes aproverem se amanhã, às estas horas, não fizerem ou à tua vida, como fizeste a com um deus.
A Jéssabel disse, amanhã, dentro de 24 horas, vai estar morto.
Vou-te matar! Tevendo, pois Elias levantou-se e para salvar a sua vida, se foi e chegou a Barceba que pretence ajuda e ali deixou o seu moço. Ele fugiu. Ele ficou desencorajado. Não houve arrependimento do povo e ele era sozinho e agora o queriam matar.
Ele mesmo porém, se foi ao deserto, caminho de um dia e veio e se assentou debaixo de um zimbro e pediu por si a morte e disse, basta! Toma agora, o Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que os meus pais. Esta obra é grande mais para mim. Eu sou sozinho, ninguém me ajuda, estou a fazer isto sozinho e convém e Deus o ajudou. Deus o ajudou. Vê-se aqui, versículo 5. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro e eis que um anjo tocou e disse, levanta e come. Olhou e ali viu, juntar a cabeceira, um pão cozido sobre pedras e embraça e uma botija d'água. Comeu bebeu e voltou a dormir. Voltou, segunda vez, o anjo do Senhor tocou e acorda, acorda, levanta e come porque o caminho será sobre modo longo e levantou-se depois comeu e bebeu e com a força daquela comida caminhou 40 dias e 40 noites até a oréba o Mão de Deus. Imaginem é como as pessoas hoje veem estas garrafinhas de energia de líquido de energia. Pessoas tomam isto cheio de cacainia e coisas assim e ficam com energia por umas horas cheio de energias.
Ora, isto foi mais que isso. Foi uma super energia para 40 dias e 40 noites. E Deus o encorajou. Vejam, por exemplo, no versículo 10. Respondeu Ele, tenho sido deseloso pelo Senhor, Deus dos isércitos porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança derribaram os seus teus altares e mataram os teus perfetas à espada e fiquei só eu. E agora eu quero matar.
Ficou desencorajado por causa disso. Porque somos uma equipe a fazer a obra de Deus. E os outros membros da equipe não queriam ajudar. Tínham desculpas, sejam que forem. Sejam que forem. Mas não estavam a ajudar. E ele ficou desencorajado. É fácil ficar desencorajado, irmãos. É fácil ficar desencorajado. Como a pessoa faz uma obra por muitos anos e é sozinho e continua a ser sozinho. E ele não vai ficar sozinho. Ele não vai ficar sozinho. E continua a ser sozinho. E muitos de vocês, como cristãos vivem sozinhos. Vivem sozinhos por muitos anos. E podem ficar desencorajados. Não fiquem desencorajados. Porque Deus vos ajuda. E Deus o encorajou. Vejam aqui no versículo 15. Diz-lhe o Senhor, volta ao Teu caminho para o deserto da Masco. E, enxigando lá, unja a Zael, rei sobre a Síria. A J... J... Filho de Nímzi, um girás rei sobre Israel. E também, Eliseu, filho de Safat, Gabel, meu, olá, um girás profeta, em teu lugar. Para Teu estar. Para tirar a pressão de I. Já estás a ficar idoso. Já chega. Também conservei, em Israel, 7 mil, que Tu nem os conheces. Mas há 7 mil outras pessoas que Tu nem conheces. Todos os joelhos que não se dobraram a bal. E toda a boca, que o não beijou. Há mais 7 mil outras pessoas. Elias não fique desencorajado. Matei de fiel. Deus o encorajou e lhe deu-d-o uma obra para fazer. Mas também lhe deu um alívio. Um alívio. Queres irmãos, Deus é o grande encorajador. Que nos encoraja diretamente ao nosso coração. Vejam, por exemplo, em 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. V.3.4. 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. 2 Coríntios 1. O Pai do Més-re-córdia e Deus de toda a consulação, Deus de todo o encorajamento. Sim. Consular. Confortar. Encorajar. O Deus de todo o encorajamento É Él que nos conforta, É Él que nos encoraja em toda a nossa tribulação para podermos consular, encorajar os que estiverem Estiverem em qualquer angústia. Com o encorajamento, com a consoleção, com o encorajamento, com que nós mesmos somos contemplados. Isto é, encorajados por Deus. Deus é o nosso grande encorajador. Ele nos encoraja diretamente com o seu espírito. Então entrem em pânico. Deus está aí para te encorajar. Ele é o nosso encorajador. Vejam também, no capítulo 7, do mesmo livro, 2 Coríntios, capítulo 7, versículo 5 a 7. Porque chegando nós à Macedónia, nenhum alívio tivemos. De o contrário, em tudo fomos atribulados. Lutas por fora, temores por dentro. Tivemos mais dificuldades. E podia ficar desencorajados. Porém Deus que conforta os abatidos. Deus que encoraja os que estão abatidos. Nos conselou, isto é, nos encorajou com a chegada de Tito. E não somente com a sua chegada, mas também com o encorajamento. Isto é com o conforto que recebeu de vós. Sim, porque Tito recebeu o encorajamento de vós. Referindo-nos à vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo, por mim aumentando assim o meu recogiço. Lembre-no este versículo, versículo 7, na Bíblia da Linguagem 2, lia assim. E não foi somente a chegada de ele que nos animou. Isto é que nos encorajou. Mas também a informação dada por ele de que vós o animaram. Ele contou que vós estão com saudades de mim e disse que estão muito tristes e estão prontos para me defender. Por isso agora estou ainda mais feliz, estou ainda mais encorajado. Vem, como Deus nos sabe encorajar, de várias maneiras, pelo poder do Espírito Santo de Deus. Vejam também em 2º de Salud Nincenso, 2º de Salud Nincenso, capítulo 2.
Capítulo 2. 2º de Salud Nincenso, capítulo 2, versículo 16 a 17.
Diz assim, ora, nosso Senhor, Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai que nos amou e nos deu tanta consolação, que nos deu interna consolação, perdão, nos deu interna consolação, isto é, que nos deu um encorajamento interno permanente.
E boa esperança pela graça.
Consolem, isto é, encoragem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra. Encoragem o vosso coração.
Sejam encorajados no vosso coração pelo poder do Espírito Santo de Deus. Poder do Espírito Santo de Deus é como esta, como disse, este alimento intravenoso que vai diretamente para a coração, para nos dar um encorajamento direto. Deus é o grande encorajador.
Por isso, é que Jesus Cristo disse, depois do lava peste, na noite em que foi traído, em João 14, disse o seguinte, João 14, versículo 16.
João 14, versículo 16. Diz assim, E eu rugarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador.
Isto é outro encorajador, a fim de que esteja para sempre com vosco. O Espírito Santo é o nosso encorajador, consolador, confortador, que está sempre com nósco. E por isso, queridos irmãos, como disse, o primeiro passo é que precisamos de tomar responsabilidade, que precisamos de ver que nós temos uma responsabilidade de termos pensamentos positivos e de sermos encorajadores. Segundo, lembrem-se que Deus é o grande encorajador diretamente para o nosso coração, através do Espírito Santo de Deus.
E agora, com estes dois pontos, precisamos de pôr isto em prática e encorajar uns aos outros. Encorajar uns aos outros. Vejam aqui em Atos capítulo 11. Em Atos capítulo 11, veja aqui quando os gentios começaram a conhecer a verdade, e veja que o Evangelho foi primeiro a Antioquia, foi primeiro a Antioquia, Atos capítulo 11.
Então, aí os discípulos foram primeiros chamados cristãos em Antioquia, e depois lê-se aí no versículo 21. A mão do Senhor estava com eles, isto é, com o Paulo e com o Bernabás, e muitos querendo-se converter a um Senhor. Isto é em Antioquia. A notícia a respeito deles chegou aos ouvintes da igreja que estava em Jerusalem, e enviaram o Bernabés em Antioquia. Teno ele, o Bernabés chegado, e vendo a Graça de Deus, alegroso e exortada, e encorajada a todos, a que com frimesa de coração permanecessem no Senhor.
Ele agrou-se e encorajou a todos para se manterem no caminho correto. A mesma palavra é que encorajar. Animou, como lê na Biblioteca de Linguagem 2, ou na nova versão internacional. Animou. Vejam também, querido, mais tarde, durante o período da Conferência de Jerusalem, em Atos 15, em que houve esta Conferência de Jerusalem, e o resultado da Conferência de Jerusalem foi uma carta que eles escreveram, e esta carta foi um ponto de grande encorajamento.
Vejam aqui, no versículo 30 a 32, de Atos 15, os que foram enviados de Serão logo para Antioquia, e tendo reunido a comunidade entregaram a Episto, isto é, a carta que tinha sido escrita após a Conferência de Jerusalem, que é escrita aqui em Atos 15. Quando leram a carta, sobre maneira se alegraram pelo conforto recebido, se alegraram pelo encorajamento que receberam desta carta. Judas e Silas, que eram também profetas, consularam, encorajaram os irmãos, com muitos conselhos, e os fortaleceram. Eles encorajaram e fortaleceram, como podem ler, na nova versão internacional. Vari-se ver-se que nós precisamos de encorajar uns aos outros. Os ministros encorajam nós, nós encorajamos os ministros, e nós encorajamos uns aos outros.
Mas precisamos de encorajar uns aos outros. Vejam também em Romanos capítulo 1. Romanos capítulo 1, versículo 11 e 12. Diz assim. Porque muitos desejos verbos, a fim de repartir convosco a algum don espiritual. Um don espiritual. Qual don espiritual? Para que sejais confirmados. Isto é.
Don espiritual. O que é este don espiritual? Isto é. Está a explicar aqui qual é o don espiritual. Para que, em vossa companhia, reciprocamente, nos confortemos. Isto é, nos encorajemos uns aos outros, por intermédio da fé mútua, vossa e minha. Precisamos de encorajar uns aos outros. Encorajar uns aos outros. Isto é um don espiritual de exortação, de encorajamento, como lemos em Romanos 12, encorajar uns aos outros. Aqueles que exortem isso com dedicação. Precisamos de exortar, encorajar uns aos outros. Na tradução, na versão internacional, na nova versão internacional, este versículo está traduzido assim. Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum don espiritual.
Para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejam mútuamente encorajados pela fé. Queris, irmãos, encorajamos-nos aos outros. Isto é um don espiritual de encorajamento. Vejam também, em Atos capítulo 28, versículo 15. Porque vemos aqui, porque Paulo estava azerco, muitos já ave-los, como lembramos aqui nos romanos. Agora, em Atos 28, 15, vê-se quando Paulo, finalmente, chegou a Roma. Ele chegou a Roma depois de uma grande viagem, depois de um naufrágil do navio, em Atos 28, 15. E diz assim, Ten ali os irmãos ouvindo notícias nossas. Vieram o nosso encontro? Isto é em Roma. Vieram o nosso encontro. Até a Praça de Apio e as três vendas.
Vê-los, Paulo, e dando por isso, graças a Deus, sentiu-se mais animado, sentiu-se mais encorajado. Quando Paulo viu, os irmãos lá, ficou encorajado. Quando ele foi, finalmente, foi o Roma e viu os irmãos lá, e eles vieram falar com ele, ele ficou encorajado com eles, porque uns encorajam os outros. Isto é um dom espiritual de encorajamento.
Os irmãos dali, como diz na versão internacional, novo a versão internacional, traduzindo, isto versículo diz assim, os irmãos dali tinham ouvido falar que estavam chegando e vieram até a Praça de Apio e as três vendas para nos encontrar. Vê-los, Paulo, e deu graças a Deus, e sentiu-se encorajado. Vejam também em Hebreus capítulo 10. É um capítulo que conhecemos, às vezes por outra razão, mas quero mostrar aqui um ponto que talvez não tenham entendido bem.
Hebreus capítulo 10 versículo 24 e 25. Diz assim, consideremos também uns aos outros para os estimularmos a amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é o costume de alguns, antes que façamos a demoestações, e tanto mais, quando vejos, o dia que se aproxima.
Para dizer aqui, que precisamos de nos congregar como cristãos. Não deixemos de congregar-nos, como é o costume de alguns, que não se congregam. Antes façamos a demoestações. A palavra aqui, a demoestações, é a mesma palavra que quer dizer, pleitar, mas também podia ser traduzida em corujamento. E se vocês lerem este versículo, na nova versão internacional, está traduzido assim. E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos a amor e às boas obras.
Não deixemos de reunir-nos, como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros. Ainda mais, quando vocês veem que o dia se aproxima, precisamos de reunir-nos, encorajar uns aos outros. E particularmente, quando vemos que o dia se aproxima, o dia do juízo. Mas o dia que nos reunimos, como a igreja, é o sábado.
E por isso leem em Hebreus 3, versículo 12 e 13. Hebreus 3, versículo 12 e 13. Está aqui a falar do sábado. Diz assim, entende cuidado, irmãos. Jamais aconteça a ver em qualquer de vos perverso coração de incredulidade. Isto é que não acreditem, que vos afaste o Deus vivo. Pelo contrário, exortaivos mutuamente cada dia. Em linguagem moderna, seria, encorajem-se uns aos outros, de dia a dia. Durante o tempo que se chama hoje, hoje este é no sábado, no dia descanso, a fim de que nenhum de vos seja endurcido pelo engano do pecado. Sim, porque isto está a falar aqui do sábado, como sabem, como podem ler aqui nesta secção.
Está a falar aqui de guardar o sábado. Como podem ver aqui no capítulo seguinte, que diz assim, que rasta um repouso sabático para o povo de Deus, um descanso do dia 2, que é Ibreus 4, versículo 9. Está a falar aqui do sábado. Por isso está a dizer neste versículo, que precisamos de ter a convivência cristã no sábado, dos irmãos, uns com os outros. Na nova versão internacional traduz estes dois versículos da seguinte maneira. Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste o Deus vivo, ao contrário, encurajem-se uns aos outros todos os dias.
Durante o tempo que se chama hoje, que se refere aqui todos os sábados, de modo que nenhum de vocês seja endurocido pelo engano do pecado. Queres irmãos encurajem-se uns aos outros, particularmente ao pecado. Nós na Igreja de Deus sabemos que somos muito poucos membros, e por isso, às vezes, há maiores dificuldades de membros se reunirem. Por isso, como estes sermões na internet para vocês estudarem no sábado, também temos sermões ao vivo, cultos ao vivo para as pessoas que estão muito dispersas.
E se vocês estão interessados, visitem, me entre em contato com nós e perguntem como podem ouvir esses cultos ao vivo. Queridos irmãos, nós podemos ficar desencurajados por muitas coisas à volta de nós, seja por causa da carne, seja por causa das situações à volta do mundo, seja por causa de pressões que temos por Satanás, seja por causa da nossa saúde, ou porque estejamos a ficar mais idosos, ou porque tenhamos problemas financeiros, ou problemas matrimonuniais, ou até mesmo uma morte na família.
Nós nunca sabemos o que é que o seu companheiro há sua volta, ao seu lado, está, que dificuldade é que o seu companheiro tem. Nunca sabemos, mas sabemos que podemos encorajar. Hoje aprendemos três princípios para nós podermos usar o Espírito Santo de Deus, para encorajar-nos a nós e a outros. Isso nos ajudará a ser encorajadores. O primeiro ponto que vimos é que precisamos de tomar a responsabilidade de que precisamos de ser encorajadores, principalmente, primeiro a nós, e a nossa própria responsabilidade, que nós devemos tomar.
Segundo, precisamos de buscar a Deus e o seu Espírito de Encorajamento, o Espírito Santo, que é o Espírito de Encorajamento. E, entre serem lugares, precisamos de encorajar a outros, tentar ver os problemas de outros, e encorajar a outros, ter um carinho para com os outros.
Não é um carinho a cerca de preocupação de nós mesmos, mas é uma preocupação para os outros, encorajar os outros, pensar acerca dos outros, e não simplesmente acerca de nós próprios. E isto, particularmente, não sapato. Queres irmãos, nós temos uma obra para completar. Tocamos Jesus, completou a obra que ele tinha. O Corpo de Deus, que é a Igreja de Deus. O Corpo de Cristo, que é a Igreja de Deus, também tem uma obra a completar.
E essa obra será completada, porque Jesus Cristo é a cabeça. E queres irmãos, nós hoje em dia estamos a ser treinados para ser ajudadores, consoladores, encorajadores, para sermos encorajadores na família de Deus, para ajudar e encorajar o povo no mundo da manhã a fazer deste mundo um pariso.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).