A Visão Torna-se Realidade

Você está aqui

A Visão Torna-se Realidade

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.13 MB)

Download (Baixar)

A Visão Torna-se Realidade

MP3 Audio (9.13 MB)
×

No artigo anterior, “Imagine Um Mundo Assim”, imaginamos um mundo de perfeita paz e abundância — um mundo de vida plena sonhado por todos.

Talvez você pense que tal mundo nunca poderia existir, mas pode, e existirá. Vamos analisar como isso vai acontecer e como isso pode se tornar uma realidade para você, sua família e a humanidade, trazendo propósito, significado e energia à sua vida.

O que impede um mundo melhor?

Antes de tudo, vamos refletir um pouco sobre o que faz este mundo ser assim.

Seria falta de tecnologia ou educação? Ele é um ambiente inadequado para a humanidade viver? Será que é porque Deus não nos deu coragem, habilidades, talentos para trabalhar, desenvolver e transformar a Terra em algo que beneficiasse a todos?

Ou será que o mundo é assim por causa do caráter da humanidade — a forma como fazemos as coisas e a razão por trás disso?

Será que podemos dizer que é a “natureza humana” que torna o mundo um lugar hostil? Será que é porque o homem é extremamente egoísta, invejoso, orgulhoso, violento, vingativo, infiel, contencioso e indisposto a trabalhar com outras pessoas, a menos que seja “do seu próprio jeito”? (Gálatas 5:19-21)

O artigo anterior imaginava um mundo em que até os animais viveriam em perfeita paz entre si e com a humanidade. E o que precisa mudar para isso acontecer? A própria natureza dos animais terá que mudar da predação e conflito para a convivência pacífica com todas as outras espécies.

Isto também precisa se refletir necessariamente na sociedade humana.

O problema que impede a humanidade de ter sociedades pacíficas, unidas, produtivas e amorosas em todas as regiões do mundo é a nossa própria natureza humana.

A lastimável realidade da natureza corrupta do homem

Esse problema remonta ao Jardim do Éden, quando nossos primeiros pais humanos, Adão e Eva, pecaram e sucumbiram à influência de Satanás, o diabo — ao fazer uma escolha que até hoje afeta toda a humanidade.

Basta pensar no que as pessoas fizeram umas às outras ao longo da história. Elas se mataram mutuamente, se odiaram, cometeram atrocidades indescritíveis e infligiram torturas inacreditáveis, e  às vezes faziam isso em nome da religião, mas, na verdade, era sempre por egoísmo, por inveja, por cobiça ou pela sede de poder.

Os governos e líderes da humanidade foram responsáveis ​​pelo assassinato de milhões de pessoas em nome de suas ideias e “verdades”. E quantas pessoas morreram ao longo da história humana em guerras travadas por mera ambição? (Ver Tiago 4:1-2.)

Deus nunca quis que a humanidade vivesse assim. Todos nós temos sofrido as consequências de decisões erradas.

Até mesmo no casamento, idealizado por Deus para trazer alegria, realização, filhos e famílias felizes, as pessoas cedem à sua própria luxúria. E isso faz surgir infidelidades e perversões sexuais, que arruínam famílias e geram anarquia. Os filhos ficam com cicatrizes emocionais por toda a vida e aprendem a não desejar ou esperar por tempos melhores.

A natureza do homem é responsável pela angústia, miséria, sofrimento e doenças emocionais e mentais provocados pelo tratamento prejudicial ao próximo, em que as pessoas satisfazem seus próprios desejos sem se preocuparem com suas vítimas.

Essa é a realidade de nosso mundo.

Portanto, a questão é a seguinte: O que é preciso para criar um mundo novo, cheio de felicidade, harmonia e abundância para todos?

Esse mundo ideal e seus benefícios estão disponíveis e são alcançáveis, mas você precisa fazer a sua parte.

Em busca da única solução

Para que o mundo se torne uma utopia será preciso uma liderança amorosa, que se dedique a prover os recursos e a capacitação adequados para o bem-estar de todas as pessoas.

Existe um Homem que amou tanto a humanidade que deu a vida pelo bem de todos. Ele e Seus seguidores falaram de um mundo melhor onde as pessoas viveriam felizes — em um tempo de renovação e restauração de todas as coisas boas.

E esse Homem conhece o caminho para esse mundo melhor. Ele sabe o que é a autêntica verdade e conhece o caminho para uma vida plena e gratificante para cada ser humano, independentemente de sua origem, etnia ou procedência. Ele é completamente imparcial. Ele realmente é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6).

Se você consegue imaginar um líder perfeito, esse é Jesus Cristo. Ele já provou ser o Homem certo para esse trabalho.

Ele retornará à Terra, assim como prometeu (versículos 3-4). Por enquanto, Jesus permanece no céu com Deus Pai, esperando ser enviado de volta para resgatar os seres humanos da destruição certa por causa da influência de Satanás.

O apóstolo Pedro exortou as pessoas a se arrependerem "para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor. E envie Ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os Seus santos profetas, desde o princípio” (Atos 3:19-21).

A princípio, Jesus não será bem recebido por esse mundo hostil, mas, como predito, ensinará as pessoas e as conduzirá à liberdade, à regeneração e à justiça: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre Mim, porque o SENHOR Me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-Me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram...para a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR” (Isaías 61:1-4, ARA).

Finalmente, Deus Pai, através de Cristo, acabará com os males da humanidade: “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

Uma natureza transformada ainda nesta era

Você sabe o que Cristo fará quando retornar a esta Terra? Ele trará um mundo transformado. Mas para isso a natureza humana precisará ser transformada. Somente com a mudança da própria natureza das pessoas é que o mundo todo poderá experimentar a paz e a plenitude prometida por Deus.

Tudo começa com a crença em Jesus Cristo, que inclui a submissão a Deus e aos Seus caminhos, a aceitação do sacrifício dEle e compromisso de seguir a Deus, arrependendo-se sinceramente e batizando-se, depois disso Deus nos dá Seu Espírito Santo e nos torna participantes de Sua própria natureza (Atos 2 :38; 2 Pedro 1:4). Nessa era futura, Deus derramará Seu Espírito sobre todo o mundo (Joel 2:28). O Espírito de Deus nos conduz ao amor, à alegria, à paz, à generosidade, à bondade e aos outros frutos espirituais mencionados em Gálatas 5:22-23.

Mas você não precisa esperar por esse tempo, porque pode experimentar essa alegria, propósito, paz e plenitude agora, antes mesmo de Cristo retornar e restaurar todas as coisas nesta Terra.

Como isso é possível? Jesus Cristo mesmo nos diz o que precisamos fazer: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:15).

O arrependimento tem um significado profundo, mas a maioria das igrejas deste mundo não o ensina corretamente. Se quiser experimentar o que Deus deseja que tenhamos e desfrutemos, você precisa entender o que realmente Cristo quis dizer com isso. Para aprender mais sobre o verdadeiro arrependimento, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Transformando Sua Vida: O Processo de Conversão.

Mantenha em mente essa visão e continue crendo no evangelho de Jesus Cristo. Pois, essa é a única verdade e a esperança de um futuro melhor para toda a humanidade!

Saiba mais

Quando proclamou Seu evangelho ou mensagem de boas novas, Jesus Cristo apontou para um tempo em que Ele governaria pessoalmente o mundo em nome de Deus Pai e traria paz e justiça. Para entender melhor, peça ou baixe nosso esclarecedor guia de estudo bíblico O Evangelho do Reino de Deus. Um exemplar gratuito está esperando por você.