Acredite Na Bíblia E Em Suas Advertências!

4 minutos tempo de leitura

O padrão que vemos repetidamente na Bíblia mostra que Deus envia uma mensagem de advertência antes de uma destruição. Ele não quer ver a humanidade sofrer, pois deseja que nos arrependamos de nossos pecados — e que mudemos de direção e voltemos para Ele.

A arqueologia tem me fascinado desde a infância. Minha família fazia parte de uma sociedade arqueológica e, durante minha adolescência, ajudamos a escavar uma caverna onde os índios estadunidenses viveram por muitos séculos — minha primeira excursão em análise científica de culturas antigas.

E esse interesse permaneceu comigo, fazendo a transição em décadas mais recentes para o estudo das culturas e povos da era bíblica. Em viagens a Israel, Jordânia, Egito e Turquia, tentei visitar o máximo possível de locais bíblicos — andando pelas estradas e caminhos por onde os personagens bíblicos andaram e vendo o mundo como eles viram para entender melhor a Palavra de Deus e explicá-la àqueles com ouvidos para ouvir.

A visita a esses locais me mostrou, várias vezes, as provas e a exatidão do registro bíblico em pequenos e grandes detalhes. E muitas dessas provas foram mostradas nas páginas desta revista.

Particularmente, um sítio arqueológico na atual Jordânia, Tall el-Hammam, tem me fascinado há anos. Eu o visitei duas vezes. Esse local impressiona por sua enorme extensão — a maior cidade antiga da Terra Santa — porém ainda mais porque é uma combinação perfeita da descrição bíblica da localização da antiga Sodoma.

A Bíblia tem mais indicadores geográficos da localização de Sodoma do que de qualquer outra cidade mencionada nas Escrituras. Uma apresentação, que ouvi há dezesseis anos, sobre esse assunto me levou a acompanhar as notícias sobre essas escavações naquele local durante muito tempo.

E as últimas notícias que surgiram dessas escavações são surpreendentes. Depois de muitos anos analisando meticulosamente os dados da destruição dessa cidade, vinte e um cientistas de vários campos científicos colaboraram em um artigo de sessenta e cinco páginas, revisado por pares, que foi publicado na revista científica Nature Scientific Reports.

Eles chegaram à espantosa conclusão de que a grande e antiga cidade de Tall el-Hammam foi destruída por um repentino e violento cataclismo originado fora deste mundo.

Vamos refletir sobre isso por um instante.

E não seria surpresa se isso lhe soar familiar. A Bíblia nos diz que Sodoma foi destruída por uma súbita explosão de fogo vindo do céu. As evidências no solo apontam para temperaturas tão altas a ponto de derreter cerâmica e tijolos e vaporizar corpos humanos — calor suficiente para transformar um automóvel moderno em uma borbulhante piscina de aço derretido.

E essa não foi a conclusão de apenas uma área de análise científica, mas de todas as áreas da ciência que examinaram esse local. Tudo apontava para uma conclusão específica — que concorda notavelmente com o relato bíblico.

Portanto, não é um exagero dizer que esse pode ser o achado arqueológico bíblico do século — ou de vários séculos, ou talvez de todos os tempos até agora. É por isso que estamos cobrindo em detalhes essa notícia nesta edição. Provavelmente, você não verá muito sobre isso nas fontes da mídia tradicional. A maioria delas está mais interessada em desacreditar a Bíblia, e não em informar sobre evidências que demonstram a exatidão da Bíblia.     

Outra coisa que você não verá na maioria das outras fontes de notícias são as implicações dessa história formidável. E isso tem consequências importantes para os nossos dias.

A Bíblia apresenta Sodoma como um exemplo das consequências do pecado. E não é qualquer pecado, mas um tipo particular de pecado que se tornou flagrante e tem suscitado as piores atrocidades. Essa subversão da ordem natural não tem sido apenas normalizada nos últimos anos, mas também elogiada e apoiada por líderes culturais e intelectuais.

É mais um daqueles “Rubicões culturais” que temos atravessado às cegas, sem nos importarmos com as consequências para nossa sociedade, para nossas famílias, para nossos filhos e para as futuras gerações que pagarão seu preço. O que diz Deus? “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade” (Isaías 5:20).

O padrão que vemos repetidamente na Bíblia é que Deus envia uma mensagem de advertência antes de uma destruição. Ele não quer ver a humanidade sofrer, pois deseja que nos arrependamos de nossos pecados, mudemos de direção e O busquemos (2 Pedro 3:10; Ezequiel 33:11).

Seria a descoberta dessa cidade, que pode ser a antiga Sodoma — e sua punição divina por seus pecados — outro alerta e chamado de Deus para o arrependimento enquanto ainda há tempo? Espero que possamos ter ouvidos para ouvir!

Course Content

Scott Ashley

Scott Ashley was managing editor of Beyond Today magazine, United Church of God booklets and its printed Bible Study Course until his retirement in 2023. He also pastored three congregations in Colorado for 10 years from 2011-2021. He and his wife, Connie, live near Denver, Colorado. 
Mr. Ashley attended Ambassador College in Big Sandy, Texas, graduating in 1976 with a theology major and minors in journalism and speech. It was there that he first became interested in publishing, an industry in which he worked for 50 years.
During his career, he has worked for several publishing companies in various capacities. He was employed by the United Church of God from 1995-2023, overseeing the planning, writing, editing, reviewing and production of Beyond Today magazine, several dozen booklets/study guides and a Bible study course covering major biblical teachings. His special interests are the Bible, archaeology, biblical culture, history and the Middle East.