Como Educar Os Filhos No Caminho de Deus: Segunda Parte

Você está aqui

Como Educar Os Filhos No Caminho de Deus

Segunda Parte

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.62 MB)

Download (Baixar)

Como Educar Os Filhos No Caminho de Deus: Segunda Parte

MP3 Audio (9.62 MB)
×

Como pais, nada poderia nos dar mais alegria e satisfação do que ver nossos filhos desenvolverem um relacionamento próximo e amoroso com seu Pai celestial. Mas como podemos fazer com que Deus seja real para eles? O que podemos fazer para ajudá-los a conhecer Deus e entender que Ele é real?

Na edição de julho-agosto desta revista abordamos quatro maneiras que podem ajudar os pais a fazer com que Deus seja real para seus filhos. Agora examinaremos mais três enfoques importantes que você pode aplicar para cumprir essa responsabilidade fundamental e gratificante.

Mostrar-lhes que Deus faz parte de sua família

Recentemente, perguntei à minha filha Sarah como ela responderia a seguinte indagação: “Como seus pais fizeram com que Deus fosse real para você?”. Estávamos dando um passeio enquanto eu meditava nesse artigo, por isso perguntei o que ela pensava sobre essa questão. Ela ficou pensativa por um momento, então simplesmente me disse: “Ele sempre foi real para mim”.

Mantenha o Senhor seu Deus sempre presente em sua vida — em todo o tempo. Mostre a seus filhos que Deus tem um assento reservado à sua mesa e em todo lugar onde você estiver. Faça com que as primeiras lembranças deles estejam focadas em Deus e em Seu amor por eles.

Tiago 4:8 nos diz o seguinte: “Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (NVI).

Inclua Deus em todos os aspectos da sua vida. Você precisa tratá-Lo como membro orientador de sua família. Em seu cotidiano, sempre “lembre-se” dEle ao conversar com seus filhos. Não precisa ser uma conversa formal ou uma aula. Simplesmente permita que Ele esteja sempre presente em sua vida. Assim como você compartilharia seus pensamentos com seus filhos, compartilhe com eles os pensamentos do Pai Celestial deles. Se Deus estiver sempre presente, então Ele jamais deixará de fazer parte de sua vida.

Um dia meu filho Isaac, de seis anos, me disse: “Mãe, eu tenho dois pais”. Curiosa para ver aonde ele queria chegar com essa afirmação, perguntei-lhe o que queria dizer com isso. “Eu tenho dois pais”, disse novamente: “Deus e papai”. Ao ouvi-lo dizer isso, agradeci silenciosamente por meu filho tão pequeno já entender que Deus o ama e que é um Pai amoroso.

Ajude-os a ver Deus através de você

Logo no início da Bíblia, somos informados de que a humanidade foi criada à imagem de Deus. Gênesis 1:27 nos diz: “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (NVI).

E fomos criados para a glória de Deus, pois em Isaías 43:7 Ele diz que “todo o que é chamado pelo Meu nome, a quem criei para a Minha glória, a quem formei e fiz” (NVI).

Portanto, fomos feitos à imagem de Deus, criados para Sua glória. Então, devemos nos esforçar para refleti-Lo em tudo o que fazemos e falamos. Provavelmente, o primeiro contato de nossos filhos com Deus será através de nós, seus pais. Devemos ler a Palavra de Deus para eles, ajudando-os a memorizar as Escrituras e também orando com eles todas as noites. Mas se não nos esforçarmos para praticar a nossa fé e refletir Deus em tudo o que fazemos e dizemos, então todo o nosso ensinamento será em vão. Temos que educar através de nosso exemplo.

Em Êxodo 20:16 somos ensinados: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. O que é falso testemunho? Muitas vezes dizemos que é simplesmente contar uma mentira, mas esse termo significa muito mais do que isso. “Dar falso testemunho” significa difamar alguém, ou seja, transmitir uma informação deturpada sobre uma pessoa. Assim, aqueles que olham para essa pessoa veem algo diferente da verdade por causa desse engano.

Será que também fazemos isso com Deus?

Será que poderíamos estar vivendo de uma forma contrária às crenças que professamos? Será que em nossa casa falamos mal do pastor ou de outros membros da igreja logo após assistir ao culto? Ou talvez deixemos nossa Bíblia de lado e não a pegamos novamente até o próximo culto? Então, sem dúvida, é possível “dar falso testemunho” contra o nosso Criador.

Nossos filhos estão sempre nos observando. Então, o que eles estão vendo em nós?

Nossos filhos veem que nossas vidas refletem o que lhes ensinamos e cremos? Eles percebem que nos esforçamos para fazer o melhor que podemos para viver nossa fé? Será que quando erramos ou falhamos, nos arrependemos, pedimos desculpas, nos levantamos e seguimos em frente? Como disse o apóstolo Paulo em Filipenses 3:12: “Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou” (Nova Versão Transformadora).

O peso que carregamos como pais é enorme, mas não estamos sozinhos nessa empreitada. Pois, temos o próprio Espírito de Deus para nos ajudar: “E desse mesmo modo, pela nossa fé, o Espírito Santo nos ajuda em nossos problemas diários e em nossas orações. Nem mesmo sabemos por quais devemos orar, nem orar como devemos; o Espírito Santo, porém, ora por nós com tal sentimento que não pode ser expresso em palavras” (Romanos 8:26, Bíblia Viva).

Escute atentamente as perguntas deles

A fase dos porquês é uma etapa natural da vida de nossos filhos pequenos. Muitas vezes, nós os  repreendemos por perguntarem demais ou os deixamos sem resposta.

Isso pode até funcionar quando são pequenos, mas, à medida que vão crescendo, eles começarão a questionar mais profundamente certos assuntos, principalmente os que têm a ver com Deus. E isso pode ser assustador para alguns pais. Talvez tememos que fazem essas perguntas por duvidarem da existência de Deus. E também poderíamos pensar que, ao questionarem ou duvidarem do que lhes ensinamos sobre Deus, isso poderia levá-los a abandonarem a fé que tanto tentamos incutir neles.

Mas em vez de temer essas perguntas, deveríamos recebê-las com tranquilidade. Deixemos que aprendam a fazer essas perguntas no ambiente familiar e façamos o possível para respondê-las. Nem sempre teremos uma resposta pronta, e isso é normal. E quando a pergunta for difícil, sejam sinceros e expliquem que precisarão estudar mais para poder respondê-la melhor. Busque a ajuda de outras pessoas. O ministério da Igreja de Deus está disposto a ajudar e servir tanto a você como a seus filhos.

Ensine aos seus filhos que devemos orar por essas respostas. Como Jesus ensinou: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mateus 7:7-11, NVI).

Os grandes patriarcas da fé, Abraão e Moisés, questionavam a Deus quando não entendiam Suas decisões. Às vezes, eles até “discutiam” com Deus. Eles até ficavam angustiados com algumas perguntas que precisavam fazer a Deus, mas, em vez de abalar, isso fortalecia a fé deles.

Essas perguntas têm o potencial de ajudar nossos filhos a desenvolver sua fé, enquanto aprendem a “pôr à prova todas as coisas” e “ficar com o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21, NVI).

Como pais, queremos que o nosso lar seja um porto seguro onde os nossos filhos possam aguçar os seus sentidos espirituais. Portanto, deixe-os perguntar e estejam preparados para responder e dialogar. Com o tempo, tanto vocês quanto eles ficarão mais experientes nisso.

Juntando as peças

Durante anos venho dizendo aos meus filhos que eles receberam o mais inestimável dos convites, um convite para fazer parte da família de Deus. E que receberam esse convite por causa da habitação do Espírito Santo de Deus em seus pais, após terem sido batizados no Corpo de Cristo (ver Atos 2:38-39; 1 Coríntios 7:14).

Nossos filhos precisam saber que estão recebendo esse precioso convite através de nós, mas não podemos aceitá-lo por eles. Podemos ensiná-los sobre isso e mostrar-lhes a preciosidade desse convite, mas não podemos aceitá-lo em nome deles. Um dia terão que decidir por si mesmos se vão aceitá-lo ou não, pois não podemos tomar essa decisão por eles.

O que podemos fazer é lançar as bases enquanto eles ainda são jovens, tornando esse convite o mais acessível possível. Podemos ajudá-los a aprender a escutar a voz do Pai, a amar a Sua Palavra e a falar com Ele em oração todos os dias. Podemos salientar a fidelidade divina, refletindo a Deus em nosso exemplo e respondendo os questionamentos deles. Assim, ajudaremos nossos filhos a conhecer a Deus e perceber como Ele é real em suas vidas.

Saiba mais

A Bíblia contém muitos princípios que ensinam como criar filhos felizes, saudáveis e bem orientados a ter um relacionamento com Deus. Muitos desses conselhos bíblicos estão compilados em nosso guia de estudo bíblico gratuito Casamento e Família: A Dimensão Perdida. Peça ou baixe seu exemplar hoje mesmo!