Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Como Será o Paraíso na Terra?

Você está aqui

Como Será o Paraíso na Terra?

Muitas profecias bíblicas específicas nos dizem como será o mundo depois que Jesus Cristo estabelecer o Reino de Deus na Terra. Algumas coisas quase se parecem com as ideias comuns sobre o paraíso. De fato, algumas pessoas aplicam ao céu algumas dessas quando na verdade elas estão falando sobre como a Terra e tudo nela serão transformados!

Vamos analisar o que a profecia bíblica nos diz sobre esse mundo maravilhoso do futuro. Ela apresenta uma imagem surpreendentemente bela de um mundo muito diferente do atual!

Jesus Cristo trará um governo muito diferente

Jesus Cristo reinará como o Rei divino e incontestado sobre toda a Terra, sendo então anunciado assim: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Para trazer paz ao mundo, Jesus Cristo deve assumir o controle de todas as nações e povos da Terra: “E foi-Lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o Seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino, o único que não será destruído” (Daniel 7:14 Daniel 7:14E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
Almeida Atualizada×
).

Cristo, o Príncipe da Paz, será o supremo Pacificador, possibilitando e impondo uma duradoura paz mundial: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será... Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim...” (Isaías 9:6-7 Isaías 9:6-7 [6] Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. [7] Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.
Almeida Atualizada×
).

Sob o seu governo, as prioridades das nações passarão de um antigo padrão agressivo para a paz: “E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” (Miquéias 4:3 Miquéias 4:3E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Almeida Atualizada×
).

Jerusalém será a capital do mundo

Jesus Cristo retornará ao Monte das Oliveiras, nos arredores de Jerusalém, e reinará sobre toda a Terra (Zacarias 14:4 Zacarias 14:4Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.
Almeida Atualizada×
, 9, 17), tendo Jerusalém como a capital de Seu governo mundial (Jeremias 3:17 Jeremias 3:17Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor; e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, a Jerusalém; e não mais andarão obstinadamente segundo o propósito do seu coração maligno.
Almeida Atualizada×
). “Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, monte de santidade” (Zacarias 8:3 Zacarias 8:3Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos o monte santo.
Almeida Atualizada×
).

Como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16 Apocalipse 19:16No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Almeida Atualizada×
), Jesus Cristo ensinará as leis de Deus para todas as nações, conforme enunciadas nas Escrituras: “E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR...para que nos ensine os Seus caminhos, e nós andemos pelas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém” (Miquéias 4:2 Miquéias 4:2E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e � casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Ele reinará sobre todos os povos com justiça perfeita: “E repousará sobre Ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos Seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos Seus ouvidos [isto é, apenas pela aparência das coisas ou pelo que as pessoas dizem a Ele]; mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra...” (Isaías 11:2-4 Isaías 11:2-4 [2] E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. [3] E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; [4] mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.
Almeida Atualizada×
).

Os seguidores dEle, aqueles que realmente se renderam e dedicaram suas vidas a Deus nesta era, vão ajudar a Jesus Cristo a governar a Terra: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono” (Apocalipse 3:21 Apocalipse 3:21Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Almeida Atualizada×
).

A humanidade vai passar por uma grande transformação espiritual

Satanás, o diabo, o invisível "deus desta era", que "engana o mundo inteiro" (2 Coríntios 4:4 2 Coríntios 4:4nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 12:9 Apocalipse 12:9E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Almeida Atualizada×
), será retirado à força dentre a humanidade para que não possa mais influenciar as pessoas e levá-las para seu caminho de engano e morte: “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Apocalipse 20:1-3 Apocalipse 20:1-3 [1] E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. [2] Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. [3] Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Almeida Atualizada×
).

Após o afastamento de Satanás, a fonte de todas as mentiras e enganos, toda a humanidade aprenderá sobre o verdadeiro Deus, conhecendo a Ele e a Seu caminho de vida: “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9 Isaías 11:9Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Almeida Atualizada×
).

Uma vez que Satanás estiver fora de cena e, finalmente, as pessoas aprenderem sobre o verdadeiro Deus e Seu caminho de vida, Deus oferecerá Seu Espírito a todos os seres humanos, permitindo que se convertam espiritualmente, começando pelo Seu povo Israel como um modelo para o que Ele fará por toda a humanidade: “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne; para que andem nos Meus estatutos, e guardem os Meus juízos, e os executem; e eles serão o Meu povo, e Eu serei o Seu Deus” (Ezequiel 11:19-20 Ezequiel 11:19-20 [19] E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, [20] para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Almeida Atualizada×
; ver também Atos 2:17 Atos 2:17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
Almeida Atualizada×
).

A vinda do Espírito de Deus não acabou com a lei de Deus, como muitos creem, na verdade esse é um meio de Deus internalizar Sua lei no coração e na mente das pessoas para que O conheçam verdadeiramente: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a Minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e Eu serei o Seu Deus e eles serão o Meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados” (Jeremias 31:33-34 Jeremias 31:33-34 [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
; ACF, Hebreus 8:10-12 Hebreus 8:10-12 [10] Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; [11] e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. [12] Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
Almeida Atualizada×
).

Haverá mais prosperidade e menos crime

O aumento expressivo de riqueza e o fim da criminalidade e da corrupção serão as duas características do reinado de Cristo na Terra. “Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e, por madeira, bronze, e, por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus inspetores e justos, os teus exatores. Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou destruição, nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas, louvor” (Isaías 60:17-18 Isaías 60:17-18 [17] Por bronze trarei ouro, por ferro trarei prata, por madeira bronze, e por pedras ferro; farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores. [18] Não se ouvirá mais de violência na tua terra, de desolação ou destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e �s tuas portas Louvor.
Almeida Atualizada×
).

As pessoas não terão mais medo de que criminosos ou governos opressivos os prejudiquem ou roubem suas propriedades. "Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse" (Miquéias 4:4 Miquéias 4:4Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse.
Almeida Atualizada×
).

“Naqueles dias, quem construir uma casa vai viver nela, pois não será destruída pelos exércitos invasores, como aconteceu no passado. Eles plantarão vinhas e comerão as uvas, pois elas não serão tomadas à força pelos inimigos. O Meu povo viverá tanto quanto as árvores, e aproveitará até o fim tudo o que conseguiram com muito esforço. Nunca mais trabalharão sem proveito, para outros povos comerem suas colheitas. Os seus filhos nunca mais serão mortos ainda bebês. Essa gente é o povo que o SENHOR abençoou, e seus filhos [descendentes] também serão abençoados” (Isaías 65:21-23 Isaías 65:21-23 [21] E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. [22] Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos: [23] Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
Almeida Atualizada×
, Bíblia Viva).

O mundo passará por uma transformação física

A paz abrangerá até à natureza dos animais: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco” (Isaías 11:6-8 Isaías 11:6-8 [6] Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. [7] A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. [8] A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco.
Almeida Atualizada×
).

A cura divina estará disponível para o tratamento de todas as doenças, enfermidades e ferimentos: “Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará...” (Isaías 35:5-6 Isaías 35:5-6 [5] Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. [6] Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
Almeida Atualizada×
).

Em contraste com grande parte do mundo de hoje, as terras agrícolas se tornam incrivelmente produtivas: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão” (Amós 9:13 Amós 9:13Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; :e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
Almeida Atualizada×
).

As áreas desérticas, que atualmente são terras inúteis, vão se tornar férteis e exuberantes com nascentes e rios de água doce: “... águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos” (Isaías 35:6-7 Isaías 35:6-7 [6] Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. [7] E a miragem tornar-se-á em lago, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.
Almeida Atualizada×
).

E dessas áreas não vão fluir somente água, pois ali também haverá uma grande variedade de vegetação: “Abrirei rios em lugares altos e fontes, no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca, em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, e a árvore de sita, e a murta, e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo, para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou” (Isaías 41:18-20 Isaías 41:18-20 [18] Abrirei rios nos altos desnudados, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto num lago d'água, e a terra seca em mananciais. [19] Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo; [20] para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou.
Almeida Atualizada×
).

Depois que Jesus Cristo pôr fim a toda terrível destruição e a guerra que precederá Seu retorno, haverá projetos de reconstrução mundial para restaurar as áreas destruídas e torná-las habitáveis novamente: “E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas estão fortalecidas e habitadas” (Ezequiel 36:35 Ezequiel 36:35E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Eden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.
Almeida Atualizada×
).

Um mundo aguardado ansiosamente

Essas e outras passagens destacam a visão de um futuro que em breve se tornará realidade. Se você acredita em Deus e também que a Bíblia é a Sua Palavra, então acredite que essas promessas serão cumpridas! Jesus Cristo voltará para trazer esse paraíso prometido à Terra e transformar este mundo em algo semelhante ao Éden! (Leia também “A Descoberta do Paraíso: Uma Festa das Eras” e “O Mundo Maravilhoso Que Aguardamos”).

Essas promessas — Jesus Cristo vir reinar na Terra para estabelecer paz e justiça, o afastamento e o fim da influência maligna de Satanás, o diabo, e a transformação espiritual da humanidade ao obedecer às leis de Deus e receber Seu Espírito Santo — vão gerar um mundo de paz, prosperidade e propósito.

Será um mundo muito além de nossos mais fantásticos sonhos — e você pode fazer parte dele!