Como Será o Paraíso na Terra?

Você está aqui

Como Será o Paraíso na Terra?

Muitas profecias bíblicas específicas nos dizem como será o mundo depois que Jesus Cristo estabelecer o Reino de Deus na Terra. Algumas coisas quase se parecem com as ideias comuns sobre o paraíso. De fato, algumas pessoas aplicam ao céu algumas dessas quando na verdade elas estão falando sobre como a Terra e tudo nela serão transformados!

Vamos analisar o que a profecia bíblica nos diz sobre esse mundo maravilhoso do futuro. Ela apresenta uma imagem surpreendentemente bela de um mundo muito diferente do atual!

Jesus Cristo trará um governo muito diferente

Jesus Cristo reinará como o Rei divino e incontestado sobre toda a Terra, sendo então anunciado assim: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15, NVI).

Para trazer paz ao mundo, Jesus Cristo deve assumir o controle de todas as nações e povos da Terra: “E foi-Lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o Seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino, o único que não será destruído” (Daniel 7:14).

Cristo, o Príncipe da Paz, será o supremo Pacificador, possibilitando e impondo uma duradoura paz mundial: “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; e o principado está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será... Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim...” (Isaías 9:6-7).

Sob o seu governo, as prioridades das nações passarão de um antigo padrão agressivo para a paz: “E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” (Miquéias 4:3).

Jerusalém será a capital do mundo

Jesus Cristo retornará ao Monte das Oliveiras, nos arredores de Jerusalém, e reinará sobre toda a Terra (Zacarias 14:4, 9, 17), tendo Jerusalém como a capital de Seu governo mundial (Jeremias 3:17). “Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, monte de santidade” (Zacarias 8:3).

Como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16), Jesus Cristo ensinará as leis de Deus para todas as nações, conforme enunciadas nas Escrituras: “E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR...para que nos ensine os Seus caminhos, e nós andemos pelas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém” (Miquéias 4:2).

Ele reinará sobre todos os povos com justiça perfeita: “E repousará sobre Ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos Seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos Seus ouvidos [isto é, apenas pela aparência das coisas ou pelo que as pessoas dizem a Ele]; mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra...” (Isaías 11:2-4).

Os seguidores dEle, aqueles que realmente se renderam e dedicaram suas vidas a Deus nesta era, vão ajudar a Jesus Cristo a governar a Terra: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono” (Apocalipse 3:21).

A humanidade vai passar por uma grande transformação espiritual

Satanás, o diabo, o invisível "deus desta era", que "engana o mundo inteiro" (2 Coríntios 4:4; Apocalipse 12:9), será retirado à força dentre a humanidade para que não possa mais influenciar as pessoas e levá-las para seu caminho de engano e morte: “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Apocalipse 20:1-3).

Após o afastamento de Satanás, a fonte de todas as mentiras e enganos, toda a humanidade aprenderá sobre o verdadeiro Deus, conhecendo a Ele e a Seu caminho de vida: “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Uma vez que Satanás estiver fora de cena e, finalmente, as pessoas aprenderem sobre o verdadeiro Deus e Seu caminho de vida, Deus oferecerá Seu Espírito a todos os seres humanos, permitindo que se convertam espiritualmente, começando pelo Seu povo Israel como um modelo para o que Ele fará por toda a humanidade: “E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne; para que andem nos Meus estatutos, e guardem os Meus juízos, e os executem; e eles serão o Meu povo, e Eu serei o Seu Deus” (Ezequiel 11:19-20; ver também Atos 2:17).

A vinda do Espírito de Deus não acabou com a lei de Deus, como muitos creem, na verdade esse é um meio de Deus internalizar Sua lei no coração e na mente das pessoas para que O conheçam verdadeiramente: “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a Minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e Eu serei o Seu Deus e eles serão o Meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados” (Jeremias 31:33-34; ACF, Hebreus 8:10-12).

Haverá mais prosperidade e menos crime

O aumento expressivo de riqueza e o fim da criminalidade e da corrupção serão as duas características do reinado de Cristo na Terra. “Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e, por madeira, bronze, e, por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus inspetores e justos, os teus exatores. Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou destruição, nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas, louvor” (Isaías 60:17-18).

As pessoas não terão mais medo de que criminosos ou governos opressivos os prejudiquem ou roubem suas propriedades. "Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse" (Miquéias 4:4).

“Naqueles dias, quem construir uma casa vai viver nela, pois não será destruída pelos exércitos invasores, como aconteceu no passado. Eles plantarão vinhas e comerão as uvas, pois elas não serão tomadas à força pelos inimigos. O Meu povo viverá tanto quanto as árvores, e aproveitará até o fim tudo o que conseguiram com muito esforço. Nunca mais trabalharão sem proveito, para outros povos comerem suas colheitas. Os seus filhos nunca mais serão mortos ainda bebês. Essa gente é o povo que o SENHOR abençoou, e seus filhos [descendentes] também serão abençoados” (Isaías 65:21-23, Bíblia Viva).

O mundo passará por uma transformação física

A paz abrangerá até à natureza dos animais: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco” (Isaías 11:6-8).

A cura divina estará disponível para o tratamento de todas as doenças, enfermidades e ferimentos: “Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará...” (Isaías 35:5-6).

Em contraste com grande parte do mundo de hoje, as terras agrícolas se tornam incrivelmente produtivas: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão” (Amós 9:13).

As áreas desérticas, que atualmente são terras inúteis, vão se tornar férteis e exuberantes com nascentes e rios de água doce: “... águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos” (Isaías 35:6-7).

E dessas áreas não vão fluir somente água, pois ali também haverá uma grande variedade de vegetação: “Abrirei rios em lugares altos e fontes, no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca, em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, e a árvore de sita, e a murta, e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo, para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou” (Isaías 41:18-20).

Depois que Jesus Cristo pôr fim a toda terrível destruição e a guerra que precederá Seu retorno, haverá projetos de reconstrução mundial para restaurar as áreas destruídas e torná-las habitáveis novamente: “E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas estão fortalecidas e habitadas” (Ezequiel 36:35).

Um mundo aguardado ansiosamente

Essas e outras passagens destacam a visão de um futuro que em breve se tornará realidade. Se você acredita em Deus e também que a Bíblia é a Sua Palavra, então acredite que essas promessas serão cumpridas! Jesus Cristo voltará para trazer esse paraíso prometido à Terra e transformar este mundo em algo semelhante ao Éden! (Leia também “A Descoberta do Paraíso: Uma Festa das Eras” e “O Mundo Maravilhoso Que Aguardamos”).

Essas promessas — Jesus Cristo vir reinar na Terra para estabelecer paz e justiça, o afastamento e o fim da influência maligna de Satanás, o diabo, e a transformação espiritual da humanidade ao obedecer às leis de Deus e receber Seu Espírito Santo — vão gerar um mundo de paz, prosperidade e propósito.

Será um mundo muito além de nossos mais fantásticos sonhos — e você pode fazer parte dele!