Deus Está Tentando Salvar O Mundo Hoje?

Você está aqui

Deus Está Tentando Salvar O Mundo Hoje?

Download (Baixar)
MP3 Audio (12.69 MB)

Download (Baixar)

Deus Está Tentando Salvar O Mundo Hoje?

MP3 Audio (12.69 MB)
×

Muitos indivíduos sinceros que professam valores cristãos foram ensinados que, a menos que todas as pessoas aceitem Jesus Cristo como Salvador pessoal durante a sua vida física hoje, elas não terão chance de receber a salvação espiritual. Mas considerando que o cristianismo em geral representa apenas 32% da população mundial, segundo um estudo de 2018 do instituto Pew Research, há alguma esperança real de que a maioria das pessoas se volte para Cristo?

Considere também que em épocas passadas a grande maioria dos habitantes da Terra nunca ouviu falar de Jesus Cristo ou praticou o cristianismo. Contudo, assim como nós, esses bilhões de pessoas foram criadas à imagem de Deus (Gênesis 1:27). Quando contemplamos o preceito bíblico de que todas as pessoas precisam “crer no Senhor Jesus Cristo” para serem salvas (Atos 16:30-31), como poderia ser justo que essa enorme multidão de pessoas tenha perdido a oportunidade de salvação e vida eterna sem nunca saber dela?

Devido a esse grande dilema, alguns cristãos têm sugerido que a observância de quaisquer princípios religiosos virtuosos faria com que alguém alcançasse a salvação. Contudo, esse tipo de arrazoamento não tem respaldo nas Escrituras Sagradas. Ao se referir à centralidade de Jesus Cristo e ao Seu sacrifício pelos pecados, Atos 4:12 explica que “debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (grifo nosso).

Além disso, Jesus disse: “Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á” (João 10:9). Na verdade, Ele afirmou ser o único caminho para Deus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6). E 1 Timóteo 2:5 atesta: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Homem”.

Considerando o peso dessas Escrituras, você pode ter se perguntado sobre a grande disparidade entre o que elas afirmam claramente e o que muitos cristãos têm aceitado prontamente — ou seja, que todas as pessoas precisam ser salvas hoje. Devido à importância desse assunto, não seria a hora de você examiná-lo de uma perspectiva totalmente diferente?

Isso significaria questionar a premissa da crença de que todos devem aceitar Jesus Cristo em sua existência física hoje ou não serão salvos. E se você fizesse a seguinte pergunta: Será que Deus está realmente tentando salvar todas as pessoas agora ou Ele tem um plano bem diferente e muito melhor para a humanidade?

Deus é sempre justo

Ao examinar mais detidamente as palavras de Jesus Cristo, vemos que Ele afirma: “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer” e ainda reitera: “Por isso, Eu vos disse que ninguém pode vir a Mim, se por Meu Pai lhe não for concedido” (João 6:44, 65). O próprio Deus Pai convida as pessoas para conhecerem e seguirem Seu Filho. Isso significa que não é possível que alguém decida por si mesmo se tornar um discípulo de Jesus Cristo.

E vemos isso no fato de Cristo pregar em forma de parábolas. Talvez você tenha pensado que isso era para deixar mais claro os ensinamentos dEle para todas as pessoas. Mas a verdade é que, muitas vezes, Ele usava parábolas com o intuito de ocultar o significado mais profundo de Suas mensagens para que a grande maioria das pessoas não entendesse e se arrependesse prematuramente — antes do tempo determinado por Deus para elas.

Observe que depois de contar a parábola do semeador a uma grande multidão, Jesus disse reservadamente aos Seus discípulos: “A vós vos é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora todas essas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados” (Marcos 4:10-12).

Mais uma vez, a Bíblia revela que Deus Pai permite que apenas as pessoas que Ele chama individualmente compreendam a verdade, em contraste com a grande maioria que não a compreende inteiramente. Entretanto, é muito importante você entender que não há absolutamente nenhuma injustiça da parte de Deus (Romanos 9:14). Ele não negará a ninguém a oportunidade de receber a salvação no devido tempo (Romanos 10:9; Efésios 2:8-9).

Como diz 1 Timóteo 2:4, Deus “anseia que todos sejam salvos e compreendam esta verdade” (Bíblia Viva). E 2 Pedro 3:9 declara: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. Deus cumprirá essa promessa e compromisso da maneira e no tempo que Ele escolher (Isaías 46:10-11).

Mas alguns podem perguntar: “Por que não é possível conceder logo a salvação para todas as pessoas?” A resposta é que Deus, em Sua perfeita sabedoria, está levando a cabo um plano espiritual extraordinário, que abrange mais de uma época, para beneficiar toda a humanidade.

Durante a era atual, que começou com o pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden há quase seis mil anos, Deus está permitindo que os seres humanos experimentem todos os estilos de vida que eles acham que vão trazer-lhes realização, felicidade e prosperidade — inclusive diversos tipos de sistemas governamentais, sociais, religiosos, educacionais e econômicos.

Mas por que Deus permite que isso aconteça? Porque é assim que, quando Ele oferecer a salvação espiritual para todas as pessoas naquela era vindoura, elas terão alcançado, definitiva e plenamente, a compreensão de que suas experiências e estilos de vida somente trazem frustração, sofrimento, agonia, tristeza, vazio espiritual e morte.

Depois de terem experimentado tanto caos e tragédia por várias gerações, essas pessoas voltarão, voluntária e prontamente, seus corações e mentes para o Criador delas e seguirão diligentemente Seu caminho de vida — que Ele planejou para o bem de toda a humanidade.

Deus removerá a cegueira espiritual da humanidade

Embora Deus tenha permitido que a grande maioria da humanidade ficasse espiritualmente cega nesta era, Ele está chamando um pequeno número de pessoas para tornar-se discípulo de Jesus Cristo agora (comparar Lucas 12:32). E aqueles que respondem a esse chamado e se comprometem sinceramente com Cristo, aceitando o Seu sacrifício como pagamento pelos seus pecados e dedicando as suas vidas a segui-Lo, além de estar vivendo de acordo com o caminho de vida de Deus e desenvolvendo a natureza e o caráter divino em suas vidas.

Então, essas pessoas servirão a Cristo, assim que Ele voltar, como seres espirituais ressuscitados no governo terrestre do Reino de Deus durante mil anos, período de tempo chamado de milênio, e ainda muito além desse tempo (1 Tessalonicenses 4:15-17; Apocalipse 5:10; 20:4- 6; Efésios 3:15).

Diferentemente dos tumultos e caos que vemos no mundo de hoje, todos os habitantes da Terra que estiverem vivendo durante esse futuro período milenar terão uma vida repleta de paz e justiça. Deus removerá a cegueira espiritual das pessoas para que elas possam compreender a verdade sobre Ele e Seu maravilhoso caminho de vida (João 12:39-40; Isaías 25:7; 29:18; 32:3-4).

Esse será um tempo esplendorosamente pacífico, gratificante e produtivo, algo que o mundo nunca experimentou. Tudo isso será possível porque “a Terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Mas e quanto aos outros milhões de pessoas que viveram e morreram ao longo dos séculos passados e que nunca tiveram a oportunidade de conhecer Jesus Cristo ou seguir o caminho de vida de Deus? Apocalipse 20:5 afirma que o restante dos mortos viverá novamente assim que acabarem esses mil anos. Então, todas as pessoas inconversas que já viveram serão ressuscitadas à vida física, receberão o Espírito Santo, terão a oportunidade de conhecer Deus e suas mentes e corações serão abertos à verdade da Bíblia (ver Atos 2:17).

Através de Seu profeta Ezequiel, Deus diz o seguinte sobre essas pessoas que serão ressuscitadas naquela época: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 36:26-27).

Todos os antigos israelitas serão então ressuscitados (Ezequiel 37:1-14), assim como as pessoas de todas as outras nações, que aprenderam duras lições na época em que viveram (ver Mateus 11:20-24; 12:41-42).

Talvez Deus esteja chamando você agora

Esse maravilhoso evento pós-milênio, às vezes, é chamado de julgamento do grande trono branco. Em uma impressionante visão onírica, o apóstolo João descreveu assim essa era futura:

“E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros [evidentemente os livros da Bíblia, agora abertos ao entendimento deles]. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:11-12) — isso significa um período de avaliação durante uma nova vida física e não uma imediata sentença condenatória, como muitos pensam.

Essa não será uma segunda oportunidade de salvação, como muitos apregoam. Pelo contrário, essa será a primeira oportunidade para que todas essas pessoas compreendam plenamente, através de Jesus Cristo, a verdade de Deus e vivam de acordo com ela.

Em suma, a Bíblia revela que Deus não está tentando salvar o mundo agora. Durante seis mil anos, Ele permitiu que os seres humanos experimentassem inúmeras formas de estilos de vida, que eles mesmos inventaram, para que enfim compreendessem plenamente que isso nunca poderia resultar em verdadeira felicidade e realização na vida.

Finalmente, Deus abrirá as mentes e os corações dessas pessoas para o verdadeiro caminho de vida dEle e lhes oferecerá o dom da salvação. Mas, por enquanto, Ele está chamando apenas algumas pessoas para se tornarem discípulos de Jesus Cristo. E essas pessoas estão crescendo em caráter e se preparando para governar com Ele como seres espirituais ressuscitados no vindouro Reino de Deus e na família divina.

Você está entendendo isso? Deus pode estar chamando você para se tornar um dos verdadeiros discípulos de Cristo. Sendo assim, você estaria disposto a responder o chamado dEle? Caso decida fazer isso, um futuro surpreendentemente maravilhoso o aguarda!

Saiba mais

Conforme mostrado brevemente aqui, a presente vida física não é tudo o que existe. Um futuro incrível nos aguarda além disso. Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto — e também acerca do que acontecerá com elas e com seus entes queridos após a morte. A Bíblia tem as respostas. Peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico “O Que Acontece Depois da Morte?”. Um exemplar gratuito está esperando por você.