O Fim do Mal

Você está aqui

O Fim do Mal

O mundo de hoje está completamente emaranhado pelo mal! Um manto sufocante de males — alguns conhecidos e outros desconhecidos — envolve a todos. Alguns deles sofremos pessoalmente. Outros, captamos através do caleidoscópio das telas — smartphones, tablets, computadores e TVs — que enredam cada vez mais nossas vidas caóticas.

Porém, imagine se esses males não existissem. Como seria o mundo? Essa pode ser uma ideia difícil de conceber por causa da escuridão desta era atual, todavia está chegando um tempo em que o mal não mais permeará nosso planeta. Mas como isso vai acontecer?

Entendendo o bem e o mal

Para entender como o mal enfim será removido, precisamos compreender sua essência. As pessoas costumam pensar que o mal é subjetivo, baseando-se nos próprios desejos e experiências. Mas esse conceito não pode definir nem acabar com o mal. Em vez disso, uma vida abundante e livre do mal requer a aceitação de que somente o Deus Criador pode definir o bem e o mal.

O mal é um conceito que foi introduzido à humanidade desde o Jardim do Éden — suas raízes remontam a um tempo em que um anjo rebelde que se tornou conhecido como Satanás.

Os primeiros seres humanos, Adão e Eva, tiveram a oportunidade de viver eternamente e livres das consequências do mal, mas para isso precisavam fazer uma escolha. Eles poderiam aceitar os caminhos que Deus lhes ensinou e participar da árvore da vida ou poderiam tomar da árvore do conhecimento do bem e do mal, escolhendo definir o bem e o mal por conta própria. Por causa da sedução enganosa e astuta de Satanás, disfarçado de serpente no jardim, nossos primeiros pais humanos escolheram a última opção, colocando seu próprio julgamento à frente do de seu Criador (Gênesis 2:15-17; 3:4-7).

Apesar dessa primeira e desastrosa tentativa de impor uma moralidade determinada pelo homem, a Palavra de Deus segue sendo clara sobre a definição do bem e do mal. Em 1 Timóteo 1:8 e Romanos 7:12, Deus inspirou o apóstolo Paulo a afirmar que a lei de Deus é boa. E no cerne dessa lei está o amor — uma preocupação altruísta para com os outros (Romanos 13:10; 1 João 5:3). Por outro lado, a iniquidade, ou agir contrariamente à lei de Deus — exaltar-se acima de Deus e dos outros — é sinônimo de maldade.

Além disso, a definição de pecado é “transgressão da lei” (1 João 3:4, ARA) e o mal é sinônimo de pecado. E Paulo explica que a pena do pecado é a morte, o oposto do divino dom da vida eterna (Romanos 6:23).

Podemos ver os resultados da escolha entre esses dois caminhos em Deuteronômio 30:15-20, onde Deus nos encoraja a escolher a vida. As bênçãos são o resultado da obediência aos mandamentos de Deus. Por outro lado, a desobediência a Deus é definida como escolher o mal e a morte, que é a pena pelo pecado ou iniquidade.

Então, o mal é a escolha de seguir nossa própria versão de moralidade contrária à lei de Deus, algo que traz consequentemente maldições e morte (ver Provérbios 14:12; 16:25).

O instigador do mal e governante deste mundo

Para acabar com o mal também é necessário identificar e eliminar sua difusão. Certamente, sabemos que, a princípio, foi a serpente quem persuadiu a humanidade a seguir o caminho do mal. Satanás tornou-se “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Ele é chamado de maligno, e o mundo inteiro está sob seu poder (1 João 5:18-19).

Ademais, ele é chamado de “tentador” (Mateus 4:3; 1 Tessalonicenses 3:5). Ele difunde e transmite o mal, ou sua versão de moralidade egocêntrica, aos corações e mentes das pessoas, pois também é conhecido como “príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Portanto, não é de admirar que hoje o mal nos cerca por todos os lados.

Para acabar com o mal é preciso deter aquele que o difunde e incita — para que seja revertido seu impacto nas pessoas e na sociedade.

Obviamente, algo está muito errado com nossa sociedade. Em uma recente pesquisa nos Estados Unidos sobre o “problema do mal”, 69% dos adultos entrevistados disseram acreditar que “o sofrimento é sobretudo o resultado da forma como a sociedade está estruturada” (Instituto Pew Research, 23 de novembro de 2021). Sem dúvida, a sociedade está distorcida, mas por quê?

Muitos creem que as pessoas são inerentemente boas, mas fatores sociais as induzem a cometer erros. Porém, a corrupção na sociedade humana começa no coração humano, que é enganoso e perverso (Jeremias 17:9), todos foram corrompidos por Satanás — e os problemas da sociedade são ampliados pela influência enganadora do “príncipe deste mundo” (João 12:31; 14:30; 16:11).

O alvorecer de uma nova era

Em última análise, para acabar com o mal, o governante maligno deste mundo precisa ser expulso, e é exatamente isso que Jesus Cristo nos diz que acontecerá (João 12:31). Temos a garantia de um futuro em que “o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo” será expulso, juntamente com seus anjos, os demônios (Apocalipse 12:9).

A Bíblia também nos diz que podemos nos livrar dessa pena de morte, por seguir os caminhos do Maligno, através do “sangue do Cordeiro”, referindo-se ao sacrifício de Jesus Cristo, que deu Sua vida para nos reconciliar com Deus, e então viver uma vida totalmente comprometida com a verdade (Apocalipse 12:11). À medida que a história segue, vemos que, enfim, Satanás será preso por mil anos para que “não mais enganasse as nações” (Apocalipse 20:1-3, ARA). Isso acontecerá no retorno de Jesus Cristo para governar o mundo.

Todos aqueles que, através das eras, rejeitaram os costumes de Satanás, decidindo aceitar o sacrifício de Jesus e se esforçar para obedecer a lei de Deus com a ajuda do Espírito Santo, serão ressuscitados para se juntar a Cristo assim que Ele retornar (1 Coríntios 15:51-58; 1 Tessalonicenses 4:13-18; Apocalipse 11:15). Estes participarão daquela ceia de bodas mencionada em Apocalipse 19 e estarão ao lado de Cristo quando um novo mundo estiver sendo estabelecido para substituir essa sociedade maléfica erigida por Satanás (Apocalipse 20:4-6).

Essa nova era florescerá com bênçãos e vida abundante. Isso acontecerá porque Deus “nos ensinará os Seus caminhos” e Sua “lei virá” de Jerusalém (Miquéias 4:1-2, NVI). O sofrimento causado pelo mal chegará ao fim e um mundo utópico quase inimaginável e livre da crueldade do mal surgirá “porque a Terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:6-9).

Cristo e Seus seguidores ressuscitados trabalharão com a humanidade por mil anos, transformando uma sociedade destruída por Satanás em um paraíso livre das garras do mal. E todos que obedecerem a lei de Deus terão acesso ao poder e à ajuda de Seu Espírito Santo para vencerem o mal e terão a oportunidade de se tornarem membros da família de Deus (João 14:26; Atos 5:32; Romanos 8:9-19). Essa mudança interior do coração e da mente é necessária para que haja paz e felicidade na sociedade. Finalmente, toda a humanidade poderá ver como é o caminho de vida de Deus.

Contudo, assim como Adão e Eva, todos terão que escolher se vão seguir a Deus ou voltar-se ao mal. E no fim desse período de mil anos ou milênio, Satanás será solto pela última vez (Apocalipse 20:7). Infelizmente, embora todos tenham testemunhado uma era gloriosa e livre do mal, novamente o diabo incitará alguns a se rebelarem.

Alguns daqueles que nunca vivenciaram as medonhas e imprevisíveis consequências do mal serão tentados pela ilusão inebriante de escolher o que é certo e errado por própria conta (Apocalipse 20:8-9). Mas esses inimigos serão consumidos pelo fogo. E, por fim, todos os que persistiram em rejeitar a Deus, escolhendo o mal, serão eliminados no julgamento final, lançados em um lago de fogo ardente (versículos 9-15; e mais detalhes em nosso guia de estudo bíblico gratuito O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?).

O mal finalmente acabará! Satanás e seus demônios agitadores serão removidos para sempre. Os ímpios incorrigíveis, que continuaram praticando o mal, serão incinerados, tornando-se cinzas sob os pés daqueles que escolheram o bem (Malaquias 4:1-3). Em suma, todo o mal desaparecerá e não haverá mais malfeitores nem propagação de maldade.

O mundo de amanhã será tão diferente desse mundo corrompido de hoje que é difícil imaginar isso. Ele será maravilhoso, cheio de alegria e paz eterna. Por fim, todos aqueles que se esforçaram para cumprir os mandamentos de Deus, resistindo ao mal, terão acesso à árvore da vida (Apocalipse 22:14). O mal não existirá mais, e Deus olhará para Sua criação libertada e renovada e verá como ela é boa!

Saiba mais

Embora este artigo mostre como o mal chegará ao fim, há muito mais a ser dito sobre os problemas que ele causa e também sobre o plano de Deus para lidar com isso. Para saber mais, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “Por Que Deus Permite O Sofrimento?”.