O Invisível “Deus Desta Era”

Você está aqui

O Invisível “Deus Desta Era”

Conforme mostrado nos artigos desta edição — e como está evidente nas manchetes dos jornais todos os dias — um grande mal está em ação em nosso mundo. Mas, poucos entendem a origem desse mal e o quanto ele é realmente grande e perigoso.

Enquanto escrevia estas palavras, meu coração estava partido por mais um assassinato em massa em uma escola. Em março, uma mulher de 28 anos, que tinha problemas psíquicos e que estava começando a se identificar como homem, entrou em uma escola em Nashville, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, e matou três crianças e três adultos com armas de fogo antes de ser morta em confronto com a polícia.

Essa é outra triste história de uma cultura e sociedade que se perdeu trágica e horrivelmente.

Talvez não seja surpresa que isso tenha acontecido no mesmo dia em que os resultados de uma pesquisa nacional mostraram a queda no número de estadunidenses que creem que a religião é “muito importante”. Esse índice caiu para 39% apenas nos últimos 25 anos — uma queda impressionante de 23 pontos percentuais. Tal nível de mudança nessa taxa não tem precedentes.

A verdade é que estamos testemunhando coisas que desafiam nossa compreensão. A única maneira de começar a entender plenamente isso é reconhecendo que estamos lidando com uma realidade diferente — uma realidade espiritual. E a única fonte de informação verdadeira e precisa sobre essa realidade espiritual é a do verdadeiro Deus — Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Ela contém informações que não encontraríamos em nenhum outro lugar.

A Palavra de Deus revela a origem do mal que prevalece em nosso mundo. Esse mal se originou de um ser espiritual poderoso — uma espécie de superanjo — que antes servia a Deus, mas que se rebelou e agora O odeia e também a tudo o que Ele representa. A Bíblia se refere a esse ser como Satanás, o diabo, palavras que significam “inimigo” ou “adversário” e “caluniador”. O apóstolo Pedro o chama de “seu grande inimigo, o diabo” (1 Pedro 5:8, Nova Versão Transformadora, grifo nosso). A Bíblia revela que esses termos descrevem perfeitamente sua natureza e atitude.

Jesus Cristo se referiu a esse ser como um “homicida desde o princípio” e “pai da mentira” (João 8:44). Se você acredita que Jesus é real, também precisa acreditar que Satanás é real porque Jesus mesmo confirmou várias vezes a existência dele!

A Bíblia mostra claramente que nossas culturas e sociedades sofrem grande influência de Satanás. O apóstolo João disse que “o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5:19, NVI). Toda a civilização humana foi seduzida pelas mentiras e enganos insidiosos desse ser maléfico. E o trágico resultado disso foram milhares de anos de miséria e sofrimento.

O engano de Satanás está tão difundido que a Bíblia o chama de “deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Na redação grega original dessa passagem, o apóstolo Paulo o identifica como theos — o deus ou aquele que é adorado — deste aeon, desta era, ou seja, deste período da história da humanidade. E Jesus chamou Satanás de “príncipe deste mundo” (João 12:31).

Observe o que isso revela sobre a influência de Satanás — que a maior parte da humanidade segue e adora, inconscientemente, o diabo como seu deus. A maioria das pessoas acredita que grande parte da humanidade adora o Deus da Bíblia. Mas, Deus mesmo nos diz claramente que isso não é verdade, e que a humanidade como um todo segue os passos de um deus diferente — um deus mentiroso e enganador!

Essa é a surpreendente verdade revelada na Palavra de Deus, um fato que podemos ignorar por nossa conta e risco! E parte dessa adoração está cada vez mais explícita, como mostra o primeiro artigo desta edição. Outras são muito mais sutis, como mostrado no próximo artigo.

E a compreensão dessas preocupantes verdades pode explicar o que há de tão terrivelmente errado com nosso mundo. Paulo explicou que, por causa do domínio invisível de Satanás sobre a humanidade, a maioria das pessoas não consegue entender ou aceitar a verdade da Bíblia. Elas não entendem ou não acreditam no fascinante evangelho — a maravilhosa boa nova — do plano de Deus para a humanidade. Como disse Paulo: “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo...” (2 Coríntios 4:4, NVI).

Entretanto, os verdadeiros seguidores de Deus jamais ficam sem esperança, “pois o Espírito que está em vocês é maior que o espírito que está no mundo” (1 João 4:4, Nova Versão Transformadora). E Deus nos dá o conhecimento e a ajuda que precisamos para resistir a todas as artimanhas de Satanás. Ademais, Ele nos diz: “Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” e “aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (Tiago 4:7-8, NVI).

Proteja-se conhecendo seu inimigo, revelado nesta edição, e enfrente-o com a ajuda de Deus. Nada pode ser mais importante em nossa vida!