O Que Jesus Faria?

Você está aqui

O Que Jesus Faria?

“O que Jesus faria?” Você provavelmente já ouviu essa pergunta, já que ela tem sido muito popular nos círculos religiosos nas últimas décadas. Ela é encontrada em vários cartazes, camisetas, pulseiras, pôsteres, bijuterias e livros — geralmente na forma abreviada OQJF?

Mas esta é uma ótima pergunta e devemos sempre levá-la em consideração.

Um amigo meu apresentou uma variante dessa pergunta, que talvez seja ainda mais incisiva: “O que Jesus fez?”.

Eu gosto mais dessa variante, porque enquanto qualquer um de nós pode especular sobre o que Jesus poderia ou não fazer em certas situações, torna-se um pouco mais difícil arrazoar nossas respostas quando temos registrado nos Evangelhos e outras partes da Bíblia um relato concreto do que Jesus realmente fez.

Então, novamente, eu gosto mais dessa outra pergunta. Os fatos consistentes superam a especulação.

Todos os anos, em torno dessa época, penso nessas duas perguntas, porque a Bíblia registra claramente que Jesus disse a Seus seguidores especificamente “Faça isso” e depois lhes mostrou, através do exemplo, o que Ele queria que fizessem.

Entretanto, apesar desse exemplo e instrução, muitos que afirmam que O seguem não fazem o que Ele disse para fazer, ou fazem de forma diferente, ou fazem algo completamente alheio do que Ele disse claramente para fazer. Por que isso acontece?

Em Lucas 22 se descreve o que Jesus Cristo fez em Sua última noite na Terra com Seus apóstolos: “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e, com Ele, os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça, porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus” (versículos 14-16).

Observe como Jesus chamou essa celebração. Era a Páscoa, a celebração anual que Deus revelara aos israelitas cerca de quinze séculos atrás. Embora Cristo agora estivesse acrescentando-lhe um novo significado e dimensão, ela não era uma instituição totalmente nova. E não era para ser observada quando ou como alguém quisesse; seria necessário celebrá-la em uma noite específica a cada ano, seguindo as instruções que Ele entregou a Seus seguidores.

Continuando o relato de Lucas daquela noite: “E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o Meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de Mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no Meu sangue, que é derramado por vós” (versículos 19-20).

Há muito tempo, o vinho e os pães asmos faziam parte do costume da celebração da Páscoa, mas agora Jesus dava-lhes novo significado, agora eles seriam símbolos de Seu sacrifício e sofrimento.

Mais de vinte anos depois, o apóstolo Paulo repetiu essas palavras quando escreveu à igreja de Corinto (a propósito, um grupo em que parecia ter muito mais gentios do que judeus):

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o Meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de Mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no Meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de Mim” (1 Coríntios 11:23-25).

Então, Jesus instruiu Seus apóstolos sobre o que fazer nessa ocasião a cada ano, e cerca de duas décadas depois, o apóstolo Paulo repetiu essas instruções para uma congregação predominantemente gentia. Ambos os relatos deixam claro que Jesus disse “Faça isso”, e que os cristãos devem fazer isso como uma celebração de Seu surpreendente sacrifício.

Então, por que as pessoas não fazem isso para observar a Páscoa hoje? Por que elas mudaram as instruções de Jesus? Por que elas substituíram o que Jesus ordenou a Seus seguidores por essas práticas e costumes que não existem em nenhuma parte da Bíblia — cultos ao nascer do sol, Domingo de Páscoa e ovos de coelhinhos em cestas coloridas?

Jesus nunca ordenou essas coisas, nem a Igreja primitiva. Ele nunca disse a Seus seguidores para realizar uma celebração especial de Sua ressurreição. Mas ordenou claramente que eles comemorassem anualmente Sua morte sacrificial com o pão e o vinho na Páscoa.

Neste ano, eu incentivo você a perguntar a si mesmo essas duas importantes perguntas: O que Jesus faria e o que Jesus fez?

Os artigos desta edição o ajudarão a entender as respostas para essas perguntas. Ademais, há outra questão importante: O que você fará a respeito disso?

Estamos aqui para ajudá-lo a entender o que Jesus fez e como Ele espera que sigamos Suas instruções e exemplos! Entre em contato conosco ou com um de nossos ministros no escritório mais próximo. Aguardamos seu contato!