Série Os Dez Mandamentos: O Nono Mandamento

Você está aqui

Série Os Dez Mandamentos: O Nono Mandamento

A mentira e a desonestidade são dois pecados muito comuns que destroem a confiança e os relacionamentos.

Deus odeia a mentira e nós também devemos odiá-la. A mentira é um pecado que destrói a confiança e os relacionamentos entre as pessoas em todo o mundo. “Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas” (Provérbios 8:13; BLH, grifo nosso). Geralmente, outros tipos de pecados estão juntos desse.

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o Seu deleite” (Provérbios 12:22). “Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16-19). Observe quantas aversões dessas sete têm a ver com o nono mandamento!

Muitas escrituras falam do poder da língua para curar ou ferir. O terceiro capítulo do livro de Tiago diz muitas coisas sobre a língua. Ele a descreve como "um fogo; como mundo de iniquidade" e "um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal" (Tiago 3:6,8). Sem dúvida, o engano deliberado é um veneno mortal. A Bíblia nos adverte severamente de que “todos os mentirosos [impenitentes] a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).

O engano é tão predominante na sociedade que possui muitas formas, graus e sinônimos: enganar, falsificar, perjurar, exagerar, distorcer, ludibriar, induzir, enganar, forjar, disfarçar, trapacear, falsificar, etc. Ademais, meias-verdades são mentiras inteiras. Geralmente, as meias-verdades são notadamente enganosas e prejudiciais.

A desonestidade corrompe tudo! Vemos isso o tempo todo em propagandas, rótulos, negócios, notícias, política, governo, religião e relacionamentos pessoais. É chocante, deprimente e assustador ver muitas pessoas — mesmo em cargos importantes — mentindo de maneira flagrante e descarada!

Uma sociedade saudável repousa sobre os fundamentos da verdade e da confiança.

“Mais enganoso que qualquer coisa”

A natureza humana é essencialmente enganosa. “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado” (Jeremias 17:9, BLH). Para entender as várias nuances dessa passagem, leia-a em outras traduções da Bíblia. Todos os seres humanos são tentados a mentir. Até crianças pequenas costumam mentir até serem ensinadas a não fazer isso.

E aquele que mantém incansavelmente esse fogo na natureza humana é o "governante deste mundo", o “diabo e Satanás, que engana todo o mundo" e é "o acusador de nossos irmãos" (João 12:31; Apocalipse 12:9-10). Jesus disse que Satanás é "mentiroso e pai da mentira" (João 8:44). Devemos evitar a mentira para “não darmos lugar ao diabo” em nossas vidas (Efésios 4:25-27).

E para estabelecer e difundir o cristianismo falsificado, Satanás influencia continuamente as pessoas religiosas a se tornarem “falsos apóstolos, obreiros enganosos disfarçados de apóstolos de Cristo” (2 Coríntios 11:13-15). Satanás também teve sucesso em espalhar a maior e mais insana de todas as mentiras, ou seja, que a criação não tem Criador (Romanos 1:18-32)!

Uma mentira leva a outra, e isso torna a vida bastante complicada. Quanto mais uma pessoa mente, mais ela precisa de uma boa memória, porque é mais fácil lembrar-se da verdade do que de todas as mentiras já contadas.

Muitas pessoas foram além da imoralidade — elas se tornaram amorais, ou seja, suas consciências não discernem mais entre o certo e o errado. Paulo as descreve como “indivíduos hipócritas e mentirosos, cuja consciência está morta” (1 Timóteo 4:2, Nova Versão Transformadora). Um indivíduo acostumado a mentir pode se tornar um mentiroso crônico e compulsivo ou até mesmo um mentiroso psicopata.

Por que o mandamento não diz: "Você não deve mentir"?

Cada um dos dez mandamentos se refere a toda uma categoria de pecados, mas a pior forma é a que está declarada explicitamente. Por exemplo, o sexto mandamento proíbe as diversas maneiras de ferir pessoas, mas declara especificamente a pior delas: o assassinato. Igualmente, existem muitos tipos de engano e desonestidade, mas geralmente o tipo mais prejudicial é perverter a justiça com testemunhos falsos contra outra pessoa.

Muitas escrituras ressaltam a dedicação de Deus à justiça.

Deus odeia as punições exageradas ou inócuas, especialmente quando uma falsa testemunha faz com que uma pessoa inocente seja punida ou que uma pessoa culpada fique impune. Nos tribunais de justiça (onde o falso testemunho é crime) de todo o mundo isso é interpretado como calúnia e difamação.

“Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos” (Deuteronômio 16:19, NVI). Além disso, “Não espalhe notícias falsas. Não concorde com o mau dando um testemunho falso. Não acompanhe a multidão na prática do mal. Quando prestar depoimento numa demanda judicial, não torça o direito para favorecer a maioria. Não seja parcial, nem para proteger o pobre” (Êxodo 23:1-3, Bíblia Viva).

Uma boa reputação é algo inestimável (Provérbios 22:1; Eclesiastes 7:1). A destruição de uma reputação pode ser tão trágica quanto um assassinato. O assassinato de Jesus foi levado a cabo através de calúnias! Note que Satanás significa adversário e diabo, que quer dizer acusador ou caluniador.

Boatos maliciosos são um tipo de calúnia.  Até mesmo se for algo verdadeiro, não se deve espalhar informações que possam prejudicar a reputação de uma pessoa. Entretanto, não se trata de fofoca quando alguém relata um crime, um pecado ou um problema sério às autoridades competentes, que podem resolver a situação.

Alguém pode ser uma testemunha falsa de duas formas: falando falsidades ou ficando em silêncio quando algo grave precisa ser informado à justiça.

O capítulo 59 de Isaías contém uma profecia sobre a trágica falta de justiça e sinceridade no mundo. Hoje em dia, os "sistemas de justiça" estão tragicamente contaminados por muitas injustiças. Em um tribunal, qualquer testemunha deve jurar (ou afirmar) que "contará a verdade, somente a verdade e nada além da verdade". Mas muitas dessas testemunhas não têm intenção de cumprir essa promessa.

As pessoas pensam que suas mentiras nunca serão descobertas e que ficarão impunes, mas estão “pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram” (Números 32:23, NVI). Jesus disse “que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo” (Mateus 12:36).

O câncer da hipocrisia

Existem diferentes formas de hipocrisia. Uma delas é a pessoa transparecer o que não é. Outra forma é a pessoa ter duas caras, agindo para impressionar ou influenciar alguém. Outra maneira é a lisonja. Uma das piores tem a ver com o Terceiro Mandamento: afirmar que representa a Deus enquanto não atua conforme Sua vontade e instruções. Lembre-se de Ananias e Safira (Atos 5:1-11).

E parece que o pecado da hipocrisia religiosa deixou Jesus indignado e furioso mais do que qualquer outra coisa! (Ver Mateus 15: 1-20, Mateus 23: 1-39 e Marcos 7: 1-23.)

Lutar para viver uma vida sem mentiras

Na epístola aos efésios, Paulo fala em “deixar a mentira” e “falar a verdade” para “a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:25,15,12).

Precisamos sempre buscar e falar a verdade. Também devemos sempre estudar a Palavra de Deus para aprender e viver pela absoluta verdade divina. E também devemos nos esforçar para imitar Aquele que é "o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6).