A explicação de Paulo sobre algumas razões pelas quais os judeus rejeitaram o Messias. O objetivo, o propósito da lei, é nos conduzir a ter o caráter de Jesus Cristo. A justiça pela fé não exige uma jornada impossível em busca do Messias. A fé exige obediência. Os israelitas foram desobedientes e rebeldes. O chamado agora se estendeu aos gentios.
Boa noite, irmãos. Na descrição de Paulo, do plano de salvação de Deus aos Romanos, vimos nos capítulos 9 e 10, que ele então adiciona um entendimento profundo acerca da situação ou do tratamento de Deus com Israel, e a sua preocupação dele com os Israelitas.
Assim, no capítulo 9, Paulo mostra como os Israelitas foram escolhidos para fazer um trabalho específico, para um propósito específico, e vemos também que eles falharam nessa responsabilidade. E na realidade, estão falhando em cumprir esse propósito. No capítulo 10, que é o que vamos abordar hoje, vemos que vemos a rejeição atual de Israel, e no capítulo 11, Paulo explica que Deus vai ter uma restauração futura de Israel, e também como Deus não discrimina.
Ora, isso significa que ele estenderá essa maravilhosa graça e misericórdia dele a todas as nações. Mas, como sabemos, será o Júlio primeiro e depois a todo o Gentil. Então, vamos pegar, como uma questão de continuidade, a partir do fim do capítulo 9. No ciclo 31, o Lemos Mais Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Os Israelitas buscaram a justiça, tentando ser justo pelas obras da lei, alta justiça, alta justiça.
E eles também, por outro lado, tinham a lei ceremonial, a qual foi adicionada por causa de transversões, como lemos em Galatas 3, versículo 19. Vemos também em Hebreus capítulo 10, Hebreus capítulo 10, versículo 1. Vemos que a lei ceremonial nunca poderia perdoar o pecado. Os Israelites e o 10, versículo 1, porque tendo a lei sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca pelos mesmos sacrificios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que eles se chegam.
Por isso, vemos que a lei ceremonial nunca poderia perdoar o pecado. E também vemos, em Hebreus capítulo 10, versículo 4, que não é possível que o sangue de toros e bodas tira os pecados dos seres humanos. E sim, o salário do pecado é a morte, o Romanos 6, versículo 23. Por isso, a vida de animais não paga pela vida de seres humanos. Era necessário a vida de um ser humano para pagar por um ser humano. Ora, mas ainda mais era necessário a vida do Criador para não pagar só a vida de um ser humano, mas pagar a vida de todos os seres humanos.
Por isso é que Cristo tinha que ser o Criador, porque o Criador, aquele que criou os seres humanos, é que tinha que morrer para a vida dele pagar por todos os seres humanos. Para que, por isso, por outro lado, uma vez ele está no morto, era necessário que o Pai permancesse vivo para poder ressuscitar a Cristo. Pelo Seu poder, que é o Espírito de Santo Deus, que é o poder de Deus. Portanto, este ato de graça de Deus para a humanidade é um presente da vida em Cristo Jesus, nosso Senhor. Da vida eterna, é o presente da vida eterna. Como lemos em Romanos capítulo 6, versículo 23.
Será-lo porque ela é a morte, mas o Dom do Deus é a vida eterna, através dos Cristo. Depois, no versículo 32 de Romanos 9, lemos que, por que que Israel não chegou a atingir a lei da justiça? E diz aqui, porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei? Os Israelitos buscaram justiça pelas suas próprias obras, não por as obras da fé. Por que? Porque as suas próprias obras, as obras nossas, audiência a uma lei não paga por leis que foram quebradas.
Ora, a lei ceremonial era simbólica desse pagamento, como lemos em Galatas 3, versículo 9. Mas eles não entenderam que essa lei ceremonial apenas apontava para o verdadeiro cordeiro sacrificial, que é Jesus Cristo, e para o poder de Deus. O poder de Deus, isto é, o Espírito Santo, o poder de Deus, para ele nos perdoar através de sacrifícios de Cristo, e para nos necessitar, para nos redimir da morte. E por isso, vemos então que os Israelitas não buscaram a justiça de Deus.
Mas por que? Porque eles não acreditaram, isso diz, porque não foi feita pela fé, não acreditaram no que Jesus Cristo fez por nós. E por isso, para eles, o Cristo, como diz aqui, tornou-se uma pedra de tropeço. Eles tropeçaram, nesse ponto crítico da fé, de acreditar em que era necessário o sacrifício de Jesus Cristo, para pagar pelos nossos focados, e não entenderam que Jesus Cristo era esse cordeiro pascal.
E por isso, Jesus Cristo tornou-se algo em que eles não acreditaram, eles ojeitaram, eles não confiaram em Jesus Cristo. Por si 33, como está escrito, é que eu ponho-se a uma pedra de tropeço, uma rocha de escândelo, e todo aquele que crer nela não será confundido, não será envergonhado, não será, digamos assim, desapontado. Os israelíritas não confiaram em Jesus Cristo, não tiveram fé em Cristo, e por isso, ficaram confundidos. Mas, se nós acreditamos, se nós confiamos em Jesus Cristo, não seremos envergonhados. Aqui, o que Paulo está a dizer é o seguinte, a rejeição de Cristo por Israel não nega a Fidelidade de Deus. Isto foi o que vimos no estudo prévio, e não nega o plano e o propósito de Deus.
Porque Deus complirá o seu plano. Ele completará e complirá o seu plano de fazer, trazer muitos filhos à glória. Como vimos em Romanos 3, nós vejamos capítulo 3, Romanos 3, versículo 3, versículo 4, Romanos 3, versículo 3 e 4. Pois que, se alguns foram incrédulos a sua incribilidade, a niqueilará a filidade de Deus, não, de maneira nenhuma. Sempre seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso. Deus é fial, injusto, reto e gracioso. E, por isso, nós podemos ter completa confiança.
Nós podemos depender completamente nas promessas de Deus. Deus é fial. Então, continuando agora, no capítulo 10, versículo 1, capítulo 10, versículo 1, Irmãos, O bom desejo do meu coração e oração a Deus, por Israel, é para a sua salvação. Paulo está a dizer, eu quero que os Israelitas sejam salvos. Mas ele acabou de escrever no capítulo 9 que eles não alcançaram. Mas o desejo de Paulo é que eles sejam salvos.
Ele, então, continua aqui no versículo 2 e 3, porque os doutos demoram que têm a zelo de Deus, mas não com entendimento. Porque quando não acontecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitarão à justiça de Deus. Aqui, nestes três versículos, nós encontramos a explicação de Paulo, de algumas das razões pelas quais os judeus rejeitaram a um messias.
Se algum povo devia estar pronto para um messias, eram os judeus. Por quê? Porque eles tinham a lei espiritual interna e eles tinham a lei ceremonial que apontava para o cordeiro pascal, que precisavam de um sacrifício permanente. Eles tinham as promessas e eles tinham as escrituras e as profecias sobre a vinda do messias. Por isso, se houvesse algum povo, porque devia estar pronto para a vinda do messias, eram os judeus.
Mas em Deus disso, eles os rejeitaram. Eles tropissaram, como lembramos no versículo 33, do capítulo 9, que eles foram uma pedra, Cristo foi uma pedra tropeço e uma rocha de escândalos para eles. E por isso, eles tropeçaram em Cristo. Mas para nós, cristãos, Cristo é a rocha sobre a qual nós construímos a nossa vida cristal, a nossa fundação. Para a perspectiva dos realistas, eles tinham a lei. Eles sentiam que não precisavam de ajuda alguma para guardá-la.
Eles tinham a lei, eles podiam ser justos, isto é, autorjustos, não cabrando a lei fisicamente. E então, podiam acusavam outros que tivessem pecado, cometidos um erro, eram muito autogistos. E por isso, não viam necessidade alguma da salvação. Porque, obcei as leis fisicamente, então, eles diziam, não precisavam, não viam a necessidade da salvação. Mas nós, você e eu, nós percebemos que não podemos guardar a lei por nós mesmos, literalmente e espiritualmente, no coração. Temos de ter a fé, nós precisamos ter a confiança no que Deus fez por nós através dos Cristo.
E nós também reconhecemos que precisamos à ajuda do poder de Deus, do Espírito Santo de Deus, para guardar a lei de Deus, porque sozinho não conseguimos fazer. Nós, por nós próprios, não podemos, não conseguimos. Embora devemos tentar guardá-la, mas não conseguimos guardar efetivamente, não conseguimos guardar a lei de Deus perfeitamente. Os judeus estavam tentando ganhar a sua salvação pelas suas boas obras, enquanto a fé diz que temos que depender de Cristo vivendo em nós, para ele nos dar o poder que nos ajuda a guardar a lei de Deus.
Então, aqui no versículo 1, do capítulo 10, vê-se aqui esta ênfase importante na salvação. Diz assim, irmãos, o meu bom desejo, no meu coração e a oração a Deus por Israel, é para a sua salvação. Por quê? Porque os judeus não viam a necessidade da salvação. Não entendiam a importância da primeira receureção e não entendiam a importância do que faz com que a primeira receureção fosse uma melhor receureção, não tinham este entendimento nenhum. Em Hebreus capítulo 11, que é o capítulo da fé, lemos no versículo 35.
Hebreus 11, no versículo 35, diz assim, as mulheres receberam pela receureção seus mortos. Uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor receureção. Sim, houve algumas receureções físicas, como vemos no entitistamento, uma outra ocasião em que um jovem ou uma pessoa foi ressuscitada. Mas isso foi uma coisa temporária. Mas o ponto é que muitos foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor receureção.
Isto é muito difícil, não é necessariamente compreender, mas é muito difícil, digamos assim, aceitar. É necessário dizer que algumas pessoas, embora tivessem sido fiéis, não receberam, por exemplo, a cura ou o livramento desse desafio, dessa dificuldade, nesta vida. E não desistiram, e morreram. Por isso, esperavam por algo melhor, como lê no versículo 40, de Ibreus 11, provendo deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
Estas pessoas estavam na fé, não receberam o liberamento das suas tribulações e testes e provações, morreram na fé. É como, às vezes, nós temos problemas e pedimos o liberamento e o liberamento não vai. E, às vezes, o liberamento não vai. E morremos sem esse liberamento, nesta vida. Mas o liberamento virá na resolução. No versículo 40 diz, porque esses morreram sem liberamento, esperando por nós, para todos sermos aperfeiçoados.
Isto seria a primeira resolução. E, como diz no versículo 35, para alcançarem, ao fim do versículo 35, uma melhor resolução. Então, por que esta resolução é melhor? A primeira resolução. É um lugar que há mil anos, antes dos outros, se necessitarem. Mas é uma resolução para serem-nos a noiva de Cristo. Isto é sermos aqueles que vamos trabalhar com Cristo eternamente. E, por outros palavras, vamos ser aqueles que vamos ajudar a trazer outros filhos e filhas de Deus para a família de Deus. E, por isso, as pessoas não tinham um pleno entendimento do plano de salvação das várias resoluições que existem.
A primeira resoluição, aquelas que foram chamadas e são fiéis, e que serão resolucitados a primeira vinda de Cristo, a segunda vinda de Cristo. E, depois do milênio, o resto se necessitará. Inicialmente, depois do milênio, vai haver uma resolução para a vida, mas seria para uma vida de julgamento.
Uma vida física de julgamento. E, se a maioria das pessoas só acredita que há duas resoluições. Uma resoluição para a vida, que é a primeira resoluição, e depois uma resoluição para a condonação, para o Lago de Fogo. Mas não entende, não percebem que essa segunda resoluição não é uma resoluição para a condonação, mas é para uma resoluição para o julgamento.
E as pessoas não entendem o que é esse julgamento. Por que pensam que esse julgamento é simplesmente um ato de condonar? Mas o julgamento é um processo, um processo de julgamento. E, por isso, vemos aí que vai haver um julgamento, o que lemos a Apocalipse 20, por siglo 11, 12, que é o julgamento do Trono Branco.
E essas pessoas serão ressuscitadas e vão ser julgadas de cor quando está escrito nos livros, esterna Bíblia. E, então, um livro, outro livro vai ser aberto, o livro da vida, e vão ter, então, uma oportunidade de ter a vida interna. E, por isso, uma das grandes diferenças principais ou cardiais entre a Igreja de Deus e as Igrejas deste Mundão, é entender o maravilhoso significado da Segunda Resurreição. Como Deus oferecerá salvação a todas as pessoas que nunca tiveram uma única oportunidade, não é uma segunda oportunidade?
É a primeira oportunidade que eles vão ter, sim, uma segunda vida física, mas nunca tiveram uma oportunidade da primeira vida física. E, sim, a maioria das pessoas acreditam que, nesta primeira vida física que temos, quando você morre, você ou uma pessoa, ou vai para o céu, ou vai para o inverno. E, depois, a ressurreição é simplesmente, eles entendem, um caso de unir o corpo ressuscitado com a alma imortal, que está no céu ou no inverno. Isso é um mau entendimento, um incorreto entendimento, que as pessoas não entendem e que é uma verdade maravilhosa que temos na Igreja de Deus.
Mas, voltando aqui a este tema, os judeus não haviam a necessidade da salvação. Por que? Porque, para eles, eram o povo escolhido de Deus. Eles tinham a lei, eles tinham o templo, eles tinham o sacerdócio, eles, entre aspas, conheciam o caminho de Deus. E, se vigemos, o que eles buscavam, o que os judeus buscavam, era uma salvação política do governo romano. Isto é instituição de um ovo ou da renovação do reino de Israel, como existia durante o período de Salomão.
Por isso, eles só haviam a coisa de uma maneira física, limitada, política. Eles não haviam a necessidade de salvação espiritual. Eles simplesmente não haviam essa necessidade. E, no art. 2, lemos, porque, eles dão o testimony que está em azele de Deus, mas não com entendimento. Estas pessoas eram muito zelosas. Sim, estes judeus, lemos, por exemplo, os fariseus e outros, e os saduceus, e os iscenas, eles eram muito zelosos, não há dúvida.
Mas, não era de acordo com entendimento. Porque vemos que eles, por exemplo, matavam os próprios cristãos. Ou, em outras palavras, eles obteciam a Deus de acordo com seu entendimento. Para eles, eram poucos escolhidos a Deus, e eles, então, tinham esta auto-justiça do que eles eram. O que eles tinham criado era uma religião diferente do que a religião de Moisés. Sim, as nações, a nação judáica, com as suas várias divergências, Saduceus, Fariseus e iscenos, criaram a sua própria religião diferente da religião, como Moisés, ou como Deus instituiu através de Moisés, modificaram a prática, modificaram com as suas interpretações da lei, modificaram com as suas próprias tradições, os seus próprios costumes, os seus próprias listas de faça e não faça. E não faça. Podes fazer isto e não pode fazer aquilo. E por isso, eles pensavam que tinham entre aspas melhorado a lei de Deus. Por isso, eles terem muito cuidado quando pensamos que estamos a melhorar a lei de Deus. Vegemos, por exemplo, em Galatas 1, versículo 13 e 14, Galatas 1, versículo 13 e 14 dizem assim, porque já ouviste qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, isto é, Paulo, falar acerca da conduta de algum judaísmo, como sobremaneira perseguia a eleja de Deus e assolava. E na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso nas tradições de meus pais. Ele era muito zeloso. E, digamos assim, comparando a situação hoje em dia, há muitos cristões, ou cristãos, digamos assim, nas várias igrejas evangélicas ou protestantes, que são muito zelosos nas suas crenças. Tal como Paulo estava a dizer que os judeus e aqueles da nação têm a zelo de Deus, mas não com entendimento, igualmente hoje em dia há muitos, digamos assim, entre aspas de cristãos, que são muito zelosos nas suas crenças, mas não de acordo com o conhecimento.
Por isso Deus tem que nos revelar como o Dural, Deus tem que nos abrir a mente, tem que nos chamar para entendermos o que devemos fazer. E por isso vemos aqui no versículo 3, quando Paulo continua isto em capítulo 10, por quanto essa pessoa não conhece a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça. Isto é, eram alto-justos, não sujeitaram a justiça de Deus. A única maneira de você e eu sermos justos, isto é ser justificados, ser feitos corretos para com Deus, é ter os nossos pecados perdoados pelo sacrifício de Jesus Cristo, e então tê-nos o Cristo vivendo em nós, através do poder de Deus, do Espírito de Santo Deus. Então, isto não é a nossa justiça, não é as nossas obras, mas é a justiça de Deus, em nós, Cristo, em nós. Mas quando tentamos fazer isto, com o nosso próprio poder, com a nossa própria força, quando tentamos ser justos, ou altos justos, temos um problema, porque é o que aconteceu com os deuses. Os deuses se tornaram vaidosos e arrogantes, e olhavam com desprezo para os gentios. E também se torna um brigo na Igreja de Deus, irmãos, porque Deus nos chamou, nos abençoou, e nos deu um conhecimento da verdade, mas agora estamos a ficar arrogantes e vaidosos, e estamos a tratar aqueles que não foram chamados, assim de uma maneira mal, pensando que nós somos superiores, porque fomos chamados, nós temos de ter cuidado, temos de ter cuidado com isso também, porque o fim da lei é Cristo, para a justiça de todo aquilo que crer. O que as pessoas entendem com isto? Qual é a interpretação humana típica, ou digamos a interpretação das igrejas evangélicas e protestantes, quando leem isto? Olha, Cristo acabou com a lei! É que eles dizem, sim, é o fim da lei, Cristo acabou com a lei! Mas fim, aqui, a palavra fim, vem da palavra grega 5056, de acordo com a congordância de Strong's, significa o ponto visado como limite.
Isto é, por implicação, a conclusão de um ato ou estado término, isto é, literalmente, ou figurativamente, ou indefinidamente, um resultado, um imediato final ou profético, ou propósito. Por isso, o fim da lei, está a dizer que é o resultado final da lei, o resultado final da lei. É nós virmos a ser como Cristo é. Jesus Cristo é o alvo, é o propósito da lei, é o resultado. Ou, em outras palavras, o alvo, o propósito da lei, é de nos levar a vir-vos a ter o caráter de Jesus Cristo. Isto é, a justiça de Cristo. Em Efezes 4, versículo 11-13, Efezes 4, versículo 11-13, lemos que Deus nos deu, através de Cristo, ministros, ministros de Jesus Cristo. Por isso, é que dizem, Ele nos deu uns para apostos, outros para perfertas, outros para evangelistas, outros para pastor e doutor. Deus nos deu uma regraja, ministros, ministros de Jesus Cristo, pastor. Para que? Versículo 13. Para que, até que todos chegamos à unidade da fé, para todos nós termos a mesma fé, o mesmo entendimento, estarmos unidos na fé e ao conhecimento do Filho Deus, nós entendermos Jesus Cristo. Lembrem-se, o propósito da lei, é de nos levar a ter o caráter de Jesus Cristo. Jesus Cristo é o alvo da lei, o resultado, o final da lei. Então, por isso é que diz, nós nos vamos chegar ao conhecimento do Filho Deus. Para quê? Para copiar, imitar o caráter dele. Por isso é que diz, a Homem Perfeito à medida da estrutura completa de Cristo. Isto é a nossa meta. Jesus Cristo é o nosso alvo. Ele é o Homem Perfeito que nós temos que olhar. Ele é o nosso padrão. Ele é para quem nós olhamos. Não olhem para mim, não olhem para outra pessoa, olhem para Cristo. Porque ele é o Homem Perfeito. Ele é a estatura que nós devemos tentar alcançar, vida a ter. Mas nós não vamos ter essa estatura por nós próprios. Precisamos da ajuda de Deus, do poder de Deus, do Espírito Santo de Deus. Então, vemos aqui, voltando a Romanos, capítulo 10, versículo 4. Aqui a palavra fim é a palavra telos. Telos, como disse que é o propósito final. Vejamos aqui outro dois exemplos do uso da palavra telos. Um exemplo em Tiago, capítulo 5, Tiago, capítulo 5, versículo 11. Tiago, capítulo 5, versículo 11. Meus irmãos, tomar por exemplo da aflição e paciência, os profetas falaram em nome do Senhor, versículo 10 e versículo 11. Eis que temos por bem aventurados os que sofreram. Ou vistos qual foi a paciência de Jó e vistos o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é misericulioso e piadoso. Vimos o fim que o Senhor lhe deu.
Por isso vemos aqui que o Senhor é muito misericulioso e piadoso. Neste caso, o fim, o álbum, o resultado, através do que o Jó passou e pela paciência dele, pelo sofrimento que ele passou e a paciência que ele teve através da segurança. E por isso, vistos o fim que o Senhor lhe deu. Vocês podem ver a história de Jó, como ele foi abençoado. Através da piedade e misericórdia de Jesus Cristo. Vemos também outro exemplo da palavra Telos, fim, em 1 Pedro capítulo 1, versículo 9. Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. Então, a fé acabou? Não. A fé é o alvo da fé, o propósito da fé. E por isso, vemos aqui que a palavra Telos está a dizer que é o propósito, o resultado final. Vemos e vimos aqui dois exemplos da palavra Telos, em grego, em Tiago 511, em 1 Pedro 1, versículo 9. E então, vemos que não é como os evangelistas, e os evangelicos, e os protestantes dizem que Cristo acabou com a lei. Não, Cristo é o alvo ou o propósito da lei, usando, vemos aqui este exemplo da palavra Telos. Mas não é a lei que nos fornece o poder, não é a lei que nos dá a se puder, não é a lei que nos dá a ajuda para nós nos forçarmos para sermos como Cristo. Então, onde é que vem a se puder? Donde é que vem essa ajuda? Vem de Deus? Como? Para o arrependimento. Precisamos acreditar em Cristo, no que Ele fez, arrependermos. O símbolo, o compromisso, desde arrependimento, é o batismo, e depois do batismo, pela imposição das mãos, percebemos o Espírito Santo de Deus, que é o poder de Deus. Como é que vem a se puder? O poder de Deus vem através de Jesus Cristo nos dar a se puder após o batismo, durante a imposição das mãos. Vê-se, por exemplo, em Atos capítulo 1, Atos capítulo 1, versículo 8. Atos capítulo 1, versículo 8, diz assim, mas recebrem o poder do Espírito Santo, que é a de vir sobre vós, quando é que receberão o poder do Espírito Santo, durante o Dia de Pentecostes. Daí, em diante, o Espírito Santo foi dado à igreja. Então, vê-se aí também, no versículo 4, de Atos 1, diz assim, e estando com eles, Jesus Cristo estando com eles, determinou-lhes que não se alzentassem de Jerusalém, mas que esperassem da promessa do Pai, que disse ele, de mim, ao vistas. Qual é a promessa do Pai? A promessa do Pai era que nós virmos a ser filhos e filhas de Deus, e para sermos realmente filhos e filhas de Deus, temos de ser gerados, pela semente divina, que é o poder de Deus, que é o Espírito Santo de Deus, que essa é a promessa do Pai, para virmos a ser seus filhos. Deus nos dá o seu espírito, o seu poder, isto é, a natureza divina de Deus, que está em nós, e que nós temos que usar, e que temos que ser guiados por esse espírito. Então, continuando em Romanos, capítulo 10, versículo 4, e na segunda parte, diz, o propósito, o fim, a meta da lei é Cristo, para a justiça de todo aquele que crê. Que crê é assim que nos podemos tornar justificados, justos. Guardar a lei não pode colocar justo, justificado, certo, diante Deus. Guardar a lei não paga as transversões passadas, porque a lei identifica o pecado. Romanos 3, versículo 20. E, por isso, continuando, então, agora a ler, no versículo 5, Hora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo, o homem que fizeste as coisas, viverá por elas. Requear a obdiência. Obdiência perfeita. E nenhum homem, nenhum ser humano, pode fazer isso pela sua própria força.
Precisamos da ajuda de Deus. Versículo 6. Mas a justiça que é pela fé, diz assim, não digas em teu coração quem subirá ao céu, isto é, a trazer do alto a Cristo. A justiça, a palavra justiça, significa aquele estado, naquilo como deve ser, uma condição aceitável a Deus. Isto é o caráter de Deus. A justiça que é pela fé, diz assim, não digas em teu coração quem subirá ao céu, isto é, a trazer do alto a Cristo. Por isso, o que nos torna aceitáveis a Deus. Não é que você tem que ir buscar uma coisa, buscar Cristo? Não. Precisamos nos arrepender, precisamos de ter os nossos pecados perdoados. Então, somos justificados. Isto é feitos justos, corretos, com Deus. Tudo que nos separa de Deus é removido. Então, aqui diz quem subirá ao céu, isto é, a trazer do alto ou quem será o abismo. Isto é, tornar a trazer dentro dos mortos a Cristo. Mas, o que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e na tua coração. Esta é a palavra da fé que pregamos. Vejam o Doutor Nómeo, capítulo 30, versículo 11 a 14. Doutor Nómeo, capítulo 30. Doutor Nómeo, capítulo 30. Versículo 11 a 14.
Doutor Nómeo, em 28. 29. 30, aqui está, versículo 11 a 14. Porque este mandamento que hoje estou ordeno, não é encoberto e tampouco não está longe de ti. Não está nos céus para trazer-se, quem subirá por nós aos céus para nos trazer, para nos tragar e não o faça ouvir e para que o compramos. Quem então pouco está além do mar, para dizer quem passará por nós além do mar, para que não o traga e não o faça ouvir, para que o compramos. Porque esta palavra está muito perto de ti, na tua boca e na tua coração, para cumprir. Falando aqui acerca do mandamento. Mas vejam o que Paulo lê desta Escritura de Teotronómio 30, versículo 11 a 14. O que ele está a aplicar esta Escritura em Teotronómio 30 e veja que ele diz. Diz assim, o homem dizendo estas coisas virá, mas a justiça que é pela fé diz, não digas em teu coração quem se virá ao acérculo, isto é trazer-o no alto acristo, ou quem será ao abismo, isto é a tronar, a trazer dentro os mortos acristo, mas o que diz, a palavra está junto de ti, na tua boca e na tua coração, esta é a palavra da fé que pregamos. Fazemos uma pergunta, irmãos. Você lê-se, por exemplo, de Teotronómio 30, versículo 11 a 14. Você achigaria a conclusão ou a interpretação que Paulo deu, desta secção do antitistamento, aqui em Romanos 10. Você nunca, nunca interpretaria, de Teotronómio 30, da maneira que Paulo interpretou aqui em Romanos. Por que? Porque Paulo escreveu isto sobre a inspiração do Espírito Santo Deus, e Deus o inspirou a escrever, a explicar deste modo. E por isso Deus revelou a Paulo, que em muitas dessas escrituras do antitistamento havia uma aplicação secundária. É o que eu tenho ensinado, que muitas vezes na Bíblia vemos camadas de entendimento, e em Teotronómio 30 há uma certa nível de entendimento. Paulo, com a ajuda do Espírito Santo, cortou por isso e aprofundou esse entendimento de uma maneira mais profunda do que estava escrito em Teotronómio. Então, o que Paulo está dizendo? Ele está dizendo que a justiça da fé não requer alguma jornada ou expedição impossível para você atravessar o universo para encontrar a Cristo. Cristo está perto de nós. Não temos que ir por toda a parte do mundo a procurá-lo, a sepultura para ressuscitá-lo, para recuperá-lo. Não! Deus nos chama e nós, quando nos arrependemos e somos batizados e recebemos o Espírito Santo, Cristo está em nós, aqui perto. Não requer alguma jornada ou expedição impossível à volta do mundo. Por isso, Paulo resume no versículo 8, mas que diz, a palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração. Esta é a palavra da fé que pregamos. Esta é a mensagem que Paulo, que ele está a dizer que eu preguei a vocês, está a Paulo, está a pregar a nós. Nós não temos que fazer algo que é impossível. No versículo 9, a saber, se a conta ou a boca conversares aos senhores dos Cristo e a teu coração crês que Deus os reciclou entre os mortos, será salvo. Ou o que isso significa? Significa que os protestantes dizem que dizem, eu acredito em Cristo e por isso já estou salvo? Não, irmãos. Vemos às vezes, quando eu encontro alguns protestantes que falam acerca, oh! Esta pessoa se arrependeu no leito da morte. Viveu a vida inteira, uma vida miserável, pecaminosa, homem terrível, mas naquele momento da morte, oh, eu aceite Jesus Cristo. Ah, então está salvo, porque teve um arrependimento no leito da morte. Então na morte, ele está salvo? Não. Porque a salvação é um processo, irmãos. É um processo de arrependimento, depois de receber o Espírito Santo, isso é só o primeiro passo. E depois provar, por um período de vida, que de facto, essa promessa é séria, é genuína, é verdadeira. E por isso essa confissão não é boa, não é válida, a menos que a pessoa tenha um período de provação, provar que está a obter.
E por isso é que lemos, por exemplo, em Mateus 7, versículo 21 a 23, nem todo que me diz, Senhor, Senhor, entrará no rei dos céus. Mas aquilo que faz a vontade do meu pai que está nos céus. E por isso este arrependimento no leito da morte é simplesmente dizer, oh, Senhor, Senhor, mas agora tem que provar isso. E por isso tem que haver uma resolução, nós chamamos a segunda resolução depois do milênio, que essa pessoa vai ter então os livros abertos, vai ser julgada, vai ter que provar por um período, que de facto, esse, entre aspas, arrependimento no leito da morte, é real, realístico e verdadeiro e sincero.
Tem que provar com audiência. E por isso leemos aqui a Mateus 721. Nem todo que me diz, Senhor, Senhor, entrará no rei dos céus. Mas aquilo que faz a vontade do meu pai que está nos céus. E por isso temos que ter aquele período de provação. O julgamento não é só um julgamento final, o julgamento é um período de provação. Nós, na Igreja de Deus, estamos hoje, nesse período de julgamento, de provação, primeiro Pedro 4, Vers 5 e 7, é o que estamos a passar por esse período.
As outras pessoas vão ter essa oportunidade quando Deus os chama. Quando Deus os chama, não sei. Pode ser mais tarde, aqui um ano, aqui dois anos, aqui... Ou pode ser que eles venham a morrer e então os chamam pessoal na segunda ressurreição. E por isso, conversar no novo testamento não é apenas proferir palavras. Não é só... e dizer, olha, eu confesso. Significa você acreditar nele. Você vai ter que obter, ser e provar que obtece. Vers 5 e 9.
A saber, se com a tua boca conversares ao Senhor Jesus Cristo e ao teu coração, creias que Deus os acitou dentro dos mortos, será salvo. E por isso, é só dizer, olha, acredito, você lê em Tiago capítulo 2, 19 e 20. Os próprios demônios acreditam. Eles sabem que existe um Deus, mas é necessário haver uma fé viva. Uma fé com obdência. Há mais nisso. Então, continua no versículo 10. Visto que, com o coração, se cria para a justiça e com a boca, se faz confissão para a salvação.
Se você acredita no seu coração, você será motivado a obtecer a fazer o que é certo. Se com a boca faz confissão, não está a dizer que vai fazer uma confissão pública. Olha, dizer ao mundo, olha eu, tu confesso. Nós temos que conversar a Deus, nossos pecados.
Uma coisa privativa, a Deus e falar com ele. Não, a uma vez, um irmão já. Às vezes, é necessário nós dizer a outras pessoas, olha, desculpe, eu fiz isso, eu confesso, e rei. Isso é outro assunto. Mas isso não significa que você precisa ter uma confissão pública. Não significa que você tem que sair por aqui, por esta estrada, por aquela estrada, no meio da rua, e tentar converter o mundo através de algum tipo de confissão. Confessar. A palavra grega 3670 homologue eu. É uma palavra grega que basicamente significa dizer a mesma coisa ou estar em concordância com alguém.
A palavra aqui para conversar é estar de acordo com alguém. Eu estou de acordo com você, eu confesso, concordo consigo. A palavra conversar para a pessoa que confesso é que diz que está de acordo com os dizeres, ou digamos assim, o conhecimento que Jesus Cristo é o Senhor. Essa pessoa está de acordo com a corda com a declaração do Pai, ou a proclamação, concorda com a proclamação de que Jesus é o nosso Salvador e nosso Senhor, nosso Mestre.
E versículo 11, porque a Escritura diz, todo aquele que nele quer, não será confundido. Porque não vai ser iludido ou convenido, vai ser muito claro. Esta crença leva à audiência. Porque, quanto versículo 12, não há diferença entre o Judeu e o Gregorio. Porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para todos os que invocam.
Nós todos devemos nos tornar o que a Bíblia chama judeus espirituais, israelitas espirituais. E não tem nada a ver com a nossa descendência física. Não há diferença entre o Judeu e o Gregorio. Por siglo XIII, por todo aquele que invocar o nome do Senhor, será Salvador. Na verdade, finalmente, todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvador. Mas o que é invocar? O que é invocar? Vigemos então Joel, Joel capítulo 2. Joel capítulo 2.
Joel capítulo 2. Por ciclo 32. E a ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvador. Porque no modo zial, em judeus alain, haverá livremento. Assim como disse o Senhor, entre os sobreviventes, aquele que... Aqueles que o Senhor chamara. Sim, a ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvador. Então a minha pergunta aqui continua. O que é isso?
Vejam então, no mesmo capítulo de Joel, por ciclo 12 e 13. Joel capítulo 2. Por ciclo 12 e 13. Ainda assim. Agora mesmo, diz o Senhor, Convorte-vos a mim. Estar pendos de todo o vosso coração. Sim, tem que ser do coração. Tem que ser realmente um arrependimento. Isso com os juzmos e com o choro e com o pranto, tem que haver um verdadeiro arrependimento.
Rascar o vosso coração e não arrependimento. Não é uma demonstração física externa, é interna. Convorte-vos ao Senhor vosso Deus, porque Ele é mais ricor, courioso e compassível. E tardiu em erar-se e grande em sua benedade e se arrepende do mal.
Requere uma mudança. Então essa pessoa está a invocar o nome do Senhor. Vai estar a ver um arrependimento. E então chama o Senhor, porque requer que a necessidade de um arrependimento, de uma mudança. Vejamos então, continuando a ler em Romanos capítulo 10, versículo 11. Vejamos então, continuando a ler em Romanos capítulo 10, versículo 14 e 17. Diz assim, como pois invocarão aqueles em quem não quereram, e como quererão naquele de quem não ouviram, e como convirão se não há quem pregue, e como pregarão se não forem enviados, como está escrito, como é um formoso os pés dos que anuncia o evangelho da paz, dos que trazem alegres boas novas, de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho. Pois isaias diz o Senhor, quem creou na vossa pregração, de sorte que a fé é para ouvir e ouvir, pela palavra Deus. Por isso, a palavra Deus tem que ser pregada. As pessoas têm que ouvir. Estudar a Bíblia. Entender a verdade. Deus tem que chamar primeiro, João 6.44. Ninguém pode vir a mim, a não ser que o Pai o chame. E então eu ressuscitari no último dia. A pessoa tem que ter ouvido-os para ouvir. Apocalipse 2.7. Apocalipse 2.11. 2.17. 2.29. Apocalipse 3.6. 3.22. Tem que ter ouvidos para ouvir. Temos que ouvir. Isto não é só ouvir as palavras. Temos que entrar aqui e ouvir e compreender e haver um arrependimento para obtecer-os. Como diz aqui em Romanos 10. Versílio 16. Nem todos têm obtecido ao Evangelho. Tem que haver esta mudança, isto é arrependimento. Temos que obtecer ao Evangelho. Sim, o Evangelho do Reino Deus Cristo é o sempre, mas temos que mudar. Porque Cristo é o fim, é a meta. Versílio 18. Mas digo, o Preventor não ouviram? Sim, por certo. Pois por toda a Terra saiu a voz deles. E as suas palavras de Deus confins do mundo. Sim, a Bíblia está a ser lida, mas está a ser proclamada. Mas se Deus não chama, não abra Sua mente, passa por cima e não entende. Versílio 19. Mas digo, o Preventor Israel não o soube?
Sim, eles souberam, mas não entenderam. Não fui de acordo com o entendimento. Primeiramente dizam-me, Moisés, eu vos purei em ciúmes com aqueles que não são um povo, com gente insensata vos provocarei a ira. Deus vai usar, como disse, aqui Moisés, vai usar os gentios para provocar ciúmes aos judeus. Os gentios estão a ser chamados agora. Sim, existem alguns judeus na Igreja de Deus, mas poucos.
Deus está a usar os gentios para provocar ciúmes aos judeus. Versículo 20. Isaías, ausadamente diz, fui achado pelos que não buscaram, fui manifestado aos que, por mim, não perguntavam. Por isso, as realidades buscavam, de acordo com sua autogistência. Mas os gentios foram chamados e responderam à chamada. Temos que responder a essa chamada. Versículo 21. Ou digamos assim, os gentios, continuando ou concluindo, versículo 20, os gentios não estavam buscando o verdadeiro Deus, não estavam buscando o caminho certo, eles tinham seus deuses pagados, mas Deus os chamou. E, por isso, diz no versículo 21. Mas para Israel diz, todo dia estendia as minhas mãos a um povo rebelde e contradisente. Deus enviou, estendeu as suas mãos, enviou profetas para dizer as realidades, para dizer as real para se arrependerem. Se arrependeram, eles obteceram. Não, o que é que eles fizeram aos profetas? Eles os apedrejaram, eles os mataram, alguns se foram cerrados ao meio. Finalmente, Deus enviou os deus Cristo. E o que é que eles fizeram? Crucificaram-no. E Israel que lemos em Mateus 21, na parábola dos laboradores maus, 33 a 46, enviou este, enviou aquele e mataram. Então, quando vemos aqui, no versículo 21, dizendo assim, um povo rebelde e contradisente. Ora, tenso o que eu mencinei há pouco, a cerca do versículo 10, que estava a falar da confissão, ou confissar. E disse que confissar significa dizer a mesma coisa, ou estar em concordância com alguém. Isso é confissar. E veja aqui, um povo contradisente. Contradisente, a palavra grega 483, antilegou, que literalmente quer dizer falar contra, contradizar. E por isso, confissar é estar de acordo com alguém, e aqui contradisente é estar contra o que a pessoa diz. Desta vez, os Israelitas contradiceram o verdadeiro evangelho, mas os gentios responderam à pregação enquanto que os judeus a rejeitaram. Como lembramos em João 1, versículo 11. João 1, versículo 11. João 1, versículo 11, que diz assim, veio para o que era seu e os seus não o receberam. Os judeus não o receberam. O chamado, por isso, é chamado, agora mudou.
Há poucos judeus, agora na igreja de Deus. Não há muitos, sim há alguns, mas os judeus continuam procurando pelo Messias. Quando Cristo vier, eles o aceitarão, mas eles vão ter que aprender primeiro que Jesus Cristo veio pela primeira vez e eles o rejeitaram.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).