This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia a boa tarde, queridos irmãos, aqui, já os estamos falando-vos de Cincinnati.
Hoje em dia, na Igreja, como cristãos, como membros da Igreja de Deus, às vezes podemos perguntar a nós próprios em que era da história, digamos assim, da vida da Igreja, em que era é que vivemos?
Sim, porque durante o período dos patriarcas vivíamos durante a era dos patriarcas, durante o período dos profetas vivíamos durante a era dos profetas e quando Cristo voltar uma sonda vez, então viveremos durante a era em que o reino de Deus vai reinar na terra, debaixo da mão e da liderança de Jesus Cristo, ele próprio, trazendo paz a toda a terra, porque hoje não há paz, hoje simplesmente não há paz, mas ele vai trazer paz, vai vai tomar conta dos governos deste mundo e vai pôr este mundo em ordem como a mão forte, porque hoje em dia basta só ver nas notícias como se vê o que certas pessoas estão a fazer, certas educações que estão a fazer, as crianças em certos países deste mundo estão simplesmente a estragar as mentes das pessoas na maneira como estão a fazer coisas, porque vivemos, está claro, num governo de Satanás, ele é o Deus deste mundo, mas ele tem sido Deus deste mundo desde o período da daunheva, por isso a pergunta ainda é mesma, qual é a era que hoje em dia em que vivemos?
A Era é a Era da Igreja, porque Deus está a trabalhar através da Igreja desde o dia de Pentecostes, quando Deus deu o Seu Espírito Santo aos apóstolos e aos membros da Igreja, daí então a Era da Igreja foi inaugurada. A Era da Igreja continuará até a vinda de Cristo, porque a Igreja, ao fim de contas, é o reino de Deus embriónico e quando Jesus Cristo vier, a Igreja, os primeiros frutos, se casará com Cristo, porque seremos, como os primeiros frutos, a noiva de Cristo e então viveremos com Cristo, como uma noiva, ou digamos assim, a esposa vive com o esposo.
Vejamos, então, aqui em Atos capítulo 2, quando a Igreja foi iniciada, que disse assim, Atos capítulo 2, versículo 1, diz assim, ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
Sim, estavam a observar o dia de Pentecostes e, durante esse dia, a Era da Igreja foi iniciada, porque Deus deu o Espírito de Deus, porque, como Jesus Cristo disse, após a sua última seia, que Ele celebrou, que foi durante a Páscoa, na hora correta, no momento correto, Ele, então, depois de alterar, ou dar os novos símbolos para quando observamos a Páscoa, os símbolos do Pão e do Vinho, o significado que representam, simbolizam o corpo Dele, o sacrifício, o sangue Dele, o sacrifício que Ele fez, por nós, quando, depois de Ele ter mudado esses símbolos, Ele falou com os irmãos e, durante essa conversa, Ele explicou aos irmãos que tinha que ir para nos mandar o Espírito Santo. E assim Ele foi e, então, estava à mão direita de Deus Pai, e Ele pediu a Pai e o Pai, então, nos mandou o Espírito Santo de Deus. E isto se vê em Atos capítulo 2, versículo 1 e 2, que diz, quando estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente veio do céu um som, como se fosse de um vento hipto-ozo, e enxotado a casa onde estavam sentados, e apareceram distribuídas entre eles línguas como de fogo, e posou uma sobre cada um deles, e todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo. Vê-os, então, este som, uma manifestação do Espírito com o som, uma manifestação como se fosse fogo, e uma manifestação em que eles começaram a falar, e as pessoas também começaram a ouvir, a falar, em sua própria língua, como vemos no versículo 6, quando, pois, se fez ouvir aquela voz, aflui o multidão, que se persuido por prolactosidade, quando, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua, e como diz no versículo 8, e como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna.
Isto é um milagre que Deus fez quando da manifestação do Espírito, não só por um som, não só por uma visão como fogo, mas também que podiam ouvir, como eles tinham vindo de várias áreas, podiam ouvir a pregação que os apóstolos estavam a explicar, porque eles estavam a explicar as grandezas de Deus, o que Deus tinha feito pelo grande milagre da resurreção de Jesus Cristo, que Jesus Cristo tinha ressuscitado, e que Ele era, por isso, o nosso Salvador, uma grande grandeza da obra que Deus fez, e estava a explicar a eles que a mensagem que Jesus Cristo tinha tinha nos dado, que é a mensagem do Evangelho de Deus, é que Jesus Cristo era o Rei que viria reinar o ungido, o messias, que viria uma segunda vez para reinar e salvar o mundo, como vemos que precisamos e como estamos à espera para que ele venha para salvar o mundo destes problemas todos.
E por isso, nessa altura, a Era da Igreja, então, foi iniciada e hoje em dia vivemos na Era da Igreja. E por isso a minha pergunta é a seguinte, esses irmãos, durante a Igreja na Era inicial, durante o período dos apóstolos e na Era primitiva da Igreja, digamos assim, na Era inicial da Igreja, tinham um propósito. E por isso a minha pergunta hoje é o que podemos aprender da Igreja primitiva. Ou, em outras palavras, o que podemos aprender dos primeiros membros da Igreja.
E por isso, vigemos então, aprendendo disso, como é que podemos aplicar a Igreja hoje em dia. E por isso o meu título do meu sermão hoje é a Igreja, então, isso é a Igreja primitiva, e é a Igreja agora, hoje em dia.
Por isso, vigemos primeiro o propósito da Igreja primitiva, e depois vamos ver o propósito da Igreja agora, de hoje em dia. O primeiro propósito da Igreja primitiva foi para as pessoas individualmente crescerem na fé, na obediência, no entendimento e na graça.
Isto é, crescerem por mudar a sua mente, mudar e mudar o caráter deles, para serem mais como Jesus Cristo foi, quando foi um ser humano, mas, aliás, como Jesus Cristo é, para termos a mente de Cristo, para mudarmos e vencermos esta luta, para pôrmos de fora as coisas da carne, e para vencermos e pôrmos, então, as coisas do Espírito na nossa vida.
Isto é o crescimento em fé, obdiência, no entendimento da verdade e da verdotrina verdadeira, e ao mesmo tempo, quando graça, gentileza, bondade, amizade, amor, carinho, e domínio próprio. Isto é a graça toda, crescermos no fruto do Espírito Santo. Isto foi o propósito, primeiro propósito, o primeiro golo, o primeiro alvo, o primeiro objetivo do Espírito Santo nas pessoas que estavam na Igreja Primitiva, para eles crescerem nesta base cristã.
Vigemos, então, no capítulo 3, de Atos, Atos capítulo 3.
Vigemos aqui que, inicialmente, houve uma série de milagres. Aqui, vamos ver o milagre, porque chamou a atenção ao povo dessa altura para verem onde Deus estava a trabalhar, e depois vamos ver qual foi a obra nessas pessoas, a obra mais importante, porque os milagres não foram a obra mais importante, os milagres foram para dar atenção às pessoas para verem onde Deus estava a trabalhar.
E depois, vigemos, então, a obra mais importante, que era para as pessoas mudarem, crescerem na fé, na audiência, no entendimento e na graça.
Vigemos, então, em Atos capítulo 3, começando a ler do versículo 1.
Pedro e João subiam ao templo para a oração, na Oranona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente a porta do templo, chamada formosa, punham a porta para pedir-se mola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma mola.
Então, Pedro, fitando o juntamento com João, disse, olha para nós!
Sim, olha para nós! Sempre comece a imaginar que uma pessoa ali no chão, sentada no chão, a diariamente a pedir esmolas, e essa pessoa provavelmente nem olhava as pessoas, estava ali a pedir esmola.
Então, Pedro olhou a ele e disse assim, olha para mim, olha para os meus olhos, ve-me, olha para a minha cara, olha para nós.
E então ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Sim, esperando cada dinheiro.
Pedro, porém, lhe disse, não possui nem prata, nem ouro, mas o que tenho isto de dor, em nomes dos Cristos Nazareno, anda.
E tomando pela mão direita, o levantou imediatamente, os seus pés e turnozelos se firmaram, e de um salto se pôs em pés, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e levando a Deus.
Imagina uma pessoa que nunca andou desde criança, e agora sabia automaticamente andar além do milagre dos ossos e dos músculos, de repentinamente estarem em boas condições, mas sabia andar.
Um milagre enorme. E por isso de um salto se pôs em pés, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e levando a Deus. Sim, não estava só andar, estava só saltando de alegria. Imagina uma pessoa que era coxo de nascença, tinha este problema de nascença, e de repentinamento este problema tinha sido curado.
Viu todo o povo andar e alovar a Deus. Isto então chamou muita atenção ao que se passava, e recondiceiram-se a Ele o mesmo que esmulava, a sentar da porta formosa do templo, e se encheram de admiração e o sombro por isso te lhe aconteceram.
E, então, isto deu uma oportunidade, digamos assim, para Pedro pragar, porque chamou a atenção ao que Pedro estava a dizer e que tinha para eles a dizer.
E ele começou a explicar, dizendo-se, na vista disto, Pedro se dirigiu à povo, dizendo-se, Israelitas, por ciclo doce, porque vos maravilhais disto, ou porque vos esfitais, os olhos em nós, como se pelo nosso próprio poder ao piedado, o que tivessemos feito andar.
Não, não fomos nós. A glória não é nossa, a glória não é minha, disse Pedro. O Deus da Braão, disse Akke e de Jacob, o Deus da Nossos Pais, glorificou o seu servo, Jesus Cristo, a quem vos traíste-se e negaste-se, perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo.
Sim, Pilates já tinha decidido soltá-lo, mas vocês o negaram.
Vocês porém negaste-se o Santo e o Justo, Cristo, o Messias, e pediste que vos concedessem um homicídia, homicídia, homicídia em vez de Cristo.
De sorte, mataste o autor da vida, sim o Criador, o autor da vida, o que nos criou.
Esse, a quem Deus ressuscitou dentro dos mortos, do que nós somos testemunhas.
Sim, porque Jesus Cristo esteve com eles por 40 dias depois de estar ressuscitado e muitas pessoas o viram e por isso nós somos testemunhas, nós o vimos.
E por isto este milagre chamou a atenção para as pessoas o virem.
Pela fé, em nome de Jesus, é que este mesmo nome fortaleceu a este homem.
Jesus Cristo é que fortaleceu a este homem, que agora vejo e reconheceis.
Sim, a fé que veio por meio de Jesus, deu a este saúde perfeita na presença de todos Vos.
E agora, irmãos, eu sei que o que fizeste por ignorância, como também as Vosas autoridades, mas Deus assim cumpriu o que tantos anunciara por boca de todos os profetas que o Seu Cristo havia de padecer.
Sim, vocês fizeram por ignorância, mas Deus cumpriu a profecia de que Cristo o messias havia de padecer e de sofrer.
Arrependei-Vos, pois, e convertei-Vos.
Isto é a obra de Deus, o ponto mais importante. Não é o milagre.
O milagre é simplesmente para-Los chamar a atenção.
Porque aqui o ponto importante era de arrepender-Vos e de converter-Vos.
Isto é de crescerem fé, crescerem obdiência, crescerem no entendimento da verdade e na graça isto é mudar a maneira de viver e converterem e serem pessoas novas.
Para serem cancelados os Vosos pecados.
Afim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigerério.
E que enviam-Los Cristo, que já Vos foi designado Jesus.
Ao qual é necessário, sim, que o Messias venha, que enviam-Los Messias, que Vos já sabem quem é.
Foi Jesus. Ao qual é necessário que o Urceo o receba?
O tenha lá até aos tempos de restauração de todas as coisas isto é, até a Vinda, a segunda Vinda de Cristo, para restaurar todas as coisas na Terra e restaurar a Terra a vir a ser um paraíso na Terra.
Isto é o reino de Deus, o Governo de Jesus Cristo que vai voltar e vai tomar conta dos governos deste mundo, e vai dizer aos governos deste mundo para pararem e que vai forçar isto como a mão forte a estes governos.
Porque os governos deste mundo estão todos a andar na maneira irrada e vão levar este mundo a uma crise tal que se Jesus Cristo não voltasse para salvar o mundo, então teríamos o fim do mundo.
E por isso é necessário que Deus o receba, e Deus o recebeu e recebe, e Cristo ainda está no céu, que Deus o recebeu no céu, até aos tempos da restauração de todas as coisas, até à altura em que Ele tem que voltar pela segunda vez para restarar todas as coisas aqui na Terra.
De que Deus falou por boca de seus tantos profetas desde a Antiquidade.
Sim, o reino de Deus na Terra foi profetizado em muitos profetas no Antigustamento, como podem ler.
E disse, na verdade, Moisés, O Senhor Deus vos suscitará dentro os vossos irmãos um profeta semelhante a mim, semelhante a Moisés, a Ele ouvirás em tudo quanto vos disser, a Ele, que isto é Jesus Cristo, o profeta, semelhante a Moisés, mas ainda maior que Moisés, Moisés disse, a Ele ouvirás em tudo quanto vos disser, e aconte será que toda a alma que não ouvir a esse profeta, todas as pessoas viventes que não oisçam, a este profeta, que não oisçam, a doutrina de Cristo, será exterminada do meio do povo, serão exterminados, serão completamente eliminados e destruídos.
Queridos irmãos, este é a mensagem, isto é o propósito da Igreja Primitiva de avisar o povo e dizer ao povo, mudem, arrependem-se, arrependem-se e convortei-vos.
Isto é, cresção em fé, em obteência, porque tinham sido desobrientes e tinham que obtecer, tinham que crescer nesta fé.
E assim foi, a Igreja cresceu.
Vejam, por exemplo, em capítulo 4, Atos capítulo 4, versículo 1, falavam-lhes ainda ao povo quando sobreviveram os sacerdotes, o Capitão do Templo de Jesus, ressentidos por ensinarem-lhes o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição entre os mortos. Estavam a pregar que haveria uma ressurreição quando os Cristo vier pela segunda vez, primeiro os Cristo foram ressuscitados, estar no céu, ele vai voltar uma segunda vez, vai restaurar todas as coisas e quando ele voltar a segunda vez, as pessoas vão ressuscitar.
Os primeiros frutos, os justos, vão ressuscitar para uma vida interna e diz assim, tendo Jesus, continuando assim, onde estava a ler aqui, versículo 2, anunciar a Jesus, a ressurreição entre os mortos e então os prenderam, recolhendo-os ao Cácero de Alcáceo, depois já era tarde, muitos porém, dos que ouviram a palavra aceitaram, subindo o número de homens a quase 5 mil.
Isto é de homens, e nem está a falar aqui de mulheres, homens, quase 5 mil.
Uma quantidade enorme de pessoas começaram a ficar convertidas, começaram a mudar, começaram a arrepender-se, ver-se assim, então, que este milagre chamou a atenção para demonstrar ao povo, nessa área, onde é que Deus estava a trabalhar?
Deus estava a trabalhar, começou, então, a era da igreja. E, por isso, a igreja ficou uma coisa enorme. E, por isso, é que Satanás atacou a igreja.
E, mesmo dentro dos períodos dos apóstolos, já começou a criar um falso Cristo, um anticristo, ou muitos anticristos, a destruxer, a modificar a mensagem de Cristo. E, ao que hoje em dia temos, temos muitos cristãos, por aí, pelo mundo fora, mas que não estão a praticar os ensinamentos de Jesus Cristo. Não estão a praticar a doutrina de Cristo, e não estão a praticar a doutrina dos apóstolos.
Estão a praticar doutrina diferente.
Uma doutrina distorcida por Satanás para enganar o mundo, porque o Satanás engana o mundo todo.
Mas o ponto importante aqui é que eles precisavam de mudar, de arrepender e de se converter. Isto é um milagre grande que as pessoas precisavam de mudar na vida deles. E o milagre grande por isso, o grande milagre, a grande obra de Deus é nas nossas mentes. Mudarmos a nós próprios através da ajuda do Espírito Santo de Deus.
Vejam aqui, de faixa favor, em Romanos 16. Romanos capítulo 16.
Vejamos, então, versículo 19. Diz assim, pois a vossa obdiência é conhecida por todos. Por isso, me alegro a vosso respeito e quero que sejais sábios para o bem e simples para o mal. Vê-se, então, que a igreja conforme foi crescendo e conforme foi para outras áreas e aqui já está a demonstrar na área dos Romanos. O que os estavam a aprender? Estavam a aprender, sim, a fé, fé nesse nome, como lemos em Atos 3, a fé nesse nome, mas também estavam a crescer na obdiência. E veja aqui que a vossa obdiência é conhecida por todos. Estavam a crescer em obdiência. E quero que cesais sábios para o bem. Estavam a crescer em entendimento do que é bom. Por isso estavam a crescer em fé, estavam a crescer em obdiência, estavam a crescer em entendimento. Vigemos também em 1 João, 1 João, Capítulo 5, 1 João, Capítulo 5, e versículo 1 João, Capítulo 5, começando a ler do versículo 19. Sabemos que somos de Deus. E que o mundo inteiro já há-se no maligno. O mundo inteiro está debaixo do poder satanás. Ele engana o mundo inteiro. Versículo 20, também sabemos que o Filho de Deus, Jesus Cristo é vindo e nos tem dado entendimento pelo Espírito Santo de Deus. Lembra-se que Jesus Cristo disse eu tenho muitas coisas a dizer, mas vocês não entendem agora. Mas o Espírito Santo vos guiará estas coisas. Por que? Porque é a mente de Cristo que recebemos, através do Espírito Santo e esta mente, esta capacidade mental de Cristo, a capacidade mental de Deus que Ele nos dá, através do Espírito Santo. Então, Ele nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro. Reconhecermos a verdade. Não é da otrina falsa deste mundo, mas conhecermos a verdade. Crescermos em graça. Para reconhecermos o verdadeiro. O que é o verdadeiro? O verdadeiro é o verdadeiro Cristo. O verdadeiro Deus. O que é verdade? A doutrina Dele? O ensinamento Dele? As leis Dele? Que temos de obtecer? Por exemplo, as leis do sábado, que temos de obtecer? Estamos no verdadeiro.
Em seu Filho Jesus Cristo Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Jesus Cristo, este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Sim, Jesus Cristo é o caminho. Ele disse, eu sou o caminho, eu sou a vida. Jesus Cristo é a vida eterna, é o pão da vida. E diz assim, este é o verdadeiro Deus. Crescermos, é pelo Espírito Santo de Deus que entendemos estas verdades. E por isso precisamos de crescer. Vejam também em 2 Pedro 2 Pedro Capítulo 3 2 Pedro Capítulo 3 Versículo 17 2 Pedro Capítulo 3 Versículo 17 e 18 ao fim do livro de Pedro Vos pois amados, provenidos como estáis dentro de mão a Carlos Láivos. Não suceda que, arrastados pelo erro destes insubordinados, descecaias da vossa própria firmeza. Sim, há vários insubordinados à nossa volta. Há vários insubordinados que mentem, que estão a mentir, que estão a dizer a nós que não precisamos de fazer certas coisas. E eles sabem melhor, mas mentem. Queres irmãos, não sejamos arrastados pelo erro destes insubordinados. Se eu temos um ministro que vem e que nos está a mentir e nós sabemos que ele está a mentir e sabemos que ele está a mentir e sabemos que ele sabe muito bem, ele sabe que está a mentir. Queres irmãos, não devemos ser arrastados por esse erro.
Mas crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Precisamos de crescer na graça e no conhecimento e no entendimento. Precisamos de crescer na fé, precisamos de crescer na obdiência, precisamos de crescer no entendimento e na graça do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Este é a maior milagre que Deus está a fazer na Igreja Primitiva, como vimos aqui.
E Ele fez isto bem claro para eles entenderem que não era nenhuma brincadeira. Sim! Quando pessoas começaram a mentir na Igreja, o que é que Ele fez a eles? Vejam comigo em Atos, Capítulo 5. Atos, Capítulo 5.
Atos, Capítulo 5, aqui. Demos o caso de Ananias e Safira. Vejam aqui, entretanto, certo homem chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade. Seja que for. Um terreno que tinham, um terreno qualquer, um território, uma área pequenina, que tinham, ao grande, seja que for. Venderam qualquer coisa.
Mas em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou aos testes apóstolos. Mas o ponte aqui é que ele estava a mentir porque estava a tentar a representar-se que tinha vendido tudo e estava a dar tudo à igreja.
Ele não precisava ter feito isso, não precisava ter vendido tudo, não precisava dar, mas o ponte é que estava a mentir.
Então diz Pedro, ananias, porque encheu, certanajos, teu coração para que mentissos ao Espírito Santo reservando parte do valor do campo.
Seja o que for, queridos irmãos, se uma pessoa está a mentir, tenha cuidado, porque quando estamos a mentir há pessoas precisamos ter cuidado, porque diz aqui, estamos a quebrar uma lei de Deus, mas quando estamos a mentir ao Espírito Santo à igreja, aos membros da igreja, estavam a mentir aos membros da igreja e aos membros da igreja, é os que tinham o Espírito Santo. E por isso estavam a mentir aos membros da igreja, estavam a mentir ao Espírito Santo.
Cuidado! Se vires uma pessoa a fazer a igreja inteira, a desementiras assim, cuidado!
Conservando por ventura, não seria teu? Sim, se tivesse mentido essa propriedade, era tua, não precisavas de ter vendido. E vendido, não estaria em teu poder. Sim, depois de ter vendido, poderes ter feito com o dinheiro o que quiseres. Sim, está claro, a Bíblia fala do dízimo. Depois de pagar o dízimo, isto é o aumento, o crescimento, pagar um dízimo do crescimento. Mas, diz assim, compôs a sentar-se no teu coração este digno. Não mentiste aos homens, mas a Deus. Sim, julgavas que estávais a mentir aos homens, aos membros da igreja. Por que? Para te mostrar, se que eres uma pessoa que estávais a dar muito, tinhas muito muito caridade por outras pessoas.
Tavas a pensar que estava mentindo aos homens.
Mas, na verdade, porque estas pessoas tinham o Espírito Deus, estávais a mentir a Deus.
Ouvindo estas palavras ananias, caiu e a expirou, sobrevindo grande temor a todos os seus ouvintes.
Cri-des irmãos, o ponto é esta era da igreja, esta chamada que somos chamados para a igreja, somos membros da igreja. Isto não é uma brincadeira. Sim, Deus dá-nos exemplo na primeira vez, um exemplo muito grande, tem os exemplos na primeira vez, quando a igreja iniciou, como ilagros, exemplo muito grande, quando desoptecemos e mentimos, vê-se aqui o castigo muito grande. Hoje em dia, as coisas não são repetidas da mesma maneira visível, mas espiritualmente, as suas opiniões são as mesmas e o castigo será a vida eterna. Queridos irmãos, precisamos ter muito cuidado, porque diz assim, diz assim, grande temor sobrevê-o a todos os ouvintes.
Queridos irmãos, isto não é uma brincadeira.
Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.
Quase três horas depois, imaginem, foi umas horas, poucas horas depois, chegou-se uma mulher ananias, não sabendo o que tinha acontecido, mas lembre-se que eles tinham planeado isto tudo. Então Pedro de Regine, sei ela, perguntou, diz-me, vendeste-te por x esta terra, portanto, esta terra, aquela terra, e ela respondeu, sim, foi por x, foi portanto.
Queridos irmãos, como senhoras, não podemos estar a dizer oh, eu estou a obedecer ao meu marido.
Temos que obedecer a Deus primeiro.
Então tornou-se de Pedro, porque entrás-te em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Porque estava a dar uma lição, e aqui uma lição para todos nós, quando estamos a mentir aos membros da igreja, estamos a tentar e a mentir ao Espírito de Deus.
Eis aí a porta os pés dos que se voltaram a teu marido, e eles também te levarão.
Queridos irmãos, precisamos estar corretos para com Deus. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro, e aspirou.
Entrando os moços, acharam-ne morta, e levando-a, se voltaram para dar-o junto ao marido.
E sobreveio grande temor, sem grande temor de Deus, a toda a igreja, e a todos, quando ouviram notícias daqueles acontecimentos.
Sim, queridos irmãos, temos um temor, um respeito para com Deus, um respeito de desobedecer a Deus. É bom, mas temos que, do coração, desejar obedecer a Deus.
Mas, ao mesmo tempo, precisamos de um temor respeitoso para com Deus. Por isso, vemos aqui o primeiro propósito da igreja primitiva, era que os membros da igreja precisavam de uma fé, em audiência, entendimento e na graça, e que isto não era brigadeira. E, ao mesmo tempo, então, a outra segunda fase de importância da igreja é que tinham que pregar o evangelho de Deus, do reino de Deus, que foi o que Jesus Cristo pregou. E houve um impacto por isso, por causa disso, na sociedade. Vejam com nós o que faz sabor a outros dos mundos, de um mesmo jeito, que o Senhor nos dizia que os mundos não eram os que têm atos. 1-17, versículo 6. Porém, não os encontrando. Arrastaram Jasson e outros irmãos por antas autoridades, clamando, estes que têm transtornado o mundo, chegaram também aqui. Tiam transtornado o mundo. Sim, havia um impacto na sociedade O mundo da maneira direita. Estavam a prengar o evangelho, estavam a pregar que era necessário que Cristo tivesse morrido, estavam a pregar que Jesus era o Cristo, que Jesus era o Messias, e estavam a pregar que ele tinha que vir e voltar para reinar, mas antes tinha que... tinha que sofrer.
E então, para eles, estavam a pregar o evangelho, e isto estava a transformar, a trastronar o mundo.
Vejam comigo aqui em Atos 4, perdão, Atos 5, versículo 17.
Diz assim...
Levando-se também o sumo de sacerdote e todos que estavam com eles, isto é, aceita dos seus, tomaram-se na inveja, prenderam os apóstolos, e recolheram à prisão pública, mas da noite um anjo do Senhor abriu as portas do Cáceri, e que o dosinos para fora, disse, ido, e apresentando-vos no templo, e dissei ao povo todas as palavras desta vida. Pregaram, estavam a pregar o significado do que estava a acontecer, desta vida, da vida de Cristo, que é a vida do Messias, que vai renar. No futuro, à segunda vinda, tendo ouvido isto logo ao romper-o, do dia entraram no templo e ensinavam. Chegando porém os sumos serodótios, que como eles estavam, convocaram o sinéreo, e todo o Senado dos Filhos de Israel, e mandaram-os caos do Cácero. Mas os guardas indo não os acharam no Cácero, e tendo voltado a relatar, dizendo achámos o Cácero fechado, com toda a segurança, e assim tirá-los nos seus postos, junto às portas, mas abrindo-as, a ninguém encontrará-mos dentro. Jão estava lá. Quando o capitão do templo e os principais serodótios ouviram estas informações, eram perplexos a respeito deles, e de que viria a ser isto? Nesse interim, alguém chegou a eles e comunicou, ''Eis que os homens que vos recebam, recolheste-se no caço, estão no templo ensinando o povo. Nisto, indo o capitão e os guardas, os trouxeram-se em violência, porque temiam-se de apedrejados pelo povo, trouxeram-nos apresentando-os ao sinéreo, e os umes serodótios entorgou, e expressadamente vos ordenamos que não ensinassem-se neste nome, no nome de Jesus Cristo, contudo vocês estão em cheiro de Jerusalma da vossa doutrina, doutrina dos apóstolos, que era doutrina de Cristo, que é a mensagem do evangelho, da boa nova, do reino de Deus, que foi o que Cristo ensinou. Cristo ensinou, pregou o evangelho do reino de Deus.
Contudo enche este Jerusalma de toda esta doutrina, e queres lançar sobre nós o sangue deste homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram, antes importa, o pesejar a Deus do que aos homens. Temos que opsejar a Deus primeiro. O Deus de nossos pais, os suscitoros, os ex-eques, que vocês mataram, penduraram num madeiro.
Deus porém, com a Sua Destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
Isto é a grande obra que as pessoas têm que arrependerem.
E nós somos testemunhas dos fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus o trugou aos que lhe obedecem, que Deus deu aos que lhe obedecem.
E por isso estavam a pregar a cerca de Jesus, o Salvador, estavam a pregar a cerca do rei, do reino de Deus, do vindor, o rei de Deus, que vai vir à terra para salvar este mundo, o Salvador. Vejam comigo em Atos capítulo 20. Em Atos capítulo 20, quando Paulo estava a despedir Atos capítulo 20, versículo 17, quando ele estava a despedir da Igreja de Ephesus, disse assim, Atos 20, 17, Demilete o mandou a Ephesus chamar os propíritos da Igreja, isto é, os anciãos da Igreja, e quando se encontraram com ele, disse-lhes, Vós bem sabéis como foi que me conduzia entre vós, em todo o templo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor, Jesus Cristo, com toda a humildade, lágrimas e provações que pelas siladas dos judeus me sobreviviam, jamais deixando de desanunciar coisa alguma proveitosa e de volar e ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a judeus como a gregos.
O que? O arrependimento. Isto é a conversão. Mudárem-nos. Arrependermos de pecar. Pecarmos para com Deus. Mudarmos a nossa vida, começárem-nos a crescer em obdiência e a fé, em nosso Senhor Jesus Cristo. A fé precisávamos de crescer na obdiência e na fé, e por isso estavam a crescer no entendimento, estavam crescendo esta graça e eles pregoram isto. E agora, constrangindo em meu espírito, vou para Jerusalã, não sabendo o que a Lima considerar, porque Paulo estava a dizer a Deus à Igreja de Ephesus, porque não ia voltar a eles de novo e por isso estava-lhes a dar uma mensagem de dizer a Deus, uma mensagem muito importante.
Se não que o Espírito Santo de cidade a densidade me assegura que me esperam cadeias e tribulações, ele sabia que ia ter dificuldades. Porém, é nada considerar a vida preciosa para mim mesmo, contando que completa minha carreira. E o mistério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Ele tinha que pregar e testemunhar o evangelho de Deus. Agora eu sei que todos vos, em cujo meio passei pregando o reino, pregando o reino de Deus. Eu estava a pregar o evangelho do reino de Deus, do vindor do reino de Deus, que Jesus Cristo vai voltar, que é a homicias que vai voltar à terra.
Ele é homicias e ele vai estabelecer o reino de Deus na terra para salvar este mundo. Não veréis mais o meu rosto, não me vão ver outra vez. Por isso estava a dizer a Deus a eles. Portanto, eu vos protesto, no dia 2, que estou limpo do sangue de todos. Não fiz nada mal contra vocês, porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. Jamais deixei de vos anunciar, de pregar o evangelho do reino de Deus. Vejam também aqui, ao fim do livro de Atos, ao fim deste livro, diz assim, ao fim, quando Paulo foi prisioneiro, diz assim, por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria caça.
Foi prisioneiro, mas em casa. Que lugar? Onde recebia todos os que procuravam. Pregando o quê? Pregando o quê? Pregando o reino de Deus. Pregando que Jesus Cristo era o rei, eram messias. Isto é o Cristo, Cristo quer dizer, messias. Ele era o ungido que vinha a reinar, que virá a reinar para a terra, como o rei dos reis e Senhor dos Senhores. E ele estava a pregar o reino de Deus. Isto é que Jesus Cristo voltará à terra para estabelecer o reino de Deus na terra. E ele estava a fazer isto, pregar isto com toda a interpídez, sem impedimento algum ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo, o rei dos reis.
Queridos irmãos, este foi o propósito da Igreja Primitiva. Primeiro, primeiro, informar bem as pessoas e educar bem as pessoas que tinham que crescer em fé, em audiência, em entendimento e graça. E em segundo lugar, tinham que pregar o evangelho do reino de Deus, o evangelho de Jesus Cristo que foi o evangelho que Jesus Cristo pregou.
Então, qual é o propósito para a Igreja Rojo? Queridos irmãos, um grande milagre já aconteceu nas nossas vidas. Para nós já tivemos o dia de pentecostes. O nosso dia de pentecostes, digamos assim, de uma maneira, foi o dia em que recebemos o Espírito Santo. Para nós, individualmente, foi o dia em que fomos partizados para em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isso foi feito em nome, em autoridade, pela autoridade de Jesus Cristo. Foi feito por um ministro de Deus propriamente autorizado a fazer isto. Então, esse ministro impôs as mãos nessa pessoa, foi batizada pela remissão dos pecados.
E, então, como vemos e lemos em nome do Pai, do Filho e do Poder do Espírito Santo, recebeu a promessa do Espírito Santo. E, por isso, queridos irmãos, nós, como membros da igreja, já fomos lavados. Vejam-nos comigo, em 1 Coríntios 6, versículo 11. Viz assim, Tais fostes, algum de vós, mas vós vos lavastes. Vós, fostes santificados, mas fostes santificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. Fomos santificados, durante o Batismo, em nome do Jesus Cristo e após o Batismo pela imposição das mãos, no Espírito do nosso Deus, que foi a távida que recebemos, a promessa que recebemos.
E, por isso, para nós, o significado que nos relembramos todos os anos, no dia de pentecostes, já aconteceu na nossa vida individualmente, quando foi o Batismo, porque recebemos o Espírito Santo. E, por isso, é um momento de verdade, foi o Batismo, porque recebemos o Espírito Santo.
E, por isso, é importante, igualmente importante para nós, como foi para a Igreja Primitiva, de crescermos em fé, em obliência, entendimento e graça. Para virmos a ser, tal como Jesus Cristo é, a vir a ser como Ele é. Isto é o grande milagre, na nossa mente, o nosso grande milagre. Vejamos comigo, se faz favor, em Salmos 57. Salmos 57, vamos começar a ler no versículo 1 a 6. Salmos 57. Temos recorde de mim, o Deus, temos recorde.
Pois em ti, a minha alma se refugia. Há sombras das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. E, queridos irmãos, o mundo, hoje em dia, há nossa volta, tem hoje em dia calamidades terríveis e ainda vai ter calamidades piores, por causa da ira de Deus, vai estar sobre o mundo.
Primeiro, Satanás, vai estar enravado, porque vai ser expulso do céu e vai à terra, e então vai ser a ira dele. Mas Deus está a permitir isto, e então Deus vai mudar, intervir neste mundo, e primeiro Ele vai castigar este mundo, e depois, então, os Cristo vem para nos salvar. E, por isso, vai haver muitas calamidades que ainda, ainda, não vimos o que vai ser. O único que estamos a ver hoje em dia, simplesmente, queridos irmãos, é simplesmente o início, o começo.
As calamidades ainda estão para a vida. Diz assim, clamarei, versículo 2, ao Deus Altíssimo. Ao Deus que o Prometo te escuta, Ele do Céus me envia o seu auxílio e me livra. Cobre-te vergonha, os que me ferem. Envia-te a sua misericórdia e a sua fertilidade. Ache-se a minha alma entre liões. Há vídeos de devorar os filhos dos homens. Lanças e flechas são os seus dentes.
Espada-feada a sua língua. Seis altado ao Deus acima dos céus e em toda a terra. Esplenda a tua glória. Armaram rede aos meus passos. A minha alma está abatida. Abriram cova diante de mim. Mas eles mesmos caíram nela. As pessoas do mundo vão... ...nos dar dificuldades. Vamos viver em tempos difíceis. Mas precisamos desta proteção. Precisamos desta proteção.
Por como lemos? No versículo 2. Clamará-i ao Deus altíssimo. Ao Deus que por mim tudo... ...executa. Ele faz tudo por mim. Precisamos da proteção dele. Não é um pedido que lhes irmãos se esperam-se, porque ele fará o seu plano em nós. Ele nos protegerá. Ele nos ajudará. Vejam comigo se faz favor em Filipe. Porque o plano de Deus, que Deus tem para ti e para mim, ele fará esse plano.
Ele completará o plano que ele tem para ti e para mim. Ele completará o propósito que ele tem para ti. Vejam aqui, em Filipe, capítulo 1, versículo 6. Estou plenamente certo de que aquele que começou a obra em ti, em você, em vós, há-lo completá-la até ao dia de Cristo Jesus.
Deus vai completar a sua obra na tua vida. Ele vai completá-la. Ele fará o seu propósito.
Sim, vamos ter dificuldades, queridos irmãos, mas destas dificuldades nos fazem melhores pessoas. Vejam comigo, em Filipe, capítulo 4, versículo 6 a 7. Não andeis ansiosos de coisa alguma. Queridos irmãos, não teijam ansiosos de coisa alguma. Seja que dificuldades têm. Deus confará o seu propósito na tua vida. Sim, vamos ter dificuldades, mas não andais ansiosos. Em tudo porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas peticões. Sim, temos que pedir para ante Deus. Sejam conhecidas diante de Deus as vossas peticões. Pela oração e pela suplica, com ações de graças. Queridos irmãos, temos que ir e pedir a Deus com oração e suplicar com graças. É o que eu quero que nós fássemos. E a paz de Deus, a paz mental, naturalmente, no teu espírito, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Queridos irmãos, o propósito para a igreja primitiva foi para crescerem na fé, em obdiência, no entendimento e na graça. É o mesmo propósito hoje para ti e para nós. Este é um milagre que está a fazer na tua vida, na minha vida. E, por isso, quando temos problemas, quando temos dificuldades, temos que aproximar a ele, fazer diante de Deus as nossas pedições, com orações e com suplica, ao mesmo tempo, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento que vossas possam ter, guardará o vosso Curação e a vosso mente. E, por isso, queridos irmãos, isso é o primeiro propósito de Deus. Para que vocês se arrependam, para que nós nos arrependemos e para que nós nos convertemos para ficarmos mais como o caráter, como a estatura completa de Jesus Cristo.
Isso é a prioridade número um. Temos que nos mudar a nós próprios. E a prioridade número dois. É que precisamos pregar o Evangelho, o Evangelho do Reino de Deus, o Evangelho de paz, o Evangelho de avisar o mundo de Jesus Cristo a voltar e a salvar para que se pessoas no mundo tenham uma esperança. Porque é o Evangelho da esperança, é o Evangelho da salvação. Isto deve ser para nós o mais importante que precisamos de fazer na nossa vida. E precisamos de fazer isto como um exemplo, ajudando a Igreja deus a fazer como uma entidade a fazer a obra. Compreindo a nossa parte. E qual é a nossa parte? A nossa parte, primeiro, é sendo um exemplo que as pessoas olhem para nós e que perguntem a nós qual é a razão da nossa fé. Isso é a primeira parte. A nossa parte é suportar, fazermos, obtecer às leis de Deus, obtecer todas as leis de Deus, isso crescermos na fé, na obdiência, incluindo pagando o dízimo, tendo a fé de dízimo, que às vezes as coisas financeiras são tão difíceis que não temos fé, mas precisamos ter fé e pagar o dízimo primeiro, e ter fé que Deus fará o resto.
É que, queridos irmãos, isto é um teste de fé, porque diz assim, podem lerem malequias, vocês me provem, se eu não os vou abençoar. Temos que ter fé, o que precisamos de fazer, o que é certo.
E por isso, queridos irmãos, vos peço, obedeçam a Deus.
E o que é mais importante para nós é prejar o evangelho. Como é que pregamos o evangelho? Sendo um exemplo para que as pessoas perguntem qual é a reação da nossa fé.
Ajudar, apregar, não é andar numa rua e estar a pregar, de como maneira as que as outras pessoas fazem, não. É sendo um exemplo, pregar pelo nosso exemplo, para que as pessoas perguntem. Então, nós, os... lhe estamos, por exemplo, as nossas publicações, os indicamos a irem ao nosso sinto para verem, aprenderem mais acerca da verdade de Deus.
Queridos irmãos, aqueles que Deus está a chamar, aqueles que Deus está a abrir a mente, vão fazer essas perguntas e vão querer mudar. E, por isso, nós precisamos de pregar o evangelho. E, para isso, não devemos de ter vergonha. Sim, vejam comigo, em Romanos capítulo 1 versículo 16.
Pois não me envergone o do evangelho.
O evangelho do reino de Deus, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do greco. Vai ser a salvação de todo o mundo.
Primeiro, vai ser a nação que hoje em dia conhecemos como a nação de Israel, mas depois vai se espalhar a todo mundo.
Visto que a justiça de Deus, que vai ser a justiça de Deus, que vai reinar nesta terra, através de Jesus Cristo, reinar e vindo e estabelecer o rei de Deus nesta terra, se revela no evangelho de fé em fé. Como está escrito, o justo viverá por fé, preciso a-me-te-er fé nisto. Mas não devemos estar emvergonhados, não devemos ter vergonha, porque o evangelho tem que ser pregado. Olhem comigo, se faz chavô, em Romanos capítulo 10. Romanos capítulo 10. Começando a ler no versículo 13, que diz assim, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será o salvo.
Invocar por arrependimento. Isto é invocar porque está a arrepender-se, porque está a mudar a vida dele, porque está a obtecer, e está a fazer a sua vontade. Não podem ler em Joel capítulo 2 versículos 12, 13 e 32. Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo. Como por arreinvocarão aquele a quem não quererão, e como é que queriam querer, temos que obtecer. Mas se não queremos nem ele, como é que podemos vir a querer, e como é que podemos querer, se não ouvimos. De quem nada ouvirão. E como ouvirão, se não há quem, o prega. E como pregarão, se não forem enviados, temos que ser enviados por Deus. As pessoas, os apóstolos, quer dizer enviados. Os ministros de Deus são chamados e enviados. Não é eu que me ponho numa posição e dizer, ah, eu, eu agora fui enviado. Não, Deus nos chamou, Deus nos enviou. E como está escrito? Confirmosos são os pés dos que anunciam coisas boas, a boa nova do reino de Deus. Mas nem todos obteceram ao evangelho. Precisamos de obtecer. Sim, porque quando invocamos o nome de Deus, é porque, invocamos, porque nos arrependemos, porque estamos a obtecer. Nem todos obteceram ao evangelho, pois assim a diz, Senhor, quem acreditou na vossa preguerção. Sim, porque acreditar é obtecer. E assim a fé vem pela pregação. A fé vem por ouvirmos a pregação. E a pregação pela palavra de Cristo, a palavra de Deus. A palavra de Deus, que é a Bíblia.
Cris irmãos, hoje em dia estamos a pregar a obra de Deus, em português. Como? Como uma testemunha. Vejam, aqui se faz chivor, em Mateus 24, Mateus 24, versículo 14. E será pregado este evangelho do reino de Deus, por todo o mundo, incluindo o mundo de fala portuguesa. Para testemunho a todas as nações, incluindo as nações de fala portuguesa. Este evangelho será pregado como nunca foi. Para testemunho a todas as nações, então virá o fim. Cris irmãos, estamos a fazer esta profecia estar a ser cumprida para ante os teus próprios olhos e os teus próprios ouvidos. Então virá o fim. E àqueles que Deus se chama, aqueles que Deus se chama, então, Mateus 28, versículo 18. Jesus aproximando-se, falhou-os dizendo toda a autoridade me foi dada no céu. E, portanto, fesei discípulos de todas as nações, daqueles que são chamados, daqueles que se arrependam, daqueles que respondem à chamada de Deus. Fesei discípulos de todas as nações, patizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
E ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenham ordenado, ensinando-os a obtecerem, a terem que crescerem em fé, em obediência, em tenimento e graça. E, eis que estou com vos, todos os dias, até a consumação do século. Cris irmãos, pensem no poder do Espírito Santo na sua vida. Pensem o que o Espírito Santo está a fazer na sua e na minha vida, está a fazer a vós, o milagre dele na vossamente. E, por isso, o propósito da Igreja Primitiva. O que é que aprendemos da Igreja Primitiva? Aprendemos que tenham dois propósitos. Primeiro, crescerem em fé, em obediência, em tenimento e graça. E, em segundo lugar, tenham pregar o evangelho. O propósito para a Igreja Dois, cris irmãos. A Igreja agora é o mesmo. O propósito é então da Igreja, então. E o propósito da Igreja Dois é o mesmo. Nós, em primeiro lugar, temos que crescer em fé, em obediência, em tenimento e graça. E, em segundo lugar, temos que pregar o evangelho, individualmente e coletivamente. Individualmente pelo nosso exemplo, pela nossa prática. Obtecendo as leis Deus. E pregar o evangelho, suportando o trabalho do corpo de Cristo, sendo um membro do corpo de Cristo, ajudando este corpo a fazer a obra. E agora, cris irmãos, quero que leem comigo, em conclusão, primeiro Pedro, primeiro Pedro capítulo 1, primeiro Pedro capítulo 1, versículo 3 a 12. Eu vou ler esta secção das escrituras, da epístola Pedro. Vou ler da Bíblia, na linguagem 2. Mas vigemos, então, o que diz aqui Pedro. Então, pense no poder do Espírito Santo, na tua vida. Na tua vida. Eu tenho que pensar na minha vida, mas todos nós, por exemplo, precisamos pensar na nossa vida, no poder do Espírito Santo, na nossa vida, para nos mudar, para nos fazer a crescer, em fé, em audiência, em dinimente e graça, e para nos ajudar a pregar o evangelho pelo nosso exemplo, do que nós fazemos, para sermos partes do corpo de Cristo. Então, vamos ler, então, 1 Pedro 1, versículo 3, a 12. Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor, Jesus Cristo. Por causa da sua grande misericórdia. Ele nos deu uma nova vida. Sim, nos deu uma nova vida. Pelo ressurreição de Cristo. Por isso podemos ser batizados, podemos nos repender. Por isso podemos mudar, ser convertidos, viver de uma maneira diferente. Por isso, nossa coroção está cheio de uma esperança viva. Qual é a esperança viva? É a esperança que Jesus Cristo vai voltar e vamos ser ressuscitados. É uma esperança viva, não uma esperança morta. Morta. É uma esperança viva. Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Se ele nos vai abençoar quando ele voltar. Ele as guarda no céu para quando ele voltar trazer para nós. Onelas não perdem o valor e não podem estragar, nem ser destruídas. Estas bênçãos, versículo 5, são para vocês que, por uma ideia de fé, estão guardados pelo poder de Deus para a salvação. Que está pronta para ser revelada no fim dos tempos. Sim, a salvação vai ser revelada quando forem nos ressuscitados, quando Jesus Cristo vier à terra para nos salvar, para nos ressuscitar e para salvar o mundo inteiro. Para que não haja, para não tenhamos o fim do mundo. Alegrem-se, versículo 6, por isso. Se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de aprovações que vocês estão sofrendo. Sim, é possível que vocês estejam tristes brevemente, mas por causa dos testes, dos provações que estamos a sofrer. Mas alegrem-se.
Versículo 7. Estas provações são para mostrarem que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada, para que continue firme. E assim vocês receberão a provação glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês vão receber a provação glória e honra quando Jesus Cristo for revelado. Isto é quando ele voltar. A segunda vida, quando formos os suscitados, aqueles que estão mortos são os suscitados e aqueles que ainda estão vivos, mas que estão em Cristo, serão transformados.
Versículo 8. Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e creem nele, mesmo que não estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e preciosa, que as palavras não podem descrever. 9. Vocês têm esta alegria por que estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem. Sim, vamos receber esta salvação quando Jesus Cristo vier, mas estamos recebendo mentalmente porque temos esta confiança, esta esperança. E por isso temos esta alegria, que vamos ser salvos, desde que estejamos a fazer o que nós devemos fazer, crescer na fé, crescerem em obdiência, andando no caminho de transformando a nossa vida.
10. Foi o respeito desta salvação que os profetas perguntaram e procuraram saber como ir de cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvação que Deus ia dar a vocês e procuraram saber em que tempo e como essa salvação ia acontecer.
O Espírito Cristo que estava neles indicava esse tempo a predizer os sufrimentes que Cristo teria de suportar e a glória que viria depois quando ele voltasse, quando for a sua divina de Cristo. Quando os profetas falaram o respeito das verdades que vocês tenham ouvido agora, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era o perbenefício deles, mas para o bem de vocês.
Os mensageiros do Evangelho.
Isto é da pô nova da vinda do reino de Deus e do Macias, que é Cristo, que se colaficou para ser o rei.
Os mensageiros do Evangelho que falaram pelo poder do Espírito Santo mandado do céu, anunciaram a vocês estas verdades, estas coisas, estas são coisas que até os anjos gostariam de entender.
Mas que beleza, queridos irmãos, que grande esperança que Deus nos dá, que até os anjos estão a olhar para entenderem e compreenderem.
Precisamos, queridos irmãos, ter fé e esperar pela vinda de Cristo.
Pensem bem no poder do Espírito Santo na vossa vida, para vos transformar, para vir em ser mais como Jesus Cristo é.
Este é o grande milagro do Espírito Santo em nós.
E, queridos irmãos, vos peço, que se mantenham fiéis, até ao fim. Para quando Cristo vier, possam ser chamado, ser conhecidos como os chamados, os eleitos e os fiéis que vão estar com Ele e que vão estar presentes no casamento de Cristo. Para receberem a coroa, a coroa da eternidade, a coroa da paz para o mundo todo.
Que Jesus Cristo esteja com vos, queridos irmãos. Até à próxima!
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).