A iniquidade se multiplicará

Você está aqui

A iniquidade se multiplicará

Download (Baixar)
MP3 Audio (54.78 MB)

Download (Baixar)

A iniquidade se multiplicará

MP3 Audio (54.78 MB)
×

A iniquidade se multiplicará! A falta da aplicação da lei aumentará e atinjirá um estágio em que nenhuma carne seria salva se Deus não intervisse. Este é um dos sinais desta era, tal como nos dias de Noé. Mas Deus vai intervir. Por causa da longanimidade de Deus, Deus deu á sociedade 120 anos. E agora, nós, quantos anos temos?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Espero que todos estejam de boa saúde.

Queridos irmãos a iniquidade se multiplicará, isto é, a falta da aplicação da lei vai aumentar e vai atingir um estágio em que nenhuma carne seria salva se Deus não intervisse.

Vejam comigo e MT 24:22: “se não tivessem aqueles dias sido abreviados ninguém seria salvo mas por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados”.

Queridos irmãos tais dias serão abreviados.

Vejamos então o que Jesus Cristo está aqui a falar e vamos ler aqui e contexto começando em MT 1:24: tendo Jesus saído do templo ia se retirando quando se aproximara Dele os seus discípulos para lhe mostrarem construções do templo Ele porém lhes disse não vedes tudo isto em verdade vos digo não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”.

“No monte das Oliveiras achava-se Jesus assentado quando se aproximaram Dele os discípulos em particular e lhe pediram diz-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá de Tua vinda e da consumação do século? Então Ele respondeu: vede que ninguém vos engane”.

Então Jesus Cristo começa a descrever vários sinais e diz assim: “virão muitos em meu nome”; muitas pessoas a declararem e dizerem acerca de Jesus Cristo; “e enganarão a muitos e certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerras”.

Queridos irmãos todos dias ouvimos uma batalha nova, uma luta nova que existe; “vede, não vos assusteis porque é necessário isto acontecer mas ainda não é o fim”; ainda não é o fim pois isto vai continuar mas ainda não é o fim.

Depois continuando no v. 7: “porquanto levantará nação contra nação, reino contra reino e haverá fomes e pestes e terremotos em vários lugares porém tudo isto é o princípio das dores”.

Tudo isto é simplesmente o princípio das dores e depois no v. 9 torna-se pessoal e individualmente a nós e diz: “sereis atribulados e vos matarão, sereis odiados de todas as nações por causa do meu Nome”.

Queridos irmãos as pessoas vão começar a acusar-se umas às outras e atacar uns aos outros e isto vê-se a situação hoje em dia conforme estamos a ver as situações no mundo a ver que isto é fácil e estamos numa situação de pessoas estão a acusar facilmente uns aos outros seja pela internet, porque uns usa máscaras e outros não usam, debates e então estão a serem climatizadas a lutar umas contra as outras e infelizmente isso vai piorar.

Vejam aqui no livro de LM é possível que Jeremias tenha escrito este livro antes da destruição de Jerusalém e não se sabe mas talvez por causa da destruição de um lado para o outro não tivesse tido a oportunidade  a estar a escrever isto  e por isso se fosse antes seria uma profecia da tristeza que viria e vejamos e LM 2:1-5 diz assim: “como o Senhor cobriu de nuvens na sua ira a filha de Sião, precipitou do céu à terra a glória de Israel e não se lembrou do estrado de seus pés no dia da sua ira”.

Queridos irmãos é como hoje que Lamentações está a ser aplicado a nós hoje e dia. Lamentações do que vai acontecer.

“Devorou o Senhor todas as muradas de Jacó”, isto é terrível, “e não se apiedou, derribou no seu furor as fortalezas da filha de Judá, lançou por terra e profanou o reino e os seus príncipes no furor da sua ira cortou toda a força de Israel, retirou a sua destra de diante do inimigo”:

Quer dizer que Deus parou de ser a proteção dos povos diante do inimigo.

“E ardeu contra Jacó como labaredas de fogo que tudo consome em redor, retesou o seu arco qual inimigo, firmou a sua destra como adversário e destruiu tudo que era formoso à vista, derramou seu furor como fogo na tenda da filha de Sião, tornou-se o Senhor como inimigo perante Israel”.

O Senhor que era o protetor e Aquele que protege a nação de Israel virou-se coo u inimigo.

“Devorando Israel com todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação”.

Depois vejam no v. 6: “Demoliu com violência”; queridos irmãos o que vemos na tv digamos assim falta de respeito civil, falta de respeito as autoridades e violência.

E diz assim: “demoliu com violência o seu tabernáculo como fosse uma horta, destruiu o lugar da sua congregação, o Senhor em Sião a pôs e esquecimento as festas e os Sábados e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote”; isto é, o governo civil e o religioso.

“Intentou o Senhor destruir o muro da filha de Sião, estendeu o cordel e não retirou a sua mão destruidora, fez gemer o muro e o ante muro, que estão juntamente enfraquecidos, as suas portas caíram por terra Ele quebrou e despedaçou os seus ferrolhos, o seu rei e os seus príncipes estão entre as nações onde já não vigora a lei nem recebem visão alguma do Senhor ou de seus profetas”.

Vejam o que diz aqui: “onde já não vigora a lei”, falta de respeito a lei, falta da aplicação da lei, a iniquidade está a se multiplicar.

Vejam aqui também e 2 TS 2: 1-2: “irmãos no que diz respeito a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo”; queridos irmão isto é assunto importante que diz respeito a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo.

“E a nossa reunião com Ele e nós vos exortamos a que não vos demoveis da vossa mente com facilidade”.

Não sejam facilmente amedrontados e preocupados.

“Nem vos perturbeis quer por espírito, por palavra, por epístola como se procedesse de nós supondo que tenha chegado o dia do Senhor”.

Queridos irmãos não fiquem digamos assim perturbados.

Queridos irmãos o DIA DO SENHOR está perto mas ainda faltam algumas coisas a acontecer, está muito perto.

V. 3: “ninguém de nenhum modo vos engane porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade”.

Queridos irmãos sem que venha a ser revelado o homem da iniquidade que é a falta da aplicação da lei e o homem que estará motivando isso no movimento religioso que vai encorajar a falta da aplicação da lei de Deus

Continuando a ler no v. 4: “o que se opõem e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto”; tudo que se chama Deus, a lei de Deus e tudo que seja de Deus.

“A ponto de assentar-se no santuário de Deus ostentando-se coo se fosse o próprio Deus”; vai se sentar como Deus se senta no trono de Deus atuando como se fosse o próprio Deus.

Como diz na ACF e ARC diz vai sentar-se como Deus no templo de Deus, vai sentar-se com essa maneira de atuar dizendo olha eu sou Deus.

Queridos irmãos isto é o mistério do homem da iniquidade.

“Não vos recordais que ainda convosco Eu costumava dizer-vos estas coisas e agora sabeis o que o detém para que ele seja revelado somente em ocasião própria”.

Algo o está a deter, algum ser que o está a deter até a hora correta quando o Pai diz ok agora, agora.

E por isso há uma influência que está a deter este homem da iniquidade e este mistério da iniquidade que Deus na sua própria altura vai retirar esta influência que o está a deter.

Este homem da iniquidade vê-se e AP 13 que é esta segunda besta que saiu da terra e vemos então que isso é e veja no v. 7: “que o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastada aquele que agora o detém”.

Veja no v. 9: “somente o iníquo é segundo a eficácia de satanás com todo o poder e sinais e prodígios da mentira”; da falta da aplicação da lei, isto é, obra e trabalho de satanás com milagres e o mundo todo vai seguir e por que? Por causa destes milagres e vai afetar o mundo todo.

Vejam em JO 10:10 onde está a falar do ladrão nesta parábola diz assim mas vamos começar a ler do v. 9: “Eu sou a porta (Jesus Cristo) e quem entrar por mim será salvo entrará e sairá e achará pastagem mas o ladrão, satanás, e aqueles agentes de satanás, homem da iniquidade, estes dizem assim: o ladrão não vem somente para roubar, matar e destruir”.

Roubar, matar e destruir e destruir certamente a igreja de Deus, a mulher, satanás está a atacar a mulher, a igreja de Deus.

E queridos irmãos vejam e 1 JO 5 vamos ler v. 19: “sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno”; o mundo inteiro está debaixo da influência, do domínio, do controle do maligno, o mundo inteiro está debaixo da influência de satanás e por isso as pessoas no mundo são filhos da desobediência.

Veja EF 2 vamos ler v. 1-2: “Ele vos deu vida estando vos mortos de vossos delitos e pecados”.

Sim, Jesus Cristo nos dá vida mas nós estávamos mortos dos nossos delitos e pecados.

“Nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.

O espírito que agora atua nos filhos da desobediência e qual é esse espírito? O espírito de desobediência e de descartar a lei e isto é o que vemos e vê-se que satanás vai começar a ser dado talvez mais liberdades de atuar de uma maneira que não devia e por isso o mundo está a se virar como o mundo sem lei e de iniquidade.

E por isso vemos essa agitação civil em várias cidades e locais a volta do mundo, uma agitação civil e por que? Porque estão a por de lado os mandamentos de Deus e estão a aplicar em vez disso a aplicar as tradições de homens.

Veja e 1 JO 3: “vede que grande amor tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus”.

Queridos irmãos somos chamados filhos de Deus mas quando nascemos fisicamente éramos da família de Adão desta família humana mas agora somos filhos de Deus o mundo não são filhos de Deus porque não tem o Espírito de Deus e precisamos de ter o Espírito de Deus para sermos filhos de Deus.

Continuando a ler: “e de fato somos filhos de Deus por esta razão o mundo não nos conhece porquanto não conheceu a ele mesmo”; não conheceu a Deus que veio na carne, Jesus Cristo, Este Ser que era da forma de Deus e era Deus que veio e não o reconheceram.

“Mas agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser e sabemos que quando Ele se manifestar seremos semelhantes a Ele”; semelhantes a Jesus Cristo e vamos ser co-herdeiros com Ele e haveremos de ver como Ele o é.

“E assim mesmo se purifica todo que nele tem essa esperança como Ele é puro”.

Por isso se nós temos essa esperança, se nós estamos a pensar continuamente neste golo e objetivo desta meta vamos ter cuidado como nos conduzimos diariamente e vamos ter muito cuidado.

Continuando a ler no v. 4: “todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da lei”; o pecado é deitar fora a lei é esta iniquidade é a transgressão da lei.

Queridos irmãos a lei não está aí para nos castigar, a lei de Deus é para nós vivermos uma vida boa, feliz e é uma lei de amor pois por exemplo se não há lei há uma anarquia e maluquice, por exemplo temos leis de trânsito e se não houvessem essas leis as pessoas andavam para aqui e acolá numa confusão, é uma anarquia, a lei é para ver uma ordem para as coisas serem feitas em ordem e para poder haver progresso nessa ordem como a bandeira do Brasil diz: ORDEM E PROGRESSO, ordem tem que ser pela lei e a lei de Deus é para o nosso bem porque Deus é amor e é uma lei de amor mas as pessoas estão a tropeçar na lei .

Vejam por exemplo e MQ 2:4-8: “então sabereis que Eu vos enviei este mandamento para que a minha aliança continue com Levi diz o Senhor dos Exércitos: minha aliança com ele foi de vida e paz e não para que ele me temesse com efeito ele me temeu e tremeu por causa do meu nome”.

Se nós mesmos precisamos de temer a Deus e respeitar e ter este temor e respeito.

Continuando: “com efeito ele me temeu e tremeu por causa do meu nome”; quem foi este? Foram os israelitas? Não, está aqui a falar acerca de Finéas que foi um levita que de fato teve esse respeito.

Continuando no v. 6: “a verdadeira instrução esteve na sua boca e a injustiça não se achou nos seus lábios e andou comigo em paz e retidão e da iniquidade apartou a muitos porque dos lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento e da sua boca devem os homens procurar a sua instrução porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos”; sacerdotes são mensageiros de Deus.

“Mas vós vos tendes desviados do caminho e por vossa instrução tendes feito tropeçar a muitos, violaste a aliança de Levi diz o Senhor dos Exércitos por isso também vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais ao aplicares a lei”.

Não aplicaram a lei os levitas estão a tropeçar na lei porque diz assim: tendes feito tropeçar a muitos e violastes a aliança de Levi, os levitas, os judeus hoje em dia estão a tropeçar na lei.

Vejam por exemplo quando Jesus Cristo disse aos judeus daquela era diz aqui e MT 19:16: “e eis que alguém se aproximando lhe perguntou: mestre que farei eu de bom para alcançar a vida eterna?”.

O que é que precisamos de fazer de bom para alcançar a vida eterna? E aqui está uma pergunta a Jesus Cristo o que é que temos de fazer para ter a vida eterna?

“E Jesus respondeu: “primeiro porque me chamas de bom? Bom só existe Um”; quer dizer que Eu sou Deus e Ele estava aqui a declarar que era Deus.

Continuando: “se queres, porém, entrar na vida, então aqui é Deus a falar, o Filho de Deus a falar, queres entrar na vida? Guarda os mandamentos e obedece às leis de Deus”.

Está claro que somos justificados pela graça de Jesus Cristo mas uma vez que estamos perdoados e justificados temos que agora obedecer aos mandamentos de Deus.

Então vê-se aqui que Jesus Cristo conseguia ver e observar para dentro das pessoas e podia observar o coração das pessoas e podia ver a intenção deles.

Veja aqui continuando a ler: “e quais? Não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai”; e está aqui a dizer que precisamos de guardar os mandamentos e por que algumas pessoas dizem mas Jesus Cristo só mencionou os mandamentos acerca de como amar o próximo, sim, é verdade, mas aí vê-se que Jesus Cristo podia ver para dentro do coração do homem, podia observar esse homem, podia ver como ele estava, podia ver as intenções dele e por isso vemos que Jesus Cristo reparou que esse homem tinha um amor pelas coisas físicas e por isso deu a ele essas instruções.

Continuando aqui e TG 2 que Deus, Jesus Cristo, no NT temos que obedecer a lei toda e não só as leis de amar ao próximo  é para todas as leis e veja aqui nos v. 10-12: “pois qualquer que guarda toda a lei mas tropeça em um só ponto se torna culpado de todos portanto aquele que disse não adulterarás ordenou não matarás ora se não adulteras mas matas vens a transgredir a lei e falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei de Deus”.

A lei de Deus é uma lei de liberdade, uma lei que nos dá liberdade e que nos ajuda a saber a verdade e por isso é uma lei de liberdade e como é que nós estamos a respeitar a lei?

Queridos irmãos é uma lei de liberdade.

Vejemos então aqui e LC 21:9-15: “quando ouvires falares de guerras e revoluções não vos assusteis porque é necessário que primeiro aconteçam estas coisas mas o fim não será logo e então Lhes disse: levantará nação contra nação, reino contra reino. Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e grandes sinais do céu antes porém antes destas coisas  lançarão mão de vós e vos perseguirão entregando-vos as sinagogas e aos cárceres levando-vos a presença de reis e governadores por causa do meu nome e isto vos acontecerá para testemunho aceitai pois em vosso coração de não vos preocupar com o que eis de responder e quando tiverem que responder, não se preocupem Deus abrirá a vossa boca a dizer as coisas corretas, porque Eu vos darei sabedoria a que não poderão resistir e nem contradizer  quantos se opuserem”.

Eu vos darei sabedoria e não podem resistir.

Queridos irmãos isto é importante de entendermos Deus nos dá sabedoria.

Continuando então a ler no v. 17: “de todos sereis odiados por causa do meu nome contudo não se perderá um fio de cabelo da vossa cabeça”, isto é figurativo demonstrando que seremos protegidos.

“É na nossa perseverança que ganhareis a vossa alma”; temos que perseverar até ao fim, as coisas vão se tornar mais e mais difíceis e nós vãos que ter que perseverar até ao fim.

Continuando então no v. 20: “quando porém vires Jerusalém sitiada de exércitos sabei que está próxima a sua devastação”, aí vê-se que os sinais dos tempos mas aí está o verdadeiro sinal quando Jerusalém estiver sitiada de exércitos e ora isto já aconteceu várias vezes  no passado então temos que ter cuidado para ver na igreja a situação correta e em MT 24:15 diz que é quando houver a abominação desoladora da desolação nessa específica situação de Jerusalém estar invadida com tropas e que houver a desolação abominadora então essa é que é a situação aqui.

E depois continua no v. 21: “então os que estiverem na Judeia fujam para os montes e os que se encontrem dentro na cidade se atirem e os que tiverem nos campos não entrem nela” e está a dizer que os que estiverem na Judeia e não está a dizer para os cristãos lá mas está a dizer para os que estão lá vão ter que fugir.

“Porque esses dias são de vingança para se cumprir tudo que está escrito”, vai ter dias terríveis e depois vejam aqui no v. 24-28: “cairão a fio de espada e serão levados cativos a todas as nações até que os tempos dos gentios se completem e Jerusalém seja pisada por eles e haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e sobre a terra angústia entre as nações e perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas, haverá homens que desmaiarão de horror e pela perspectiva das coisas que sobrevirão ao mundo pois os poderes do céu serão abalados”.

E depois desta tribulação vai haver os sinais celestes.

“Então se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória, ora ao começarem estas coisas a suceder exaltai e erguei a vossa cabeça porque a vossa redenção se aproxima”.

Queridos irmãos vemos que vivemos num período de falta de lei e da desobediência a lei mas isto significa que as coisas estão perto e Deus nos vai liberar e libertar e depois é o que diz aqui exaltai e erguei a vossa cabeça porque a vossa redenção se aproxima.

Vemos aqui que a vinda de Jesus Cristo está cada vez mais perto e está mais e mais perto então quais são as condições?

Vejam em MT 24:37-39: “pois assim como foi nos dias de Noé também será a vinda do Filho do Homem “, quais foram as condições no tempo de Noé?

Vejam aqui e GN 6:5-7: “e viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau o desígnio do seu coração e então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra e isto lhe pesou no coração e disse o Senhor: farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, as aves e os répteis dos céus porque e arrependo de os haver feito”.

Queridos irmãos vemos aqui uma situação muito terrível e vejam aqui no v. 13: “então disse Deus a Noé: resolvi dar cabo de toda a carne porque a terra está cheia de violência dos homens e eis que os farei perecer juntamente com a terra”.

E tal como nos dias de Noé vai ser nos dias da vinda de Cristo, a terra cheia de violência.

Queridos irmãos vemos esta violência aumentar na terra e estes problemas todos estão a causar violência na terra e esta violência faz com que as nações caem e principalmente agora as coisas com a internet acontecem até mais depressa e mais rapidamente.

Deus tinha dado ao homem uma chance e oportunidade mas Ele se arrependeu porque o homem chegou a um ponto tão grave assim tão rapidamente e por que? Por causa das influências e dos ensinos de demônios que estavam a influenciar e a puxar o homem a esta situação extremamente rápida.

Ora Deus então decidiu dar ao homem quando Deus disse isso a Noé dar mais 120 anos e veja isso em GN 6:3: “então disse o Senhor: o meu espírito não contenderá para sempre com o homem pois este é carnal e os seus dias serão 120 anos”.

Esta humanidade vai ter 120 anos pois Deus deu 120 anos a população no tempo de Noé e quantos anos está a dar a nós?

Queridos irmãos nesse período então quando Jesus foi pregar aos demônios e dizer a eles que tinham feito coisas que não deviam ter feito e vejam aqui e 1 PE 3:18-20: “pois também Cristo morreu uma única vez pelo pecado dos justos e injustos para vos conduzir a Deus, morto sim na carne mas vivificado no espírito no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão os quais noutro tempo foram desobedientes quando da longanimidade aguardavam nos dias de Noé, isto é, durante estes 120 anos, enquanto preparava a arca na qual poucas pessoas a saber, 8, foram salvas através da água”.

Queridos irmãos vemos que Cristo avisou o mundo demoníaco durante este período de 120 anos e foi falar com estes demônios numa situação de certa restrição e estavam a ter autorização para influenciar coisas na terra e vemos aqui nesta posição de tártaro que isto era um tempo de como diz aqui que era a longanimidade de Deus e quando havia esta longanimidade que era u longo período de sofrimento e longanimidade de Deus era este período porque Deus teve paciência com a humanidade.

Vejam por exemplo em HB 11:7 diz assim: “pela fé Noé divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus”,

Como lemos fé é coisas que não se veem como se lê no v. 1 deste capítulo de HB 11 e no v. 7 diz assim: “pela fé Noé divinamente instruído, por Deus, acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus aparelhou uma arca”.

Ele teve fé e confiança que o que Deus disse que ia acontecer, aconteceria, e por essa fé é que ele fez o que disse que ia fazer e por isso Noé teve fé e atuou corretamente.

Continuando a ler então: “aparelhou uma arca para salvação da sua casa e do mundo e se tornou herdeiro da justiça”; vem da fé.

Queridos irmãos nós estamos a ser movidos com Noé por causa desta fé e por isso diz assim: “temente a Deus aparelhou uma arca”; e nós estamos a ser movidos como Noé e estamos a aparelhar a arca que é a nossa vida e nossa condução e estamos a viver corretamente porque estamos no tempo do fim e estamos movidos por este temor de Deus ou não?

Queridos irmãos Jesus Cristo e Paulo nunca desfizeram a lei e veja e RM 3 coo Paulo disse que até os judeus o ensino deles não tinha valor nenhum e por que? Porque eles estavam a desfazer a lei e o próprio Jesus Cristo disse: vocês estão a praticar a lei incorretamente.

Vejam e RM 3:9: “que se conclui temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma pois já temos demonstrado que todos judeus como gregos estão debaixo do pecado como está escrito: não há um justo sequer”.

Os judeus não estavam a praticar a lei e tinham falhado a maneira deles de obedecer a lei era em vão.

“Não há quem entenda e não há quem busque a Deus pois todos se extraviaram a uma se fizeram inúteis”; eram inúteis, a obediência a lei judaica da maneira que eles estavam a obedecer era inútil;

“Não há quem faça o bem, não há um sequer, a garganta deles é um sepulcro”; vê-se aí que é u sepulcro.

“Veneno de víbora está nos seus lábios, a boca eles a tem cheia de maldição e amargura, são seus pés velozes para derramar sangue”.

Si, mataram o próprio Messias, o Senhor.

“Nos seus caminhos há destruição e miséria, desconhecem ainda a paz, não há temor de Deus diante dos seus olhos”.

O homem não tem temor de Deus.

“Ora sabemos que tudo que a lei diz nos que vivem na lei o diz para que se cale toda a boca e todo o mundo seja culpável perante Deus”.

Todo o mundo é culpado, todo judeu e gentio, seja de qual nação, seja de que grupo de pessoas, étnico ou de cor, todos, é como vemos a história quando houve um período de protesto que começou com Martinho Lutero nos anos de 1500 e mesmo assim desfizeram a lei, a falta de respeito pela lei que existe hoje em dia, violência, falta de respeito pela lei.

Olha por exemplo nós nem sabemos quem é homem ou mulher porque é a sua opinião, se você tem a opinião que é um homem então é um homem e se você tem uma opinião que é uma mulher então é uma mulher e é a sua opinião, ridículo, é o que está a acontecer hoje em dia.

V. 20: “visto que ninguém será justificado diante dos opróbios da lei e razão que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”; qual é o propósito da lei? É nos ensinar o que é certo e errado e hoje em dia tiraram a lei fora.

Ora a lei justifica que não e somos justificados pelo sangue de Cristo mas a lei é necessária para não haver violência no mundo e hoje há violência no mundo.

Queridos irmãos e os lideres da região são culpáveis nisto porque eles é que começaram isto tudo, olha a lei? Não há lei, e a culpa está nos líderes da região também.

Esta situação foi causada por estas religiões e por causa disso o entendimento das pessoas está confundido e escurecido.

Vejam EF 4:17-18: “isto portanto digo e o Senhor justifica não mais andeis como andam os gentios na vaidade dos seus próprios pensamentos, olhos escurecidos de entendimento”; e por que estão obscurecidos de entendimento? Por causa que não tem a lei.

“Alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do seu coração”; rejeitam a lei de Deus.

Vivemos em períodos de escuridão por causa da falta da lei e foi o que aconteceu durante a idade das trevas entre os anos digamos assim entre 300-1600, fora os anos das trevas, uma idade das pessoas de saberem ler e entenderem e por que? Porque depois da queda do império romano as pessoas não eram mais literárias e só alguns que tinham conhecimento e então veio a idade das trevas e por que? Porque ficaram ou perderam sabedoria de ver e entender coisas, de ler e por que? Porque satanás quis que esta violência e este mundo se a lei fosse propagada e assim começou este período das trevas.

Veja no v. 19: “os quais tendo se tornado insensíveis que se entregaram a dissolução com avidez e cometer toda a sorte de impureza”; por que? Sem lei fazem tudo o que querem e todo o tipo de impureza e é o que tem acontecido pois sem lei as pessoas se desviaram.

Vejam e OS 4:6: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento”; o conhecimento pela lei de Deus mas também pelo período da idade das trevas foi o conhecimento porque houve o caos, violências, não havia escola para saberem como ler e então houve falta de conhecimento e tudo causou problemas e por isso continuem a ler aqui OS 4:6: “meu povo  está a ser destruído por que lhe falta conhecimento porque tu sacerdote rejeitaste conhecimento”, é culpa dos ministros e religião que começaram a dizer que não há lei e por causa de que não há lei e rejeitaram o conhecimento.

“Por isso Eu também te rejeitarei para que não sejas sacerdote diante de mim visto que te esqueceste da lei do teu Deus também Eu me esquecerei dos teus filhos”.

Mas que coisa irmãos quando teus filhos são esquecidos não há coisa que magoe tanto aos pais a ver os filhos sofrerem e serem esquecidos.

Queridos irmãos isto é um grande sofrimento que vai acontecer na terra e por isso é que Paulo quando esteve no Areópago disse que Deus manda a todos para se arrependerem.

Quantos anos ainda temos? Não sabemos mas sabemos que nos anos de 1968 as coisas estavam a arrebentar por todos os lados, países estavam a cair um após outro e África e que estavam a cair e havia situações e pressões e guerra do Vietnam e sei lá que mais.

Estava uma destruição e havia problemas civis na estrada e ruas, na América mas havia uma coisa que pelo ao menos havia respeito pela lei e agora não há.

Agora 50 anos depois ou um pouco mais não há respeito pela lei e estamos a ver uma situação como 1968 a volta desse período e vemos que quanto tempo Deus nos dá? A Noé deu 120 anos e quanto tempo Deus nos dá? Não sabemos mas Deus nos tem dado tempo porque as coisas estavam a piorar muito nos fins dos anos 60 talvez vocês alguns não se lembrem mas as coisas estavam a piorar muito mas um dia de juízo vem para julgar o mundo todo como Paulo disse no Areópago agora é hora de se arrependerem porque o dia de juízo vem.

Queridos irmãos vemos que existe a lei do pecado que conduz a morte e sabemos muito bem, RM 6:23 diz assim: “o salário do pecado é a morte”, mas por outro lado existe a lei do perdão do Jesus Cristo, a lei do espírito da vida e do perdão de Jesus Cristo de nos arrependermos, sermos batizados, crermos em Deus e no Espírito Santo de Deus e vivermos uma vida nova e diferente.

Veja aqui e RM 8:1-2: “agora pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo porque a lei do espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte”; vemos aqui duas leis, uma é a lei que através de Jesus Cristo podemos ser perdoados e vamos receber estas bençãos mas a lei como vemos a lei do pecado e da morte mas Jesus Cristo veio não para desfazer a lei que temos que obedecer as leis de Deus mas para nos dar uma nova oportunidade de sermos redimidos e perdoados e por isso é que lemos por exemplo e TG que lemos quando o pecado for completamente consumado e vamos ler e TG 1:13 diz assim:

“ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus; pois Deus não nos tenta e Ele não quer que você peque ou venha a pecar; porque Deus não pode ser tentado pelo mal nem Ele mesmo tenta alguém pelo mal ou que alguém venha a pecar, não, Deus não o tenta, Deus permite que você seja provado que é diferente de tentar mas nós somos tentados como diz no v. 14: que cada um é tentado pela sua culpa e cobiça quando esta atrai e seduz então esta cobiça depois de ser  concebida dá a luz e uma vez o pecado ser consumado gera a morte”.

O pecado uma vez consumado gera a morte pois quando o pecado cresce e não há arrependimento e não há mudança isto vai ser consumado e vai crescer até à morte.

Há certos pecados que são pecados progressivos que vão crescendo e crescendo e que vão levar à morte, por exemplo, o uso de drogas. Uma pessoa consome drogas, e depois outras piores e aquilo vai consumir e levar à morte.

E a mesa coisa com pornografia cada vez pior, pior, pior até levar uma pessoa à morte.

Queridos irmãos Paulo lutou com esta lei na carne que ele mencionou em RM 7 esta lei da carne e lutou contra esta lei da carne e disse: quem é que me vai salvar disto?

Porque ele está a falar aqui de outra lei  uma atração natural na carne e ora nós temos que vencer isso e por isso este mundo como vemos hoje em dia existe como nos dias de Noé e a maldade e a iniquidade está a crescer como nos dias de Noé e vivemos num mundo de iniquidade e vivemos num mundo que a iniquidade está a se multiplicar e vivemos num mundo que há falta de aplicação da lei e vai atingir um estágio em que nenhuma carne seria salva se Deus não intervisse mas Deus vai intervir e vai proteger e por isso você e eu temos que estar a preparar agora e temos que estar prontos agora e temos que estar a viver da maneira correta porque Deus vai intervir e nós podemos ser libertos se estivermos agradando  a Deus.