Você está convencido ou convicto?

Você está aqui

Você está convencido ou convicto?

Download (Baixar)
MP3 Audio (42.49 MB)

Download (Baixar)

Você está convencido ou convicto?

MP3 Audio (42.49 MB)
×

Quantas vezes já ouviu pessoas resolverem ter um novo golo ou meta e pouco depois desistem? Pessoas começam com boas intenções, mas um certo tempo depois, abandonam o golo. Por exemplo - querem parar de fumar - mas depois de pouco tempo desistem! Ou querem perder peso mas não perseguem até ao fim, e às vezes quando atingem o alvo imediatamente põem mais peso do que tinham antes! Este é o seu caso na sua decisão mais importante de sua vida? Você começou no Caminho de seguir a Cristo, mas perantes as primeiras dificuldades você desistiu, declarando que era muito difícil? Você está simplesmente convencido ou está mesmo convicto até ao fim?

Transcrição

VOCÊ ESTÁ CONVENCIDO OU CONVICTO?

DIA 04.01.2020

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quantas vezes você já ouviu pessoas a falarem de decisões de um ano novo?

E quantas vezes você viu pessoas que começam um programa por ex. programa de fazer exercício ou fazem uma decisão que vou parar de fumar ou fazem uma decisão que vou reduzir o peso mas começamos e ao fim de um certo período desistimos? E paramos?

Queridos irmãos minha pergunta é a seguinte: você está convencido a seguir um programa ou está convicto?

O programa mais importante de estarmos convictos é nossa responsabilidade número 1 de nossa vida que é sermos cristãos e seguirmos a Cristo.

Queridos irmãos isso é o que nós somos; nós somos cristãos, nós somos discípulos de Jesus Cristo e como discípulos Dele precisamos de estar convictos nesta chamada e profissão e convocação.

Leiam comigo se faz favor em AT 24:25 vemos aí quando Paulo estava perante Felix e esposa dele Drusila que era judia e então Paulo estava a falar acerca da fé em Cristo Jesus e no v. 25 diz: “dissertando ele acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro”; da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro.

Estamos a falar aqui que de quando fazemos um compromisso precisamos de ter domínio próprio e não só para começar mas para continuar até ao fim.

E por isso a pergunta: você está convencido ou você está convicto?

Veja comigo se faz favor em 1 PE 4:17 diz a´: “porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada”; noutras palavras irmãos: o juízo começa em nós! Na igreja de Deus! Sim, o juízo vai ser para o mundo inteiro mas começa em nós e por isso quando lemos a pouco que Paulo estava a falar de justiça, domínio próprio e de juízo; vai haver um juízo e juízo final e os ímpios vão ser castigados.

Leiam se faz favor em JD:14-15 diz assim: “quantas a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão dizendo: es que veio o Senhor entre as suas santas miríades para exercer juízo contra todos, para fazer convictos todos os ímpios acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de outras palavras insolentes ímpios pecadores proferiram contra Ele”.

Queridos irmãos vai haver um juízo e diz aqui que quando Jesus Cristo vier com os seus milhares de santos e anjos Ele vai exercer juízo contra todos, vai haver juízo na terra.

E diz assim: “para fazer convictos todos os ímpios”; neste contexto aqui de JD está a dizer que estas pessoas muito pecaminosas vão receber e vão ser condenadas mas muitas vezes precisamos de entender que o julgamento final também é um processo e que quando Jesus Cristo vier vai haver uma separação e um processo de arrependimento e de mudança e de conversão.

E para fazer convictos todos os ímpios vai haver um processo daqueles que se arrependem quando vierem a ter conhecimento da verdade, quando o coração deles for compungido e se arrependerem vão ter uma oportunidade de arrependimento porque muitas pessoas no mundo nunca vieram a ter conhecimento do verdadeiro Cristo até muitas pessoas morreram sem conhecerem o verdadeiro Cristo.

E por isso vai haver um período que os corações deles vão ser tocados e compungidos tal como lemos que aconteceu no período de AT 2 quando foi o dia de Pentecostes depois da ressurreição de Jesus Cristo e leiam aqui em AT 2:37 diz assim: “ouvindo eles estas coisas compungiu-se lhes o coração”; tocou o coração e ficaram convictos que tinham que mudar, e não é meramente convencidos e sim convictos.

“e perguntaram a Pedro: o que vamos fazer? E depois lê-se irmãos que era para se arrependerem!

Houve um arrependimento verdadeiro e as vezes há pessoas que dizem: estou arrependido mas irmãos eu gosto sempre antes de batizar uma pessoa de perguntar e verificar que a pessoa de fato entende completamente o que é este compromisso e por isso eu sigo o que eu chamo um processo de aconselhamento para as pessoas entenderem o que estão a comprometerem-se e entenderem bem.

Mas continuando quando as pessoas são batizadas e recebem o Espírito Santo de Deus, o Espírito Santo de Deus depois vive nelas, habita nelas como ia dizer  mas antes de serem batizadas o Espírito Santo está com essas pessoas e então Jesus Cristo antes de morrer na noite em que foi traído falou acerca disso e vemos aqui em JO 16:7-8 diz assim: “mas Eu vos digo a verdade que convém que eu vá porque se Eu não for o Consolador, o Espírito Santo, não virá para vós”; porque Jesus Cristo foi para o Pai e nos redimiu e estabeleceu a reconciliação nossa com o Pai e nós está claro temos que nos arrepender e estarmos reconciliados.

E depois diz assim: “o Consolador não virá para vós se Eu não for e vo-lo enviarei “; Jesus Cristo nos envia o espírito de Deus e quando nós recebemos e espírito de Deus Ele convencerá mas a palavra convencerá aqui seria traduzida mais corretamente como fará convictos.

Fará o mundo convicto do pecado, da justiça e do juízo; convictos do pecado, isto é, não só convencidos mas convictos para chegarem ao ponto que tem que se arrependerem.

Convictos da justiça para não estarem só convencidos mas convictos do que é justo e da maneira de viver justa da justiça.

E por isso em terceiro lugar diz e do juízo porque Jesus Cristo virá, pois, este mundo está julgado e satanás está julgado e vai haver justiça.

E por isso nós olhando para isto temos que ter domínio próprio para vencer nossas fraquezas com a ajuda do Espírito Santo de Deus e por isso Paulo quando estava a falar a Felix a dizer acerca da justiça, domínio próprio e do juízo porque o Espírito Santo nos faz convictos que pecamos e temos que nos arrepender do pecado e temos que viver uma vida diferente na justiça de Deus.

E por que? porque vai haver um juízo e por isto temos que estar a vencer com domínio próprio até ao fim!

Mas queridos irmãos não é meramente convencidos como as pessoas fazem uma decisão por ex. olha eu vou parar de fumar mas não param ou param uns dias, por um mês, param por um período mas depois começam de novo ou vou reduzir de peso e sim reduzem peso mas depois pronto já consegui e depois ficam assim a descansar sem reparar o peso vai subindo porque tem que manter esta luta continuamente até ao fim!

Queridos irmãos por isso precisamos de estar convictos do pecado!

Como lemos aqui em JO 16 continuando a ler no v. 12: “ainda teria muito para vos dizer mas vós não podeis suportar agora quando, porém, vier o espírito da verdade, o Espírito Santo de Deus, o Espírito Santos os guiará a toda a verdade porque não fará por si mesmo e lhe dirá tudo que tiver que ouvir que as coisas que hão de vir”.

O espírito nos guia, o Espírito de Deus, e é o agente de convicção, é o agente que nos faz convictos e nos guiará a toda a verdade.

E queridos irmãos então quais são os agentes de convicção? São as palavras de Deus e o Espírito de Deus!

Vejam aqui em JO 6:63: “o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita, as palavras que Eu vos tenho dito são espírito e são vida”; a palavra de Deus é espírito é uma palavra espiritual, é vida e agente de convicção tal como o Espírito de Deus é aquele que nos guia e a palavra quando lemos e estudamos a Bíblia vemos que precisamos de mudar porque se a palavra de Deus e o Espírito Santo de Deus são os 2 agentes de convicção.

Aqui está um ponto importante irmãos, um ponto muito importante, é que eu não posso estar a berrar, a gritar, a reclamar porque isso não vos vai fazer convictos, sim, talvez Jesus os possa convencer temporariamente mas o que faz vocês convictos é o Espírito de Deus e a palavra de Deus.

Leiam aqui por ex. em RM 3 muito brevemente porque o filho de Deus nos faz convictos do pecado mas vejamos aqui em RM 3 e vamos começar a ler do v. 9: “o que se conclui: temos nós qualquer vantagem? Não de forma nenhuma pois já temos demonstrado que todos judeus como gregos estão debaixo do pecado”.

Queridos irmãos tosos, judeus e gregos, portugueses ou espanhóis, ou italianos ou ingleses, todos estamos debaixo do pecado como está escrito: não há justo e nenhum sequer, não há quem entendo ou que busque a Deus.

Queridos irmãos nenhum sequer que quer dizer que você ponha o seu nome aqui! Eu posso colocar aqui, o Jorge, está escrito, não há um justo, nenhum se quer, e todos se extraviaram, umas se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, não há um se quer!

“Ponha o seu nome aí, a garganta deles é o sepulcro aberto com língua urde o engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca eles a tem cheia de maldição e amargura, são os seus pés velozes para derramar sangue e nos seus caminhos há destruição e miséria, desconhecem o caminho da paz!”

Queridos irmãos não há paz neste mundo porque nós não conhecemos a nossa própria natureza o caminho da paz.

Não há temor de Deus diante dos seus olhos, e irmãos precisamos de ter temor de Deus!

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 23: “mas todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

Queridos irmãos todos nós pecamos, você e eu, todos nós!! Pecamos “mas somos justificados pelo entendimento e graça de Deus”.

Somos feitos justos de graça, gratuitamente, na graça de Deus mediante a redenção que há em Cristo, pagamento pelo sofrimento que Jesus fez de graça! Para nós! Enquanto éramos pecadores.

Vejam um bocadinho mais adiante no v. 28: “concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé independente de obras da lei, pela fé de Cristo”; não é pela minha fé a minha fé é em vão! A fé de Cristo que Ele fez isso e a fé que o Pai o ressuscitasse.

“É por ventura Deus somente Deus dos judeus? Não é Deus também dos gentios? Sim, também dos gentios”; não é Deus dos portugueses? Sim, e dos ingleses, e dos espanhóis, e dos italianos; “e visto que Deus é um só qual a justificará por fé o circunciso mediante a fé o incircunciso? Anulamos, pois, a lei pela fé?”

Óh porque somos salvos pela fé! Pela fé de Cristo e quantas pessoas me escrevem dizendo: olha somos salvos pela fé e por isso não importa a lei, o Sábado não importa, podem guardar qualquer dia.

Queridos irmãos o Sábado é um dos 10 mandamentos da lei de Deus é igual em padrão: a não matarás! E não roubarás!

Óh as pessoas não entendem: não pode ser! Mas é! E não diz o domingo, diz Sábado!

“Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma antes confirmamos a lei”; e como é isso possível? Como é que confirmamos a lei porque somos justificados pela fé e ninguém será justificado por obras da lei e então não precisamos da lei?

Não irmãos e vamos entender isto muito bem e claramente e as pessoas podem olha então não precisamos da lei mas queridos irmãos se não houvesse lei não haveria pecado e se não havia pecado não era necessário ser justificado, é ou não é?

Por que é necessário ser justificado? Se podemos deitar a lei fora?

RM 4:15 diz assim: “porque a lei suscita a ira”; sim quando você quebra a lei vai haver uma pena por quebrar a lei, por ex. tem este copo aqui se eu abrir a mão e deixar o copo cair a lei da gravidade fará com que o copo automaticamente vá para o chão e que se parta e suje o chão aqui com água, ou pelo ao menos molhe pois a água está limpa.

Mas a lei da gravidade é automática e a lei de Deus também é automática pois você quebra a lei é o pecado, você quebra a lei da gravidade você tem o resultado automático, ora se uma coisa cai no chão a gente limpa o chão e isso faz com que a lei da gravidade desapareça? Não, a lei da gravidade continua.

E agora começar a ler no v. 15: “porque a lei suscita a ira mas onde não há lei também não há transgressão”; se não houvesse a lei da gravidade o copo nunca caía! Mas como há lei tem a possibilidade de quebra a lei.

Temos uma lei de trânsito e você obedece a lei do trânsito ou não! Se as vezes os policiais podem fechar os olhos e deixar você passar mas podem por outro lado serem muito fortes na implementação dos castigos da lei.

Isso é decisão deles, misericórdia deles mas a lei continua.

Leiam aqui em RM 6:12: “não reine, portanto, o pecado no vosso corpo mortal de maneira que obedeceis às vossas paixões”; não permitam, isto é, tenham domínio próprio e não permitir essas paixões porque Paulo está a dizer isso que somos justificados gratuitamente.

Mas queridos irmãos se você por ex. está sujeito a uma pena, uma multa de trânsito, quando você paga a multa você não está mais sujeito a multa porque já a pagou e então agora as leis de trânsito param de existir? Não, se você quebrar a lei outra vez então tem outra multa.

A lei de Deus existe e Jesus Cristo nos perdoou e agora temos que andar no caminho se não vamos quebrar a lei outra vez e Jesus Cristo vai ter que nos perdoar de novo!

Por isso que diz: não reine, portanto, o pecado no vosso corpo mortal que de maneira que obedeceis às vossas paixões.

Leriam RM 7:7: “que diremos, pois, é a lei pecado? Não de modo nenhum, não, mas eu não teria conhecido o pecado e não por intermédio da lei”; a lei nos diz o que é certo e o que é errado.

A lei da gravidade diz: olha tem cuidado com isto, há certas leis naturais da inércia, por ex. uma coisa em movimento vai continuar em movimento até houver uma resistência e parar esse movimento, é a lei da inércia vocês sabem certas leis da física.

A lei nos diz o que é certo e oque é errado mas alei não corrige a direção, a lei demonstra a você certas coisas que você pode ou não pode fazer mas a lei não corrige para você fazer ou não fazer.

Isso é outro assunto.

E quando você quebra a lei você é perdoado por Jesus Cristo mas isso não quer dizer que você pode continuar a quebrar a lei pois isso é uma estupidez digamos assim, uma loucura.

Olha eu dirijo um carro, causei um acidente enorme, praticamente poderia ter morrido, pela graça de Deus estou a viver e então posso continuar todos os dias a ter o mesmo acidente porque Deus vai sempre me tirar dessa dificuldade?

Não tentes a Deus, a lei não para pois a lei nos ensina o que é o pecado mas uma vez que sabemos disso, uma vez que somos perdoados, não podemos continuar a quebrar a lei, temos que agora andar no caminho correto, sim, estávamos no caminho que pecamos, Jesus Cristo nos perdoou e agora temos que continuar no caminho.

Por isso aqueles que vão ser justificados aqueles que estão a praticar a lei.

Leiam aqui em RM 2:13: “porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus”; sim, se ouve a lei mas não a pratica não vai ser justo.

“mas os que praticam a lei, os que obedecem a lei de Deus hão de ser justificados”.

Não é a lei que justifica e é o sangue de Cristo que nos justifica e uma vez que estamos justificados temos que manter nesse caminho para sermos justificados, a lei não nos justifica a lei nos mostra o caminho para andarmos, uma vez que pecamos Jesus Cristo nos perdoa e nos bota no caminho e temos que nos manter neste caminho porque é os que estão a praticar a lei que serão justificados a praticar a lei até ao fim!

Vejam comigo se faz favor em RM 10:14: “como, porém, invocarão aquele a quem não creram?, como crerão daquele que nada ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue?”; tem que haver um pregador.

Queridos irmãos temos a palavra de Deus mas precisamos de encorajamento, precisamos da igreja de Deus e dos ministros de Deus para nos guiarem e nos ensinarem, para os encorajarem.

“e como pregarão se não foram enviados?”

Ou eu vou ser um ministro de Jesus Cristo eu vou declarar a mim próprio.

Queridos irmãos você não pode declarar a si próprio, você tem que ser enviado por Deus através de Jesus Cristo e você tem que ser qualificado e ser enviado pela autoridade de Jesus Cristo e em nome de Jesus Cristo!

Você não pode se auto declarar em nome de Jesus Cristo, não.

Como está escrito: “quão formosos são os pés os que anunciam coisas boas” mas tem que ser enviados.

“mas nem todos obedeceram ao Evangelho pois Isaías diz: Senhor quem acreditou na nossa pregação?”.

 

Queridos irmãos estamos aqui a pregar e a dizer a vocês o caminho da verdade e quantos de vocês é que estão a ouvir e a mudar a maneira de viver e seguir o caminho?

Queridos irmãos se houver 100 pessoas a ouvir este sermão é possível que só 1 ou 2 estejam a seguir o caminho.

Isso é chocante, não é?

Queridos irmãos e assim a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.

Nós precisamos de ter fé em Deus, sim, somos salvos pela fé de Cristo, somos justificados pela fé de Cristo mas temos que ter fé em Cristo, ambos de fé a fé.

Queridos irmãos para estarmos convictos isso não é simplesmente uma conversão física, olha eu estou comprometido, eu já estou arrependido, é um assunto mais profundo do que isso e é pena que muitos de vocês que estão a ouvir isto não estão a entender; muitas pessoas dizem: olha eu vou ao culto, eu observo o Sábado, eu guardo os dias santos mas queridos irmãos isso não quer dizer que você está convertido.

Você precisa de ter uma convicção no coração, e é uma energia e uma emoção que conduz a você ao verdadeiro arrependimento, e você precisa de estar convicto e não simplesmente convencido e convicto no coração.

Precisamos de estar convictos do pecado para produzir o compromisso ao arrependimento.

E veja comigo se faz favor 2 CO 5:20: “de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo como se Deus exortasse por nosso intermédio em nome de Cristo pois julgamos que vos reconcilieis com Deus”.

Queridos irmãos Jesus Cristo abriu o caminho para estarmos reconciliados com o Pai mas requer a nós a nossa parte para estarmos reconciliados com Deus.

Queridos irmãos reconciliação requer e necessita ambos os lados a fazerem a sua parte, não é só Deus fazer a sua parte e você só fazer o que lhe apetece e ao haver reconciliação Deus fez a sua parte mandou seu filho Jesus Cristo para nos reconciliar com Deus e Ele já abriu o caminho e agora você precisa caminhar nesse caminho e fazer a sua parte.

Deus abriu o caminho para estarmos reconciliados com Deus e nós precisamos de fazer a nossa parte por isso diz: rogamos que vos reconcilieis com Deus.

Paulo está aqui a escrever e a dizer: não estou só a pedir, estou a rogar, por favor! Façam a vossa parte para estarem reconciliados com Deus e temos que chegar a um ponto que venhamos a reconciliar com Deus! E como absolutamente necessário!

Temos que chegar a esse ponto e reconciliar com Deus que é absolutamente necessário, sinal de crença, e crer é obedecer!

Queridos irmãos crer é obedecer e por isso precisamos de estar convictos da justiça e não é só do pecado mas da justiça, e o Espírito Santo nos faz convictos da justiça!

Mas este mundo não tem justiça pois é o mundo de satanás!

Mas nós somos de Cristo e Ele nos resgatou e comprou com a vida Dele e por isso precisamos de ter justiça de Deus!

E não é a nossa justiça.

Queridos irmãos precisamos de ter justiça de Deus.

Queridos irmãos precisamos de ter fome e sede de justiça, ora se precisamos de ter sede e fome de justiça então precisamos de ser feitos justiça de Deus e não é a nossa auto justiça.

Continuando a ler aqui em 2 CO 5:28: “Ele não conheceu pecado, Ele fez o pecado por nós e que Nele fossemos feitos justiça de Deus”.

Queridos irmãos ninguém é justo, nenhum se quer, lemos agora a pouco em RM 3 e não é a nossa justiça, a justiça de Deus é perfeita e esse é o nosso padrão e por isso lemos por ex. em MT 6:32 busquem o reino de Deus e a sua justiça; a justiça de Deus!

Queridos irmãos o Reino de Deus é a meta, sua justiça é o caminho para essa meta; a justiça humana ao melhor é o legalismo, a justiça humana ao seu melhor padrão, digamos assim, é legalismo.

E isso é longe da justiça de Deus. A justiça humana é incompleta e a justiça humana adiciona pesos a lei que os fariseus criavam pesos a lei, legalismo, isso a parte do amor.

Por ex. adiciona ao Sábado listas do que podem ou não podem fazer! Isso é legalismo!

Todas as nossas justiças são como um trapo de imundícia e leiam comigo se faz favor IS 64:6: “mas todos nós somos como o imundo e as nossas justiças como trapo da imundícia”; todos nós murchamos como a folha e as nossas iniquidades como o vento nos arrebatam.

As nossas justiças são como um trapo da imundícia! Conseguimos entender isso? A nossa justiça própria, a nossa auto justiça é porcaria, é imundícia! Trapo de imundícia!

Por isso precisamos de nos sujeitar a justiça de Deus.

RM 10:1-3: “irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles é para que sejam salvos, a falar acerca dos judeus, porque lhes dou testemunho que tenham zelo por Deus, porém não com entendimento porquanto desconhecendo a justiça de Deus procurando estabelecer a sua própria auto justiça não se sujeitaram a justiça que vem de Deus”.

A justiça de Deus é criar em nós através do poder do Espírito Santo quando Cristo vive em nós.

E por isso diz: “porque o fim da lei é Cristo”; o propósito e o alvo da lei é nós virmos a ser e termos a personalidade, o alvo e a característica de Jesus Cristo! A graça e o conhecimento de termos de crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e esse é o propósito da lei e a lei aponta para Jesus Cristo.

“para justiça de todo aquele que crê”; que é para nós ficarmos todos juntos como Ele o é! E isso é o nosso golo. E por isso precisamos de ser uma nova criação e vejam 2 CO 5:17: “e assim se alguém está em Cristo é nova criatura”; não é continuar nos nossos pecados e continuar a viver da mesma maneira é uma nova criação e nova criatura!

E por isso é que diz como lemos a pouco no v. 21: somos feitos justiça de Deus e isto é um milagre queridos irmãos, é um milagre, é uma questão de usar e de termos domínio próprio junto com o Espírito de Deus e com a ajuda da força do poder de Deus!

E por isso lemos em vários pontos tal como por ex. em EF 4:22-24 que diz assim: “despojeis do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem criado segundo Deus”; tem que haver um arrependimento e haver uma mudança em justiça de Deus.

“e retidão precedentes da verdade”.

Queridos irmãos e por isso o Espírito de Deus nos faz convictos do pecado, nos faz convictos que precisamos de seguir este caminho e nos faz convictos do juízo e nos dá coragem para vencer e temos que andar para a frente e temos que lutar continuamente contra o pecado.

HB 12:4: “ora a nossa luta contra o pecado ainda não tem resistido até o sangue”; ora na nossa luta contra o pecado não resistimos até o sangue.

Queridos irmãos a luta contra o pecado é uma batalha e contínua, uma luta dentro de nós e não estamos a lutar contra carne e sangue mas estamos a lutar contra forças espirituais que estão a tentar influenciar a nós e temos que resistir com toda a força até como se desse sangue.

Precisamos de fazer a nossa parte mais do que 100% e então Deus fará o que nós não conseguimos fazer e esse é o milagre que Ele faz através do poder do Espírito Santo até o fim.

Por que irmãos? Porque vivemos num tempo difícil agora nesta era do fim e vejam comigo se faz favor 2 TM 3 começando no v. 1: “sabe, porém, que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis pois os homens são egoístas”; e vocês sabem o que é ser egoísta? Egoísta e um modo de narcisismo como EU SOU IMPORTANTE e os outros não importam.

“avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desafeiçoados, implacáveis, sem domínio de si que é sem domínio próprio! Cruéis, as pessoas são cruéis, inimigos do bem, traidores atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que dos caminhos de Deus! Tendo forma de piedade, parecem cristãos mas estão a negar o poder de Cristo e o poder do Espírito Santo, foge também destes!”

Queridos irmãos o problema é interno, as pessoas são egoístas como lemos no v. 2, tem o amor dos prazeres em vez do amor de Deus e ao próximo.

Uma sra. Chamada Melody Walden que é uma couch executiva, uma assistente social licenciada e professora do comportamento humano no colégio Hunter escreveu e disse: “como o couch executivo e professor de comportamento humano ouço diariamente leitores que afirmam que trabalham com um narcisista, isto é, uma pessoa egoísta, uma pessoa cheia de si própria e essas pessoas reclamam de gerentes e colegas, é culpa do meu gerente, é culpa do meu colega, eles são egoístas! E diz assim: reclamam dos gerentes e colegas, tornam a sua vida profissional mais difícil do que faria e os frustram sem fim!”

É culpa do gerente, é culpa do patrão, é culpa do colega!

E depois diz: “eles culpam as tendências narcisistas das outras pessoas pela falta de progresso, e aqui está um ponto importante, sem perceberem que a sua própria auto absorção pode estar contribuindo para o problema”; isto é, está a apontar o dedo enquanto há outros 3 dedos apontando para eles próprios e um a apontar a Deus!

Quando a pessoa aponta um dedo tome cuidado porque estão mais a apontar para ele próprio e outro a Deus.

“falando psicologicamente o narcisismo, isto é, o egocentrismo, isto é, estes egoístas é um traço de personalidade que todas as pessoas possuem! Do maior ao menor grau! Como qualquer característica existe um espectro de um contínuo de menos ou mais egoísta”

Então estas pessoas que tem estas atitudes excessivas de egoísmo têm esta necessidade excessiva de admiração, de serem admiradas, de obterem aprovação dos outros, tem um senso de direito, ou seja, É O MEU DIREITO!!

Considerando-se um comportamento excepcional, eu sou uma boa pessoa ou os outros é que não são mas eu? Sou boa pessoa.

E sendo condescendente aos outros: olha, os outros? Não prestam.

Uma capacidade de reconhecer as qualidades e sentimentos das outras pessoas, pessoas com relações superficiais e pessoas com várias flutuações de estado de espírito, isto é, muito temperamentais, um temperamento assim para um lado ou outro.

Queridos irmãos precisamos de ter cuidado, precisamos de mudar e precisamos mesmo!!

As pessoas são obstinadas, o problema dos israelitas como lemos eram obstinados e um dos problemas das pessoas neste problema de importância própria até parece estranho mas é o oposto.

O oposto disso que é o outro extremo quer dizer: eu sou uma porcaria, eu nunca vencerei, eu nunca conseguirei fazer isso e isso é impossível e eu sou um fracasso! Nunca conseguirei vencer!

Queridos irmãos esse é o outro extremo desse egoísmo e desse foco em si próprio, a auto comiseração e isso se chama uma conversa interna negativa como: eu nunca conseguirei chegar a esse ponto, eu nunca conseguirei, eu sou um fracasso.

Queridos irmãos isto é uma conversa interna negativa e é uma voz forte que está aqui dentro de nós: olha, Jorge, tu não vales nada! Nunca vais conseguir vencer! Olha, nem vale a pena tentar porque da mesma maneira nunca vou vencer! E Por que tentar? Não vale a pena! Não vale a pena o esforço!

Vale a pena, sim, irmãos porque temos aqui esta voz forte negativa aqui dentro de nós que não devíamos de estar a ouvir e essa voz interna negativa que você está a dizer a você mesmo que você na presta, você não vale nada, você tem que por isto fora!

E ouvir aquela voz mansa e delicada que vem de Deus; este sussurro tranquilo e delicado que vem de Deus através do Seu Espírito e que tocam nas nossas consciências e nos encorajam numa maneira mansa e delicada.

Vejam em 1 RS 19 vemos aí a situação de Elias e estava a ouvir essa voz negativa, esta conversa interna negativa na mente dele e começando a ler do v. 11 disse assim: “disse-lhe Deus: sai e põem-te neste monte perante o Senhor e eis que passava o Senhor e grande e forte vento fendiam os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor porém o Senhor não estava no vento, depois o terremoto, e o Senhor não estava no terremoto, depois do terremoto um fogo mas o Senhor não estava no fogo e depois do fogo um murmúrio, um sussurro tranquilo e suave, uma voz mansa e delicada”.

Queridos irmãos temos que vencer até ao fim e precisamos da coragem de andar para a frente e devemos por de lado esta voz negativa dentro de nós, esta conversa interna negativa, que nos está a dizer: tu nunca vais vencer!

Queridos irmãos você vai vencer com a ajuda de Deus! Nunca duvide! Deus nunca deixará você! Nunca o abandonará! Nunca, nunca, nunca!!

Precisamos de vencer até ao fim, até ao fim! Não é uma hora e depois desistir! Você precisa da coragem de andar para a frente! Como se lê em JS: tem coragem, seja corajoso, anda para a frente.

Queridos irmãos a sua meta, o seu golo, o seu objetivo está do outro lado do sofrimento.

Queridos irmãos existe uma luz e de esperança e também de glória do outro lado do sofrimento.

Os grandes atletas, as maratonas, ou seja, o que for tem que puxar contra exta barreira física e tem que puxar e puxar, tem que continuar perante dores, dores e mais sofrimento, e mais dores, mais sofrimento, e assim por diante tal como Cristo teve de sofrer.

2 CO 1:5: “porque assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor também a nossa consolação transborda no meio de Cristo”.

Queridos irmãos nós vamos ter que sofrer como Cristo sofreu e tudo o que você deseja está do lado de lá do sofrimento.

Veja aqui 1 PE 2:20-21: “pois que glória há se pecando e sendo esbofeteados por isso suportais com paciência”; se vocês fizeram um erro, recebe uma tareia e a receba com paciência.

“se, entretanto, quando praticar o bem sois igualmente afligidos com dores e sofrimento e então o suportais com paciência isto é grato a Deus porquanto para isso mesmo fostes chamados”.

Você está a entender isso? Você foi chamado para a igreja de Deus para sofrer e por que? é o que diz aqui irmãos: para isso mesmo fostes chamados, fostes chamados para sofrerem!

“pois também Cristo sofreu em vosso lugar deixando-vos exemplo para seguires os passos de Jesus Cristo também a sofrer o qual não cometeu pecado ou dolo algum se achou em sua boca, ultrajado não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças mas entregava-se aquele que julga retamente e por suas chagas fostes sarados”; e nosso sofrimento é necessário para os outros.

GL 6:1-2 diz assim: “irmãos se alguém for surpreendido em alguma falta vós que sois espirituais corrige-o com espírito de brandura e guarda-te para que não sejas também tentado, levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”.

Não há um atalho irmãos e não podemos descansar e temos que continuar até o fim nesta luta de sofrimento e para isso fomos chamados.

Queridos irmãos lembrem-se que Deus tem um plano para a humanidade e para sermos parte da família Dele no Reino Dele mas além disso Ele tem um plano individual para você, individual, você tem uma responsabilidade específica no Reino de Deus que Ele tem planejado para você.

E por isso precisamos de estar convictos agora do pecado, da justiça e do julgamento para estarmos a mudar e usarmos este domínio próprio que seja contra grandes dificuldades porque a meta está do lado de lá do sofrimento e precisamos de colocar fora esta voz negativa , esta conversa negativa, que nos está a puxar para baixo e temos que andar para a frente em fé e a por Deus sempre em primeiro lugar e a decidir o caminho de Deus mesmo que haja dificuldades e sofrimentos, temos que completar a missão até o fim!

Leiam comigo se faz favor em FP 1:6 e diz assim: “estou plenamente certo que aquele que começou a boa obra em vocês há de completa-la até Cristo Jesus”; Deus vai completar a obra em você e a pergunta que eu tenho é: VOCÊ VAI DESISTIR? Você vai ouvir esta conversa negativa? Você vai desistir porque tem sofrimentos a frente?

Ou você vai continuar porque diz assim: “que Ele começou esta boa obra em vocês e vai completá-la”; e por isso diz no v. 9 do mesmo cap.: “também faço esta oração que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção para aprovardes as coisas excelentes e sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo e cheios de frutos de justiça, justiça de Deus, o qual mediante Jesus Cristo para a glória e louvor de Deus”.

Esta é a luz, a glória que está do lado de lá do sofrimento e por isso irmãos mantenham-se não simplesmente convencidos mas CONVICTOS do pecado, da justiça e do juízo para vencerem continuamente através do sofrimento para chegarem à glória e para virem a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus que é o plano que Deus tem para você e para mim!!