Justificados pela fé

Você está aqui

Justificados pela fé

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.67 MB)

Download (Baixar)

Justificados pela fé

MP3 Audio (51.67 MB)
×

A justificação pela fé é um tema crítico no processo de salvação. Muitos não o entendem plenamente. Este sermão aborda este assunto usando como base a epístola de Paulo aos Romanos.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Paulo na epístola aos romanos aborda o plano de salvação de Deus e de uma maneira muito especial e na verdade muito encorajadora e bela.

A boa nova da salvação e de Deus, a boa nova do Reino de Deus, é que nós vamos receber a vida eterna pela fé e através da fé.

E esse entendimento de uma maneira plena e completa é muito importante para nós entendermos mas também é difícil para muitas pessoas entender e se torna um ponto de confusão e por que?

Porque muitos tentam realizar um ponto de justiça através da sua auto justiça e assim começam a criticar, a condenar ou a julgar outros quando outras pessoas não chegam ao padrão que eles pensam que seja necessário.

E por isso é criticamente importante para nós entendermos este ponto que Paulo aborda aqui em romanos para nós termos carinho e amor para com o próximo ao mesmo tempo que respeitamos a lei de Deus e os princípios eternos da lei de Deus.

Vejamos então começando a ler em RM 1:16: “pois não me envergonho do evangelho de Cristo e da boa nova que Ele nos dá, a boa nova que Deus nos dá, “; porque ao fim de contas O api e o filho tem o mesmo propósito e são um em propósito, objetivo, em meta para nos realizarmos porque esta boa nova do Reino de Deus, boa nova de Cristo e esta boa nova que o Pai nos quer dar é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê!

E sim crer é importante primeiro do judeu e também do grego visto que continua Paulo aqui em RM 1:17: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho”; nesta boa nova e de fé em fé e como está escrito: “o justo viverá pela fé”.

E por isso vemos que é um passo de fé em fé é como fosse o subir a uma escada de fé em fé, da minha fé, da fé de Deus, da fé de Cristo e conforme vamos crescendo em fé.

Queridos irmãos muitas vezes nós não entendemos o que é fé e uma maneira que eu gosto de explicar o que é fé com uma palavra simples facilmente compreensível a nós hoje em dia na nossa sociedade e por isso vou usar outra palavra ter confiança e está claro fé é mais que ter confiança mas para o meu propósito hoje usar este termos simples de ter confiança nos ajuda a descrever bem a ter fé que é acreditar, ter confiança nas promessas de Deus!

Nós temos confiança em Deus porque devemos confiar Nele e por que? Porque Ele não mente!

Ele diz sempre a verdade e Ele é a verdade! Ele é fiel a sua palavra! E daí a palavra fidelidade, fiel, ter fé.

Ora vejam em DT 32:4: “eis a rocha, suas obras são perfeitas porque todos os caminhos são juízos e Deus é fidelidade e não há Nele injustiça”, Deus é fiel e Deus é confiável e nós podemos confiar em Deus porque Ele é fidelidade! Ele é fiel! Ele é a verdade! O que Ele diz pão, pão é pão e queijo, queijo é queijo! Sim é sim e não é não!

Vejam em JS 21:45: “nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara a casa de Israel e tudo se cumpriu”; as promessas de Deus são infalíveis e nós podemos ter completa confiança em Deus porque Ele não mente e as promessas Dele são infalíveis e Ele quer que você esteja no Reino de Deus como filho e filha Dele, glorificado na família Dele e o desejo Dele é infalível.

Mas como ele dá a você arbítrio livre a única possibilidade de falha não é Dele mas sua, caso você desistir, você virar as costas a Deus.

Veja também IS 25:1: “óh Senhor Tu és o meu Deus, exaltar-te-ei a Ti e louvarei o Teu Nome porque tens feito maravilhas e tens executado os Teus conselhos antigos fiéis e verdadeiros”.

As promessas, o que Deus prometeu, o que Deus disse, Ele é fiel e isso é verdade e Ele faz maravilhas para executar essas promessas.

E por isso Deus é verdade e Deus é 100% verdade por outro lado nós temos que nos tornar como Deus é e temos que ter o fruto do Espírito de Deus que inclui fidelidade e ser fiel como Ele o é!

Vejam por ex. em GL 5:22-23: “mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”; e nós precisamos de ter este fruto com estas características.

E uma delas entre elas é ser bondoso, ser benigno com o próximo mas é ser fiel também.

Queridos irmãos nós temos que ser pessoas que a nossa palavra seja tudo necessário de fazer, a nossa palavra precisa de ter peso como quando eu disser uma coisa que vou fazer e preciso de fazer, a mesma coisa nós todos.

Vejamos em MT 5:37: “seja, porém, a tua palavra sim, sim, não, não o que disto passar é do maligno”; porque ele é mentiroso desde o princípio e ele é o pai da mentira mas nós temos que ser verdadeiros e quando a nossa palavra é verdadeira nós iremos ser fiéis a nossa palavra.

Temos que ser pessoas de que a nossa palavra tenha valor! E o que é certo é certo! E o que é errado é errado!

E por isso Deus é fiel e continuando como estávamos a ler a pouco em RM diz que: a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, o justo viverá pela fé; e o que eu disse: esta fé é ter confiança porque Deus é fiel e nós temos que ser fiéis também!

Por isso um fruto das características de Deus é: fidelidade mas então continuando aqui a descrever o que Paul diz no v. 18 diz: “a ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detém a verdade pela injustiça”.

Que detém a verdade! As pessoas hoje em dia estão a deter a verdade e estão a dizer mentiras e quando as pessoas dizem uma verdade falam: não, isto não está correto!

E estão a deter a verdade pela injustiça e o mundo hoje em dia está cheio de injustiça e por isso ele está a dizer aqui que a ira de Deus se revela e que vai haver um julgamento e vai haver um dia de juízo.

Continuando no v. 19: “quanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, isto é, o que nós podemos saber de Deus é manifesto entre as pessoas que detém a verdade pela injustiça que tem a perversão e a impiedade dos homens!

Porque Deus Lhes manifestou à humanidade que Ele existe!

v. 20: porque os atributos invisíveis de Deus assim como o seu eterno poder ou também a sua própria divindade claramente se reconhece desde o princípio do mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas e tais homens são por isso indesculpáveis”.

Estes cientistas e estas pessoas de grande inteligência não têm desculpa porque sabem melhor que Deus existe!

porque negar que Deus existe é deter a verdade pela injustiça como lemos no v. 18!

Continuando no v. 21: “porquanto tendo conhecimento de Deus, sabendo que Deus existe, conhecem Deus nesse ponto limitado, Deus existe, não dão glória a Deus como Deus e nem dão graças a Deus”; por termos uma mente, por termos a facilidade de pensar, por termos saúde ou seja o que for, as pessoas não dão graças a Deus.

“antes se tornam nulos nos seus próprios raciocínios”; raciocínios que não tem valor, à parte de Deus são indesculpáveis!

“vão escurecendo o próprio coração insensato”; e assim tem um coração insensato e às escuras.

Se passando por sábios tornaram-se loucos”; é uma loucura hoje em dia queridos irmãos e é uma loucura no mundo! Absolutamente loucura!

E continuando mais adiante no v. 26: “por causa disso os entregou Deus a paixões infames”; e por causa disso Deus disse: bem, estás para Me rejeitar? Então? Anda no caminho! Anda no caminho que queres andar!

E por isso permitiu, deixou eles, fazerem essas paixões infames que são digamos assim paixões básicas que são a própria contradição da base da verdade!

Por ex. dizendo aqui: “porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro? Contrário a natureza”; a natureza que a mulher dentro do matrimônio tem relações íntimas com seu marido e não é com outra mulher porque quando faz com outra mulher é contra a natureza.

v. 27: “e semelhantemente os homens também deixando o contato natural da mulher, no matrimônio, entre o homem e a mulher, se inflamaram mutuamente na sua sensualidade cometendo torpeza, pecado, homens com homens! Recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro”

Porque afeta a saúde, tem doenças e sei lá o que mais!

Queridos irmãos a fundação da verdade dessas pessoas está completamente de pernas para o ar e é o que se passa no mundo hoje!

v. 28: “e por haverem desprezado o conhecimento de Deus porque como lemos sabem melhor, não tem desculpa, Deus os entregou, deixou a eles, a andarem numa disposição mental reprovável, ou seja, estão a fazer coisas que são completamente erradas!”

Que é uma loucura irmãos, o que vemos hoje em dia que as pessoas dizem!

“é uma disposição mental reprovável para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda a injustiça, malicia, etc, etc”

Queridos irmãos o raciocínio deles e a disposição mental deles ficou pervertida e não pensam corretamente!

E depois mais adiante em RM 2:1: “portanto, és inexcusável ó homem”; quando julgas quem quer que seja, quando dizes mal de uma pessoa e não podes dizer mal dos outros? Não podes estar a criticar o outro? Não pode ser auto justo como: eu sou melhor que o outro!

Porque no que julgas e no que criticas a outro a ti mesmo te condenas e estás a condenar a ti próprio pois praticas as próprias coisas de que condenas? Tu fazes a mesma coisa!

Por isso cuidado! Não podemos e não devemos de estar a dizer mal ou criticar o próximo!

“bem sabemos que o juízo de Deus a segunda verdade contra quem pratica tais coisas”; vai haver um julgamento e tu ó homem que também fazes tais coisas pensas que te livrarás do juízo de Deus? Não!

Porque irmãos como lemos em TG 2:13 diz: “que o juízo de Deus é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia”; mas se você tem misericórdia para com o próximo não está a criticar o outro então a misericórdia triunfa sobre o juízo; e nós precisamos de ter misericórdia e compaixão e amor para com os outros e não amamos o pecado mas amamos o pecador e o respeitamos e temos carinho com o pecador.

v. 4: “ou desprezas a riqueza da sua bondade de Deus, da sua tolerância, sua benignidade de Deus? Ignorando que a bondade de Deus é que conduz ao arrependimento”.

Deus nos dá espaço e nos dá tempo! Por que? para nós nos arrependermos! Deus é misericordioso, é bondoso, é tolerante, é longânimo, isto é, sofre por muito tempo com paciência para conosco e por que?

Porque quer que nós nos acheguemos ao arrependimento e o mundo precisa de se arrepender e Deus está a dar ao mundão tempo e espaço para se arrependerem!

O ponto aqui que Paulo está aqui a referir irmãos é que nós precisamos de crer e acreditar em Deus e ter confiança em Deus! E que Ele é misericordioso e que Ele vai executar juízo ao fim de contas mas é preciso de acreditarmos Nele e no que ele diz e confiança no que ele diz!

E por isso lemos em RM 3:3-4: “e daí se alguns não creram a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?”; sim, se você não acredita que Deus é fiel as suas promessas e que Deus está a demonstrar muita misericórdia e está a nos dar espaço e tempo mas que vai haver um juízo se você não acredita nisso vai desfazer a fidelidade de Deus de que ele vai manter tudo da maneira que disse que ia fazer?

No v. 4 diz: “de maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem segundo está escrito para ser justificado nas tuas palavras e as venha a vencer quando fores julgado”

Por isso vemos irmãos que Deus é verdade! Deus é verdadeiro! Temos que nos arrepender! Deus pode ser confiado! Podemos ter confiança Nele! E por que? porque Ele é fiel!

Mas nós, por outro lado, temos uma prática e uma prova durante a nossa vida no passado que nós não temos sido fieis mas temos que mudar e por isso Paulo diz aqui em RM 3:9: “que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Somos nós melhores? Não, de forma nenhuma! Pois já temos demonstrado a todos, tanto judeus como gregos, todos, tanto verdadeiros cristãos na igreja de Deus como gentios, pessoas que não estão na igreja de Deus e estão debaixo do pecado”.

Como está escrito: “não há justo, algum, se quer!”; e isso inclui você e eu! Nem um se quer!

“não há quem entenda, não há quem busque a Deus”; e precisamos de buscar a Deus melhor porque estamos ainda longe do que Deus quer que nós cheguemos a essa meta e alvo e padrão de sermos ou conhecermos como Jesus Cristo é para chegarmos ao mesmo padrão que ele é!

Continuando no v. 11: “não há quem entenda, não há quem busque a Deus e todos se extraviaram a uma se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, não há um, se quer!”

E acho que isso inclui você! Porque não diz aqui não há ninguém, exceto você!

Queridos irmãos todos nós fizemos coisas erradas, falhamos e erramos o alvo e por isso se lê um bocadinho mais adiante em RM 3:20: “visto que ninguém será justificado diante de Deus por meio de obras da lei” e por que? porque todos nós falhamos!

Se você uma vez falhou e quebrou a lei não pode estar justo diante de obras da lei!

“Em razão que pela lei veio o conhecimento do pecado”; pela lei vemos que eu pequei e nós pecamos e você pecou!

v. 21: “mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas”.

Então o que é a justiça de Deus? Isto é agora à parte da lei!

Mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; e o que isso quer dizer? Precisamos de falar isto de uma maneira clara! Porque a lei e os profetas testemunham e apontam para Jesus Cristo!

E quando Jesus Cristo veio e Ele quando se manifestou como um ser humano essa é a justiça de Deus porque Ele veio como um ser humano perfeito e sem pecado e é assim a justiça de Deus.

Viveu sem pecado; você e eu? Não!

v. 22: “justiça de Deus mediante a fé que é a fé de Jesus Cristo como devia de estar escrito e deveria de ter sido traduzida; e para todos e sobre todos os que creem!”; os que acreditam!

Sim, a fé de Cristo se manifestou! Pelo ato de fé que ele fez de dar a sua vida por nós, foi um ato de fé! Deu o seu sangue por nós!

“e esse ato de fé mediante a fé de Cristo, a justiça de Deus se manifestou e é manifestada e nós entendemos para todos e sobre todos os que creem”; para todo o mundo e todos os que creem e nós que acreditamos que o que Ele fez é suficiente para nós!

Porque não há distinção e ajustiça de Deus mediante a fé de Cristo é para toda a humanidade, bons e maus, pecadores ou não!

V. 23: “pois todos pecaram; você pecou? Está claro que você pecou! Eu pequei? Está claro que eu pequei! “Todos pecaram e carecem da glória de Deus”; mas Jesus Cristo não pecou e Ele é justiça! Ele se manifestou a justiça de Deus Nele!

E por que? Pela fé e pela confiança que Ele teve no Pai que o ressuscitaria!!

v. 24: “por isso somos justificados gratuitamente”; pela sua graça, pela sua bondade, pelo seu ato gratuito para conosco: “mediante a redenção, isto é, como Jesus Cristo nos compra de volta da morte. E que há em Cristo Jesus a quem Deus propôs como o seu sangue como propiciação, como perdão por nós, o seu sangue para pagar pelos nossos pecados”.

Mediante a fé que ele fez isso com fé e por outro lado, sim, nós temos que acreditar que o que Ele fez é suficiente para nós.

“para manifestar a sua justiça por Deus ter na sua tolerância deixados impunes os pecados dos anteriormente cometidos”; Deus perdoa os nossos pecados do passado e por isso somos justificados pela fé mas não é a minha fé é pela fé de Jesus Cristo!

Vejam em 2 TM 3:15: “e desde a infância sabe as sagradas letras das escrituras, a Bíblia, que podem te tornar sábio para a salvação pela fé que há em Cristo”; como vocês podem ler na ARC e na ACF.

Pela fé que há em Cristo! Não é a fé que há em mim ou em você!

Vejamos então agora em em EF 2:8-9: “porque pela graça sois salvos mediante a fé”; qual fé? A fé de Jesus Cristo!

“e isto não vem de nós, não é a nossa fé! É dom de Deus!” e Deus nos dá a fé de Cristo gratuitamente em nós como um ato para nos justificar, gratuito, isto é, de graça, e isto é, a graça de Deus!

“não de obras”; não de suas obras, não da sua fé! “para que ninguém se glorie pois somos feitura Dele”; do Pai, através de Jesus Cristo e criados em Cristo e através de Jesus Cristo para boas obras.

Por isso irmãos não são as nossas obras, a nossa fé, a nossa confiança é insuficiente e não é nada para estarmos a gloriarmos e por isso você não pode estar a julgar o outro e a condenar o outro e dizer que você é melhor como lemos em RM 2:1 porque se fazemos isto estamos a condenarmos a nós próprios!

Vejamos então agora em GL 3:19: “qual pois a razão de ser da lei? A lei foi adicionada por causa de transgressões”

E o que é uma transgressão? É quebrar a lei! Então a lei foi adicionada por causa de quebrarem a lei! Como é que isso pode fazer senso? Se a lei foi adicionada porque quebraram a lei como é que isso pode fazer senso? Pode e por que? porque está a falar de duas leis!

Porque a lei das cerimônias foi adicionada porque quebraram a lei eterna de Deus e por isso a lei das cerimônias foi adicionada até que viesse o descendente que é Jesus Cristo a quem se fez a promessa porque a promessa foi feita a Abraão e seu descendente que é Jesus Cristo e foi promulgada esta lei cerimonial por meio de anjos, palavra grega, angelous, que significa mensageiros mais especificamente pela mão de um mediador.

E qual foi o mediador? Moisés! Deus falou isso a Moisés e ele deu isso a outros mensageiros na terra de Israel e assim foi promulgada por meio deste mensageiro.

Veja também no v. 24: “de maneira que a lei nos serviu de aio, de tutor, de professor para nos conduzir a Cristo”; a lei cerimonial aponta para Cristo a fim de que fôssemos justificados pela fé de Cristo.

E por isso queridos irmãos que não é a minha justiça e nem a sua mas é a justiça de Deus!

Vejam em FP 3:8-9: “sim, deveras considero tudo como perda por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo, Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi toas as coisas e considero refugo para ganhar a Cristo”.

Por isso tudo não tem valor nenhum! Tudo! Se eu perco o meu emprego ou isto ou aquilo é como refugo para ganhar a Cristo! E não estou a dizer que não precisamos de trabalhar mas temos que trabalhar sim mas o ponto é que temos que por Deus primeiro.

v. 9: “e ser achado Nele não tendo justiça própria” e não é a que procede da lei porque eu estou fazendo isto ou aquilo sou mas justo que o outro por isso estou a criticar e a condenar o outro, não!

Se não pela fé de Cristo como de via de ser; a justiça que procede de Deus baseada na fé de Cristo e mediante a fé de Cristo e não a minha fé se não teria obras minhas.

Vamos então continuar a ler agora em RM 10 e começar a ler do v. 1: “irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a favor deles”, isto é, os israelitas e Paulo está aqui a falar como de outras pessoas que não são cristãs; “são para que sejam salvos”.

O meu desejo para todas as pessoas do mundo é para que sejam salvas!

“porque eu dou testemunho de que essas pessoas em outras igrejas têm zelo por Deus! Há muitas pessoas nessas igrejas que são muito zelosas com Deus, porém, não com entendimento e por que?

“porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça não se sujeitam a justiça que vem de Deus”!

Queridos irmãos isto aqui é crítico de entendermos isto e precisamos de entender a justiça de Deus! Infelizmente muitas pessoas na igreja de Deus não entendem a justiça de Deus! Procuram estabelecer a sua próprio auto justiça! E depois condenam e falam mal de outros irmãos por causa que veem o outro irmão a falhar!

NÃO CRITIQUEM AS OUTRAS PESSOAS!

v. 4: “porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê”; ah vês não é preciso ter mais lei! Não, não é isso que está a dizer irmãos, o fim da lei, o propósito da lei, o objetivo e a intenção da lei CERIMONIAL que é para apontara Cristo!

Para apontar para Cristo! Porque Ele é o CORDEIRO PASCAL; Ele é o cordeiro imaculado sem pecado e que morreu por nós! E as outras cerimônias e sacrifícios apontavam a Cristo!

Queridos irmãos é muito semelhante ao que lemos em GN 3:15 porque diz aqui, digamos assim, nesta luta entre a serpente e a semente da serpente que é satanás e aqueles que seguem satanás, a serpente e a semente da serpente é esta guerra entre a serpente e satanás e a mulher e a semente da mulher!

A mulher simbolizada neste caso inicialmente a Eva mas numa outra camada de simbolismo representa a igreja de Deus e a semente da mulher que é o filho do homem que é Jesus Cristo a cabeça da igreja e há esta contenda aí e isso foi profetizado na lei!

Em GN é o início da lei! Dos 5 livros da lei de Moisés! Apontava já o início para Cristo e por isso a lei já apontava para Cristo mesmo em GN!

E por isso lemos em MT 5:17: “não penses que vim revogar a lei ou os profetas não vim para revogar mas para cumprir”; sim Ele veio para obedecer a lei mas para cumprir a lei e por que a lei apontava para Ele como vimos a lei da Páscoa, a lei dos sacrifícios, a lei já em GN apontava para Cristo e Ele veio cumprir essa parte da lei que apontava para Ele e veio cumprir as profecias dos profetas!

E por isso Ele não veio revogar a lei e os profetas mas para cumprir!

Então, queridos irmãos o que é a fé de Cristo? a fé de Cristo é que Jesus Cristo teve completa confiança no Pai que ele o ressuscitaria e por isso Ele deu sua vida, se esvaziou e se fez um homem e se humilhou até a morte em completa confiança e fé que o Pai o ressuscitaria e isso é A FÉ DE CRISTO!

E por isso Ele deu a sua vida e seu precioso sangue e isso é bem descrito em FP 2:5-8: “tende em vó o mesmo sentimento, a mesma maneira de ver as coisas, a mesma mentalidade, o mesmo espírito e a mesma intenção que houve também em Cristo Jesus! Pois Ele, Cristo, subsistindo em forma de Deus porque lemos em 1 JO 1:1 que no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verba era Deus; e não julgou como usurpação ser iguala Deus como uma falsidade ideológica ser igual a Deus”

Não foi um roubo de identidade ser igual a Deus antes Jesus Cristo a Si mesmo Se esvaziou de que? de ser da forma de Deus para vir a ser da forma de homem! É o que diz aqui no v. 7: “assumindo a forma de servo tronando-se a semelhança de homem e reconhecido em figura humana”; e a si mesmo se humilhou até morrer, dar a vida e isto é um ato de fé! Em completa confiança que o Pai o ressuscitaria!

Por isso queridos irmãos somos feitos justos e somos justificados perante o Pai porque Jesus Cristo confiou no Pai e deu Seu sangue para nos redimir e comprar de volta e por isso nós somos feitos justos com Deus pela fé de Jesus Cristo e não pela sua ou pela minha fé.

Então o que precisamos de fazer?

Então voltando a RM 3:31: “anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei” e como? E Paulo explica em RM 4 tal como Abraão acreditou em Deus e disse a ele: sai desta terra e vai para a terra que estou a te prometer! E ele acreditou em Deus e teve confiança, sim, Deus não mente!

E Deus Disse: Eu te abençoarei! E ele acreditou em Deus! E por causa disso é o que vemos aqui no v. 3 diz assim: “Abraão creu em Deus e isso foi imputado para justiça”.

Esse ato de fé e de crença de Abraão foi imputado e posto como crédito na sua conta como justiça e não é porque ele era justo! Não que ele era perfeito! E tinha as coisas todas certas! Não!

Ele tentou fazer as coisas mas tinha certas imperfeições e todos nós tentamos mas temos certas imperfeições mas o ponto aqui é que ele tentou mas acreditou e quando acreditou deu o primeiro passo em fé!

De fé em fé, de fé a fé, sim, nós temos que acreditar que os sacrifícios de Jesus Cristo são suficientes para nós! E por isso quando acreditamos nós vamos fazer o que Ele nos mandou fazermos!

E por isso nós vamos mudar a nossa vida! Sim, somos justificados pelas nossas obras mas agora que Jesus Cristo nos justificou pelo seu ato de fé nós precisamos de agora de acreditar Nele e fazer o que Ele diz para nós fazermos! Temos que mudar à nossa maneira de viver!

E por isso vocês leiam RM 4 que é muito interessante e significativo, mas vejam aqui por ex. em RM 4:20: “não duvidou por incredulidade da promessa de Deus mas pela fé se fortaleceu dando glória a Deus”; nós não devemos ter dúvidas e temos que ter confianças! A andar em fé!

E por isso no v. 21: “estando completamente convicto de que Deus é poderoso para cumprir o que promete”; precisamos de acreditar em Deus!

Deus diz: que precisamos de guardar o Sábado e temos que ter fé e acreditar em Deus que Ele vai providenciar onde nós não vemos uma solução!

E temos que estar completamente convictos! Pelo que isso também lhe foi imputado para justiça e não somente por causa deles está isso escrito: “e levado em conta mas também por nossa causa posto que a nós, igualmente, nos será imputado, a justiça de Deus, a nós que cremos que Aquele que ressuscitou dentre os mortos, Jesus, Nosso Senhor”.

E por isso nós acreditamos que o sacrifício de Jesus Cristo é suficiente para nós porque o sacrifício de Jesus Cristo nos justifica! E por isso nós vamos andar em fé e fazer o que ele diz para nós fazermos e essa justiça de Deus vai ser creditada e imputada e levada em nossa conta como justiça!

E queridos irmãos isto é dom de graça de Deus para conosco porque Deus deu o seu grande sacrifício, o Pai deu o seu único filho, unigênito e Jesus Cristo deu a sua vida por nós como nosso Salvador e então o Pai e o Filho esperam que nós demonstremos gratidão a Ele e como?

Obedecendo a Ele e fazendo o que é agradável aos Seus olhos entendendo que o que nos justifica é o ato de fé de Jesus Cristo mas agora que somos justificados de graça pela fé de Cristo nós temos que acreditar Nele e dar o primeiro passo em fé acreditando que Ele é suficientemente poderoso para fazer o que Ele promete e que vai nos ajudar!

E por isso, embora, somos justificados pela fé aqueles que praticam a lei ao fim deste período todo é que vão ser justificados e é o que lemos em RM 2:13: “porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei hão de ser justificados”.

E por que praticamos?  Porque acreditamos no que Deus diz para nós fazermos, sim, não somos justificados inicialmente pela nossa fé e sim pela fé de Cristo mas agora uma vez que Ele fez isto por nós devemos ter a responsabilidade de responder em gratidão a esta graça e este ato de graça que Deus tem conosco e fazendo e não querendo desobedecer a Ele.

Então se perseverarmos até o fim para vencermos as paixões e as fraquezas da carne, obedecendo as leis de Deus embora de vez em quando falhamos mas nos arrependemos e olhamos para os outros que estão a tentar e vão falhando com misericórdia porque também nós falhamos.

Então chegamos ao ponto que lemos aqui em RM 5:1-2: “justificados, pois, mediante a fé temos paz com Deus por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes”

E estamos firmes a sermos fiéis a Deus! Porque ele diz: obedeçam a Mim! Então obedeçamos a Ele! Por que? Porque Ele resiste por nós e queremos retribuir!

Com o que podemos retribuir?

Simplesmente obedecendo a ele e fazendo o que é agradável a Ele.

E por isso gloriamo-nos na esperança da glória de Deus!

E qual é a glória de Deus em nós?

É que vamos ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus com vida eterna na família de Deus!