O Primeiro Amor

Você está aqui

O Primeiro Amor

Download (Baixar)
MP3 Audio (19.53 MB)

Download (Baixar)

O Primeiro Amor

MP3 Audio (19.53 MB)
×

O mundo necessita de restauração. Mas não é só restauração física, mas também restauração espiritual. Essa restauração espiritual é uma reconciliação com Deus e com o próximo. Este sermão, parte da Obra da Igreja de Deus Unida, descreve estas primeiras obras que devemos ter, obras de reconciliação.

Transcrição

O PRIMEIRO AMOR    -      02.11.2019

Sermão do ministro Jorge de Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Hoje em dia quando ouvimos as manchetes ou notícias e quanto estamos a vigiar o que está a acontecer no mundo simplesmente ficamos muito tristes pelo o que está a acontecer.

Vemos demonstrações enormes em pessoas que fazem coisas terríveis e muitas pessoas rejeitando a corrupção que existe no governo e na liderança e as notícias próprias vê-se que há uma certa colaboração entre certas fontes de notícias que só dizem um lado da estória como estão a promover umas certas ideias.

E ao fim de contas devemos estar muito cuidadosos ao ouvirmos o que está a passar-se para podermos discernir a realidade e a verdade.

Queridos irmãos estamos num ponto de crise mundial em tantos países em que há demonstrações, bombas, fogueiras, desastres de chuvas, desastres de incêndios e o sei lá que mais irmãos e o mundo está terrível e claramente o mundo precisa de ser restaurado.

E nós sabemos que Jesus Cristo vai restaurar o mundo mas Jesus Cristo vai restaurar tendo um grupo digamos assim de auxiliares que o vão ajudar.

Que serão os santos ressuscitados e que vão governar com Cristo e debaixo de Cristo como reis debaixo do Rei dos Reis e como senhores ou sacerdotes debaixo do Senhor dos Senhores, isto é, como professores e pessoas para guiar e ensinar ao mundo.

Mas estes líderes que vão trabalhar debaixo de Jesus Cristo e que serão os santos ressuscitados, estes líderes no Mundo do Amanhã têm que provar no mundo hoje que não tem corrupção nenhuma e como a Bíblia diz: são incorruptíveis.

E isto quer dizer mentalmente nas suas atitudes e nas suas maneiras de fazer coisas são limpos e justos e que praticam a justiça, a misericórdia e que andam em fé no caminho de Deus.

Infelizmente hoje o mundo queridos irmãos está super enganado e equivocado, o chefe dos enganadores que é satanás está a enganar o mundo inteiro.

Vejam comigo faz favor em AP 12:9: “que o grande dragão, a antiga serpente, foi expulso do céu que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo”.

Irmãos o sedutor e enganador que não só engana mas que seduz o mundo!! E neste engano louco, nesta loucura deste mundo que está todo enganado; mas nós temos que vencer isto e temos que superar estas dificuldades que o mundo está a atacar a nós e que as pessoas do mundo que são corruptas e influenciadas e seduzidas por este grande enganador e sedutor do mundo todo estão todas a seguir o caminho errado porque diz: todo o mundo!!

Queridos todo o mundo não é só algumas pessoas e precisamos de ter muito cuidado irmãos porque esta atitude está pervertida e em todos os locais no mundo.

E por isso é que diz no v. 11 diz que nós os santos vamos ter que vencer esta luta que é liderada por satanás mas está a influenciar o mundo todo e nós que estamos nesta guerra nós teremos que vencer e diz assim: “por causa do sangue do cordeiro”; sim queridos irmãos não é nada que você faça ou eu faça mas é o sangue de Jesus Cristo que nos vai ajudar a vencer.

A nossa salvação não é nada que você ou eu façamos e depois diz: “e por causa da palavra e do testemunho que deram”; o testemunho que é baseado na palavra de Deus que é a palavra de Jesus Cristo.

E em terceiro lugar diz: “e mesmo em face da morte não amaram a própria vida”; quer dizer que não pusemos prioridade na nossa vida onde Deus está em primeiro.

Por isso que diz em outro local que temos que aborrecer a nossa esposa e nossos filhos e nossos parentes e até a nossa própria vida!!, isto é, relativamente porque Deus sempre tem que ser primeiro.

E os outros tem que ser segundos ou terceiros lugares.

E por isso devemos por Deus em primeiro na nossa vida mesmo em face da morte, mesmo quando as dificuldades forem tão grandes que você diz: olha não vou conseguir fazer isto, por ex. Deus diz que temos que observar a festa dos tabernáculos, alguns irmãos dizem: a dificuldade é muito grande e não vou conseguir observar a festa.

E diz aqui que temos que vencer em face da morte!

Queridos temos que colocar uma prioridade ao guardar e obedecer a Deus primeiro.

Irmãos a lei de Deus é espiritual, os 10 mandamentos também o são, tal como as leis físicas, a lei da gravidade se eu colocar um objeto nas mãos e o deixar cair, a gravidade faz com que o objeto vai ao chão quer queira ou não a lei da gravidade terá sempre o mesmo resultado.

Igualmente a lei de Deus é espiritual e que tem o seu resultado e que é se quebrarmos a lei vamos sofrer a pena da lei e a pena final de quebrar a lei é a MORTE!

E por isso irmão devemos praticar a lei de Deus mas a lei de Deus é baseada em AMOR como amor para com o próximo e amor para com Deus primeiro.

Sim, por ex. se você comete adultério você está a magoar o seu relacionamento com a sua esposa e na sua família e você por isto não está a atuar em amor!

Você vai mentir e não vai atuar em amor com o próximo; e se você está a roubar você não está a atuar em amor com o próximo.

E queridos irmãos nós temos um estudo bíblico acerca dos 10 Mandamentos que abordam este assunto muito claramente porque ao fim de contas é uma questão de relacionamento de amor que devemos ter com Deus e o próximo!

Por isso quando Jesus Cristo morreu como diz: por causa do sangue do cordeiro, Jesus Cristo restabeleceu uma reconciliação entre o Pai e nós através de seu sangue.

Porque nenhum de nós pode saltar este abismo e diferença entre nós e Deus!

Por isso Deus teve que enviar o Ser que nos criou debaixo da autoridade do Pai, O Verbo, que veio a ser Jesus Cristo, nos enviou para depois nos levar para além do abismo que existe entre nós e Deus, isto é, criar esta reconciliação entre nós e o Pai.

Por que? porque Deus tem um plano fantástico para você e para mim e por todo o mundo!!

Embora o mundo ainda não reconheça hoje mas vai reconhecer um dia! Cada um a sua ordem e a seu tempo!

Mas Deus tem um plano e um mistério e este mistério é que nós vamos ser filhos e filhas de Deus!

Vejam em RM 8:19: “porque a ardente expectativa da criação (o que nós esperamos, a nossa grande expectativa) é a revelação dos filhos de Deus”.

Queridos irmãos precisamos de entender isto BEM, por ex. os seus filhos são tão humanos como você o é, seus filhos em todos os pontos práticos são iguais a você, SIM, não é igual em autoridade mas é igual a você em gênero e tipo de ser; e isto quer dizer que Deus, este tipo de Ser do Reino de Deus, pois nós somos do reino humano e há o reino angélico mas estou a falar do Reino de Deus onde há o Pai e o Filho.

E nós vamos ser filhos do Pai! Quer dizer que vamos ser do mesmo gênero de Deus!! Como nossos filhos e filhas são do mesmo gênero que você!!

E por isso Deus tem esse grande mistério e TODO MUNDO AGUARDA A REVELAÇÃO, e este é o grande mistério que nós seremos parte do Reino de Deus!! Da família real de Deus! Sim, o Reino de Deus é um governo a governar sobre a terra mas é uma família real!!

E o ponto é que para nós reinarmos nesse Reino e nessa família temos que ser seres hoje que não sejamos CORRUPTOS porque vai ser um governo limpo e puro e sem corrupção!

Não será como os governos de hoje em dia e você pode olhar para qualquer país e não estou a acusar este ou aquele país e digo TODOS OS PAÍSES estão ou são extremamente corruptos e sim você quer tirar um político por outro político porque este é muito corrupto mas o outro que vem é igualmente corrupto, talvez em outra direção mas não há nenhum homem que seja justo, NÃO, não há nenhum!!

Por isso nós temos que vencer a fraqueza da carne pelo sangue de Cristo e pelo testemunho, pela Palavra e por Deus primeiro mesmo se estivermos a frente da morte mas a BOA NOVA é que alguns de nós vamos estar prontos!

Isto é, alguns de nós vamos chegar ao ponto que de fato Deus vê, olha este homem ou esta senhora, esta mulher, de fato chegou a este ponto de estar preparado(a) e por isso que se lê em AP 19: 7 em que diz a noiva estava preparada! Ou ataviada para o casamento com o noivo que é Jesus Cristo!

Veja AP 19:7: “são chegadas as bodas do cordeiro e a esposa já a si mesmo se ataviou”; queridos irmãos: A SI MESMO, estão a entender? Você e eu temos uma responsabilidade a nós mesmos de nos limpar, não sermos corruptos, de ter DOMÍNIO PRÓPRIO, infelizmente todos falhamos.

E por isso que Paulo disse: quem me vai salvar desta lei carnal que eu estou sujeito porque eu sou imperfeito e todos nós somos imperfeitos!

Irmãos mas a BOA NOVA é que alguns de nós vamos estar prontos e ora se assim estivermos, e estivermos bem vestidos, espiritualmente, claro, e simbolicamente representará aquela pessoa naquela parábola que foi as bodas e estava vestida apropriadamente e aí vê-se um grande problema em muitas das nações hoje em dia e queridos irmãos, particularmente no Brasil há uma falta completa de respeito quando nos apresentamos perante o Rei.

Queridos irmãos, vocês sabem na Bíblia quando os sacerdotes tinham que se apresentar perante o rei supremo que é Deus tinham que se vestir com roupas sacerdotais e limpas e perfeitas como RESPEITO ao rei!

Quando as pessoas hoje vão para a igreja como se estivessem indo para a praia!

QUERIDOS IRMÃOS ISSO É UMA ABSOLUTA FALTA DE RESPEITO!!!

E nós temos que colocar Deus primeiro quando nos apresentamos perante o rei temos que nos vestir APROPRIADAMENTE e não estou a dizer que todo o mundo precisa de ter um casaco ainda mais quanto está muito quente mas irmãos não é ir vestido como se fosse para a praia com sandálias e roupas assim mal atirada e estar no culto com as mãos nos bolsos.

Queridos irmãos quando se fala com o REI e quando estamos a ORAR ao Rei não estamos ali a orar a Ele com as mãos nos bolsos e sei lá que mais! Devemos estar com respeito! MAS A BOA NOVA É QUE ALGUNS DE NÓS IREMOS ESTAR PRONTOS!

E se estivermos prontos seremos parte desta esposa que se ATAVIOU e estar pronta para participar das BODAS COM O CORDEIRO.

Queridos irmãos infelizmente de dia a dia estou a ver que este número de pessoas vai ser infinitamente muito pequeno, não serão milhões e milhões de pessoas inicialmente, à vinda de Cristo, e por que? porque irmãos se vamos reinar com Cristo e o que vamos pois seremos reis debaixo do Rei dos Reis e se vamos ensinar e sermos professores, ministros e pastores debaixo do Senhor dos Senhores e sim, vamos fazer isso!

Queridos irmãos no Reino de Deus nós não podemos ter qualquer tipo ou gênero de poluição ou impureza ou corrupção!

E isso temos que demonstra a Deus HOJE!! NÃO É AMANHÃ E SIM, HOJE!! Mas infelizmente todos nós falhamos e temos que continuar a batalhar e esforçar, temos que porque sabemos que a mensagem em MQ 4:5-6, os últimos dois versículos do AT dizem assim: “eis que vos enviarei o profeta Elias”; queridos irmãos a nossa responsabilidade é a do Espírito do profeta Elias, essa é a nossa responsabilidade na IGREJA DE DEUS UNIDA, de atuarmos neste Espírito de Elias. pais

“antes que venha o grande e terrível DIA DO SENHOR para nos converter o coração dos pais aos filhos”; em primeiro lugar é a responsabilidade dos pais a converterem e estarem convictos e comprometidos a estarem a vencer as fraquezas da carne e com coragem!!

É a responsabilidade dos pais demonstrar isso primeiro e depois em retribuição e resposta dos filhos aos pais diz: “e o coração de seus filhos aos pais”; porque se nós não fizermos isso na igreja de Deus, diz: “para que EU não venha e fira a terra com maldição”!

Essa é a nossa responsabilidade irmãos de estarmos realmente convertidos e parte da reconciliação é de ter este relacionamento com o Pai e este relacionamento de amor baseado na lei de Deus de amor com o pai e com o próximo, o outro, e esta reconciliação irmãos começa na base da sociedade e qual é a base da sociedade? A FAMÍLIA!

Depois da família, são os nossos outros parentes, por nossa igreja e amigos e por nossa sociedade.

Queridos irmãos a responsabilidade de Elias é muito bem clara como se lê em 1 RS 18:19-21 que estava a apontar o povo o VERDADEIRO DEUS! Para estarem reconciliados com Deus e a nossa responsabilidade é a mesma de preparar o povo da SEGUNDA VINDA DE CRISTO tal como João, o Batista preparou para a SUA PRIMEIRA VINDA.

Nós temos que preparar o povo e por isso a missão da igreja é pregar a Boa Nova do Reino de Deus e preparar o povo e por que? Para que o povo esteja pronto para reinar com Cristo para serem reis e professores e ensinadores que não serão corruptos.

Porque nesta sociedade do Mundo do Amanhã, no Reino Milenial de Jesus Cristo não será um governo corrupto pois os governos corruptos deste mundo vão ser postos abaixo, serão completamente destruídos como aquela estátua de Daniel 2 que será destruída por aquela rocha que não foi feita por mão humana! E que é Cristo!

Queridos por isso nós precisamos de estar convertidos, os pais primeiro e depois os filhos como exemplo para a sociedade tal como no período da primeira vinda de Cristo quando Pedro deu o seu sermão no dia de Pentecostes como lemos em AT 2:36 diz assim: “vocês crucificaram a Jesus, que Deus o fez Senhor e Cristo, Senhor e Messias”; e quando ouviram estas coisas no v. 37: “compungiram-se lhes o coração”; o coração deles foi cortado ao meio, pum, olha o que eu fiz??

Então lhes perguntaram: o que faremos irmãos? E por isso Pedro respondeu no v. 38: “arrependam-se”; mas aí vê-se que o coração deles foi compungido e ficaram convictos e irmãos os únicos que nos fazem ficar convictos é: A PALAVRA DE DEUS E O ESPÍRITO DE DEUS!

Eu posso estar a pregar aqui, posso gritar e pregar até ficar rouco e você não fica convencido pois o único que convence você é o Espírito de Deus e a Palavra de Deus que é Espírito!

Sim, o Espírito de Deus é o agente de convicção e a Palavra de Deus é Espírito.

E por isso temos uma responsabilidade adicional é que temos que pregar a BOA NOVA porque se não como é que as pessoas sabem que precisam de mudar??

Sim, o que nos faz convictos é o Espírito e a Palavra, de Deus, mas nós temos que pregar a Palavra de Deus porque a fé vem quando as pessoas ouvem.

Vejam em RM 10 começando a ler no v. 14 diz assim: “como, porém, crerão naquele que não creram ou daquele que nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue”; a nossa responsabilidade é de pregar a BOA NOVA DO REINO DE DEUS e por isso nós distribuímos a revista A Boa Nova.

E vocês podem encorajar outras pessoas a baixarem sua cópia da revista A Boa Nova ou encomendarem diretamente a cópia deles, as pessoas precisam demonstrar um pouco de iniciativa, sim, você pode dizer a eles está aqui A Boa Nova e pergunte você quer uma cópia? Se sim, então você vai ao site e baixe ou encomende e as pessoas tem que demonstrar o desejo e iniciativa se não recebem e depois jogam a revista no lixo.

E por isso tem que haver um compromisso e por isso que diz e lemos em AT 2:38: “arrependam-se e sejam batizados”, ou seja, isto é um compromisso e tem que haver um voto! Sim, o batismo é um compromisso que fazemos neste processo mas antes disso temos que nos comprometer a ouvir a Palavra de Deus, e crer e arrepender porque diz: arrependam-se!!

Queridos irmãos se não sabemos que devemos de nos arrepender como é que você pode comprometer-se: olha eu vou fazer isto já que você nem sabe o que está a fazer, é como por ex. você quer construir uma casa ou comprar um carro antes de você se comprometer de pagar X você tem que saber o que que você está a se comprometer, a casa ou o prédio tem  este tamanho, estas condições e é isso de fato que eu quero?  E estou pronto por isso a pagar esse preço?

E temos que avaliar cuidadosamente esse custo e estarmos convictos e comprometidos e depois ter coragem para andar para a frente e fazer o que precisamos de fazer, corajosamente, como Josué no início depois de Moisés falecer Deus disse a Josué: tem coragem.

Josué 1:5-9: tem coragem e ande para a frente; e queridos irmãos é a mesma coisa para nós: coragem e andar para a frente!

Por isso para estarmos realmente convertidos como lemos em MQ 4:4-5 pois temos que estar convictos não só convencidos, convictos no coração! E compungidos no coração! segundo estar comprometidos realmente e ter a coragem de o fazer! Ter o domínio próprio.

E depois onde começamos? No sangue de Cristo aceitando realmente o sangue de Cristo que nos reconcilia com o Pai porque ao fim de contas este é um ministério de reconciliação primeiro com o Pai e depois com os irmãos! que começou essa reconciliação de um com o outro e aliás foi assim a primeira fase da igreja que começou e vê-se em AP 2 pois a igreja tem tido várias fases e atitudes destas descrições das sete igrejas em AP 2 e 3 representam atitudes mas também representam eras ou fases da igreja.

Mas vendo aqui a 1ª. fase da igreja diz assim: “ao anjo da igreja está o líder da igreja em Éfeso diz Aquele que conserva na mão direita as 7 estrelas, que é Jesus Cristo, e que anda no meio dos 7 candeeiros de ouro, conheço as tuas obras (Jesus Cristo conhecia bem as obras das pessoas) tanto o teu labor como a tua perseverança o que não podes suportar entre maus puseste a prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são!”.

Eles provaram, olha essas pessoas diziam que eram verdadeiros cristãos e não eram!! E tiveram que discernir e entender que eram mentirosos e irmãos há muitos falsos cristãos hoje e enganados por satanás e temos que discernir e de maneira estou a julgar ou condenar essas pessoas mas temos que discernir e separar.

E por isso temos que perseverar no v. 3 e suportar as provas que nós encontramos na nossa vida e na cristãos. E nossos desafios que vamos encontrar por causa do nome Jesus Cristo!

Veja por ex. há vários países onde há grandes ataques a cristãos, pessoas que simplesmente se chamam cristãos por causa do nome de Cristo, por ex. na China e em outros países, há grandes ataques.

V. 4: “tenho, porém, contra ti que abandonaste o primeiro amor”; esta primeira fase da igreja desde quando começou com os apóstolos tinha este grande amor, este primeiro amor, mas conforme o tempo passou esse primeiro amor se esfriou.

“lembra-te pois de onde caíste e arrepende-te e volta a prática das primeiras obras”.

Então qual era este primeiro amor? Quais eram estas primeiras obras? “Porque se não te tiro da igreja e se não venho a ti e moverei do teu lugar o candeeiro caso não te arrependas”.

Isto é importante para nós e qual é o nosso primeiro amor? Quais são as nossas primeiras obras? Sim, há certas pessoas que quando vem conhecer a verdade pela primeira vez ficam todas animadas e excitadas, muito alegres e estudam por muitas horas, o que é bom está claro e sim essa parte do primeiro amor mas é só isso?

Queridos irmãos o primeiro amor é mais e lembra-se que a lei de Deus é amor? A lei de Deus é um relacionamento de nós com Deus e de nós com o próximo e este primeiro amor é este intenso desejo de ter um bom relacionamento com o Pai e os nossos familiares e com o próximo.

E por isso esse primeiro amor é também além desta excitação inicial, ah estou a ler a verdade e estou animado e a estudar a Bíblia, sim, perfeito mas espiritualmente é mais que esse ponto físico pois é por a reconciliação com Deus e o próximo em primeiro lugar.

E essas primeiras obras são as de reconciliação e muitas vezes vemos irmãos que estão em guerra mas quando vem para a fé e estando em fé começam a reconciliar-se que é o primeiro amor.

Jesus Cristo como o sumo sacerdote pagou a pena dos nossos pecados com seu sangue para nos reconciliar ao Pai.

Primeiro amor: o ato do ministério da reconciliação.

Vejam em 2 CO 5:18-21: “ora tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, no v. 18, e nos deu o ministério da reconciliação”.

Queridos irmãos, primeiro passo de Jesus Cristo através da sua morte, seu sacrifício e do seu sangue é para nos reconciliar com o Pai e essas são as primeiras obras e nós quando nos convertemos a primeira obra é reconciliar com Deus e com o próximo.

E estamos a fazer isso queridos irmãos?

Ou estamos a criticar e a dizer mal do próximo? Temos que ter muito cuidado com as nossas palavras porque são as nossas palavras de reconciliação mas ainda mais importante que as nossas palavras irmãos é que da abundância do coração saem as palavras e o que é que está em nossos corações? Amor e reconciliação ou zanga??

Queridos irmãos esse é o nosso primeiro amor, as primeiras obras de reconciliação e por isso por favor irmãos estejam reconciliados com o Pai.

Continuando a ler no v. 19: “ele estava em Cristo reconciliando o mundo não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da reconciliação de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo e pela autoridade de Cristo como se Deus exortasse por nosso intermédio em nome de Cristo e pela autoridade de Cristo rogamos que reconcilieis com Deus”.

Essa é a primeira obra e esse é o primeiro amor.

“aquele que não conhece o seu pecado ele o fez pecado por nós para que nele fôssemos feitos, fôssemos aperfeiçoados justiça de Deus e não é pelas NOSSAS OBRAS mas é pela reconciliação e o padrão que temos que imitar que é Jesus Cristo”.

Irmãos, então por causa disso nós somos feitos e aperfeiçoados para sermos justiça de Deus e não é a nossa auto justiça e sim é a justiça de Deus!

Meus irmãos por isso devemos de estarmos convictos em nossos corações, precisamos de estar comprometidos e de ter a coragem de praticar o que sabemos que temos que praticar mesmo perigo iminente de morte!

Por isso quando há essas certas dificuldades entre irmãos, quando você está a orar e ver que não está em paz com outro irmão então você deixe “o seu altar de oração”, digamos assim, ao lado da sua cama ou seja onde for, no quarto, uma área privativa e vá fazer paz com seu irmão primeiro!

Veja em MT 5:23-24: “se pois ao trazeres ao altar a tua oferta(quando estiveres de joelhos a orar a Deus e estiveres a dar a tua oferta) e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti ( e lembras que tens esta dificuldade com este irmão ou esta irmã) deixes perante o altar a tua oferta (diz a Deus: desculpe mas eu tenho que resolver este problema, tenho que conversar ou telefonar com aquele ou aquela irmão/irmã e fazer paz e reconciliar) e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão ou irmã e então voltando faz a tua oferta”; depois de seres humilde e depois de esclareceres a situação e fazeres o que é possível pelo teu lado.

E na realidade irmãos reconciliação requer duas pessoas de ambos os lados para quererem se reconciliarem e se humilharem e as vezes como lemos não é possível, se faz de tudo o que é possível para estares em paz com teu irmão mas as vezes isso não é possível mas vai então perante o teu altar e diz: Pai eu humilhei-me e me submeti e fiz tudo quanto possível para estar em paz com o meu irmão.

E se o outro irmão não quer fazer paz, isto é, não quer se reconciliar você pelo ao menos está a fazer a sua parte e está a se submeter e o resto deixa com Deus e você tem que fazer a sua parte de reconciliação e tem de perdoar e se o outro perdoa ou não é responsabilidade do outro e você tem e deve de ter de fazer a sua parte.

E depois voltando faz a tua oferta, isto é, continua com a tua oração.

Queridos irmãos isto é o que não podemos deixar esfriar na nossa vida porque se não ao invés de estarmos quentes vamos estar mornos e depois Deus nos vai cuspir e nos vai vomitar da sua boca como lemos em AP 3.

Irmãos temos que fazer a nossa parte e temos que amar o outro e amor é sacrifício irmão e leiam comigo se faz favor em EF 5:25: “maridos amai a vossa mulher como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.

Queridos irmãos não são só os maridos mas as mulheres também tem que amar os seus esposos porque diz assim: “sujeitando-se uns aos outros no temor de Cristo (no v. 21) e por isso diz-se as mulheres: “sejais submissas a vossos maridos” mas não é a todos os homens e sim ao seu próprio marido.

E diz assim: “amor (dando exemplo de maridos e mulheres) é seguindo o exemplo de Cristo que teve com a igreja”; e este exemplo é que Ele se sacrificou e deu a sua vida pela igreja e nós damos a nossa vida, isto é, o nosso tempo e damos o que pudemos fazer aqueles que amamos e é sacrifício.

E por isso irmãos amor não é uma coisa só emocional mas o amor de Deus é uma ação e é um verbo e também um sacrifício, sendo um ato de liderança humilde e de serviço para com o próximo.

E por isso é que lemos em MQ 4:5-6 que devemos estar convertidos que requer uma convicção e o coração estar compungido e que requer um compromisso e que também requer coragem no que sabemos que devemos de fazer.

Queridos irmãos por isso é que diz: pais e filhos como diz em EF 6: “filhos obedecei a vossos pais como ao Senhor porque isso é justo, honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te vá bem e tenhas uma boa vida sobre a terra e vós pais não provoqueis vossos filhos a ira mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.

Queridos aqui vemos uma liderança cristã em que os pais não estão a provocar os filhos a ira e os filhos estão a corresponder, isto é, uma conexão pois nós estamos a ganhar o coração dos nossos filhos e os nossos filhos estão a ganhar o nosso coração pois há uma reconciliação no coração, o primeiro amor.

E isto começa na família e está claro se espalha pelos outros parentes e onde começa primeiro com Deus porque Jesus Cristo nos reconciliou com o Pai e temos que por Deus primeiro na nossa vida e depois isso se espalha e quando nós pomos Deus em primeiro e praticamos as suas leis não há corrupção e quando não a há estamos a ser preparados para reinar com Cristo! E preparando um povo pregando a Boa Nova.

Porque só debaixo do reino de Cristo, no reino milenial e vindouro quando Jesus Cristo vier para a terra como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores pois só nesse reino quando houverem governantes que não são corruptos os quais sejam você e eu e se nós estivermos a ouvir e praticar e tivermos convictos e comprometidos e com coragem de fazermos o que devemos de fazer para praticarmos este primeiro amor de reconciliação, sim, perseverando com as provas e dificuldades que existem e vão existir ainda mais e para sermos parte da noiva e nos casarmos com o noivo na vinda de Cristo.

O mundo, este mundo, está terrivelmente triste e o mundo precisa de liderança boa e queridos não vão ser através de eleições ou de outro novo candidato à presidência do seu país, ou seja, de onde for ou não vai ser através de impeachments ou seja o que for.

A única solução de haver verdadeira reconciliação é o governo mundial debaixo da liderança do Rei, do governante super justo e que é Jesus Cristo, isto é, debaixo do Reino de Deus e do governo de Deus a reinar na terra e é esta a única esperança para a vida na terra para os seres humanos.

E você e eu estamos a ter uma oportunidade de estarmos a governar com Cristo neste governo sem corrupção.

A pergunta é: você está convicto e tem o coração compungido, e eu também? Você está comprometido e eu também? Você tem coragem e domínio próprio e eu também?? E de vencermos e estarmos lá a governar com Cristo?

Nós e vejam aqui em LC 21:36: “vigiai, pois, (a nós próprios) e diz no v. 34: “acautelai-vos por vós mesmos; e vigiai a todo o tempo orando para que sejais havidos por dignos”

Nós precisamos de estar a vigiar as nossas ações, a nossa convicção, o nosso compromisso, nossa coragem, e o nosso domínio próprio e que de fato estamos a mudar para sermos considerados dignos por Deus para escaparmos dessa crise mundial e para podermos estar em pé como diz aqui: na presença do filho do homem, isto é, quando Jesus Cristo vier estarmos em pé e governar com Ele no mundo de amanhã.

Queridos irmãos a igreja e a noiva estarão prontas mas a pergunta é: você e eu vamos fazer parte da noiva??