Completamente Um

Você está aqui

Completamente Um

Download (Baixar)
MP3 Audio (37.19 MB)

Download (Baixar)

Completamente Um

MP3 Audio (37.19 MB)
×

"Eu rogo ... a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; ... para que sejam um, como nós o somos; ... a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade ..." (João 17:21-23). Somos completamente UM?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Completamos o período das festas do início do ano nomeadamente a Páscoa e Os Dias dos Pães Asmos, concluímos falando espiritualmente um programa de atualização da necessidade de arrependimento, perdão e de um compromisso de vivermos sem pecado. E por quê?

Vejamos aqui em JO 17:11 diz:

“Jesus Cristo nesta oração diz: já não estou no mundo mas eles continuam no mundo ao passo que Eu vou para junto de Ti, Pai Santo, guarda-os em Teu nome os que Me destes para que sejam um assim como nós”

Nesta mesma oração um pouco mais adiante Jesus Cristo disse no v. 20:

“não rogo somente por estes e também por aqueles que vierem a crer em Mim por intermédio da Sua palavra, isto é. A nós, muitos anos depois que estamos a crer em Jesus Cristo através da sua palavra; a fim de que todos sejam um e como és Tu ó Pai em Mim e Eu em Ti também eles sejam um em Nós para que o mundo creia que Tu Me enviaste”

“Eu lhes tenho transmitido a glória que Me tens dado em que sejam um como Nós o somos, Eu neles e Tu em Mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade”

A mensagem aqui é bem clara irmãos de que precisamos de ser completamente um, e precisamos de ser unidos, reconciliados em paz uns com os outros.

Então queridos irmãos como é que podemos ser completamente um? Ao fim de contas só podemos ser completamente um através de Cristo e por isso é necessário que você e eu, nós, temos que nos examinar e ver o que precisamos de fazer para estarmos reconciliados um com o outro para sermos um.

Vejamos em RM 5:8-11 diz:

“mas Deus prova o seu próprio amor conosco no fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores, logo, muito mais agora sendo justificados pelo seu sangue, de graça, quando ainda éramos pecadores, seremos por Ele salvos da ira”

v. 10:

“porque se nós como inimigos fomos reconciliados com Deus e como? Mediante a morte do Seu Filho, muito mais, estando já reconciliados seremos salvos pela sua vida e não apenas isto mas também nos gloriamos em Deus e por Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio de quem recebemos agora a reconciliação”

Agora recebemos de graça a reconciliação com o Pai porque diz: fomos reconciliados pelo Seu sangue e por isso quando éramos inimigos como diz: fomos reconciliados com Deus! Pelo sacrifício de Cristo.

E por isso irmãos nós recebemos reconciliação pelo Pai com o sacrifício de Cristo de graça!

Reconciliação, irmãos, é o âmago do Evangelho e vejam comigo por favor em 2 CO 5 começando no v. 18:

“oram tudo provém de Deus que nos reconciliou Consigo Mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”

Este ministério e Evangelho e esta Boa Nova é de uma reconciliação com Deus que provém de Deus Próprio por meio de Cristo e no v. 19:

“a saber que Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, isto é, entendendo nós isto que Deus está reconciliando Consigo o mundo através de Cristo, não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra de reconciliação de sorte que somos embaixadores em nome de Cristo como se Deus exortasse por nosso intermédio”

Por isso temos uma responsabilidade de tal como Cristo e através Dele temos a reconciliação e nós também somos embaixadores em nome de Cristo e por que?

Para estarmos reconciliados com Deus e sermos um exemplo de reconciliação.

Vejam também em RM 10:15 diz:

“e como pregarão se não foram enviados? E como está escrito: quão formosos são os pés dos que anunciam as Boas Novas”

Queridos irmãos este é o Evangelho e estas são as boas novas para a reconciliação e se nós estamos a ser exemplo de luz deste ministério de reconciliação nós temos que estar reconciliados um com o outro.

Uma vez mais voltando  a oração de JO que Jesus Cristo deu e que está  e lemos em JO 17:21 diz assim:

“Jesus Cristo diz que não estou a rogar somente por estes e também por aqueles que creram em Mim a fim de que todos sejam um”

Queridos irmãos somos reconciliados com deus para um propósito e um objetivo de podermos ser reconciliados um com o outro é o que diz: a fim de que todos sejam um como és Tu ó Pai em Mim e Eu em Ti também sejam eles um em nós.

Queridos irmãos a meta e o objetivo, o âmago do Evangelho, esta Boa Nova, é de sermos um, e sermos reconciliados e muitas pessoas confundem perdoar com reconciliar.

Vejamos em MT 6:12 que é parte do sermão do monte e aí Cristo está a dizer que é parte da oração modelo, digamos assim, e diz:

“e perdoa as nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”

E aqui Jesus Cristo nesta oração modelo como chamam O Pai Nosso e não é para estarmos a repetir palavra por palavra identicamente e sim é um modelo de como devemos orar.

E aqui diz: Pai, perdoa as nossas dívidas, pecados, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores, aqueles que nos fizeram coisas que nos magoaram e machucaram nós os perdoamos.

E não diz que se arrependeram mas diz que nós os perdoamos e se nós os perdoamos por isso Pai perdoa a nós a tal como nós perdoamos os outros.

Queridos irmãos precisamos perdoar e se os outros se arrependem ou não nada tem a ver com o ponto se perdoamos ou não e precisamos de perdoar e tal como perdoamos aos outros pedimos a Deus para nos perdoar porque nós perdoamos aos outros e se arrependeram ou não é caso entre eles e Deus.

Mas agora leiam RM 12:17 diz:

“não torneis ninguém mal por mal esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quanto depender de vós tende paz com todos os homens”

Se possível, faz tudo o que é possível do teu lado para estares em paz com todas as pessoas e se possível faz tudo para estares reconciliado com todas as pessoas.

Vejam também em SL 120:6-7 diz:

“já é tempo demais que habito com os que odeiam a paz, sou pela paz, quando, porém, eu falo eles teimam pela guerra”

E Davi está aqui a dizer: está a habitar entre pessoas que não querem paz, sim, eu quero paz! Embora os outros querem guerra! Teimam pela guerra e por isso que lemos em RM 12:18 se possível, estejam em paz com todos os homens pois não é possível ter paz com todos os homens, não é possível ter reconciliação com todas as pessoas.

Sim, temos que perdoar a todos e para reconciliar é necessário que ambos queiram a reconciliação

Por ex. vemos a história aqui em PV 7 e se lermos simplesmente este versículo parece uma coisa e vejam no v. 14:

“sacrifícios pacíficos tinha eu para te oferecer, paguei hoje os meus votos e por isso saí a Teu encontro a buscar-Te e Te achei”

Está aqui a dizer: olha, quero e vou fazer sacrifícios pacíficos, estou a te oferecer paz e precisamos de ler estes dois versículos no contexto do que está a falar em PV 7.

Porque no contexto está a falar de uma mulher prostituta que vai trazer uma pessoa para a morte, para a sepultura e como lemos ao fim deste capítulo no v. 27 que diz:

“tua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte”

Vejemos aqui que esta prostituta estava a dizer que queria paz! Mas essas palavras eram como se diz hoje em dia eram falsas.

Vejam também em JR 6:13-14 diz:

“porque desde o menor deles até o maior a cada um se dá a ganância e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade, curam superficialmente a ferida do meu povo dizendo: paz! Paz! Quando não há paz!”

Sim, são falsos, são fakes; óh se apresentam como : óh queremos paz como a prostituta estava a dizer: olha sacrifícios de paz!  Queremos paz!

E hoje no mundo óh muitos líderes dizem: queremos paz mas não estão a fazer o que vai a conduzir a paz, querem é guerra!

Isso é o que vemos agora no tempo do fim e vejam em 1 TS 5:1-3 diz:

“irmãos, relativamente aos tempos e as épocas não há necessidade de que eu vos escreva, pois, vós mesmas estais inteiradas com precisão de que O Dia do Senhor vem como um ladrão a noite e quando andarem dizendo: paz e segurança eis que lhes sobrevirá repentina destruição como vem as dores de parto a quem está a dar à luz e de nenhum modo escaparão”

O ponto aqui irmãos é que depende realmente do que está dentro do coração dessas pessoas e por isso precisamos de ver e discernir que barreiras é que existem para não haver paz e muitas dessas barreiras são causadas por nós e por isso para sermos pacificadores e para sermos pessoas que buscamos a paz temos que analisar e examinar que barreiras é que estou a pôr, de mim, não do outro, de não haver paz com outra pessoas como nossa esposa ou nosso esposo, com nossos filhos, com nossos familiares.

Que barreiras é que eu estou a pôr e causando falta de paz?

E vejamos em EF 2:11 diz:

“portanto, lembrai-vos de que outrora, gentios na carne e chamados a circuncisão e se intitularam incircuncisos na carne por mãos de homens, naquele tempo estáveis sem Cristo e separados da comunidade de Israel, estranhos a alianças de promessas, não tendo esperança e sem Deus no mundo”

Vocês quando eram ou são gentios e não eram parte dos israelitas e eram estranhos a comunidade de Israel, estranhos a aliança das promessas mas diz no v. 13:

“agora, Cristo vós que antes estáveis longe fostes aproximados pelo sangue de Cristo, que nos reconciliou, porque Ele é a nossa paz o qual de ambos fez um”; dos gentios e israelitas fez um.

E aqui está um princípio aplicado a nós individualmente e pessoalmente e continuemos:

“e tendo derribado a parede da separação que estava no meio: a inimizade”

Os judeus tinham feito uma parede de separação que não era bíblica e que não é instruída na Bíblia; é uma parede adicional que separavam os gentios dos israelitas;

“e então Jesus Cristo disse que aboliu na Sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, que tinham sido feitos pelo homem! Não eram das leis de Deus! Para que dos dois criassem em si mesmos um novo homem fazendo a paz e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus”

Esse um só corpo é um organismo espiritual.

“Por intermédio da morte Dele na cruz que deu o Seu sangue por nós e destruindo por esse sacrifício essa inimizade”

“E vindo evangelizou a paz e este é o Evangelho de Jesus Cristo: a paz”

“a vós outros que estavam longe e paz aos que também estavam perto”

E por isso tal como neste exemplo dos judeus e gentios que tinham criado esta barreira de separação, ou digamos assim, parede de separação como se lê no v. 14 nós criamos barreiras de separação entre você e outros à sua volta.

Talvez sejam as suas opiniões pessoais, suas ideias talvez seja que você é super sensível e está a entender incorretamente certas ações de outras pessoas ou certas motivações de outras pessoas.

E assim você cria uma barreira de separação e como diz aqui uma parede.

Será que você está dando o tratamento do silêncio a outra pessoa? Por ex. isso acontece entre marido e mulher, um fala e o outro não responde e fica calado, está a recusar comunicação e isso é uma barreira para a reconciliação.

Será que você tem uma vida muito ocupada e por causa disso não tem tempo dos outros e isso não quer dizer que não devamos estar ocupados e sim há períodos em que estamos muito ocupados na nossa vida e temos que controlar isso pois pode ser um período ou fase na nossa vida, período de mudança.

Embora ser sempre assim não dando tempo as outras pessoas e por que? Não sabemos delegar? Ou seja, o que for? Isso então está a criar uma barreira de separação.

Pode ser uma coisa emocional! Você tem umas certas emoções e por seja qualquer coisa se tornam estas emoções a criar uma barreira com outra pessoas!

Queridos irmãos temos que destruir essas barreiras e para fazermos isso temos que ser pessoas que buscamos fazer paz! Vejam em MT 5:9 diz:

“bem aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus”

Para sermos considerados um filho de Deus temos que ser pacificadores! Porque Deus é um pacificador! Está a nos dar o ministério da reconciliação e de graça através de Jesus Cristo!

E por isso diz: bem aventurado e bem abençoado aquele que é um pacificador.

Vejam também em TG 3:18 e nesta seção é um tema muito profundo e diz:

“ora, em paz é que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz”

Temos que promover a paz e temos que ser pacificadores!

Precisamos de estar a trabalhar, a esforçar e para criarmos paz!

Por isso é que diz nesta seção começando no v. 13:

“quem entre vós é sábio e inteligente mostre em mansidão sabedoria”

Isso é um dos princípios básicos para ser um pacificador: ser sábio mas com mansidão.

“mediante o condigno proceder das suas obras e não ser uma pessoa que está a invejar e não ter inveja dos outros, tenha sentimento faccioso, estejam a gloriar de coisas de si próprio porque isso é uma sabedoria do mundo e demoníaca.

“onde haja qualquer inveja e sentimento faccioso aqui não há paz mas há confusão e toda a espécie de coisas ruins, porém, a sabedoria de Deus lá do alto é pura”

E você faz e é com sinceridade de coração, é pura, sem intenção má; depois é pacificador, indulgente, tratável, cheio de misericórdia e bondade dos frutos.

E você é deste modo? Você é realmente um pacificador deste modo?

Queridos irmãos precisamos de nos examinar e pensar se somos realmente pacificadores.

“ora é em paz que se semeia o fruto da justiça”

É sendo um pacificador, estamos a plantar o que vai ser justiça.

Queridos irmãos o sacrifício de Jesus Cristo faz a reconciliação possível porque estamos reconciliados com o Pai e assim vamos querer e vamos fazer a nossa parte de estarmos reconciliados um com o outro.

Mas para haver reconciliação é necessário que ambos a queiram! Sim, temos que perdoar e se o outro se arrependeu ou não? Temos que perdoar!

Mas para haver reconciliação ambos os lados e ambos necessitam de se esforçar neste querer!

Voltemos a ver o sermão do monte agora em MT 5:23 diz:

“se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta e aí te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão e então voltando faz a tua oferta”

Se o teu irmão tem algo contra ti; não está dizendo: que tu tens algo contra teu irmão! Porque se tu tens algo contra o teu irmão tens que perdoar!

Mas se o teu irmão tem algo contra ti vai reconciliar-te com o teu irmão.

Por isso não é o caso de você estar a forçar o outro a se reconciliar consigo e sim de nós estarmos prontos a reconciliarmo-nos com o próximo! Nós é que temos que dar este passo de reconciliação e o outro dê ou não damos o nosso passo!

E o outro não quer reconciliar é problema dele! Sim, não haverá reconciliação mas você faz a sua parte.

E isso é uma outra forma de como podemos reconciliar, vimos que temos de ser pacificadores e falamos em TG 3:13-18 alguns princípios de reconciliação e estamos aqui a ver que temos que iniciar este processo de reconciliação se o teu irmão tem algo contra você.

E outra coisa que podemos fazer é desenvolver uma amizade com essa pessoa, comendo com essa pessoa, tendo uma refeição alegre com essa pessoa para ajudar a trazer essa paz e reconciliação entre você e essa pessoa!

Veja o ex. em LV 7 e começando no v. 29:

“fala aos filhos de Israel dizendo: quem oferecer ao Senhor o seu sacrifício pacífico, ah de paz, trará com as suas próprias mãos as ofertas queimadas do Senhor, a gordura do peito com o peito trará para movê-lo como oferta perante o Senhor”

“o sacerdote queimará a gordura sobre o altar e o peito se darão a Arão e a seus filhos e também a coxa direita darei ao sacerdote por vossas ofertas de sacrifícios pacíficos aqueles dos filhos de Arão que oferecerem o sangue do sacrifício pacífico e a gordura esse terá a coxa direita por sua porção porque o peito movido e a coxa que tomei da oferta dos filhos de Israel dos seus sacrifícios pacíficos e os de Arão o sacerdote e os seus filhos terão direito perpétuo aos filhos de Israel”

Mas está aí a ver que há certas partes dos sacrifícios que pertenciam aos sacerdotes mas era uma oportunidade de comermos essa refeição com outras pessoas que era um sacrifício pacífico.

Por isso ter uma convivência alegre, uma refeição e comer com outras pessoas ajuda a trazer a paz se nós estivermos a fazer as coisas da forma correta e não de uma maneira facciosa e arrogante e sim de uma forma humilde e de mansidão e sabedoria.

Veja em EF 4:

“rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor que andais de modo digno de vocação que fostes chamados”;

Sim, fomos chamados para sermos filhos de Deus e para este ministério de reconciliação.

“com toda a humildade e mansidão, longanimidade, isto é, sermos humildes, sendo maleáveis, sendo prontos, a sermos mudados e moldados, mansos, e também com perseverança; e suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por perseverar a unidade, a união, a reconciliação do espírito no vínculo da paz!”

Sendo estes pacificadores no vínculo de ter paz!

E depois diz:

“há somente um corpo, um só espírito, há um só Senhor, há uma só fé, há um só batismo, um Deus Pai e de todos”

E por isso temos que estar nessa união e sermos completamente um, e particularmente, uns com os outros.

E depois no v. mais adiante diz assim no v. 11:

“e Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres”

Deus, através de Jesus Cristo, concedeu posições de liderança na igreja com que propósito? Sim, o propósito está descrito no v. 12:

“com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço e para que? para a edificação do corpo de Cristo, para edificação da igreja de Deus, até que todos cheguemos à unidade; a sermos completamente um!”

“da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus à perfeita varonilidade; ao homem perfeito; à medida da estatura da plenitude de Cristo para que não sejamos mais meninos excitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo os ventos de doutrina, ou de ideias, barreiras que existem, pela artimanha dos homens, pela astúcia dos que induzem ao erro embora seguindo a verdade com amor”

Exemplificando o que estamos a fazer com amor.

“crescemos em tudo no que é o cabeça que é Cristo para edificação em amor”

Meus irmãos isto é o que temos que nos esforçar.

E voltando a RM 12:9 diz:

“o amor seja sem hipocrisia, detestai o mal apegando-vos ao bem”

Isto é sendo um amor sincero, carinho para fazer paz.

“amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal preferindo-vos em honra uns aos outros”

Queridos irmãos isto é reconciliação para sermos completamente um!

E depois está a dizer:

“liberai-vos no zelo e tenham o mesmo sentimento”

E veja no v. 17:

“tenham o mesmo sentimento uns para com os outros em lugar de serem orgulhosos e condescendei com o que é humilde”

Sejam mansos, a mansidão, a sabedoria.

“não sejais sábios aos vossos próprios olhos?”

Não é uma sabedoria arrogante e sim uma mansidão de sabedoria.

“não torneis a ninguém mal por mal”

E por que? porque estão a perdoar e a sermos pacificadores.

“esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens”; e como li a pouco: se possível!

“quanto depender de vós tende paz com todos os homens e não vos vingueis uns com os outros”

Não quereis vingança!

“amados não deis lugar a ira”

Deixe isso com Deus.

“porque está escrito: a MIM, isto é, Deus pertence a vingança e Eu é que retribuirei, diz o Senhor; e pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer, se tiver sede dá-lhe de beber porque se estiveres a fazer isso amontoarás brasas vivas sobre sua cabeça”

E por que? porque Deus vai vingar e não é você.

“e por isso não deixes vencer o mal mas o vence com o bem”

Esse é o caminho para haver paz no corpo de Cristo.

Vejam em 1 PE 3:8-11 diz:

“finalmente sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando o mal por mal ou injúria por injúria antes pelo contrário bendizendo”

Se fizerem mal a vocês façam bem a eles! E Por que?

“porque para isto mesmo fomos chamados”

Você está a ser chamado para a igreja de Deus para bendizer os que maltratam a você.

“a fim de receber bençãos por herança de Deus à vinda de Cristo”

Queridos irmãos isto é muito forte, muito grande, precisamos de nos examinar cuidadosamente acerca disto .

“mas quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal , evite que seus lábios falem dolosamente, aparta-te do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”

Irmãos, para podermos ter paz houve um preço e bem alto.

Vejam em IS 53:2-6 diz:

“porque foi subindo como renovo perante ele e raiz de uma terra seca, não tinha aparência e nem formosura, olhando não havia nenhuma beleza que se agradasse e está a falar aqui de Cristo”

“era desprezado e mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer, sofrer e como um de quem os homens escondem o rosto era desprezado e não fizemos caso”

“certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores, levou sobre Si e nós refutávamos por aflito como se fosse ferido por Deus, oprimido, embora Ele foi traspassado por causa dos nossos pecados e transgressões e moído pelas nossas iniquidades”

“o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e sobre as Suas pisaduras fomos sarados; todos nós andávamos desgarrados como ovelhas e cada um se desviava pelo caminho mas o Senhor fez cair sobre Jesus Cristo a iniquidade de nós todos”

Para nós termos paz! Houve um preço muito grande! o preço da vida do nosso criador!

Visto que o preço foi tão alto e que o custo foi a própria vida de Cristo que ele deu por nós, visto que esse compromisso que Deus nos dá através de Cristo para nós podermos ter paz foi tão grande estamos nós prontos a fazer o mesmo para com o próximo?

Ou fazemos menos ou não queremos fazer isso? Lembre-se: completamos a Páscoa e os Dias dos Pães Asmos, concluímos um programa de atualização da necessidade de arrependimento e perdão e de um compromisso de viver uma vida sem pecado. E por que?

Porque tal como o Pai e o Filho são unidos como lemos em JO 17:23 nós temos que ser o mesmo, isto é, ser completamente um.

E por isso retire as barreiras e tenha essa sabedoria lá do alto: a mansidão de sabedoria, se esforce para se reconciliar com seu irmão, seja um pacificador, faça a sua parte, examine-se e veja o que temos que fazer, eu e você, para estarmos reconciliados.

Vamos e sejamos completamente um!