O Caminho de Deus é Encorajador

Você está aqui

O Caminho de Deus é Encorajador

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.29 MB)

Download (Baixar)

O Caminho de Deus é Encorajador

MP3 Audio (47.29 MB)
×

Ao nos examinarmos durante a Páscoa, muitas vezes acabamos nos abatendo e desanimando. Mas a morte de Jesus Cristo por nós é um evento muito encorajador.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Durante este período da Páscoa geralmente visitamos escrituras como por ex. 1 CO 11:28 que diz:

“examine-se, pois, o homem a si mesmo e assim coma do pão e beba do cálice”

Geralmente, temos uma tendência de nos examinarmos de uma maneira negativa e através desse processo de exame muitos de nós ficamos desencorajados.

Sim, precisamos de nos examinar e identificar pontos na nossa vida para mudarmos mas a intenção aqui no v. 28 é: assim, coma do pão e não está a dizer: não coma e pense que fique tão desencorajado agora que desista do caminho porque está a dizer: fique encorajado pelo que Jesus Cristo fez.

Pelo sacrifício Dele que fez por você e por mim e então através disso examinando-nos para virmos a ser melhores pessoas de uma maneira positiva e encorajadora.

Por isso, hoje, queridos irmãos, eu desejo de ver ou analisar o caminho de Deus pelo lado do encorajamento e particularmente isto é aplicável à Páscoa.

Vejamos então um versículo muito importante em HB 10:14 diz:

“porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre (percebeu o que está aqui escrito? Aperfeiçoou para sempre nós como cristãos que estamos a seguir este caminho de santificação)”

Queridos irmãos isto é muito encorajador porque demonstra a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a nossa morte, aperfeiçoou! Deus fez a sua parte através de Jesus Cristo e é como esteja completado, onde se você e eu não desistirmos seremos aperfeiçoados.

Perante os olhos de Deus é como uma coisa que está feita e completada!

Por isso estamos a entender o profundo significado deste versículo? Sim, não está aqui a falar de eterna salvação, não, porque está a falar daqueles quantos estão SENDO santificados como lemos em 1 PE 1:2 diz: fala acerca dos eleitos de Deus que pelo conhecimento ou plano Dele para nós sermos eleitos para sermos filhos e filhas de Deus.

E isso é o propósito para a humanidade através da santificação do espírito; o Espírito de Deus que é aquela essência e poder de Deus que nos dá e nos ajuda a ficarmos santos e isso é a santificação do espírito para a obediência.

Jesus Cristo morreu e deu sua vida e sangue e através disso, graças a Deus, Ele nos enviou o Seu Espírito que é Aquele Consolador Ajudador e o Espírito Dele assim como a essência Dele e também aquele Poder Dele que nos ajuda a vencer as fraquezas da carne.

Irmãos, Ele aperfeiçoou para sempre, Deus está a nos dizer que você tem a possiblidade de vencer desde que você não desista e por isso fique encorajado com isto!

Porque se vê aqui essa admissão do Espírito primeiro para a obediência e segundo para a aspersão do sangue de Jesus Cristo e não é só o sangue que é parte do cálice da Páscoa e sim também é a aspersão do sangue do Espírito para além da Páscoa.

Falaremos um pouco mais disso daqui a pouco e então continuando em HB 10:12 diz:

“Jesus, porém, tendo oferecido PARA SEMPRE um ÚNICO SACRIFÍCIO, para os nossos pecados”

O sacrifício Dele, ele morreu, deu o Seu sangue e a Sua vida.

“e então assentou-se à destra de Deus”

Irmãos, é PARA SEMPRE e está COMPLETADO e como vimos em HB 10:14 por uma ÚNICA OFERTA, aperfeiçoou para sempre e sabemos que em RM 6:23 diz:

“O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE MAS O DOM DE DEUS É A VIDA ETERNA”

O dom de Deus está nos dar de graça a vida eterna, está claro, sobre uma condição e qual é? Em LC 13 Jesus Cristo diz muito claramente qual é essa condição? E em LC 13.3 diz:

“se, porém, não vos arrependerdes todos perecereis”

Estava a falar daquela morte da queda daquelas pessoas que estavam na Galileia e também aqueles da torre de Siloé e também diz no v. 5:

“se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”

Então, está claro, existe uma condição e Jesus Cristo fez tudo para nós e para nos aperfeiçoar embora nos dá uma condição: que nós temos que nos comprometer para nos arrependermos e usar o Espírito Santo que Ele nos envia para a santificação porque diz: estamos sendo santificados.

E por isso lemos a pouco, irmãos, em 1 CO 11:28 diz: e assim coma e beba, do pão e do cálice e por isso tome estes símbolos e por quê? Porque através disto temos acesso ao dom de Deus que é a vida eterna e que seremos aperfeiçoados desde que nós nos arrependamos e desistamos!

Queridos irmãos, isto é algo para estar encorajado e ter uma abordagem positiva e encorajadora para diante da Páscoa e não é para estar completamente desencorajado porque Deus estar a dar a você um DOM de graça! Mas que beleza!  Que bondade! Que Graça de Deus!

Então vamos continuar a ler em HB 10:19 diz:

“tendo, pois irmãos, intrepidez para entrar no santo dos santos (coragem porque estamos encorajados! Pelo que Jesus Cristo e Deus está fazer por nós através do Seu Filho), no trono de Deus, pelo sangue de Jesus Cristo”

O sangue que Ele nos deu no dia da Páscoa, sim irmãos, essa Páscoa não foi num domingo e em nenhum lugar se vê na Bíblia uma instrução para observar a Páscoa no domingo pois a Páscoa é no dia 14 do calendário de Deus, hebraico, que nesse ano em que Jesus Cristo morreu foi uma quarta-feira.

Ele ofereceu os símbolos de terça-feira à noite e início desse dia porque Deus vê os dias de pôr do sol a pôr do sol, e depois Ele sofreu e então deu a Sua vida e esses eventos todos aconteceram dentro desse período de 24 horas que é o dia da Páscoa de pôr do sol a pôr do sol.

E por isso diz aqui:

 “entremos com intrepidez no Santo dos Santos, pelo sangue de Cristo e pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou”

Um caminho novo! Encorajador porque Ele abriu as portas para você e eu podermos entrar, espiritualmente, quando oramos, na própria presença de DEUS PAI e Ele nos ouve através do nosso intermediador que é Jesus Cristo que é o nosso sumo sacerdote.

Em HB 14:20 diz:

“pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, a Sua carne e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus e aproximemo-nos com sincero coração em plena certeza de fé (com coragem e confiança!) tendo o coração purificado da má consciência e lavado o corpo com água pura guardemos firme a confissão desta esperança”

Desta esperança encorajadora, sem vacilar!

“pois quem fez a promessa é FIEL”

Deus não mente!

E por isso diz: Ele nos aperfeiçoou para sempre é uma garantia desde que você se arrependa não desista!

Queridos irmãos:

“por isso nos consideramos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras”

Por isso precisamos de estar encorajados, estimularmos um ao outro de maneira positiva, ao amor e as boas obras.

Queridos, o amor de Deus é que Ele nos deu o Seu único Filho e vejamos isso em JO 3:16 diz:

“porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito ( o único que foi gerado como ser físico através do Pai celestial) para que todo o que Nele crê não pereça e tenha a vida eterna”

Para todo o que acredita em Cristo e o que fez, e temos confiança no que Cristo fez! Porque Ele nos justificou de graça pela confiança Dele e agora temos que ter confiança Nele!

De confiança em confiança! E de fé em fé!

Quando eu tenho confiança numa pessoa eu vou fazer o que essa pessoa diz para eu fazer porque tenha a devida confiança no que está a dizer além de que é a coisa correta!  se eu estou a acreditar em Deus e no que Jesus Cristo fez e se acredito Nele vou fazer o que Ele diz para eu fazer!

E por isso quando vemos aqui a palavra crer significa a ação atrás dessa crença que é OBEDIÊNCIA! Por isso, aquele que crê Nele vai O obedecer e aquele que crê e obedece a Ele não perece e sim terá a vida eterna!

Por isso que Jesus Cristo disse em LC 13 nos vs. 3 e 5 que lemos a pouco se não nos arrependermos e por quê? Porque temos que obedecer e para arrepender temos que obedecer!

Oh, mas isso não é razão para estar desencorajado que é obedecer às leis de Deus que é amor ao próximo não há nada de errado com isso pois é encorajador, matar uma pessoa não é encorajador, correto? Odiar uma pessoa não encoraja embora dizer bem é encorajador.

Queridos irmãos, o caminho de Deus é encorajador, roubar não o é, mas cuidar das coisas dos outros é, particularmente agora precisamos de tomar nota disso durante a Páscoa porque estamos a nos examinar e geralmente sempre de um modo negativo!

TEMOS DE NOS EXAMINAR DE UM MODO POSITIVO!

Vejam em RM 5:10 diz:

“porque se nós quando éramos inimigos (de Deus) fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu filho”

Eu fiz isso com fé no Pai de que nos arrependêssemos! Somos justificados pela FÉ DE JESUS CRISTO! Eu fiz isso porque Ele acreditou no Pai, deu a Sua vida acreditando que o Pai O ressuscitaria e deu a Sua vida acreditando que este grande ato seria algo que nos motivaria a nos arrependermos completamente! Isso é encorajador irmãos!

A morte do Seu filho (de Deus) é algo encorajador para nós, sim, é um preço muito alto mas fez isso para o nosso bem e isso é encorajador, irmãos!

“muito mais, já estando reconciliados, seremos salvos pela Sua vida”

Por quê? Porque agora Ele é o nosso Sumo Sacerdote, está no céu, como nosso advogado de defesa e quando nós somos atacados por satanás quando fazemos alguma coisa errada, Ele como nosso advogado de defesa, está a í a aspergir o Seu sangue de novo e a dizer: perdoa e ponha aí o seu nome porque a Minha morte e o Meu sangue pagaram pelo pecado dele na condição de que você se arrependa como lemos em LC 13.

Somos reconciliados e ainda mais: seremos salvos ao fim deste processo de santificação como lemos em HB 10:14 por um sacrifício, Ele o único sacrifício, e nos aperfeiçoou, isto é, aqueles que estão sendo santificados, ou seja, de mudar a sua vida com a ajuda do Espírito Santo e por isso ao fim disso seremos salvos e por quê?

Porque Ele é o nosso Sumo Sacerdote! Ele é o nosso advogado de defesa!

E no v. 11:

“e não apenas isto e sim nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio de quem recebemos agora a reconciliação”

Recebemos agora! O perdão e estamos reconciliados com o Pai! E mediante a morte de Jesus Cristo e se a morte nos reconcilia quanto mais seremos salvos porque Ele agora está vivo ao lado do Pai e está a ser o nosso advogado de defesa e sumo sacerdote a mediar por nós.

Continuando no v. 10:

“e não só isso e também nós gloriamos em Deus”

Gloriamos e isto quer dizer: estamos alegres! Regozijamos! E damos glória a Deus! É uma coisa positiva! E encorajadora! E esse é o lado encorajador da Páscoa, irmãos!

Vejam comigo em FP 4:4 diz:

“alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos! “

Precisamos de nos alegrar e precisamos de estar alegres e estar encorajados e alegres pelo que o Senhor está a fazer por nós! Deu a sua vida por nós! E por isso, a Páscoa, é um período encorajador.

Seja a vossa moderação, a vossa gentileza, em que fazem conhecida de todos os homens!

Um escritor chamado Mc Night disse que isso significa: mansidão sobre provocação, prontidão para perdoar injúrias, cuidado nos negócios e da disposição assim como todo o governo das paixões, isto é, todo o DOMÍNIO PRÓPRIO das nossas paixões.

E por isso que diz em FP 4:4:

“alegrai-vos SEMPRE no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos, seja a vossa moderação conhecida”

A sua moderação, gentileza, a sua mansidão, o seu carinho para com os irmãos é duro ou é manso? É moderado, é gentil e principalmente com aqueles que são fracos e os que estão doentes ou temos falta de amor? Ou por outro lado, somos encorajadores? Como Deus nos encoraja pelo sacrifício de Jesus Cristo.

Quando nós não merecíamos! Qual de vocês que merecem o sacrifício de Jesus Cristo? Ninguém! Nenhum de nós merece! E por isso, seja a sua moderação, a sua maneira de atuar com outras pessoas de maneira moderada, equilibrada e que não é dura e sim, mansa e gentil.

“seja conhecida de todos os homens”

E isso não quer dizer que seja conhecida só por boas pessoas, incluindo os pecadores! E perto está o Senhor, irmãos, Jesus Cristo vai voltar brevemente e Ele vai ser o juiz quando voltar e se agora é o nosso advogado de defesa e quando retornar será o juiz!

E por isso, não sejam duros, e sejam mansos e moderados porque Jesus Cristo é Aquele que vai julgar e veja em TG 2:13 diz

“porque o juízo é sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia”

Jesus Cristo é Aquele que deu a vida por nós, Ele é o nosso advogado de defesa agora e quando Ele retornar o juízo foi dado a Ele! E vai nos julgar! Ele tem todo o direito de nos julgar porque deus a Sua vida por nós!

E você é duro para com o seu irmão? Você não usou de misericórdia com o seu irmão? Lembre-se que a misericórdia triunfa sobre o juízo e por isso continuando, então, a ler em FP 4:6 diz:

“NÃO ANDEIS ANSIOSOS DE COISA ALGUMA”

Por quê? Estamos encorajados e positivos do sacrifício de Jesus Cristo que Ele nos dá.

“POR ISSO SEJAM CONHECIDAS AS VOSSAS PETIÇÕES E VOSSAS ORAÇÕES      ATRAVÉS DA ORAÇÃO E PELA SÚPLICA COM AÇÕES DE GRAÇA”

Com gratidão, temos gratidão? Pelo que Deus fez por nós? Pensem? Este período da Páscoa Jesus Cristo deu a Sua vida por nós e temos gratidão?

E no v. 7:

“e a paz de Deus que excede todo o entendimento”

Sim, temos dificuldades e sofrimentos na nossa vida e temos problemas de saúde embora temos esta promessa de que vamos ter a vida eterna e temos esta promessa de que vamos ser perfeitos! Porque Ele nos aperfeiçoou e para Deus é como já tivesse sido feito.

“todo o entendimento guardará o nosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”

E por isso é que diz: irmãos, pensem em coisas positivas, que é verdadeiro, que é respeitável, o que é justo, o que é puro, o que é amável, que é de boa fama, de boa virtude e louvor.

Precisamos de encher as nossas mentes com coisas positivas, mas você tem ansiedade? E você está a permitir que esteja na sua mente? Diga a si mesmo: tenho ansiedade?

Queridos irmãos, as estatísticas são que 50% da população mundial, hoje em dia, tem ANSIEDADE! Isto quer dizer que entre duas pessoas que estão a me ouvir agora, uma dessas tem ansiedade, numa média, e diz aqui: não andeis ansiosos de coisa alguma em tudo; por quê? Porque Jesus Cristo nos reconciliou e nos vai salvar finalmente porque Ele é o nosso advogado de defesa.

Sim, não está a dizer que não vamos passar por problemas ou aflições, sim, não está a dizer que não vamos ter dificuldades nesta vida ou problemas de saúde porque estas coisas todas nos fazem melhores pessoas, mas não estejam ansiosos!

Porque se Deus até aos passarinhos dá comida não vai dar a nós? Já que somos filhos Dele?

Queridos irmãos, seja isso o que ocupe o vosso pensamento e está claro Deus e Jesus Cristo disseram: é preciso que se arrependam, por ex., a lei de Deus diz: TRABALHA! Por seis dias! Sim, descansa em um e trabalha em seis e isto é a lei de Deus!

Irmãos, precisamos de desenrolar as mangas e trabalhar, seis dias trabalhareis exceto do Sábado temos que trabalhar por seis dias! Podemos descansar no Sábado!

Por isso diz: põe estas coisas positivas no vosso pensamento e no v. 13 diz:

“TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”

Tudo posso fazer naquele que é Cristo que me fortalece!

Queridos irmãos, você pode vencer e não estejas desencorajado e Deus está a dar a você a vitória e diz: JÁ VENCEU!

Ele disse isso em HB 10:14: Ele nos aperfeiçoou! Mas é claro que temos que fazer a nossa parte e Deus faz a parte Dele e como lemos a pouco em RM 5:10 diz: somos salvos pela Sua vida porque é nosso sumo sacerdote e está a nos ajudar e por isso diz: estejam alegres e positivos!

E então vão ter esta paz como lemos no v. 7 de FP 4: a paz de Deus que excede de todo o entendimento e isto é um ato de alegria como por ex., irmãos, vejam em GL 5:22 quando fala acerca do fruto do Espírito Santo de Deus que inclui certas características: o amor para com os irmãos, a alegria, irmãos, o caminho de Deus é encorajador; e depois: paz de Deus.

E por isso esta alegria é como fosse o oxigênio que nos ajuda a perseverar até ao fim e por isso o amor para com os outros e esta alegria de Deus e esta paz de Deus e esta ação encorajadora do que Jesus Cristo fez por nós e isso no dá essa paz de Deus que as pessoas não entendem, pois, como podemos ter paz neste mundo de problemas?

Em 1 JO 4 lemos que Deus é amore vejemos o v. 8 diz:

“aquele que não ama não conhece a Deus pois Deus é amor”

Irmãos, vocês amam a irmandade e os irmãos? Se alguns amam, outros são um bocado mais frios e, por outro lado, estão a dizer: vocês não amam! E irmãos, não estamos aqui para julgar e nós temos que fazer a nossa parte o que os outros fazem ou não fazem é entre eles e Deus; mas a minha parte é de ser como Deus é: amar.

E no v. 9 diz:

“nisto se manifestou o amor de Deus em nós em ver Deus enviar o Seu filho, o unigênito ao mundo para vivermos por meio Dele”

Ora, então? Isto não é encorajador?

“nisto consiste o amor: não que nós não tenhamos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou o Seu filho como propiciação (isto é, para fazer paz com Deus e pagar pelos nossos pecados) pelos nossos pecados; amados se Deus de tal maneira nos amou devemos nós também amar uns aos outros”

E não esteja a dizer: olha aquela pessoa não ama a mim por isso não vou amar a ele, não! Você tem que amar o outro!

“ninguém jamais viu Deus, se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o Seu amor é em nós é aperfeiçoado”

Vimos uma vez mais essa palavra de perfeição Deus nos aperfeiçoa e estamos sendo aperfeiçoados e como? Através do amor de Deus!

O Espírito de Deus, a força de Deus, a essência de Deus e que nos ajuda a ser como Deus é! Veja também no v. 17 diz:

“nisto é em nós aperfeiçoado o amor para que no dia do juízo mantenhamos confiança pois segundo Ele é também nós somos neste mundo, antes, o perfeito amor lança fora o medo”

Assim como também a ansiedade.

“ora, o medo produz ansiedade, logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor de Deus e nós amamos porque Ele nos amou primeiro e se alguém disser: amo a Deus e a odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão a quem vê não pode amar a Deus a quem não vê”

“ora, temos da parte Dele este mandamento que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”

Amar o irmão é a prova de que você ama a Deus! E em 1 Jo 5:2-3 diz:

“nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e praticamos os Seus mandamentos porque este é o amor de Deus que guardemos os Seus mandamentos, ora, os Seus mandamentos não são penosos (não são pesados”

Por que os mandamentos são pesados para algumas pessoas? Por causa da autojustiça deles e isso é que faz os mandamentos de Deus serem pesados! Vejam em RM 10:1-3 diz:

“irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus em favor deles”

Por ex., a minha súplica por outras igrejas que andam por aí é que sejam salvos o que peço para essas igrejas que se dizem cristãs mas não são o que praticam é que sejam salvas.

“porque eu dou testemunho que eles têm zelo por Deus”

Sim, são muito zelosos por Deus.

“porém, não com entendimento”

Não é que são melhores que os outros ou que você é melhor que os outros, mas precisamos de estudar a Bíblia para conhecermos o que devemos de fazer e o importante que está a dizer aqui: é que as pessoas desconhecem a justiça de Deus!

E procuram estabelecer a sua própria justiça, a sua autojustiça e assim não se sujeitaram a justiça que vem de Deus e as pessoas põe pesos nas leis de Deus e isto é o que os fariseus faziam e vejam por ex. Em MT 23.3-4 diz:

“fazei guardar, pois, tudo o que eles vos disserem e esses escribas, porém, não vos imitem nas suas obras”

Porque dizem e não fazem e temos que fazer, obedecer a Deus, sim, mas eles (os fariseus) estão a dizer coisas pondo fardos e pesos pesados e diz:

“difíceis de carregar e os põe sobre os ombros dos homens, entretanto, eles mesmos com o dedo não o querem movê-los”

Óh, pessoas põe pesos no Sábado e pesos que não precisam de estar aí, assim como também põe pesos nos dias dos pães ázimos, pesos que não precisam de estar aí.

Queridos irmãos, sim, temos que comer pães asmos por sete dias, mas essa parte implica que nós precisamos de imitar a Deus, precisamos de viver como um novo homem e esse novo homem tem uma nova atitude de perfeição e de amor.

E queridos irmãos, isso é uma ocasião de cantarmos e regozijarmos com alegria pelo que Deus faz por nós e por isso lemos em HB 12:1 diz:

“portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas e desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que satanás nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”

Queridos irmãos, visto que temos essas testemunhas de HB 11, pessoas fiéis, nós temos que tirar este peso e esta autojustiça, mas andando com perseverança e obedecendo as leis de Deus sem por pesos a volta disso.

“olhando firmemente para o Autor e consumador da fé que é Jesus Cristo, o qual tem em troca da alegria proposta, suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia e está sentado à destra do trono de Deus”

Em troca da alegria!

Queridos irmãos, é uma alegria e por isso suportou o sofrimento e por isso vejam HB 12:12 diz:

“por isso, estabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos e fazei retos caminhos para os pés”

Não estejam desencorajados e sim andem para a frente! Por quê? Porque em HB 13:6 diz:

“o Senhor é o meu auxílio, não temerei e o que me poderá fazer o homem?”

E no v. 5 diz:

“de maneira alguma te deixarei”

Vemos aqui que Jesus Cristo diz: eu não vou te deixar e vou completar e aperfeiçoar e queridos irmãos, o caminho de Deus é encorajador porque Ele nunca nos vai abandonar e deixar embora temos que nos arrepender!

E por isso leiam em HB 13:20-21 diz:

“ora, o Deus da paz que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, Nosso Senhor, o Grande Pastor das Ovelhas, e como? Pelo sangue da eterna aliança”

Pelo Seu próprio sangue do Seu sacrifício e Deus nos dá a paz como lemos no v. 20 e isto é muito encorajador irmãos, pelo sacrifício de Jesus Cristo

“e o grande pastor das ovelhas e pelo sangue da Sua aliança vos aperfeiçoa em todo o bem”

Mais uma vez mais estamos nesse processo da perfeição e estamos sendo santificados onde Ele já fez a sua parte, Ele promete que nunca nos deixará!

“para cumprirmos a vontade de Deus”

E assim através do Espírito Santo Deus está a nos aperfeiçoar, está operando em nós, através de Jesus Cristo do Seu Espírito que Ele faz onde Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote Ele nos manda o Seu Espírito para nos ajudar.

“e por isso está operando em vós o que agradável diante Dele através de Jesus Cristo a quem seja a glória para todo o sempre”

Mas que benção, irmãos! O caminho de Deus é encorajador! A glória para todo o sempre é de Deus e de Jesus Cristo.

Amém!