O Juízo e o Dia do Julgamento

Você está aqui

O Juízo e o Dia do Julgamento

Download (Baixar)
MP3 Audio (41.2 MB)

Download (Baixar)

O Juízo e o Dia do Julgamento

MP3 Audio (41.2 MB)
×

"A ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada" e o dia do Juízo. Este sermão explica detalhadamente e bíblicamente esta diferença.

Transcrição

O JUÍZO E O DIA DO JULGAMENTO    -    16.11.2019

Sermão do ministro Jorge de Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Temos visto acontecerem coisas terríveis nas manchetes e de notícias como assassinatos, mortes, pessoas a sofrerem e imagem quando no futuro o assassino realmente se arrepender e sim estar submisso a suas consequências mas se arrepender-se e seja perdoado veja a situação da pessoa cujo assassinato foi cometido se essa pessoa vai conseguir perdoar e reconciliar, vai conseguir?

Isso é um tema importante, irmãos, e hoje vou falar e abordar sobre isso porque reconciliar é fazer com que duas pessoas voltem a ser os melhores amigos de novo, estejam dispostos a comer juntos, a brincar e falar anedotas juntos, pronto viverem conjuntamente e apreciar a companhia um do outro.

E por isso o tema deste sermão é de extrema importância pois as pessoas não entendem a diferença entre os dois: juízo e julgamento e por isso hoje quero abordar este tema queridos irmãos.

O que é o juízo ou quando é o juízo ou em outras palavras quando é este período de provação, de teste em que estamos a ser julgados?  E qual é o julgamento final no dia do juízo?

E isto nos afeta porque estamos a prender a ser no futuro juízes debaixo de Cristo e se estamos a prender bem e corretamente?

Nos julgamentos de hoje em dia quando homens vão ao tribunal, a pessoa por ex. é levada ao tribunal, o juiz a ouve, e a situação e o caso, e as vezes pode decidir a dar um período de liberdade condicional como um período de provação.

Durante esse período de experiência e reabilitação e é onde a pessoa está sendo julgada, sim, e um período de julgamento mas não ainda o final e isso continua durante esse período de liberdade condicional.

E se os homens fazem isso e veem que isso é justo então Deus seria menos justo?? E está claro que não! E por isso vamos analisar nossas vidas como cristãos, nós somos chamados, temos o conhecimento e o respeito como o temor de Deus e então cremos que Deus é Deus e que Ele é o galardoador de nós e então vamos agora nos arrepender e de acordo com nosso arrependimento porque cremos e temos fé e faremos um compromisso que precisamos entender bem este compromisso.

E fazemos esse compromisso com Deus para vivermos o caminho Dele, e sermos submissos a Ele e precisamos de entender sobre este compromisso e depois deste é o batismo.

E então depois de fizermos este compromisso durante um período de continuidade desta provação em que o juízo começou na igreja de Deus, o corpo de Cristo, e então com a ajuda do Espírito Santos devemos estar a nos santificar pois o nosso sumo sacerdote nos limpa e precisamos de continuar a andar para a frente para que ao ponto final que é o dia do juízo ou misericórdia será aplicada a nós ou seremos condenados, isto é, julgados.

Queridos irmãos por isso ou vai ao ponto final para uma misericórdia ou um julgamento de condenação, ou em outras palavras, se nosso galardão ou recompensa for através de misericórdia vamos ser abençoados ou recompensados com a eternidade que é a vida eterna no reino de Deus.

Mas por outro lado se nós não queremos nos arrepender ao fim deste período de juízo, no dia do juízo, seremos castigados pela eternidade fora no lago de fogo, isto é, com a morte eterna e não é que vamos continuar a sofrer eternamente mas o castigo é eterno, ponto final.

E vejamos comigo faz favor iniciando em 1 PE 4 que está a falar desse juízo que começa na igreja de Deus no v. 17: “porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada e ora se primeiro vem por nós qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus?”

Porque todo mundo vai ser julgado mais cedo ou mais tarde e está a começar por nós e temos este período de provação e de testes e por isso hoje, irmãos, para nós é um dia que estamos a ser julgados é o dia do juízo.

Mas ainda não é o juízo final pois enquanto estivermos nesta vida física estaremos sendo julgados e por isso que sabemos que há nas escrituras: “buscai o reino de Deus e a sua justiça”, MT 6:33, e precisamos de buscar este reino de Deus e a sua justiça; e não é a minha justiça, e sim a justiça de Deus e precisamos de ter fome e sede pela justiça de Deus.

E depois temos que praticar justiça e misericórdia e quando aplicamos a outras pessoas justiça e misericórdia o mesmo será dado a nós e por causa disso precisamos de andar em fé de que Deus nos recompensará da mesma maneira e se somos justos e misericordiosos para com os outros Deus ainda será mais para conosco.

E isso é o que acontecerá na vinda de Cristo e nós como cristãos então Deus decidirá se vamos estar na primeira ressurreição ou não e se vamos ter a vida eterna ou não.

Queridos todos serão julgados e nós como cristãos estamos a ser julgados agora e aqueles que não sabem a verdade serão julgados no futuro o que chamamos a ressurreição depois do milênio na ressurreição do resto como lemos em AP 20 que o resto ressuscitará depois do milênio.

Entretanto temos que entender quando Jesus Cristo retornar ele vai iniciar o julgamento justo com justiça e leiam comigo se faz favor em AP 19:11: “vi o céu aberto e eis um cavalo branco e este é o quinto cavaleiro de AP porque há 4 cavaleiros no início e aqui está o quinto e este então é o verdadeiro Cristo porque diz: o seu cavaleiro se chama fiel e verdadeiro e julga e peleja com justiça”.

E graças a Deus irmãos que isso aconteça porque este mundo está corrupto e grandes ciladas que homens debaixo da influência de satanás estão a fazer para enganar o mundo e queridos irmãos necessitamos de entender que graças a Deus Jesus Cristo vai voltar e vai haver paz na terra.

E em AP 20:4 diz: “também vi tronos e assentados a cujos foram dadas a autoridade para julgar”; e quem são esses? Os ressuscitados, nós, Deus queira que você, todos nós, Deus queira que sim, e vamos julgar e diz assim no fim deste v. 4: “e vão reinar com Cristo por 1.000 anos, durante o milênio”.

E este julgamento vai ser delegado debaixo de Cristo, o juiz supremo, digamos assim, a tribunais mais pequenos certos juízos e certas responsabilidades e nós seremos e devemos ser parte desses juízes e a pergunta por isso é: você e eu está a aprender a julgar hoje tal como Cristo julga que é um julgamento com justiça e retidão?

Porque lemos que quando Jesus Cristo vier Ele julga e peleja com justiça e nós se estivermos debaixo de Cristo também devemos estar a julgar com justiça.

Vejam comigo, quando julgaremos o mundo, em 1 CO 6:2 diz assim: “ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?”; e Deus queira que você e u sejamos parte desse grupo, os santos, vamos julgar a população mundial neste milênio e também para lá disso.

“ora, e se o mundo deverá ser julgado por vós sois acaso indignos de julgar as coisas mínimas?”; irmãos, estamos a aprender a julgar coisas pequeninas agora?

“não sabeis que deveis de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida?”.

Queridos, um dos propósitos dos mandamentos de Deus como por ex. guardar a festa é para aprendermos o temor de Deus; e o temor de Deus é extremamente importante porque quando o temos o respeito de praticar a justiça justa e com misericórdia e que seja um julgamento justo.

Queridos irmãos estamos a aprender e assim há um ponto inicial que é o temor de Deus e por que? Porque Deus nos vai julgar com justiça e por isso devemos de ter este temor e que acreditamos que Ele existe e que é o galardoador de todos e que vai dar a recompensa aos bons: a vida eterna e aos maus: o seu castigo devido; e por isso devemos de ter respeito e temor para com Deus. E não é terror mas temor e respeito para com Deus.

E como isso nos afeta? Porque temos que aprender agora a julgar da maneira que Jesus Cristo julga, e como Ele julga? Em primeiro lugar temos que aprender que o julgamento pertence a Deus, o julgamento ou a decisão final pertence a Deus e o dia do juízo pertence a Deus.

Vejam por ex. em MT 7:1: “não julgueis para que não sejais julgados”; não estejas a condenar o teu irmão para não seres condenado porque da mesma maneira que julgares serás julgado, da mesma maneira que perdoardes serás perdoado.

E queridos irmãos é muito simples da maneira que julgas é que serás julgado.

E por isso irmãos muitas pessoas na igreja não tem julgado da maneira correta com misericórdia e com compaixão tem havido muitos problemas na igreja! É um fato!

E por isso irmãos precisamos de entender que o julgamento segundo nosso Deus tem dois estágios: onde o primeiro estágio, digamos assim, onde no juízo, nesta ocasião começou, este primeiro estágio de distinguir e discernir, de separar e limpar o bom do mau.

E por ex.: você está numa área onde trabalha e suas mãos estão sujas e precisa as lavar e porque você lava as mãos? Porque você fez a decisão de que as mãos estão cheias de impurezas ou fez uma decisão que os pratos estão sujos e precisam ser lavados.

Por ex: você sabe que não deve comer carnes imundas e por isso você ou sua esposa quando sempre vão as compras ou a um restaurante ou seja o que for vão cuidadosamente analisar se há carnes imundas na comida e por isso vão distinguir, discernir, separar e tirar o imundo do limpo e porque vocês só irão comer o limpo e de acordo com a instrução bíblica.

Ora, a razão disso é de ser uma situação saudável e não estou a dizer que não seja mas há uma razão mais importante que é o princípio espiritual porque nós estamos a habituar a continuamente analisar-nos e haver o que fazemos e como fazemos, pois, estamos sempre a pensar o que vamos comer do que não vamos comer.

Estamos sempre a pensar o que sempre vai entrar pela boca até o estômago e espiritualmente temos que fazer a mesma coisa com o que nós vemos, falamos e ouvimos para discernir e separar continuamente e para termos cuidado com o que vemos assim como termos de ter cuidado onde estamos a ouvir certas coisas e temos que nos separar e discernir, e distinguir, sermos diferentes.

Falando isso biblicamente quer dizer: santificar, isto é, ser separado da impureza e por isso com tal estamos sempre continuamente a analisar as carnes que estamos a comer e verificar que de fato são carnes limpas, espiritualmente temos que estar continuamente a analisar o que estamos a ver e ouvir para não pormos na nossa mente impurezas.

E é por isso que este estágio é o início do juízo começar em nós na igreja de Deus e este é o período que nós devíamos estar a fazer com nós próprios.

Depois disso, quando julgamos e discernimos se devemos ou não fazer, há ocasiões e situações que vemos que tenho que ser misericordioso e tenho que ter cuidado e não vou atacar esta pessoa, e vou demonstrar perdão e fazer tudo quanto é possível para haver uma reconciliação.

E tudo isto é parte deste primeiro estágio em que estamos a julgar a nós próprios e estamos a limpar e a limpar à nossa maneira de viver para que seja mais de acordo com o que Deus deseja, misericordiosos, pessoas que perdoam e pessoas que são pacificadoras tal como lemos nas bem aventuranças.

E depois há um segundo estágio, e este estágio irmãos é o dia do juízo, é o ponto final aonde a decisão ou a sentença é pronunciada a dizer: entre vais ter a vida eterna ou a morte eterna.

A decisão final é guarda o que for bom e queima e deita fora o que é mau.

E por isso é importante entendermos estes dois estágios, irmãos, de juízo que há um processo de julgamento e depois um julgamento final.

Este primeiro estágio deixe-me chama-lo de construtivo da esperança que vamos ficar limpos, de que vamos vencer nossas fraquezas, que vamos perdoar e reconciliar com os outros, na esperança que estamos no caminho da santificação através da ajuda do Espírito Santo de Deus.

E queridos irmãos e isto é um julgamento reto fazendo da maneira correta com justiça e misericórdia e andando em fé nos mais importantes preceitos da lei como lemos em MT 23:23 e isto é o que temos que fazer.

Mas se você não fizer isso e eu não fizer isso e se nós não estamos a nos esforçar a vencer estas atitudes, as vezes somos duros, dizemos coisas que não estão a soar muito bem, ou as vezes fazemos coisas que não são corretas e temos que nos arrepender e temos que estar a vencer continuamente neste caminho de vencer, vencer e vencer.

E se não fizermos isso o resultado final vai ser uma sentença da segunda morte no lago de fogo mas haverá misericórdia se nos arrependermos.

E aqui está um ponto importante, queridos irmãos, você e eu hoje em dia temos parte neste primeiro estágio de distinguir, separar, vencer e purificar mas o segundo estágio a decisão e o julgamento final você não tem qualquer autoridade judicial de Deus para fazer isso.

Vejamos aqui em TG 4:11-12: “irmãos não faleis mal uns aos outros”; e quando você está a dizer mal do outro você está a julgar o outro e ah como é tão fácil nós dizermos mal das pessoas.

E eu tenho assim como você de vencer esta fraqueza e todos nós temos que vencer e pensem bem irmãos estamos a ter mais cuidado dia a dia acerca deste assunto? Para termos um extremo cuidado para não dizermos mal dos outros?

Nós podemos dizer: olha ele não fez isto ou aquilo! E devia ter feito isto! E precisamos de ter muito cuidado pois diz assim: “aquele que fala mal ao irmão, ou em outras palavras, julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei”; e por que?

Porque a lei não deu autoridade a você e a mim, a nós julgarmos o outro e por isso se você está a julgar o outro você está a dizer mal da lei porque estás a dizer que a lei está incorreta; eu é que devia estar a julgar o outro, eu tenho esta autoridade de dizer mal daquela pessoa.

Lembra-se quando Jesus Cristo disse: você chama a uma pessoa tola ou idiota ou seja o que for que você tenha cuidado e por que? estás a falar mal de outra pessoa e por isso está a falar mal e a julgar a lei.

Se você julga a lei então você não é observador da lei mas juiz! E Deus não pôs você e eu na posição de sermos juízes e por isso você e eu não temos o direito de condenar a outra pessoa.

“Só um é legislador e juiz aquele que pode salvar e fazer parecer, tu, porém, quem és, ó homem?” estás a dizer mal dos outros?

Isto é forte, irmãos, e espero que esteja a entrar no seu coração e na sua cabeça assim como também em mim! Não sou melhor do que vocês e sou um pecador como você o é e temos que estar a vencer, estou a falar para todos nós.

Vejam aqui em JO 7:24: “não julgueis segundo a aparência e sim pela justiça reta”, o problema é que somos físicos pois você vê o coração da outra pessoa?  Você vê o motivo e a intenção da outra pessoa? Não! Então como é que pode julgar corretamente? E com justiça? Não podemos! Por que? porque nós só vemos uma parte externa e não a de dentro.

E se você não sabe distinguir e discernir o bem do mal então você está a aceitar o mal! E isso também é incorreto e por isso vemos que tem estes dois estágios como lemos a pouco e se necessário releiam.

E você e eu, nós, temos que entender que não é nossa responsabilidade de condenar a outra pessoa, não é, e sim a lei de Deus nos ensina o que é certo e o que é errado a lei de Deus nos ensina o que é bom e o que é mau e por que? para nós aprendermos a discernir e distinguir e a praticar o que é bom e discernir o bom do errado, temos que fazer uma decisão correta da nossa maneira de viver para o que é certo e correto.

Temos que fazer decisões na nossa vida e esse discernimento e essa decisão, sim, é uma forma de juízo deste primeiro estágio mas ainda não é uma condenação!

E este caminho e processo de escolha, este caminho leva tempo e por isso que Deus nos deu o exemplo do Adão e Eva que eles tinham que escolher entre duas árvores e uma é a árvore da vida.

A árvore da vida, o Adão e a Eva tinham que decidir que Deus sabe o que está a dizer e que Deus sabe o que é bom, o que é mau e que temos que acreditar no que Ele diz através das suas leis e essa é a árvore da vida! E seguir a lei de Deus para o nosso bem!

Depois a outra árvore, que o resultado final é a morte, a árvore que era conhecida como a árvore do conhecimento do bem e do mal em que eu decido para mim mesmo ou a humanidade decide para si mesmo ou as pessoas a volta de você decidem para elas mesmas o que é bom e o que é mau!

Olha da maneira que eu vejo isto está certo ou errado e queridos irmãos não é o eu eu vejo e sim o que Deus diz e quando nós decidimos por nós próprios o que é bom e o que é mau como este mundo todo está a fazer hoje em dia e isso quer dizer que não confiamos e não temos confiança em Deus para decidir por nós o que é bom e o que é mau!

Este é o caminho deste mundo todo e tolo, sim, tem coisas boas e tem coisas más, ou seja, está misturado e para nos confundir e esse caminho é o caminho que nos leva à morte espiritual.

E por isso que Deus nos diz em DT 30: “eu te dou perante ti hoje uma escolha: vida ou morte, bom e mau, mas escolhe a vida” e isso queridos irmãos é um processo de evaluação, de discernir e distinguir, é um processo de separar mas não é de condenar.

E por isso que somos encorajados a nos examinarmos a nós mesmos, particularmente a volta do período da Páscoa.

E vejam aqui em 1 CO 11:28: “examine-se, pois, o homem a si mesmo”; quer dizer que você mesmo em outras palavras faça um juízo de você mesmo, você esteja a separar, a discernir, a verificar o que está a haver e o que está a ouvir e falar e o que está a dizer para poder por de fora o imundo.

Por isso que diz no v. 31: “porque se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”; Deus não precisaria de julgar a nós e por que? Porque nós já fizemos isso pois estamos a limpar-nos a nós próprios!

E estamos a fazer isso? Mas quando somos julgados somos disciplinados pelo Senhor pois quando recebemos castigo do Pai através de Jesus Cristo e por que? para não sermos condenados com o mundo e para nós nos arrependermos, para mudarmos e não sermos condenados no julgamento final neste segundo estágio.

Queridos, primeiro temos que nos examinar a nós próprios então você pode estar a julgar os outros hoje? Por isso é preciso de ter cuidado.

Leiam em RM 12:18: “se possível quanto depender de vós tende paz com todos os homens”; aqui está a falar de reconciliação e se é possível faz paz com todas as pessoas.

“esforça-te para fazer o bem perante os outros, e não vos vingueis a vós mesmos mas dai lugar a ira porque a Mim pertence a vingança e Eu mesmo é que retribuirei, diz o Senhor”; ou seja, deixa isso nas mãos do Senhor! Por que? Porque você não é o juiz e deixa o julgamento e a condenação na mão do juiz!

“pelo contrário se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer! Se tiver sede, dá-lhe de beber! Porque fazendo isto amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça”; porque ele é que deve e vai ser castigado por Deus e não por você pois se essa pessoa vê você lhe fazer o bem deve se arrepender! Mas se não se arrepende vai ter um castigo ainda maior, brasas vivas na cabeça dele.

E no v. 21: “não te deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem”; precisamos de vencer o mundo, o maldoso e não é com vingança mas aprendendo a fazer o bem e por isso temos que aprender a perdoar!

MT 6:12: “perdoa-nos as nossas dívidas assim como temos perdoado aos nossos devedores”; conhecem isto do Pai Nosso? Mas isto não é para repetir palavras pois é apenas uma oração modelo de que precisamos estar a orar e precisamos de estar a pedir a Deus perdoar os nossos pecados mas estamos a dizer a Deus condicionalmente na condição de que estou a perdoar os outros!

E nós? Estamos a perdoar aos outros? Porque ao fim de contas essa é a condição e veja no v. 14: “porque se perdoardes aos homens as suas ofensas também o vosso Pai Celeste vos perdoarás, se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas”.

E o que é que você pode fazer para perdoar? Faça tudo quanto possa, seja tudo quanto possível e faça a sua parte para perdoar e para reconciliar pois se você não o fizer você será julgado e condenado e diz assim: “você vai ter que pagar até ao último ponto”.

Veja em MT 5:22: “podemos dizer que todo aquele sem motivo se irar contra o seu irmão está sujeito a julgamento e quem proferir um insulto ao seu irmão estará sujeito a julgamento no tribunal e se chamar tolo estará sujeito...queridos irmãos temos que ter cuidado com o que dizemos...se, no entanto, deixares no altar a tua oferta e quando você traz ao altar a sua oferta? Quando você está a orar! E aí quando você estiver a orar e se lembrar que o teu irmão tem alguma coisa contra você, você para de orar, deixa perante o altar a tua oferta e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão!”

E depois volta e continua a tua oração.

Queridos irmãos temos que perdoar e temos que nos reconciliar e por isso que MT 7 diz assim: “não julgueis para que não sejais julgados”; não estejas a condenar o outro para não serdes condenado”.

Pois da maneira que tiveres a julgar o outro e a trabalhar com o outro neste processo do juízo do primeiro estágio é como você será julgado no segundo estágio no dia do julgamento; e da maneira que você tiver medido neste juízo e processo da sua vida, primeiro estágio, de discernimento e separação e como faz o possível e tanto para ajudar o outro e fazer paz com o outro o mesmo vai ser pedido e medido a você de volta no dia do juízo ou receberás misericórdia ou serás condenado no dia do juízo final!

Por isso se você um cisco no olho do irmão está aí uma grande trave no seu próprio olho! Cuidado! Tira primeiro a trave do teu próprio olho como diz no v. 5 e não sejas auto justo mas analisa-te e examina-te a ti próprio!

Queridos temos que discernir e separar mas sem condenar e temos que ir pelo primeiro estágio deste processo sem tomar a decisão de nós dermos o passo de sermos juízes no segundo estágio.

1 CO 5:9: “já em carta escrevi que não vos associeis com impuros”; e estamos a ver aí que é uma associação para não nos associarmos com impuros, isto é, um discernimento e separação, estágio 1.

“refiro-me com isso não propriamente aos impuros deste mundo ou avarentos ou roubadores ou idólatras deste mundo porque neste caso teríeis que sair do mundo mas escrevo para que não vos associeis a alguém que dizendo-se irmão for impuro ou avarento ou idólatra ou maldizente ou beberrão ou roubador e com esse tal nem comas!”; e tens que discernir dentro da igreja, não é com o mundo.

“pois, com que direito haveria eu de julgar os de fora mas vocês têm que julgar os de dentro”; mas este julgamento é estágio 1 não é a condenação.

Porque este estágio 1 é fazer em amor, respeito, em gentileza: olha irmão não faça isso não vê aqui mas eu não possa estar com você por causa de que você está a fazer assim; e você tem que entender tem que ser feito com amor e não de uma maneira auto justa, de uma grossura e rispidez, e cuidado com isso!

Mas não podemos ir para o segundo estágio, o julgamento final e por que? Porque essas pessoas ainda podem se arrepender e por isso temos que aprender a julgar as coisas pequenas.

“tende juízo onde vai ser dado misericórdia ou uma condenação” e depende como estamos a atuar agora!

Veja em TG 2:13: “porque o juiz é sem misericórdia para aquele que não usa de misericórdia”; este julgamento final não vai ter misericórdia caso você não esteja a praticar também misericórdia.

Como é que você fala com os outros? Como você diz as coisas? Diz assim tipo duro e ríspido ou estamos a aprender a ser mais leves, carinhosos e cuidadosos no jeito de falar com as outras pessoas?

Continuando a ler no v. 13: “a misericórdia triunfa sobre o juízo”; e queridos irmãos você quer que a misericórdia seja aplicada a você, não quer?? Por isso aplique misericórdia aos outros, por favor!

Por isso você perdoa e faça todo o possível para se reconciliar e se o outro não quiser? Sim, perdoar você necessita só de uma pessoa, você perdoa e deixe-me passar mas reconciliação precisa que ambos que estejam a fazer a sua parte para se reconciliarem e então há reconciliação!

Por ex. Deus através de Jesus Cristo fez a sua parte para reconciliarmos com Deus, morreu por nós e quando nós ainda éramos bem pecadores fez a Sua parte de reconciliação mas se você não se arrepende e você não faz a sua parte não haverá reconciliação entre você e Deus.

Deus fez a sua parte mas agora você tem que fazer a sua pois reconciliação requer dois!!

JO 5:22: “e o Pai ninguém julga mas ao Filho confiou todo o julgamento”; o \pai delegou todo o julgamento e o filho é que se vai assentar e julgar e Ele que vai voltar e num cavalo branco e vai julgar com .... JUSTIÇA!

Queridos irmãos é o filho que vai perdoar ou condenar pois ao ponto final tudo pertence a Ele e não a mim! E também não a você!

As pessoas mais cedo ou mais tarde vão ser julgadas de acordo com as suas obras e todas e quaisquer obras, todas as pessoas que vão ressuscitar depois do milênio vão ser julgadas de acordo com as suas obras e haverá consequências mas porque você sabe que vai haver um juízo e um julgamento e isso tudo vai queimar.

Leiam comigo se faz favor em 2 PE 3 começando no v. 11: “visto que todas estas coisas hão de ser desfeitas, tudo vai ser desfeito, devereis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade”; como dito anteriormente temos que nos examinar a nós próprios e viver de uma maneira justa.

“sim, esperando e apressando a vinda do dia de Deus”; do julgamento que Deus vai trazer a este mundo.

“por causa do qual os céus incendiados serão desfeitos e os lamentos abrasados se derreterão”; e depois vai haver um novo céu e uma nova terra nos quais habita justiça e nada impuro sobreviverá depois do lago de fogo, nada!

E por isso irmãos como diz no v. 17: “vós, pois, amados prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos mas cresçam na graça, gentileza, bondade, no carinho, na misericórdia para com os outros e vindo a saber quem é Jesus Cristo que nós sabemos que devemos imitá-lo pois Ele é o Nosso Senhor e Salvador porque a Ele seja a glória de agora como no dia eterno, AMÉM!!