Doutrinas Fundamentais: (5) Juízo Eterno

Você está aqui

Doutrinas Fundamentais:

(5) Juízo Eterno

Download (Baixar)
MP3 Audio (28.51 MB)

Download (Baixar)

Doutrinas Fundamentais: (5) Juízo Eterno

MP3 Audio (28.51 MB)
×

O dia do juízo virá. Nesse dia Deus, atravéz Daquele que Ele delegou a responsibilidade de julgar, fará a decisão (que será eterna) do que você fará pela eternidade fora, como um filho (ou filha) Dele. A alternativa é não ser parte desse destino que Deus deseja que seja o seu. Este sermão aborda este tema.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Leiam em EF 1:5 diz assim: nos predestinou para sermos filhos Dele por meio de Jesus Cristo”; o Pai tem um plano e objetivo de fazer a humanidade é de virmos a ser filhos de Deus por meio de Jesus Cristo.

E vejam como Jesus Cristo explicou isto em MT 11:26-27 diz assim: “sim, O Pai porque assim foi do Teu agrado, a Tua vontade; e no v. 27: todas as coisas Me foram entregues por Ti”

Jesus Cristo está a dizer tudo Me foi posto nas mãos, confiado e delegado a Jesus Cristo para Ele executar o plano de salvação debaixo do comando e da autoridade e do bom prazer e da vontade do Pai essa responsabilidade que foi dada a Ele de trazer muitos filhos e filhas à glória.

E por isso Deus tem um plano para realizar esse propósito de você e u virmos a ser filhos através de Jesus Cristo e esse plano tem um certo fundamento de passos para nós podermos os seguir e andarmos para a frente e chegarmos à perfeição, isto é, para virmos a ser filhos e filhas de Deus.

Vejam em HB 6:1-2 diz assim: “por isso pondo à parte os princípios elementares da doutrina de Cristo deixemos levar para o que é perfeito; vamos focar e colocar nossa meta no caminho de sermos perfeitos como Ele é perfeito”

“e não lançando de novo a base destes passos porque estes fundamentos e alicerces do caminho para a salvação estão lançados e não os podemos lançar novamente e quais são esses passos: o arrependimento de obras mortas e a fé em Deus, o primeiro par”

Aí está um paralelo da Páscoa e dos Pães Asmos que são solenidades de Deus que também representam o plano de salvação; depois o segundo par: o ensino dos batismos e a imposição das mãos que é um paralelo do segundo passo do plano da salvação, a segunda estação.

E este paralelo representa o dia de pentecostes e o terceiro passo, digamos assim, a peregrinação neste caminho para a vida eterna é: os princípios básicos da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

E como já dei sermões acerca destes temas sendo este o último deste grupo de sermões acerca das doutrinas fundamentais de acordo com Deus que é cobrir este último par onde cobrimos a ressureição dos mortos e agora veremos o juízo eterno.

Que é para nós entendermos um pouquinho melhor o significado desta doutrina porque ao fim de contas o juízo eterno é um resultado eterno; onde o juízo é uma decisão que vai ter um resultado eterno.

O eterno representando uma vida eterna ou o eterno representando uma morte eterna, se é via eterna será uma felicidade eterna e uma recompensa eterna se nós estamos a ter bons frutos.

Mas se os nossos frutos são maus essa decisão não vai ser muito agradável porque vai ser a morte eterna e muitas pessoas pensam que Deus é misericordioso e estão corretas!!

Mas quando as pessoas pensam nisto chegam à conclusão a dizer que Deus NUNCA vai rejeitar a uma pessoa!! E isso é incorreto porque vai haver um juízo e uma decisão eterna, O DIA DO JUÍZO em que vai haver uma recompensa e para os bons será boa e para os maus será uma má recompensa!! E esse é um tema muito importante da Bíblia e do NT, está claro.

Leiam comigo em RM 2:16 diz assim: “e no dia em que Deus por meio de Jesus Cristo julgar os segredos dos homens conforme o meu evangelho está Paulo a dizer”

A Boa Nova que Paulo estava a pregar está aqui a dizer: Deus vai julgar todos os nossos segredos por meio de quem? Por meio de JC e por isso vemos que JC foi Aquele que teve uma responsabilidade completa na execução e tem deste plano. JC ensinou a ressurreição e o juízo eterno.

E leiam comigo em JO 5:26-27 diz assim: “porque assim como o Pai tem vida em Si mesmo, sim, a vida eterna, também concedeu ao filho ter vida em Si mesmo, ter a eternidade Nele também e Lhe deu autoridade, isto é, o Pai deu ao filho para julgar porque é o filho do homem; onde o Pai delegou todo o julgamento a Jesus Cristo”

Então quem é que vai julgar? Vimos aqui que o Pai deu autoridade para julgar ao filho, delegou a Ele esta responsabilidade e no v. 28 diz: “não vos maravilheis disto porque se acha a hora em que todos que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão e os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida”

Os que estão a ser julgados hoje como vamos ver daqui a pouco e que estão a proceder bem de acordo com essa decisão que está a ser feita desta preparação que estão a seguir hoje  e que estão a ser preparados os que tiverem feito o bem: “esses vão para a ressurreição da vida, isto é, a primeira ressurreição que é direta para a vida eterna, mas os que não se arrependeram e andam aplicando mal sem chegar ao verdadeiro arrependimento porque vão ser julgados mais tarde e diz assim: vão para a ressurreição do juízo”

Todos vão ressuscitar como lemos no v. 28 de JO 5, onde uns estarão na primeira ressurreição direto para a vida eterna e a maioria, os outros, para a segunda ressurreição do juízo, isto é, vai haver um juízo eterno.

E como vimos que é que julga? É JC e vejam aqui nos vs. 21-22: “pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos assim também o filho vivifica a quem quer”

Isto quer dizer que o Pai delegou esta responsabilidade ao filho e tem esta autoridade de decidir a quem Ele vai dar a vida ou não e por isso diz assim no v. 22: “e o Pai a ninguém julga, mas ao filho confiou todo o julgamento”

E vejam também em AT 17:30-31 diz assim: “ora não levou Deus os tempos de ignorância agora, porém, notifica aos homens que todos em toda a parte que se arrependam”

Aqueles que estão começando a entender a verdade, houve ignorância quando tinham este véu na cabeça e não entendiam, mas quando Deus tirou o véu da cabeça; e quando Deus chama a você e a mim; notifica a nós, agora estás a entender e seja onde estejamos em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, isto é, em toda a parte: se arrependam e temos que mudar à nossa maneira de viver.

“porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo! Todas as pessoas vão ser julgadas e vão passar por este período de decisão e de provação e julgará com justiça de maneira correta e por meio de quem? De um varão que destinou e acreditou diante de todos ressuscitando-O dentre os mortos”

Por outro lado JC diz como lemos aqui em JO 8:15-16: “vós julgais segundo a carne, da maneira que veem as coisas, estão a fazer julgamentos e decisões baseadas no que parece ser, mas Jesus Cristo diz: Eu a ninguém julgo pela carne, pelo que parece ser e no v. 16: porque se Eu julgo o Meu juízo é verdadeiro não é pelo que parece ser porque não sou Eu só que vou julgar, porém, Aquele que Me enviou o Pai estamos a julgar a você e por que? Porque Eu sou responsável ao Pai e está claro, Jesus Cristo é justo e vai julgar de acordo com os nossos corações”; vai fazer um julgamento verdadeiro e correto de acordo com a vontade do Pai.

JC vai voltar como rei dos reis e senhor dos senhores, não é?? Sim, e Ele quando vier como rei vai julgar é o que lemos tudo será dado ao filho para julgar e no SL 98 uma parte diz assim: “cantai ao Senhor, ao YHWH, um cântico novo porque Ele tem feito maravilhas”

E veja, por ex., nos vs. 5-6: “cantai com harpa louvores ao Senhor ao Jeová, ao YHWH, com trombetas e sons de buzinas exaltai perante o Senhor que é rei”

Quem é o rei? O rei dos reis? Quem é o rei que vem? Quem é o rei que vem julgar? É Jesus Cristo e tudo foi posto nas mãos Dele.

“ruge o mar e toda a sua plenitude que nele habitam, os rios batem palmas e cantam juntos sobre os montes na presença do Senhor porque Ele vem julgar a Terra, julgará o mundo com justiça e os povos com equidade”

Então quem vai julgar? É o filho, mas Ele vai fazer isso sozinho não e vejam comigo 1 CO 6:2 diz assim: “ora, ou não sabeis que os santos que somos nós hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo será julgado por vós sois acaso indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que vamos julgar até os próprios anjos? “

Isto é, nós vamos ajudar a JC a fazer os julgamentos tal como a JC foi a Ele dado a responsabilidade de fazer o julgamento Ele também vai delegar a nós essa autoridade e todos a fazer os julgamentos assim em paralelo.

E o que é que vamos usar para julgar o que vai ser usado para o julgamento e baseado em que e vejam em EC 12:1 diz assim: “lembra-te do Teu criador nos dias da Tua mocidade”

“antes que venham os dias maus e os anos aos quais dirás: não tenho neles prazer, as coisas não vão ser assim tão fáceis e vou ter dificuldades de saúde ou o que for, e enquanto és jovem e tens saúde lembra-te de Deus”

E lendo mais adiante ao fim deste capítulo diz assim nos vs. 13-14: “de tudo o que se tem ouvido a soma é esta: TEME A DEUS e GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS porque este é o dever de todo o homem porque Deus há de trazer a juízo todas as ações e obras até as que estão escondidas e sejam boas ou más”

Por isso queridos irmãos vai haver um dia de juízo e geralmente as pessoas pensam no dia de juízo: óh, mas lembrem-se que no dia do juízo se vai trazer justiça e julgar de acordo com as obras então o dia de juízo deve de ser um dia de alegria e de grande excitação e de grande entusiasmo e por que?

Porque é o dia em que Deus vai informar a você e a mim e a todos nós o que eu e você vamos fazer isso exatamente e como vamos fazer para a eternidade e ver que você vai receber o seu “emprego” como quando se busca aqui um emprego e se consegue.

Fazer isto ficamos excitados, sim? O dia do juízo é dia em que Deus vai dar a você a boa nova e qual vai ser e o que você vai fazer pela vida eterna e vai ser a coisa perfeita e ideal para você em virtude de você estar completamente satisfeito com isso pela vida eterna.

Vai ser o momento maior da nossa vida e por isso o dia do juízo não é dia de ser triste é o dia que deve ser representado o casamento da noiva com o noivo e vejam AP 19:9 diz assim: “bem aventurados aqueles que são chamados as ceias das bodas do cordeiro”

É o dia de você receber o galardão das suas obras, o maior momento da sua vida jamais vista e quando você pensa sobre assuntos que lemos, por ex., em AP 21: o novo céu e a nova terra e o que vai para lá e você aí vê realidade magnífica do que Deus tem para você e para mim.

E por isso que JC disse em JO 14:2: “na casa de Meu Pai há muitas moradas e se assim não fosse teria dito pois vou preparar-vos lugar”

Deus tem muitas oportunidades de ofícios e coisas para você fazer e que vai dar a você a uma pessoa isto, a outra aquilo e assim e vai haver muitas oportunidades porque a realidade do novo céu e da nova terra e da eternidade para lá é uma coisa fantástica que você nem consegue hoje em dia entender.

E por isso esse dia de juízo vai ser um dia de grande excitamento porque você vai receber a recompensa pelas suas obras e veja em AP 20:11-12 diz assim: “vi um grande trono branco e Daquele que se senta fugiram o céu e a terra e não se achou lugar para eles e quem os vai julgar? E os mortos, grandes e pequenos, postos em pé, ressuscitados, diante do trono e então se abriram os livros, A PALAVRA DE DEUS, que é o Verbo, que é Jesus Cristo, seus ensinos que nos deu desde GN até AP”

E que é uma continuidade perfeita destes livros desde o início até ao fim e por isso que diz aqui: os livros foram abertos e vamos ser julgados de acordo com o padrão do que está na palavra de Deus! Que é a Bíblia!

E depois outro livro foi aberto que é o livro da vida e conforme somos julgados e preparados e somos treinados e nos arrependemos o nosso nome é posto no livro da vida, isto é, nós vamos ter a vida eterna e por isso diz assim:

“fomos julgados, estes que morreram e agora estão ressuscitados, e segundo as suas obras; o que nós fazemos e as nossas ações e de acordo com os padrões dos livros, de acordo com os mandamentos de Deus e os ensinos de Jesus Cristo”

Por isso vimos quem é que nos vai julgar, como vamos ser julgados baseados em que e agora vamos ver quando é esse julgamento então, quando é? Vai ser uma decisão rápida? Ou vai ser um processo de provação?

E vejam por ex. em 1 PE 4:17 diz assim: “porque a ocasião de começar a julgar o juízo da casa de Deus é chegada”; o que está aqui a dizer, queridos irmãos, que o dia do juízo da casa de Deus já chegou; ora, se primeiro vem por nós como membros da igreja de Deus estamos a ser julgados AGORA; o período probatório para nós é agora durante esta vida.

“ora, se primeiro vem por nós qual é o destino daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”; precisamos de obedecer e por isso a lição para nós na igreja de Deus é a seguinte: tomem cuidado com as nossas obras porque estamos a ser provados agora e vejam aqui em LC 21:34-36 diz assim:

“acautelai-vos, estejam acordados, por vós mesmos para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as coisas deste mundo, sejam elas o que forem, estejam a afetar você na sua cidade onde vive ou na área onde você vive com as consequências do mundão que estão a afetar a nós, seja orgia, ou embriaguez ou sejam as preocupações do mundo”

“acautelai-vos, para que aquele dia não venha sobre vós firmemente como um laço, como um ladrão”

Uns dizem: ora, eu estou na igreja por isso o dia não vem como um ladrão, eu sei, mas, irmãos, aí está o perigo e acautelai-vos para que não venha como um ladrão pois estamos a ser julgados hoje.

O nosso período probatório é hoje e no v. 36 diz: “vigiai a todo o tempo orando para que possam escapar de todas as coisas que têm que suceder”; seja o que for, vão haver provações, testes na sua e na minha vida e todos nós vamos ter e temos que VENCER.

Por que? Porque estamos a ser medidos e avaliados e provados e então você passa a prova ou não e se passarmos podemos estar em pé à frente de Jesus Cristo com confiança e estarmos alegres e vamos receber o galardão de nossas boas obras.

Vocês sabem a história das dez virgens, não sabem? Está em MT 25 e diz assim: “o reino do céu será semelhante a dez virgens, queridos irmãos, dez virgens está a falar de damas espiritualmente e que são virgens, isto é, são pessoas que estão na igreja de Deus à espera da vinda de Cristo”

“e se dizia que algumas eram néscias e outras eram prudentes, algumas não tiveram cuidado e outras muito cuidado, e todas adormeceram como diz aí, sendo algumas mais acauteladas para não se dominarem por estas coisas deste mundão e depois quando chega a hora as prudentes não foram apanhadas por um ladrão da noite, não foram surpreendidas”

“mas as outras que não eram prudentes foram surpreendidas embora estivessem na igreja de Deus”

Queridos irmãos, todas as pessoas vão ter que morrer, é fato, mas há um período probatório e nós temos que viver por esta vida e vai haver um período de provação, onde alguns estão a ser provados agora e outros vão ser provados depois; e essa ressurreição é esse período de juízo e veja em HB 9:27 diz assim:

“e assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois o juízo, a decisão” e vejamos em AP 11:18 diz assim:

“vai haver a ressurreição na sétima trombeta e vemos que as nações se enfureceram com a ira do Senhor e o tempo determinado para serem julgados os mortos”

Vai haver um período para os mortos serem julgados e isto é muito importante de entendermos isso, irmãos, e esse período é quando serão ressuscitados porque os que forem ressuscitados para a primeira ressurreição, esses mortos já foram julgados para estarem na primeira ressureição.

E por isso queridos irmãos, esse período de julgamento, é um período de desenvolvimento, é um período de preparar um povo e por isso nós na igreja de Deus estamos a ser preparados a preparar um povo incluindo a nós próprios.

E por isso parte da obra de Deus que é pregar o evangelho e preparar o povo! E está claro que Deus faz de Sua maneira na Sua ordem de maneira decente e hoje estão a ser desenvolvidos e preparados aqueles que vão ajudar a JC voltar no milênio.

E então vão ajudar a JC no milênio a julgar e a desenvolver e encorajar as outras pessoas que estão a viver no milênio que são os seres humanos que vão sobreviver a este período do fim.

E depois mais adiante, depois do milênio, vai haver a segunda ressurreição que são os milhares, milhões e bilhões de pessoas que viveram e que morreram e que nunca tiveram uma esperança de conhecerem a JC e que não vão ser salvas a não ser por um único nome a saber JC!

E por isso essas pessoas que morreram no passado e que a maioria de nós, a humanidade, não sabe quem eles são e Deus sabe, aqueles que morreram, por ex., antes do dilúvio, aqueles que morreram no dilúvio aqueles que morreram na época da peste negra cerca do sec. XIV onde houve uma grande epidemia de peste bubônica na Europa e milhões de pessoas morreram.

Aqueles que morreram no Japão na época da queda da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, aqueles bebês que nasceram e que morreram imediatamente após o nascimento, por ex.,  e todos esses vão ter que aprender o caminho de Deus e vão ter o seu período probatório para aprenderem a verdade e se arrependerem e receberem o Espírito Santo e vencerem até ao fim e para provarem com boas obras que de fato estão no caminho da perfeição, no caminho da vida eterna e para depois receberem ao fim desse  período de juízo o julgamento do juízo eterno para a vida eterna com as suas várias responsabilidades onde haverá muitas moradas nesta eternidade do novo céu e da nova terra para eles.

Ou se eles depois do sacrifício de Cristo e isso tudo que eles vierem a conhecer a Cristo e não se arrependerem então infelizmente esses vão sofrer a segunda morte, a morte eterna.

Queridos irmãos, vai haver estas ressurreições e vejam aqui em AP 20:4 diz assim: “também vi tronos e assentados aqueles aos quais foi dada a autoridade de julgar e esses foram os ressuscitados na primeira ressurreição, e esses viveram e reinaram com Cristo durante mil anos; o resto dos mortos não reviveram até que os mil anos se completassem”

E no v. 6 diz: “bem aventurado aquele que tem parte na primeira ressurreição sobre esses a segunda morte não tem autoridade”; e por que? Porque vão diretos para vida eterna.

Irmãos, temos que provar que se você está a entender essa verdade, se você está a ser chamado agora, você e eu precisamos de provar precisamos de passar a prova precisamos de vencer até ao fim, mas, se não, aqueles que não estão a ser chamados vão ser ressuscitados na segunda ressurreição e para esses Cristo mencionou, por ex., em MT 11:20-24 diz assim:

“passou então Jesus a increpar para as cidade onde tinha feito numerosos milagres por não se terem arrependido, ai de ti Corazim, ai de ti Betsaida porque se em Tiro e em Sidon se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram a muito que elas tinham arrependido com pano de saco e cinza  e contudo vos digo no dia do juízo, quando forem ressuscitados depois do milênio, nesse dia de juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidon do que para vós outros; porque vão ser ressuscitados ao mesmo tempo”

Jesus Cristo repetiu isto n capítulo 12:41-42 diz assim: “ninivitas se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão porque os ninivitas se arrependeram com a pregação de Jonas e eis aqui quem é maior do que Jonas; e a rainha do sul se levantará, isto é, ressuscitará, no juízo depois do milênio, e com esta geração a condenará porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão e eis está aqui quem é maior do que Salomão, que era Jesus Cristo”

E por isso esta ressurreição é um período de juízo, aqueles que estão na igreja deles estão a ser provados agora, o período probatório deles é agora e aqueles que não estão na igreja de Deus não conhecendo a verdade vão ter essa chance que nunca tiveram depois do milênio quando vão ser ressuscitados no que chamamos a segunda ressurreição e vão ser ressuscitados ao mesmo tempo que esses israelitas que não entenderam a verdade.

Esse é o grande simbolismo DO VALE DOS OSSOS SECOS de EZ 37 e por isso vemos que a ressurreição é um período de juízo e depois o que tivemos aqui é como se fosse um assunto a ser tratado no tribunal; agora para você e para mim, nós, estaremos à frente desse tribunal e existe um procurador, uma pessoa a instituir procedimentos legais contra você e contra mim.

Existe um que está a acusar a você e a mim que é satanás e veja em AP 12:9-10 diz assim: “e foi expulso a grande serpente que se chama diabo e satanás, o sedutor, aquele que engana e seduz o mundo todo e foi atirado para a terra e com seus anjos, isto é, seus demônios, e vi grande voz do céu proclamando agora veio a salvação do grande poder do nosso Deus e da autoridade do Seu Cristo, pois, foi expulso o acusador, o caluniador, o promotor aquele que está a tentar instituir procedimentos contra você dizendo a Deus que você merece a morte e eu também a mereço”

Esse que nos acusa dia e noite diante do nosso Deus e que é o promotor que está a nos acusar dia e noite à frente do Pai, por outro lado, neste caso do tribunal quem é o nosso advogado de defesa? Veja 1 JO 2:1 diz assim: “filhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis, se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo”

Vejam em HB 7:21 no final: “o Senhor jurou e não se arrependeu dizendo: Tu, Jesus Cristo, és sacerdote para sempre”

Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote e advogado de defesa, aquele que está a intermediar por nós, a interceder e veja também nos vs. 24-25: “este, no entanto, que continua para sempre tem o sacerdócio imutável, isto é, Jesus Cristo, e por isso pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus e vivendo sempre para interceder por nós e de acordo com os princípios da palavra do Verbo, a Bíblia”

Queridos irmãos, quem é o nosso advogado de defesa? É Jesus Cristo e quem é o nosso promotor, aquele que nos ataca? É satanás, e quem são as testemunhas? Um é o próprio Deus e veja aqui em 1 SM 12:5 diz assim: “e ele lhes disse: ó senhor O Senhor é testemunha contra vós outros e o Seu Ungido é hoje testemunha de que nada temos achado em nossas mãos e o povo confirmou: Deus é testemunha”; quando Samuel estava a assumir o seu cargo de profeta.

E veja também em RM 1:9 diz assim: “porque Deus a quem sirvo em meu espírito no evangelho de seu filho é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós”

E Paulo está a dizer que Deus é testemunha e vê o que estamos a fazer e o que não fazemos e vejam em 1 TS 2:10 diz assim: “vós e Deus sois testemunhas de modo justo e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, credes?

Isto é, vocês, os membros da igreja e Deus são testemunhas e por isso quem são as testemunhas? Queridos, as testemunhas são: é Deus, os anjos e os irmãos na igreja e as nossas obras são também nossas testemunhas e vejam em AP 2 nestas cartas as setes igrejas e vejam por ex. aqui no v. 2:

“conheço as tuas obras” e também no v. 19: “conheço as tuas obras e veja por ex. em AP 3:8: “conheço as tuas obras e tenho posto diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar, tens pouca força, entretanto, não negastes o Meu nome”; aqui estão boas obras e o testemunho são estas obras.

Mas por outro lado veja no v. 15: “conheço as tuas obras que nem és frio nem quente, tuas obras não foram boas e então quem são as testemunhas? Deus, os nossos irmãos, os anjos que nos veem e as nossas obras.

E por isso estamos aqui perante o tribunal e neste tribunal satanás olha para o que você fez e acusa você perante o pai: pessoal tal ponha o seu nome aí e olha o que ela fez o que está a fazer?

E depois Cristo o seu advogado de defesa diz: sim, mas veja como ela está a se arrepender e está a mudar a sua vida, foi batizada e os seus pecados do passado foram perdoados.

E satanás retruca: mas continua a fazer isto e tem uma pergunta para você e para mim: quanta munição está você a dar para satanás acusar você?  Quantas oportunidades estás a dar a satanás para lhe acusar? Você está arrependido? Você tem esta atitude de dizer perante mim não sou nada e não tenho valor nenhum? Veja aqui em RM 7:18 diz assim: “porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne não habita bem nenhum”

Eu sei que não é só o que eu fiz ou que sou e não habita bem nenhum; pois, o querer o bem está em mim, não, porém, o eventual”; e veja por ex. no v. 24: “desventurado o homem que sou, quem me livrará o corpo desta morte?”

Graças a Deus temos um advogado de defesa e veja em RM 8:1: “agora, pois, já nenhuma condenação há aos que estão em Cristo Jesus”; porque se você está arrependido, a mudar a sua vida, se você está a confessar a Deus e você está a se esforçar a vencer não há nenhuma condenação.

E veja em 1 JO 1:9 diz assim: “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nós e para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”; veja por ex. no v. 7: “se, porém, andarmos na luz como Ele está na luz, mantemo-nos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado”

Porque estamos a andar na luz e estamos a nos esforçar a andar no caminho da vida eterna, estamos a praticar o que é possível que Deus quer que pratiquemos como andar na luz; e no v. 10: “mas se dissermos que não temos cometido pecado fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós”

Queridos irmãos, temos que vencer e vejam em AP 21:7-8 diz assim: “o vencedor herdará todas as coisas e Eu Lhe serei Deus e ele Me será filho, mas os covardes e os que não obedecem vão ter a segunda morte”

Queridos irmãos, por isso que Paulo diz: julguem-se a vocês mesmos, pois, se nós não estamos a julgar a nós próprios não vamos a ser julgados”

E por que? Porque estamos a avaluar, e estamos a medir a nós próprios e estamos a tentar vencer e esforçar e fazer a nossa parte e Deus nos ajuda com Seu sangue e com Seu Espírito e nos ajuda a vencer”

E por isso estamos a dar a Cristo munição para Ele lutar por você, irmãos, haverá um juízo, um dia de juízo agora a pergunta é: nós estamos a ser julgados agora e o que você está a fazer? O que eu estou a fazer? A por o coração na obra de Deus? E esta obra é fazer de nós filhos e filhas de Deus e parte dessa obra é pregar o reino de Deus ao mundo como testemunha e parte dessa obra é nos prepararmos e ajudarmos a outros a serem preparados; seja na nossa própria vida, no nosso matrimônio, seja na nossa maneira de educar filhos, estamos a nos preparar?

Queridos irmãos, a doutrina do juízo eterno é fundamental e básica da igreja de Deus e este fundamento, esta fundação e esta base está posta aí para nós.

Agora a nossa responsabilidade é usar esta base e andar no caminho da perfeição.