Doutrinas Fundamentais: (4) Ressurreição dos mortos

Você está aqui

Doutrinas Fundamentais:

(4) Ressurreição dos mortos

Download (Baixar)
MP3 Audio (27.43 MB)

Download (Baixar)

Doutrinas Fundamentais: (4) Ressurreição dos mortos

MP3 Audio (27.43 MB)
×

Jesus Cristo ensinou duma ressurreição para a vida e duma ressurreição para o juízo. Jesus Cristo provou que Ele era o Messias e Filho de Deus por ressuscitar de acordo com as Escrituras. Os apóstolos foram testemunhas da ressurreição de Cristo. Paulo pregou acerca da ressurreição, mesmo debaixo de ameça da morte. Quando é que pessoas ressuscitarão? As várias ressurreições. A ressurreição dos mortos é um ponto de fulcro do Novo Testamento. Então por que o Cristianismo tradicional não enfatiza esta doutrina fundamental?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Deus tem um plano para você e para mim vejam com Paulo descreveu isso em RM 8:28: “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”

Deus tem um propósito para você e para mim, assim como uma meta, isto é, para virmos a ser filhos e filhas Dele no reino Dele e sim Ele chama alguns primeiro e chama a outros depois, mas cada um a seu tempo e o desejo Dele é que todos cheguem ao arrependimento e venham a ser mais cedo ou mais tarde filhos e filhas Dele no reino de Deus.

Vejam aqui, por ex., em 1 JO 3:1-3 diz assim: “vede que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e de fato somos filhos de Deus, por esta razão o mundo não nos conhece porquanto não conheceu a Ele mesmo”

Este é o propósito de Deus para você para sermos filhos Dele; “mas, amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser, sabemos, no entanto, que quando Ele se manifestar”, isto é, quando Jesus Cristo vier “seremos semelhantes a Jesus Cristo porque haveremos de vê-lo como Ele é”, com sua glória que hoje não vemos, só vemos de uma certa maneira, mas veremos na Sua completa glória.

“Mas por si mesmo se purifica todo aquele que Nele tem essa esperança.”  Qual esperança? De quando Jesus Cristo vier sermos ressuscitados e transformados para sermos como Jesus Cristo é e por isso e essa esperança é porque “Ele é puro.”

Queridos irmãos, Deus tem um plano a realizar para o propósito que Ele tem para você e parte desse plano é através de JESUS CRISTO, o plano necessita que nos arrependamos das obras mortas, que tenhamos fé para com Deus e para nós nos comprometermos através do batismo e da imposição das mãos e recebermos o ajudante, a ajuda, o Consolador que é o poder de Deus que é o Espírito Santo de Deus.

Essa ajuda nos ajuda para termos a força para vencermos até ao fim para podermos chegar a esta esperança da ressurreição, para podermos nos purificar como diz aqui: a si mesmo se purifica e como? Com a ajuda do Espírito Santo para sermos como Ele é.

Precisamos por isso nos purificar, para sermos como Ele é e sermos ressuscitados, e quando? Quando Ele vier e se manifestar como lemos aqui no v. 2, quando for revelado.

Isto queridos irmãos é parte das doutrinas fundamentais que Paulo descreveu em HB 6:2 diz assim: “e estamos a falar dos batismos, da imposição das mãos e da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”

Estes dois últimos a ressurreição dos motos e o juízo eterno de uma maneira ou outra estão ligados porque o juízo tem a ver com a ressurreição e vice e versa.

E como temos falado em sermões prévios a cerca destas doutrinas básicas começando com o arrependimento e a fé e o batismo e a imposição das mãos, hoje, vamos concentrar e focar na ressurreição dos mortos e sim e vamos tocar brevemente no juízo eterno, mas falaremos mais acerca do juízo eterno noutro sermão.

Por isso a ressurreição dos mortos, irmãos é um tema importante no NT e vejam comigo em AP 11:18 diz assim: “na verdade as nações se enfureceram chegou, porém, a ira do Senhor no tempo determinado para serem julgados os mortos!

O que é este julgamento dos mortos? É o julgamento que uns vão ser ressuscitados na primeira, a ressurreição da vida numa melhor ressurreição e os outros vão ser ressuscitados na do juízo.

Por isso, se vamos ser julgados diretos para a vida eterna, na primeira ressurreição, ou se vamos ter que ainda passar pelo dia do juízo e por isso vamos ver que JESUS CRISTO ensinou que haveria uma ressurreição e vamos ver que JESUS CRISTO de fato ressuscitou e depois veremos que os apóstolos pregaram, particularmente, Paulo pregou (perante a ameaça da morte) acerca da ressurreição, e pregou esta Boa Nova de JESUS CRISTO, que Ele morreu por nós e ressuscitou! A esperança da ressurreição.

Depois vamos ver quando estas ressurreições acontecem e então vemos começando que JESUS CRISTO ensinou a ressurreição para a vida e para o juízo e começando então em MT 22:29-33 diz assim: “respondeu-lhes Jesus: errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus porque na ressurreição nem casam nem se dão em casamento e por que?

Porque no ato de casar e darem em casamento é para procriarem, para terem filhos e filhas, mas na ressurreição não vai ver isso e diz assim: “são, porém, como os anjos do céu” e depois continua no v. 32: “Eu Sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó não é o que vocês dizem? Bem Ele não é Deus de mortos e sim de vivos e ouvindo isso as multidões se maravilharam com a Sua doutrina”

Por isso se vê que JESUS CRISTO pregou acerca da ressurreição dos mortos e vejamos com maiores detalhes sobre isso em JO 5:21 diz assim: “pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, sim, porque o Pai vivificou a Jesus Cisto, e assim o filho vivifica aqueles a quem quer”

Se vê aqui que JESUS CRISTO ressuscita a quem Ele quer ressuscitar e veja aqui no v. 22: “e o Pai a ninguém julga” porque ressuscitar uma pessoa é parte do processo de julgamento dos mortos, mas “ao filho confiou todo o julgamento”.

O Pai delegou esta responsabilidade ao filho e vejam também no v. 27: “e lhe deu autoridade para julgar, porque é filho do homem.” JESUS CRISTO tem autoridade para julgar. E retornando vamos ler no v. 23: “a fim de que todos honrem o filho de modo como honram ao Pai. Quem não honra o filho não honra o pai que O enviou.”

Precisamos de honrar a JESUS CRISTO porque se não honramos a JESUS CRISTO não estamos a honrar ao Pai e, versículo 24, “Na verdade, na verdade vos digo: quem ouve a Minha palavra”, qual palavra? A palavra de JESUS CRISTO, O Verbo, “e Naquele que Me enviou, (que foi o Pai,) tem a vida eterna.”

Por isso temos que ouvir a Palavra de Jesus Cristo, temos que ouvir os ensinos de JESUS CRISTO e crer no que O enviou, o Pai, acreditar na Palavra que vem do Pai porque Jesus Cristo só fala o que o Pai Lhe disse para dizer!

 “E crê Naquele que Me enviou terá a vida eterna, não entra em juízo, não entra nesse dia da ressurreição do juízo, mas passou da morte para a vida” eterna direto como se fosse um expresso e não vai, não passa, pelo dia do juízo.

E por isso vemos que há uma ressurreição para a vida eterna e há uma ressurreição para o juízo, a primeira ressurreição é direto para a vida eterna, da morte para a vida eterna, está claro e vejamos, então, em HB 11:35 diz assim, “Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.” Sabemos que no tempo de JESUS CRISTO houve mulheres que receberam seus filhos. E, “alguns foram torturados e não aceitando o seu resgate”. E por que?

“... para obterem superior ressurreição”.

Por isso, queridos irmãos, há várias ressurreições como vamos ver daqui a pouco. Mas há uma que é superior e melhor e por que? Porque é direto da morte à vida eterna sem passar pelo dia do juízo.

E por isso vemos que JESUS CRISTO ensinou a ressurreição para a vida assim como a ressurreição para o julgamento. Além disso JESUS CRISTO ressuscitou depois de morrer. Ressuscitou e assim provou que era o filho de Deus e vejamos então em RM 1:1-4 diz assim: “Paulo, servo de JESUS CRISTO, chamado para ser apóstolo”. Vejam bem: não diz, olha eu vou ser ministro de Jesus Cristo, ou igualmente não diz, olha eu vou ser um pastor. Não! Diz, que Paulo “foi chamado”!

Paul, por sua própria vontade estava a perseguir a Igreja de Deus. Mas foi chamado! Deus bateu à porta do seu coração e chamou-o para essa responsabilidade.

E o princípio é o mesmo para nós, queridos irmãos, nós não nos declaramos a nós próprios: “olha, eu sou um líder da igreja de Deus!” “Eu sou agora um pastor!” Não! Não! Você tem que aprender a ser um discípulo a praticar e viver o Caminho, e depois Deus vê o seu coração e através dos Seus ministros Ele verá os seus frutos, e então, Ele decidirá quando o chamar para essa posição.

E por isso vemos aqui que foi “chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (para pregar a Boa Nova de Deus), “o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a Seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência da Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito da santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, Nosso Senhor” (Romanos 1:1-6).

Jesus Cristo, Nosso Senhor, foi designado como lemos aqui: filho de Deus pela ressurreição dos mortos e está claro que Ele foi gerado filho de Deus e filho do homem porque veio do ventre de Maria, mas foi designado filho de Deus, isto é, nasceu de novo como ser espiritual de volta a glória que Ele tinha antes com o Pai e foi designado como filho de Deus pela ressurreição dos mortos.

E quando ressuscitou dos mortos é que foi designado Filho de Deus e por isso nascer de novo é quando aconteceu a ressurreição dos mortos e vejamos em AT 2:22 diz assim: “varões israelitas atentei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus que entre vós fez sinais e prodígios os quais o próprio Deus, o Pai, realizou por intermédio de Jesus Cristo entre vós”, as pessoas que viveram naquele tempo, o próprio Deus realizou prodígios e sinais e como? Através ou por Jesus Cristo”

O Pai estava envolvido por intermédio de Jesus Cristo e continuando a ler: “sendo este, (Jesus,) entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus (Pai e) vós o mataste, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual porém, Deus (o Pai O) ressuscitou” porque Jesus Cristo estava morto e não podia ressuscitar a si próprio.

Por isso o Pai que era outro ser independente da forma de Deus que JESUS CRISTO, O Verbo, que antes de ser carne era da forma de Deus e que se esvaziou onde lemos em FP 2:5-6. Jesus Cristo morreu e então O Pai O ressuscitou dos mortos e diz aqui: “Deus (Pai O) ressuscitou, (a Jesus Cristo,) rompendo os grilhões da morte porque não era possível que Ele fosse retido por ela.”

Se vê aqui então que o Pai ressuscitou a JESUS CRISTO, isto é, JESUS CRISTO de fato foi ressuscitado e não há dúvidas! E veja no v. 29: “irmãos, seja permitido vos dizer claramente a respeito do patriarca Davi,” queridos irmãos, me deem autorização de falar extremamente claro e está aqui neste discurso de Pedro que está a dizer: “deixem-me dizer isto e muito claramente a respeito do patriarca Davi:”

“que Davi morreu! E foi sepultado! E o seu túmulo permanece entre nós até hoje!” Isto é, ele não ressuscitou até hoje! O rei Davi está morto até hoje! Está aqui Pedro a dizer e vejam no v. 34: “Davi não subiu aos céus!”

Nenhum outro ser humano ressuscitou para a vida eterna EXCETO Jesus Cristo e foi o que Pedro disse e lemos agora mesmo: Deus O Pai O ressuscitou, JESUS CRISTO, mas Pedro depois diz: deixe-me dizer muito claramente que Davi ainda está na sepultura até hoje.

E queridos irmãos se o rei Davi não está no céu porque diz aqui: Davi não subiu aos céus no v. 34 quanto mais essas outras pessoas que vocês dizem: “olha ele está lá no céu a olhar para nós”. Então ninguém subiu ao céu nem Davi EXCETO Jesus Cristo, que O Pai O ressuscitou.

Vejam em 1 JO 5:11 diz assim: “e o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no Seu filho.”

Deus nos dá a vida eterna, a esperança de virmos a ter a vida eterna, mas esta esperança está no Seu filho JESUS CRISTO e por isso aquele que tem o filho aquele que está ligado e perto de JESUS CRISTO que tem o filho tem a vida eterna.

Aquele que não tem o filho de Deus não tem a vida eterna. Acho que é bem claro e por que? Porque tudo foi delegado a JESUS CRISTO como lemos à pouco em JO 5:21-27 tudo foi delegado a JESUS CRISTO: o julgamento foi delegado a JESUS CRISTO e tudo foi delegado pelo Pai a JESUS CRISTO.

E por isso vemos que: o Pai ressuscitou a JESUS CRISTO, tudo foi delegado a JESUS CRISTO e é Ele (JESUS CRISTO) que tem o direito de dar a vida a nós. Por isso temos que honrar a JESUS CRISTO porque se não honramos ao Filho não temos a vida.

Então vimos que JESUS CRISTO ensinou acerca da ressurreição, de que JESUS CRISTO, de fato, ressuscitou e agora vamos ver que os apóstolos foram testemunhas da ressurreição de JESUS CRISTO.  **** Vejam em AT 1:21-22 diz assim: “é necessário, pois, que os homens que nos acompanharam todo o tempo quando Jesus andou entre nós começando no batismo de João Batista até o dia em que JESUS CRISTO foi elevado as alturas e um destes se torne testemunha conosco da ressurreição”

É necessário que um destes que foi testemunha disto tudo e que se torne testemunha conosco, os onze, para ser parte dos doze e por isso escolheram uma pessoa que foi Matias para os acompanhar e ser testemunha e vejam em AT 2:32 diz assim:

“a este Jesus ressuscitou a que todos nós somos testemunhas”

Ou seja, foi bem testemunhada a ressurreição de JESUS CRISTO e vejam em AT 4:1-2 diz assim: “falavam eles ainda ao Povo, isto é, Pedro e João, quando vieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus e ressentidos por eles ensinarem ao povo e anunciarem a Jesus Cristo, em Jesus Cristo e através de Jesus Cristo a ressurreição entre os mortos”

Se vê aqui que Pedro e João pregaram a ressurreição dentre os mortos, mas não foi só os dois, foi Paulo também e vejam aqui em RM 1:16-17 diz assim: “pois não me envergonho e está aqui Paulo a dizer aos romanos do evangelho de Cristo como diz na ARC e na ACF, a Boa Nova de Cristo que fez por nós e que morreu e que Cristo foi ressuscitado abrindo a nós o caminho da ressurreição dos mortos”

E isto é a Boa Nova e o Evangelho de Cristo e para que? Para podermos ser parte do Evangelho maior que é o Reino de Deus para podermos ser partes desse reino.

“pois não me envergonho do evangelho de Cristo porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro o judeu e também do grego, do brasileiro, do angolano e seja o que for”

Queridos irmãos, Paulo não tinha vergonha de dizer a Boa Nova do que Cristo fez por nós porque deu a sua própria vida por nós e que se esvaziou, era da forma de Deus e que veio para a terra como um ser humano e morreu por nós na cruz e ressuscitou e isto é o evangelho de Cristo e a Boa Nova que Ele abriu o caminho para nós e que Ele é o nosso capitão a Ele, por meio Dele, através Dele o Pai delegou tudo.

E continuando em RM 5:8-9 diz assim: “mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores”; Deus Pai prova o Seu amor para conosco porque deu Cristo o Seu filho amado por nós e sendo nós ainda pecadores”

“logo, muito mais agora sendo justificados pelo Seu sangue; o sangue de Cristo paga, isto é, a vida Dele, pois, a vida está no sangue e paga e justifica e nos faz justos, pagou a pena da morte; assim seremos salvos por Ele da ira, do castigo de Deus, porque se nós quando inimigos fomos reconciliados com o Pai mediante a morte de Seu filho, Jesus Cristo”

E se fomos reconciliados com Deus que era da forma de Deus e fomos reconciliados pelo o outro ser da forma de Deus que era o Verbo e que morreu por nós e deu a Sua vida por nós e fomos reconciliados como diz aqui com Deus com o Pai mediante a morte do Seu filho, e muito mais já estando reconciliados pela morte Dele seremos salvos pela Sua vida.

Como é que Ele vive? Porque Ele ressuscitou dos mortos e vejamos então em RM 6:4-5 diz assim:

“fomos, pois, sepultados com Ele, nós quando fomos batizados na água e fomos sepultados debaixo da água e como Jesus Cristo, digamos assim, como uma morte da água, simbolicamente, com Jesus Cristo, na morte pelo batismo para como Cristo foi ressuscitado da morte pela glória e poder do Pai e assim também andamos nós quando saímos da sepultura da água após o batismo andamos nós em novidade de vida, uma vida nova”

E, queridos irmãos, e precisamos de fazer com a ajuda do Espírito Santo e por isso que diz e lemos a pouco em 1 JO 3 tendo esta esperança todos nós nos esforçamos para sermos purificados e para andarmos nesta novidade da vida.

E continuando a ler no v. 5: “porque se fomos unidos na semelhança da Sua morte, Cristo morreu e na sua semelhança por isso somos batizados na água certamente o seremos também na semelhança da Sua ressurreição e saímos daquela água e simbolicamente representando que vamos ser ressuscitados no dia da ressurreição dos mortos”

E no v.6: “e sabendo isto que foi crucificado com Ele o velho homem para qual pecado seja destruído não sirvamos o pecado como escravos”; temos que servir a Deus, não devemos continuar a pecar e devemos viver em uma novidade de vida e vejamos em 1 CO 15:3-4 diz assim:

“antes de tudo vos entreguei o que também recebi, acima de tudo irmãos, antes de tudo vos estou a dar e a pregar o que recebi; que Cristo morreu por nossos pecados segundo as escrituras e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia; Ele morreu como sabemos numa quarta-feira, primeiro dia na quinta, segundo na sexta e terceiro dia no Sábado e ressuscitou ao fim desse terceiro dia, ao Sábado”; segundo as escrituras JESUS CRISTO ressuscitou.

Queridos irmãos, ele está aqui a dizer ressuscitou ao terceiro dia ao fim do Sábado e por que? Não tem nada a haver com que horas morreu, se foram as 15 pois o primeiro dia depois da quarta é a quinta e qualquer hora da quinta cumpria esse primeiro dia, o segundo dia a qualquer hora da sexta e o terceiro dia a qualquer hora do Sábado.

Também, está claro e lemos em MT 12:40 que diz assim: “porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe assim o filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra”

O filho do homem vai estar três dias e três noites no sepulcro, no coração da terra e por isso foi quarta-feira para quinta-feira a noite, o primeiro dia; quinta-feira a noite para sexta, que é o segundo dia; e sexta-feira a noite, ou digamos assim, após o por do sol que é o Sábado da maneira que Deus conta os dias e o Sábado durante o dia, o terceiro dia.

E ele esteve no ventre por esses três dias e três noites e por isso esses três dias e três noites o ressuscitar tinha que ser ao fim do Sábado perto do por do sol e por isso como estávamos a ler em 1 CO esteve por três ias: quinta, sexta e Sábado e MT 12:40 diz que esteve por três dias e três noites como já explicado no parágrafo anterior.

E tudo muito direitinho e de acordo com as Escrituras e continuando a ler aqui acerca dos testemunhos e que viram a JESUS CRISTO ressuscitado, testemunhas que viram Ele morrer e visto depois Dele ter ressuscitado e não foi um fantasma e foi mesmo Ele e que tocaram Nele e disse Sou Eu mesmo!

E diz assim no v. 5: “e apareceu a Cefas, e depois aos doze, e depois por mais de quinhentos irmãos de uma só vez!! Dos quais a maioria ainda está a viver e por isso vocês podem perguntar a eles e estava aqui Paulo a dizer que esses 500 estavam vivos e que vocês podem perguntar se é verdade ou não e a maioria sobrevive até agora, naquele momento, hoje não”

“porém, alguns já dormem, já faleceram, depois foi visto por Tiago, mais tarde por todos os apóstolos e afinal depois de todos foi visto também por mim como um nascido fora do tempo, eu Paulo também o vi, pois, Jesus Cristo apareceu a Paulo como se lembram”

Queridos irmãos, JESUS CRISTO foi visto por muitas testemunhas, o evangelho foi pregado pelos apóstolos, isto é, de que JESUS CRISTO viveu, morreu e foi ressuscitado e esta Boa Nova foi pregada e vejam em FP 3:7-11 diz assim: “mas o que para mim era lucro disse Paulo isso considerei perda por causa de Cristo”

Sim, por ex., tenha tido um bom emprego, a ganhar milhões, ou seja o que for, para eu perder isso por causa de Cristo é porcaria porque Cristo tem valor muito maior.

“assim, deveras considero tudo como perda por causa do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, e por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, isto é, como lixo e como estrume o que perdi para ganhar a Cristo e ser achado Nele não tendo justiça própria eu sou uma porcaria é o que Paulo está a dizer aqui, a minha justiça que cumpri a lei, não, eu tenho meus pecados está a dizer Paulo e por isso não é a minha justiça”

“se não a justiça que é mediante a fé de Cristo”

Porque Jesus Cristo teve fé e o que Ele fez foi da fé Dele e nos fez justos, ou seja, JESUS CRISTO pelo Seu sangue nos justificou, a justiça que procede de Deus, não é a minha própria que é a justiça que procede da fé de Cristo e baseada na fé.

“e para o conhecer e o poder da sua ressurreição e comunhão dos Seus sofrimentos conformando-me com Ele na Sua morte para de algum modo alcançar a ressurreição dentre os mortos”

Paulo está a dizer tudo aqui não vale nada e tudo da vida que tenha perdido não tem valor nenhum e não é por causa da minha justiça, do que tenha feito, da minha própria justiça de acordo com a lei é uma porcaria, mas é por causa da fé de Cristo e por causa da justiça que vem de Deus e de Cristo e pelo que Ele fez por nós.

E por isso perder tudo não tem valor nenhum desde que eu consiga alcançar a ressurreição dos mortos através de JESUS CRISTO e isso é o que tem valor é o que Paulo está aqui a dizer.

“tudo que eu perdi não tem valor algum de qual modo alcançar a ressurreição dentre os mortos e isso que tem valor”

Paulo estava preparado a perder tudo e dar a sua própria vida e de fato a deu, e sim, os apóstolos deram a Sua própria vida, exceto um, João, pela ressurreição dos mortos e mesmo debaixo de ataque e de ameaças perante a morte pregou a Boa Nova de Jesus Cristo o que JESUS CRISTO fez e pregou a ressurreição dos mortos e vejam aqui em AT 23:6 diz assim:

“sabendo Paulo que uma parte do sinédrio se compunha de saduceus e outra de fariseus disse o seguinte: varões! Irmãos! Eu sou fariseu e filho de fariseus no tocante a esperança e a ressurreição dos mortos sou jugado”

Estou a ser julgado porque estou a dizer que vai haver uma ressurreição dos mortos e isto é o que os fariseus acreditavam porque os saduceus não acreditavam e, portanto, houve um embate e uma discussão entre eles porque diz assim no v. 8:

“porque os saduceus declaram não haver ressurreição nem anjos nem Espírito ao passo que os fariseus admitem todas estas coisas” e houve esse embate e por isso Paulo está a dizer: estou a ser julgado porque estou a pregar a ressurreição dos mortos e vejam em AT 24:14 diz assim:

“porém, confesso que segundo o caminho a que chamam a seita, como está igreja de Deus é uma seita, este caminho é uma seita, e não irmãos é o caminho de Deus; e assim eu sirvo ao Deus de nossos pais acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas e tendo esperança em Deus como também estes a têm de que haverá ressurreição dos mortos tanto de justos como de injustos, os bons e os maus vão ser ressuscitados”

“por isso também me esforço para ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens, esforço-me a ter tudo direitinho” e veja no v. 21:

“salvo estas palavras que clamei estando entre eles, hoje, sou eu a ser julgado por vós acerca da ressurreição dos mortos”

Como vimos JESUS CRISTO pregou acerca da ressurreição e vimos que a Ele foi delegada toda a responsabilidade e a posição de julgar e decidir quem devia de ser ressuscitado ou não; vimos que JESUS CRISTO ressuscitou como prometido e de acordo com as escrituras e muitas testemunhas acerca desse fato e realidade.

Vimos que Paulo e os apóstolos pregaram a ressurreição sob a ameaça da morte e por isso morreram então o que podemos dizer acerca da ressurreição? Quando é que as pessoas vão ressuscitar? Primeiro a uma ordem na ressurreição e está em 1 CO 15:20 diz assim:

“mas de fato Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos sendo Ele a primícia dos que dormem, foi o primeiro, visto que a morte veio por um homem, Adão, também por um homem, Jesus Cristo, veio a ressurreição dos mortos assim como em Adão todos morreram assim também todos serão vivificados em Cristo, todos bons e maus, cada um, porém, em sua ordem”

“primeiro Cristo, depois os que são de Cristo na Sua vinda, na sua segunda vinda, isto é, a primeira ressurreição que é de mais valor porque é direta para a vida eterna e depois então virá o fim, virão os outros e ponto final quando Jesus Cristo entregar o reino a Deus Pai, quando houver destruído todo o principado bem como toda a potestade e poder porque convém que ele reine até que seja posto todos os inimigos debaixo dos pés e o último inimigo a ser destruído é a morte”

Vejam também aqui nos vs. 50-54 do mesmo capítulo diz assim:

“isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus nem a corrupção herdar a incorrupção e vos digo o mistério: nem todos dormiremos. Mas transformados seremos todos num momento num abrir e fechar de olhos ao ressoar da última trombeta; a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados porque é necessário que este corpo corruptível se encha de incorruptibilidade e o corpo mortal se revista da imortalidade”

“e quando este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade e o que é mortal se revista da imortalidade então se cumprirá a palavra que está escrita: tragada foi a morte pela vitória”

Então nestas duas seções de 1 CO 15 vemos que há uma ordem: primeiro Cristo, depois os cristãos à segunda vinda de Cristo através e durante a última trombeta e depois os outros mais tarde como vamos ver e isto vai acontecer durante a última trombeta e 1 TS 4 diz a mesma coisa, mas adiciona um ponto e vamos ver nos vs. 13-18 diz assim:

“não queremos, pois, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, os que estão mortos, para não vos entristeceres como as demais pessoas que estão tristes e que não tem esperança porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em Sua companhia os que dormem”

“vai ressuscitar quando vier aqueles que estão mortos, os verdadeiros cristãos, ora, ainda vos declaramos por palavra do Senhor isto: nós, os vivos e que ficarmos até à vinda do Senhor de modo algum precedermos os que dormem”

“isto é, os que estão mortos vão ressuscitar primeiro e depois nós os que estamos vivos vamos ser transformados depois deles serem ressuscitados, mas juntos depois seremos elevados porque quando soar a última trombeta o Senhor mesmo dará a palavra de ordem ouvida a voz do arcanjo e ressoar a trombeta de Deus e como lemos em 1 CO 15”

 “que é a sétima trombeta e descerá do céu e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois nós os vivos os que ficarmos e que estamos vivos e somos cristãos seremos arrebatados junto com eles entre as nuvens para encontrarmos o Senhor nos ares e daí em diante estaremos para sempre com o Senhor e vamos reinar na Terra e consolai-vos uns com os outros com estas palavras, não percam a esperança e tenham fé”

E em AP 20:4-6 se lê: “eu vi também tronos onde se assentaram e mais foi dada autoridade de julgarem e quem são? Os que foram ressuscitados para julgar com Cristo e se vê ao fim desse capítulo diz assim: viveram e reinaram com Cristo durante o milênio”

O resto das pessoas não foram ressuscitadas até os mil anos depois e diz assim: “o resto dos mortos não reviveram até que se completasse os mil anos”

E por isso os que ressuscitaram primeiro ao início do milênio é a primeira ressurreição e os outros vão ressuscitar depois do milênio e por isso depois desse milênio vai haver a ressurreição do juízo porque esta primeira ressurreição é direta para a vida eterna.

A segunda ressurreição depois do milênio é uma ressurreição como lemos aqui no v.11 de AP 20 diz assim: “vi um grande trono branco e Aquele que se assenta e de cuja presença fugiram o céu, a terra e não se achou lugar para eles e vi também os mortos, os grandes e os pequenos. Postos de pé, isto é, ressuscitados e quando isto acontece? Depois do milênio como vimos a pouco: diante do trono”

“então se abriram os livros, a Bíblia, a palavra de Deus e do Verbo, a palavra de Jesus Cristo, e que é que nos vai julgar e os mortos foram julgados segundo as suas obras conforme o que está escrito nos livros, na Bíblia, sim, é aberto o livro da vida e conforme são julgados e conforme vão se arrependendo vão então receber a vida eterna, vão receber o Espírito Santo, e vão vencer as fraquezas da carne como se lê em MT 11:20 diz:”

“passou então Jesus a increpar as cidades aos quais Ele operava numerosos milagres pelo fato de não terem se arrependido e disse: ai de ti Corazim e de ti Betsaida por se em Sidon se tivessem operado os milagres em que em vós se fizeram a muito que elas teriam se arrependido com pano de saco e cinzas, contudo, no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidon do que para vós outros”

Vai haver menos rigor para eles do que vocês no dia do juízo porque vão ressuscitar ao mesmo tempo e vai haver menos rigor para eles e por que? Porque eles não viram o que vocês estão a ver, o próprio filho de Deus!

“e tu Cafarnaum levantar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno porque se em Sodoma se tivessem operado os milagres, quando diz inferno, está claro, é o Hades, a morte; que em ti se fizeram teria ela permanecido até o dia de hoje, digo-vos, porém, que menos rigor haverá no dia do juízo para com a terra de Sodoma do que para contigo”

Vejam também no cap 12:41-42 diz assim: “ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, quando o juízo? Depois do milênio quando o resto dos mortos irão ressuscitar todas as nações; porque se arrependeram com a pregação de Jonas e eis aqui quem é maior do que Jonas, a rainha do sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão e eis aqui está quem é maior do que Salomão”

Se vê então que vai haver uma ressurreição do juízo e como vimos este juízo será quando os livros forem abertos e vejam também em JO 12:47 diz assim: “se alguém ouvir as Minhas palavras e as não guardar, Eu não o julgo porque não vim para julgar o mundo, mas vim salvá-la e quem Me rejeita e não recebe as Minhas palavras tem quem o julgue: a própria palavra que tenho proferido e vão ser julgados de acordo com estas palavras e de acordo com o que está escrito nestes livros”

“a própria palavra que tenho proferido essa o julgará no último dia porque não tenho falado por Mim mesmo, mas o Pai que Me enviou esse Me tem dito o que dizer e anunciar e sei que o Seu mandamento é a vida eterna, as coisas, pois, que Eu falo como o Pai Me tem dito assim falo”

Jesus Cristo fez tudo como foi delegado a Ele pelo Pai e está claro, por isso, que o Pai está envolvido e os Seus mandamentos são a vida eterna como diz aqui onde o Pai está envolvido, mas delegou a atividade e execução a JESUS CRISTO;

Tudo foi falado e foi feito através do Verbo que é Jesus Cristo é tão claro e vejam em AT 17:30-31 diz assim: “ora, não levou Deus os tempos da ignorância, embora, porém, notifique aos homens em toda a parte que se arrependem porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça”

Deus vai julgar o mundo e por meio de um varão! Que é Jesus Cristo!  A quem delegou esta responsabilidade de julgar o mundo e Ele diz: Eu não vou julgar, mas as Minhas próprias palavras que vão julgar! E continuando a ler em AT 17:31: “quando estabeleceu um dia para julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos ressuscitando-O dentre os mortos e esse varão é Jesus Cristo”

E vejam em HB 9:27 diz assim: “e assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez vem depois disso o juízo que é quando ressuscitarem, depois do milênio e os livros serão abertos e serão julgados de acordo com os livros e foi o que lemos a pouco em AP 20”

E leiam de novo AP 20 que está escrito acima!!

E vemos, então, conforme aprendem, e leem, e depois tem que se arrepender porque não sabiam destes conhecimentos e vejam criancinhas que morreram e pessoas de outras religiões que nunca souberam a Cristo terão a oportunidade que nunca tiveram!

Até falsos cristãos que nunca souberam a verdadeira palavra e o verdadeiro Cristo vão ter a oportunidade que nunca de fato a tiveram e por que? Porque todo este mundo está enganado por satanás! E vão ter a oportunidade que nunca tiveram! E vão poder se arrepender e vir a conhecer o verdadeiro Deus, vão conhecer o verdadeiro Cristo e a verdade.

E então vão dar graças a Deus e como Paulo diz em RM 11 todos os israelitas serão salvos porque eles estavam cegos como disse no dia do juízo, sim, vai ser mais tolerante aqueles que Sodoma e outras terras, mas vão ter uma oportunidade de O conhecer.

E podem se arrepender e podem conhecer a verdade e quando se arrependem vão ter um compromisso pelo batismo e quando são batizados pela imposição das mãos pelos servos de Deus receberão o Espírito Santo de Deus e para que? Para vencerem as fraquezas da carne e vão ter um certo período de tempo para vencerem até ao fim do tempo de terem provado que querem de fato desenvolver e crescer no caráter santo e sagrado de Deus para depois um dia receberem a vida eterna, isto é, para terem o seu nome escrito no livro da vida eterna.

Mas queridos irmãos, mas também há indicações de outra ressurreição para a destruição final dos pecadores e veja em MQ 4:1-3 diz assim:

“pois eis que vem o dia que arde como fornalha, todos os soberbos e que cometem perversidades serão como o restolho, isto é, como a palha e o dia que vem os abrasará diz o Senhor dos Exércitos”

“sorte, não lhes deixará raiz nem ramo para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça trazendo salvação nas suas asas saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria, e pisareis os perversos porque se farão cinzas debaixo das plantas dos vossos pés naquele dia que prepararei diz o Senhor dos Exércitos”

O dia virá em que os iníquos serão queimados e virão a ser como cinzas e os perversos serão pisados debaixo das plantas dos vossos pés, isto é, seres espirituais e vejam também em HB 10:26: “porque se vivermos deliberadamente em pecado depois de termos recebido completamente a verdade e já não resta sacrifício pelos pecados”

Se hoje em dia nós sabemos a verdade e dizem: óh não estamos mais interessados na verdade, e vamos beber e beber e vamos para as festas do mundão, portanto, cuidado!

“pelo contrário, certa expectação terrível de juízo e fogo do vingador prestes a consumir os adversários”

Queridos irmãos, precisamos de pensar nisto com muito cuidado para ver onde estamos e; “sem misericórdia morre pelo apoio de duas ou três testemunhas a quem tiver rejeitado pela lei de Moisés quanto mais se vier o castigo julgai vós considerado digno aquele que calcou aos pés do filho de Deus e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e ultrajou o Espírito de graça”

“ora, nós conhecemos Aquele que disse: a Mim pertence a vingança e Eu retribuirei e outra vez o Senhor julgará o Seu povo horrível é cair nas mãos de Deus vivo”

Então vejamos em AP 20:13-15 diz assim:

“deu o mar os mortos que nele estavam, a morte e o além entregaram os mortos que neles havia e foram julgados um por um segundo as suas obras então a morte e o inferno foram lançados para o lago de fogo esta é a segunda morte: o lago de fogo”

Por isso vemos aqui que a morte e o além, aqueles que estavam ainda na sepultura, no Hades, não haviam sido ainda ressuscitados foram lançados para o lago de fogo na segunda morte.

“e se alguém não for achado e escrito no livro da vida esse foi lançado para o lago de fogo”

E por isso, queridos irmãos, temos que nos arrepender, temos que vencer até ao fim porque há uma ressurreição dos mortos, a primeira é direta para a vida eterna e a segunda é para a ressurreição do juízo, mas se nós não queremos fazer nada não haverá mais justificação ou perdão, é um pecado imperdoável e então vamos ser castigados no fogo como lemos aqui a ressurreição dos ímpios para o lago de fogo, mas nós temos que vencer, irmãos e vejam aqui em AP 21:7-8 diz assim: “o vencedor herdará estas coisas e Eu Lhe serei Deus e ele Me será filho”

Este é o plano de Deus para nós para sermos Seus filhos e vencermos as fraquezas da carne e para estarmos no Seu reino eternamente através da boa nova do evangelho de Jesus Cristo que Ele morreu por nós e deu a Sua vida por nós e ressuscitou abrindo caminho para nós podermos ressuscitar também.

“quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras, a todos os mentirosos a parte que lhes cabe será no lago de fogo que arde com fogo e enxofre a saber a segunda morte, isto é, os que não vencem o pecado”

Queridos irmãos, o resultado final do plano de Deus, o desejo de Deus, é que você e eu cheguemos ao arrependimento, o desejo de Deus é que os pecadores se arrependam e como vimos a ressurreição é sublinhada e repetida várias vezes no NT, mas é negligenciada a ressurreição pelo cristianismo deste mundo e por que?

Por causa da crença da ALMA IMORTAL, por esta crença falsa porque está claro se você já está a viver no céu por que ressuscitar dos mortos? Se você já tem a vida eterna por que da ressurreição?

Esta doutrina falsa hoje em dia está no mundo todo!! As pessoas dizem: olha ele morreu e está no céu, ele está a olhar para você de lá o meu pai e a minha mãe estão a olhar contentes o que eu estou a fazer ou coisa assim.

Queridos irmãos, a doutrina da ressurreição dos mortos é uma doutrina básica da igreja de Deus tal como Paulo explicou conforme nós nos aproximamos agora, irmãos, dos festivais do sétimo mês é próprio e devido de lembrarmos desta doutrina crítica e importantíssima.

É muito encorajador quando temos esta doutrina e esperança que vai haver uma vida eterna e uma ressurreição dos mortos para nós e que esse dia venha rapidamente