Eclesiastes 5:18 - 5:20: Estudo Bíblico

Você está aqui

Eclesiastes 5:18 - 5:20

Estudo Bíblico

Download (Baixar)
MP3 Audio (37.96 MB)

Download (Baixar)

Eclesiastes 5:18 - 5:20: Estudo Bíblico

MP3 Audio (37.96 MB)
×

Mantenha-se ocupado com a alegria.

Transcrição

Eu poderia dar como título ao estudo de hoje Mantenha-se ocupado com alegria.

Nós temos seguido um esboço geral de eclesiastes mencionado anteriormente, um esboço descrito no comentário de Walter Cayser Junior, que divide o livro de Eclesiastes em quatro partes:

1. Capítulos 1 e 2: Apreciando a vida como um dom de Deus;

2. Capítulos 3, 4 e 5: Entendendo o grande plano de Deus [é essa secção que vamos completar hoje];

3. Capítulos 6, 7 e 8: Explicando e aplicando o plano de Deus [acreditamos que hoje talvez também comecemos com essa secção];

4. Do versículo 16 do capítulo 8 até ao fim do livro: removendo o desânimo e aplicando o plano de Deus à nossa vida.

A segunda parte, que hoje vamos completar, traz no capítulo três o poema acerca dos vários tempos da vida que diz que há tempo para tudo, depois vimos, a partir do versículo 16 do capítulo 3 até ao versículo 16 do capítulo 4, vários problemas da condição humana que podem parecer contrários à soberania de Deus sobre a vida; e noutra subsecção, do capítulo 3 ao capítulo 5, abordamos na primeira parte do capítulo 5 de vários avisos sobre a perspectiva correcta de Deus na nossa vida: aproximar-se a Deus com muito respeito; ter cuidado com o que dizemos; e termos cuidado com a riqueza; pois não podemos levar a riqueza, isto é, quando morremos não podemos levar nada connosco, e os outros vão acabar por se beneficiar da riqueza, porque, às vezes, a perdemos, ou simplesmente outros se beneficiam dela qaundo morremos. Por isso, é preciso ter uma abordagem correcta acerca dos assuntos como nos aproximar com Deus, como falar, e o cuidado com riqueza. Também vimos que se perdermos de vista o ponto de manter Deus em primeiro lugar, haverá problemas piores na nossa vida.

Hoje falaremos do remédio ou alternativa viável os problemas da condição humana de maneira correcta. Por isso leremos os versículos 18 a 20, e começar provavelmente o capítulo 6.

Em Eclesiastes 5:18-20, lemos: Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e bebe e gozar a vida cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens, e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria.

Aqui vemos um refrão que foi mencionado várias vezes, por exemplo no capítulo 2 versículo 24 nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus. E no capítulo 3 versículos 12-13,22 sei que nada é melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada. E também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho... Pelo que vi não haver coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua recompensa; quem o fará voltar para ver o que será depois dele? Por isso vemos aqui nos versículos 18 e 19, basicamente, a repetição deste refrão, e um dos comentários do Antigo Testamento de Tindale, falando acerca de Esclesiastes especificamente do versículo 18, diz: há outra vida igualmente externa, real, observável; eu vi isto: é agradável o trabalho, não em sua ausência, há uma provisão dada por Deus em uma vida breve; comer e beber expressa companheirismo, alegria e satisfação, incluindo celebração religiosa. Aí esse comentário faz referência a Deuteronómio 14:26 que fala do segundo dízimo que se usa durante a festa dos tabernáculos. E isto, a prática do segundo dízimo, é fruto do entendimento do temor de Deus. Existem várias indicações na bíblia por exemplo em Apocalipse, e que Paulo também faz alusão em avisos às pessoas para terem cuidado com carnes oferecidas a ídolos, que para o nosso caso se apresenta na carta ou Era da Igreja em Pérgamo, Apocalipse 2:14, dizendo: tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.  O que é isso? Como é sabido das leituras da Secção de Números 22, 23 e 24, Balaão foi pedido por Balaque para maldizer os israelitas, Balaão pediu a Deus e Deus disse não podes não tens autorização, então lê em Números 24:25: Então, Balaão se levantou, e se foi, e voltou para a sua terra; e também Balaque se foi pelo seu caminho. Aí vemos que houve o que quando lemos em Apocalipse 2 que Balaque ensinou a Balaão; e então lhe ensinou o quê? Ensinou que os moços israelitas fossem atraídas pelas moças do grupo da nação de Balaque, isto é, as filhas dos moabitas, a se prostituirem com esses homens; e essa prostituição foi através de irem a festas mundanas, e todos sabemos o que normalmente acontece numa festa dessas, atrai-se a nossa juventude a ir a essas festas e a juventude, uma vez atraída a ir a essas festas, fica a comer e a beber com todos outros envolvidos no ambiente dessas festas que por não serem de Deus podem ser festas dedicadas a demónios. E o que acontesse ali é que as pessoas ficam afectadas, levadas por isso, acabando por fazer coisas erradas que traz muitos problemas. Foi o que aconteceu no episódio de Números 25, Balaão disse a Balaque Deus manda a oposição de causares uma maldição ao povo; por isso, a maneira de causares maldição no povo é fazeres com que este peque. Como pecaria? Convencendo os moços desse povo a se prostituirem com as pessoas da área, e que ao frequentarem seus eventos entrariam a comer e a beber.

Voltando em Apocalipse 2:14 - pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaaão, [que doutrina foi essa? Convencer as pessoas a se envolverem nas festas do mundo.] aí armaram ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos [o quê? Olha, bebe isto e bebe aquilo, come isto e come aquilo]. Ora, sabemos que Paulo em uma parte diz que a carne sacrificada a ídolos achada num talho ou num restaurante isso não importa, mas o que Paulo e Cristo estão aqui a dizer é que se tu te juntas a essas pessoas nessas festas pensando que és mais inteligente, superior, vai te causar cair em em prostituição; e como sabemos a prostituição tem sentido físico [envolvimento, contacto] e sentido espiritual [adorar a outros deuses], conforme vemos aqui ou ali, na bíblia, que estavam nessa atitude de sabedoria e que se estavam a juntar, e até a ir aos templos de ídoilos e a comer carne imunda. O ponto aqui é que se estavam a ir aos próprios templos dos ídolos, é porque essas pessoas estavam em Corinto, em Corinto havia muitos problemas, e Paulo escreveu à igreja vós tendes esse e aquele problema, precisais arrepender-vos disto e daquilo; na quantidade de problemas que enfrentavam, um deles é que pensavam olha, somos os melhores, carnes oferecidas a ídolos não é nada, podemos comer; Bem, se encontras uma carne dessas num talho ou restaurante é uma coisa, mas se vais a uma festa mundana e estar a mostrar que eu sou melhor à festa, não importa a comida, simplesmente vou lá comer, cedo ou tarde serás infectado e cairás em ciladas, tendo problemas. Por isso, não faças isso.

A razão do parênteses anterior é que se leu no comentário do versículo 18 de Eclesiastes 5 a dizer uma provisão dada por Deus em uma vida breve; comer e beber expressa companheirismo, alegria e satisfação, incluindo celebração religiosa. Comer e beber representa celebração, que pode ser boa, por exemplo comer e beber na Festa de Tabernáculos, ou má _mundana_ onde as pessoas vão comer e beber carnes oferecidas a ídolos, o que só vai causar problemas. Por isso, diz em Eclesiastes 5:18 – Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, tudo bem não está aqui a dizer de maneira imprópria ou abusiva, está a falar da maneira correcta para ter a vida contente e feliz dentro dos mandamentos e princípios de Deus. Depois se lê no versículo seguinte: Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Deus nos deu a capacidade não só de ter certas coisas, mas também de desfrutar e apreciá-las, porque isso é um dom de Deus, a vida é um dom, comer e beber de maneira maneira equilibrada é um dom de Deus. Por isso o Pregador diz que Deus é um Deus que quer que estejamos alegres, contentes, satisfeitos. E vê-se que nos versículos 18 a 20 ele menciona várias vezes a palavra Deus; por ele está aqui a ver que tem que se ser [con]centrado em Deus. Sem Deus a vida não tem sentido e é miserável, muito particularmente se vivemos pelo dinheiro. Quando reconhecemos que Deus é um Deus de alegria, sim os frutos do Espírito são o amor, a alegria, a paz; Deus é um Deus de harmonia, não há nada errado em estar alegre, desde que seja dentro do princípio correcto; por isso vemos que o dinheiro pode ser uma bênção ou maldição. Devemos estar atentos ao versículo 19 porque, anteriormente, Salomão estava a listar algumas razões pelas quais acomular o dinheiro é uma vaidade. Mas aqui está a dizer que se temos alguma riqueza ou dinheiro devemos aproveitá-lo, porque isso vem de Deus. Por isso, ter coisas físicas para as poder desfrutar é um dom de Deus. Está aqui a falar que uma pessoa seja egoísta? Decerto que não.

Na nota do expositor na introdução ao estudo do Eclesiastes diz Salomão está constrastando o estilo de vida egocêntrico com o estilo de vida centrado em Deus. Sim, os versículos anteriores falavam de riqueza, mas essa baseada no estilo de vida egocêntrico, agora está a dizer sim da riqueza também se estilo de vida é centrado em Deus. Voltamos ao ponto em que patimos: é nossa intenção do coração, é nossa motivação do coração. Não é o dinheiro que é mau; é o mau uso, a má intenção da pessoa. Por exemplo, não é a televisão que é má, mas o uso incorrecto da televisão; não é a internet que é má, mas o uso incorrecto da internet. Assim vemos que, no que diz respeito a como pensamos e ponderamos acerca dos dilemas da vida, temos que ver isso com equilíbrio. Por exemplo, se és uma pessoa super-rica e tiveres que parte aos mais pobres e parte à humanidade para se resolver os problemas, consertar todos os erros, descobres o que diz Eclesiastes 1:15 – aquilo que é torto não se pode endireitar, e o que falta não se pode calcular. Tu não podes dar tudo que tens para ajudar todas pessoas e acabares por não ter nada, porque ao fim de contas é como um buraco sem fim, não serás tu a endireitar o que está torto.

Em Eclesiastes 7:13 – atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que Ele torceu? O único que pode resolver os problemas das sociedades todas é Jesus Cristo; tu podes dar tudo que tiveres e acabar não tendo mais nada, não resolverá os problemas do mundo. E nesse caso serias tu a te tornar num fardo para os outros. Sim, devemos estar incentivados a  ser boas pessoas diante de Deus e responder e ajudar apropriadamente as várias situações da vida. E isso inclui ajudar as pessoas necessitadas, se estamos numa posição razoável para o fazer; isso não quer dizer que devemos ou podemos fazer tudo, temos limites. Alguns usam Eclesiastes 11.1-2: lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. Por isso dá, reparte tudo que tens, dá a todo mundo, dá, dá e dá! Há quem pense que os versículos acima se referes a doações na totalidade. Embora os versículos pareçam estar a referir isto, parecem a se referir mais à diversificação, como veremos quando abordarmos essa secção do capítulo 11. Quer dizer, não faças só uma coisa, faz um bocadinho disso, um bocadinho daquilo, vai tendo uma diversificação, é como dizem _não ponhas todos os ovos num só saco_.

Voltando ao ponto de hoje, mantenha-se ocupado com alegria, nesses três versículos (18-20) de Eclesiastes 5 está-se a elogiar certos prazeres simples da vida. Não está a elogiar uma busca egoísta, que já se provou ser uma coisa errada, fracassada; e também não está a falar de ter um autofoco. Está a falar de coisas como o tempo usado, o gasto ou dedicado a dar tempo com a família e com os amigos mais próximos à volta de uma mesa a comer e beber com companheirismo, conversa, amizade. E uma coisa bela e boa estar à volta de uma mesa e comer com a família e amigos apreciando esses prazeres simples. Está a falar de uma oportunidade de estar juntos e comer juntos depois de um dia de trabalho. Não está a falar de abusos humanos de desperdiçar o dinheiro. Há um provérbio _não comas para viver, mas vive para comer._ Não quer dizer que é para comeres em demasia, mas para comer, conviver, partilhar com os próximos, ter uma amizade em volta da mesa, ter/viver momentos de alegria juntos, desfrutar companhia e amizade do seu cônjuge; isto é o que se está a falar acerca desses prazeres simples da vida. Repara Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens, isto é, aquele que tem um bocadinho de dinheiro e tem possibilidades de fazer isso coma e beba, que receba a sua porção, e goze do seu trabalho com a sua família e amigos, pois não há nada melhor que isso. Esses são os pequenos mas muito importantes momentos em que reconhecemos a verdade de um relacionamento com outra pessoa. Porque ao fim de contas o que é amor? Amor para com o próximo é ter um relacionamento positivo com este. Fomos todos criados para termos relacionamento. Por que Deus decidiu criar filhos e filhas? Para ele [com]partilhar o seu amor connosco, para ter essa amizade connosco, sendo uma família. Isso é o significado de compartilhar, de comer e beber, de receber a sua porção, e de gozar do seu trabalho, e deste modo encontrarmos o real significado da vida e da alegria. Por exemplo, vou mostrar um exemplo errado, a igreja católica _olha, ser cristão você precisa abandonar a casa, a ordem política, fugir para um deserto. E não, não devemos fugir para o deserto, deve-se somente isolar-se da sociedade humana, como Jesus Cristo disse vocês estão no mundo, não os tiro do mundo, mas não estejam envolvidos nas coisas do mundo.

Queridos irmãos, há pessoas que dizem que é um símbolo servir a Deus num monte; não, não é. Porque se não Deus devia nos tirar deste mundo. O que é impossível servir a Deus é estar no mundanismo, nas práticas pagãs, incorrectas e erradas do mundo. Podemos manter amizades, ser pessoas amigáveis, gentis, com outras pessoas, pois bondade e gentileza são das muitas características do Espírito Santo de Deus. Deus deseja que desfrutemos das bênçãos contínuas que nos dá. Ele nos projectou e criou para apreciarmos e vivermos nessas coisas que nos ajudam a vencer as dificuldades da vida, porque estas amizades e convivências nos ajudam.

Lendo agora no versículo 20, diz, porque não se lembrará muito dos dias dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria. Aí está um conceito novo e importante como a pessoa encontra alegria no dia a dia; isto lembra o poema dos tempos da vida ao início do capítulo 3 que diz que há tempo para tudo.  Vemos aqui que tentar entender tudo é praticamente impossível à mente humana; Deus nos deu o desejo/capacidade de entender tudo ou várias coisas, mas não entendemos tudo. Por outra, somos mortais. Por isso, embora as dificuldades tenham-nos e que a vida seja breve, não deve preocupar excessivamente as mentes daqueles que encontram alegria na vida por meio de Deus. Isto foi o que Salomão esteve a dizer depois do poema que referimos, em que descreve o aproveitar a vida diária junto com o temor de Deus [cfr. vv 12-15]. Aí vemos que temos de aproveitar a vida quotidiana junto com o temor adequado a Deus. Ora, o homem do mundo pode ter uma vida difícil, mas o homem que está centrado em Deus para ele o trabalho e a vida tornam-se outra forma, embora seja difícil, há uma certa alegria, um certo contentamento.

A vida estará ocupada com uma certa alegria, de maneira que a vaidade da vida será quase esquecida, não totalmente esquecida, pois palavra muito implica que a brevidade da vida será mantida em mente, conforme diz _ porque não se lembrará muito dos dias dias da sua vida, quer dizer, não se vai lembrar das coisas difíceis, das horas difíceis, mas não da forma de passar noites sem dormir; sim, vai se lembrar das dificuldades, veja-se, por exemplo, Salmos 90:12 _ Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio. Temos que saber que a vida é curta, e estar sempre abertos à sabedoria porque a vida é curta. E depois Eclesiastes 2:23 _porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho, desgostoso; até de noite não descansa o seu coração; também isso é vaidade. Por outras palavras, temos que ter cuidado que a vida é breve, mas se olharmos a vida de maneira positiva com certa alegria, não vamos ter esta preocupação que nem conseguimos dormir. e ainda no versículo 20 diz – porque não se lembrará muito dos dias da sua vida. Não se vai lembrar muito das coisas más que aconteceram; pensar-se-á mais nas coisas boas porquanto Deus lhe enche o coração de alegria; o hebraico lhe enche, na bíblia inglesa do novo rei James diz lhe mantém ocupado, está relacionado com o termo trabalho que acontece ou aparece mencionado muitas vezes no livro de Eclesiastes, é um trabalho que perturba, que enche de frustração, veja-se Eclesiastes 1:13 –Apliquei o coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; este enfadonho trabalho impôs Deus aos filhos dos homens, para nele os afligir. O termo trabalho quer dizer que eche os dias com ocupação, é um trabalho que é uma frustração, veja-se também Eclesiastes 4:8 _Isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudom não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: para quem trabalhoo eu, se nego à minha vida os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Vemos essa secção a dizer porquanto Deus lhe enche o coração de alegria; com este trabalho vai enchendo o coração de alegria, porque uma pessoa que olha para o seu trabalho contente, satisfeita, dá uma certa alegria que enche o coração, e assim não se lembra muito dos dias maus da sua vida porque Deus a supre, porque ao trabalhar está alegre, e posto em casa ou no fim-de-semana em convivência com a família de uma maneira ordeira e encorajadora não tem como se lembrar das coisas más. Afirmamos que este é um remédio de uma vida de fé e alegria dada por Deus que enche o coração, daí vermos aqui em Eclesiastes uma receita para evitar ou jogar contra a ansiedade, não estou a dizer que às vezes problemas de ansiedade não sejam problemas químicos que precisam de tratamento, não estou a dar conselho médico, pois não é meu propósito fazer isso, entretanto a verdade é que há certas coisas que see olharmos de forma positiva, como por exemplo lemos em Filipenses olhem para as coisas positivas, para aquilo que é bom, para aquilo que é encorajador; se fizermos isso, teremos uma alegria na nossa vida diária onde vivemos, sem preocupação com o futuro, entregando o futuro nas mãos de Deus. É o que Cristo disse em Mateus 6:34 _não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Uma completa alegria e paz tem que ser por meio de Deus e de Cristo.

Vejamos aqui alguns versículos acerca de alegria, paz e temor [pôr Deus em primeiro].

  1. Salmos 16:11 _tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. Entendemos com isso que quando pomos Deus em primeiro lugar na nossa vida, temos alegria e contentamento.
  2. Salmos 37 _ não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam iniquidade. Às vezes, os outros estão ricos de forma ilícita. Não tenhas inveja. _pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Passe o tempo que passar, os perversos ter seu fim. _confia no SENHOR e faz o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho no SENHOR, confia nEle, e o mais ele fará. Se confiarmos em Deus, Ele fará muito mais por nós. ­_fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito como a luz do meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nEle, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo em seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. É preciso esperar no SENHOR, porque é Ele que trará a justiça, não será eu nem tu dizer ou criticar, lentando a voz, dizendo más palavras que há de resolver algum problema. Temos que esperar em fé do Senhor para herdarmos a terra. _Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; por isso é que temos que confiar no SENHOR; _procurarás o seu lugar e não o acharás. Mas os mansos [os maleáveis, ensináveis, humildes] herdarão a terra e se deleitação na abundância de paz. É um salmo lindo para militarmos.
  3. João 15 _Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que, estando em mim, der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pelas palavras que tenho falado; permanecei em mi, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto em si mesmo, se não permanecer na videira, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim nos tornareis meus discípulos. Como meu pari me amou, também vos amei. Permanecei no meu amor. Vê-se aqui esse relacionamento de amor. _se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenhi guardado os mandamentos do meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. Seguindo o caminho de Deus, pondo Deus em primeiro lugar na nossa vida é a melhor maneira de termos alegria e gozo pleno.
  4. Actos 2:28 _fizeste-me conhecer is caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença. Alegria pura, genuína, sincera, não acidental.
  5. Mateus 25:21-23 _disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; no pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Imaginem a alegria de entrar e estar com o Senhor no seu Reino, na eternidade!
  6. João 10:10 _ O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Uma vida feliz e alegre. Apesar disso, não deve só esperar ter uma vida assim no Reino de Deus, e por isso que o livro de Eclesiastes afirma repetidamente que é um dom de Deus para nós hoje também.