Entenda Pentecostes

Você está aqui

Entenda Pentecostes

Download (Baixar)
MP3 Audio (35.35 MB)

Download (Baixar)

Entenda Pentecostes

MP3 Audio (35.35 MB)
×

O plano de Deus inclui toda a humanidade. Então por que as primícias?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Você entende o significado de Pentecostes?

Sim, sabemos que o plano de Deus inclui toda a humanidade então porque as primícias? Qual é o significado do dia de Pentecostes?

Vejamos então em LV 23 começando no v. 9: “disse mais o Senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel e dize-lhes: quando entrares na terra que vos dou e segares a vossa messe, a colheita, então trareis o molho das primícias da vossa messe ao sacerdote, esse moverá o molho perante o Senhor para que sejais aceitos”.

E por isso vemos aqui o molho das primícias que simboliza JESUS CRISTO e diz: moverá o molho perante o Senhor para que vocês sejam aceitos e isso no v. 12: “será no dia imediato ao Sábado o sacerdote o moverá”; dia imediato ao Sábado.

Vejam aqui em JO 20:1 pois como disse este ato representa Jesus Cristo e então vamos ver como Jesus cumpriu este ato de simbolismo: “no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada sendo ainda escuro e viu que apedra estava revolvida, sim, pois Cristo já tinha ressuscitado”.

E mais adiante lemos no v. 16 quando a Maria viu Jesus porque ela estava a chorar e Lhe perguntou: por que que choras? E então no v. 16: “disse-Lhe Jesus: por que choras Maria? Então, ela voltando-se e lhe disse em hebraico: raboni! Quer dizer mestre!”.

Ela nesse momento reconheceu que estava a falar com Jesus Cristo e no v. 17: “recomendou-lhe Jesus: não me detenhas porque ainda não subi para o Meu Pai mas vai ter com os irmãos e lhes dizes: subo para Meu Pai e vosso Pai, para o Meu Deus e vosso Deus”.

É este o simbolismo do movimento do molho e das primícias porque as primícias é Jesus Cristo e este movimento é Jesus a ser aceito para nós sermos aceitos e Ele se apresentar diante do trono do Pai nesta cerimônia a esta hora do mover o molho que os sacerdotes faziam e então Jesus cumpria ou cumpriu este simbolismo se apresentando perante o Pai

Veja então um pouco depois elas então abraçaram e adoraram a Jesus Cristo e está em MT 28:1: “ao findar o Sábado ao entrar no primeiro dia da semana” e depois se vê no v. 9: “e eis que Jesus veio ao encontro delas e disse-lhes: salve! E elas se aproximando lavaram-lhe os pés e O adoraram”.

E se vê que nesta altura Jesus Cristo já tinha voltado de cumprir o simbolismo do molho das primícias que representavam a Ele e assim Ele já se tinha apresentado perante o Pai no primeiro dia da semana.

Depois dessa, digamos assim, cerimônia Jesus Cristo era apresentado perante o Pai nessa cerimônia oficial para nós sermos aceitos se vê aqui em DT 16:9: “sete semanas contarás quando a foice começar na terra entrarás a contar as sete semanas”.

E por isso a foice é começada na seara no primeiro dia da semana que é um dia de trabalho que é imediatamente após o Sábado que é esse dia que houve o movimento do molho e conta 7 semanas.

“e então celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus”; e isso é o que chamamos o Dia de Pentecostes que conta 7 semanas e depois no dia seguinte após as 7 semanas completadas e 7x7=49 então no dia 50 que também é o primeiro dia da semana então temos a festa das semanas ou a festa que nós chamamos hoje em dia O Dia de Pentecostes.

Ora, os judeus hoje em dia contam do primeiro dia dos Pães Asmos mas não é possível contar deste modo porque o primeiro dia dos Pães Asmos é um dia santo! É um dia que trabalho servil não é para ser executado e por isso não ó dia da foice começar na seara!

E por isso a contagem de Pentecostes não é o primeiro dia dos Pães Asmos mas é no dia imediato ao Sábado e continuando em LV 23:15-16: “contarás para vós outros desde o dia imediato ao Sábado desde o dia que trouxeres o molho da oferta movida sete semanas! E inteiras serão!

Que é um período de sete Sábados; “e até o dia imediato ao sétimo Sábado ao qual tereis 50 dias e então trareis nova oferta de manjares ao teu Senhor e então nesse dia é um dia Santo”.

E que começa no primeiro dia da semana que como nós chamamos hoje em dia o domingo que é um dia de trabalho e por isso representa o início do trabalho e da obra do Espírito Santo de Deus em nós!

Vejamos aqui então um ponto acercadas primícias porque um v. 17 diz assim: “das vossas das vossas moradas trareis 2 pães a serem movidos de duas dízimas um efa de farinha serão levedados e coserão são primícias ao Senhor”.

Mas falando acerca de primícias quero falar brevemente e voltar ao v. 10 aonde diz: a fazer este molho das primícias que trareis o molho das primícias”.

E quero sublinhar um ponto interessante aqui porque a palavra em português para primícias no v. 10 e no v. 17 é a mesma palavra primícias em português mas em hebraico no v. 10 o molho das primícias dessa parte desse molho é a palavra hebraica reicife que significa o primeiro no lugar do tempo, ordem ou classificação.

O início, o chefe, o chefíssimo, o primeiro furto parte do tempo e coisa principal e por isso o molho das primícias aqui no v. 10 está a dizer usando a palavra reicife que significa o primeiro ou principal e por isso este molho das primícias representa Jesus Cristo que é o primeiro, que é o principal e que é o chefíssimo!

No v. 17 diz: são primícias ao Senhor aqui a palavra primícias é a palavra bicor que significa a primeira das colheitas e uma palavra completamente diferente daqueles que são os primeiros que receberam o Espírito Santo é que está aqui e por isso são as primícias ao Senhor, aqueles primeiros que receberam o Espírito Santo! 

E lembrem-se que aqui diz no v. 17: levedados coserão que vão ter fermento simbólico de pecado e por isso simbolicamente ainda não estão sem pecado embora tenham recebido as primícias do Espírito Santo de Deus que foi dado no dia de Pentecostes, AT 2.

Ora, vemos aqui que Jesus Cristo morreu, ressuscitou no Sábado e no primeiro dia da semana que hoje chamamos domingo em paralelo com a cerimônia do sacerdote de mover o molho das primícias Jesus Cristo então cumpriu essa cerimônia da maneira real que se apresentou ao Pai para nós sermos aceitos.

Veja como Jesus Cristo mencionou que essa cerimônia era importante Ele se apresentar ao Pai e cumprir esta responsabilidade em JO 16:7 e Jesus depois de introduzir os símbolos da Nova aliança depois da cerimônia da Páscoa e Ele diz aqui em JO 16:7: “mas Eu vos digo a verdade: convém-vos, em outras palavras, é conveniente para vocês, para vossa vantagem, que Eu vá, e onde ele vai?”

Vai ao trono de Deus cumprir este simbolismo: “porque se Eu não for O Consolador não virá para vós, que é o Espírito Santo de Deus, porém, se Eu for e por isso Ele foi nesse simbolismo do movimento do molho para nós sermos aceitos e assim nós fomos aceitos”.

E por isso diz assim: “Eu vo-lo enviarei”; e Ele então nos enviou o Espírito Santo de Deus e quando? No dia de Pentecostes como vemos em AT 2.

Ora, vejam por isso voltando a este ponto Jesus Cristo foi para o trono de Deus simbolizado por esta cerimônia a hora correta do movimento do molho das primícias que simboliza Jesus Cristo e Ele foi aceito em nosso favor para que ele nos enviasse o Espírito Santo de Deus e por isso nós temos as primícias do Espírito Santo de Deus.

E quando é que o Espírito Santo de Deus foi dado? Para nós recebermos e termos e sermos as primícias que recebem também o Espírito Santo de Deus? No dia de Pentecostes! Está claro!

Veja aqui em TG 1:18: “pois segundo o seu querer Ele nos liberou pela palavra da verdade para que fossemos como que primícias de suas criaturas de acordo com a vontade do Pai Ele nos gerou de acordo com a palavra, e a promessa que Ele tinha feito, para que nós fossemos como as primícias de suas criaturas”.

Somos como esses pães simbólicos que foram apresentados no dia de Pentecostes como lemos em LV 23 esses 2 pães que foram levedados com fermento e apresentados com pecado e nós por isso e simbolicamente esses pães como pecado e nós que somos as primícias que recebemos o Espírito Santo de Deus temos acesso ao trono de Deus embora ainda sejamos levedados, ainda tenhamos pecados.

E isto foi o que Paulo perguntou em RM 7 onde Ele diz tenho estas dificuldades e estou nesta luta contra esta lei da carne e Ele diz: quem me livrará e libertará deste corpo ou desta morte do pecado?

E vejam em RM 7:24: “desventurado homem que sou quem me livrará o corpo desta morte?”; quem me livrará deste corpo com pecado? Sim, Paulo tinha o espírito de Deus, sim, Paulo nas suas orações tinha acesso a Deus, as orações dele estavam a ser recebidas por Deus e ele tinha acesso a Deus e nós também temos!

Ora, mas ele está a perguntar e é como estas primícias do Espírito Santo de Deus que as tem e são aceitas por Deus mas ainda temos pecado ou este fermento espiritual e por isso diz: quem me livrará o corpo desta morte? Deste corpo com pecado?

E graças a Deus através de Jesus Cristo! Nosso Senhor e depois mais adiante em RM 8:23 diz: “toa a criação está a gemer e suportar as angústias até agora e não somente a criação mas também nós, cristãos, que temos as primícias do Espírito”; e por isso somos como primícias porque temos as primícias do Espírito.

E por isso nós, embora, tenhamos as primícias do Espírito ainda somos seres humanos como pecado, sim, devemos estar a vencer o pecado e por isso é que diz igualmente ao fim do v. 23: “igualmente gememos em nosso íntimo aguardando a adoção ou filiação de filhos, a redenção do nosso corpo”.

Aguardamos a mudança desse nosso corpo para ser um corpo diferente e quando isso acontece? Veja em 1 CO 15:52: “no momento vos digo um mistério nem todos dormiremos, morreremos, mas transformados seremos todos e num momento ao abrir e fechar os olhos ao ressoar da última trombeta, a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”.

Por isso vemos que o simbolismo de Pentecostes é de recebermos o Espírito Santo para sermos as primícias do Espírito; o simbolismo do dia das Trombetas é a vinda de Cristo, a ressurreição, a transformação deste corpo físico aqueles que são de Cristo para um corpo espiritual.

E por isso é bem claro esta sequência mas a pergunta que eu comecei este sermão é baseada se entendemos o significado do dia de Pentecostes e acho que já dei um pouco de explicação para entendermos o significado do dia de Pentecostes um bocadinho melhor MAS quero fazer uma pergunta adicional: por que só alguns?

Veja em AT 15:13-14 sobre a conferência de Jerusalém pois havia uma contenda entre discussão que não era pequena acerca de circuncisão e das leis cerimoniais da lei de Moisés e rituais e então se vê aqui em AT 15:13: “depois de terminarem então falo Tiago dizendo: irmãos, atentai em minhas palavras que expôs Simão como primeiramente visitou os gentios a fim de constituir entre eles um povo para seu nome”.

E vemos várias vezes durante o livro de AT que Paulo primeiro foi aos israelitas e eles através de inveja ou qualquer outra razão se viraram contra o evangelho e então Paulo disse: bem então vou para os gentios.

E por isso se vê que os israelitas não quiseram obedecer e não quiseram acreditar e porque lembram-se que se você acredita numa coisa você vai fazer o que essa coisa diz! Pois acreditar é obedecer!

E por isso Deus está a permitir e quer gentios para serem um povo com seu nome é o que lemos aqui: “a fim de constituir os gentios um povo para o seu nome de Deus”; um povo para a gloria de Deus.

E por isso vemos aqui que Deus parcialmente ou temporariamente permitiu que Israel estivesse cego, não entendesse o que estava a passar e por ex. veja em RM 11:25: “porque não quero irmãos que ignoreis este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos que veio o endurecimento em parte a Israel até que haja entrado a plenitude dos gentios”.

Houve um endurecimento e estavam cegos até entrar neste grupo de primícias a plenitude dos gentios; “e assim todo o Israel será salvo”; e por isso a salvação vai ser dada a todo o Israel mas não é até quando como diz aqui: a plenitude dos gentios tenha entrado.

Por isso vemos também aqui que em JO 17:11 Jesus Cristo diz: “já não estou no mundo mas eles continuam no mundo ao passo que Eu vou para junto de Ti, Pai santo, guarda-os em Teu Nome”.

E por isso aqueles que vão estar em nome de Deus ou nome do Pai, Deus, são guardados e por isso lemos a pouco em RM que Deus quer gentios lá, também lemos em AT um povo para o Seu nome, em AT 15, e se vê aqui que Jesus Cristo diz: guarda-os em Teu nome.

E visto que Cristo agora não está aqui, fisicamente, nós estamos guardados em Seu nome, o nome de Deus nos une e nos dá essa união e então continuando em AT 15:14: “exposto irmão como Deus primeiro foi ao encontro dos gentios para os constituir um povo em Seu nome, e assim conferem com as palavras dos profetas como está escrito: cumpridas estas coisas voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi e levantando de suas ruínas restaurá-lo-ei para que os demais homens busquem o Senhor e também todos os gentios os quais tem sido invocado o Meu nome”.

Por isso estamos a ver aqui que os israelitas foram cegos temporariamente até lá ter suficiente gentios neste grupo das primícias que recebem o Espírito Santo e no v. 16: cumprido estas coisas Jesus Cristo diz: voltarei, e reedificarei o tabernáculo caído de Davi, diz que será reedificado e levantando de suas ruínas será restaurado para que o resto da humanidade, por isso em primeiro lugar  é reedificar o tabernáculo quer dizer: que vai reedificar ou repor em crescimento a nação de Israel, os israelitas, e depois os demais homens, isto é, o resto da humanidade.

E por isso vemos aqui uma sequência, uma ordem, e que Deus está a fazer! Todos os homens terão a sua oportunidade e veja por ex. em IS 49:8: “diz ainda o Senhor no tempo aceitável: eu te ouvi e te socorri no dia da salvação, guardar-te-ei e te farei mediador da aliança do povo para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas para dizeres aos presos a eles que estão em trevas, etc...

Aqui se vê que está a falar do dia da salvação e estamos aqui a ver que não é só um dia pois são partes de várias fases deste dia: primeiro, agora, aqueles que estão a ser chamados e escolhidos para receberem as primícias do Espírito e mais tarde quando Jesus Cristo voltar aqueles que vão ser parte do tabernáculo de Israel e depois a humanidade inteira!

E por isso se vê este dia da salvação depende de quem está a se referir e quando!

E por isso vemos aqui que há uma ordem e uma sequência particularmente na chamada mas também na ressurreição quando serão transformados!

Vejam em 1 CO 15 começando no v. 20: “mas de fato Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos sendo Ele as primícias!”; Cristo é as primícias, o chefe, Aquele que é o primeiro!

“visto que a morte veio por um homem e por um homem veio a ressurreição dos mortos”; Ele é as primícias e Se apresentou perante o Pai e foi para nós sermos aceitos e recebermos as primícias do ~espírito no dia de Pentecostes e sermos ressuscitados quando? E diz aqui v. 23: “cada um, porém na sua própria ordem: Cristo as primícias, e depois os que são de Cristo quando na Sua vinda, a ressurreição dos de Cristo será na vinda de Cristo, isto é, simbolizado pelo dia das trombetas”.

“e depois virá os do fim”; mas se vê aqui uma sequência, uma ordem, Cristo? As primícias; depois os de Cristo, aqueles que são como as primícias como Cristo e esses serão os ajudantes de Cristo para educação nos últimos dias, na última colheita”.

Então, por que das primícias? É Deus injusto em chamar alguns primeiro? Por que Deus chama alguns primeiro?

Queridos irmãos o objetivo não é para entrarmos no Reino de Deus primeiro e o restante mais tarde, sim, isso vai ser o resultado contudo esse não é o objetivo ou a razão porque somos chamados primeiro!

Porque se essa fosse a razão isso seria uma discriminação!

Irmãos, Deus é amor e então vamos ver isto um bocadinho mais detalhadamente o que se passa?

Em primeiro lugar vemos em GN 2:7: “então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida”; e a palavra fôlego é a palavra hebraica neshamá que é o sopro de Deus ou que pode também significar a respiração do homem  a um nível físico mas também significa o espírito do homem e por isso tem aqui vários pontos de interpretação  e de entendimento embora seja uma palavra: é o sopro de Deus que causou fisicamente a respiração do homem mas também deu ao homem o espírito do homem no homem e por isso vemos vários significados nesta palavra hebraica.

E por isso o homem se tornou a ser nefesh em hebraico um ser ou alma vivente! Por isso a palavra alma ou nefesh quer dizer um ser que neste caso está a dizer que é um ser vivente.

E por isso se vê que este ser vivente tinha o fôlego da vida que é sim o sopro de Deus, que sim é a respiração humana, coisa física, mas que também espiritualmente era o espírito do homem no homem e depois lendo mais acerca do espírito do homem no homem se lê em 1 CO 2:11: “por qual do homem sabe as coisas do homem se não o seu próprio espírito que está nele”; e você entende ou entendemos as coisas do homem por causa do espírito do homem que está em nós.

E este espírito do homem que recebemos inicialmente Adão pelo fôlego da vida e nós temos este fôlego da vida e o espírito do homem nos dá o poder de pensar, a sabedoria, o julgamento, a apreciação de música e de arte e coisas que são únicas para o homem como um cão, um macaco, um leão, um tigre e não entende essas coisas! Não tem esta maneira de pensar ou esta sabedoria do homem e este julgamento do homem ou apreciação de música e arte como exemplos!

Ora, este homem foi desde o início como lemos por ex. em GN 3 foi sequestrado, raptado através do espírito de satanás e como? Pelo ensinamento de engano pela mídia, digamos assim, que na altura era satanás e atualmente é a nossa mídia e as coisas que temos de engano deste mundo!

Mas satanás que é aquele que engana o mundo inteiro e isso lemos em AP 12:9: “e foi expulso o grande dragão e a antiga serpente que se chama diabo e satanás o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra o enganador de todo o mundo e com ele os seus anjos”.

E como é que ele engana? Através do seu ensino e das suas instruções, da sua fala e do seu engano e por isso o ser humano, digamos assim, incitado ou encorajado pelo espírito de satanás, por estes ensinos e vibrações dele está continuamente a ser enganado! Além, está claro, nós, a pormos influência nisto tudo!

E por isso temos aqui um ser humano, as pessoas e o mundão completamente iludidos! Enganados seja em que tema o seja e as pessoas estão a ser enganadas! O ensino, as escolas e muitas coisas hoje em dia estão completamente enganadas!

Estão completamente iludidas e as pessoas estão, digamos assim, a aceitar este engano como se fosse verdade!

Ora, então temos aqui a responsabilidade de Jesus Cristo e vejam em JO 18:37: “então lhe disse Pilatos: logo tu és rei? E Jesus Cristo diz: tu dizes que Sou rei e Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo a fim de dar testemunho da verdade”; e assim é ensinar e dar testemunho da verdade!

Jesus Cristo é o nosso mestre, isto é, o nosso professor e o nosso ensinador e o nosso rei; e sim, o mundo hoje em dia, digamos assim, entre parênteses, pens que Deus está desesperadamente tentando salvar e restaurar mais almas MAS não é o que está a acontecer hoje.

E isso acontecerá quando Jesus Cristo vier para a terra porque Ele é que tem essa responsabilidade pois Ele é o rei e o que vai dar este ensino ao mundo! Isso é responsabilidade de Cristo quando ele vier!

Ele vai retornar como lemos em AP 19:16: “no seu manto quando retornar e na sua coxa um nome escrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”; e quando Jesus Cristo retornar vem como rei, isto é, governador, chefe supremo deste mundo, presidente mundial, digamos assim, e Senhor, isto é, mestre, professor e ensinador.

E depois Jesus Cristo lembrem-se deu aos seus discípulos uma responsabilidade e missão do que fazer e veja em MT 28:18: “disse Jesus Cristo: toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra”; Jesus Cristo tem toda a autoridade no céu e na terra, tudo! Foi delegado a ele pelo Pai, tudo!

E por isso Ele diz: “façam discípulos de todas as nações avisando-os para dentro do nome do Pai, que é Deus, em nome do Filho, do filho de Deus e no nome do Espírito Santo que é o Espírito Santo de Deus, para dentro desse nome.

E depois diz: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”; e sim, a responsabilidade dos discípulos, a grande comissão é ir ao mundo e ensinar.

O grande propósito daqueles que tem as primícias do Espírito Santo de Deus que receberam as primícias através do significado do dia de Pentecostes é formar, treinar mestres ou em outras palavras, preparar a noiva para que quando Jesus Cristo retornar esses treinados e essa noiva e esses seres transformados como seres espirituais estejam treinados para serem reis e sacerdotes debaixo de Cristo.

E por isso Jesus Cristo veio para nos ensinar e treinar a sermos professores e ensinadores e por isso não fomos chamados apenas para salvação! Somos chamados para sermos estudantes e aprender a ensinar outros; somos chamados e Deus queira que sejamos escolhidos se nos mantermos fiéis até ao fim! Para uma missão especial!

Veja em AP 5:10: “e para o nosso Deus o constituíste reino e sacerdotes e reinarão sobre a terra”; nós vamos ter posições de grande responsabilidade no Reino de Deus para reinar, governar e ensinar a outras pessoas.

Queridos irmãos nós vamos ter um trabalho mais difícil e mais duro de que os outros que vão ser chamados depois e isso não é discriminação e Deus quando chamar os outros vai chamá-los em condições mais fáceis.

Por isso a igreja de Deus é a escola de Deus e estamos então aprendendo a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo de dia a dia, a semana e a semana como lemos em 2 PE 3:18: “crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?”

Você está sendo qualificado para ser um professor? Um líder? Incorrupto? No Reino Milenial? Se não, se você não está sendo qualificado a aprender e não está a por em prática o estudo então você está perdendo o seu tempo na igreja hoje em dia!

Queridos irmãos devemos desenvolver caráter de Deus e o caráter é por em prática a maneira correta de tratar o próximo, ser prestativo, ser gentil, desenvolver o caráter de Deus na nossa vida, isto é, a graça de Deus!

Não é apenas, queridos irmãos, conhecimento técnico, sim, o conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo, como Ele é, como Ele faz as coisas não é apenas uma técnica e sim é uma coisa para fazermos e imitarmos e pormos em prática que se chama É O CAMINHO.

Devemos de usar esse conhecimento de uma maneira graciosa e devemos fazer e praticar e devemos andar no caminho! Devemos, queridos irmãos, realmente mudar e arrependermos e também mudar a nossa mente e o nosso modo de vida para não fazer o errado novamente, e novamente e novamente!

Temos de mudar! E então perseverar nesse caminho até o fim!

E por isso que em 1 PE 4:17: “porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada”.

E queridos irmãos estamos sendo julgados e também estamos a ser disciplinados e estamos sendo treinados AGORA!

É por isso que você é chamado AGORA!

Esse é o significado de Pentecostes!

Entenda o Pentecostes!